À direita Pindoty Porã (Paraguai), à esquerda Sete Quedas (Foto: Helio de Freitas)
A Polícia Federal de Naviraí, deflagrou na manhã desta quinta-feira (13) a Operação Abate, contra organização criminosa voltada à prática de contrabando, lavagem de dinheiro e evasão de divisas.
Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em endereços residenciais dos investigados em Sete Quedas, distante 471 quilômetros de Campo Grande, cidade que faz fronteira com o Paraguai. Os mandados foram expedidos pela 3ª Vara Federal da Seção Judiciária de Campo Grande.
Segundo investigação da PF, os suspeitos guardavam irregularmente em território nacional couro e agrotóxico, assim como dissimulavam a origem ilícita dos recursos financeiros obtidos com a prática criminosa por intermédio de pessoas jurídicas de fachada.
O nome da operação faz alusão ao abatedouro utilizado pelos investigados para fazer a mescla do produto lícito com o material importado irregularmente do Paraguai, com o propósito de dar aparência lícita aos valores obtidos com a prática criminosa.
Calota de um dos carros envolvidos no acidente ficou na avenida. (Foto: Henrique Kawaminami)
Motorista de 44 anos foi preso em flagrante na noite de ontem (9) após colidir contra dois carros estacionados e atropelar um homem. O acidente ocorreu na Avenida Guaicurus, no Jardim Campo Alto, em Campo Grande.
Segundo informações da Polícia Civil, por volta das 21h, o motorista seguia pela avenida em um veículo Fiat Uno, quando perdeu o controle da direção do carro e colidiu contra um Nissan Versa e um Toyota Corolla, ambos estacionados na via.
Após a batida, o Fiat Uno atropelou um homem de 49 anos, que foi pressionado entre os dois carros atingidos. A vítima foi socorrida com ferimentos pelo corpo e encaminhado ao Prontomed.
A Polícia Militar foi acionada e o motorista do Fiat Uno, em visível estado de embriaguez, submetido ao teste do bafômetro. O resultado foi de 0,65 miligrama de álcool por litro de ar expelido dos pulmões, o que configura crime.
O motorista foi preso em flagrante e encaminhado para a Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) do Tiradentes.
Policiais saem com malotes durante operação. (Foto: Divulgação)
Saco de dinheiro, com notas de reais e dólares americanos, foi apreendido nesta quinta-feira (6) na Operação Tembi’u, deflagrada pela Polícia Federal com apoio da CGU (Controladoria Geral da União) para investigar eventuais fraudes em licitações do Programa Nacional de Alimentação Escolar em Ponta Porã e Amambai, na fronteira com o Paraguai.
O valor encontrado no saco não foi informado, nem em qual endereço estava o dinheiro. Nesta manhã foram cumpridos 28 mandados de busca e apreensão nas duas cidades. A Superintendência da PF em Campo Grande divulga mais detalhes da operação em entrevista coletiva a jornalistas, às 10h.
Os agentes federais já retornaram para a Delegacia da PF em Ponta Porã carregando vários malotes com documentos. Segundo a Polícia Federal, a ação busca provas referentes à apuração de possíveis fraudes em processos licitatórios de 2016 e 2017 na Prefeitura de Ponta Porã e 2017 e 2018, na Prefeitura de Amambai.
Denúncia que deu início às investigações revelou que grupo de empresas estaria participando de licitações para fornecimento de papel a órgãos públicos e entregando produtos importados irregularmente do Paraguai.
Em conjunto com a CGU, a PF identificou a participação desse grupo em licitações suspeitas para fornecimento de merenda escolar com sobrepreço às prefeituras dos dois municípios. A participação de agentes públicos não é descartada. “Tembi’u” significa “comida” no idioma guarani. As prefeituras ainda não se manifestaram sobre a operação.
Caixas de cigarro paraguaio em carreta apreendida hoje em Dourados (Foto: Divulgação)
Motorista da máfia do contrabando abandonou carga de pelo menos 45 mil pacotes de cigarro paraguaio na madrugada desta quarta-feira (5) após tentativa de abordagem da PRF (Polícia Rodoviária Federal) em Dourados.
A carreta vermelha seguia pela BR-163, vinda da fronteira com o Paraguai. Por volta de 4h50, no perímetro de Dourados, os policiais tentaram parar o veículo, mas o motorista fugiu.
Os policiais saíram em perseguição, mas alguns quilômetros adiante o motorista abandonou a carreta na beira da estrada e correu para o mato. A PRF faz buscas no local para tentar localizar o caminhoneiro.
A carreta ostenta placas de Iporã do Oeste (SC), mas dentro da cabine os policiais encontraram outros dois pares de placas, de Campo Grande. A PRF está consultando os dados no sistema nacional para descobrir a origem da carreta.
A carga de cigarro contrabandeado do Paraguai foi avaliada em pelo menos R$ 1,8 milhão, levando em conta o valor médio de R$ 4 de cada um dos 450 mil maços que estavam na carreta.
Apenas seis detentos foram recapturados, após 48 horas de fuga de 76 presos da Penitenciária Regional de Pedro Juan Caballero, no Paraguai. Um deles foi detido ontem (20), já em território brasileiro, pela Polícia Militar do Mato Grosso do Sul.
As três últimas detenções registradas até a manhã de hoje (21) ocorreram na noite desta segunda-feira (20), na cidade de Arroyito, a cerca de 150 quilômetros de Pedro Juan Caballero. Os três fugitivos capturados são José Enrique Ullon Duarte, Ronald Francisco Britez López e Orlando Manuel Torres Vera, paraguaios que, segundo suspeita do Ministério do Interior, integram célula do Primeiro Comando da Capital (PCC) no país.
Segundo a Força Tarefa Conjunta, unidade das Forças Armadas paraguaias que conta também com integrantes da Polícia Nacional e da Secretaria Nacional Antidrogas nacional, os três foram detidos enquanto caminhavam pelo acostamento de uma rodovia. As roupas “precárias” e a atitude suspeita chamou a atenção dos agentes da Força Tarefa, que montou barreiras na região para tentar recapturar os 76 fugitivos.
O brasileiro detido na manhã de ontem também foi abordado em situação semelhante. Ele caminhava pela Rodovia BR-463, próximo a Ponta Porã (MS), descalço, quando chamou a atenção de agentes do Departamento de Operações de Fronteira (DOF), da PM sul-mato-grossense. Inicialmente, o detento se apresentou com Eduardo Alves da Cunha – contra quem não haveria denúncias ou mandado em aberto no Brasil – mas, segundo o Ministério do Interior apurou, seu nome verdadeiro é Luis Alves Cruz.
Os outros dois fugitivos já detidos são Sabio Darío Gonzáles Figueredo, localizado em uma residência próxima à penitenciária regional de onde havia escapado, e Charli Antonio Giménez Martínez, que, de acordo com o jornal paraguaio ABC Color, não chegou à rua, tendo sido apanhado no interior do túnel de cerca de 15 metros que os detentos cavaram para “supostamente” escapar da penitenciária regional. Supostamente porque as próprias autoridades paraguaias suspeitam de que parte do grupo que fugiu deixou o presídio pela porta da frente, com a anuência de agentes penitenciários.
“Já nos dias anteriores, vários dos fugitivos teriam deixado a prisão pela porta principal. Isso implica que, com efeito, toda a penitenciária está envolvida”, disse ontem o ministro do Interior, Euclides Acevedo.
Tão logo a fuga se tornou pública, o chefe de Segurança, Matías Vargas, e o diretor da penitenciária, Cristian González, foram demitidos e cinco agentes penitenciários foram presos. A ministra da Justiça, Cecilia Pérez, disse que “a possibilidade de envolvimento de agentes penitenciários corruptos” é alta e que a maioria dos detentos que escaparam integra a organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).
Túnel cavado para fuga do presídio em Pedro Juan Caballero (Foto: Divulgação/ABC Color)
O primeiro dos 73 foragidos do Presídio de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, região de divisa com Mato Grosso do Sul, foi recapturado nesta segunda-feira (20) no Assentamento Itamarati, distante a 49 quilômetros de Ponta Porã. A fuga ocorreu na madrugada de ontem (19).
A prisão foi realizada pelo DOF (Departamento de Operações de Fronteira) e confirmada ao Campo Grande News pelo Delegado Geral da Polícia Civil, Marcelo Vargas. O foragido, de 30 anos, é de Imperatriz, no Maranhão, e cumpria pena por tráfico de drogas na penitenciária de Pedro Juan Caballero há quatro anos.
Segundo o DOF, o homem foi abordado no assentamento, demonstrou nervosismo e acabou confessando que era um dos fugitivos da penitenciária. As buscas pelos foragidos continuam com cerca de 200 homens das policias civil e militar de Mato Grosso do Sul, além de agentes da Força Nacional de Segurança Pública.
Presos – Ontem, a Secretaria de Segurança do Paraguai divulgou a lista dos foragidos com 75 nomes. Porém, a lista foi revisada e o número baixou para 73. Dois homens que tiveram os nomes retirados não estão presos, segundo o site Capitan Bado.
A lista de foragidos do Presídio de Pedro Juan Caballero tem nomes da “elite” PCC (Primeiro Comando da Capital) na fronteira. Nela aparecem nomes de 40 brasileiros, alguns envolvidos em episódios polêmicos com a justiça paraguaia.
De acordo com o ministro do interior no Paraguai, Euclides Acevedo,”a maioria dos presos escaparam pelo portão principal e não pelo túnel”.
O Ministério Público paraguaio emitiu nota reforçando que os presos estavam em um quadrilátero com dois andares, o que anula completamente a possibilidade da fuga ocorrer sem alguma cumplicidade de agentes públicos.
Plano conhecido – O principal jornal do Paraguai, o ABC Color, publicou reportagem nesta segunda-feira sustentando que há, pelo menos, um ano e meio, o governo paraguaio sabia do plano de fuga. Em 2018, foi descoberto um túnel inacabado, também no presídio de Pedro Juan Caballero, para liberdade de 90 integrantes do PCC. Segundo a reportagem, desde então, os prisioneiros planejaram a fuga que foi concluída ontem por 73 criminosos.
Em 2018, o túnel começou em uma casa localizada a aproximadamente dois quarteirões da prisão e possuía uma infra-estrutura com molduras de madeira e até um sistema de iluminação e largura suficiente para duas ou três pessoas ao mesmo tempo.
Ontem, após a fuga, todos os 28 agentes penitenciários lotados no presídio e o diretor da unidade foram demitidos.
Ainda segundo o ABC Color, há pouco mais de um mês, a atual Ministra da Justiça, Cecilia Pérez, disse que recebeu dados sobre um suposto plano de fuga para membros do PCC e que cerca de US $ 80.000 eram oferecidos a agentes penitenciários e policiais para que os criminosos pudessem fugir.
Alicate apreendido no local do crime (Foto: O Pantaneiro)
Pelo menos R$ 70 mil foram levados de cofre de unidade das Casas Bahia, localizada na Rua Teodoro Rondon, no centro de Aquidauana, neste fim de semana. Conforme apurou o site O Pantaneiro, o furto aconteceu no fim de semana, mas só foi descoberto nessa segunda-feira (13), quando funcionários chegaram ao trabalho.
Mais detalhes da investigação foram divulgados e conforme a apuração, ladrões teriam entrado pelos fundos do estabelecimento e desabilitado o alarme. Por isso a invasão não foi descoberta antes. A loja funcionou até às 13h de sábado e só na manhã de ontem, o furto foi constatado.
Investigadores informaram ainda que os criminosos arrombaram o cofre da loja. Um alicate foi encontrado no local e levado para a perícia.
Polícia Civil na casa onde houve os disparos de tiros — Foto: Osvaldo Nóbrega/TV Morena
Um homem de 50 anos foi preso na noite de quarta-feira (1º), em Campo Grande, após atirar em direção à casa do sobrinho, no bairro Nossa Senhora das Graças.
Segundo informações do boletim de ocorrência, tio e sobrinho discutiram e por causa disso o suspeito atirou. Ele foi preso perto do local do crime e confessou que havia feito os disparos.
Na casa dele a Polícia Militar apreendeu uma espingarda calibre 38 e outra calibre 22 e a Polícia Civil constatou marcas de tiros em uma porta.
O homem foi autuado em flagrante por posse irregular de arma de fogo e disparo de arma de fogo.
PRF começa neste sábado (21) Operação de Natal nas rodovias federais de MS. (Foto: Polícia Rodoviária Federal/Divulgação)
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) dá início à 0h deste sábado (21), a Operação Natal 2019, que vai até às 23h59 da próxima quarta-feira (25).
De acordo com a PRF, o objetivo da operação é intensificar as ações de policiamento e fiscalização, prevenindo acidentes de trânsito e reduzindo a gravidade deles, além de aumentar a segurança nas rodovias federais em Mato Grosso do Sul e incrementar o combate à criminalidade.
A Operação Natal terá cinco dias de duração e como este é um dos feriados mais movimentados do ano, é esperado um aumento relevante do fluxo de veículos nas rodovias federais, fator que contribui para o aumento da violência no trânsito.
Os policiais do setor administrativo irão reforçar o policiamento, principalmente nos locais e horários de maior intensidade do fluxo e incidência de acidentes graves.
A prevenção de acidentes está focada na ostensividade e em comandos para coibir a ingestão de álcool associado ao volante, as ultrapassagens indevidas e o não uso do cinto de segurança, principalmente entre os passageiros dos bancos traseiros.
Restrições de tráfego
Por medida de segurança, devido ao grande aumento no fluxo de veículos, a PRF restringirá o tráfego de bitrens, rodotrens, treminhões, cegonheiras carregadas e veículos com cargas excedentes, que necessitem de Autorização Especial de Trânsito (AET), somente em rodovias federais de pista simples, em alguns dias do feriado.
Viatura da PM teve vidro quebrado por índios em aldeia (Foto: Divulgação)
A tensão só aumenta na divisa da aldeia Bororó com propriedades rurais na região oeste do município de Dourados. Grupos indígenas que há um ano e dois meses ameaçam invadir as terras atacaram viaturas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros na noite deste domingo (15).
Com pedras, os índios danificaram as viaturas, o carro da PM teve o vidro quebrado e um policial foi ferido. Mesmo sob ataque, os policiais e bombeiros socorreram um índio ferido a golpes de faca, mas um segundo ferido em brigas internas não foi socorrido porque a equipe do Samu (Serviço Móvel de Urgência) não conseguiu entrar na aldeia, por medida de segurança.
De acordo com a ocorrência registrada na Polícia Civil, por volta de 20h30, o Corpo de Bombeiros solicitou apoio da Força Tática da PM para ir até a aldeia Bororó para socorrer uma pessoa esfaqueada.
Vários índios estavam aglomerados no local e quando as viaturas chegaram começaram a jogar pedras nos veículos. O vidro traseiro da viatura da Força Tática foi quebrado. As pedras também danificaram a lataria e um policial foi atingido na cabeça. Ele teve de ser levado ao hospital para receber atendimento médico.
Segundo o boletim de ocorrência, é fato recorrente os ataques dos índios às equipes da Polícia Militar toda vez que a corporação entra na reserva, seja para atender ocorrência ou em apoio a outros órgãos.
Algum tempo depois, o Samu foi acionado para socorrer outra pessoa ferida a golpes de faca na reserva, mas diante do clima tenso, as equipes retornaram para a cidade, sem chegar ao local do chamado.
O assalto aconteceu na MS-156 entre Caarapó e Amambai (Foto: divulgação/94FM)
Um carro-forte foi interceptado por cinco homens fortemente armados na MS-156 entre Caarapó e Amambai na manhã desta segunda-feira (2), por volta das 09h30.
Segundo informações apuradas pela reportagem da 94FM, os suspeitos estariam com duas caminhonetes e dispararam vários tiros de fuzil. O grupo levou todo o dinheiro. Ainda não há informações do valor levado pelos bandidos.
Equipes das forças de segurança estão se deslocando para o local.
ASSALTO EM 2017
Em junho de 2017, também entre na MS-156 entre Caarapó e Amambai, um carro-forte da mesma empresa foi interceptado por seis homens fortemente armados que explodiram o veículo e levaram muito dinheiro
O carro-forte ficou completamente destruído.
Na época, os funcionários que estavam no veículo não ficaram feridos. O veículo Tucson que foi usado no assalto foi queimado no meio da pista, sentido Juti.
Na madrugada desta sexta-feira (29), Antônia Benedita Aires, de 72 anos, foi encontrada morta nas margens da Rodovia BR-163 em Campo Grande, na região da Chácara das Mansões. Ela teria sido atropelada por um caminhão e a polícia investiga o caso.
A idosa foi encontrada morta nas margens da rodovia, sendo que a PRF (Polícia Rodoviária Federal) foi até o local com a CCR MSVia. Foram acionados o delegado plantonista da Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Piratininga e também a perícia, constatando que a vítima pode ter sido atropelada.
Conforme o registro policial, Antônia tinha ferimentos na cabeça e até então não tinha sido identificada. Ela levava consigo um receituário médico da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Universitário e os atendentes então identificaram a vítima, que tinha recebido atendimento por volta das 21h30.
No local onde o corpo foi encontrado foram apreendidos pedaços de carenagem de um veículo branco. A suspeita é que se trate de um caminhão e o caso é investigado como homicídio culposo na direção de veículo automotor.
Caso foi registrado na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário da Vila Piratininga (Foto: arquivo / Henrique Kawaminami)
Lucas Maurício Alves dos Reis, 23 anos, e Olicio Leite Mendona da Silva Filho, 43 anos, Conhecido como Vamp, foram presos com 77,8 quilos de maconha, numa casa na Rua Caraíba, no Jardim Canguru, na saída para São Paulo, em Campo Grande. O flagrante aconteceu por volta das 20h de ontem (19). Durante a prisão dos suspeitos, a polícia encontrou numa das residências carro penhorado por um traficante.
Conforme boletim de ocorrência, equipe do Batalhão de Choque foi até o endereço após receber denúncia anônima informando que no local havia um carregamento de droga. No local, os policiais foram recebidos por Olicio que autorizou a entrada da polícia em sua casa. Durante buscas, foi encontrada uma porção de maconha.
Lucas também estava no local e ficou muito nervoso com a chegada da equipe policial, levantando suspeita. Os policiais, então, foram até a casa dele, localizada na mesma rua. Lá, localizaram quatro caixas de papelão com 96 tabletes, totalizando 77,8 quilos de maconha, além de doze porções de cocaína e três balanças de precisão.
Os policiais encontram ainda um veículo Honda Civic cinza que havia sido penhorado em troca do restante do carregamento de drogas. Indagado, Lucas disse que não era dono do entorpecente, apenas permitiu Olicio guardar a droga e o carro na residência dele. O caso foi registrado na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) da Vila Piratininga.
PRF apreende 700 kg de maconha em rodovia de MS. (Foto: Polícia Rodoviária Federal/Divulgação)
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu nesta segunda-feira (11) 707 kg de maconha na BR-463, em Ponta Porã, região sul do estado. De acordo com a PRF, o motorista de 38 anos, responsável pela carga, disse que teria sido contratado para levar levar peças de roupas para São Paulo (SP).
Conforme a ocorrência, agentes decidiram vistoriar a carga e descobriram tratar-se de vários tabletes de maconha, embalados simulando encomendas. O motorista disse não ter conhecimento da droga e afirmou que na sexta-feira (08) carregou o caminhão em Vinhedo (SP) com produtos agrícolas e que no último sábado (9), foi até Nova Andradina (MS) para entregar os produtos.
Segundo a PRF, depois foi até Ponta Porã (MS) e conheceu um outro homem que o contratou para carregar as embalagens. Ele foi encaminhado para a Polícia Federal em Ponta Porã (MS) e irá responder pelo crime de tráfico de drogas.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.