Dani Bolina na bateria da Unidos de Vila Maria — Foto: Allison Valentim/Divulgação
Dani Bolina é um dos casos mais fiéis entre famosa e escola de samba. A ex-panicat completa 7 anos como madrinha de bateria da Unidos de Vila Maria em 2020, escola pela qual ela se diz “doente”. Este ano, a Vila apresenta o samba-enredo “China: o sonho de um povo embala o samba e faz a Vila Sonhar”.
O amor pela escola já foi marcado até na pele. Dani tem o brasão da Vila Maria tatuado no braço:
Dani Bolina exibe a tatuagem feita para a Vila Maria — Foto: Allison Valentin/Divulgação e Celso Tavares/G1
Outra característica que Dani vem cultivando ao longo dos últimos anos de carnaval é a de sempre usar fantasias mais discretas para desfilar, apesar de ser famosa pelo corpo bonito e por ter trabalhado na TV como panicat.
Em 2020 ela promete uma fantasia “mais aberta”, porém. Para isso, tem se preparado mais para entrar na avenida.
“Minha preparação física depende muito da minha fantasia. Ano passado, por exemplo, minha fantasia era mais coberta, então eu relaxei mais, não fiquei tão preocupada com a estética, comi bastante, foi mais tranquilo. Esse ano a fantasia é mais aberta, então já estou em uma preparação de dieta, treino intenso, estética bombando!”, diz ela, fazendo mistério.
Dani conta que já sofreu preconceito por estar no carnaval e que já sofreu muito com isso, principalmente com comentários nas redes sociais criticando o jeito dela sambar.
Apesar de desfilar na frente da bateria como madrinha, não seria de se estranhar que Dani almejasse o principal cargo na frente da bateria, o de rainha.
As sessões ordinárias retornam nesta segunda-feira (Foto: Assessoria)
A Câmara de Dourados realiza nesta segunda-feira (3) a 1ª sessão ordinária de 2020. A Casa de Leis ainda irá realizar uma sessão solene, a partir das 18h, para oficializar a abertura dos trabalhos legislativos, contando com a presença de autoridades do município.
Após recesso de fim de ano, o expediente administrativo da Casa de Leis retornou no dia 6 de janeiro, sendo que as sessões e trabalhos legislativos voltam anualmente na primeira semana de fevereiro, conforme previsto no regimento interno.
“Antes da sessão ordinária, faremos uma sessão solene e esperamos receber a prefeita de Dourados, Délia Razuk (PTB), para que ela possa entregar uma mensagem para os vereadores e também para os douradenses. Também receberemos outras autoridades e ficaremos muito honrados com a participação dos setores da sociedade em nossa primeira sessão ordinária”, comentou o presidente da Casa de Leis, Alan Guedes (DEM).
2020
O presidente ainda apontou que 2020 promete ser de bastante trabalho para os vereadores e afirma que o ano eleitoral não afetará os trabalhos da Casa, já que todo o cronograma será mantido durante os 45 dias de campanha. “Todos os grandes assuntos passaram pela Câmara de Dourados em 2019 e, com certeza, passarão em 2020”.
Ele ainda lembrou que, em comemoração aos 30 anos da promulgação da Lei Orgânica do Município, a Câmara de Dourados realizará programação especial, como a 2ª edição do Prêmio Jaguaribe, que premia fotógrafos profissionais e amadores.
“Dentro desta programação, queremos buscar um palestrante, de renome nacional, para falar um pouco sobre este momento que o país vive, da nossa consolidação democrática, de onde a nossa lei orgânica é fruto”, comentou Alan.
“A Lei Orgânica foi regulada, após constituição de 88, que determinou que os município seria regidos por Lei Orgânica, sendo que a nossa foi promulgada no dia 5 de abril de 1990. E já se passaram 30 anos deste importante marco legal para a história de Dourados”, finalizou o presidente da Casa.
O secretário de Saúde de Campo Grande, José Mauro (Foto: Divulgação/PMCG)
Os secretários de Saúde de Campo Grande, José Mauro, e do Estado, Geraldo Resende, foram convocados pelo Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, para debater, nesta semana, em Brasília, ações de prevenção à disseminação do coronavírus, responsável por matar 259 pessoas na China. No Brasil, há 16 casos considerados suspeitos inclusive em estado que faz divisa com Mato Grosso do Sul, o Paraná.
Entre as pautas deve estar a distribuição de insumos, como máscaras N95, a serem adquiridos de forma emergencial por chamamento público, cujo aviso foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União, da última sexta-feira, secretários de todos os estados do País devem participar.
De acordo com o secretário municipal, José Mauro, a reunião está prevista para ser realizada entre quarta e quinta-feira. Segundo ele, mesmo que casos não tenham sido confirmados no Brasil, é necessário todo cuidado, afinal trata-se de um vírus novo. “É uma situação que nos temos que estar avaliando diariamente. Verificando que estratégia é possível adotar”, explica.
A reportagem do Campo Grande News tentou contato com o secretário de estado de Saúde, mas ele não atendeu as ligações. A assessoria da SES, no entanto, confirmou a sua participação.
Insumos – O aviso de chamamento público, do departamento em logística de saúde, do Ministério da Saúde, convoca, de forma emergencial, empresas interessadas em fornecer luvas, jalecos, álcool etílico, máscaras, respirador purificador de ar, óculos de segurança em material plástico, touca cirúrgica, materiais de coleta, macacão, sapatilhas descartáveis e reagentes. Os materiais devem ajudar no atendimento aos suspeitos e prevenir a disseminação do vírus.
Palestras – Na próxima semana, equipe do Hospital Universitário, vai realizar ciclo de palestras gratuitas sobre o coronavírus com foco exclusivo em profissionais da saúde, a fim de atualizar seus conhecimentos sobre aspectos epidemiológicos, clínicos e laboratoriais da doença. Serão feitas transmissões ao vivo, com profissionais o Hospital Israelita Albert Einstein.
O ministro Onyx Lorenzoni fala à imprensa após reunião com o presidente Bolsonaro, hoje, no Palácio da Alvorada (Foto - Antonio Cruz/ Agência Brasil)
Em meio a rumores de que poderia deixar o cargo, o ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Onyx Lorenzoni, disse hoje (1º), em Brasília, que não tratou dessa possibilidade com o presidente Jair Bolsonaro, com quem esteve reunido por pouco mais de uma hora, neste sábado, no Palácio da Alvorada.
“Nós nem conversamos sobre isso. Conversamos sobre as tarefas do ministro da Casa Civil a partir do meu retorno das férias. Na verdade, eu chegaria [dos Estados Unidos] hoje, consegui antecipar e hoje nós conversamos sobre a rotina normal, fica tudo igual, não mudou nada”, garantiu a jornalistas na saída do encontro.
O ministro acrescentou ainda que teve hoje uma reunião de trabalho com Bolsonaro, que já lhe deu “uma série de determinações”. “As coisas vão continuar a seguir o seu rumo normal”, ressaltou.
Sobre a exoneração de Vicente Santini, considerado o número dois da Casa Civil, durante as férias de Onyx, na última semana, o ministro garantiu que o assunto é “página virada”.
O secretário executivo foi exonerado depois de usar um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para ir de Davos, na Suíça, onde participou do Fórum Econômico Mundial, para Nova Delhi, durante visita de Bolsonaro à Índia.
“Conversamos sobre isso, mas isso é página virada, está resolvido e ponto final. O presidente tomou suas decisões. O presidente é o meu líder. A decisão que ele toma é a que deve ser acatada”, afirmou.
Coronavírus
Outro assunto tratado entre o presidente e o ministro foi o coronavírus. Segundo o chefe da Casa Civil, uma reunião do grupo interministerial criado por decreto para tratar de ações do governo brasileiro para enfrentar a doença está convocada para às 10h de segunda-feira (3), no Palácio do Planalto.
Congresso
Na segunda-feira, Onyx será o representante do presidente Jair Bolsonaro na sessão de abertura dos trabalhos do Congresso. O ministro levará ao Parlamento a mensagem presidencial, que foi revisada por Bolsonaro hoje.
Onyx adiantou que, além de ressaltar a importância das reformas administrativa e tributária, a mensagem trata ainda do combate à criminalidade e à corrupção e do fortalecimento da imagem do país no exterior.
“Nós recuperamos no primeiro ano [de governo] a confiança interna no Brasil e recuperamos a confiança externa no Brasil. Hoje, onde quer que a gente vá, os países olham para o Brasil com certeza e que aqui tem presente e tem bom futuro, quer para o investidor externo, quer para o investidor brasileiro e quer para a sociedade brasileira”, disse.
Para 2020, Onyx disse que a articulação política não muda, continuará sob o comando do general Luiz Eduardo Ramos, chefe da secretaria de Governo. Ele avaliou que as dificuldades entre Executivo e Legislativo são normais em todo governo pelos muitos interesses envolvidos.
“Este é um governo que vem fazendo uma série de reformas, fizemos a maior reforma previdenciária que um país ocidental fez em uma única vez. Estamos trabalhando com a reforma do pacto federativo”, lembrou.
Segundo Onyx, durante décadas, prefeitos e governadores vieram a Brasília “apenas de pires na mão” em busca de uma fatia no Orçamento federal. “Nós mandamos ainda no ano passado uma reforma do Estado brasileiro que vai permitir a reformulação do pacto federativo, onde estados e municípios terão ferramentas para combater crises fiscais”, afirmou.
Regina Duarte
No início da manhã, quem também esteve no Palácio da Alvorada com o presidente da República foi a atriz Regina Duarte, que será a nova secretária especial de Cultura. O encontro durou cerca de 50 minutos.
Já no início da tarde, o ator Carlos Vereza esteve no Palácio para reafirmar ao presidente seu apoio a Regina Duarte. “Regina é uma pessoa pacificadora, com visão democrática da cultura. Ela fará um belo trabalho, tenho absoluta certeza”, afirmou.
Serão premiados os 5 primeiros colocados (Foto - Divulgação)
Considerada uma das melhores provas de Trail Run do Mato Grosso do Sul, o Desafio Boiadeira está com suas inscrições abertas para a edição deste ano. Com circuito de 6 e 12 quilômetros nos arredores de Bonito a corrida tem a largada e chegada na Praça da Liberdade e atrai corredores do todo o Brasil. Este ano o evento vai acontecer no dia 17 de maio com a largada as oito horas da manhã.
O percurso começa no asfalto passando pelas ruas centrais da cidade, seguindo para histórica Trilha Boiadeira, local onde era passagem para as comitivas de gado. Um desafio com morros, pedras, lama e travessia em matas.
“É uma oportunidade para os atletas que gostam desta modalidade e para aqueles que querem conhecer curtir o esporte e a natureza que Bonito oferece terem tudo em uma única prova”, disseram Greyk Goulart e Allan Velcic, coordenadores do evento.
Premiação
Serão premiados os 5 primeiros colocados na classificação GERAL de 12K masculino e feminino: 1º Lugar R$500, 2º Lugar R$300, 3º Lugar R$ R$200, 4º Lugar R$100 e 5º Lugar R$50 + troféus. – Serão premiados os 5 primeiros colocados na classificação geral de 6KM masculino e feminino: troféus. – Serão premiados os 3 primeiros colocados na classificação de cada categoria de 6K e 12K masculino e feminino: troféus.
As inscrições serão realizadas pelo site da www.G2esportes.com.br até o dia 11 de maio ou esgotar as vagas que são limitadas. Para mais informações sobre valores, regulamento, hospedagem e outros assuntos, você pode entrar em contato pelo E-mail: desafiodaboiadeira@gmail.com ou através do WhatsApp (67) 99306-6517.
Distâncias: 6k, 12k
Encerramento das inscrições: 11 de maio de 2020
Local: Rua Luís da Costa Leite, Centro, próximo à Praça da Liberdade – Bonito MS
Nesta sexta-feira (31), Talitha Morete, repórter do programa ‘Mais Você’, da Globo, foi escalada para substituir Ana Maria Braga na atração. Após revelar que está enfrentando um tratamento contra um novo câncer de pulmão, ela precisou ser substituída de última hora.
Talitha Morete começou o programa falando da importância de substituir Ana. “É uma honra estar aqui e uma responsabilidade”, afirmou a repórter. Louro José foi o responsável por anunciá-la à frente da atração. “Ana Maria não está aqui hoje, mas ela está bem. Tirou uma folguinha”, disse o mascote do programa.
Segundo informações dos bastidores da TV Globo, a substituição foi feita às pressas. Sempre quando Ana Maria Braga precisa se ausentar do comando de seu programa, um dos apresentadores do É de Casa é escalado para a função, mas como a substituição aconteceu de forma emergente, Talitha Morete assumiu a responsabilidade de comandar o matinal.
A artista plástica Lu Aku abre sua exposição nesta quinta (30), às 20 horas, no Jatobá Café e Lazer, (Rua Izzat Bussuan, 2000 – esquina com Rua João Rosa Góes) em Dourados (MS). Após a abertura acontecerá o show de Filipe Lord. Ela é ceramista, utiliza o barro como suporte para suas criações. Busca na natureza e na cultura onde está inserida elementos que compõem a sua obra, experimentando texturas, cores e formas variadas. “Entre Folhas” é um convite para conhecer o seu trabalho e sentir a diversidade do cerrado em suas múltiplas formas de existir através da arte. A exposição está prevista para ficar até 31 de março e fica aberta durante todo o dia e noite no espaço, gratuitamente.
Falar para e sobre a natureza explorando suas características estéticas, também pode ser um tema bastante expressivo e abrangente no universo da arte, assim o faz de maneira singular a artista plástica e ceramista Lu Aku, graduada em Artes Visuais pelo Centro Universitário da grande Dourados – Unigran, a artista escolheu a cerâmica pra ser o suporte da sua arte.
“Muita gente não sabe, mas a cerâmica é uma atividade bastante complexa, que exige habilidades específicas e cuidados redobrados, que implicam relações de periculosidade durante o processo de produção. O tempo é o maior aliado de um ceramista, o senhor absoluto de todos os procedimentos. Abrir a massa, fazer as placas, criar as formas e texturas com detalhamentos, obedecer o tempo de secagem, aplicar engobes, óxidos e esmaltes e realizar no mínimo duas queimas de nove horas no forno, em temperaturas que chegam a 1.200°; não é à toa que é atribuído a esse ofício o status de artesania de alto nível”, diz a artista.
Lu Aku desenvolve uma pesquisa criteriosa no seu ofício como ceramista, apropriando de elementos da natureza e outros materiais, ela cria peças muitíssimas originais e de delicada beleza, onde podemos observar o universo feminino que se expressa. Diversas espécies de folhas coletadas no cerrado dão origem a série de obras que serão apresentadas na exposição “Entre Folhas”. Um trabalho minucioso que nos encanta pela sensibilidade e criatividade, traduzidas em belas criações que envolvem o expectador numa atmosfera onde a natureza das folhas e do barro expressa através da arte da cerâmica é a estrela principal. Mais informações e reservas pelo telefone (67) 99866 5515.
Bebeto destacou o compromisso da prefeita Délia com os moradores dos distritos (Foto: João Pires)
Inaugurado na segunda-feira (27), o Ceim José Marques da Silva “Vô Cazuza” em Vila Vargas já está recebendo matriculas de alunos dos distritos. A unidade conta com 240 vagas e atenderá crianças de até 6 anos de idade. A obra foi entregue pela prefeita Délia Razuk (PTB) e contou com a participação da comunidade, vereadores, secretários municipais e outras autoridades políticas.
Em seu discurso, o vereador Bebeto (PL) lembrou de seu empenho no ano de 2011 para garantir a obra, quando na época, como o único representante da zona rural na Câmara de Dourados, intercedeu junto ao Executivo, garantindo a vinda da unidade para Vila Vargas. “Sabemos que a maioria dos Ceims pelo país ficou só no alicerce, porém a administração municipal não mediu esforços para dar continuidade à obra. Este Ceim é um marco na história dos distritos, pois hoje tudo o que o cidadão tem acesso na área urbana também existe na zona rural”, considera.
Com atendimento em dois turnos, o Ceim foi construído com recursos federais – FNDE (Fundo Nacional para Desenvolvimento da Educação) e contrapartida do município. Iniciada em abril de 2014 e concluído no final de 2019, conta com salas-creche I, II e III, salas de pré-escola, setor de serviços (cozinha, lavanderia, despensa e vestiário para funcionários), setor administrativo (recepção, sala de professores, sala da direção, secretaria e almoxarifado), 10 banheiros, sendo dois para portadores de necessidades especiais, sala de informática, sala multiuso, pátio coberto e anfiteatro.
Estradas
Antes mesmo do inicio das sessões legislativas que retornam na próxima segunda-feira (3), o vereador Bebeto encaminhou diversos ofícios endereçados a prefeita Délia e aos secretários municipais de Obras e Agricultura, solicitando a recuperação urgente de em diversas localidades da área rural, principalmente nos pontos considerados críticos, na região do Guassú, Vila Vargas, Vila Formosa, Macaúba, Picadinha e Itahum.
Mauricio Lemes destaca lei que beneficia grávidas e pessoas com crianças de colo (Foto: Thiago Morais)
Agora é Lei. Gestantes, lactantes e pessoas com criança de colo estão isentos do pagamento em estacionamento rotativo, conhecidos ‘Zona Azul’, em Dourados. A Lei é de autoria do vereador Mauricio Lemes (PSB) e já está em vigor desde o dia 24 de janeiro, quando foi publicada no Diário Oficial do Município.
Segundo a publicação, fica incluído na Lei nº 2.822/2005, o item ‘d’ na redação do art. 6ª que estabelece a isenção de pagamento do estacionamento rotativo as ‘gestantes, lactante e com crianças de colo’, mediante apresentação de identificação personalizada, fornecida pela Prefeitura de Dourados.
O item complementa os isentos já existentes, como deficientes físicos, auditivos e visuais, que já possuem isenção do parquímetro garantido na mesma lei. “Todos sabemos das dificuldades para estacionar na área central da cidade, principalmente em horário de pico. Para as grávidas, lactantes e com crianças de colo é ainda maior. Neste sentido a lei de minha autoria vem facilitar a locomoção destas mães tanto no período de gestação co mo na am amentação”, enfatiza Mauricio.
Para ter o benefício da lei, os interessados deverão fazer o cadastro na Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito de Dourados) localizado no Terminal Rodoviário Renato Lemes Soares, na Marcelino Pires, nº 3930, 1º andar. Das 7h30 às 13h30 de segunda a sexta-feira.
Cleber Rosa incorpora o caipira mais querido da internet (Foto - Divulgação)
Está chegando a Campo Grande um show inédito, mas que já é um grande sucesso na internet. Realizado pelo humorista Cleber Rosa, “Nói que é Pobre” leva aos palcos os esquetes que se popularizaram no canal Reclamação do Dia, que conta com mais de 700 milhões de visualização e 3,5 milhões de seguidores nas redes sociais. Agora os campo-grandenses poderão ver ao vivo o personagem Chico da Tiana, com seus causos engraçadíssimos, e outros personagens como o romântico locutor Priscilo, no dia 15 de fevereiro (sábado), às 20 horas, no Teatro Dom Bosco.
No show, de aproximadamente 1h30, Cleber Rosa incorpora o caipira mais querido da internet, e faz um stand up com suas reclamações bem-humoradas e situações cômicas da vida do pobre, envolvendo casamento, família, causos de bar e também temas atuais, contados na visão do personagem. “É um desafio falar de temas atuais de uma forma que encaixe na realidade do personagem, mas ele está atento a tudo, seja política, futebol, polêmicas, fofocas, assuntos dos famosos, sempre que surge algum assunto novo o Chico da Tiana já aparece dando a sua opinião”, brinca Cleber.
Um dos diferenciais do show “Nói que é Pobre” é que ele tem classificação livre, e foi pensado para toda a família. Usando textos simples e de fácil entendimento, os quadros não têm palavrões e nem piadas de duplo sentido, atingindo assim crianças, jovens, adultos e idosos. “Uma coisa que vem chamando muita atenção por onde a gente passa é o fato do show não ter nenhum palavrão. A gente faz humor de fácil entendimento, nas nossas apresentações tem de crianças de 4 anos a senhorzinhos de 90 e todo mundo ri junto, entende as piadas de uma forma muito rápida e fácil”, afirma o humorista.
O show “Nói que é Pobre” será realizado em Campo Grande no dia 15 de fevereiro, às 20 horas no Teatro Dom Bosco, localizado na Avenida Mato Grosso, 225 – Centro. Ingressos promocionais podem ser comprados pelo site: www.gravidadezeroeventos.com.br.
Secretário de Educação Upiran Gonçalves destaca esforço da administração para acolher todas as crianças em salas de aula (Foto - A.Frota)
Pais e responsáveis têm até quinta-feira, 30 de janeiro, para confirmar matrículas dos alunos designados para o ensino fundamental da Rede Municipal em Dourados. Para a educação infantil, nos CEIMs, a confirmação deverá ser feita no período de 03 a 06 de fevereiro.
O secretário municipal de Educação, Upiran Jorge Gonçalves disse nesta terça-feira que a central de matrícula está atendendo a todos de maneira que nenhuma criança fique fora das salas de aula por falta de vagas próximas as suas residências.
“No ato da pré-matrícula o pai tinha a opção de indicar as unidades escolares de preferência. Ocorre que alguns optaram por escolas longe do local onde residem e isso estaria causando transtornos. Quem estiver enfrentando este tipo de situação deve procurar a central de matrícula, pois a secretaria está promovendo ajustes, buscando a colocação de todos”, disse Upiran.
No caso da educação infantil, caso a criança não seja designada para nenhuma unidade, ela ficará na lista de espera para os Centros de Educação Infantil conveniados com o município.
A rede municipal conta com 39 CEIMs, contando já com o inaugurado na segunda-feira, em Vila Vargas. Este ano a educação infantil deve acolher 5,8 mil crianças nas unidades municipais e outras 2 mil vagas nas entidades conveniadas; enquanto que as 45 escolas de ensino fundamental devem contar com 28 mil alunos matriculados.
A Central de Matrículas fica na Secretaria Municipal de Educação, no Pavilhão de Eventos D. Teodardo Leitz, na Rua Coronel Ponciano, ao lado da Prefeitura.
MAIS VAGAS
Upiran Gonçalves também disse que novas vagas foram abertas na rede municipal de ensino em Dourados para o ano letivo de 2020, por conta da transferência de alunos dos oitavo e nono anos para a rede estadual.
As escolas estaduais que absorveram alunos da rede municipal são a Maria da Glória Muzzi Ferreira, no Jardim Água Boa; Tancredo Neves, no Parque das Nações; Reis Veloso, na Vila Matos/Aurora; Professor José Pereira Lins, no Jóquei Clube; e Celso Muller do Amaral, no Jardim Guanabara. Com isso, abriram-se vagas para os anos iniciais nas escolas municipais Neil Fioravanti (Caic), no Parque Nova Dourados; Álvaro Brandão, na Vila Industrial; Italívio Penzo, no Parque das Nações II; e Clarice Bastos Rosa, no Jardim Maracanã.
Vereador Mauricio tem ações voltadas à causa animal (Foto: Thiago Morais)
Projeto de Lei encaminhado pelo Executivo para apreciação dos vereadores na Câmara de Dourados amplia o número de membros do CMPDA (Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais), em Dourados. A proposta atende revindicação de representantes de Organizações Não Governamentais ONG’s e órgãos de defesa dos animais que se reuniram com o vereador Mauricio Lemes (PSB) para expor a necessidade de aumentar a representatividade no referido Conselho.
De acordo com o Projeto de Lei nº 01/2020, por iniciativa do vereador Mauricio, fica acrescido na Lei nº 3.839/2014, os seguintes membros que devem compor o CMPDA; 01 representante da Câmara Municipal, 01 representante da OAB, membro da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais, 01 representante do IAGRO e 01 representante de Associações dos Animais formalmente constituída, escolhido entre seus pares em fórum próprio.
Também atendendo sugestão da AAMA (Associação Amigos dos Animais) e da ONG Refúgio dos Bichos, fica acrescido ao Conselho, 01 representante das clínicas veterinárias indicada pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária e 01 representante de ONG’s, formalmente constituída, escolhido entre seus, em fórum próprio.
Ao todo o Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais, deverá ser composto por 13 membros, incluindo ainda; 01 representante da Secretaria Municipal de Saúde, 01 representante da Guarda Municipal, 01 representante da PMA (Polícia Militar Ambiental), 01 representante do curso de medicina veterinária da Unigran e da Anhanguera, 01 representante do Imam (Instituto Municipal do Meio Ambiente) e 01 representante da Secretaria Municipal de Educação.
O Projeto de Lei deve ser votado nas primeiras sessões após o recesso dos vereadores que encerra na primeira semana de fevereiro e entrará em vigor após sancionado e publicado no Diário Oficial do município.
Conselho
O CMPDA foi criado no ano de 2014, por meio da Lei nº 3.839/2014 e tem como objeto principal atuar na proteção e defesa dos animais de estimação domésticos e da fauna silvestre, promovendo ações de conscientizarão quanto a necessidade da adoção e posse responsável e proteção ecológica dos animais. Também compete atuar na defesa dos animais feridos e abandonados, colaborar e campanha de educação ambiental voltadas ao desenvolvimento de programas de proteção e defesa dos animais.
Prefeita Delia Razuk entregou oficialmente na manhã desta segunda o mais novo centro de educação infantil de Dourados (Foto - A.Frota)
A prefeita Délia Razuk anunciou para este ano a entrega de mais três Centros de Educação Infantil (CEIM), durante a inauguração do Centro José Marques da Silva, o Vô Cazuza, na Vila Vargas e que atenderá 240 crianças até seis anos de idade.
Délia afirmou que o momento é de construção de novos rumos para Dourados e a união da classe política é de fundamental importância para a inauguração de obra como essa que estava parada desde 2013. “Há três anos assumimos a Prefeitura e o nosso compromisso com Vila Vargas era concluir esta obra”, disse a prefeita.
“Estamos vivendo um momento de boas notícias para Dourados”, disse Délia, ao citar que a cidade reduziu o índice de criminalidade graças aos investimentos e a atuação da Guarda Municipal. Ela também citou o fato de Dourados estar posicionado como o novo município brasileiro na geração de empregos, sendo o primeiro de Mato Grosso do Sul.
Além da inauguração do Centro de Educação Infantil a prefeita disse que a população de Vila Vargas foi agraciada com as obras de reformas do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e Pavilhão de Eventos Elias Torres. “Estamos bombando”, disse Délia ao acrescentar que administração municipal vai fazer muito mais pelas zonas urbana e rural.
“Precisamos cuidar do que é nosso, por isso estamos reformando escolas, Cras, postos de saúde e outros equipamentos urbanos”, disse Délia ao anunciar também o lançamento de obras de reformas nos distritos de Vila Formosa e Macaúba.
Com capacidade para atender cerca de 240 crianças, em dois turnos, o Ceim é do tipo B – creche padrão – tem área construída de 1.211,92 m² e custou R$ 1.788.608,20, de recursos federais – FNDE (Fundo Nacional para Desenvolvimento da Educação) e contrapartida do município.
Iniciada em abril de 2014 e concluída no final de 2019, a obra consta de salas-creche I, II e III, salas de pré-escola, setor de serviços (cozinha, lavanderia, despensa e vestiário para funcionários), setor administrativo (recepção, sala de professores, sala da direção, secretaria e almoxarifado), 10 banheiros, sendo dois para portadores de necessidades especiais, sala de informática, sala multiuso, pátio coberto e anfiteatro.
O centro de educação infantil de Vila Vargas vai beneficiar não só aquela comunidade, mas também de outras localidades da região, já a partir deste ano letivo.
Bebeto entregou ofício ao secretário Fabiano, na sexta-feira, solicitando diversos serviços em Vila Vargas (Foto - João Pires)
Equipes da Semsur (Secretária Municipal de Serviços Urbanos) e Agetran (Agência de Trânsito) estão intensificando diversas ações no distrito de Vila Vargas, visando à inauguração do Ceim José Marques da Silva, o “Vô Cazuza”, que ocorrerá na próxima segunda-feira (27), às 9 horas.
Os serviços atendem pedido do vereador Bebeto (PL) que entregou pessoalmente ofícios aos secretários Fabiano Costa (Semsur) e Carlos Fábio (Agetran), solicitando mutirões de limpeza nas vias, podas de árvores, recolhimento de entulhos e galhadas, pintura de meio fios, troca de lâmpadas queimadas, pintura de faixa de pedestres e manutenção e implantação de placas de sinalizações de trânsito.
Para o vereador Bebeto, a entrega do Ceim em Vila Vargas, consolida suas ações na Câmara Municipal, onde desde o ano de 2011, enquanto o único representante da área rural, na época, tem lutado para implantação da unidade. “Este é o primeiro Ceim inaugurado nos distritos. Agradeço à administração Délia Razuk, que não mediu esforços para dar continuidade a este importante empreendimento que beneficiará mais de 240 crianças”, comemora Bebeto.
O espetáculo tem duração de 60 minutos e a classificação é livre para todas as idades (Foto - Divulgação)
A Cia de Teatro Fulano de tal apresentará o espetáculo “A Fabulosa História do Guri-Árvore”, no próximo domingo, 26 , às 15h, no Arena Bosque, com entrada gratuita. A peça é inspirada na obra do poeta Manoel de Barros.
É a partir de um amontoado de coisas desúteis que os irmãos Abílio (Douglas Moreira) e Palmiro (Edner Gustavo) iniciam sua viagem por uma terra estranha em “A Fabulosa História do Guri-Árvore”, espetáculo livremente inspirado na obra de Manoel de Barros e que é uma celebração à infância e suas histórias.
Fuçando nos objetos espalhados pelo quintal, eles encontram uma Geringonça Desreguladora de Memórias e que dá início a contação dessa fabulosa história. Através do lúdico e por meio do teatro de animação (objetos, bonecos e sombras), pantomima e da palhaçaria, são contadas histórias do nosso quintal utilizando também o fazedor de imaginanças.
Junto aos dois irmãos, se fazem presentes o vovô Manoel de Barros, Bernardo, Bugrinha (Conceição dos Bugres), a Professora Maria da Glória Sá Rosa, Lídia Baís e Wega Nery. Na trilha composições originais feitas especialmente para o espetáculo pelo músico e ator Ewerton Goulart.
A encenação é coletiva do Fulano di Tal e a direção é de Marcelo Leite. O espetáculo tem duração de 60 minutos e a classificação é livre para todas as idades.
Serviço:
“A Fabulosa História do Guri-Árvore” – Cia de Teatro Fulano di Tal
Quando: 26 de janeiro – Domingo – 15 horas
Onde: Arena Bosque – Shopping Bosque dos Ipês (2º Piso)
Av. Cônsul Assaf Trad, 4796 – Parque dos Novos Estados, Campo Grande – MS
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.