sexta-feira, 26 de junho de 2026

Apoio a Bolsonaro, Fabrício Queiroz e Damares são destaque no Twitter

Terra

 

Divulgação

Três dos dez assuntos mais publicados no Twitter brasileiro nesta sexta-feira, 3, têm relação com a política nacional. Um dos destaques é o “tuitaço” promovido por parlamentares de oposição – especialmente do PT – e usuários críticos ao governo Jair Bolsonaro (PSL) que relembra a crise envolvendo o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) e seu ex-assessor Fabrício Queiroz.

 

A hashtag #CadêOQueiroz – terceiro assunto mais comentado – ganhou relevância com a publicação de uma reportagem da revista ‘Época’ de que a Polícia Militar do Rio de Janeiro estaria abafando uma investigação contra Queiroz por crime militar. Além disso, deputados petistas têm relembrado movimentações atípicas em contas bancárias de familiares do ex-assessor. “Jair Bolsonaro admitiu que Fabrício Queiroz fazia ‘rolos’, mas parece não se importar. Porque o presida não explica o rolo com a esposa, com o filho e com outros assessores? Será que ele também não sabe?”, provocou Nilto Tatto (PT-SP).

 

Por sua vez, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro emplacaram a hashtag #BolsonaroOrgulhodoBrasil, segundo assunto mais comentado da rede social no começo da tarde. A hashtag já se tornou expressão bastante publicada por simpatizantes do presidente. Diferente da #CadêOQueiroz, a campanha em apoio a Bolsonaro não tem sido incentivada hoje por parlamentares, mas é impulsionada por celebridades virtuais que apoiam o governo.

 

Outro destaque do dia é a menção à ministra da Família, Mulher e Direitos Humanos Damares Alves, sétimo assunto mais comentado. A ministra respondeu pelo Twitter a uma reportagem publicada pela revista ‘Veja’ que noticiou um suposto pedido de Damares para deixar o cargo. “Esclareço que não pedi para deixar o governo. Fico até quando o presidente Jair Bolsonaro quiser e Deus me der saúde. E olha, tenho muita. Também estou com muita disposição para ajudar a mudar o país”, tuitou a ministra.

Casamento de Eduardo Bolsonaro será celebrado por pastor que integrou reality show da Globo

Gospel +

 

O deputado federal mais votado do país, Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), irá se casar em breve com a psicóloga Heloísa Wolf (Foto - Divulgação)

 

O deputado federal mais votado do país, Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), irá se casar em breve com a psicóloga Heloísa Wolf, e a cerimônia será celebrada por um pastor que já fez parte do elenco de um reality show da TV Globo.

 

Pedro Correia, que ficou conhecido como Pedrão durante o No Limite, programa que testava habilidades de sobrevivência, foi o convidado pelo casal para celebrar a união. As informações são da jornalista Fábia Oliveira, colunista de celebridades do jornal O Dia.

 

De acordo com o portal Gazeta Online, a cerimônia acontece no próximo dia 25 de maio na Igreja Batista da Barra, no Rio de Janeiro.

 

Ao todo, Eduardo e Heloísa convidaram oito casais de padrinhos, sendo quatro de cada um dos noivos. A festa terá, ao todo, 150 convidados. A colunista informa ainda que o noivo já escolheu um terno azul para a cerimônia.

 

Influência

 

Em 2017, Um estudo realizado por um portal que estuda a influência dos parlamentares brasileiros nas redes sociais apontou que os deputados evangélicos possuem grande audiência nessas mídias, e elencou os principais nomes de maior capacidade de mobilização.

 

O deputado Eduardo Bolsonaro (à época no PSC-SP), ligado a uma Igreja Batista, é apontado pelo FSB Influência Congresso como o mais influente parlamentar da bancada evangélica, com aproximadamente 1,4 milhão de seguidores no Facebook e 320 mil no Instagram.

 

“Agradeço a todos que colaboram no engajamento em nossas redes. As vezes achamos que é pouco aquele comentário ou uma curtida num post, mas isso nos faz ocupar espaços. Espaços que deixam de ser ocupados pelos políticos que repudiamos. Seguimos juntos para resgatar o Brasil!”, comentou Eduardo Bolsonaro na ocasião.

 

A influência do filho do presidente Jair Bolsonaro se comprovou nas urnas em 2018, quando foi reeleito com 1.843.735 votos, tornando-se o deputado federal mais bem votado da história.

Campo Grande recebe a 2ª Etapa do Circuito Centro-Oeste Guabi de Hipismo

Assessoria

 

Entre os dias 4 e 5 de maio será realizada a 2ª etapa do Circuito Centro-Oeste Guabi de Hipismo, desta vez o destino das amazonas e cavaleiros participantes será o estado de Mato Grosso do Sul. O evento será realizado pela CBH – Confederação Brasileira de Hipismo – no Equipe GF De Hipismo (EGF), localizado na Estrada EW-3, 675, Lotes 15 e 16, Chácara dos Poderes em Campo Grande.

 

O hipismo é um esporte que possui várias provas, onde o cavaleiro ou a amazona devem completar o percurso sem cometer faltas. Neste evento, serão realizadas somente provas de saltos e os participantes podem se inscrever com cavalos de todas as raças, incluindo os SRD (Sem Raça Definida), o importante é que o animal esteja preparado para as atividades propostas.

 

Bem-Estar Animal

 

Durante o evento, a Guabi Nutrição e Saúde Animal discutirá o bem-estar baseado em cinco pilares: nutrição e hidratação; ambiência; saúde e status funcional; comportamento e estado mental. “São fatores interligados que se não forem trabalhados corretamente podem comprometer a saúde e o desempenho do animal, resultando em custos elevados com tratamentos de doenças. O cuidado com o meio ambiente e com os animais é uma realidade cada vez mais presente na vida cotidiana. É uma forma do criador proporcionar ao seu cavalo mais saúde, felicidade e longevidade”, explica o gerente de produtos para equinos da Guabi, Sigismundo Fassbender Junior.

 

Confira os fatores positivos de cada pilar abaixo:

 

1.- Nutrição e Hidratação

 

Oferecer sempre água à vontade e alimentos de qualidade variados, ou seja, o que realmente o cavalo gosta.

 

2.- Ambiência

 

Ambiente confortável e com temperatura regulada, “cama” boa, ar fresco e renovado, além da interatividade com outros animais.

 

3.- Saúde e status funcional

 

O animal sadio dispõe de um bom condicionamento físico e mental. Para assegurar sua saúde, esteja sempre em dia com os programas de vacinação para evitar possíveis doenças.

 

4.- Comportamento

 

Neste pilar, é capaz de explorar, viver em rebanho, realizar exercícios livres e se socializar. Todos os animais gostam de “mimos” e o cavalo não é diferente. Ofereça sempre uma recompensa ao final de exercícios físicos.

 

5.- Estado mental

 

Prazer em se alimentar e beber água. Estar livre, alegre e disposto nas horas dos exercícios.

 

Os cavalos atletas, que participam dessas de competições, necessitam de alimentação diferenciada. A veterinária e supervisora técnica de equinos da Guabi, Claudia Ceola, sinaliza que para atingir o alto desempenho, é necessário oferecer uma dieta rica em carboidrato, proveniente principalmente do milho e da aveia, óleo e fibra, elementos que ajudam a garantir a energia do animal. É imprescindível também dispor de água para sua hidratação. Desta forma, é possível realizar bons treinos e alto desempenho nas provas”.

 

 

Alan Guedes defende Maio Amarelo como mês de reflexão na sociedade

Assessoria

 

Alan Guedes durante solenidade na OAB (Foto: Assessoria)

 

Ao participar da abertura oficial da agenda de ações do Maio Amarelo, campanha nacional dedicada à conscientização sobre o funcionamento do sistema de trânsito, o presidente da Câmara de Dourados, vereador Alan Guedes (DEM), defendeu, na manhã desta quinta-feira (2), que este mês seja dedicado à reflexão “sobre o papel que cada um de nós desenvolvemos nesse meio, seja através da presença física, enquanto condutores de veículos, usuários do sistema e também como forma de ajudar a otimizar o trânsito em nossa cidade”.

 

Alan Guedes participou, no auditório da 4ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Dourados/Itaporã, da cerimônia que marcou o início do Maio Amarelo, juntamente com o diretor-presidente da Agetran (Agência municipal de Transporte e Trânsito), Carlos Fábio Selhorst dos Santos; do diretor da agência local do Detran, Aparecido Dias Duarte; e do procurador-geral do Município, Sergio Henrique Pereira Martins de Araújo, que representou a prefeita Délia Razuk (PR).

 

O presidente da entidade dos advogados, Alexandre Mantovani, que sediou o evento simbólico de lançamento oficial da programação deste mês, recepcionou representantes da PRF (Polícia Rodoviária Federal), Guarda Municipal de Dourados, Corpo de Bombeiros e demais organismos de segurança na cidade.

 

Para Alan Guedes, o mês de maio é a oportunidade, também, para se aprofundar o estudo dos pontos críticos do trânsito local e avaliar estratégias aplicadas no setor, “porque os cidadãos, de forma geral, precisam ter garantido o direito de mobilidade, e a tranquilidade de que, ao sair de casa, vão chegar com segurança no trabalho, e vice-versa”. Ele considerou ainda que Dourados, como uma cidade de serviços, movimenta mais de 150 mil veículos e isso deve ser considerado no funcionamento do sistema.

Deputados aprovam projeto de Marçal sobre multa a pichadores

Assessoria

 

Para Marçal, o projeto tem como objetivo a adoção de medidas que buscam garantir a proteção aos patrimônios (Foto: Luciana Nassar)

 

Os deputados estaduais de Mato Grosso do Sul aprovaram nesta terça-feira (30) o Projeto de Lei 28/2019 de autoria do deputado Marçal Filho (PSDB) que cria punição na esfera civil para quem pichar ou depredar patrimônio público no Estado. De acordo com o projeto, quem fizer pichação terá que reparar o dano causado e ainda indenizar correspondente ao dobro do valor ocasionado ao erário.

 

O projeto diferencia o grafite e estabelece que quem realizá-lo com autorização do órgão público não estará sujeito a essa punição. “Embora ambas sejam pinturas feitas com tintas spray ou de latas, na prática, a principal diferença é que a pichação advém da escrita, enquanto o grafite está diretamente relacionado à imagem”, diz Marçal Filho.

 

Apresentado no mês passado na Assembleia, o projeto original constava punição, também, para quem pichasse patrimônio particular, no entanto, a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), do qual Marçal Filho é membro, decidiu suprimir essa possibilidade, por entender que caberia apenas à União tomar essa iniciativa de legislar sobre o Direito Civil.

 

Para Marçal, o projeto de lei tem como objetivo primordial a adoção de medidas que buscam garantir a proteção aos patrimônios ou monumentos públicos. Ele lembra que a pichação, a depredação e o vandalismo de patrimônio são tipificados como crimes pela legislação penal brasileira. Agora, o projeto vai para segunda votação na Assembleia e depois será encaminhado para ser sancionado pelo governador do Estado.

Neno quer que planos de saúde aceitem clientes com deficiência de forma igualitária

Assessoria

 

O projeto ressalta os direitos da pessoa com deficiência (Foto - Divulgação)

 

Os planos de saúde deverão aceitar clientes com deficiência, tanto física quanto intelectual, nas mesmas condições dos demais, sem qualquer tipo de distinção. É o que prevê Projeto de Lei apresentado nesta quarta-feira (10), pelo deputado estadual Neno Razuk e que tem como coautor o deputado João Henrique.

 

Conforme o projeto, os planos não podem apresentar valores diferenciados para atender a pessoas com deficiência, nem tampouco estender os períodos de carência – além dos já determinados para o plano escolhido em relação à idade do paciente para os clientes com qualquer tipo de deficiência, evitando assim a discriminação.

 

“Precisamos buscar meios de proteger e garantir a saúde das pessoas com deficiência, seja ela física ou intelectual. Infelizmente ainda ocorrem situações em que são discriminadas e não podemos permitir que isso ocorra em nosso Estado, no momento em que buscam contratar um serviço”, declarou.

 

O projeto prevê aplicação de multa em caso de não cumprimento, aplicação do valor em dobro em caso de reincidência e até perda de licenças estaduais de funcionamento em uma eventual terceira infração cometida.

 

Na justificativa, o projeto ressalta os direitos da pessoa com deficiência, reforçando que “as operadoras de planos e seguros privados de saúde são obrigadas a garantir à pessoa com deficiência, no mínimo, todos os serviços e produtos ofertados aos demais clientes”, conforme artigo 20 do Estatuto da Pessoa com Deficiência. O projeto segue agora os trâmites da Casa.

 

 

Cido Medeiros realiza hoje audiência pública sobre segurança digital

Assessoria

 

A audiência pública, de proposição de Cido Medeiros, acontece hoje (Foto: Thiago Morais)

 

De proposição do vereador Cido Medeiros (DEM), a Câmara de Dourados realiza hoje (30) audiência pública com o tema “Segurança Digital – O caso da Momo: perigos e consequências do uso da internet sem orientação”. A proteção de crianças e adolescente a ameaças virtuais, segurança de dados dos internautas e os crimes cibernéticos são alguns dos temas tratados.

 

A audiência tem como objetivo “alertar os pais a estarem cada vez mais próximos de seus filhos e atentos a esta armadilha virtual, que ameaça as crianças e adolescentes, usando de sua inocência, aterrorizando famílias e retirando a paz da sociedade”.

 

Segundo o vereador Cido Medeiros, outro foco do evento será a relação da boneca “momo”, uma personagem criada a partir de uma escultura de um artista plástico japonês, tem olhos grandes, pele pálida e sorriso sinistro e ficou conhecida depois que um vídeo chamado “Desafio Momo” viralizou na internet.

 

“Imagens aleatórias da Momo estão aparecendo em vídeos infantis populares na internet. A personagem interrompe a exibição com mensagens assustadoras como o que uma criança deve fazer para se suicidar”, alerta o vereador.

 

A audiência vai contar com a palestra da mestra em direitos humanos e especialista em crimes eletrônicos, Ângela Diniz, e a psicóloga e coordenadora da educação do Colégio Elite Total, Nair Martins.

 

O evento acontece hoje, às 19h, no Plenário Weimar Torres da Câmara Municipal de Dourados, localizado na Avenida Marcelino Pires, 3495.

Professor Enio Ribeiro assume diretório do PSOL em Dourados

Assessoria

 

Chapa “Por um PSOL do Tamanho das Nossas Lutas!” obteve 18 votos e venceu a eleição (Foto - Divulgação)

 

O PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) realizou em Dourados, no domingo (28), plenária para discutir a conjuntura nacional e eleger um novo Diretório Municipal.

 

Duas chapas foram inscritas: Chapa 01, “Por um PSOL do Tamanho das Nossas Lutas!”, que obteve 18 votos (maioria), tendo como candidato a presidente o professor Enio Ribeiro, e a Chapa 02 “PSOL Fortalecido”, que tinha como candidata a presidente Yasmin Sabrina e obteve 11 votos.

 

No PSOL, o diretório é preenchido pelos membros das chapas concorrentes na proporção dos votos obtidos. Assim sendo, a chapa encabeçada pelo professor Enio, além da presidência, ocupará a maioria dos cargos.

 

O professor Enio Ribeiro milita nos movimentos sociais desde os anos 1980. Atualmente é membro da direção do Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação em Dourados), na Secretaria de Formação Sindical. Filiou-se ao PSOL em 2015 e já disputou duas eleições pelo partido: foi candidato a prefeito de Dourados em 2016 e a deputado estadual em 2018.

 

Foi eleito presidente do PSOL Dourados tendo como principal base de apoio o Núcleo Popular do partido. Os integrantes da chapa são todos membros deste núcleo, o qual é constituído por lideranças dos movimentos sindicais e populares (professores, estudantes, jovens, mulheres e LGBTI+). Este núcleo foi criado em 2017 e desde então vem debatendo diversos temas: Direito à Cidade, meio ambiente, juventude, gênero, agroecologia. Esta mesma filosofia de trabalho será adotada para o diretório recém-eleito, visando, inclusive, desde já, a elaboração do Projeto Político do partido para Dourados.

 

O professor Enio Ribeiro afirmou que o PSOL em Dourados intensificará a sua participação nas lutas sustentadas pelos trabalhadores no campo e na cidade, debatendo temas nacionais e locais: reforma da previdência, dívida externa, violência, discriminação contra mulheres, negros, indígenas, LGBTI+, como educação, saúde, abastecimento popular, segurança, democracia participativa, entre outros.

 

Projeto de Lei de Neno Razuk propõe criação de farmácia veterinária popular

Com assessoria

 

Deputado Neno Razuk propõe criação da Farmácia Veterinária Popular (Foto - Luciana Nassar / Agência AL-MS )

O deputado Neno Razuk (PTB) apresentou recentemente na Assembleia Legislativa, Projeto de Lei que cria a Farmácia Veterinária Popular.

 

O objetivo da proposta é oferecer é permitir a comercialização diretamente ao consumidor os medicamentos para uso veterinário de animais domésticos.

 

“Sabemos o quanto os animais domésticos estão presentes nas famílias e que, muitas vezes, quando há o adoecimento, o tutor não tem condições financeiras de custear o tratamento. Queremos tornar possível esse cuidado”, disse o deputado.

 

Caso aprovado o projeto de Lei, serão considerados medicamentos os produtos destinados a prevenir, diagnosticar ou curar doenças dos animais ou que possam contribuir para a manutenção da higiene animal.

 

 

 

 

Fundação garante atividades culturais para o interior de MS

Assessoria

 

Deputado Marçal comemora a democratização de investimentos na área da cultura (Foto: Luciana Nassar)

 

Municípios do interior do Estado vão ser inseridos em projeto de atividades como dança, teatro, música, artes plásticas e artesanato. Após reivindicação do deputado estadual Marçal Filho (PSDB), a diretora-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Mara Caseiro, garantiu que a partir do segundo semestre haverá a descentralização de atividades culturais.

 

Democratizar o acesso à cultura, valorizar a diversidade das matrizes culturais sul-mato-grossenses, interiorizar e ampliar as atividades, levando programação para diversas cidades do Estado foi um pedido de Marçal a Mara Caseiro durante encontro realizado no mês passado. Em razão da presidente da Fundação recém ter assumido a pasta, na época, ficou de avaliar junto à sua equipe a proposta de levar ações culturais para o interior.

 

Nesta segunda-feira (29), a equipe de Mara entrou em contato com Marçal e informou que a partir do segundo semestre o interior do Estado passará a contar com maior apoio do Governo do Estado em atividades culturais. A equipe também garantiu fazer uma visita técnica no Teatro Municipal de Dourados, que se encontra em situação precária.

 

Inaugurado em 1998, o Teatro Municipal é o único local do município com capacidade para receber espetáculos artísticos. A estrutura conta com 420 lugares e desde a inauguração não recebeu uma ampla reforma e está em condições críticas de receber apresentações culturais. O problema não é só estrutural. Faltam equipamentos adequados de iluminação, de sonorização e de projeção de vídeo.

 

Quando esteve com Mara Caseiro, Marçal reivindicou a possibilidade de a Fundação de Cultura levar para o interior do Estado eventos teatrais, shows artísticos e culturais, exposições e feiras literárias, para fomentar a cultura nas comunidades. Também pediu planejamento de ações para financiar a produção de obras literárias, teatrais, musicais e culturais em geral. “Fico feliz por ter recebido uma resposta positiva e que a partir do segundo semestre esses pedidos passarão a ser atendidos”, diz o parlamentar.

 

Marçal entende que várias áreas apresentam carência, como saúde, educação e segurança pública, mas a cultura, que conta com recurso próprio, tem fundamental importância na identidade e formação de um povo. Para o parlamentar, é preciso explorar mais a produção local de cada município, com sua diversidade de artistas, tradições e festas populares.

 

 

Concurso Miss e Mister Indígena 2019 será neste sábado em Dourados

Assessoria

 

As seletivas na aldeia Bororó e Jaguapiru aconteceram no dia 13 (Foto - Divulgação)

 

Acontece amanhã (27) na Reserva Indígena de Dourados, a 9ª edição do concurso para escolha da Miss e do Mister Indígena de 2019.

 

É a terceira vez que o evento é realizado pela AJI (Ação dos Jovens Indígenas) de Dourados, uma organização não governamental, cujo objetivo é promover o bem estar entre jovens e adolescentes da comunidade.

 

A AJI conta com o apoio de alguns membros da Comunidade já que desde o ano de 2011 o evento foi iniciado e era realizado pela Unigran, juntamente com a pro reitoria e acadêmicos indígenas no seminário Indígena.

 

No ano de 2013 a 2016 foi realizado pela CEAID com o apoio da Prefeitura Municipal de Dourados e agora desde o ano de 2017 está sendo realizada pela AJI e organizada com a ajuda de voluntários.

 

As seletivas na aldeia Bororó e Jaguapiru aconteceram no dia 13 de abril onde foram selecionadas 12 meninas e 12 meninos , que irão disputar a grande final no próximo sábado, dia 27, a partir das 19 horas na EMI Tengatui Marangatu, na aldeia Jaguapiru.

Câmara de Dourados amplia transparência com pregões

Assessoria

 

Alan Guedes, atual presidente do Legislativo de Dourados, diz que pregões ampliam transparência na contratação de serviços (Foto: Thiago Morais)

 

A Câmara de Dourados instituiu, pela primeira vez na história do Legislativo municipal, a modalidade de pregões no processo de licitações. Dois editais, na forma presencial, dos tipos “Maior Percentual de desconto” e “Menor Valor global”, encontram-se em vigência, com recebimento dos envelopes marcado para a manhã de terça-feira (30) na sala de reunião do Departamento de Licitação da Casa.

 

Pregões são modalidades licitatórias que proporcionam a participação, na forma eletrônica, de interessados na prestação de serviços que podem acompanhar o desenvolvimento de todas as etapas, em tempo real, por meio da internet.

 

“Com isso, levando em conta a proposta de planejamento e transparência com que assumimos a Mesa diretora, estamos abrindo, com os pregões, mais oportunidades de competitividade entre os prestadores de serviço, com redução dos trâmites burocráticos, celeridade no processo e, principalmente, menor custo”, definiu o presidente da Câmara, vereador Alan Guedes (DEM).

 

Os participantes nessa modalidade ganham mais e melhores oportunidades de negócios, acompanham a tramitação transparente e também podem oferecer um serviço mais qualificado dentro de preços razoáveis. O servidor Vicente Pereira Felizari é o pregoeiro credenciado da Câmara.

 

Ainda segundo o presidente Alan Guedes, aos órgãos públicos não se permitem mais, em tempos de contenção e a busca pelo equilíbrio financeiro, fazer mau uso do dinheiro do cidadão. “Nossa política é a de disponibilizar o acesso a mais serviços públicos, com menor custo e a transparência necessária que esses processos exigem”, concluiu o vereador.

Renato Câmara é empossado no Conselho Estadual de Controle Ambiental

Assessoria

 

Deputado Renato Câmara foi empossado nesta quinta-feira como novo representante da Assembleia Legislativa no Conselho Estadual de Controle Ambiental (Foto - Toninho Souza)

 

Coordenador de duas frentes parlamentares ligadas a questões ambientais (Recursos Hídricos e de Desenvolvimento das Unidades Ambientais de Conservação), o deputado estadual Renato Câmara (MDB) é novo representante da Assembleia Legislativa no Ceca (Conselho Estadual de Controle Ambiental). O deputado foi empossado como novo membro do colegiado durante reunião mensal ordinária do conselho, realizada na manhã desta quinta-feira no Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).

 

O Ceca, que é o órgão de função consultiva e deliberativa para o estabelecimento de diretrizes da Política Estadual de Meio Ambiente, é composto por 21 membros titulares e suplentes que representam órgãos públicos e entidades da sociedade civil, sendo presidido pelo secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck.

 

O conselho se reúne mensalmente e tem a competência de estabelecer normas e critérios para utilização racional dos recursos ambientais, determinar, quando julgar necessário, a realização de estudos complementares das alternativas e das possíveis consequências ambientais de projetos públicos ou privados, deliberar sobre a criação de unidades de conservação e de espaços territoriais a serem especialmente protegidos e de deliberar sobre a concessão de autorização ou licenças ambientais de obras, empreendimentos e atividades que exigirem o estudo de impacto ambiental.

 

Empossado, Renato Câmara enfatizou que chega ao conselho com a missão de fiscalizar às ações ambientais já desenvolvidas no Estado e de contribuir com a construção de políticas públicas capazes de promover o desenvolvimento econômico e social de forma sustentável, sem comprometer os recursos ambientais. “Chego ao Ceca com a missão de representar a Assembleia Legislativa e ampliar às discussões em torno das políticas ambientais que estão sendo aplicadas no Estado. O trabalho das frentes tem sido fundamental para levantar importantes pautas, que precisam ser levadas em consideração para que possamos aprimorar nossa legislação e impulsionarmos o desenvolvimento do Estado, respeitando nossos recursos naturais. No conselho, nossa função também será a de voz a todas as entidades e instituições que desenvolvem belíssimos trabalhos para a preservação do meio ambiente”, destacou o deputado do MDB.

Vingadores: Ultimato estreia em 80% dos cinemas brasileiros

MSN

 

“Vingadores: Ultimato” vai ocupar 2,7 mil das 3,5 mil salas de cinema (Foto - Divulgação)

 

O lançamento de “Vingadores: Ultimato” vai ocupar 2,7 mil das 3,5 mil salas de cinema (ou 80% do total) que existem no Brasil. É uma overdose avassaladora, recorde disparado de maior distribuição já feita para um filme no país em todos os tempos – e quebra deliberada de acordo contra distribuição predatória de blockbusters em território nacional.

 

Como o filme tem 3 horas de duração, há menos sessões por cinema. Isso contribui para a ocupação de mais salas.

 

As sessões começaram às 0h desta quinta-feira (25/4), prometendo concluir não só a história interrompida em “Vingadores: Guerra Infinita”, que terminou com o cliffhanger mais angustiante desde “O Império Contra-Ataca” (1980), mas toda a saga da Marvel nos cinemas.

 

Mais que uma continuação simples, o filme é a culminação dos 21 blockbusters de super-heróis que o precederam, num crescendo dramático que levou para as telas, pela primeira vez, a construção de universos que caracteriza os quadrinhos de super-heróis.

 

Histórias intercaladas são comuns nos gibis, mas raras nos cinemas, que já viram algumas trilogias clássicas, mas nunca 21 filmes interconectados compartilhando personagens e avançando a mesma história. Anunciado como capítulo final – ou pelo menos desfecho de um volume – “Vingadores: Ultimato” estreia não como filme, mas como o maior evento da história do cinema. E deve bater todos os recordes de bilheteria imagináveis.

 

Para se ter noção, antes mesmo de estrear, “Vingadores: Ultimato” já tinha 1,1 mil sessões esgotadas no Brasil, apenas com a pré-venda. Por isso, merecem reconhecimento pela coragem os cinco títulos que enfrentarão o monopólio por um espaço nos 20% de cinemas que sobraram e que ainda mantêm em cartaz os filmes lançados nas últimas semanas.

 

São todos dramas pesados, numa contraprogramação assumida.

 

A única alternativa com ação é “Sobibor”, drama de guerra que representou a Rússia nas indicações ao Oscar de Melhor Filme de Língua Estrangeira. Conta a história do levante judeu no campo de concentração nazista do título, durante a 2ª Guerra Mundial, que já tinha rendido o telefilme “Fuga de Sobidor”, estrelado por Rutger Hauer em 1987.

 

 

Premiado em vários festivais LGBTQ e com 95% de aprovação no site Rotten Tomatoes, “O Ano de 1985” é o melhor da leva, um drama indie em preto e branco, passado durante a pior fase da epidemia da Aids, que traz Cory Michael Smith (o Charada de “Gotham”) no papel principal.

 

Os demais dramas são o finlandês “O Último Lance”, sobre um velho comerciante de arte que aposta tudo no leilão de um quadro de autor desconhecido, a história argentina de separação “La Cama” e o brasileiro “Organismo”, em que um jovem fica paraplégico num mergulho – “Feliz Ano Velho” nos dias de hoje.

Marçal Filho quer criar frente parlamentar para acompanhar reajustes na tarifa de energia

G1/MS

 

O deputado estadual Marçal Filho (PSDB), foi entrevistado no “Papo das Seis”, do Bom Dia MS desta quinta-feira (25). — Foto: Fabiano Arruda/TV Morena

 

O deputado estadual Marçal Filho (PSDB), presidente da Comissão de Serviços Públicos, Obras, Transporte, Infraestrutura e Administração da Assembleia Legislativa, revelou no “Papo das Seis”, do Bom Dia MS, desta quinta-feira (25), que pretende criar uma frente parlamentar para acompanhar os reajustes da tarifa de energia elétrica no estado.

 

O parlamentar justificou a necessidade da criação da frente alegando que ela seria uma ferramenta para acompanhar mais de perto a questão dos reajustes da tarifa, como o de 12,39% que foi autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e entrou em vigor neste mês de abril.

 

“Continuamos nessa luta porque não houve uma explicação plausível por parte da concessionária para esse reajuste […] Vamos usar todas as ferramentas que temos na Assembleia, inclusive instituir a frente parlamentar de acompanhamento de reajuste de energia elétrica, justamente para manter esse assunto em pauta, porque se não daqui a pouco vem outra surpresa desagradável para o consumidor. Isso tem de acabar”, salientou.

 

Marçal Filho lembrou que na esteira da questão da tarifa de energia está em discussão em todo o país um movimento de desoneração das contas, pedindo que os consumidores deixem de pagar por subsídios que estão embutidos na tarifa e que são políticas públicas, ou seja, que caberia ao governo federal e não a população pagar.

 

Entre esses subsídios estão, por exemplo, descontos tarifários para produtores que fazem irrigação, consumidores de fontes incentivas e companhias de água e esgoto.

 

Ele explicou que por conta desses descontos serem instituídos por legislação federal, que caberia a bancada sul-mato-grossense na Câmara dos Deputados e no Senado provocar essa discussão. “Eles é que tem condições porque são assuntos ligados ao governo federal. Nós já tivemos movimentações na bancada após essas discussões. Queremos acabar com esses penduricalhos que nada tem a ver com a conta de energia”.

 

Além desses subsídios federais, o deputado disse que no âmbito local a discussão para a redução da carga tributária da energia elétrica passa pelo Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), o que demanda uma discussão diretamente com o governo do estado.