segunda-feira, 22 de junho de 2026

Laudo do MP atesta falta de ‘nexo entre transtorno mental e ato criminoso’ de filho de desembargadora

G1 MS

Breno Fernando Solon Borges, filho da desembargadora e presidente do TRE-MS Tânia Garcia Lopes (Foto: Reprodução/ TV Morena)

O laudo da assistente técnica do Ministério Público do Estado (MPE) sobre a insanidade mental de Breno Fernando Solon Borges, filho da desembargadora e presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TER-MS) Tânia Garcia Lopes, concluiu “ausência de nexo entre o transtorno mental do periciando e o ato criminoso em si por ele praticado”.

 

A médica psiquiatra Ana Beatriz Barbosa da Silva assinou o laudo no dia 30 de outubro. O Ministério Público apresentou o parecer na última segunda-feira (6) e aguarda a manifestação da defesa para pedir vistas do processo.

 

A avaliação ainda derrubou o argumento da defesa de que Breno para transferi-lo para uma clínica médica ao invés de ficar preso por ele portar o Transtorno de Personalidade de Boderline. O empresário foi preso em abril deste ano com 129 quilos de maconha e 270 munições, além de uma arma sem autorização.

 

De acordo com o laudo, Breno é portador de Transtorno de Personalidade Psicopática ou Condutopatia em comorbidade constitucional epilética – equivalentes comiciais amplamente destacados pelo perito escolhido para fazer o laudo de insanidade mental.

 

“A imputabilidade penal, do ponto de vista psiquiátrico, aplica-se de forma plena nesse caso”, concluiu a assistente técnica do Ministério Público.

 

Enquanto isso, o processo por tráfico de drogas e porte ilegal de arma está suspenso. O juiz Idail de Toni Filho, da comarca de Água Clara, onde ocorreu a prisão em abril, justificou que a decisão do dia 3 de agosto foi para não atrasar o andamento do processo.

 

Na época, o magistrado decidiu que o empresário poderia ficar na clínica em Atibaia (SP) até a realização da perícia. Breno ficou preso no presídio de Três Lagoas (MS) até o dia 21 de julho, quando foi transferido para a clínica paulista.

 

A substituição da prisão pela internação ocasionou a abertura de investigação no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que vai apurar as circunstâncias da concessão do habeas corpus ao Breno.

 

Habeas corpus

 

Na primeira instância, o juiz Idail de Toni Filho negou habeas corpus, depois de consultar a direção do presídio e descobrir que a instituição tem tratamento psiquiátrico aos internos.

 

A defesa recorreu ao Tribunal de Justiça, e um colega de Tânia Garcia, o desembargador Ruy Celso Barbosa Florence, determinou que ele fosse transferido da prisão para uma clínica no estado.

 

Houve, então, um segundo mandado de prisão por suspeita na participação no plano de fuga de um chefe do tráfico de drogas. Mas, após a defesa recorrer, o habeas corpus foi concedido por outro desembargador, José Ale Ahmad Netto.

Traficante abandona mochila com droga em ônibus após avistar viatura em Nova Casa Verde

Nova News

Mochila continha tabletes de maconha que pesaram 8 quilos da droga (Foto: Divulgação/PM)

A Polícia Militar do Distrito de Nova Casa Verde efetivou a apreensão de oito quilos de maconha que estavam sendo transportados em um ônibus da Viação Motta com itinerário de Campo Grande (MS) a Presidente Prudente (SP).

 

Segundo as informações a que o Nova News teve acesso, a ação aconteceu na tarde dessa terça-feira (07), por volta das 13h, quando os policiais realizavam rondas ostensivas e preventivas nas proximidades do Restaurante Gabrielly, que fica localizado às margens da rodovia BR-267, local este que conta com grande fluxo de pessoas por ser um ponto de parada de ônibus.

 

Em rondas pelo local, os policiais foram abordados por um indivíduo que relatou que um passageiro, que estava no referido ônibus, ao avistar a viatura policial ficou nervoso e disse que desceria naquele ponto.

 

Descendo rapidamente, o informante, que não quis se identificar, pegou a mochila na intenção de devolvê-la ao dono, quando verificou que a mesma estava aberta e continha vários tabletes de maconha.

 

Diante do ilícito, os policiais recolheram a mochila e passaram a realizar diligências pelo distrito a fim de localizar o dono da droga, que não foi encontrado. Voltando ao local do ocorrido, a guarnição chegou até o nome do suspeito. A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil de Nova Andradina.

Motorista é flagrado dirigindo por 52 horas sem descanso, diz PRF

G1 MS

O motorista de um caminhão carregado com coco foi flagrado pela Polícia Rodoviária Federal viajando por 52 horas sem descansar. O caso aconteceu em Jaraguai, a 43 quilômetros de Campo Grande.

 

De acordo com a PRF, o tacógrafo – equipamento usado para registrar o movimento do veículo – confirmou o tempo de estrada. O caminhoneiro saiu de Aracaju. O homem disse que cochilou por várias vezes durante o caminho.

 

Para dar conta da viagem, o motorista contou aos policiais que tomou energético. Buscas foram feitas no caminhão, mas nenhum tipo de droga ou bebida foi encontrado. O teste do bafômetro apontou que ele não estava bêbado.

 

O caminhoneiro foi multado em R$ 130 e levou quatro pontos na carteira. Ele foi liberado depois que outra pessoa apareceu para retirar o veículo. A legislação exige que haja um intervalo mínimo de oito horas entre as jornadas.

Pai é indiciado por tortura em MS após queimar as mãos dos filhos em fogão

G1 MS

Ferimentos nas mãos da crianças após queimadura (Foto: Polícia Civil/Divulgação)

Queria apenas dar um susto neles”. Essa foi a justificativa de um pai de 31 anos, quando intimado na delegacia para dar explicações sobre o motivo de ter colocado a mão dos filhos, de nove e oito anos, na chama do fogão acesa e ainda pressionado sobre o queimador de metal.

 

As bolhas e ferimentos foram vistos na escola, no início desta semana, quando a diretoria acionou o Conselho Tutelar e o caso chegou ao conhecimento da Delegacia Especializada de Proteção a Criança e o Adolescente (Depca).

 

Segundo o delegado Fábio Sampaio, responsável pelas investigações, as crianças estavam sozinhas em casa, quando o fato ocorreu. “A menina de nove anos tentou fazer café, mas, foi impedida pela mãe. A mulher teria saído para conversar com vizinhos, quando as crianças estragaram uma peça da máquina de lavar roupas. A mãe então aguardou o pai chegar em casa para relatar o fato e então as crianças foram agredidas”, comentou  o delegado.

 

Em depoimento, a menina de nove anos comentou que tem a responsabilidade de cuidar dos irmãos, já que eles ficam sozinhos a maior parte do tempo. Todos agora permanecem em um abrigo da cidade. “A guarda das crianças iria permanecer com a mãe, porém, após ela tratar com indiferença o fato, dizendo que os filhos eram muito danados e malandros, pois só tinham cara de anjo. Além disso, a mãe ainda falou que ninguém suportava sair com as crianças e que quebravam diversos objetos da casa”, explicou Sampaio.

O pai das crianças, que é mecânico, também prestou depoimento e alegou “problemas emocionais”. “Ele disse que o casamento não está bem e que a esposa passa o dia conversando com vizinhos e tomando tereré. As crianças então permaneceriam sozinhas a maior parte do tempo, sendo que ele chega e a mulher fica somente relatando problemas, tendo ele ficado muito nervoso e cometido o crime”, afirmou o delegado.

 

Outras agressões

 

O casal perdeu a guarda das crianças, inclusive de um outro menino de cinco anos. Em 2013, conforme a investigação, a polícia constatou que o pai já tinha quebrado dois dentes da menina atualmente com nove anos, após ela derrubar uma vasilha de água. O menino de oito anos também possuía ferimentos no corpo e disse que havia sido agredido com um cinto.

 

“A mãe, além destas três crianças, também possui um filho especial, que é cuidado pela avó materna. Ela, assim como o pai, vai responder por abandono material, abandono intelectual e o crime de tortura. A pena para o último vai até oito anos de reclusão e eles já foram indiciados”, finalizou o delegado.

Feminicídio é desprezado em 75% das mortes violentas de mulheres em MS

Campo Grande News

A morte de Mayara Amaral gerou debate nacional sobre o tema. (Foto: Reprodução Facebook)

Enquanto os números aumentam, os registros não acompanham. É a avaliação do Fórum Brasileiro de Segurança Pública sobre o feminicídio, “crime novo”, qualificador de gênero, sancionado durante o governo de Dilma Rousseff (PT) em 2015. O fórum acaba de divulgar o novo anuário com números e análises dos crimes no Brasil. Em Mato Grosso do Sul, com base em dados da Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública), o Fórum afirma que das 136 mortes violentas de mulheres, “com características de feminicídio”, apenas 34 foram registradas pela polícia como feminicídio.

 

Neste ano, um caso rumoroso, que virou notícia nacional, foi a morte da musicista Mayara Amaral, asssassinada em um quarto de motel pelo então namorado, Luiz Alberto Bastos. Ele foi denunciado por latrocínio, por ter ficado com os bens dela, mas o caso gerou uma diferença de interpretações jurídicas. O juiz que recebeu a denúncia acatou argumento da defesa de se que tratava de feminicídio e agora o processo vai depender do Tribunal de Justiça para definir como vai ser julgado o assassinato da jovem.

 

O anuário, explica o Fórum, tem justamente objetivo de suprir a falta de conhecimento consolidado, sistematizada e confiável na área. Para isso, analisa dados de registros policiais sobre criminalidade, informações sobre o sistema prisional e gastos com segurança pública, entre outros recortes introduzidos a cada edição.

 

Este ano, os crimes que não foram registrados junto às delegacias como feminicídios, foram chamados pelo Fórum de “CVLI (Crimes Violentos Letais Intencionais)”. Para isso, o Fórum analisa as informações do boletim de ocorrência. Em 2015, ano em que a lei começou a sistematizar os casos de mortes de mulheres por serem mulheres, Mato Grosso do Sul registrou 83 casos de “CVLI” e 16 feminicídios.

 

Em 2016, o aumento foi 112% com relação aos casos de feminicídio: 34 casos. Já os CVLIs aumentaram 23%. A proporção de crimes violentos, registrados na Deam (Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher) de Mato Grosso do Sul, em comparação aos feminicídios foi de 33%, conforme o Fórum.

 

Estado foi escolhido pela ONU

 

Mato Grosso do Sul foi escolhido em um projeto considerado inovador e que teve acompanhamento da ONU (Organização das Nações Unidas) para implementar o protocolo que mudou a forma como o crime é investigado: do registro policial ao julgamento.

 

O Estado também foi um dos únicos a receber a CMB (Casa da Mulher Brasileira) que une todos os atendimentos. Isso porque Mato Grosso do Sul é 9º no ranking de unidades federativas com mais casos de feminicídio. O Brasil é o 5º país onde esse tipo de crime mais acontece.

 

“A publicação é uma ferramenta importante para a promoção da transparência e da prestação de contas na área da segurança pública, influenciando a melhoria da qualidade dos dados por parte dos gestores. Além disso, o anuário contribui para a produção de conhecimento, para o incentivo à avaliação de políticas públicas, para a introdução de novos temas na agenda de discussão do campo e para ações de incidência política realizadas por diversas organizações da sociedade civil”, explica o Fórum.

 

Uma cultura de poder sobre a mulher

 

Consultora sênior do Fórum, Olaia Hanashiro explicou que a legislação que avança esbarra na cultura. Por isso, opina, é necessário que o poder público invista na formação e capacitação de todos os profissionais envolvidos nos casos de violência contra a mulher: da escuta ao julgamento.

 

Mato Grosso do Sul é um dos Estados, ainda assim, considerados ‘modelo’ na investigação de crimes ligado à razão de gênero. “O que a gente percebe é que a lei é muito recente, esse registro é sub notificado, porque ainda não existe uma orientação clara. Muitos dos casos registrados como comuns já poderiam ser enquadrados como femincídio, porque a maioria se dá no âmbito da violência doméstica, feminicídios íntimos”, comenta.

 

O que a especialista afirma é a realidade de mais de 70% dos feminicídios no Brasil, que ocorrem no âmbito do relacionamento entre homens e mulheres, diferentes da origem da legislação que começou há anos, com o desaparecimento de trabalhadoras no México.

 

A lei 13.104 afirma que considera-se que há razões de condição de ‘sexo’ feminino quando o crime envolve: I – violência doméstica e familiar; II – menosprezo ou discriminação à condição de mulher.

 

“É uma cultura de violência contra a mulher, é um crime que passa pela condição de ser mulher, de ódio ou de posse, que é marcado por uma relação de poder, em relação a essa mulher, ao controle, eles acontecem quando essa pessoa sente que perde o controle”, comenta Olaia.

 

Fórum – O FBSP é uma organização sem fins lucrativos que declara “ter como missão” atuar como um espaço “permanente e inovador de debate, articulação e cooperação técnica para a segurança pública no Brasil”.

Cunhada viaja 214 km para resgatar idoso em Dourados, diz polícia

Graziela Rezende

Polícia Civil investiga o abandono de um idoso de 62 anos, em Dourados, região sul do estado. Ele estaria, de acordo com a investigação, residindo em um bar na Vila Esperança, após ter sido abandonado pela esposa.

 

Ao receber uma denúncia neste sábado (28), a cunhada da vítima saiu de Campo Grande para verificar a situação. A reportagem entrou em contato, porém, ela não atendeu as ligações.

 

Segundo o delegado Christian Mollinedo, plantonista da Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac) do município, a denunciante ressaltou que o idoso estava “com cabelos compridos, barba comprida, sem tomar banho e com os dentes sujos”. Além disto, a mulher de 39 anos comentou que ele é casado e sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) há três anos, quando veio a ficar com sequelas e problemas mentais.

 

“A denunciante relatou os problemas e que seria este o motivo do abandono dele pela esposa. O idoso estava em um bar, mas, não sabemos há quanto tempo. A mulher relata ainda que ele foi deixado no local há alguns meses e que uma das filhas tomaria conta dele agora”, afirmou  o delegado.

 

O caso foi registrado como abandono de incapaz, por volta das 11h (de MS). A pena para este crime varia de dois meses de detenção até um ano, além de multa. Se do fato resulta lesão corporal de natureza grave, a pena varia de um a quatro anos. Mais grave, caso leve a morte, a pena pode chegar até a 12 anos de reclusão.

Caixão cheio de drogas é encontrado dentro de carro e motorista é detido em MG

G1 MS

Drogas estavam embaladas dentro de mala e em sacos plásticos (Foto: Polícia Rodoviária Estadual/Divulgação)

Um motorista de 25 anos foi detido durante uma fiscalização de rotina na MG-255 nesta sexta-feira (27), na cidade de São Francisco de Sales (MG), após ser pego transportando droga dentro de um caixão. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), apesar de o veículo ter plotagem com a palavra “translado”, não havia nele o nome de uma possível empresa funerária.

 

O sargento Peixoto informou que quando o rapaz foi abordado negou ser dono da droga. “Ele apenas disse que foi contratado para transportar um corpo que já estava em decomposição”, contou.

 

Foram apreendidos cerca de 90 tabletes de maconha e duas embalagens com haxixe. Ainda de acordo com a PRE, durante a abordagem os militares suspeitaram da documentação do corpo que foi apresentada, da falta de carimbos de órgãos públicos e também da resistência do motorista em querer abrir o caixão.

 

O condutor informou que saiu de Campo Grande (MS) e não deu outros detalhes, permanecendo calado. Os materiais apreendidos e o rapaz foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil em Itapagipe (MG).

Ex-governador Sérgio Cabral será transferido para o presídio federal de Campo Grande

G1/MS

 

O ex-governador do Rio Sérgio Cabral deixa a sede da 7ª Vara da Justiça Federal do Rio de Janeiro ( Foto - FÁBIO MOTTA/ESTADÃO CONTEÚDO)

 

O ex-governador Sérgio Cabral será transferido para a Penitenciária Federal de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, nos próximos dias. A decisão foi do Depen (Departamento Penitenciário Nacional), órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

 

De acordo com o órgão, a data de transferência não será informada por questões de segurança. O Depen divulgará informações sobre a transferência depois que o procedimento for finalizado.

 

Nesta terça (24), os filhos de Sérgio Cabral estiveram na cadeia pública José Frederico Marques, em Benfica, na Zona Norte do Rio de Janeiro, para visitar o pai antes que ele seja transferido.

 

O desembargador Abel Gomes, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), decidiu também na terça pela transferência do ex-governador para um presídio fora do estado.

Polícia vai investigar se assassino de musicista tem acesso à internet de dentro do presídio

TV Morena

Policia apura se suspeito da morte de musicista tem acesso a redes sociais no presídio (Foto: Reprodução)

A Polícia Civil vai investigar se o acusado de matar Mayara Amaral tem tido acesso à internet de dentro da cadeia. Ele está no presídio de trânsito de Campo Grande há três meses, desde a morte da musicista.

 

A suspeita de que o acusado tem acessado as redes sociais surgiu depois que a irmã de Mayara disse ter visto um perfil do acusado online. Ela registrou boletim de ocorrência no dia 18 de outubro e ainda usou uma rede social para contar o fato.

 

A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) informou à TV Morena que agentes fizeram buscas e encontraram um celular e um chop com o preso. Além da abertura de um procedimento administrativo para apurar o caso, o interno será isolado em uma cela.

 

Se confirmado que o acusado está mesmo acessando a internet, a polícia vai procurar saber se alguém facilitou a entrada de algum aparelho na unidade de segurança. O homem vai responder pelo crime de feminicídio.

Ladrão arromba loja e furta roupas durante a madrugada em Campo Grande

G1/MS

 

Loja furtada no jardim Tijuca em Campo Grande (Foto: Osvaldo Nóbrega/TV Morena)

Um homem arrombou uma loja na madrugada desta terça-feira (24) e furtou roupas, no jardim Tijuca, região sudoeste de Campo Grande. Câmeras de segurança filmaram a ação do ladrão.

O homem invadiu a loja, na rua Xavantes, pouco depois da meia-noite. Ele desativou o alarme. As imagens do sistema de monitoramento mostram o assaltante quebrando a grade e a fechadura da porta de vidro.

Em apenas cinco minutos, o ladrão encheu uma mochila e uma sacola com roupas masculinas furtadas. O suspeito até olha para as câmeras e não se importa de mostrar o rosto.

Ao sair da loja, o homem se machucou na grade de ferro. Manchas de sangue ficaram na porta. O comerciante, de 43 anos, reclama que o estabelecimento foi furtado pela terceira vez.

O caso foi registrado na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário), do bairro Piratininga. A polícia vai analisar as imagens para tentar identificar o suspeito.

Capital de Mato Grosso do Sul tem noite violenta com dois assassinatos

Diário Digital

A capital teve horas de muita violência com duas mortes e duas tentativas de homicídio entre a noite desta segunda-feira (23) e madrugada desta terça-feira (24)

Campo Grande teve horas de muita violência com duas mortes e duas tentativas de homicídio entre a noite desta segunda-feira (23) e madrugada desta terça-feira (24). Ao todo foram duas mortes e dois feridos. O primeiro caso aconteceu no Portal Caiobá II, onde Ademir Duran, 49 anos, matou seu vizinho Wellington Contes Gonçalves, 35 anos, e esfaqueou seu cunhado Ataíde Gavila Ortiz, 49 anos.

 

A esposa do autor relatou para a Polícia Militar que o seu marido e seu cunhado estavam bebendo. No momento em que ela lavava roupa, ouviu uma discussão entre os envolvidos, quando entrou na residência e perguntou ao marido o que estava acontecendo, foi agredida. Ataíde foi em defesa da irmã. Como o desentendimento estava acontecendo na cozinha, Ademir pegou uma faca e acertou o cunhado no pescoço.

 

Enfurecido, o autor foi até o quarto pegou o revólver calibre 32, disparou duas vezes dentro da casa e saiu gritando pela rua parando em frente a casa de Wellington. Quando o vizinho foi perguntar se estava tudo bem, o autor disparou três vezes contra o mesmo. O cunhado foi socorrido e encaminhado para Santa Casa sob escolta por ter um mandato de prisão aberto.

 

O outro caso de assassinato aconteceu no Parque do Lageado. Anderson Escobar da Silva, 28 anos, morreu após ser alvejado por um tiro, o autor ainda não foi identificado. A vítima foi encontrada dentro de sua residência em cima da cama. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas Anderson morreu no local.

 

Segundo relatos de vizinhos à Polícia Militar, uma pessoa, que não se identificou, em conversa com os moradores, relatou que viu alguém sair do local de bicicleta, após o disparo. Anderson foi encontrado ferido atrás da porta da casa e colocado em cima da cama para receber atendimento médico. O caso foi registrado como homicídio simples.

 

Na Unidade de Pronto Atendimento (Upa) do Jardim Leblon, a polícia foi acionada sobre o atendimento de um homem de 19 anos, com ferimento provocado por disparo de arma de fogo. A vítima relatou para os policiais que dois homens, em uma motocicleta Honda/ Fan, branca, disparam contra ele. Ele disse que não sabe o motivo da tentativa de homicídio e nem quem o socorreu. O caso foi registrado como tentativa de homicídio.

 

Ademir estava detido por moradores, quando a polícia chegou. Ele foi preso e encaminhado para a delegacia. O caso foi registrado como homicídio qualificado por motivo fútil.

Ação da ALI e GETAM tiram de circulação duas “mulas” do tráfico em Dourados

Assecom 3° BPM

Conforme boletim registrado no 1º DP, os policiais do GETAM receberam a solcitação de apoio de uma das equipes da ALI do 3º BPM, deslocando até o hotel onde as acusadas estariam hospedadas (Foto: Divulgação)

Após apuração de uma informação de tráfico de drogas por parte de duas mulheres estariam hospedadas em um hotel na rua Hayel Bom Faker em Dourados, policiais da Agencia Local de Inteligencia (ALI) monitoraram durante a manhã dessa segunda-feira(16) as ações de Kamilla Maria de Moura Floriano(20) moradora em Campo Verde/MT e Danielle Ferreira dos Anjos(18) tambem moradora no Mato Grosso, que posteriormente foram flagradas por uma das equipes do GETAM com 22 tabletes de maconha.

 

Conforme boletim registrado no 1º DP, os policiais do GETAM receberam a solcitação de apoio de uma das equipes da ALI do 3º BPM, deslocando até o hotel onde as acusadas estariam hospedadas, sendo que durante abordagem e vistoria ao apartamento, foram localizadas duas bolsas, sendo uma pertencente a Kamilla com 13 tabletes de maconha que totalizaram 17 quilos da droga e a outra pertencente a Daniele com mais 9 tabletes de maconha que totalizaram 9 quilos.

 

As acusadas acabaram relatando aos policiais que vieram do Mato Grosso, contratadas por uma pessoas que conheciam apenas como “Bruno” para pegar a droga em Ponta Porã e levá-la até a cidade de Mineiros/GO, recebendo 2mil reais cada pelo serviço de “mula”.

 

Nos últimos dias, tanto a Policia Militar de Dourados, quanto Guarda Municipal tem tirado de circulação muitas pessoas que se “aventuram” como mulas do tráfico na fronteira, sendo que em 2017 a GM apreedeu mais de uma tonelada de droga, sendo a maioria em abordagens a onibus da fronteira na rodoviária e o 3º BPM aproximadante 10 toneladas de drogas em Dourados e na região.

 

O “modus operandi” desse tipo de crime é sempre o mesmo: as “mulas” são contratadas por telefone, pegam a droga na fronteira e levam para outros destinos, normalmente fora do estado, com a promessa de receberem sempre quantias entre 500 e 2mil reais pelo transporte.

 

A forma mais comum de transporte das “mulas” ainda são os ônibus que saem da fronteira.

 

As acusadas foram autuadas em flagrante pelo crime de tráfico de drogas.

Sete morrem em rodovias estaduais de MS durante o feriadão, diz PMR

G1 MS

 

Balanço parcial foi divulgado neste domingo (15) (Foto: Polícia Militar/Divulgação)

Sete pessoas morreram durante esse feriado prolongado nas rodovias estaduais de Mato Grosso do Sul, segundo levantamento parcial da Polícia Militar Rodoviária (PMR) divulgado neste domingo (15).

 

O número é 700% maior que durante o mesmo período do ano passado, quando uma única morte foi registrada. A quantidade de vítimas em situação grave também saltou: foi de uma em 2016 para oito em 2017.

 

O balanço parcial ainda apresentou queda na quantidade de veículos vistoriados. Mas, por outro lado, aumentou o recolhimento de CNHs. Enquanto que no ano passado foram recolhidas quatro, neste foram nove.

PMA autua em R$ 2,5 mil cinco infratores por pesca ilegal e apreende três barcos, três motores e petrechos de pesca

Assessoria

 

Na mesma região foi abordada uma embarcação, onde estava mais um paulista (31), de Mogi Guaçu (SP), que foi autuado pelo mesmo motivo.(Foto: Divulgação/PMA)

Durante fiscalização fluvial no rio Miranda, visando a prevenção à pesca predatória, na operação Pesque Legal, realizada pela PMA, SEMAGRO e IMASUL, dentro da operação Pacificador 67 (PMMS), Policiais Militares Ambientais do Grupamento do Distrito de Águas do Miranda, em Bonito autuaram ontem (12) cinco pescadores por pesca ilegal.

Ao vistoriarem uma embarcação na região da Volta Grande, a 80 km da cidade de Bonito, onde estavam dois pescadores paulistas, residentes em Mogi Mirim e Mogi Guaçu (SP), a PMA verificou que os pescadores, de 31 e 34 anos, não possuíam autorização de pesca. Eles iniciavam a pescaria e ainda não tinham capturado nenhum pescado.

 

Na mesma região foi abordada uma embarcação, onde estava mais um paulista (31), de Mogi Guaçu (SP), que foi autuado pelo mesmo motivo. Ele também não havia capturado pescado.

 

Em seguida, mais uma embarcação foi abordada e foram autuados mais dois pescadores, de 31 e 35 anos, residentes em Naviraí, pelo mesmo motivo.

 

Ao todo foram apreendidos três barcos, três motores de popa e cinco molinetes de pesca com varas. Cada infrator foi autuado administrativamente e multado em R$ 500,00, perfazendo R$ 2.500,00.

 

ALERTA – A pesca sem licença não é crime ambiental, porém, a PMA alerta que é documento necessário para a pesca no Estado e sua falta caracteriza-se como infração administrativa, que prevê, além da multa mínima de R$ 300,00 até a máxima de R$ 10.000,00, a apreensão de barco, motor, produto e material da pesca, bem como veículos utilizados.

Homem é preso com 45 mil pacotes de cigarros contrabandeados em rodovia

G1 MS

Carreta apreendida na BR-376, em Dourados (Foto: DOF/Divulgação)

Um homem, de 55 anos, foi preso na manhã desta segunda-feira (9) transportando 45 mil pacotes de cigarro contrabandeado do Paraguai, na BR-376, em Dourados na região sul de Mato Grosso do Sul.

 

De acordo com o Departamento de Operações de Fronteira (DOF), os agentes receberam uma denúncia anônima e localizaram o veículo.

 

Quando os policiais chegaram ao local, o motorista tentou fugir, mas foi detido. O veículo, o carregamento e o motorista foram levados à delegacia da Polícia Federal, onde o caso foi registrado.

 

Estatística

 

De janeiro a outubro deste ano foram apreendidos pelo DOF 529.124 pacotes de cigarros contrabandeados, em Mato Grosso do Sul. Um aumento de 17,46% em relação ao mesmo período de 2016.