Deputado Marçal Filho pede ampliação de projeto para moradia popular em MS (Foto: Luciana Nassar)
O deputado estadual Marçal Filho (PSDB) pede ao Governo do Estado um estudo técnico para a construção de mais moradias populares na cidade de Coronel Sapucaia, localizada no sul do Estado e fronteira com o Paraguai. O município com pouco mais de 15 mil habitantes carece de casas para famílias de baixa renda.
Mato Grosso do Sul tem mais de 60 mil famílias inscritas (a maioria em Campo Grande) nos programas de habitação do Estado e a cada ano a lista cresce. O déficit habitacional acaba levando moradores a invadirem terrenos e a formarem favelas enquanto aguardam por uma vida melhor.
Num momento de recessão em que com o Governo Federal reduziu nos últimos três anos os recursos para a construção de moradias, o Governo do Estado usou da criatividade para criar o Lote Urbanizado, programa social de construção de casas.
Marçal lembra que em abril do ano passado o Governo do Estado, com o Lote Urbanizado, entregou 49 bases para a construção de moradias em Coronel Sapucaia. Genuinamente sul-mato-grossense, o projeto termina com a despesa do aluguel para quem busca realizar o sonho da casa própria.
“É um projeto muito importante para as famílias que precisam de um local para morar em nosso Estado e por isso merece ser ampliado”, diz o deputado. No Lote Urbanizado o município participa com a doação do terreno e a assistência técnica, já o Estado constrói a base da casa e o cidadão dá continuidade na construção de sua moradia.
MC Kevinho fecha a segunda noite de shows da 55ª Expoagro (Foto - Divulgação)
A segunda noite de shows da 55ª Expoagro terá atrações musicais nacionais que transitam do forró ao funk. Os cantores Gabriel Diniz e MC Kevinho, prometem trazer muita animação para o público douradense neste sábado, atraindo o público jovem para a feira. A agenda de shows deste sábado será aberta às 23h30 com apresentação de Daniel Freitas e Léo Verao. Promovida pelo Sindicato Rural de Dourados, a 55ª Expoagro começou nesta sexta-feira (10) e segue até o dia 19 de maio no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho.
Gabriel Diniz é interprete e compositor da música “Jenifer”, que estourou no início de 2019 e ficou entre as mais tocadas no Brasil. A segunda atração desse sábado é o cantor de funk MC Kevinho, conhecido pelos hits “Terremoto” em parceria com Anitta e “Ta Tum Tum” com a dupla Simone e Simaria.
A programação de shows da Expoagro continua na quarta-feira (15), com apresentação do cantor gospel Fernandinho e na sexta-feira (17), o show é com a dupla Zé Neto & Cristiano. Finalizando a agenda musical, sábado (18) tem show de Bruno & Marrone.
Além dos shows, a 55ª Expoagro também irá contar com a Casa Universitária, com apresentação de DJ’s e artistas regionais. Outra novidade para o público será a presença da carreta Crystal Beer. Quando não houver shows, a portaria não funcionará e todos terão acesso livre ao parque de exposições. Já nos dias com atrações musicais, a cobrança só será realizada a partir das 18h.
Meia entrada
Todos os setores individuais da Expoagro têm ingressos de meia entrada, incluindo pista, área vip, camarote e backstage. Estudantes, doadores de sangue, portadores de necessidades especiais e idosos têm direito a meia entrada. Para ter direito ao desconto, estudantes deverão portar carteirinha no padrão nacional, dentro do prazo de validade. Doadores de sangue deverão apresentar comprovante de doação nos últimos 6 meses.
Intérprete do fenômeno “Jenifer”, Gabriel Diniz se apresenta em Dourados neste sábado (Foto - Divulgação)
Acesso de menores
Crianças com até 11 anos de idade só poderão entrar no Parque de Exposições acompanhadas pelos pais ou responsável legal. Já adolescentes de 12 a 15 anos deverão estar acompanhados dos pais, responsável legal ou outra pessoa maior de 18 anos de idade que tenha autorização por escrito dos pais, com firma reconhecida.
Adolescentes de 16 e 17 anos terão entrada permitida desacompanhados. A venda e consumo de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos é proibida, assim como o acesso aos ambientes onde haja comercialização de bebidas alcoólicas.
Todas as pessoas que irão visitar, expor ou trabalhar na feira deverão portar documento oficial com foto. No caso de menor de 12 anos que não tenha documento oficial de identidade, deverá ser apresentada a certidão de nascimento.
O presidente da República, Jair Bolsonaro, e deputados favoráveis ao desarmamento durante assinatura do decreto na última terça (7) — Foto: Marcos Corrêa/Presidência da República
A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta sexta-feira (10) dar um prazo de cinco dias para que o presidente Jair Bolsonaro explique o decreto assinado por ele que facilitou o porte de armas para mais categorias.
O prazo, porém, ainda não começou a contar, porque Bolsonaro ainda não foi notificado da decisão. Assim que o for, o prazo passará a valer.
O decreto de Bolsonaro, assinado no último dia 7 facilita o porte de arma para um conjunto de profissões, como advogados, caminhoneiros e políticos eleitos – desde o presidente da República até os vereadores. O direito ao porte é a autorização para transportar a arma fora de casa.
Além disso, permite que equipamentos de uso restrito das polícias militares, da Polícia Federal e do Exército sejam agora comprados – e usados – por civis que cumprirem os requisitos, amplia a quantidade de munições que podem ser adquiridas por ano, permite que menor pratique tiro esportivo sem necessidade de aval da Justiça, e abre o mercado para a importação.
Um dia depois, o partido Rede Sustentabilidade acionou o Supremo pedindo a anulação do decreto. Para a sigla, o decreto é inconstitucional por ferir o princípio da separação de poderes porque, na avaliação do partido, as regras deveriam ter sido discutidas no Congresso Nacional.
Relatora do pedido da Rede, Rosa Weber requisitou informações de Bolsonaro antes de decidir sobre a suspensão ou não do decreto.
Além do presidente, a ministra também solicitou informações do ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sérgio Moro. Também abriu espaço para que Advocacia-Geral da União (AGU), Câmara dos Deputados e Senado também se manifestem sobre o decreto.
Vereador Bebeto sugere a criação do 1º colégio militar de Dourados (Foto: Thiago Morais)
O vereador Bebeto (PR) quer um colégio militar na cidade de Dourados. Para isso, ele sugeriu durante sessão ordinária de segunda-feira (06), parceria entre o município, Estado e Governo Federal, visando a utilização do espaço físico do Centro Estadual de Educação Profissional Professora Evanilde Costa da Silva (CEEP), para a implantação do primeiro colégio militar na região.
Durante o uso da tribuna da Câmara Municipal, o vereador afirmou que a frequência de alunos matriculados no CEEP e que concluem os cursos ofertados nesta unidade de ensino profissionalizante é muito baixa. Ele citou como exemplo, uma das turmas que iniciou uns dos cursos, sendo que de 40 alunos iniciantes, somente seis alunos concluíram o ensino.
Bebeto encaminhou indicação a prefeita Délia Razuk (PR) e ao governador Reinaldo Azambuja (PSDB), com cópias a bancada de deputados estaduais e ao comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, general William da Silva Ribeiro Pinho. “Solicitamos ao governo estadual que faça a cedência deste espaço ao Governo Federal, disponibilizando toda a estrutura do local para a implantação do colégio militar, aproveitando todo o espaço destinado aos estudos e que poderá ser mais bem aproveitado pela população da Grande Dourados, sendo assim a primeira escola militar do município”, justificou o vereador.
O Centro Estadual de Educação Profissional Professora Evanilde Costa da Silva é localizado no bairro Jardim Água Boa, próximo ao Parque Rego d’Água. Foi inaugurado em agosto de 2017, com capacidade para atender 1260 alunos em três períodos. O local possui área construída de 5.636,31 metros quadrados, distribuídos em cinco blocos.
Conta com auditório, 12 salas de aula, biblioteca, bateria de sanitários, secretaria, almoxarifado, reprografia, coordenação pedagógica, coordenação de estágio, recepção, diretoria, sala de professores, laboratórios de línguas, informática, matemática, dois laboratórios especiais, cantina, cozinha com despensa, refeitório coberto, vestiários feminino e masculino, doca, grêmio, depósito, teatro de arena ao ar livre, quadra coberta com arquibancada e estacionamento.
Audiência sobre psicólogos e assistentes sociais nas escolas foi realizada na Assembleia Legislativa (Foto: Wagner Guimarães)
O deputado estadual Marçal Filho (PSDB) levanta mobilização estadual para que o estado de Mato Grosso do Sul venha a ter a presença de psicólogos e de assistentes sociais nas escolas. O assunto esteve em debate durante audiência pública na noite desta terça-feira (07) e lotou o plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Profissionais das áreas da Educação, Assistência Social e Psicologia estiveram presentes.
Para Marçal Filho, a iniciativa é importante no momento atual. “Hoje em dia, com o acesso à internet, temos mais facilidade no contato com a informação, mas também sofremos de alguns malefícios. A internet aproximou quem está longe, mas afastou quem está perto”, pontuou o deputado, reafirmando ainda que a presença de equipes multidisciplinares nas escolas poderá contribuir para a prevenção ao suicídio de adolescentes e o combate à depressão, doença que tem incapacitado pessoas nas mais diferentes faixas etárias.
A professora doutora Alexandra Ayache, psicóloga e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), afirmou que deve também ser debatida a forma ideal para inserir a Psicologia nas instituições educacionais. “A grande questão é de que forma podemos estar inseridos nessas instituições. De que forma trabalharemos a não medicalização dos problemas escolares. Como contribuiremos com uma educação emancipadora”, afirmou.
Para ela, a educação precisa ser construída de forma emancipadora, de forma a superar os problemas de aprendizagem e que desenvolva as pessoas envolvidas na comunidade escolar. “Queremos o engajamento nas políticas educacionais, trabalho coletivo com estudantes que são os protagonistas, com os professores, assistentes sociais e a comunidade”, explicou, acrescentando que a sociedade é complexa, individualizada e passa por transformações.
Nesse sentido, Sônia Urt, professora pós-doutora da UFMS, disse que é necessário afastar a visão reducionista, que impõe a culpabilização aos pais, ao aluno ou aos professores, e que termina em medicação. “A preocupação com o uso da Psicologia no ensinar e no aprender é antiga, mas hoje queremos outro viés. Não queremos a Psicologia sendo direcionada única e exclusivamente à doença e à patologia. Nós podemos ajudar no enfrentamento da violência, do bullying, do sofrimento e do adoecimento”, frisou Sônia.
A Assistente social, Maria Aparecida de Assunção Ribeiro, destacou as dimensões e abordagens do atendimento às famílias. “Enquanto sujeitos coletivos, temos que atuar frente aos processos de educação pública, contribuindo para a qualidade do serviço, a partir dos interesses da classe trabalhadora”, reforçou Maria Aparecida.
A vereadora Cida Amaral (Pros), de Campo Grande, também esteve presente e destacou a importância da equipe multidisciplinar. “Nós precisamos de assistentes sociais e psicólogos nas escolas. Trabalhei com equipes multidisciplinares no hospital, quando era enfermeira, e também que enquanto professora de curso técnico presenciei o índice mínimo de evasão escolar quando a equipe multidisciplinar foi contratada. Cada uma dessas profissões tem a sua função, e precisamos delas para oferecer um serviço de educação com qualidade”, afirmou Cida.
De acordo com o deputado Marçal Filho, a audiência foi a primeira etapa de uma série de debates que vão continuar sendo feitos, para que mobilizações sejam realizadas e possam sensibilizar demais autoridades para que somem esforços e possam entender o quanto é necessário e até mesmo urgente a presença do psicólogos e assistentes sociais nas escolas públicas. Uma carta com o resultado da audiência será produzida, com as principais reivindicações dos profissionais, para ser encaminhada ao Governo do Estado, administrações municipais e demais órgãos competentes.
Nesse novo ciclo, a produtora pretende inserir personagens LGBT entre os heróis (Foto - Divulgação)
A Marvel pretende iniciar uma nova fase de filmes em seu universo cinematográfico, dando continuidade aos eventos que foram narrados em Vingadores: Ultimato, e que terão sua conclusão em Homem-Aranha: Longe de Casa. Nesse novo ciclo, a produtora pretende inserir personagens LGBT entre os heróis.
Essa proposta tem como principal defensora dentro do estúdio a produtora-executiva Victoria Alonso. Anteriormente, durante o lançamento do filme Capitã Marvel, ela declarou que “o mundo está pronto para um super-herói gay”, e acrescentou: “Se não colocarmos o pé sobre a diversidade e a inclusão, não teremos sucesso contínuo”.
A inserção de personagens LGBT nos filmes da Marvel podem acontecer através do longa-metragem Os Eternos, que ainda não tem data de lançamento definida, mas tem Angelina Jolie confirmada no elenco. Um rumor divulgado pelo That Hashtag Show, um dos personagens do filme será gay, e o diretor Chloe Zhao, que teria sido escolhido para comandar o projeto, estaria em busca de um ator que também seja homossexual para viver o personagem.
RESPOSTA
A hipótese, segundo o evangelista Glaudstone Dias, da Igreja Batista Pentecostal Mundial em Campo Grande, no Rio de Janeiro (RJ), é parte do que a sociedade vive atualmente. A comunidade LGBT quer fazer com que eles sejam aceitos diante do crescimento dos filmes de herói. É uma forma de eles irem se encaixando, assim como foi em novelas, minisséries e outros tipos de filmes”, ponderou, em entrevista ao portal Pleno News.
Para Dias, no entanto, isso só evidencia o quanto o cenário é desafiador para a Igreja: “Vejo nisso que a Igreja tem um longo caminho pela frente. Trabalhamos muito com as coisas relacionadas ao mundo espiritual e não nos especializamos em pessoas”, acrescentou.
A introdução a essa abordagem já aconteceu nos cinemas: Vingadores: Ultimato traz um diálogo em um grupo de apoio, no segundo ato do filme, em que um dos diretores, Joe Russo, interpreta um homem narrando seu encontro com outro homem.
A personagem Valquíria, apresentada em Thor: Ragnarok (2017), deixou no ar a sugestão de que seria homossexual. Desde então, fãs da Marvel que simpatizam com o movimento LGBT vêm pedindo, na internet, que um romance entre ela e a Capitã Marvel seja apresentado nos próximos filmes.
Todo esse contexto não é uma surpresa, segundo o pastor Eduardo Medeiros, da Igreja do Evangelho Quadrangular, em Curitiba (PR). “Seria muito preciosismo de nossa parte não esperar que eles abordassem as minorias. Não acho saudável fazer de conta que a comunidade LGBT não existe. Ela é uma realidade com a qual nós ainda não sabemos lidar como Igreja. São movimentos contemporâneos que a Igreja precisa dar resposta”, afirmou Eduardo, idealizador do Parábolas Geek.
A arte e a cultura influenciam a sociedade, e vice-versa. Dessa forma, a ênfase no politicamente correto que os movimentos sociais têm pregado, termina por delinear parâmetros nas produções do cinema, assim como da TV. O pastor Tiago Stachon, da SkyChurch, em Curitiba, entende que o papel da Igreja é estar pronta para dialogar sem esquecer quais são os princípios bíblicos.
“Qualquer que seja a mensagem, cabe a nós, cristãos, entendermos o que a Bíblia diz e qual deve ser nosso preparo para tratar essa mensagem em nós e na sociedade. Os gays existem faz tempo. Esconder essa realidade é um crime de não acolhimento a qualquer classe, etnia ou opção sexual humana. Excluir da ficção, sem ser um selo gospel, acredito ser uma tarefa impossível e sem volta”, concluiu.
Foram 18 votos pela cassação e um impedimento (Foto: Thiago Morais)
O plenário da Câmara de Dourados decidiu, por 18 votos favoráveis e um impedimento, pela perda do mandato da vereadora afastada Denize Portolann, investigada na Comissão Processante formada pelos vereadores Romualdo Ramin (PDT), presidente; Mauricio Lemes (PSB), relator; e Alberto Alves dos Santos-Bebeto (PR), membro, após denunciada por quebra de decoro parlamentar.
A sessão especial convocada pelo presidente Alan Guedes (DEM), teve início às 17h12 e encerrou-se às 20h, período em que foi feita a leitura, pelo vereador Sergio Nogueira (PSDB), 1º secretário da Casa de Leis, da denúncia apresentada pelo farmacêutico-bioquímico Racib Panage Harb e da defesa da denunciada, pela vereadora Daniela Hall (PSD), 2ª secretária da CMD.
O advogado Alexsander Niedack Alves, patrocinador da denunciada, falou por quase uma hora em defesa de Denize. Discursaram, ainda, sobre o processo, os vereadores Sergio Nogueira, Maurício Lemes (PSB) e Olavo Sul (Patriota).
A vereadora Lia Nogueira (PR) não participou da votação, por ser a suplente imediatamente interessada no resultado. Ela agora assume a condição de titular.
Bolsonaro foi alvo do “Fantástico” (Imagem: Reprodução / Globo)
O “Fantástico” decidiu fazer um “O Brasil que eu não Quero” – uma paródia da campanha feita pela Globo durante todo o ano passado -, no “Isso a Globo Não Mostra” do último domingo (5).
No episódio, o jornalístico fez piada com os cortes do Ministério da Educação em Universidades públicas do país. Logo depois dos depoimentos de brasileiros pedindo “mais educação”, Monalisa Perrone, no “Hora 1”, comenta a decisão do governo.
“O Ministério da Educação anunciou um corte de 30% dos repasses para todas as universidades federais”, anunciou a apresentadora.
Em outro momento, o “Fantástico” fez piada com um discurso de Jair Bolsonaro (PSL). “Interrompemos a programação para um pronunciamento 100% editado do excelentíssimo senhor presidente da República”, afirmou o narrador, antes do presidente discursar.
O programa, então, fez cortes nas falas dele, sempre colocando um “para decepcioná-los” no fim da frase. “Na data de ontem foi realizada a cerimônia de assinatura da medida provisória para decepcioná-lo”, disse uma vez. “Cuja finalidade é decepcioná-los”, afirmou de novo. “Cuja finalidade é decepcioná-los”, disparou uma terceira vez.
Desenvolvedores do projeto “Olhares Transviados”, Luan Schwinn, Bruno Barbosa e Cristiano Figueiredo fazem parte das lutas e resistência dos movimentos pelos direitos da população LGBT em Dourados (Foto - Divulgação)
“O projeto ‘Olhares Transviados’ é uma tentativa de comunicarmos com quem tem interesse sobre os temas ligados a população LGBT e, principalmente, para as pessoas que queiram conversar sobre a sexualidade e gênero. Nossa proposta para maio é refletirmos acerca do dia 17 de maio (dia internacional de combate à LGBTfobia), para isso teremos vídeos de segunda a sexta, durante todo o mês, onde podemos debater sobre temas que consideramos importantes”, afirma Luan.
“Estamos vivenciando diversos retrocessos nesse atual governo e acreditamos ser importante pautar estas discussões, pois apesar de vermos que elas são manifestas (Exemplos: “Golden Shower”, “Meninos usam azul e meninas rosa”, “Brasil não pode ser país do mundo gay”, etc), elas são enviesadas e totalmente distorcidas para agradar uma heterossexualidade frágil e dominante”, disse Bruno.
“Nossas expectativas não são de abranger o território nacional, esperamos atingir nossos conhecidos e que isso possa se ramificar para outras pessoas e grupos. Acreditamos que nosso trabalho se assemelha de um artista, ele confecciona sua obra e joga pro mundo, sem saber quem será atingido e quem gostara dela. Logo, esperamos que mais pessoas estejam abertas a construir espaços de diálogo. É um projeto que nos faz bem, ter um lugar para falar sobre as nossas questões nos ajuda a repensarmos e a transformar um pouco nosso entorno, além disso o youtube é também um local onde podemos disputar narrativas, não serão outras pessoas falando e/ou falaciando sobre nós”, pontua Cristiano.
Os vídeos serão curtos e com discussões superficiais, pois os amigos entendem que é preciso um start para o debate e não pretendem direcionar esse diálogo apenas para a universidade. “A proposta é refletir o cotidiano das pessoas; um exemplo é discutir a ‘trilogia’ sexo-gênero-orientação sexual, fará as pessoas e nós mesmos (re)pensarmos e (re)aprendermos questões muitas vezes fixadas por uma sociedade que engessa nossas vivências e pensamentos”, ressalta Luan.
“Os movimentos e discussões acerca da sexualidade estão sofrendo diversos ataques no Brasil, em nosso estado e em Dourados, há projetos que visam silenciar as salas de aulas e projetos com intuito demonizar, simbolicamente, uma parte da população. Isso é grave e deve ter resistência”, destaca Cristiano.
“O panorama das lutas LGBT no território nacional é de perda de direitos: quando as pautas LGBT são retiradas das diretrizes do ministério da mulher, da família e dos direitos humanos; quando a Secretaria de educação continuada, alfabetização, diversidade e inclusão (do MEC) é extinta; quando há o fim das campanhas de Infecções Sexualmente Transmissíveis específicas para LGBTs (Min. Saúde); quando ocorre a extinção do Conselho Nacional LGBT; quando o presidente da república utiliza de sua influência para vetar campanhas voltadas a população jovem e a diversidade e inclusão; quando há cortes na educação; quando temos bancada fundamentalista tentando transformar nossa democracia em teocracia”, diz Bruno.
LUTAS E RESISTÊNCIA
O Coletivo Olhares foi um espaço de reflexão e de intervenção que tivemos em Dourados, um grupo de pessoas que buscavam formar uma rede de debate e de autoconhecimento se organizou por volta de 2013/2014. Nele, aconteceram rodas de conversa, intervenções na UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e na UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) como uma exposição de fotos no RU (restaurante universitário) que discutia a diferença; a discussão virtual por meio de uma página no Facebook intitulada coletivo Olhares.
Entretanto, desde 2014 o coletivo não teve mais reuniões, essas pessoas seguiram seus caminhos pós-faculdade e o projeto “Olhares Transviados” é justamente para relembrarem desse momento de diálogo que os três amigos tiveram em um espaço coletivo e abrirem, por meio dos vídeos em plataforma digital, a discussão para outras pessoas.
Deputado Renato Câmara solicitou recursos federais para execução das obras de duplicação de um trecho de 10 quilômetros da rua Coronel Ponciano (Foto - Toninho Souza)
O deputado estadual Renato Câmara (MDB) apresentou indicação na sessão desta terça-feira da Assembleia Legislativa, solicitando um esforço concentrado da bancada federal de Mato Grosso do Sul no intuito de viabilizar de recursos para a duplicação de um trecho de aproximadamente 10 quilômetros da rua Coronel Ponciano, partindo do Cemitério Municipal Santo Antônio Pádua até o Distrito Industrial de Dourados.
No mesmo documento, que atende ao pedido de diversos vereadores de Dourados, o deputado emedebista também pediu a construção de um viaduto para substituir a rotatória localizada no cruzamento da Coronel Ponciano com a rodovia BR-163.
Conforme Renato Câmara, a duplicação da Coronel Ponciano é apontada como uma das melhores alternativas para a readequação do trânsito na região, proporcionando melhores condições para atender o grande número de pessoas que utilizam a via diariamente.
Na indicação aos membros da bancada federal, Renato Câmara enfatizou que a Coronel Ponciano é uma das principais vias que dão acesso à BR-163 e concentra ao longo do seu percurso diversos órgãos importantes como Prefeitura Dourados, UPA (Unidade de Pronto Atendimento), estádio Douradão, secretaria de Saúde e Detran (Departamento de Transporte e Trânsito). Além disso, há em seus arredores bairros significativamente populosos, como Harrison de Figueiredo, Dioclécio Artuzi e Guaicurus.
“Sabemos que a Coronel Ponciano tem um fluxo intenso de veículos, uma vez, que dá acesso a importantes Órgãos Públicos ao longo de sua extensão. Esta é uma luta antiga e tem mobilizado vários segmentos que avaliam o projeto como necessário, uma vez que o a rua já ganhou traços de avenida”, destaca o deputado.
Para Renato Câmara, a duplicação da via trará mais segurança ao trânsito e aos moradores e comerciantes da região, além de facilitar o acesso a BR-163 e ao Distrito Industrial. “Muitos acidentes têm ocorrido na Coronel Ponciano, muitos com vítimas fatais. A região cresceu muito nos últimos anos e a via não foi projetada lá atrás para receber um trânsito tão intenso. É nítido a necessidade de uma readequação completa para garantir fluidez e segurança a todos os usuários que utilizam essa importante via de acesso a Dourados. Estamos reforçando o pedido a bancada federal para esse projeto seja priorizado na hora da definição das emendas e dos recursos que serão destinados para Dourados no próximo ano”, finaliza.
O secretário de Estado de Saúde Geraldo Resende amenizou os efeitos do corte de R$ 20 milhões, oriundos de emendas parlamentares destinados ao Hospital Universitário de Dourados. Em release distribuído à imprensa ele confirma o bloqueio das verbas federais executadas pelo governo Bolsonaro e qualifica o corte financeiro como ‘contingenciamento’.
Mais cortes
Na matéria, o secretário justifica que o ‘contingenciamento’ ocorre quando verificada a frustração na arrecadação da receita prevista ou o aumento das despesas obrigatórias que venham a comprometer o alcance das metas fiscais. “Com isso, torna-se necessária a adoção de mecanismos de ajuste entre receita e despesa”, citou.
Obra no HU
Com relação à construção da Unidade da Mulher e da Criança em andamento no terreno anexo ao Hospital Universitário, o secretário Geraldo Resende ressalta que o corte de R$ 20 milhões não afetou a conclusão da primeira etapa da obra, mas também não garantiu a execução da segunda fase, já que na mesma matéria, ele afirma somente “que os recursos já empenhados garantem a execução da primeira etapa em sua totalidade”.
Mais obra no HU
Por outro lado o secretário de Estado afirmou que “gestões políticas serão feitas em conjunto pelo Governo Estadual e a bancada federal de Mato Grosso do Sul com a Presidência da República, com vistas ao desbloqueio da emenda e posterior empenho do valor integral de R$ 20 milhões”. Então tá…
Ainda obra no HU
Na tarde de ontem (06) o Estado Notícias conversou com assessoria de imprensa do HU que confirmou que a emenda da bancada federal do MS, de fato garante somente a primeira etapa da construção da Unidade da Mulher e da Criança. No entanto, já para o início da segunda etapa não existe previsão de liberação da verba, segundo a assessoria.
Protestos
Durante todo o dia desta terça-feira, acontece protestos em Brasília contra os cortes no orçamento destinados as universidades e escolas federais no País. As manifestações são uma reação de reitores e representantes de mais de 60 instituições públicas federais que foram impactadas pela medida adota pelo MEC (Ministério da Educação).
UFPI
Para ter ideia dos efeitos dos cortes nas instituições públicas de ensino superior, na Universidade Federal do Piauí (UFPI), o bloqueio de mais de R$ 33 milhões de reais na instituição representa quase 50% do orçamento para o período entre maio e dezembro de 2019. Segundo o reitor Arimateia Dantas Lopes, caso seja mantido o bloqueio, a Universidade em Piaí pode fechar as portas até o mês de setembro.
Vereador Mauricio encaminhou diversas solicitações na Câmara Municipal (Foto: Thiago Morais)
Projeto de Lei de autoria do vereador Maurício Lemes (PSB), cria o Dia Municipal e institui a Semana Municipal de Proteção, Bem-Estar e Adoção dos Animais no município de Dourados, a ser comemorado anualmente no dia 4 de outubro.
Com a criação do dia e semana alusivos a proteção dos animais, a administração municipal poderá desenvolver diversas atividades, como; a realização de eventos de adoção de animais domésticos, campanhas educativas e divulgações em escolas, órgãos e espaços públicos, realização de palestras e atividades lúdicas, exposições de ações e trabalhos desenvolvidos pelo CCZ (Centro de Controle e Zoonoses) e organizações de proteção animal e grupos de voluntários independentes.
Mauricio destaca que a Lei apresentada de sua autoria vem somar com outros projetos semelhantes em diversos estados, como forma de sensibilizar a sociedade sobre a importância da saúde, proteção e direitos dos animais, além de estimular a adoção e guarda responsável dos animais domésticos. “Adotar cães e gatos deveria ser algo rotineiro entre a população para que junto com a prática da castração, fosse reduzido o número de animais abandonados e maltratados nas ruas”, justificou o vereador.
A Lei foi aprovada por unanimidade dos vereadores, durante duas votações nas sessões ordinárias e entrará em vigor após ser sancionada pelo Executivo e publicada no Diário Oficial do Município.
Serviços
Maurício Lemes destaca ainda diversos serviços de limpeza e roçadas em áreas públicas, entre eles, no Residencial Monte Carlo e no bairro Altos do Indaiá. “No Residencial Monte Carlo a prefeitura fez um excelente trabalho de limpeza na principal área pública do bairro, onde poderá ser feito, inclusive, o plantio de árvores e grama no local”, destacou.
Os serviços foram feitos em atendimento as indicações do vereador encaminhadas à prefeita Délia Razuk (PR) e ao secretário de Serviços Urbanos, Fabiano Costa.
Sessões especiais de julgamento serão na próxima semana, no Plenário Weimar Gonçalves Torres (Foto: Thiago Morais)
A Câmara Municipal de Dourados agendou, para a próxima semana, as sessões especiais de julgamento dos vereadores afastados Denize Portollan (PR), Cirilo Ramão (MDB) e Idenor Machado (PSDB). As sessões acontecerão no Plenário Weimar Gonçalves Torres.
Agendada para terça-feira, 07, a sessão de julgamento de Denize tem início às 17h. A Comissão Processante que investiga quebra de decoro parlamentar da vereadora afastada é formada pelo presidente Romualdo Ramin (PDT), relator Maurício Lemes (PSB) e membro Bebeto (PR) que, por decisão unânime, apresentaram o relatório final pela cassação e perda do mandato.
A Comissão Processante que investiga a quebra de decoro do vereador afastado Cirilo Ramão é formada pelos vereadores Alberto Alves dos Santos (Bebeto), Júnior Rodrigues e Silas Zanatta (PPS), e indicou a cassação por meio do relatório final. A sessão está prevista para às 17h, da próxima quarta-feira. 08.
Já a sessão especial de julgamento do vereador afastado Idenor Machado está agendada para a próxima quinta-feira, 9, às 17h. A Comissão Processante que investiga quebra de decoro parlamentar composta pelos vereadores Jânio Miguel (PR), Junior Rodrigues (PR) e Cido Medeiros (DEM), apresentou relatório final com encaminhamento pela cassação do mandato.
Durante as sessões especiais, haverá a leitura das partes do processo, fala dos vereadores que manifestarem interesse, além do período de duas horas para a defesa. O plenário da Casa irá julgar o relatório final, em voto aberto, cada vereador deverá escolher pela cassação ou pelo arquivamento do caso.
A sessão especial de julgamento do vereador afastado Pedro Pepa (DEM) ainda não foi marcada.
Deputado estadual Lucas de Lima (Foto - Divulgação)
A saúde de Dourados, assim como na maioria dos municípios do estado, tem passado por muitas dificuldades. Os pacientes que sofrem com o câncer tem se deparado com a falta de médicos na área de hematologia e hemoterapia, principalmente os que tratam da leucemia. Há mais de dois anos esses pacientes precisam sair da cidade para realizar seus tratamentos, já que a cidade não possui este tipo de especialista.
Sensibilizado com essa situação, o deputado Lucas de Lima protocolou uma indicação solicitando junto ao governo do estado e as secretarias estadual e municipal para que se contrate com a máxima urgência, médicos oncologistas na área de hematologia, que é a especialidade médica que se dedica ao estudo da fisiologia e patologia do sangue, da medula e dos gânglios linfáticos.
” A situação dessas pessoas por vezes chega a ser desumana. A maioria dos tratamentos são realizados em Campo Grande, o que causa muito transtorno, pois a cada sessão o paciente fica debilitado e acaba tendo que voltar para casa em em condições pouco favoráveis, muitas vezes em vans ou ônibus que não oferecem o conforto necessário para quem está nessa condição. Além disso o custo acaba sendo muito alto, pois os pacientes acabam ficando longe de sua residência por dois ou três dias. Outros ainda precisam ir até Barretos, no estado de São Paulo, o que gera custos e desgastes ainda maiores. Dourados precisa oferecer esse tipo de atendimento para a população,urgentemente.” lembrou o deputado.
Vereador Toninho Cruz solicita projeto para repovoamento do Rio Dourados com a soltura de peixes jovens e alevinos de espécies nativas (Foto: Thiago Morais)
Na sessão ordinária desta segunda-feira (29), o vereador Toninho Cruz (PSB) propôs ao Executivo Municipal o desenvolvimento de um projeto para repovoamento do Rio Dourados com a inserção de peixes jovens e alevinos de espécies nativas da região. O vereador afirmou que a soltura de filhotes de peixes também proporcionará lazer com sustentabilidade e evitará a extinção de algumas espécies.
A indicação, endereçada a Prefeitura Municipal, ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, Imam (Instituto Municipal de Meio Ambiente), Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), Sanesul e secretaria de Governo, solicita a convocação das prefeituras dos 15 municípios por onde o rio passa.
“O Rio Dourados nasce no município de Antônio João e percorre outros 15 municípios até se juntar ao Rio Brilhante e formar o grande Rio Ivinhema, que, por fim, deságua no Rio Paraná”, explicou Toninho Cruz.
Para o vereador, a realização de parcerias, que envolvem os órgãos governamentais e podendo até ter a participação de empresas privadas, contribuirão grandemente para o sucesso do projeto ora proposto, onde o meio ambiente e as futuras gerações agradecem. “Precisamos fazer nossa parte com meio ambiente principalmente cuidar dos nossos rios para que em um futuro próximo nossos filhos e netos não sofram as consequências”, destacou Toninho Cruz.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.