terça-feira, 23 de junho de 2026

Hoje é o Dia Nacional do Farmacêutico

Nesta segunda-feira (20), é celebrado o Dia Nacional do Farmacêutico , a data destaca o importante papel destes profissionais e, este ano, traz como tema da campanha “Farmacêuticos são essenciais e merecem nosso reconhecimento”.

Apesar de ainda ser pouco conhecido entre a população em geral, busca valorizar essa profissão que é muito importante no nosso sistema de saúde, público e privado.

A atuação desse profissional é muito ampla, abrangendo diversas especialidades. Entretanto, a maioria das pessoas entendem por farmacêutico, aquele profissional que está presente na farmácia apenas distribuindo os remédios.

Essa ideia se deve ao fato de que parte da população ainda não compreende todas as dimensões que envolve o papel desempenhado por eles.

A procura por tratamento das doenças sempre foi algo que circundou a humanidade. A expectativa de vida era muito baixa nos tempos mais antigos, e os registros de épocas, como a Idade Média, eram surpreendentemente assustadores.

Assim como a maioria das profissões, os farmacêuticos também precisavam de um dia que trouxesse o reconhecimento à sua atuação. O dia 20 de janeiro foi escolhido em 1916 pela fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF). Sendo reconhecida oficialmente em 2007 pela Resolução nº 460, do Conselho Federal de Farmácia.

Redação

Hoje, sexta-feira (17), celebra o Dia dos Tribunais de Contas

Nesta quarta-feira(27), é celebrado o Dia dos Tribunais de Contas, uma data que nos convida a refletir sobre a relevância dessas instituições para a consolidação da democracia e para a boa gestão dos recursos públicos.

Vários são os títulos da Editora Fórum dedicados ao Tribunal de Contas . Obras sobre as atribuições e objetivos desta instituição, discussão de paradigmas, jurisprudências, controle das licitações públicas, obras públicas e administração pública em geral.

Tribunal de Contas

O Tribunal de Contas é uma instituição brasileira prevista na Constituição Federal. A atividade de fiscalização do TCU tem como objetivo garantir que o dinheiro público seja utilizado de forma eficiente atendendo aos interesses públicos.

Embora o nome sugira que faça parte do Poder Judiciário, o TCU está administrativamente enquadrado no Poder Legislativo. Essa é a posição adotada no Brasil, pois em outros países essa corte pode integrar qualquer dos outros dois poderes.

O Tribunal de Contas tem poderes para, no auxílio ao Congresso Nacional, exercer a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, à legitimidade e à economicidade e a fiscalização da aplicação das subvenções e da renúncia de receitas.

Redação

Marçal consegue reverter no TCE perda de 3 mil vagas na Educação

Em tempo recorde, com apenas 9 dias úteis de trabalho à frente da Prefeitura de Dourados, o prefeito Marçal Filho e sua equipe jurídica conseguiram reverter no Tribunal de Contas do Estado (TCE) a perda de 3 mil vagas na educação infantil em razão de erros grosseiros cometidos pela gestão anterior na contratação de escolas conveniadas.

A irresponsabilidade do governo passado foi atestada pela Divisão de Fiscalização de Educação do TCE, que apontou erros graves, como a omissão em relação ao formato de distribuição de merenda escolar, uniformes, material didático e pedagógico para as crianças.

O Tribunal de Contas do Estado apontou ainda que o contrato da governo passado não previa a avaliação da aptidão das escolas para a prestação de serviços de educação infantil e ainda criava notas para classificá-las com o objetivo de excluir as escolas que estiverem acima do número de vagas solicitadas.

Ainda segundo o TCE, o contrato barrado pela Divisão de Contas do Estado eliminava a possibilidade de entrada de novas escolas interessadas em firmar convênio com o município, comprometendo a isonomia na contratação das instituições.

Após tomar posse, em 1 de janeiro, o prefeito Marçal Filho foi informado que o Tribunal de Contas do Estado havia concedido liminar ao Ministério Público de Contas no dia 27 de dezembro de 2024 suspendendo a contração das 3 mil vagas juntos às escolas e creches particulares de Dourados.

“Essa notícia caiu como uma bomba para nosso governo e, também, para os pais das crianças já que é público e notório que a Rede Municipal de Ensino encerrou 2024 com um déficit de mais de 1.000 vagas na educação infantil e caso se confirmasse a perda dessas 3.000 vagas conveniadas a situação ficaria insustentável”, enfatiza Marçal Filho.

Uma das primeiras medidas adotadas pelo prefeito na primeira semana de governo foi bater às portas do Tribunal de Contas do Estado, em Campo Grande, acompanhado pela equipe jurídica do município para revogar a liminar que suspendeu o processo de contratação das 3.000 vagas. “Demonstramos no processo do TCE que os problemas criados no contrato pelo governo passado seriam corrigidos pelo nosso governo e que a manutenção da liminar iria causar um prejuízo gigantesco para a Educação em Dourados, já que o município não teria como criar milhares de vagas no espaço de 30 dias”, explica Marçal.

Para corrigir os problemas no contrato do governo anterior, o prefeito determinou a adoção de critérios transparentes para o envio de merenda escolar às entidades filantrópicas que forem contratadas, enquanto as escolas não filantrópicas ficariam responsáveis pelo fornecimento da merenda por conta própria. O prefeito também determinou que a Secretaria Municipal de Educação assumisse a responsabilidade pelo fornecimento dos kits de material escolar e que as escolas contratadas pelo município ficariam responsáveis pelo fornecimento dos uniformes escolares.

Ao receber a manifestação da Prefeitura de Dourados no processo que havia barrado liminarmente a contratação das 3.000 vagas, o conselheiro Flávio Kayatt decidiu pela revogação da liminar e determinou a exclusão do edital da previsão de classificação com o objetivo de excluir instituições da contratação, bem como pela manutenção do credenciamento de novas escolas e creches particulares durante todo o ano letivo de 2025.

O prefeito Marçal Filho recebeu com entusiasmo a decisão do Tribunal de Contas do Estado ao mesmo tempo em que lamenta a falta de planejamento das gestões anteriores que não investiram na construção de novas escolas municipais e, muito menos, em creches.

“Estamos mobilizando esforços para receber o maior número possível de crianças neste ano letivo, mas infelizmente não teremos como garantir vagas para todas elas”, alerta. “No Censo de 2010 Dourados tinha 173.647 habitantes, chegou a 243.367 habitantes no Censo 2022 e no final do ano passado o IBGE apontou uma população de mais de 261 mil pessoas, ou seja, a cidade ganhou 17.273 habitantes em apenas 2 anos e quantas escolas foram construídas nesse período?”, questiona o prefeito.

Fonte: Assecom

Com dívida de R$ 169,5 milhões, Marçal tem folha de R$ 52 milhões para pagar

Quando assumiu o comando da Secretaria Municipal de Fazenda da Prefeitura de Dourados, a secretária Suelen Nunes Venâncio encontrou uma situação muito diferente da propagada pelo governo anterior, inclusive nos últimos dias de mandato.

Ao invés de contas em dia, ela encontrou uma prefeitura com dívidas de R$ 156 milhões em dívidas previdenciárias e precatórios, além de R$ 13 milhões de restos à pagar – que são gastos feitos e empenhados pelo governo anterior e deixados para o próximo governo -, R$ 9 milhões de encargos e consignação sobre a folha salarial paga em dezembro e R$ 1,25 milhão de dívidas com a Fundação de Serviços de Saúde.

A soma de todas as dívidas deixadas pela gestão anterior atingem a impressionante marca de R$ 169,5 milhões e, ao mesmo tempo, a Prefeitura de Dourados tem pagamentos indispensáveis de R$ 58,6 milhões somente em janeiro de 2025, sendo que desse total exatos R$ 52 milhões são com a folha de pagamento e seus encargos.

“Até o dia 15 de janeiro o município tinha R$ 14 milhões em caixa, ou seja, faltam R$ 38 milhões para honrar os compromissos financeiros de janeiro”, explica a secretária Suelen Nunes Venâncio.

Ela garante, no entanto, que todos os esforços estão sendo feitos no sentido de assegurar o pagamento dos servidores dentro do mês de janeiro. “Por determinação do prefeito Marçal Filho, que elegeu a folha salarial como prioridade neste momento crítico, cerca de 700 servidores nomeados em cargo de comissão foram exonerados e apenas os ocupantes de cargos fundamentais foram reconduzidos, as gratificações de todos os servidores efetivos foram cortadas, todos os pagamentos de contratos foram suspensos e desde essa quinta-feira (16) todas as nomeações estão proibidas, com exceção daquelas essenciais e exclusivamente para as secretarias municipais de Saúde e de Educação”, ressalta Suelen Nunes.

A secretária explica que a união de esforços de todos os secretários municipais, bem como a colaboração dos servidores efetivos e dos contratados que permaneceram está sendo importante neste momento de dificuldade financeira.

“A gente percebe a união de esforços de todos, economizando onde é possível economizar e ainda assim seguindo a determinação do prefeito Marçal Filho de prestar um atendimento de qualidade, respeitoso e humanizado aos cidadãos”, destaca Suelen Nunes.

SITUAÇÃO DA FUNSAUD

A dívida deixada pela gestão passada fica ainda maior se for contabilizado o rombo fiscal e financeiro existente da Fundação de Serviços de Saúde (Funsaud) que está passando por uma detalhada auditoria que apontará a real situação da unidade que administra o Hospital da Vida e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

A exemplo da Prefeitura de Dourados, a gestão anterior também não pagou os salários de dezembro dos funcionários da Funsaud, também fez os repasses para honrar o pagamento de prestadores de serviço e para aquisição de insumos indispensáveis para o funcionamento das duas unidades de saúde. Foram depositados R$ 7.812.726,30 pela Secretaria Municipal de Saúde e desse total R$ 1.638.000,00 foram para pagar os servidores.

Somente nesta quarta-feira (15) os 712 funcionários da Funsaud conseguiram sacar os salários de dezembro, isso porque o secretário municipal de Saúde, Márcio Figueiredo, mobilizou todos os esforços com a nova direção da Fundação para destravar o problema deixado pelo governo passado, que exonerou toda direção da Funsaud sem pagar a folha do último mês do ano.  O dinheiro foi creditado na manhã dos trabalhadores na terça-feira (14) e ficou disponível para saque na quarta (15).

Márcio Figueiredo conseguiu habilitar a nova presidência e diretoria da Funsaud junto às instituições financeiras e órgãos de controle em tempo recorde para garantir o pagamento dos servidores. Essa situação ocorreu mesmo com a equipe de transição do prefeito Marçal Filho tendo alertado o governo passado.

“Ainda durante a transição alertamos o governo anterior que isso iria ocorrer caso eles não pagassem dentro do mês de dezembro, mas preferiram exonerar toda diretoria e criaram esse problema para os trabalhadores, fornecedores, prestadores de serviços e para a compra de insumos”, explicou o secretário.

Fonte: Assecom

Hoje, quinta-feira(16), celebra o Dia do Cortador de Cana-de-Açúcar

Nesta quinta-feira(16), é celebrado o Dia do Cortador de Cana-de-Açúcar, é uma data que homenageia os trabalhadores que desempenham um papel crucial na produção de açúcar e etanol no Brasil.

Essa data é especialmente significativa em um país onde a cana-de-açúcar é uma das principais culturas agrícolas, contribuindo não apenas para a economia, mas também para a cultura e a identidade nacional.

Os cortadores de cana são responsáveis por uma atividade que exige grande esforço físico e dedicação, muitas vezes enfrentando condições adversas para garantir a colheita da cana no momento certo.

O Dia do Cortador de Cana-de-Açúcar, celebrado em 16 de janeiro, é uma data que merece ser destacada, não apenas pela sua importância cultural, mas também pelo papel fundamental que esses trabalhadores desempenham na economia brasileira.

A cana-de-açúcar é uma das principais culturas do país, e os cortadores são os responsáveis diretos pela colheita, um trabalho que exige esforço físico, técnica e dedicação.

A cana-de-açúcar é uma das culturas mais significativas do Brasil, sendo o país o maior produtor mundial. Essa planta é a base para a produção de açúcar, etanol e outros subprodutos, que são essenciais tanto para o mercado interno quanto para a exportação.

O Brasil é o maior produtor de açúcar do mundo, e a cana-de-açúcar é uma das culturas mais cultivadas no país, especialmente nas regiões Nordeste e Centro-Sul. A produção de açúcar e etanol gera milhões de empregos diretos e indiretos, e os cortadores de cana são a base dessa força de trabalho.

Portanto, celebrar o Dia do Cortador de Cana-de-Açúcar é reconhecer a importância dessa atividade para a economia nacional e a vida de milhares de famílias que dependem dessa atividade para sua subsistência.

Em resumo, o Dia do Cortador de Cana-de-Açúcar, celebrado em 16 de janeiro, é uma data que simboliza a luta e a valorização dos trabalhadores rurais que desempenham um papel vital na produção de açúcar e etanol no Brasil.

Através de eventos, discussões e celebrações, essa data busca promover a conscientização sobre a importância desses profissionais e a necessidade de garantir condições dignas de trabalho, além de celebrar a rica cultura que envolve a produção de cana-de-açúcar no país.

Redação

Hoje, quarta-feira(15), celebra o Dia Mundial do Compositor

Nesta quarta-feira(15), é celebrado o Dia Mundial do Compositor, a data homenageia todos os compositores do mundo, especialmente o seu trabalho e esforço para compor, escrever e criar músicas.

Este dia surgiu com o intuito de honrar os compositores existentes no mundo, que contribuem com a sua arte para o fluir das emoções humanas, ao eternizar pequenos momentos e sensações da vida em música, um alimento para a alma.

O compositor é o profissional que escreve músicas. Aquele que interpreta as suas canções é conhecido como compositor ou cantautor.

Pode celebrar o Dia Mundial do Compositor ao som dos seus compositores preferidos ou optar por conhecer novos compositores. Se é um compositor pode escrever uma música especial neste dia e partilhá-la. É o seu dever.

A história do 15 de janeiro – Dia Mundial do Compositor está ligada à importância da composição musical. Compositores moldam o som e a emoção da música.

Embora sem um registro oficial exato, acredita-se que o Dia Mundial do Compositor emergiu de iniciativas globais. Essas iniciativas destacaram a importância dos criadores musicais.

Organizações culturais e instituições musicais ao redor do mundo apoiaram essa causa. Elas reconhecem a necessidade de dar visibilidade e crédito aos compositores.
Compositores desempenham um papel fundamental na música. Eles são responsáveis por criar a estrutura e a essência das canções.

Sem compositores, muitas das músicas que conhecemos não existiriam. Eles transformam sentimentos e histórias em melodias e letras.

Redação

Hoje, quarta-feira(08), celebra o Dia Nacional da Fotografia

Nesta quarta-feira(08), é celebrado Dia Nacional da Fotografia, a data celebra o profissional responsável em captar uma fração de segundo e eternizá-lo. O fotógrafo pode atuar na publicidade, jornalismo, cinema e ainda no campo artístico.

A fotografia é uma das maiores invenções da era moderna, transformando completamente a literatura e a comunicação no século XX.

No Brasil, a profissão de fotógrafo não é regulamentada, porém há tentativas de oficializar a atividade, criando cursos de ensino superior em fotografia, classificando os profissionais como bacharéis ou licenciados em fotografia.

Para isso, o profissional mistura os conhecimentos de técnicas fotográficas (efeitos de luz, ângulo e profundidade) com a sensibilidade e, claro, um pouquinho de sorte.

O Dia do Fotógrafo está oficialmente registrado em muitos calendários como 8 de janeiro, considerada a data em que a primeira câmera fotográfica chegou ao Brasil, em 1840.

A primeira câmera fotográfica se chamava Daguerreótipo. Foi inventada por Louis Jacques Mandé Daguérre e apresentada ao mundo em 19 de agosto de 1839, na Academia de Ciências da França, em Paris.

De acordo com a história, foi o abade Louis Compte que trouxe a invenção de Daguérre para o Brasil e apresentou ao Imperador D. Pedro II que, aliás, ficou com o título de primeiro fotógrafo brasileiro.

Redação

Hoje é o Dia do Leitor!

Nesta terça-feira(07), é celebrado o Dia do Leitor, esta é uma data dedicada às pessoas que são apaixonadas pela literatura, ou seja, que amam livros!

O hábito da leitura é importante para exercitar as capacidades de comunicação, interpretação e de cognição das pessoas.

Ninguém nasce sendo um leitor. O interesse pela literatura é algo que se desenvolve no ser humano através dos anos, a partir de influências positivas relacionadas ao ato de ler.

O Dia do Leitor foi criado em homenagem à fundação do jornal cearense “O Povo”, criado em 7 de janeiro de 1928, pelo poeta e jornalista Demócrito Rocha.

Neste jornal, que ficou conhecido por combater a corrupção e divulgar fatos políticos, existia um suplemento chamado “Maracajá” que se tornou um espaço de divulgação do movimento modernista literário cearense na época.

As obras de Demócrito Rocha são de grande importância para a cultural regional. O autor pertenceu à Academia Cearense de Letras, enquanto era vivo.

Redação

Hoje, sexta-feira(03), celebra o Dia do Juiz de Menores

Nesta sexta-feira(03), é celebrado o Dia do Juiz de Menores, é uma data significativa que visa promover a reflexão sobre os direitos das crianças e adolescentes.

Este projeto tem como objetivo sensibilizar os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental sobre a importância da justiça juvenil e o papel do juiz na proteção dos direitos dos menores. Através de atividades lúdicas e educativas, os alunos poderão compreender melhor as funções do Judiciário e a relevância de garantir um ambiente seguro e justo para todos os jovens.

Esse magistrado é responsável no Brasil para validar o Estatuto da Criança e do Adolescente, promulgado em 1990.Em homenagem ao primeiro juiz de menores José Cândido de Albuquerque Mello Mattos nomeado em 1924, a data tem como objetivo também lembrar o quanto é importante que crianças e adolescentes tenham seus direitos assegurados. Cabe-lhe também combater a violência contra crianças e adolescentes, a sua exploração sexual e o trabalho infantil.

É o juiz de menores quem fiscaliza o cumprimento de outras leis que lhes digam respeito, como a proibição de venda de bebidas alcoólicas aos menores de 18 anos e assuntos relativos à guarda de menor abandonado.

A história do Juizado de Menores no Brasil deve muito ao promotor, advogado e professor José Cândido de Albuquerque Mello Mattos. Sua defesa do tema nos anos 20 culminou na criação do primeiro Juizado de Menores da América Latina foi criado no Rio de Janeiro, em 20 de dezembro de 1923. Em fevereiro de 1924, Mello Mattos tornou-se o primeiro juiz de menores da América Latina.

Redação

Funsaud passará por auditoria e atuará em sintonia com a Secretaria de Saúde

O prefeito Marçal Filho aproveitou a reunião com o secretariado no primeiro dia útil do mandato para cobrar atenção especial da Secretaria Municipal de Saúde com os problemas que se acumulam, sobretudo na melhoria e humanização no atendimento à população.

“Na área da saúde, vamos primeiramente ter comando único da Secretaria de Saúde e da Fundação da Saúde (Funsaud)”, destacou.

“A Funsaud vai continuar, ela é prevista em lei, como direito privado, mas é vinculada à Secretaria de Saúde, por isso nomeei o Marcio Figueiredo, que é técnico nessa área, como secretário de Saúde e dei a liberdade para ele escolher o presidente da Funsaud, para que eles possam trabalhar em harmonia”, explicou.

Para o prefeito não é possível que a Fundação de Serviços de Saúde atue de uma forma e a Secretaria Municipal trabalhe de outra. “Que tenha um comando único da saúde na Prefeitura de Dourados, não tem sentido ter uma saúde que funciona isoladamente, cuidando da UPA e Hospital da Vida, no caso a Funsaud, e uma outra, a Secretaria, cuidar dos postos”, conclui o prefeito.

“A partir da auditoria, quando tivermos conhecimento da real situação financeira da Fundação, vamos bater às portas do governo do Estado em busca de recursos para equacionar o problema e tornar a Funsaud viável”, completou.

Marçal reafirmou a necessidade de uma auditoria nas contas da Funsaud. “Vamos fazer uma auditoria na Funsaud, porque não sabemos a real situação”, destacou. “É bom lembrar, é ela que comanda o Hospital da Vida e a UPA, e nós não estamos vivenciando uma situação boa”, argumentou.

“A população sofre com o atendimento e precisamos melhorar, mas só vamos conseguir após a auditoria, com a real situação da Funsaud. Já conversei com o secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões, e ele está disposto a ajudar, assim como o governador Eduardo Riedel, e ele tem essa mesma situação, mas isso só vai acontecer a partir do momento que tivermos um diagnóstico de como se encontra a saúde em geral em Dourados”, ressaltou.

Fonte: Assessoria

Hoje, segunda-feira(23), celebra o Dia da Carteira de Habilitação

Nesta segunda-feira(23), é celebrado o o Dia da Carteira de Habilitação, um dado fundamental para diversos processos relacionados à habilitação.

Quando se trata de processos burocráticos, como renovação da CNH ou solicitação de segunda via, conhecer a data de expedição é essencial para cumprir os prazos estabelecidos pelas autoridades competentes.

Através dessa informação, é possível saber quando a carteira de motorista foi emitida, o que pode influenciar prazos e requisitos legais. Ter conhecimento da data de expedição da CNH é importante para evitar problemas e garantir a regularidade do documento.

Em algumas situações específicas, como a obtenção de categorias adicionais na habilitação, a data de expedição também pode ser levada em consideração.

Ter uma carteira de habilitação válida é essencial para qualquer motorista.

Além da autorização legal para dirigir, a posse da CNH é obrigatória e garante que você saiba as regras da estrada, seja um motorista consciente e seguro, protegendo a si mesmo e aos outros.

A carteira de habilitação de motorista garante que você tenha os direitos e responsabilidades necessárias para circular com segurança nas estradas.

Ela também é necessária para abrir uma garagem, trabalhar como motorista profissional ou taxista, e até mesmo para fazer viagens internacionais.

Além disso, obter a carteira de habilitação facilita a obtenção de seguros para veículos e garante que você possa obter as multas frequentes a horas extras para as quais você pode se sentir obrigado.

É importante compreender a importância da CNH para segurança e para a obtenção de direitos legais como motorista.

Hoje, segunda-feira(16), celebra o Dia do Reservista

Nesta segunda-feira(16), é celebrado o Dia do Reservista, uma justa homenagem à sua devoção patriótica e por ter contribuído para o fortalecimento da consciência cívica no país e estímulo às reflexões sobre o papel de cada brasileiro perante a Nação, a defesa da Pátria e a todos os valores que ela representa.

Esse também é o dia do nascimento de Olavo Bilac, poeta brasileiro parnasiano e patrono do serviço militar que escreveu a letra do Hino à Bandeira.

Olavo Bilac nasceu em 1865 e ficou conhecido pelo seu patriotismo, tal como dá mostras a letra do hino que compôs:

“Recebe o afeto que se encerra
em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!”

(Trecho do Hino à Bandeira, adotado em 1906)

Ele defendia a obrigatoriedade do serviço militar e, junto com outros intelectuais, fundou a Liga de Defesa Nacional em 1916. Assim, com o seu ideal cívico, Bilac tende a inspirar os brasileiros e, por essa razão, motiva a origem da celebração do Dia do Reservista.

É assim desde 1939, quando o presidente do Brasil Getúlio Vargas instituiu a data pelo Decreto-Lei n.º 1908, de 26 de Dezembro de 1939. A data tem como objetivo homenagear os reservistas, os oficiais da força militar que conciliam sua vida civil estando sempre disponíveis para o caso de serem convocados para situações de urgência ou em caso de guerra.

Além dos reservistas, o dia 16 de dezembro homenageia Olavo Bilac (1865-1918), brasileiro dedicado que demonstrou amor à pátria e, por isso, o Decreto nº 58.222, de 19 de abril de 1966, o consagrou como patrono do Serviço Militar.

Redação

Hoje é o Dia Internacional do Solo

Nesta quinta-feira(05), é celebrado o Dia Internacional do Solo, Ele surgiu como um meio de chamar a atenção de governos e países para a importância da conservação do solo. Além da defesa do manejo sustentável de seus recursos.

Foi escolhido o dia de 5 de dezembro como homenagem ao Rei da Tailândia, Bhumibol Adulyadej, em função de sua dedicação em promover a ciência do solo, enfatizando a conservação do solo como uma questão ambiental.

Um estudo produzido pela Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO) mostrou que 33% dos solos do mundo estão degradados. Apenas a erosão extingue de 25 a 40 bilhões de toneladas de solo por ano, diminuindo bastante a produtividade.

Estima-se uma perda de produção de cereais, por causa da erosão, na ordem de 253 milhões de toneladas, em 2050. Aproximadamente 50% dos solos latino-americanos sofrem atualmente com algum tipo de degradação.

A data foi criada pela Sociedade Internacional de Ciência do Solo (IUSS), durante o XXVII Congresso Mundial de Ciência do Solo, em Bangkog, na Tailândia, em 2002, e oficializada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, por meio da Resolução n.º 68/232 de 20/12/2013, tendo como base os seguintes princípios:

1) Os solos são fundamentais para a sustentação da vida na Terra, pois constituem a base para o desenvolvimento agrícola, para as funções dos ecossistemas essenciais e segurança alimentar;

2) A sustentabilidade dos solos é fundamental para enfrentar as pressões de uma população em crescimento e, assim, a gestão sustentável pode contribuir para solos saudáveis para a segurança da produção de alimento a nível mundial e para os ecossistemas estáveis e sua utilização de forma sustentável;

3) A boa gestão dos solos têm importância econômica e social determinante para a biodiversidade, agricultura sustentável e segurança alimentar, erradicação da pobreza, capacitação das mulheres, combate às alterações climáticas, melhoria da disponibilidade de água, salientando que a desertificação, a degradação dos solos e as secas são desafios de dimensão mundial, que continuam a representar sérios entraves para o desenvolvimento sustentável de todos os países, em especial, os países em desenvolvimento;

4) A necessidade urgente, em todos os níveis, de aumentar a consciencialização e promoção da sustentabilidade dos recursos limitados de solo, utilizando a melhor informação científica disponível e tomando como base todas as dimensões do desenvolvimento sustentável.

Para os agricultores, o solo é o ponto de partida para garantir a produtividade do cultivo. Neste contexto, o DNOCS não poderia deixar de memorar essa data. A reflexão fica para podermos nos conscientizar da importância de buscarmos ações para usar o solo de maneira responsável, sem ameaçar a segurança alimentar do mundo, a produção alimentar e a vida na Terra, de uma maneira geral. Neste Dia Mundial do Solo, propague a mensagem: “cuidar do solo é preservar a vida”.

Redação

Hoje, quarta-feira(04), celebra o Dia do Podólogo

Nesta quarta-feira(04), é celebrado o o Dia do Podólogo, uma data instituída para homenagear os especialistas que cuidam da saúde dos pés. Os profissionais dessa área passam por formação técnica ou superior e, entre outras funções, cuidam de problemas recorrentes nos pés, podendo avaliar os casos de forma personalizada e indicando os melhores tratamentos.

Os pés são a nossa base! São eles que nos levam para todos os locais e nos sustentam ao longo dos dias. Para cuidar da base do nosso corpo, precisamos de um profissional qualificado: os PODOLOGOS! Eles possuem formação técnica na área, ou seja, são preparados para cuidar da saúde dos pés de forma profissional e cuidadosa.

Uma das áreas de expertise da clínica é o tratamento de condições específicas dos pés, como esporão de calcâneo, fascite plantar, pé plano, pronado, pé cavo, neuroma de Morton, dedos em garra, joanete, úlceras plantares e pés diabéticos.

São utilizados equipamentos de ponta para exames de baropodometria e estabilometria, além de exames clínicos abrangentes dos sistemas visual, labirinto, dentoclusal, pele e pés. Essa avaliação detalhada permite prescrever e confeccionar palmilhas sob medida, ajustadas às necessidades individuais de cada paciente, visando aliviar dores e corrigir disfunções posturais.

Neste Dia do Podólogo, é hora de celebrar esses profissionais que fazem nossas caminhadas mais fáceis. A cada passo, agradecemos por seu comprometimento e expertise, tornando nossos dias mais leves e nossos passos mais seguros.

Redação

Hoje é o Dia Internacional de Lutas dos Portadores de Deficiência

Nesta terça-feira(03), é celebrado o Dia Internacional de Lutas dos Portadores de Deficiência, foi instituído pela Organização das Nações Unidas em outubro de 1992.

A partir de então, a cada ano, é estimulada uma reflexão sobre os direitos da pessoa com deficiência, tanto na instância nacional como na municipal.

O motivo para sua instituição é a promoção de uma maior compreensão dos assuntos referentes à deficiência, chamando atenção para sua importância, alertas e a conscientização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar dos indivíduos.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), aproximadamente 10% da população mundial porta algum tipo de deficiência. Possuir necessidades especiais ainda influencia na socialização dos indíviduos, intolerância e discriminação ainda são motivos de exclusão da classe.

Segundo o decreto de N° 3,298/1999, a deficiência pode ser definida como perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica.

As Nações Unidas buscam enfatizar os significativos benefícios que a acessibilidade pode trazer, tanto para pessoas com deficiência quanto para a sociedade, e a divulgação desse fato entre os governos, as empresas e o público em geral. Neste sentido, como um dos princípios básicos dos Direitos Humanos, a acessibilidade se insere no contexto mais amplo da promoção da igualdade.

Redação