quinta-feira, 25 de junho de 2026

Bebeto encaminha pedidos ao deputado Zé Teixeira

Assessoria

 

Bebeto e Zé Teixeira durante visita na Assembleia Legislativa, na Capital (Foto: João Pires)

 

O vereador Bebeto (PL) esteve na semana passada em visita de cortesia ao gabinete do deputado Zé Teixeira (DEM), em Campo Grande, onde entregou diversas solicitações da comunidade da área urbana e distritos. Entre os documentos protocolados na Câmara Municipal de Dourados, encaminhou pedido de recursos visando aporte financeiro para pavimentação asfáltica no Travessão da Figueira, no trajeto que interliga o distrito de Macaúba à Rodovia MS 276, com destino à Deodápolis.

 

Solicitou a pavimentação da rodovia Nelson Pereira de Matos, partindo da Rua Ponta Porã (Jardim Maracanã) até a rotatória de acesso à Perimetral Norte. Também entregou pedido de providências visando a implantação de uma agrovila no distrito de Panambí, bem como a viabilização de recursos junto ao Governo Federal para que sejam assentadas pelo menos 100 famílias no local.

 

Bebeto ainda encaminhou pedido solicitando recursos visando a duplicação da rua Coronel Ponciano, partindo do Cemitério Municipal Santo Antonio de Pádua ao Distrito Industrial de Dourados, incluindo a construção de um viaduto substituindo a rotatória localizada no cruzamento com a BR 163. “Reforçamos a necessidade da duplicação da Coronel Ponciano, com toda estrutura necessária visando a segurança aos motoristas, como iluminação, guard rail e ciclovia”, pontuou.

 

Durante o encontro o vereador Bebeto enalteceu o posicionamento do deputado, na defesa do agronegócio e a parceria demonstrada com a administração municipal, nas diversas ações no município. “O deputado Zé Teixeira sempre teve um papel fundamental nas articulações políticas, independente de quem esteja frente à administração. Ações estas, que resultaram na parceria entre o município e o Estado, por meio da prefeita Délia e o governador Reinaldo, entre eles, benefícios importantes para a cidade de Dourados, como obras de recapeamento das principais avenidas, manutenção de ruas e duplicação de vias”, considera o vereador.

Mauricio sugere aquisição de “castramóvel” para auxiliar os atendimentos do CCZ

Assessoria

 

Vereador Mauricio encaminhou diversos pedidos à prefeitura e Governo do Estado (Foto: Assessoria)

O vereador Maurício Lemes (PSB) apresentou indicação na Câmara Municipal de Dourados, solicitando recursos para a aquisição de um ‘castramóvel’, para auxiliar os atendimentos de castrações de cães e gatos realizados pelo CCZ (Centro de Controle e Zoonoses).

 

O castramóvel consiste em um veículo que poderá ser utilizado gratuitamente na castração de animais domésticos abandonados nos bairros ou não, sem que seus tutores se dirijam ao CCZ ou em alguma clínica particular. Com isso além de facilitar o acesso e o trabalho do órgão, também deve contribuir com o controle reprodutivo dos animais domésticos no município. “Dourados não possui um centro de castração público para atender animais domésticos. Diante disse, seria de grande relevância um castramóvel para a cidade, pois iria atender os bairros sem a necessidade de se fazer um centro cirúrgico no CCZ”, justifica a indicação.

 

O documento foi encaminhado à prefeita Délia Razuk (PTB) e ao governador Reinaldo Azambuja (PSDB), com cópias ao Secretário de Saúde do Estado, Geraldo Resende, aos deputados estaduais, Neno Razuk (PTB), Barbosinha (DEM), Marçal Filho (PSDB), Renato Câmara (MDB), Zé Teixeira (DEM) e à senadora Soraya Thronicke (PSL).

 

Serviços

 

Ainda durante sessão na Câmara, o vereador Maurício apresentou indicações solicitando à prefeita Délia e ao secretário municipal de Serviços Urbanos, Fabiano Costa, a execução de serviços de tapa-buracos em toda a extensão do conjunto habitacional Cohab II e na rua Carlos Cimatti entre as ruas Aniz Rasselen e Eulália Pires. Também solicitou serviço de limpeza em toda a extensão da ciclovia às margens da Avenida Guaicurus.

 

Em outra indicação, solicitou a prefeita Délia e ao secretário de Estado e Infraestrutura, Murilo Zauith e aos deputados estaduais que representam o município, que sejam destinados recursos visando à duplicação da MS-156 desde o Trevo da BR-163 até o Distrito Industrial e sua respectiva iluminação e ainda estudos visando abertura de outra via de acesso da BR-163 saindo da MS-156 nas proximidades do Distrito Industrial.

Projeto de Marçal obriga condomínios a comunicar casos de violência doméstica

Assessoria

 

Marçal justifica que o projeto está baseado nos altos índices de homicídios dolosos de mulheres (Foto: Luciana Nassar)

O deputado estadual Marçal Filho (PSDB) apresentou nesta quarta-feira (16) um Projeto de Lei que obriga síndicos ou administradores de condomínios a denunciarem atos ou indícios de violência contra mulheres, crianças, adolescentes e idosos dentro das residências ou nas áreas comuns dos prédios. O não cumprimento da obrigação vai gerar advertência ao condomínio e, na reincidência, multa que pode chegar a R$ 2,8 mil (100 Uferms).

 

Conforme o projeto, a denúncia deverá ser realizada de imediato, por ligação telefônica ou através de aplicativo móvel, nos casos de ocorrência em andamento, e por escrito, por via física ou digital, nas demais hipóteses, no prazo de até 24 horas após a ciência do fato, contendo informações que possam contribuir para a identificação da possível vítima e do agressor.

 

Os condomínios ainda deverão afixar, nas áreas de uso comum, cartazes, placas ou comunicados divulgando o disposto da Lei e incentivando os condôminos a notificarem o síndico ou administrador quando tomarem conhecimento da ocorrência ou de indícios de episódios de violência doméstica ou familiar no interior do condomínio.

 

Coordenador das frentes parlamentares em Defesa da Mulher e da Criança e do Adolescente, Marçal Filho justifica que o Projeto de Lei está baseado nos altos índices de homicídios dolosos de mulheres em 2018, que foi de 4.254 casos, sendo 1.173 por feminicídio. “As autoridades de segurança pública reconhecem que a maioria desses acontecimentos poderia ser evitada se as brigas domésticas fossem denunciadas logo na primeira ocorrência”, considerou o deputado. Marçal Filho ainda justificou que o problema da violência doméstica no seio familiar, principalmente em desfavor da mulher, é um problema social e precisa ser combatido.

 

Projeto aprovado

 

Ainda na sessão desta quarta-feira, os deputados aprovaram em primeira votação Projeto de Lei de Marçal Filho que obriga todos os locais públicos de Mato Grosso do Sul a contarem com cartaz informando o telefone do Centro de Valorização da Vida (CVV) – 188. A proposta contempla uma série de trabalhos e ações da “Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e Combate à Depressão e ao Suicídio”, da qual Marçal é coordenador.

 

A ligação para o 188 do CVV é sem custo e está disponível em 16 unidades da federação, incluindo Mato Grosso do Sul. O apoio emocional oferecido gratuitamente pelo Centro não substitui os serviços de saúde e é realizado exclusivamente por voluntários. Para Marçal Filho, é preciso criar mecanismos e ampliar a rede de atendimento para combater casos de depressão, considerada a doença mal do século.

Renato Câmara empossa membros da Frente da Suinocultura nesta quinta-feira na Alems

Assessoria

 

Conforme Renato Câmara, o objetivo do grupo de trabalho é de promover debates (Foto - Divulgação)

 

A Frente Parlamentar para o Desenvolvimento da Suinocultura realizará a primeira reunião nesta quinta-feira (17), por iniciativa do coordenador do grupo, deputado Renato Câmara (MDB). Durante o evento, que acontecerá no Plenário Deputado Julio Maia a partir das 13h30, será dada posse aos integrantes do grupo de trabalho.

 

Conforme Renato Câmara, o objetivo do grupo de trabalho é de promover debates com a participação dos mais diversos segmentos da sociedade civil interessados na cadeia produtiva dos suínos, incentivando a implantação de ações e políticas públicas voltadas à produção, comercialização e o fortalecimento da cadeia produtiva de suínos no Estado.

 

“Nosso Estado é conhecido com um dos melhores produtores de carnes do País, que exporta cerca de US$ 800 milhões por ano, e tem na suinocultura um dos segmentos de maior expansão nos últimos dez anos. Devemos então aproveitar este momento propício para criar uma frente que se proponha a atuar e lutar pelo desenvolvimento e fortalecimento da suinocultura em nosso Estado”, destacou o deputado.

 

A primeira reunião do novo grupo de trabalho da Casa contará com a presença do deputado estadual por Santa Catarina, Altair Silva, que destacará sobre as experiências exitosas de uma Frente Parlamentar, sobre o mesmo tema, que funciona na Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina). Também haverá apresentação do cenário da suinocultura em Mato Grosso do Sul e no mundo.

 

Compõem o grupo os deputados Gerson Claro (PP), Londres Machado (PSD), Antônio Vaz (Republicanos), Marçal Filho (PSDB), Eduardo Rocha (MDB), Zé Teixeira (DEM), Coronel David (PSL), Herculano Borges (Solidariedade), Neno Razuk (PTB), Professor Rinaldo (PSDB), Capitão Contar (PSL), Marcio Fernandes (MDB), Lucas de Lima (Solidariedade) e Barbosinha (DEM).

 

CENÁRIO

 

Apesar dos produtores de suínos do terem sofrido com diversas dificuldades no ano de 2018, com embargo da Rússia ao produto brasileiro, greve dos caminhoneiros, aumento nos custos de produção e queda no preço da proteína, Mato Grosso do Sul se manteve em um ritmo competitivo no mercado da suinocultura, com 176.912.925 quilos de carne produzida, ficando com a 8ª posição no ranking nacional de produção e na 7ª em exportações para o mercado internacional.

Junior Rodrigues solicita recursos a Neno Razuk para a construção da pista de caminhada no Parque II

Assessoria

 

Gêronimo, Padre Cleyton, Neno Razuk e Junior Rodrigues durante entrega de requerimento (Foto: Assessoria)

O vereador Junior Rodrigues (PL), em visita ao deputado estadual Neno Razuk (PTB), solicitou emenda parlamentar para a execução de obras de construção de uma pista de caminhada, ao redor da Paróquia Nossa Senhora do Carmo. O vigário da Paróquia, Padre Cleyton, e o presidente da Associação dos Moradores do Parque das Nações II, Nonato Gerônimo, acompanharam o parlamentar durante a visita.

 

De acordo com o vereador, a prática de caminhadas tem se tornado um hábito comum de grande parte da população daquela região, principalmente nos finais de tarde. Atividade que traz inúmeros benefícios a saúde, sendo até mesmo indicado por muitos profissionais da saúde quando se fala em qualidade de vida. “Neste sentido, estou propondo ao deputado a construção de uma pista de caminhada com aproximadamente 1.227,38 metros quadrados”, destaca Junior.

 

“Na oportunidade, reforcei também o pedido da construção de uma Praça de Esporte e Lazer para a comunidade do bairro, com academia ao ar livre e afins”, completou o vereador.

 

Junior ressalta que a praça é necessária para maior interação social e lazer da população da região, além de trazer visibilidade e lazer ao bairro, que tem crescimento e desenvolvimento comprovado ao longo dos anos.

Bebeto cobra da Funai solução para conflito indígena em Dourados

Assessoria

 

Vereador Bebeto demonstrou preocupação com invasões de propriedades particulares (Foto: Filipe Prado)

 

O vereador Bebeto (PL) cobrou providências da Funai (Fundação Nacional do Índio), com relação aos conflitos envolvendo indígenas e produtores rurais em Dourados. No final de semana passado, foi necessária a intervenção da Polícia Militar para conter um grupo de índios que tentou entrar em uma fazenda próximo à Avenida Guaicurus, causando preocupação aos demais proprietários de terras, na região.

 

Na tribuna da Câmara, durante sessão ordinária realizada ontem (14), apresentou requerimento endereçado ao coordenador regional da Funai, Silvio Raimundo da Silva, com cópia ao secretário de Estado e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, solicitando informações sobre o impasse envolvendo indígenas proprietários de terras às margens da Perimetral Norte e proximidades da Avenida Guaicurus.

 

O vereador afirmou que alguns produtores rurais estão apreensivos e cobram soluções das autoridades no caso. “Se o Governo Federal, por meio dos órgãos responsáveis, como a Funai, não agir rápido eu não sei o que pode acontecer nos próximos dias. Em alguns locais a situação se encontra um verdadeiro barril de pólvora”, alertou.

 

Bebeto ponderou ainda a realidade dos indígenas em Dourados, considerando o crescimento populacional. “Hoje a reserva indígena somando todas as etnias temos aproximadamente 18 mil índios, que vivem confinados em um espaço que já não suporta a convivência. O Governo Federal precisa resolver isto, com novas demarcações de terras ou outras medidas que resolvam esta situação”, considerou.

Justiça mantém decisão contra criador de hashtag ofensiva a Caetano Veloso

Terra

 

Justiça não atendeu pedido de recuso de processo favorável a Caetano Veloso (Foto: Reprodução / Globo)-

 

A 9ª Câmara Cível do Rio de Janeiro indeferiu por unanimidade o recurso solicitado por Flavio Azambuja Martins, condenado em primeira instância no processo por danos morais aberto por Caetano Veloso, por ter criado a hashtag #CaetanoPedófilo nas redes sociais. Na ocasião, a justiça determinou que o réu pagasse uma indenização ao cantor no valor de R$ 120 mil.

 

De acordo com o UOL, os desembargadores julgaram procedente a decisão “em razão do comportamento inadequado manifestado por este em redes sociais com o intuito de denegrir (sic) a imagem do autor, que consistiu na publicação de texto alusivo à sua vida íntima, assim como a criação e disseminação da hashtag #CaetanoPedófilo, o que alcançou grande repercussão e foi seguida de hostilizações e ofensas proferidas contra o autor pelos seguidores do réu“.

 

O júri entendeu que Flávio confessou ter sido o criador da hashtag; porém, mesmo que não fosse o autor, o fato de convocar os seus seguidores para viralizar compõe um ato ilícito.

 

“O fato de o apelante discordar da opinião do apelado no que diz respeito aos costumes, não lhe dá o direito de, agindo como comandante de uma verdadeira organização virtual, dirigir contra aquele um patrulhamento ideológico fundado em ódio e ofensas, no qual o seu oponente é tratado e retratado como um pária social“, levanta outro trecho do veredicto.

 

Todos os desembargadores que avaliaram a apelação pedida pela defesa de Flávio votaram para manter o valor de R$ 120 mil devido a gravidade da ofensa exercida por um “influenciador sobre seus milhares de seguidores“. A decisão ainda cabe recurso.

 

Em 2017, Flávio subiu a hashtag #CaetanoPedófilo em referência ao envolvimento do músico com a produtora Paula Lavigne, que era menor de idade quando os dois começaram a namorar. Os dois se casaram e tiveram filhos.

Deputado Marçal institui Comenda para homenagear educadores

Assessoria

 

De autoria do deputado Marçal, Comenda homenageia a Professora Maria Ildonei de Lima Pedra (Foto: Luciana Nassar)

 

O deputado estadual Marçal Filho (PSDB) instituiu projeto de criação da “Comenda Professora Maria Ildonei de Lima Pedra” para homenagear os profissionais de Educação em Mato Grosso do Sul. O projeto foi aprovado em discussão única na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (09).

 

A Comenda Professora Maria Ildonei de Lima Pedra tem como objetivo homenagear os profissionais de Educação com atuação no setor público ou privado, que tenham contribuído de maneira excepcional para o desenvolvimento da educação sul-mato-grossense.

 

O reconhecimento será entregue pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul em sessão solene a ser realizada na semana do dia 15 de outubro de cada ano, período em que se comemora o Dia do Professor. Conforme Marçal Filho, a Comenda tem como objetivo reconhecer e valorizar os profissionais que ajudam a construir com dedicação a educação no Estado.

 

O nome da Comenda justifica-se em razão do excepcional serviço prestado pela Professora Maria Ildonei de Lima Pedra à educação, militante histórica da área e dos direitos das mulheres. Ela compôs a diretoria da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) por aproximadamente 20 anos, onde exerceu o cargo de secretária-geral adjunta por dois mandatos.

 

A professora Maria Ildonei de Lima era do município de Camapuã e começou a lecionar em 1982. Ela mudou para Campo Grande em 2.000, para lecionar na Escola Estadual Lino Vila Chá e foi eleita representante sindical da ACP (Associação Campo-grandense dos Profissionais em Educação). Além de ser reconhecida no grande trabalho que desenvolvia na educação, também se destacou na defesa dos direitos das mulheres, principalmente sobre a violência. A professora Maria Ildonei morreu no ano passado aos 70 anos.

 

 

Para Renato Câmara, novo decreto que regula a inspeção animal estimula o desenvolvimento local

Assessoria

 

Em reunião na Semagro, comitiva liderada pelo deputado Renato Câmara oficializou em março ao governo do Estado proposta que para a transferência dos serviços de inspeção sanitária para os consórcios intermunicipais (Foto - Toninho Souza)

 

O deputado estadual Renato Câmara (MDB) comemorou nesta quinta-feira (3) a publicação pelo governo federal do Decreto Nº 10.032, que reconhece a capacidade dos consórcios públicos intermunicipais para execução do serviço de inspeção de produtos de origem animal dentro do território das cidades consorciadas.

 

A normativa atende a uma luta antiga do deputado e vai beneficiar a formação e o fortalecimento dos consórcios públicos intermunicipais em Mato Grosso do Sul, possibilitando que as atividades de inspeção e fiscalização sejam feitas nas próprias cidades consorciadas.

 

Renato Câmara acredita que a transferência dos serviços de inspeção sanitária animal para os consórcios significa um grande avanço para os pequenos municípios e para o desenvolvimento econômico local, já que facilitaria o comércio dos produtos das pequenas agroindústrias dentro do território do consórcio. “Estamos discutindo este assunto ao longo dos últimos dois anos, pois a sanidade animal é importante para certificar as empresas localizadas nos municípios. Essa reivindicação existe desde quando eu participava do consórcio de Ivinhema”, lembrou.

 

Em março, Renato Câmara, um grupo de prefeitos e representantes dos consórcios Codevale, Conisul, Cointa, Cideco, Cidema apresentaram ao governo do Estado e a ministra da Agricultura Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, uma minuta com as reivindicações dos produtores dos municípios do Estado. “Nos reunimos com vários prefeitos e levamos a ministra Tereza Cristina uma minuta de projeto de lei pronta, e ela apenas pediu que aguardássemos, pois sabia de todas as necessidades dos municípios. Nesta luta tão antiga derrubamos a primeira barreira com essa regulamentação do governo federal, por meio da ministra da agricultura, que foi sensível à nossa causa”, destacou.

 

O deputado ainda enfatizou que o Estado também poderá ser beneficiado com a nova medida do governo federal. “Vamos avançar com esse direito adquirido. Viabilizará abatedouros municipais e a participação dos pequenos produtores. Os frigoríficos que abatem aves só abatem animais daqueles associados a cadeia produtiva. Com o certificado de inspeção emitido nos municípios superaremos esta etapa. Mato Grosso do Sul está na frente do desenvolvimento do agronegócio em pequenos e médios municípios que enfrentam os mesmos problemas, precisam de melhorias na saúde, educação, infraestrutura, geração de emprego e renda, porque as ações em conjunto pelo consórcio diminuem os custos de produção”, lembrou o deputado Renato Câmara.

 

O superintendente de Produção e Agricultura Familiar da Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Rogério Beretta, destacou o empenho de Renato Câmara ao liderar um grupo de prefeitos e representantes de consórcios municipais para que a medida pudesse ganhar força junto ao governo federal. “O deputado Renato Câmara esteve à frente desta luta e foi um grande parceiro do governo do Estado, junto aos consórcios intermunicipais e aos prefeitos”, disse.

Pouco mais de um ano após sofrer overdose, Demi Lovato se batiza no Rio Jordão

Gospel +

 

Demi Lovato é batizada nas águas do rio Jordão, em Israel (Foto - Reprodução/Instagram)

 

A cantora e modelo internacional Demi Lovato, mais uma vez virou manchete nos principais noticiários do mundo, mas dessa vez por uma boa notícia. Pouco mais de um ano após sofrer uma overdose por abuso de drogas, ela se batizou no Rio Jordão, o mesmo lugar onde, segundo a Bíblia, Jesus Cristo foi batizado.

 

Lovato falou sobre o momento ao publicar fotos em sua conta no Instagram no dia primeiro. “Ser batizada no rio Jordão, o mesmo lugar que Jesus foi batizado, nunca me senti tão renovada em minha vida”, escreveu a cantora, que ressaltou sua ligação familiar com Israel.

 

“Eu sou uma cantora americana. Fui criada como cristã e tenho ancestrais judeus. Quando me ofereceram uma oportunidade incrível de visitar os lugares sobre os quais li na Bíblia, eu disse que sim”, acrescentou.

 

Há anos Demi Lovato luta contra a dependência química. Em março de 2017, por exemplo, ela comemorou o feito de ter passado cinco anos sem usar drogas, dizendo na ocasião que “não conseguiria sem Deus“. Em julho de 2018, no entanto, a cantora teve uma recaída e ficou à beira da morte ao sofrer uma overdose.

 

A mãe da cantora, Dianna De La Garza, falou na época que a sua filha só conseguiu sobreviver graças ao grande número de orações em prol da sua vida.

 

“Eu sinto que a razão pela qual ela está viva hoje é por causa das milhões e milhões de orações que subiram [ao céu] naquele dia em que todos descobriram o que estava acontecendo. Eu acho que ela não estaria aqui se não fosse por essas orações”, disse ela.

 

Já em Israel, pouco mais de um ano após o episódio da overdose, Demi Lovato se disse completamente renovada e que o seu “buraco no coração” foi preenchido pelo amor de Deus.

 

“Esta viagem foi muito importante para o meu bem-estar, meu coração e minha alma. Sou grata pelas lembranças e pela oportunidade de poder preencher o buraco do tamanho de Deus em meu coração. Obrigado por me receber, Israel”, finalizou a cantora, segundo o G1.

Marçal diz que é preciso encontrar meios de inclusão para o idoso

Assessoria

 

Deputado ressalta a importância de mais políticas públicas para os idosos (Foto - Luciana Nassar)

 

O deputado estadual Marçal Filho (PSDB) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa na terça-feira (1º) para ressaltar a necessidade de uma atenção especial ao idoso. “No mês em que se comemora o Dia dos Professores, o Dia das Crianças, a campanha contra o câncer feminino do Outubro Rosa, também é muito importante falar do dia de hoje, 1º de outubro, em que se comemora o Dia do Idoso, um público bastante esquecido, pois ninguém valoriza seu conhecimento e experiência”, constatou.

 

Dados apresentados pelo Ministério da Saúde apontam que atualmente, os idosos representam 14,3% dos brasileiros, o que corresponde a 29,3 milhões de pessoas e 75,3% desse público depende exclusivamente dos serviços prestados no Sistema Único de Saúde (SUS). Já em Mato Grosso do Sul, conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os cidadãos com 65 anos ou mais somam 228.536 pessoas do total de 2.7 milhões de habitantes. Esse número não deve apresentar retrações e crescerá até a marca de 779.365 de idosos em 2060, conforme projeções do próprio IBGE.

 

“É necessário encontrar meios de inclusão para o idoso, não apenas como a inclusão que já existe, mas como força de trabalho. Há muitas leis que os protegem, preferência nas filas e assentos, mas são poucas as pessoas que realmente tomam a iniciativa de beneficiar quem precisa. E o número de idosos crescerá ainda mais e será preciso ampliar políticas públicas”, destacou o deputado Marçal Filho.

 

O parlamentar lembrou que já defendeu, na tribuna, uma unidade de saúde voltada aos idosos em Mato Grosso do Sul. “Reitero ao governo do Estado, com a utilização de emendas parlamentares estaduais e federais, e a parceria com a União, para conseguir verbas para a construção de uma unidade de saúde para atender exclusivamente as pessoas idosas naquilo que mais precisam, a saúde. A proposta vai de encontro ao aumento da população idosa brasileira. Em Curitiba, capital do Paraná, já existe a unidade Zilda Arns, hospital referência ao idoso”, disse o parlamentar sobre a importância de MS ter o seu próprio hospital do idoso, para criar projetos de forma a ser aplicado em todas as cidades sul-mato-grossenses, com atendimento especializado em geriatria, gerontologia e clínica médica.

Vereador Mauricio é atendido com serviços em bairros

Assessoria

 

Vereador Mauricio acompanha serviços executados pela Prefeitura (Foto: Assessoria)

 

Diversas solicitações do vereador Mauricio Lemes (PSB) por meio de preposições apresentadas durante as sessões ordinárias, na Câmara Municipal, são executadas pela Prefeitura de Dourados, como melhorias no trânsito, manutenção de vias, iluminação e limpeza de áreas públicas.

 

Recentemente, atendendo pedido de comerciantes do Jardim Canaã III, foram implantados quebra-molas na Rua Vilso Gabiatti e operações tapa-buracos na região do Estrela Porã e Vila Toscana e ainda na Rua Barão do Rio Branco entre as Ruas Cuiabá e Joaquim Teixeira Alves, no Jardim Clímax. Os serviços foram executados através da Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos) e Agetran (Agência de Trânsito).

 

No Ceper do BNH 2º Plano, foram realizadas melhorias como troca de vasos sanitários danificados, troca de lâmpadas queimadas e manutenção nos vestiários e mutirão de limpeza. “Frequentadores do Projeto Vida, nos solicitaram diversos serviços neste local, tendo em vista a realização da tradicional festa da 3ª idade que aconteceu no dia 13 de setembro, onde prontamente fomos atendidos pela administração municipal”, ressalta Mauricio.

 

Recapeamento

 

Em indicações encaminhadas à prefeita Délia e ao Secretário de Estado Infraestrutura (Seinfra), Murilo Zauith, com cópia ao diretor presidente da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), Luis Roberto Martins de Araújo, o vereador Mauricio solicitou o recapeamento asfáltico em toda a extensão da Via Parque, via que dá acesso do Centro aos bairros Vila Toscana, Altos do Alvorada, Novo Horizonte, Cachoeirinha e BNH 4º Plano e também o recapeamento da rua Monte Castelo em toda sua extensão.

 

Os documentos têm como justificativas o pedido dos moradores que reclamam dos buracos ocasionados pela ação do tempo, prejudicado e colocando em risco os motoristas e pedestres que se utilizam as referidas ruas.

Após audiência de Braz Melo, calendário de duplicação da BR-463 é definido

Assessoria

 

Braz Melo comemorou resultados da audiência pública (Foto: Thiago Morais)

 

O vereador Braz Melo (PSC), a pedido do deputado federal Beto Pereira (PSDB), realizou no dia 20 de Setembro audiência pública com o tema “Proposta de Segmento crítico na BR-463 – Travessia Urbana da Cidade de Dourados”, sobre a duplicação da rodovia. Com a audiência, o parlamentar foi informado que até novembro deste ano será entregue projeto ao Executivo Municipal para solução do trecho que compreende o Trevo da Bandeira até o de Laguna Caarapã, considerado crítico.

 

Braz afirmou que o evento foi bastante proveitoso, “no sentido de que várias decisões de melhoria para a cidade foram tomadas”. O vereador ressaltou que foi acordado na audiência, pelo superintendente do DNIT/MS (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte), Euro Nunes Varanis Junior, que o projeto será entregue até novembro para a solução do trecho indicado, sendo que a licitação será feita após aprovação do orçamento anual do órgão e o início das obras no primeiro semestre de 2020.

 

Entre as discussões levantadas, foi apontada a questão das travessias, sendo que o vereador propôs a implantação de um semáforo na BR-463, no trecho que liga o BNH 4º Plano e o Campo Dourados, como medida de segurança, até que a obra de manutenção seja iniciada.

 

Após reunião com a secretária municipal de Obras Públicas, Marise Bianchi Maciel, para tratar da questão do semáforo, o vereador informou estar satisfeito, pois a secretária informou que o projeto já está em execução e será encaminhado ao diretor-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Carlos Fabio, sendo que o mesmo informou que o aparelho já está separado.

 

“Agradeço a presença o empenho de todos, principalmente do secretário estadual de infraestrutura e vice-governador Murilo Zauith (DEM) que, juntamente com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), tem interesse na solução para este trecho crítico da BR-463 e que com essas medidas conseguiremos resolver a questão da segurança do trânsito naquela região”, ressaltou o vereador.

Reitor destaca trabalho de Marçal pela UEMS

Assessoria

 

Deputado Marçal com o reitor Laércio de Carvalho e a vice-reitora Celi Corrêa Neres (Foto: Divulgação)

Durante posse na noite desta quinta-feira (27) como reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), o professor Laércio Alves de Carvalho destacou o trabalho do deputado estadual Marçal Filho (PSDB) pela universidade. Marçal foi quem viabilizou recursos para a construção do auditório da instituição, que será entregue à comunidade acadêmica no início do ano que vem.

 

Sem espaço adequado para a realização de grandes eventos, a UEMS empossou como reitor Laércio Alves de Carvalho e a professora Celi Corrêa Neres, como vice, para o quadriênio 2019-2023. A solenidade ocorreu no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Dourados (ACED), no centro de Dourados.

 

Representando a Assembleia Legislativa, Marçal Filho destacou a importância da UEMS para o Estado. “A universidade é do interior, tem sede em Dourados, conta com 15 unidades universitárias espalhadas por Mato Grosso do Sul e cerca de 70% dos alunos são do Estado. Podemos dizer, então, que a universidade é nossa, com muito orgulho”, disse o deputado em discurso.

 

Criada em 1993, a UEMS se destaca pela qualidade dos serviços prestados à comunidade acadêmica e por interiorizar o ensino superior no Estado. Ato todo, são 66 cursos de graduação, 22 especializações, 14 mestrado e dois doutorado.

 

Localizada na Cidade Universitária, área que também está situada a unidade II da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), a UEMS irá inaugurar o novo auditório no início do ano letivo de 2020. O espaço de 1.100,99 metros quadrados terá capacidade para 825 lugares. Estão sendo investidos R$ 2.350.784,80 e os recursos são de emenda garantida por Marçal Filho quando exerceu mandato de deputado federal, com contrapartida da UEMS e Governo do Estado.

De olho em 2020, MDB realiza convenção nesta sexta em Dourados

Assessoria

 

Deputado Renato Câmara recebe lideranças políticas nesta sexta-feira durante a convenção do PMDB (Foto - Divulgação)

 

Preparar um partido forte e coeso para as eleições municipais do ano que vem. É com esse objetivo que o MDB (Movimento Democrático Brasileiro) realiza nesta sexta-feira (27) a convenção municipal para escolha do novo diretório do partido em Dourados. A eleição interna acontece entre 14h e 18h, na Seleta, localizada na rua José Roberto Teixeira, 691, no Jardim Flórida.

 

O deputado estadual Renato Câmara deverá ser reeleito, numa chapa de consenso, presidente do Diretório Municipal de Dourados. Ele já dirige o partido há dois anos. A chapa tem o empresário Issao Iguma como candidato a vice-presidente, o ex vice-prefeito Odilon Azambuja como secretário-geral e o professor da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) Wilson Brum como tesoureiro.

 

Durante a convenção, o MDB também fará a filiação de pelo menos 20 novos membros do partido, entre eles, empresários, lideranças e pré-candidatos a vereador. Além do Diretório Municipal, o partido elegerá a diretoria do seu segmento MDB Mulher. Cada diretoria será formada por 60 membros. Renato Câmara destacou a ativação desses segmentos como muito importantes para renovar e oxigenar o partido, de modo que se cumpra a necessidade de uma política moderna, capaz de atender os anseios do povo.

 

O deputado destacou que o partido está preparado para assumir os novos desafios que Dourados exige. Segundo ele, as lideranças locais, tanto as históricas, quanto as novas, trabalham em consenso para implementar um novo processo de crescimento e fortalecimento do partido. “Estamos preparando para 2020 um MDB forte e conectado com às demandas da população de Dourados. Dentro de um processo muito democrático vamos construir juntos um partido cada vez mais coeso, sempre partilhando dos mesmos ideais vividos pelos heroicos companheiros que lutaram contra a ditatura pelo MDB e levaram o país às eleições diretas”, destaca.

 

De acordo com Renato, os desafios são grandes em Dourados e o MDB está pronto para encará-los com vontade e determinação. “A proposta é tornar o partido mais forte, visando um melhor desempenho nas urnas no próximo pleito eleitoral. Com a nossa força, a força da mulher e a força dos jovens vamos conquistar os espaços necessários para fazer as mudanças que a nossa cidade precisa”, afirma o deputado.