sexta-feira, 19 de junho de 2026

PMA fecha olaria e autua proprietário por destruir nascentes do rio Brilhante

Notícias cialis over the counter MS

 

Uma equipe de Policiais Militares Ambientais de Jardim recebeu denúncia de que o proprietário de uma olaria estaria degradando as nascentes do rio Brilhante, em Área de Preservação Permanente (APP). A PMA localizou um sítio nesta segunda-feira (4) onde funcionava a olaria, na zona rural do município de Sidrolândia. Foi constatado que um empresário, de cialis tinnitus 54 anos, residente no local, fabricava tijolos sendo que a viagra pro área de retirada da argila estava destruindo nascentes do rio Brilhante.

 

over the counter viagra substitute

O infrator cialis tadalafil 20 mg possuía autorização ambiental para o funcionamento da olaria, mas não poderia retirar argila do local de área protegida. As atividades foram interditadas. canada pharmacy cialis cialis for daily use O infrator foi autuado administrativamente e recebeu multa de R$ 20.000,00 e responderá por crime ambiental. cialis otc Se condenado, poderá pegar pena de um a três anos de detenção.

 

O planet drugs direct cialis autuado foi notificado a apresentar junto ao órgão ambiental um plano de recuperação da onlinepharmacyindia-fast.com área degradada (PRA

Detentas fazem motim em Corumbá contra suspeita de torturar criança em ritual

G1/MS

 

Tortura acontecia em casa no Centro de Campo Grande (Foto: Gabriela Pavão/ G1 MS)

Um princípio de incêndio no Estabelecimento Penal Feminino “Carlos Alberto Jonas Giordano” em Corumbá, mobilizou Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) durante um motim na manhã desta quinta-feira (25).

 

A confusão foi provocada pelas detentas que são contra a presença da mulher de 31 anos, suspeita de torturar o menino de 4 anos em rituais de magia negra em Campo Grande, segundo informou o diretor-presidente da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), Ailton Stropa.

 

Ele relatou que detentas colocaram fogo em alguns objetos no solário e que algumas pessoas foram socorridas por terem inalado fumaça tóxica. Até o momento, não há informações do número de feridos. Ainda conforme Stropa, a suspeita de tortura será transferida novamente para outra unidade prisional.

 

Três presos

 

Ela foi presa em flagrante na terça-feira (23) e transferida para Corumbá na quarta-feira (24), porque também foi recebida com protestos de presas do Instituto Penal Irmã Irma Zorzi, na capital, após sair da Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) do Centro.

Objetos usados na tortura foram encontrados na casa (Foto: Divulgação/ Polícia Civil de MS)

 

O marido dela, de 46 anos, também está preso. Os dois confessaram o crime e disseram que agiam sob influência de uma entidade espiritual, além de afirmar que agrediam a criança em situações fora dos rituais de magia negra. Os nomes dos tios-avós que tinham a guarda não serão divulgados nesta reportagem para garantir os direitos de proteção da criança.

 

O terceiro suspeito é um jovem de 18 anos, sobrinho do casal e primo da criança. Ele foi preso em Aquidauana e disse que assistia às agressões. Ele presta depoimento nesta manhã na Depca (Delegacia Especializada de Atendimento à Criança e ao Adolescente).

 

Visita surpresa

 

O caso foi denunciado depois que a criança foi internada na Santa Casa com ferimentos e sinais de tortura na noite de terça-feira (23) e chocou os profissionais das polícias militar e civil, Conselho Tutelar e médicos que atenderam a ocorrência em Campo Grande.

 

Conforme a delegada Priscilla Anuda Quarti, há indícios de que a criança já vinha sofrendo agressões físicas há bastante tempo.

 

Churuto era usado para queimar criança (Foto: Divulgação/ Polícia Civil de MS)

A situação foi descoberta durante uma visita surpresa da equipe multidisciplinar da entidade de acolhimento onde o menino esteve antes de ser adotado. O acompanhamento sistemático é feito durante os seis primeiros meses da adaptação da criança na família extensiva para depois os tios-avós conseguirem a guarda definitiva.

 

Nesse período, nenhuma anormalidade foi constatada, segundo a coordenadora do núcleo de adoção do Fórum de Campo Grande, Lilian Regina Zeola. A última visita foi feita no dia 29 de outubro de 2015.

 

Em dezembro, o menino foi levado pelos tios a uma festa do abrigo onde morou. No local vive a irmã dele à espera de adoção. Desde então, a tia não foi mais encontrada pela equipe de acompanhamento, por isso, a visita surpresa foi feita nesta semana.

 

Adolescente que levou PMs à prisão é apreendido com droga em Campo Grande

G1/MS

 

Policiais presos após denúncia de agressão durante abordagem policial (Foto: Gabriela Pavão/ G1 MS)

O adolescente de 15 anos, que denunciou três policiais militares por susposta agressão em janeiro, foi apreendido com drogas na noite de quinta-feira (11), em Campo Grande. Segundo a Polícia Civil, ele e outro garoto também de 15 anos foram denunciados por ameaça e foram flagrados pela polícia com porções de maconha no Jardim Petrópolis.

 

O delegado que atendeu o caso, João Eduardo Davanço, disse ao G1 que os adolescentes foram abordados pela Polícia Militar após denúncia de ameaça com arma de fogo em via pública.

 

“Duas vítimas acionaram a PM, os policiais acharam eles [adolescentes] e cada um estava com uma posse de droga. As vítimas falaram que foram ameaçadas com arma de fogo, mas não foi encontrada arma com os adolescentes. Eles também não obedeceram a ordem [de parada da viatura] e vão responder por ameaça, desobediência e portar drogas para consumo pessoal”, informou Davanço.

 

Os adolescentes foram levados para a Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac) do Centro, onde prestaram depoimento e foram entregues aos responsáveis legais sob compromisso de se apresentarem ao juizado quando forem chamados.

 

O garoto que denunciou os policiais por agressão no mês passado já tinha registros de atos infracionais, entre eles um análogo a estupro de vulnerável. Os policiais foram presos em flagrante pela Corregedoria da corporação e foram soltos depois de três dias, quando a Justiça concedeu o habeas corpus.

 

Na época, o Corregedoria informou os policiais denunciados pela susposta agressão são “excelentes policiais, reconhecidos pela tropa e considerados policiais de destaque” e nunca tiveram conduta duvidosa.

 

Denúncia

 

O adolescente de 15 anos denunciou ter sido agredido por uma equipe policial durante uma abordagem policial na avenida Júlio Castilho, no dia 19 de janeiro.

 

No dia da prisão, os policiais prestaram depoimento e negaram a abordagem relatada na denúncia, segundo informou ao G1, na época, o tenente-coronel José Gomes Braga, corregedor-adjunto da PM.

 

A Associação de Cabos e Soldados considerou as prisões “arbitrárias e injustas”, afirmou que a equipe não abordou o adolescente que fez a denúncia e negou qualquer tipo de agressão ou excesso na abordagem policial.

 

Para a Corregedoria, o adolescente contou que estava na garupa de uma motocicleta, pilotada por outro garoto, quando uma viatura da PM se aproximou deles. O adolescente disse que foi abordado pela polícia e desceu da motocicleta, mas o piloto fugiu.

 

Segundo o garoto, a equipe policial seguiu o piloto, mas não conseguiu alcançá-lo e depois voltou ao local da abordagem, onde o garoto estava. Ele disse que foi colocado na viatura e levado pelos policiais para outro local, onde foi agredido e forçado a falar quem seria o piloto que fugiu.

 

De acordo com a ACS, a equipe policial confirmou que seguiu uma motocicleta com dois jovens em atitude suspeita, no mesmo local e horário relatado na denúncia, e deu ordem de parada, mas o veículo não acatou e fugiu.

 

Mobilização

 

A prisão dos três policiais militares gerou grande mobilização entre agentes da segurança pública. No dia seguinte à prisão, os policiais estiveram em audiência de custódia no Fórum de Campo Grande. Do lado de fora, policiais civis, militares, guardas municipais e agentes penitenciários se mobilizaram em frente ao local e acompanharam a chegada e a saída dos três policiais denunciados.

 

A rua 25 de Dezembro entre a Barão do Rio Branco e a rua Da Paz foi interditada para o trânsito de veículos devido à mobilização. Cerca de 200 pessoas participaram. No dia seguinte, policiais algeram o próprio braço em apoio aos colegas que ainda estavam presos.

Em 40 dias, DOF apreende 11 toneladas de drogas

Notícias MS

 

Balanço divulgado nesta semana pelo DOF revela que em apenas 40 dias o Departamento de Operações de Fronteira já tirou de circulação na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai e a Bolívia quase 11 toneladas de drogas.

 

As apreensões expressam o melhor começo de ano do DOF em seus 28 anos de história. As apreensões de drogas realizadas neste início de 2016 representam 95% mais que no mesmo período de 2015 e mais de 750% se comparado ao mesmo período de 2014.

 

A maconha continua saindo de forma mais “pesada” da região Sul do estado, principalmente das cidades de Pedro Juan Cabalero, Ponta Porã e Capitan Bado, Coronel Sapucaia e as maiores apreensões foram registradas na região de Maracaju e Caarapó, com mais de 6 toneladas da droga.

 

O DOF registrou ainda um aumento expressivo de ocorrências do “trafico formiguinha”, aquele em que pessoas tentam passar a droga em ônibus e veículos de passeio, principalmente na BR-463 entre Ponta Porã e Dourados e na BR-262 na região de Corumbá.

 

As apreensões de cocaína e de pasta base de cocaína também aumentaram nesse início de 2016. Ao todo foram 80 quilos de cocaína, mais de 1.000% se comparado ao mesmo período de 2015. Já os mais de 19 quilos de pasta base de cocaína tiradas de circulação, representam 250% de aumento em comparação com o mesmo período do ano passado.

 

Passa de 40 o número de pessoas presas por de tráfico de drogas. Outros 6 abordados estavam com mandados de prisão em aberto e foram presos.

 

O DOF também apreendeu, nesses 40 dias, 17 mil pacotes de cigarro contrabandeados do Paraguai, avaliados em R$ 750 mil; 286 pneus, que no mercado custariam mais de R$ 50 mil; e ainda 8 armas de fogo e269 munições; e recuperou ainda 23 veículos furtados ou roubados.

 

Todas as apreensões realizadas pelo DOF são resultado do estudo sazonal do tráfico e do crime na fronteira, bem como do planejamento operacional pré-carnaval e dos mais de 1.400 bloqueios viários, que resultaram na abordagem de mais de 14 mil veículos e de 20 mil pessoas.

 

“O trabalho de planejamento operacional, com estudo específico do setor de inteligência do DOF, analisando a oferta e a procura da droga, principalmente a maconha, com a finalidade de atender os grandes centros do Brasil no período de carnaval, nos motivou a antecipar nossas operações na fronteira, onde havia um volume de droga represado por conta das chuvas do começo do ano”, explica o coronel Ary Carlos Barbosa, diretor do DOF.