sexta-feira, 26 de junho de 2026

Dourados terá concurso de Miss e Mister Diversidade neste sábado

Asssessoria

 

Viola millan miss gay 2018 (Foto - Divulgação)

No próximo sábado, 07 de junho, a partir das 19h30, no Teatro Municipal de Dourados, acontecerá o concurso Miss e Mister Diversidade Dourados 2019, o evento retorna repaginado após mais de 10 anos da última edição. O valor da entrada é de R$ 20,00 e a renda será revertida para custear despesas da Parada da Diversidade que acontecerá no dia 29 de junho.

 

Com o intuito, de enaltecer a beleza LGBT+ da região da Grande Dourados e fortalecer a luta contra o preconceito e a intolerância, o MISS e MISTER Diversidade visa promover a visibilidade da comunidade e inclusão da classe LGBT+ em todas as esferas da sociedade civil, seja por sua beleza, cultura, religião e arte interagindo com todos os públicos.

 

As categorias disputadas para este ano serão:

 

· Miss Diversidade Transformista

 

· Miss Diversidade Transex

 

· Miss Plus Size Diversidade.

 

· Mister Diversidade

 

· Mister Trans Diversidade

 

Os candidatos vão se apresentar em desfile coletivo e individual por categoria , sendo dois trajes, casual praia e noite de gala. Os ganhadores de cada categoria terão a representatividade garantida na Etapa Estadual que está programado para ser realizado em Setembro de 2019.

 

Além do desfile haverão apresentações artísticas da Miss Transex Dourados 2009 E Miss Transex MS 2012 Paulinha Martinelly , Miss Gay Dourados 2018 E Miss Gay MS 2018 Vaiolla Milan e também apresentação das bailarinas de Dança do Ventre Jullia Lodi e Adriana Peruzzi do Studio De Dança Jacy Brasileiro.

 

O concurso a partir deste ano também entrará para o calendário oficial dos eventos LGBT+ da região, essa foi uma das formas encontradas para promover um encontro anual de beleza e empoderamento além de celebrar a diversidade.

 

Segundo o coordenador do concurso Robson Adriani Dauzacker, “as expectativas são as melhores possíveis de estar dando glamour e beleza e também mostrando a comunidade LGBT+ de Dourados, mostrar que somos uma comunidade politizada, que sabemos nossos direitos e deveres e não queremos nem mais, nem menos, queremos simplesmente respeito, como no lema da nossa parada em 2019, “nem azul, nem rosa, nossa luta sempre foi colorida””.

Renato Câmara destaca que intervenções na BR-163 vão levar mais segurança aos usuários

Assessoria

 

Deputado Renato Câmara enfatiza luta junto à CCR MSVia e diz que intervenções vão garantir mais segurança aos usuários e melhores condições de acesso aos moradores dos bairros próximos a rodovia (Foto - Toninho Souza)

 

Em resposta às indicações e requerimentos apresentados nos últimos meses pelo deputado estadual Renato Câmara (MDB), a CCR MSVia, concessionária responsável pela administração da BR-163 em Mato Grosso do Sul, confirmou nesta semana que serão feitas intervenções em trechos que cortam o perímetro urbano de Dourados.

 

As melhorias, que devem ser executadas já a partir das próximas semanas, vão atingir o trevo do DOF (acesso a rua Coronel Ponciano e a região do Grande Guaicurus) e a região do trevo da Bandeira (no entroncamento com a avenida Hayel Bon Faker BR-463) e têm o intuito de oferecer mais segurança aos usuários e garantir melhores condições de acesso aos moradores dos bairros próximos a rodovia, como é o caso da Chácara Trevo, Residencial Itajubá I e II, Estrela Itaperi, Estrela Kairós I e II, Vicenza I e II, Itaquera I e II.

 

As intervenções projetadas pela concessionária nos dois pontos da BR-163 incluem com a execução de obras para o alargamento da pista, calçamento e construção de passagem para pedestres com a devida sinalização e mecanismos de redução de velocidade do tráfego.

 

Renato Câmara destacou que as melhorias vão representar um alívio para os usuários da BR-163 em Dourados, principalmente para os moradores das regiões impactadas pelo fechamento de diversos acessos nos últimos meses. Sem um acesso adequado e seguro, atualmente os moradores se arriscam e enfrentam diversas dificuldades para fazerem os deslocamentos diários.

 

“Ficamos felizes ao saber que o bom senso acabou prevalecendo e a CCR finalmente vai tomar providências, após diversas gestões e pedidos feitos por nosso mandato e por outros representantes da população. Estivemos com os moradores e verificamos de perto o drama e a dificuldade enfrentada diariamente. Esperamos que essas intervenções sejam feitas no mais curto espaço de tempo. Não podemos admitir que a falta de diálogo deixasse tanto gente isolada e correndo riscos todos os dias ao sair de casa para ir ao trabalho ou para levar um filho a escola. Era preciso uma ação emergencial e, felizmente, teremos uma solução em breve”, enfatizou Renato Câmara.

 

 

Netflix divulga novo pôster de “Stranger Things”

MSN

 

Netflix divulga novo pôster de "Stranger Things" e deixa fãs mais ansiosos para 3ª temporada (Foto - Divulgação)

 

Você está ansioso para assistir a 3ª temporada de “Stranger Things”? Nós do Purebreak também. E sabendo que os fãs estão contando os dias para a estreia, a Netflix divulgou um novo pôster da série nesta terça-feira (4). Com aquela pegada de filme de terror dos anos 80, a imagem reúne todos os nossos personagens favoritos. É claro que Eleven (Millie Bobby Brown) está em maior destaque, né? Vale lembrar que a atriz contou em uma entrevista que a personagem estará bem mais poderosa nessa temporada. Deu para perceber, não acha?

 

Eleven mais forte na 3ª temporada de “Stranger Things”?

 

Sim, isso vai acontecer. Se você já achava Eleven forte, prepare-se para ver mais poder. “A Eleven evoluiu muito. E eu posso dizer que está se espalhando depressa. Mas isso é tudo que eu posso dizer”, declarou a atriz em entrevista ao Entertainment Tonight. Apesar da pouca informação, muitos fãs já ficaram preocupados com essa história de “se espelhando depressa”. O que será que isso significa? Bom, pelo visto teremos que esperar até o dia 4 de julho, quando estreia a nova temporada de “Stranger Things”, para descobrir.

 

3ª temporada de “Stranger Things” será mais emocionante?

 

Em entrevista ao Digital Spy, David Harbour, que interpreta o xerife Hopper, contou que o novo ano de “Stranger Things” será bem mais emocionante que os anteriores. “Você vê muito disso ao longo da temporada e é muito inesperado o que acontece no fim e é muito, muito tocante. Acho que o oitavo episódio é a coisa mais emocionante que já gravamos”, comentou. O que será que vem por aí?

Deputado Marçal reforça apelo e convoca população a doar sangue

Assessoria

 

Marçal Filho convoca a população a dor sangue em Mato Grosso do Sul (Foto: Luciana Nassar)

 

Um mês, uma cor e uma questão ligada à saúde em destaque. O “Junho vermelho”, para lembrar a população da importância da doação de sangue, foi reforçada na sessão da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul nesta terça-feira (04), pelo deputado Marçal Filho (PSDB). A chegada do frio faz despencar para até 70% o número de doações no Estado. “Convoco principalmente todas aquelas pessoas que ainda não doaram sangue a comparecer no hemocentro de sua cidade ou nas ações itinerantes dos municípios do interior que não possuem o hemocentro”, disse o deputado.

 

Dados do Ministério da Saúde mostram que, atualmente, 1,8% da população brasileira doa sangue – o que significa um índice de 16 doadores para cada grupo de mil habitantes. Embora o percentual de doadores esteja dentro do parâmetro da Organização Mundial de Saúde (OMS), é preciso que mais pessoas se cadastrem como doadoras.

 

Para sensibilizar a população sobre a importância do ato de doar sangue, a Hemorrede de Mato Grosso do Sul, conjunto de Serviços de Hemoterapia e Hematologia, realiza a campanha Junho Vermelho durante todo este mês, devido à baixa procura por doações neste período. A situação só não fica delicada por causa de campanhas realizadas com instituições e empresas, uma verdadeira busca de doadores em Campo Grande e no interior do Estado.

 

Ao ocupar a tribuna na Assembleia, Marçal Filho destacou que Mato Grosso do Sul conta com quase 274 mil pessoas cadastradas como doadores de sangue, no entanto, apenas metade (137 mil) faz doações regularmente, ou seja, pelo menos duas vezes ao ano – o homem pode doar até 4 vezes por ano e a mulher até 3 vezes. A quantidade de doadores do Estado representa 2,3% da população sul-mato-grossense.

 

A Organização Mundial de Saúde recomenda que o necessário seria que entre 3 a 5% da população de um Estado seja doadora, para evitar desfalque de bolsas de sangue, ainda assim, mesmo estando abaixo desse índice, Mato Grosso do Sul chega a estar em uma situação confortável perto da média nacional, de 1,8%. “Nem por isso temos que deixar de fazer campanhas e devemos cada vez mais incentivar as pessoas a doarem sangue, um ato de amor e de solidariedade que salva inúmeras vidas”, destacou o deputado, que fez a sua primeira doação de sangue na semana passada e desafiou os demais parlamentares a procurar o hemocentro.

 

Como forma de manter os estoques em dia, campanhas serão intensificadas neste mês em todo o Estado. As doações podem ser feitas no Hemosul de Ponta Porã, Dourados, Paranaíba e em Campo Grande em duas unidades: Hospital Regional e Hemosul Coordenador, na Avenida Fernando Côrrea da Costa, 1.304, centro.

 

Quem pode doar

 

Os doadores precisam ter entre 16 e 69 anos. Para quem tem 16 e 17 anos, é preciso estar acompanhado de pai, mãe ou responsável legal. Acima dos 18 basta apresentar documento com foto. Embora a lei permita a doação de pessoas abaixo de 50 Kg, a Rede Hemosul-MS aceita apenas doadores com 55 kg ou mais, para a melhor utilização do sangue coletado e segurança do doador.

 

Algumas doenças impedem a doação: hematológicas, cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas, autoimunes, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramentos anormais, convulsões, ou portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como Doença de Chagas, Hepatite, AIDS, Sífilis. Se estiver com gripe ou alergia, a pessoa deve esperar sete dias após sarar para doar sangue.

 

Alguns medicamentos impedem a doação. Portanto é necessário comunicar ao profissional de saúde na hora de entrevista, para doação, os remédios sendo utilizados. As vacinas também impedem temporariamente a doação. E na hora que forma doar, é necessário que a pessoa esteja bem alimentada.

 

 

Kleber Lucas coloca cargo de pastor à disposição após divórcio e confissão de traição

Gospel +

 

O divórcio de Kleber Lucas e Danielle Favatto causou enorme repercussão (Foto - Divulgação)

 

O divórcio de Kleber Lucas e Danielle Favatto causou enorme repercussão nas redes sociais e também na Igreja Batista Soul, que precisou formar um conselho emergencial. Em comunicado nas redes sociais, o cantor e pastor admitiu uma traição no passado e colocou o cargo à disposição.

 

Kleber Lucas publicou um extenso comunicado em sua conta no Instagram, dividido em três partes, abrindo os detalhes que o levaram a tomar a decisão de se separar pela terceira vez.

 

No texto, o cantor e pastor diz que teve um caso extraconjugal há três anos com uma fã e que isso levou a “uma dura repreensão pelo pastor da igreja da outra parte envolvida”, assim como do líder de casais da congregação que ele dirige e de um amigo de confiança.

 

“Na ocasião, fui orientado a confessar o ocorrido a minha esposa. Consequentemente, assinamos uma ata de confissão e fizemos um pacto de silêncio sobre o assunto; ao confessar tal atitude para minha esposa, sabia que corria o risco de ser difamado e terminar nossa relação, o que seria absolutamente compreensível. Ao contrário do que imaginei, ela decidiu me perdoar”, contou o pastor.

 

“No que tange a minha liderança, deixo a disposição do conselho emergencial da Igreja Batista Soul a decisão de seguir ou não me tendo como pastor, por entender que a Igreja Local é maior que o pastor”, acrescentou Kleber Lucas.

 

Confira a íntegra do comunicado divulgado nas redes sociais:

 

Carta aos familiares, à Soul, aos amigos e admiradores. É a vocês que me dirijo.

 

Sei que a notícia da minha separação surpreendeu grande parte do movimento social religioso, abalou muitos que nos seguem pelas redes sociais e que deixou admiradores e amigos aguardando um pronunciamento da minha parte antes mesmo de fazerem qualquer julgamento.

Essa notícia chega juntamente com a notícia da mudança de endereço da Soul, agora localizada na Av. das Américas 20.007.

 

Sobre os fatos, gostaria de pontuar o seguinte:

 

1- Sim, é verdade que me separei do meu 3° casamento e a decisão foi minha.

 

2- Sim, é verdade que há 3 (três) anos atrás tive um envolvimento físico, não sexual, com uma fã após um evento. Algumas das consequências desse ato foram: – Uma dura repreensão pelo pastor da igreja da outra parte envolvida, com o testemunho de líderes da referida igreja, bem como do líder de casais da nossa comunidade Soul e de um amigo da minha confiança; – Na ocasião, fui orientado a confessar o ocorrido a minha esposa. Consequentemente, assinamos uma ata de confissão e fizemos um pacto de silêncio sobre o assunto; e

– Ao confessar tal atitude para minha esposa, sabia que corria o risco de ser difamado e terminar nossa relação, o que seria absolutamente compreensível. Ao contrário do que imaginei, ela decidiu me perdoar e me pediu que eu não falasse sobre o assunto com mais ninguém.

 

3- Os motivos que me levaram a separação são de foro íntimo. Contudo, esclareço que não foi por uma paixão repentina, nem por uma briga comum de casal, mas sim devido a um excessivo desgaste da relação, apesar das inúmeras tentativas de ajusta-la, após o episódio já relatado.

 

4- Importante destacar que pela minha ex-companheira manteríamos nossa relação, mesmo que aparente, em razão dos danos que poderiam ser causados na comunidade Soul e na vida de tantas pessoas que nos acompanham pela mídia. Porém, eu não consegui sustentar tal circunstância.

 

5- Em relação as fotos das minhas redes sociais, definitivamente não estou apagando a memória da minha história, da mesma forma como não consegui suprimir a memória dos dois outros casamentos que tive, em especial com a Mabeni, mãe dos meus dois filhos Rapha e Mi por quem nutro profundo respeito e cuidado por ser aquela que me deu minha maior riqueza e sentido para viver.

 

6- Sobre apagar as fotos da mídia da Soul, a decisão não foi minha mas do conselho emergencial da igreja, composto por pessoas que decidiram cuidar da comunidade entendendo que a Igreja Batista Soul é soberana em seus atos. Aliás, o patrimônio da igreja Soul não é meu, nem herança dos meus filhos e legalmente não me pertence.

 

7 – Ainda acerca da Soul, é oportuno afirmar que ninguém foi excluído da comunidade e que não houve uma escolha da comunidade por mim e a rejeição por minha ex-esposa, senão um desligamento voluntário dela e de algumas pessoas pelas razões que não cabe a mim responder. A decisão de seguir na caminhada Soul é voluntária e cabe a cada um fazer a escolha de permanecer ou não.

 

8 – No que tange a minha liderança, deixo a disposição do conselho emergencial da Igreja Batista Soul a decisão de seguir ou não me tendo como pastor, por entender que a Igreja Local é maior que o pastor. A propósito, em linha com minha postura de transparência, uma comissão está sendo criada pelo conselho para checar toda movimentação feita por mim, diga-se de passagem, por necessidade, pois tenho gerido a igreja, desde a saída da nossa administradora, encargo este, que tem me desgatado profundamente, tendo em vista não ser meu dom.

 

9- Aos familiares (meus e de minha ex-esposa) peço perdão por uma decisão tomada por mim e que sei que os decepciona tanto. Sei que vocês não são obrigados a me perdoar, mas compete a mim reconhecer meus erros e pedir perdão.

 

10- À Igreja Batista Soul peço perdão e me disponho a dar qualquer satisfação àqueles que são membros da nossa comunidade. Deixo também aos membros da Soul a decisão de seguir me tendo como pastor ou não, em assembléia extraordinária que será comunicada aos membros que ficaram, pelo Conselho emergencial.

 

11 – Aos amigos e admiradores minhas sinceras desculpas pelos fatos ocorridos.

 

Por fim, termino dizendo que minha caminhada seguirá sendo pastor daqueles que me reconhecem como pastor, sendo cantor daqueles que me reconhecem como cantor e sendo um homem que tem sonhos, desejos e que não desistiu da vida, nem de Deus e nem da Igreja.

 

Kleber Lucas, Pastor e Cantor

Mauricio ouve revindicação de educadores que aguardam por vagas remanescentes

Assessoria

 

Vereador Mauricio Lemes recebeu os concursados da Educação, no plenarinho da Câmara Foto: Assessoria

Educadores aprovados em concurso público ao cargo de professor/coordenador pedem novamente o intermédio do vereador Maurício Lemes (PSB) para juntos buscarem entendimento com o Executivo, com relação às vagas remanescentes na Reme (Rede Municipal de Ensino).

 

O vereador recebeu o grupo na manhã de terça-feira (28), no plenarinho da Câmara Municipal. Segundo os educadores, aproximadamente 120 professores-coordenadores concursados aguardam por convocação. Salientando que a previsão em edital de convocação previa somente quatro vagas, porém, estudos na rede municipal de ensino demonstram que existem mais vagas a serem ocupadas.

 

Maurício esclareceu que em decreto publicado no Diário Oficial do Município, em setembro de 2018, a prefeita Délia Razuk (PR) nomeou 41 novos profissionais do Magistério, aprovados em concurso público realizado em 2016, atendendo edital para o preenchimento de vagas no quadro de pessoal permanente.

 

Já em março de 2019, a Prefeitura de Dourados convocou 35 novos professores-coordenadores, conforme publicação no Diário Oficial do Município, em Decreto nº 078/2019. Destes, segundo consta, dez professores não assumiram as vagas.

 

A convocação dos servidores foi realizada após intermédio do vereador Mauricio que se reuniu com os educadores nas primeiras semanas do ano, também na Câmara Municipal. “Fomos procurados pelos educadores no inicio do ano, onde após entendimento, o Executivo acolher o pedido dos professores-coordenadores concursados. Ressaltando ainda, que a prefeita Délia já cumpriu com as convocações previstas em edital”, considera o vereador.

 

SERVIÇOS

 

Maurício Lemes acompanhou na semana passada, os serviços de limpeza e roçada em uma área pública no Jardim Novo Horizonte, executada pela Prefeitura de Dourados, por meio da Semsur (Secretária Municipal de Serviços Urbanos). “Esta área pública que está sendo arrumada para que a população também dê a sua contrapartida: zelar e desenvolver atividades para todos. Agradeço ao Tom que cuida de todos ali com muito carinho e disposição, e a administração municipal pela atenção aos nossos pedidos”, agradeceu.

Marçal pede agilidade da Sanesul em conserto de asfalto e calçadas

Assessoria

 

Deputado Marçal pede agilidade e qualidade na execução dos serviços de tampar os buracos (Foto: Luciana Nassar)

Buracos feitos nas ruas e calçadas em Mato Grosso do Sul para instalação ou manutenção das redes de água e esgoto tem sido alvo de reclamação da população, pela demora do conserto. “Entendemos a necessidade das obras, porém é preciso que o serviço de reparo seja realizado o mais rápido possível”, cobra o deputado estadual Marçal Filho (PSDB).

 

A empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul), presente em 68 dos 79 municípios do Estado, tem realizado um grande investimento que tem por objetivo promover qualidade de vida onde opera, de captação, tratamento e distribuição de água, e ampliação da rede e tratamento de esgoto. No entanto, a demora pelo reparo dos serviços tem provocado reclamações.

 

“Por isso é necessário que seja feito um planejamento adequado, de forma que os serviços executados continuem trazendo benefícios à saúde da população e que ao mesmo tempo os buracos não tragam prejuízos aos municípios, com risco de acidentes, danos materiais e deterioração do asfalto e calçadas já existentes”, explicou Marçal Filho.

 

 

Como são muitos os trabalhos em execução no Estado, a Sanesul terceiriza os serviços operacionais. Os moradores têm reclamado que, assim que uma obra de água ou esgoto é concluída, seja na calçada ou no asfalto, o período que leva para tampar os buracos tem trazido prejuízos ao trânsito e causado danos a veículos.

 

O deputado destaca a meta da Sanesul, de manter a gestão dos serviços e buscar a expansão da coleta e tratamento de esgoto, a fim de se tornar uma referência no setor, porém alerta a estatal sobre a importância de cobrar as empresas terceirizadas para que realizem os serviços de reparo dos buracos de forma célere e de qualidade.

 

Com 40 anos de trabalho no Estado, a Sanesul universalizou o fornecimento de água nos locais onde atua. A meta agora é trabalhar para a universalização do esgotamento sanitário nos municípios operados, o que significa um grande canteiro de obras em Mato Grosso do Sul, um motivo a mais, segundo Marçal Filho, para que se tenha planejamento na execução dos serviços.

 

O deputado entrou em contato com o presidente da Sanesul, Walter Carneiro Junior, que disse já ter cobrado as terceirizadas, mas não tem sido atendido de forma desejada.

Poeta douradense representará MS no Encontro de Escritores do Mercosul

Assessoria CMD

 

Alan Guedes e Lia Nogueira durante reunião com Marcos Coelho (Foto: Filipe Prado)

 

O poeta douradense Marcos Coelho Cardoso vai representar o Mato Grosso do Sul no XVII Encontro de Escritores do Mercosul, que acontecerá na capital do Paraguai, Assunção, entre os dias 27 a 29 de junho, com uma programação paralela também na cidade de Yguarón, departamento de Paraguari.

 

O evento acontece como parte das celebrações do Ano Internacional das Línguas Indígenas, como informou o poeta na audiência que manteve na manhã desta quinta-feira (30), com o presidente da Câmara de Dourados, vereador Alan Guedes (DEM). “Cumprimos uma jornada além fronteiras, operando em um universo de irmanamento entre as ações que vai além do eixo econômico para um eixo cultural de efeito duradouro e promissor”, disse Marcos Coelho.

 

Marcos Coelho acaba de retornar da Bolívia onde participou, neste mês, na comunidade de Betanzos, em Potosí, do Festival Nacional de La Papa, com a exposição de mais de 650 variedades alimentares, organizado pela Universidade Autônoma ‘Tomás Frias’, em parceria com a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), de quem recebeu o reconhecimento de “poeta da cultura da paz”.

 

“É sempre significativa a presença do nosso escritor em eventos de caráter internacional, levando o nome de Dourados e a cultura de Mato Grosso do Sul para, realmente, além fronteiras”, disse o presidente da Câmara. Alan Guedes ainda citou os esforços individuais de Marcos Coelho, e da ADL (Academia Douradense de Letras), na realização do Flid (Festival Internacional Literário de Dourados), evento que “só contribui para fortalecer a construção e consolidação de ações continuadas de literatura e leitura no âmbito de integração com os países que compõem o Mercosul”.

 

A vereadora Lia Nogueira (PR) também participou da reunião com o poeta Marcos Coelho.

‘Marvel super war’: conheça novo game MOBA da empresa em parceria com a NetEase

G1

 

Marvel Super War — Foto: Divulgação/Marvel

 

Marvel e NetEase anunciaram nesta terça-feira (28) o lançamento de “Marvel super war”, game no estilo MOBA (Multiplayer Online Battle-Arena) para aparelhos móveis.

 

“Super war” confronta heróis e vilões do universo Marvel, com personagens de “Vingadores”, “X-Men”, “Guardiões da Galáxia” e “Homem-aranha”, entre outros.

 

O jogo será gratuito e estará disponível para iOS e Android. A empresa iniciou o teste beta nesta terça apenas para Tailândia, Malásia, Indonésia, Filipinas e Índia.

 

Este é apenas o primeiro produto da parceria firmada entre Marvel e NetEase, que promete desenvolver séries, quadrinhos e outros jogos.

Frente de Combate à Tríplice Epidemia empossa membros nesta quarta-feira

Assessoria

 

Novo grupo de trabalho da Assembleia Legislativa será coordenado pelo deputado Renato Câmara (Foto - Divulgação)

 

A Frente Parlamentar de Enfrentamento à Tríplice Epidemia: Dengue, Chikungunya e Zika realizará a primeira reunião de trabalho de 2019 nesta quarta-feira (29). Os objetivos do grupo são propor, discutir e acompanhar a execução de políticas públicas relacionadas ao combate às doenças mencionadas. O encontro acontecerá no Plenário Deputado Júlio Maia, a partir das 13h30, por proposição do coordenador da Frente, deputado Renato Câmara (MDB).

 

A bióloga, entomologista e professora da Escola Técnica do Sistema Único de Saúde (SUS/MS), Magda Freitas Fernandes, proferirá a palestra “Ações Estratégicas no Controle do Aedes Aegypti em tempos de Tríplice Epidemia”. Já o coordenador municipal de endemias de Três Lagoas, Alcides Divino Ferreira, falará sobre “Método e Controle do Aedes Aegypti: Técnicas, Dificuldades e Estratégias”.

 

Durante a reunião, haverá ainda a apresentação da metodologia de trabalho da Frente e a posse dos membros e suplentes do grupo, composto, além do coordenador, pelos deputados Antônio Vaz (PRB); Cabo Almi (PT); Capitão Contar (PSL); Coronel David (PSL); Evander Vendramini (PP); Felipe Orro (PSDB); Gerson Claro (PP); Herculano Borges (Solidariedade); João Henrique (PR); Lidio Lopes (PATRI); Lucas de Lima (Solidariedade); Marçal Filho (PSDB); Marcio Fernandes (MDB); Neno Razuk (PTB); Onevan de Matos (PSDB); Paulo Corrêa (PR); Pedro Kemp (PT); e Professor Rinaldo (PSDB).

 

A FRENTE

 

A frente de Enfrentamento à Tríplice Epidemia: Dengue, Chikungunya e Zika tem o objetivo de somar esforços no combate ao Aedes Aegypti e de discutir soluções para os graves problemas de saúde pública associados ao mosquito. Por meio da Frente, os parlamentares irão colaborar com o debate sobre a necessidade da mobilização social na luta contra o mosquito e contribuir com a articulação entre a Assembleia, o governo estadual, prefeitos, instituições e sociedade no enfrentamento das doenças causadas pelo Aedes. A frente será composta por deputados, órgãos, entidades, empresas e sociedade civil que por ventura tiverem interesse de participarem das discussões a serem realizadas. As três doenças são transmitidas pelo mesmo vetor, o mosquito Aedes aegypti.

 

“Precisamos fortalecer o enfrentamento ao Aedes Aegypti e às doenças transmitidas por ele. A Frente Parlamentar dá a possibilidade de engajamento de diversos setores da sociedade e o principal, a participação do cidadão. Tenho certeza que vamos fazer Mato Grosso do Sul evoluir muito, tanto em um plano de contingência nesse momento emergencial como em ações de prevenção e serviços de saúde”, comenta deputado Renato Câmara.

Projeto de Marçal prevê que Detran notifique os motoristas sobre a validade da CNH

Assessoria

 

Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Marçal Filho (PSDB), apresentado nesta terça-feira (28) na Assembleia Legislativa, pede que o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) notifique os condutores de veículos sobre a proximidade da expiração da validade da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Projeto de Lei do deputado Marçal Filho foi apresentado nesta terça-feira na Assembleia )Foto: Luciana Nassar)

 

Conforme a proposta, a notificação deverá ser realizada com, ao menos 30 dias, de antecedência da data de vencimento do documento. O aviso poderá ser feito por meio dos canais de comunicação já utilizados pelo órgão, incluindo mensagem por email e telefônica.

 

“Ocorre que o longo período existente entre as datas inicial e final de validade da CHN contribui para que os condutores não se apercebam da necessidade de providenciar a renovação do documento. Com isso, ficam sujeitos à sanção administrativa de natureza gravíssima”, justificou o parlamentar.

 

O condutor flagrado com CNH vencida há mais de 30 dias, conforme o artigo 162 do Código de Trânsito Brasileiro, comete infração gravíssima, o que acarreta perda de sete pontos e multa de R$ 293,47. Ainda existe a possibilidade de retenção do veículo, uma vez que não é permitido o condutor dirigir com a CNH vencida.

 

O Projeto de Lei não implica, necessariamente, em ônus adicional ao Detran/MS, pois deixa a critério do órgão escolher o meio pelo qual efetivará a notificação aos condutores. Conforme lembra Marçal Filho, o Detran possui o cadastro de todos os condutores habilitados no Estado, bem como os prazos do término da validade dos documentos de habilitação, o que direciona à possibilidade de expedir a notificação de modo automático, por meio do uso de sistemas informatizados.

Câmara de Dourados instaura Processante para investigar Júnior Rodrigues

Assessoria CMD

 

Vereadores da Comissão Processante foram escolhidos por meio de sorteio (Foto: Filipe Prado)

 

A Câmara de Dourados incluiu na pauta de deliberações da sessão ordinária desta segunda-feira, 27, a leitura de documento protocolado na semana passada pela cidadã Virgínia Magrini com o pedido de cassação do mandato do vereador Júnior Rodrigues (PR). Foram 17 votos a favor do aceite da denúncia.

 

A Comissão Processante instaurada tem como presidente, o vereador Marcelo Mourão (PRP), Silas Zanata (Cidadania), relator e como membro, Olavo Sul (Patriota). Júnior Rodrigues é acusado de crime de responsabilidade político-administrativa.

 

A publicação do ato da Presidência da Casa com a comissão oficial deve sair amanhã no Diário Oficial do município. Após isso, os membros se reunirão oficialmente, deliberando (em um prazo de até 5 dias) acerca da notificação do denunciado para apresentar defesa prévia (em até 10 dias).

 

A partir da data da notificação, os trabalhos têm que ser concluídos em 90 dias.

 

Chefes dos 3 Poderes assinarão pacto a favor da retomada do crescimento, diz Onyx

Terra

 

Ministro Onyx Lorenzoni (Foto - Divulgação)

 

O ministro chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou nesta terça-feira (28) que os presidentes dos três Poderes da República assinarão um pacto com um conjunto de metas e ações possivelmente na semana do dia 10 de junho.

 

A declaração foi dada à imprensa após o presidente Jair Bolsonaro receber no Palácio da Alvorada os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ); do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, além de Lorenzoni, e os ministro da Economia, Paulo Guedes, e do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno.

 

Sem dar detalhes sobre o documento, Lorenzoni destacou que o Brasil vive uma crise de empregabilidade e de dificuldades econômicas, e que da reunião realizada pela manhã se consolida a ideia de formalizar um pacto “a favor da retomada do crescimento”. “Da reunião de hoje se consolida a ideia de que se formaliza um pacto de entendimento e algumas metas de interesse da sociedade brasileira a favor da retomada do crescimento”, disse.

 

Questionado se a reforma da Previdência estará prevista como uma das metas do pacto, o ministro respondeu ser “claro que reformar o sistema previdenciário brasileiro é uma exigência”. “Brasil está desequilibrado fiscalmente e tem um déficit fiscal de R$ 50 bilhões por ano, que tem origem na Previdência. Claro que isso fez parte da conversa, estão todos preocupados. Todos querem construir um caminho, como a gente diz, que possa passar o portal do equilíbrio fiscal e aí, ir para o caminho da prosperidade que é o que todos nós desejamos”, respondeu.

 

Segundo ele, o pacto será construído em comum acordo entre os Poderes, sendo que o texto base já foi apresentado nesta terça durante o encontro, “praticamente validado por todos”. Lorenzoni observou que o texto inicial é do presidente da Suprema Corte.

 

Em outubro do ano passado, Toffoli havia adiantado ao Broadcast Político sua intenção de realizar um pacto entre os Poderes, para garantir a realização de reformas capazes de recuperar o quadro econômico brasileiro.

 

Onyx Lorenzoni disse que o encontro estabelece a continuidade do diálogo e da harmonia e relembrou conflitos que aconteceram na história recente entre os Poderes. O ministro também afirmou que esses encontros periódicos vão se repetir para que “o diálogo entre os Poderes esteja cada vez mais fluído e sempre a favor do Brasil”.

 

“A reunião de hoje foi a continuidade de processo de diálogo que o presidente já tinha iniciado. Brasil precisa ter harmonia e entendimento entre todos os Poderes”, finalizou.

Co’Ser encanta público presente no encerramento da temporada

Angela Montealvão é a atriz que interpreta a costureira, protagonista da história (Foto - Helton Pérez)

 

Delicadeza e encanto. Acordes suaves e luzes amenas roubam a atenção do público, formado por bebês e pais ávidos pelo lúdico. O espetáculo “Co’ser” encerrou sua temporada no último sábado (25), com a plateia lotada, no ambiente intimista da sede da Urgente Cia. A sala onde acontece o espetáculo, em formato de caixa-preta, a princípio surpreende as crianças, que em poucos instantes assimilam a calmaria do espaço e passam a se dedicar ao que acontece no palco.

 

Com uma linguagem lúdica focada na primeira-infância, a peça conquista solidamente a atenção dos pequenos. Diferente da maioria das montagens direcionadas para essa faixa etária, “Co’ser” não busca prender a atenção com falas e gestos incisivos, canções altas e aceleradas e agitação. A delicadeza é a grande sacada. Para a Urgente Cia. a criança de qualquer fase é capaz de trabalhar sua sensibilidade poética e captar a essência da atividade lúdica.

 

Angela Montealvão é a atriz que interpreta a costureira, protagonista da história, que busca através de seu ofício formar a própria identidade. Suas falas são suaves, e seu sorriso delicado encanta as crianças, que com olhos brilhantes ficam atentas a cada movimento. A luz acompanha a dramaticidade da cena, e a interação com o público é o ápice da apresentação. Os acordes de violão tocados com leveza pelo ator Leonardo de Castro também chamam a atenção. Impossível não sair dessa plateia se sentindo mais leve e impressionado.

 

Apresentação encanta por simplicidade

 

“Gosto muito desse estímulo especifico, mais tranquilo e delicado. Os espetáculos são menos barulhentos, por isso gosto de trazer eles”, relata a bancária Marina Paniago. Pela terceira vez, Marina levou seus filhos Joaquim, de 2 anos, e Bento, de apenas dez meses, para apreciar a peça. A bancária conta que soube da apresentação pela internet e gostou muito da proposta. “Sempre levo eles ao teatro, mas é difícil ver algo tão direcionado, além de ter uma duração ideal, suficiente para que eles aproveitem e não dispersem a atenção”, completa.

 

“Co’ser” fez parte do projeto “Alinhavando Ciclos de Vida”, que foi contemplado no Edital de Fomento ao Teatro de 2018 da Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (SECTUR). A apresentação do último sábado, que encerrou a temporada, teve caráter beneficente e arrecadou roupinhas de bebê para a comunidade haitiana de Campo Grande.

 

 (ASSESSORIA)

Renato Câmara entrega materiais esportivos e instrumentos musicais à Uems em Dourados

Assessoria

 

Deputado estadual Renato Câmara fez a entrega de uma emenda que possibilitou a compra de materiais esportivos e equipamentos musicais às atléticas da Uems em Dourados (Foto - Henrique de Matos)

 

Apoiador de políticas voltadas para a valorização da educação pública e de qualidade, o deputado estadual Renato Câmara (MDB) esteve nesta segunda-feira (27) no campus da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), em Dourados, onde, juntamente com o reitor Fábio Edir dos Santos Costa, fez a entrega de materiais esportivos e instrumentos musicais.

 

Os novos equipamentos serão utilizados pelas associações atléticas existentes em cursos de graduação da universidade no município. As atléticas são associações independentes criadas por alunos de diversos cursos de graduação, com o objetivo de realizar a integração dos acadêmicos por meio de eventos, como festas e palestras, incentivar a prática de esportes, treinando equipes de alunos para participar de competições, e de promover ações em prol do bem estar social.

 

Também participaram da entrega dos equipamentos o chefe da Divisão de Cultura, Esporte e Lazer da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proec), José Alexandre de Souza Franco, o professor do curso de Enfermagem da Uems, Wilson Brum e a coordenadora-geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Olga Cristina Andrade.

 

Os materiais esportivos e os instrumentos musicais são fruto de uma emenda parlamentar destinada por Renato Câmara, solicitada pelo professor Wilson Brum, para melhorias e investimentos na unidade da Uems em Dourados. A emenda possibilitou a compra de kits de uniformes (camiseta, short e meias), coletes, bolas para diversas modalidades esportivas e de equipamentos musicais de percussão, como tamborim, surdo, caixa, chocalho e agogô.

 

Ao entregar os equipamentos aos alunos da Uems, Renato Câmara relembrou sua trajetória de acadêmico de agronomia no campus da antiga UFMS (hoje UFGD) e da Uems no começo da década 90, período em que iniciou sua participação na política, através do movimento estudantil. Conforme o deputado do MDB, a atuação nos movimentos estudantis é de fundamental importância para a integração entre os alunos, o fortalecimento da universidade e para a formação de uma consciência crítica dos acadêmicos.

 

“Sou fruto da educação pública e vejo o fortalecimento dos movimentos estudantis como fator importante para a formação de nossos jovens em suas áreas de atuação e também como cidadãos. Atualmente, as atléticas ocupam esse espaço e dão vida a universidade e aos cursos fora da sala de aula. Fico feliz em pode colaborar com a Uems e espero que esses equipamentos sejam bem utilizados e colaborem com a formação social dos acadêmicos”, disse Renato Câmara.

 

O reitor da Uems também destacou a importância do fortalecimento das atléticas. “A nossa universidade só é forte se ela tem um movimento estudantil forte. Sabemos que a força dos nossos estudantes é representada pelas associações atléticas, pelos centros acadêmicos e pelo Diretório Central dos Estudantes”, afirmou.

 

O professor Wilson Brum, que ajudou no processo de viabilização do recurso, também agradeceu o investimento. “Estamos muito felizes com essa iniciativa, tenho certeza que esses materiais vão ajudar muito as atividades acadêmicas da Uems”, disse.