terça-feira, 23 de junho de 2026

Hoje é o Dia do Advogado Criminalista

Nesta segunda-feira(02), é celebrado o Dia do Advogado Criminalista, é uma área muito importante e exige de seus profissionais muitas habilidades que diferem das exigidas pelos profissionais de outras áreas, como a cível e a trabalhista, por exemplo.

O Advogado Criminalista tem a função e obrigação de analisar as provas diligentemente, além de verificar se o processo prima pela regularidade perfeita, pois disso depende que seja feita a justiça e é a garantia de que defesa de seu cliente foi realizada de forma primorosa e eficaz.

Os Advogados Criminalistas precisam “ter estômago”, como dizem, serem combativos, guerreiros e corajosos, trazerem consigo um espírito de luta, não só para lutar, dentro do processo criminal a favor de seu cliente, contra as cotas da acusação ou eventuais injustiças das sentenças, mas também para enfrentar a oposição ainda maior da sociedade que muitas vezes não compreende suas ações.

Aquele que escolhe a profissão de Advogado, e criminalista, deve, pois, orgulhar-se das habilidades que possui, de ter escolhido uma profissão digna e de ajudar a manter a ordem social e jurídica do seu País, auxiliando na manutenção da ordem e da paz.

Não por menos, os nomes lembrados e laureados são nomes de Criminalistas consagrados através do tempo, que entram para a História, não ocorrendo o mesmo com grandes civilistas. Aqueles ganham o direito a esta posteridade exatamente por ousar agir em uma causa impopular, enfrentando toda uma sociedade indignada, na defesa do acusado.

Coloca-se, naquele momento ao lado do mais fraco e desafortunado, não porque defende a ação da qual o cliente é acusado, mas por dever ético, profissional e humano. É preceito Constitucional que ninguém pode ser condenado sem defesa.

Ainda que o crime seja nefasto, em nenhum momento o conceito atribuído ao cliente deve se confundir com a reputação do advogado.

Assim, os Advogados Criminalistas sofrerão muitas vezes com os abusos de poder e a pressão da sociedade, que têm início junto aos seus clientes e mistura-se à personalidade do defensor, o que resulta em situações em que os profissionais veem-se forçados a violar o sigilo profissional, através de buscas ilegais em seus escritórios.

Na passagem deste importante dia, rendo homenagens aos éticos, probos e honrados advogados e advogadas criminalistas de todo o Brasil.

Redação

Hoje, segunda-feira (25), celebra Dia Nacional do Doador de Sangue

Nesta segunda-feira (25), é celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue, a data tem como objetivo agradecer aos que já são doadores de sangue além de sensibilizar a população para a importância da doação.

O mês de novembro não foi escolhido aleatoriamente: ele precede um período de estoques baixos nos bancos de sangue.

A proximidade das férias, de datas comemorativas de fim de ano, carnaval e outros períodos de feriados prolongados torna esse mês especialmente importante para promover o ato solidário da doação de sangue.

A data, além de homenagear as pessoas que reservam um tempinho do seu dia para doar sangue, também serve para informar e conscientizar a população sobre a importância de ser um doador de sangue.

Doar sangue é um ato de solidariedade humana, que ajuda a salvar milhares de vidas todos os dias, através das transfusões de sangue. Atualmente no Brasil, são doadas cerca de 3,6 milhões de bolsas de sangue por ano, segundo dados do Pró-Sangue.

No Dia Nacional do Doador de Sangue, os Bancos de Sangue de todo o país realizam atividades lúdicas e mutirões de coleta em escolas, hospitais, shoppings, praças e demais espaços de acesso público.

Redação

Hoje, quinta-feira (21), celebra o Dia Mundial da Televisão

Nesta quinta-feira (21), é celebrado o Dia Mundial da Televisão, uma data proclamada em 1996 pelas Nações Unidas. O objetivo é reconhecer o crescente impacto que o meio tem na tomada de decisões, chamando a atenção para conflitos, ameaças à paz e à segurança, e o seu potencial em dar visibilidade a questões económicas e sociais.

A TV demorou quase 70 anos para receber esse reconhecimento, sendo que as primeiras demonstrações do aparelho ocorreram em 1927. Mas, chegando a perto de um século de transmissões, a televisão tem mesmo muito o que comemorar.

No Brasil, a televisão como meio de comunicação de massa inicia com a TV Tupi. A emissora fez sua primeira transmissão em 18 de setembro de 1950. De lá para cá, a TV estabeleceu-se como a mídia mais consumida no País.

Foi durante o primeiro Fórum Mundial da Televisão (de 21 a 22 de novembro de 1996) que a Assembleia Geral das Nações Unidas discutiu a importância deste meio de comunicação no mundo.

A televisão foi reconhecida como uma das ferramentas mais importantes para a informação, canalização e sensibilização da opinião pública.

Hoje em dia não se trata apenas de comemorar o equipamento em si, mas sim a simbologia que carrega.

Redação

Veterinária alerta para a importância da prevenção do câncer de próstata em gatos e cachorros

Segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária, o câncer de próstata acomete cerca de 4% dos cães com mais de sete anos; se o pet não for castrado, esse número salta para 80%. Gatos também podem ser vítimas da doença.

Durante a campanha Novembro Azul, campanha de conscientização que promove a prevenção do câncer de próstata em homens, a veterinária Dorie Zattoni, da Brazilian Pet Foods, alerta para a importância do diagnóstico precoce da doença em cachorros e gatos, sobretudo aqueles com idade mais avançada.

“Eles estão suscetíveis a desenvolver a neoplasia. A detecção precoce da doença nesses animais pode ser decisiva para a qualidade e a longevidade de vida deles”, afirma a especialista.

Segundo ela, este tipo de câncer de próstata pode afetar tanto animais castrados quanto não castrados, embora seja mais comum entre os não castrados

 “Assim como nos humanos, a doença nos pets pode ser silenciosa. Por isso, é fundamental acompanhar a saúde do animal e realizar exames de rotina, como o ultrassom abdominal e o toque retal”, diz ela.

Entre os principais sinais destacados por Dorie estão dificuldade para urinar, sangue na urina, perda de peso, dores na região lombar e letargia. Ela ressalta que o diagnóstico precoce aumenta as chances de tratamento eficaz e também alivia o desconforto e o sofrimento dos animais. A veterinária diz ainda que, em casos avançados, o câncer de próstata pode se espalhar para outros órgãos, como ossos e linfonodos, complicando ainda mais o quadro.

“A conscientização sobre o câncer de próstata em pets durante o Novembro Azul salva vidas e fortalece o vínculo entre tutores e bichinhos”, lembra Dorie. “Queremos alertar os tutores para a necessidade de estarem atentos à saúde do animal, além de enfatizar que exames regulares podem fazer toda a diferença”, finaliza.

Fonte: Assessoria

Entenda os benefícios de aproveitar as cascas dos alimentos

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), cerca de 1/3 de todos os alimentos produzidos globalmente é desperdiçado.

Isso representa aproximadamente 1,3 bilhões de toneladas de alimentos por ano. Além do impacto social, o desperdício de alimentos também gera enormes consequências ambientais, contribuindo para a emissão de gases de efeito estufa.

Em um mundo onde bilhões de pessoas vivem em escassez alimentar, o aproveitamento integral dos alimentos, incluindo suas cascas, é uma prática sustentável, além de ajudar no funcionamento do organismo, conforme aponta a professora do curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera, Amanda de Moraes Casagrande.

“Esses alimentos oferecem riqueza nutricional indiscutível e a ingestão de fibras é essencial para a saúde digestiva, ajudando a regular o trânsito intestinal e prevenindo problemas como constipação. Além disso, uma dieta rica em fibras pode ajudar a controlar o colesterol e a glicose no sangue”, explica.

As cascas de frutas e legumes são frequentemente descartadas, mas podem ser utilizadas de diversas maneiras. Abaixo, algumas razões para reconsiderar esse hábito:

Valor nutricional: Muitas cascas são fontes de fibras, vitaminas e antioxidantes. Por exemplo, a casca da batata contém uma quantidade significativa de fibras e potássio.

Sustentabilidade: Ao utilizar as cascas, reduzimos a quantidade de resíduos que vão para os aterros sanitários, contribuindo para a diminuição da poluição e da necessidade de novas áreas para descarte.

Economia: Aproveitar as cascas significa aproveitar ao máximo os alimentos que compramos, reduzindo o gasto com novas compras e, consequentemente, o desperdício.

Formas de aproveitar cascas

  • Chás e infusões: As cascas de frutas como maçãs, limões e laranjas podem ser usadas para preparar chás aromáticos e saudáveis.
  • Caldos e sopas: As cascas de legumes, como cenouras e cebolas, podem ser adicionadas a caldos para realçar o sabor e aumentar o valor nutritivo.
  • Pó de casca: As cascas secas de frutas, como bananas e limões, podem ser transformadas em pó e utilizadas como um suplemento nutritivo em smoothies e receitas.
  • Adoçantes naturais: A casca de abóbora, quando assada, pode ser polvilhada com canela e servida como um lanche saudável e saboroso.

Fonte: Assessoria

Hoje, sexta-feira (25), celebra o Dia da Construção Civil

Nesta sexta-feira (25), é celebrado Dia da Construção Civil, este dia celebra a importância do trabalho desse ofício, que se responsabiliza por erguer as estruturas que compõem cidades e comunidades. É uma data especial para homenagear os profissionais que constroem e transformam o mundo.

É o nome utilizado para todo tipo de construção que interaja com uma comunidade, cidade ou população. A Construção Civil envolve todas as atividades de construção de edifícios, estradas, aeroportos, canais de navegação, túneis e obras de saneamento, por exemplo. Até os dias atuais, por causa da sua origem: no passado, a engenharia era dividida em duas grandes áreas: Civil e Militar. Com o tempo, essa divisão acabou e, atualmente,

Construção Civil representa todo tipo de obra que conta com a participação de engenheiros e arquitetos civis em parceria com profissionais de outras áreas.

Além de homenagear os profissionais da construção civil, a data também é voltada para a conscientização sobre a importância da segurança no trabalho, pois o setor é um dos que mais registram acidentes laborais no Brasil. Investir na segurança, com cursos de prevenção de acidentes, é papel fundamental das empresas do ramo para preservar a saúde e a vida dos trabalhadores.

A data é celebrada em outubro por causa de São Judas Tadeu, padroeiro da profissão, que tem um dia no mês em sua memória, o dia 28.

A Construção Civil é um dos fenômenos de maior representatividade no Brasil, e um importante indicador de crescimento da economia e até de movimentação da população pelo País. Isso acontece porque, cada vez mais, as grandes cidades estão recebendo novos moradores das cidades menores vizinhas – e a construção de novas estruturas urbanas é uma realidade pela qual observamos o crescimento constante dos principais municípios do Brasil.

O papel da Construção Civil está diretamente ligado com o bem-estar da população, abrangendo também princípios de cidadania, como inclusão social e divisão entre espaços particulares e públicos.

Ao longo dos anos, a comemoração do Dia do Trabalhador da Construção Civil se popularizou no país e se tornou presente no calendário de eventos do setor. Atualmente, essa data comemorativa é marcada por diversas ações de conscientização em todo o Brasil, como meio de promover o desenvolvimento da construção civil.

Redação

Hoje é a data para comemorar o Dia Nacional do Aviador

Nesta quarta-feira(23), é celebrado o Dia Nacional do Aviador, a data celebra os profissionais que pilotam aviões, sejam eles comerciais, de transporte ou privados.

As pessoas que, assim como Santos Dumont, o “pai da aviação”, se arriscam nos céus e levam os passageiros aos seus destinos em uma das invenções mais maravilhosas do século XX.

No dia 23 de Outubro de 1906, o brasileiro Alberto Santos Dumont, torna-se o primeiro ser humano a voar! A bordo do 14-Bis, sua criação, Dumont faz um voo no Campo Bagatelle, na França, que ficaria registrado como o início de uma grande revolução nos meios de transporte na Terra: o avião.

A Lei nº 218, de 4 de Julho de 1936, decreta o dia 23 de Outubro como Dia do Aviador no Brasil, em homenagem ao primeiro voo feito na história e graças a um brasileiro!

Foi instituído como o Dia do Aviador e o Dia da Força Aérea Brasileira por ser a data em que Alberto Santos-Dumont realizou o primeiro voo com o 14-bis, o mais pesado que o ar.

O fato histórico ocorreu no Campo de Bagatelle, em Paris, em 23 de outubro de 1906, quando o brasileiro percorreu 60 metros em sete segundos, voando a uma altura de dois metros do solo, perante mais de mil espectadores e da Comissão Oficial do Aeroclube da França.

Redação

Prefeitura lança Cartilha para Calçadas Acessíveis em Dourados

A Prefeitura de Dourados, por meio da Seplan (Secretaria Municipal de Planejamento), lançou a Cartilha para Calçadas Acessíveis. O documento oferece orientações sobre como adaptar as calçadas da cidade para que sejam mais acessíveis a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

A cartilha está disponível no site da prefeitura e tem como público-alvo a população em geral, com foco especial nos profissionais de engenharia e arquitetura que atuam no município.

O principal objetivo da cartilha é promover a construção e manutenção de calçadas seguras e acessíveis, contribuindo para um ambiente urbano mais inclusivo. Segundo o secretário da Seplan, Lauro Maymone, o material educativo também é uma ferramenta importante para conscientizar a população sobre a importância de uma cidade acessível, que atenda às necessidades de todos os seus cidadãos, independentemente de suas limitações físicas.

“A acessibilidade nas calçadas traz impactos diretos na qualidade de vida de muitos grupos, especialmente pessoas com deficiência, idosos e crianças. Entre os principais benefícios, estão a inclusão social e a maior autonomia para pessoas com mobilidade reduzida, que poderão se locomover com mais segurança pelas vias públicas de Dourados. Outro ponto importante é a redução de acidentes, como quedas e tropeços, que são comuns em calçadas mal conservadas”, disse.

Além da segurança, a cartilha também reforça a importância da padronização das calçadas para melhorar a mobilidade urbana. “Calçadas acessíveis beneficiam não apenas as pessoas com deficiência, mas também pais com carrinhos de bebê, ciclistas, e outros pedestres que utilizam as vias da cidade diariamente. A valorização do espaço público, com calçadas bem cuidadas, torna a cidade mais atraente e acolhedora para seus habitantes”, afirma o prefeito de Dourados, Alan Guedes.

A cartilha, além de orientar sobre questões práticas, também destaca a importância do cumprimento das normas de acessibilidade vigentes, garantindo que os direitos das pessoas com deficiência sejam respeitados. A iniciativa busca promover transformação social, criando uma cidade mais acessível e inclusiva para todos.

O documento está disponível no site da Prefeitura de Dourados, através do link: https://portal.dourados.ms.gov.br/wp-content/uploads/2024/10/Cartilha-Prefeitura-de-Dourados.pdf

Fonte: Assecom

Hoje celebramos o Dia Mundial da Alimentação

Nesta quarta-feira (16), é celebrado o Dia mundial da Alimentação, foi criado com o intuito de desenvolver uma reflexão a respeito do quadro atual da alimentação mundial.

A data foi escolhida para lembrar a criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 1945. A primeira comemoração da data ocorreu no ano de 1981, quando o tema abordado foi “A comida vem primeiro”.

O Dia Mundial da Alimentação é comemorado anualmente em 16 de outubro, e está ancorado em quatro pilares: melhor nutrição, melhor produção, melhor ambiente e melhor qualidade de vida. Uma alimentação saudável e equilibrada é fundamental para garantir uma boa qualidade de vida.

No Dia Mundial da Alimentação continuamos a alertar para que a fome não seja naturalizada e que seja globalmente erradicada a partir de esforços coletivos – dos governos e da sociedade civil – para que todas as pessoas, sem exceção, tenham acesso à comida de verdade.

Quem nunca escutou que o café da manhã é a refeição mais importante do dia, ainda vai escutar. Este hábito, bastante comum, corresponde a cerca de 30% ao valor energético total da dieta de uma pessoa, visto que é a primeira refeição após horas de sono, dando energia para o corpo suportar o dia a dia.

No Brasil, uma alimentação de qualidade é um direito de todos, assegurada por lei. Segundo a lei nº 11.346, “a alimentação adequada é direito fundamental do ser humano, inerente à dignidade da pessoa humana e indispensável à realização dos direitos consagrados na Constituição Federal, devendo o poder público adotar as políticas e ações que se façam necessárias para promover e garantir a segurança alimentar e nutricional da população”. Apesar de estar previsto na legislação, muitas pessoas padecem sem ter o que comer.

Já não basta repetir que produzimos alimentos suficientes para toda a população mundial. Não nos serve a distribuição de calorias per capita para afirmar a viabilidade de garantir segurança alimentar e nutricional para todas e todos.

Por isso, reforçamos a urgência da mudança de paradigma dos sistemas alimentares para produzirem alimento saudável, acessado e consumido de maneira sustentável e que permita a vida hoje e no futuro e a sobrevivência do planeta.

Precisamos de produção de alimentos que não esgote e contamine a natureza. Que as pessoas que produzem os alimentos não adoeçam e possam viver com dignidade. Que o direito à terra e território, a proteção dos nossos biomas e da biodiversidade não sejam sentenças de morte.

Neste Dia Mundial da Alimentação continuamos enfrentando o desafio de ser fácil e barato comprar alimento fresco e saudável em todas as comunidades. Que sejam respeitadas e protegidas todas as manifestações dos diferentes modos de preparar, consumir e celebrar os alimentos, pois são tradução das histórias dos tempos, dos lugares e das pessoas.

Fonte: Karla Neto

O Boticário apresenta Her Code Touch, fragrância que inspira o prazer feminino pelo toque

O conhecimento do próprio corpo é o que potencializa o protagonismo da mulher na busca pelo autoprazer. Essa é a principal mensagem de Her Code Touch, lançamento de Her Code, marca do Boticário criada em 2023 e a primeira de perfumaria feminina da América Latina a se posicionar no território do prazer feminino.

Com a combinação do exclusivo Código Secreto, acorde olfativo único e instigante, à sofisticação da Baunilha Absoluta, a nova fragrância incentiva a mulher a explorar e descobrir o seu prazer por meio do toque, revelando nuances quentes e sensuais que aguçam o prazer feminino.

O eau de parfum Her Code Touch, da família olfativa Amadeirada Oriental, traz uma fragrância sofisticada e envolvente. Suas notas de saída combinam a vivacidade das frutas vermelhas com a leve refrescância da bergamota. No coração, o toque floral de jasmim e ylang ylang se une ao enigmático acorde código secreto, criado pela renomada perfumista Louise Turner, da casa de fragrância Givaudan, reconhecida por desenvolver diversas fragrâncias femininas de sucesso do mercado internacional, potencializando a feminilidade intensa e sensual. E, por fim, as notas de corpo são formadas por baunilha absoluta, baunilha delight, sândalo e âmbar, com uma experiência olfativa duradoura.

Segundo Fernanda Marques, diretora da categoria de Perfumaria Feminina do Grupo Boticário, após o sucesso da primeira fragrância da marca, em 2023, o novo Her Code Touch chega para celebrar a evolução da jornada feminina em busca da auto descoberta do prazer, com uma experiência olfativa potente e conteúdos exclusivos que incentivam as mulheres a se conectarem ainda mais com o próprio prazer.

“Her Code nasceu com o propósito de incentivar as mulheres a se libertarem para novas possibilidades em busca de seu prazer. O toque é um elemento fundamental nessa jornada exploratória, e isso nos norteou a trazer um novo olfativo que reforça o DNA da marca, com o acorde Código Secreto marcante e já reconhecido pela consumidora Her Code, mas com uma nova nuance envolvente, quente e feminina, que é tendência na perfumaria: a baunilha absoluta. Essa é uma fragrância que chega para aguçar a autodescoberta das mulheres”, comenta a executiva.

A novidade de perfumaria mantém mais uma das principais características do lançamento original de 2023: o icônico cadeado, que simboliza um código de libertação, em uma versão com detalhes em rosa. Por meio da tecnologia NFC (Near Field Communication ou Comunicação por Campo de Proximidade), ao aproximar qualquer dispositivo móvel da embalagem, o produto oferece conteúdos exclusivos sobre o prazer feminino, que podem ser acessados de forma inovadora no ambiente virtual Hotel Her Code.

Com essa funcionalidade, as consumidoras são convidadas a explorar novas formas de autoconhecimento e a vivenciar experiências sensoriais que vão além da fragrância.

Como oportunidade de compra, até o dia 13 de outubro, o eau de parfum Her Code Touch conta com 13% de desconto em todas as lojas físicas e no e-commerce da marca, além do aplicativo Boticário, disponível para as versões Android e iOS.

Também é possível fazer pedidos via WhatsApp pelo número 0800 744 0010 – número oficial e seguro – diretamente na plataforma do dispositivo. Basta o cliente contatar a marca por esse número para verificar a disponibilidade na região dele. Há ainda a opção de contatar um revendedor da marca pelo Boticário Encontre.

Sobre O Boticário

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e com presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realizar testes em animais.

Fonte: Assessoria

Alan Guedes homologa mais R$ 25 milhões em obras de asfaltos para Dourados

O prefeito Alan Guedes assinou a homologação, nesta sexta-feira (20), três processos de licitações para o investimento de quase R$ 25 milhões em obras de asfaltamento para várias regiões de Dourados, incluindo distritos. “Esses projetos de agora, de infraestrutura para a cidade, são resultado de todo o trabalho que fizemos, primeiro para organizar as finanças e depois para planejar a cidade. Isso é consequência do trabalho que vêm sendo executado na gestão desde o início”, afirma Alan.

O maior contrato, com investimento de quase R$ 20 milhões, oriundos da Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste) e contrapartida da Prefeitura de Dourados, é para obras de drenagem e pavimentação em diversas ruas, entre elas, parte da rua Azis Rasselem e adjacências, na região do Parque do Lago.

Outra obra é a avenida Parque Arnulph Fioravante, que irá sair da região da rodoviária até próximo a sede social da AABB, e parte da rua Waldomiro de Souza. A empresa vencedora da licitação é a Gera-Obras Terraplenagem e Construções Ltda.

Já a execução de drenagem de águas pluviais, pavimentação asfáltica e sinalização viária na via de acesso à Escola Municipal Agrotécnica Padre André Capelli, no Distrito de Panambi e no Distrito Industrial de Vila Vargas, receberá investimento de R$ 3,2 milhões com recursos do contrato com a CEF e contrapartida do Município. A obra será executada pela Planacon Construtora Ltda.

A terceira homologação é sobre a execução das obras de drenagem, pavimentação, sinalização e calçamento no Jardim Laranja Doce, com recursos do contrato da CEF e contrapartida do município. A obra receberá quase R$ 1,5 milhão de investimento e será executada pela empresa JFL Construtora Ltda.

Redação

Onda de calor e queimadas impactam na prática de atividades físicas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para a baixa umidade do ar em diversas regiões do país. Esse cenário, combinado com o aumento das queimadas, agrava as condições atmosféricas, favorecendo a concentração de fumaça e partículas tóxicas no ar.

A baixa umidade e as queimadas liberam gases prejudiciais, como monóxido de carbono e dióxido de enxofre, que podem agravar problemas respiratórios, como rinite, asma e alergias, especialmente entre crianças e idosos.

Mesmo com essas adversidades, é possível manter uma rotina saudável de exercícios com alguns cuidados essenciais. Leandro Twin, professor de educação física, assessor esportivo e embaixador da Bluefit, destaca a importância de adaptar a rotina de treinos e seguir medidas preventivas para evitar problemas de saúde em meio ao clima seco e às queimadas.

Twin copartilha cinco orientações cruciais para a prática de exercícios durante esse período, veja:

Hidratação inteligente: Aumente o consumo de água e isotônicos para evitar a desidratação e potencializar os resultados do treino.

Adapte-se ao clima: Diminua a intensidade do treino e considere mudanças para minimizar o desconforto causado pelas condições climáticas.

Ambiente livre de impurezas: Escolha locais limpos e fechados para evitar a exposição direta à fumaça e aos poluentes liberados pelas queimadas, que podem causar agravamento de problemas respiratórios.

Climatização e umidificação: Opte por ambientes climatizados ou umidificados, para manter uma temperatura ideal e reduzir o desconforto durante os exercícios.

Horário estratégico: Evite atividades ao ar livre entre 10h e 16h, quando o sol e a baixa umidade estão mais intensos, optando por horários mais amenos para preservar a saúde e o desempenho nos exercícios.

Apesar das condições climáticas desafiadoras, com as adaptações corretas, é possível manter uma rotina de atividades físicas saudável e eficaz, garantindo o bem-estar e a saúde.

Fonte: Assessoria

Alan Guedes entrega Plano de Governo em agenda do setor industrial

FIEMS (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul) promoveu um encontro com quatro dos candidatos a prefeito de Dourados e empresários do setor industrial nesta segunda-feira (16). O evento “Encontros com a Indústria – Fiems” aconteceu no Senai de Dourados, onde cada candidato teve 30 minutos para apresentar as propostas direcionadas para aumentar a produtividade das empresas, gerar mais empregos, estimular o crescimento sustentável da economia douradense e responder as perguntas do setor empresarial da indústria.

O prefeito e candidato à reeleição, Alan Guedes (PP), entregou o seu Plano de Governo e destacou os principais pontos que realizou durante os três anos e nove meses de mandato, como os incentivos fiscais para ajudar na atração de investimentos.

“A Inpasa foi o primeiro decreto de incentivo fiscal que eu assinei enquanto prefeito, concedendo incentivo para ajudar na atração de investimentos e é isso que vamos continuar fazendo. Durante os meus três anos de mandato, 14 empresas/indústrias que vieram e se instalaram em Dourados, daqui ou de fora, receberam incentivos fiscais do município como ISS (Imposto Sobre Serviços) da obra, terreno e o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), que são os instrumentos de incentivo fiscal que o nosso código tributário permite que a gente incentive. A Inpasa hoje, já tem uma geração totalmente circular e não perde nada, baixissimo resíduo, e é um exemplo sem dúvida a ser seguido e está caminhando a passos largos para ser a maior empresa de etanol neutro do mundo, o que vai permitir que a cidade tenha ainda mais esse ganho de qualidade em um serviço que é tão específico que é a produção de etanol neutro, que serve para perfume, cosméticos e tantas outras coisas importantes”, ressaltou.

Outro ponto destacado por Alan no encontro foram as ações do Plano Nacional de Resíduos Sólidos para a cidade e a ampliação da coleta seletiva em 50 bairros.

“Implementamos ações do Plano Nacional de Resíduos Sólidos para a cidade como um todo e ampliamos de maneira efetiva em mais de 50 bairros a coleta seletiva, que atende alguns pontos da indústria também. Não regulamentamos ainda os grandes geradores e muita gente da indústria que precisa fazer a destinação dos seus resíduos ainda se socorre das atividades empresariais, temos aterros privados que recebem os resíduos industriais e permitem que a cidade se coloque como um ‘boom team’ na questão da destinação dos resíduos industriais porque Dourados tem hoje grandes pólos de desenvolvimento, se você pega o eixo da BR-163, a Inpasa e a Coamo tem um nicho interessante, já quando vamos para o distrito industrial, temos proteínas e uma série de ações de empresas que têm baixo resíduos. A Coamo trabalha tentando cada vez mais fechar o ciclo, a Inpasa já trabalha praticamente com o ciclo fechado e temos no nosso plano de governo ações para atender tanto o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, quanto os objetivos do Movimento Sustentável na questão do meio ambiente para contribuir com o Estado no propósito que o Governador Riedel colocou para a questão de carbono neutro”, explicou.

Também estiveram presentes no “Encontros com a Indústria – Fiems” os candidatos Bela Barros (PDT), Marçal Filho (PSDB) e Tiago Botelho (PT).

Redação

Issao Iguma lidera oposição na disputa pelo Sindicato Rural de Dourados

O produtor rural Issao Iguma Filho vai disputar a presidência do Sindicato Rural de Dourados na eleição marcada para o dia 20 de outubro. Ele lidera a chapa de oposição ao atual presidente, Ângelo Cesar Ajala Ximenes, que tentará a reeleição.

Além de Issao Iguma Filho na presidência, a chapa tem como vice-presidente Gino José Ferreira, que deixa a atual diretoria para liderar a oposição junto com o grupo que promete resgatar o papel do Sindicato Rural de Dourados na defesa do direito de propriedade, sobretudo no enfrentamento à onda de invasões de áreas rurais pelas mais diferentes etnias de Mato Grosso do Sul.

Tanto Issao quanto Gino presidiram o Sindicato Rural no período mais crítico da ameaça ao direito de propriedade, quando a Fundação Nacional do Índio (Funai) editou 11 portarias criando grupos de trabalho para demarcação de terras em Dourados e região.

Foi na gestão de Issao Iguma Filho, em 2008, que Dourados recebeu caravanas de Sindicatos Rurais de toda região para uma passeata que ocupou mais de 10 quarteirões da Avenida Marcelino Pires e terminou na Praça Antônio João onde as lideranças ruralistas protestaram contra as portarias da Funai.

As portarias editadas pela Funai atingiam diretamente os municípios de Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Bela Vista, Bonito, Caarapó, Caracol, Coronel Sapucaia, Douradina, Dourados, Fátima do Sul, Iguatemi, Japorã, Jardim, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Rio Brilhante, Sete Quedas, Tacuru e Vicentina, impactando negativamente a economia de todas essas cidades caso as demarcações fossem levadas adiante.

Na época, os 26 municípios respondiam por 60,94% da soja, 70,12% do milho safrinha, 53,76% do arroz, 50,94%, feijão, 40,32% da cana-de-açúcar, 38,15% da mandioca e 26,82% do milho de segunda safra [que] são cultivados em todo Mato Grosso do Sul. Graças a mobilização das lideranças ruralistas, sobretudo após o movimento que nasceu em Dourados liderado por Issao Iguma Filho, o governo federal recuou na efetivação das portarias da Funai e hoje as demarcações seguem paralisadas na região sul do Estado.

RESGATE DE LIDERANÇA

Para Issao Iguma Filho chegou a hora do filiado ao Sindicato Rural de Dourados resgatar a liderança que a entidade sempre teve, sobretudo na defesa do direito de propriedade, no apoio aos produtores rurais vítimas de esbulho, na mobilização da sociedade em favor do agronegócio.

“Não podemos considerar normal que o Sindicato Rural mais importante do interior de Mato Grosso do Sul se conforme em apenas realizar uma feira agropecuária”, desabafou Issao. “A Expoagro é parte da atividade do nosso sindicato e jamais pode ser tratada como a única atividade, de forma que teremos muito trabalho para recolocar o Sindicato Rural de Dourados no patamar de grande líder do agronegócio em nosso Estado”, completou.

Gino José Ferreira, que também presidiu o Sindicato Rural de Dourados por dois mandatos, sucedendo Issao Iguma Filho, também convoca os filiados para votar no dia 20 de outubro.

“Quem sonha em ter de volta um Sindicato Rural combativo, atuante, proativo, preocupado com a defesa do direito de propriedade e com forte atuação junto aos governos municipal, estadual e federal, precisa votar na eleição de outubro, pois somente com o apoio dos produtores e produtoras rurais do nosso município teremos força e representatividade”, destacou Gino.

Além de Issao Iguma e Gino Ferreira, chapa é composta ainda pelos seguintes nomes para a diretoria: Nilson Roberto Teixeira (efetivo), Márcio Chaves (efetivo), Rodrigo Pavel (suplente), Douglas Franco (suplente), Marise Ayumi Iguma (suplente) e Julio Cezar Azambuja Rocha (suplente). O Conselho Fiscal tem como efetivos Carlos E. M. Marques, Walter Benedito Carneiro e Eduardo Custódio, e como suplentes Oscar Noda, Josmar dos Santos Pereira e Roberto Azambuja Carneiro. Os delegados representantes efeitos são Issao Iguma Filho e Gino José Ferreira e os suplentes Maria Tereza D. Zahran e Marise Ayumi Iguma.

Fonte: Assessoria

Cápsula de astronautas que ficaram ‘presos’ no espaço volta à Terra hoje

A Starliner, cápsula da Boeing que levou ao espaço os dois astronautas que estão “presos” na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) deve retornar à Terra nesta sexta-feira (6).

A missão não será tripulada. Suni Williams e Butch Wilmore permanecem na ISS, enquanto a cápsula, que enfrentou muitos problemas com seu sistema de propulsão, abandonará a dupla por volta das 19h desta sexta, no horário de Brasília.

Esse é o momento em que a Starliner se desacoplará da Estação Espacial, iniciando sua jornada de retorno à Terra.

O pouso deve acontecer de forma suave, com a ajuda de três paraquedas e airbags, perto da 1h da manhã do sábado (7), no Parque Nacional White Sands, no estado do Novo México (EUA), onde equipes da Boeing e da Nasa, a agência espacial norte-americana, estarão prontas para recebê-la.

Bill Nelson, administrador da Nasa, diz que a decisão de enviar a cápsula da Boeing de volta à Terra sem tripulação “é o resultado de um compromisso com a segurança”.

A Boeing vinha insistindo que a Starliner era segura, com base em testes recentes dos propulsores, tanto no espaço, quanto em terra, mas a Nasa constatou que o sistema de propulsão da cápsula oferece muitos riscos para trazer a tripulação de volta.

“Não foi uma decisão fácil, mas é absolutamente a correta”, diss Jim Free, administrador associado da Nasa.

👨‍🚀👩‍🚀A dupla foi enviada à ISS em 5 de junho, em uma missão de (supostamente) 8 dias, no primeiro voo tripulado da Starliner. Só que, segundo a agência, problemas nos propulsores e vazamentos de hélio bagunçaram todo o cronograma.

A decisão da volta pela SpaceX foi tomada pela Nasa e discutida com a Boeing. A escolha da Nasa pela SpaceX para trazer os astronautas de volta é uma das mais importantes nos últimos anos.

A Boeing esperava que a missão de teste da Starliner trouxesse redenção à empresa, após anos de problemas de desenvolvimento e mais de US$ 1,6 bilhão acima do orçamento estimado desde 2016.

A Boeing também vem lidando com problemas de qualidade na fabricação de aviões comerciais, seu produto mais importante.

Em um comunicado, a companhia disse que continua a focar, em primeiro lugar, na segurança da tripulação e da espaçonave. “Estamos executando a missão conforme a determinação da Nasa e estamos preparando a nave para um retorno seguro e bem-sucedido sem a tripulação”, afirmou.

A Starliner foi projetada para funcionar de forma autônoma e já tinha completado dois voos sem tripulação antes dos problemas na missão de junho.

Bil Nelson, administrador da Nasa, diz que ter “100% de certeza que a a Starliner vai voar em outra missão tripulada”.

Histórico do problema

Butch Wilmore e Suni Williams decolaram no início de junho a bordo da Starliner e desde então estão na ISS, onde a cápsula permanece acoplada.
A Starliner deveria trazê-los de volta à Terra 8 dias depois, mas problemas detectados em seu sistema de propulsão levaram a Nasa a questionar sua confiabilidade.

A principal preocupação era que a Starliner não conseguiria atingir o impulso necessário para sair da órbita e iniciar sua descida à Terra.

Por isso, uma missão regular da SpaceX, chamada Crew-9, decolará no final de setembro, mas com apenas dois astronautas a bordo, em vez de quatro.

Ela então permanecerá acoplada à ISS até o seu retorno à Terra em fevereiro, trazendo de volta os dois astronautas que viajaram na cápsula da Boeing, além dos dois tripulantes da Crew-9.

Fonte: Portal G1