sexta-feira, 26 de junho de 2026

Junior Rodrigues solicita recursos para Comunidades Terapêuticas

Assessoria

 

Junior Rodrigues e Nelsinho Trad no Senado Federal (Foto: Divulgação)

 

O vereador Júnior Rodrigues visitou o Senado Federal no mês de fevereiro, no intuito de buscar recursos financeiros, através de emenda parlamentar, para serem aplicados no atendimento de Comunidades Terapêuticas que atuam no combate às drogas em Dourados.

 

O vereador, que atua como Presidente da Comissão de Políticas de Prevenção às Drogas na Câmara Legislativa de Dourados, reuniu-se com os senadores Nelsinho Trad (PTB) e Soraya Thronicke (PSL) para discutir as dificuldades que as casas de apoio tem enfrentado sem o apoio financeiro das entidades públicas.

 

“Atualmente, diversos dependentes químicos são assistidos por várias casas de apoio que prestam auxílio e buscam fundos através de medidas alternativas, entretanto, além da internação que exige gastos com alimentação, higiene e estadia, ainda há a necessidade de assistência de uma equipe multidisciplinar para atender os dependentes e seus familiares”, comentou o vereador.

 

De acordo com Junior, em Dourados não há instituições públicas que atendam os dependentes químicos que necessitam de internação, sendo o atendimento oferecido pela prefeitura limitado para as situações mais graves que demandam mais atenção.

 

O vereador ainda apontou que as referidas emendas “poderão mudar efetivamente a realidade do apoio prestado aos dependentes químicos hoje em Dourados. Se as comunidades terapêuticas conseguirem esses recursos financeiros, muitos assistidos terão a chance de recomeçar uma nova vida”.

 

Os senadores, conforme Junior, se comprometeram em apoiar a causa e lutar no Senado pela emenda que finalmente concederá a Dourados os recursos financeiros tão necessários para essas Comunidades Terapêuticas.

Record define data de estreia da série ‘Mamonas Assassinas’

MSN

 

Record define data de estreia da série 'Mamonas Assassinas' (Foto - Divulgação)

 

Programada há alguns anos para ser produzida pela RecordTV, a série sobre o grupo musical ‘Mamonas Assassinas’, deverá sair do papel em breve com texto de Carlos Lombardi. O roteiro será o mesmo elaborado pelo consagrado autor em 2016, quando ainda era funcionário da emissora.

 

Segundo informações do site ‘O Canal’, há mais de três anos atrás, a emissora religiosa chegou a fechar acordo com uma produtora para levar o projeto adiante, mas ocorreram problemas e a ideia necessitou ser engavetada e não levada adiante.

 

No entanto, agora, a RecordTV fechou a produção da atração com outra empresa e já se prepara para levar o projeto para frente. A previsão é que a séria seja lançada em outubro de 2019 na TV e mais tarde seja levada aos cinemas.

 

Carlos Lombardi já não está na emissora, mas deixou os episódios prontos para serem produzidos. O filme que também será produzido trará cenas exclusivas, também feitas pelo roteirista.

Bolsonaro acerta afastamento do filho Carlos das questões do governo

Estadão

 

Filho de Jair Bolsonaro foi o candidato a vereador mais votado no Rio (Foto: Fabio Motta/Estadão)

 

O presidente Jair Bolsonaro concordou nesta sexta, 15, com a avaliação de auxiliares próximos da necessidade de afastar o seu filho Carlos Bolsonaro (PSC), vereador no Rio de Janeiro, das questões do governo.

 

Ao longo da manhã, Bolsonaro teve uma série de conversas com ministros e assessores no Palácio da Alvorada e telefonemas para costurar o fim da crise que envolve Carlos e o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gustavo Bebianno. Ele decidiu manter o ministro no cargo.

 

Esses interlocutores que atuam na crise relataram ao Estado que, pelas conversas, o acertado por Bolsonaro é que Carlos ficará fora de ações do Executivo e evitará mensagens nas redes sociais com ataques e críticas a integrantes da equipe do presidente.

 

Um dos interlocutores disse à reportagem, porém, que “ninguém” é “ingênuo” de achar que Carlos se concentrará, daqui para frente, no seu trabalho na Câmara de Vereadores do Rio. Essa fonte lembra que, em outros episódios de divergência no âmbito do Planalto, o filho do presidente se ausentou do dia-a-dia do palácio, mas depois voltou a atuar e interferir nas discussões de governo.

 

Carlos, observou esse interlocutor, é o filho mais próximo de Bolsonaro e, na campanha, comandou com êxito as redes sociais do pai. Ele continua tendo “olheiros” dentro do Planalto. Um deles é o primo Leonardo Rodrigues de Jesus, o Léo Índio, que, embora não tenha cargo formal na Presidência, circula com um crachá de acesso ao terceiro e quarto andar do palácio, áreas restritas, sem qualquer impedimento.

Geisy Arruda revela que decidiu se purificar: “Estou há meses sem sexo”

Terra

 

Ela abriu seu coração e falou sobre estar solteira (Foto - Divulgação)

 

O ‘Valentine’s Day’ de Geisy Arruda não contou com a comemoração que ela queria. Em entrevista à revista Glamour, ela abriu seu coração e falou sobre estar solteira.

 

“Estou sem sexo há meses e porque eu quero. Tive uma desilusão amorosa há pouco tempo e fiquei muito magoada, então decidi tirar um tempo justamente para me purificar por dentro. Não queria transar com uma pessoa para esquecer outra. Acho cruel com o ser humano”, revelou Geisy.

 

Por conta disso, a modelo passou uma temporada fora, viajando pela Europa. Na entrevista, ela também falou sobre essa experiência.

 

“Queria me recuperar do baque. Transar por transar não quero mais, já fiz isso na vida. Na mesma semana saí com vários homens para esquecer um. Essa matemática não fecha. Isso te deixa mal. Sexo por sexo não quero. O próximo que me entregarei será um sortudo porque vai tirar meu atraso. Ele vai ficar cansado (risos)”, avisou.

Bebeto pede parceria entre a Agesul e prefeitura na manutenção de estradas

Assessoria

 

Vereador Bebeto reforça prioridade na recuperação de estradas (Foto: Thiago Morais)

 

Tendo a vista as fortes chuvas neste período e com isso a necessidade periódica de manutenção de estradas, o vereador Bebeto (PR) sugeriu na Câmara Municipal uma parceria entre a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) e a Prefeitura de Dourados, visando à recuperação das estradas vicinais municipais e estaduais da região.

 

O pedido foi encaminhado por meio de indicação à prefeita Délia Razuk (PR) com cópias à secretária municipal de Obras, Marise Aparecida Bianche e ao diretor-presidente da Agesul, Luis Roberto Martins de Araújo. “Além da região da Grande Dourados ser considerada um dos maiores polos de produção agrícola, também deve ser levado em conta o deslocamento do transporte escolar, sendo que em dias de chuvas prolongadas a trafegabilidade destes veículos fica prejudicada”, justifica o documento.

 

Em outras ocasiões o vereador também reforçou a necessidade de parceria entre o Governo do Estado na recuperação e manutenção de estradas, inclusive com o deslocamento dos maquinários que compõe o parque rodoviário de máquinas até os distritos. “Aguardamos providências, considerando que a Prefeitura de Dourados tem disponibilizado frequentemente estes serviços durante os dois anos anteriores, não deixando de atender os quase 1.800 km de estradas vicinais que necessitam de manutenção constante”, considera Bebeto.

 

Ainda em indicação encaminhada à secretária Marise Aparecida (Obras), o vereador solicitou que sejam disponibilizadas com urgência, equipes de serviços visando a recuperação das estradas do município, tendo em vista que em alguns pontos já são considerados críticos, sendo necessários serviços emergenciais, como caixas de captação de águas pluviais e patrolamento ou cascalhamento onde for necessário.

Douradense Dagata & Os Aluízios volta ao palco da Morada do Baís neste sábado

Blog – Alex Fraga

 

Os “meninos” da Dagata e os Aluízios mostraram que o rock do Mato Grosso do Sul está mais forte do que nunca (Foto - Divulgação)

 

Os caras estão de volta em Campo Grande, no palco do Sesc Morada dos Baís, no próximo sábado(16), a partir das 20 horas. A banda douradense Dagata & Os Aluízios, considerada umas das grandes representantes do rock no Mato Grosso do Sul, esteve em novembro de 2017 onde lançou o álbum, “A Rua dos Ipês”.O público gostou muito pois o trabalho deles procura manter viva o gênero maravilhoso que é o rock n’ roll.

 

A banda completa maioridade este ano: 18 anos de estrada e é formada por Fernando Dagata (voz/violão), Willian Grando (bateria), Alessandro Pacito ‘Tulli’ (guitarra), Cláudio Roos (baixo) e Paulo Caiano ‘Portuga’ (percussão). Dagata & Os Aluízios, O show no ano passado foi intitulado “Tereréfonia”, nome do seu penúltimo CD, lançado em 2014, e tocaram também canções do primeiro CD. Um trabalho diferenciado e com a maioria das músicas autorais, mostrando o rock do interior do Mato Grosso do Sul que sempre esteve vivo.

 

O último trabalho, “A Rua dos Ipês”, os músicos fizeram a famosa “vaquinha” e muita gente ajudou a completar o dinheiro necessário para que pudessem finalmente finalizar o trabalho musical. No show que a banda fez na Morada, como eram duas horas de show, ela tocou alguns “covers”, mas com a cara da “Dagata e Os Aluízios”. “Olhos Coloridos”, de Durval Ferreira e imortalizada por Sandra de Sá; “Maracatu Atômico”, de Nelson Jacobina e Jorge Mautner; “O Calibre”, Paralamas do Sucesso; “Ilegal, Imoral ou Engorda”, de Roberto e Erasmo Carlos; “Vida Cigana”, do grande compositor sul-mato-grossense Geraldo Espíndola; “Psycho Killer”, de Talking Heads e a bela canção do David Bowie, “The Man Who Sold The World”.

 

Os “meninos” da Dagata e os Aluízios mostraram que o rock do Mato Grosso do Sul está mais forte do que nunca e não apenas em Campo Grande. O interior é muito forte. Mas, no entanto, os artistas do MS necessitam mais de união. Digo isso, pois, no show de novembro de 2017 dos douradenses em Campo Grande, apenas dois músicos da Capital estiveram presentes: Alex Cavalheri (O Bando do Velho Jack) e o vocalista da Haiwanna, Hugo Carneiro que fez uma participação especial cantando com a banda a canção “Ainda é Cedo”, de Renato Russo. Esperamos que esse ano mude.

‘Encontro com Fátima Bernardes’ pode ser cancelado

MSN

 

Segundo o programa, Fátima irá comandar uma nova atração (Foto - Divulgação)

 

Parece que não teremos mais o “Encontro com Fátima Bernardes” nas manhãs da Rede Globo. Essa suspeita teve início na época do anúncio de que o “Vídeo Show” chegaria ao fim – o que, de fato, indica que a emissora está repensando a grade de atrações, já que esse era um programa com 35 anos de história.

 

A informação de que o “Encontro” será descontinuado foi dada pelo “TV Fama” nessa terça-feira (12). Segundo o programa, Fátima irá comandar uma nova atração, mesclando jornalismo e entretenimento, dessa vez na parte da tarde. E mais: um novo programa iria ao ar de manhã, sob o comando de Fernanda Gentil. Essas mudanças seriam feitas em abril.

 

Procurada pelo MdeMulher, a Globo ainda não confirmou nem negou as informações.

 

O “Encontro” está no ar desde 2012 e marcou uma nova fase na carreira de Fátima Bernardes. Ela saiu do núcleo jornalístico da Globo depois de décadas trabalhando em programas como “Fantástico”, “Jornal Hoje” e “Jornal Nacional”.

Lia Nogueira solicita melhorias para iluminação de rodovias de Dourados

Assessoria

 

Lia Nogueira durante reunião com o vice-governador Murilo Zauith (Foto: Divulgação)

 

A vereadora Lia Nogueira (PR) reuniu-se, na manhã de sexta-feira (8), com o vice-governador e secretário de Infraestrutura, Murilo Zauith, oportunidade em que requereu várias melhorias para os bairros e a região central de Dourados. Entre as reivindicações feitas pela parlamentar está a iluminação do trevo da BR-463 até a rodovia MS-379, que dá acesso a Laguna Carapã e Ponta Porã. No ano passado ela já havia feito o pedido ao Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), mas o problema não foi resolvido.

 

“Agora apelamos para o Governo do Estado, já que nada foi feito e quem precisa circular por aquele trevo continua correndo riscos e isso não pode continuar. O secretário Murilo disse que fará um levantamento da situação e, mesmo não sendo de responsabilidade direta do Estado, ele tem como intervir para que a iluminação seja restabelecida naquele local”, disse a vereadora.

 

Outra reivindicação feita por Lia Nogueira foi em relação à iluminação da rodovia MS-156, entre Dourados e Itaporã, principalmente no trecho que corta a Reserva Indígena de Dourados e que também se encontra sem iluminação. A vereadora foi informada que mais de oito quilômetros de cabo de energia foram furtados e estes crimes são constantes e causam grandes prejuízos para os cofres públicos, além de insegurança para a população. “Fomos informados que um projeto para a colocação de cabos elevados está sendo elaborado e esperamos que isso resolva de uma vez por todas o problema, já que o furto de fios tem tirado a tranquilidade dos usuários daquela via”, acrescentou ela.

 

Marcelino Pires

 

A vereadora aproveitou também para agradecer a retomada das obras de recapeamento da Avenida Marcelino Pires, que havia sido solicitada por ela no final do ano passado. O recapeamento foi retomado e já está em estágio adiantado, devendo ser concluído em breve, acabando com os problemas causados pelos buracos que tomavam conta da via.

Fux suspende duas ações penais contra Bolsonaro no STF

Terra

 

Presidente Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto (Foto: Isac Nobrega / Reuters)

 

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu nesta segunda-feira (11) as duas ações penais em que o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), é acusado de injúria e incitação ao crime de estupro.

 

Isso ocorre porque a Constituição Federal proíbe que o presidente seja responsabilizado por atos anteriores ao mandato. Dessa forma, os processos devem ficar suspensos até o fim do mandato do atual chefe do Executivo, que tomou posse no dia 1º de janeiro deste ano.

 

Bolsonaro se tornou réu no STF em 2016 por uma denúncia envolvendo o episódio com a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS), sobre quem o então parlamentar declarou, em 2014, que “não estupraria a deputada porque ela não merecia”.

 

Uma das últimas movimentações no processo ocorreu em agosto do ano passado, quando o deputado federal e agora ministro da Casa Civil de Bolsonaro, Onyx Lorenzoni, prestou depoimento no STF como testemunha de defesa do agora presidente. Na ocasião, Lorenzoni defendeu que a questão entre Bolsonaro e a deputada fosse resolvida dentro do Congresso, em função da imunidade parlamentar. Também em agosto, a defesa de Bolsonaro pediu o arquivamento da ação.

 

 

Funsaud apresenta diagnóstico financeiro durante visita à Câmara de Dourados

Assessoria CMD

 

Vereadores de Dourados e Funsaud durante reunião (Foto: Thiago Morais)

 

A Câmara de Dourados recebeu, na manhã desta segunda-feira (11), o presidente da Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde de Dourados), Daniel Rosa, que apresentou um diagnóstico das condições financeiras do órgão. O presidente ainda apontou que a superlotação é um problema, devido a grande demanda de pacientes de outros municípios.

 

De acordo com o presidente da Funsaud, o órgão tem recebido dívidas de gestões anteriores, tendo, atualmente, um déficit de R$ 1,5 milhão mensais, sendo que é repassado mensalmente R$ 4 milhões para a Saúde. “O problema da Fundação não é de hoje. Estamos nos desdobrando para colocar a conta em ordem”, comentou Daniel.

 

Ele ainda explicou que a UTI do Hospital da Vida, por exemplo, possui 60% dos pacientes de outros municípios. O mesmo ocorre com a Ala Vermelha do hospital que, dos 20 leitos, 13 são ocupados por pessoas de cidades vizinhas. “Além de Dourados, atendemos mais 32 municípios, o que soma quase um milhão de habitantes. Com isso, estamos tomando as tratativas para regular essa situação”, comentou Daniel.

 

O presidente da Câmara de Dourados, Alan Guedes (DEM), durante a reunião da pré-pauta com os vereadores da Casa, ressaltou que o problema da Funsaud é de que “a receita não fecha”, fazendo com que o órgão acumule dívidas. O vereador ressaltou que o município tem arcado com a responsabilidade de todos os municípios da macrorregião de Dourados.

 

“Nós chegamos a um consenso de sugerir a realização de um seminário, para buscar soluções para o problema, ou, caso não ocorra, de liderar um movimento, junto à Secretária Municipal de Saúde e outros órgãos competentes, para mudar esta situação”, comentou Alan.

 

Os vereadores Carlito do Gás (Patriota), Ramim (PDT), Jânio Miguel (PR), Maurício Lemes (PSB), Marinisa Mizoguchi (PSB), Toninho Cruz (PSB), Sergio Nogueira (PSDB), Elias Ishy (PT), Daniela Hall (PSD), Lia Nogueira (PR) e Madson Valente (DEM) também participaram da reunião.

Silas Zanata acompanha serviço e visita bairros de Dourados

Assessoria

 

Silas durante visita aos bairros de Dourados (Foto: Divulgação)

Na manhã desta sexta-feira (8), o vereador Silas Zanata (PPS) acompanhou o patrolamento que está sendo realizado no Jardim Caiman, serviço este que atende solicitação dos moradores do bairro, devido às péssimas condições das ruas que, com as constantes chuvas, ficaram intransitáveis.

 

Também visitou o Parque das Nações I, onde os moradores do bairro solicitaram a retirado dos entulhos que foram depositados na Rua Bolívia, próximo ao túnel, transformando o local em um lixão.

 

Aproveitando a oportunidade, Silas esteve no Jardim Alhambra onde os moradores solicitaram o patrolamento e cascalhamento das vias, principalmente o corredor 06. Depois foi ao Jardim Água Boa, onde os moradores solicitaram redutor de velocidade na Rua Vereador Aguiar de Souza, entre as ruas Mozart Calheiros e Josué Garcia Pires, devido a grande movimentação de veículos e pedestres, colocando em risco a segurança de todos.

 

“Tenho visitado os bairros e buscando atender as solicitações dos moradores, levando as indicações às secretarias competentes, para atendimento das demandas solicitadas”, ressaltou o vereador.

Desfile das escolas de samba acontece nos dias 4 e 5 de março na Capital

Danielle Valentim

Do Campo Grande News

 

No dia 4 de março, uma segunda-feira, um Bloco Convidado inicia os desfiles, às 19h (Foto - Divulgação)

O desfile oficial das Escolas de Samba de Campo Grande acontece nos dias 4 e 5 de março na Passarela do Samba, na Avenida Alfredo Scaff, Bairro Santo Amaro. O lançamento oficial de toda da programação e a apresentação dos integrantes da Corte Momesca está marcado para o dia 15 de fevereiro, no Clube União dos Sargentos.

 

No dia 4 de março, uma segunda-feira, um Bloco Convidado inicia os desfiles, às 19h. Os Herdeiros do Samba desfilam na sequência, das 20h às 21h; Unidos do Aero Rancho, das 21h às 22h; Cinderela Tradição José Abrão, das 22h30 às 23h30; e Unidos do São Francisco, entre meia-noite e uma hora da manhã.

 

Na terça-feira, 5 de março, a Unidos do Cruzeiro é a primeira a desfilar, das 20h às 21h; a Catedráticos do Samba das 21h30 às 22h30; a Deixa Falar das 23h à meia-noite; a Igrejinha da 0h30 à 1h30; e Unidos da Vila Carvalho, das 02h à 3h.

 

A apuração dos pontos acontece na quarta-feira (6) na Arena do Horto Florestal às 17h. Na sexta-feira (8) ocorre a premiação das campeãs a partir das 19h30, em local a ser definido.

 

Integrantes da Corte – O Presidente da Lienca, Eduardo de Souza Neto, esclarece que houve consenso entre as agremiações para não se fazer o concurso popular de Rei Momo e Rainha do Carnaval, devido à falta de recursos financeiros.

 

Por isso, a corte da folia foi escolhida, o Rei Momo de 2019 é José Tadeu, a Rainha Luciene Matias, e as princesas Iasmin Calazans e Rayssa Ortigosa.

 

O lançamento oficial do Carnaval 2019, no próximo dias 15, começará às 21h e cada escola de samba deve apresentar e cantar três vezes seguidas, o samba-enredo, ao som de sua bateria, com evolução de Mestre-Sala e Porta-Bandeira, além de alguns passistas.

 

Quem não apresentar, pagará multa de R$ 5 mil (cinco mil reais), conforme consta no Regulamento do Carnaval da Lienca.

 

Entre uma escola e outra, haverá apresentação de grupos de pagode. O convite para 50 integrantes de cada escola é gratuito e R$ 20 para a população convidada. “Será uma noite de muito samba-enredo e pagode, um pré-carnaval considerado esquenta para os foliões”, justifica Eduardo Neto.

Bailarinas do Faustão contam tudo sobre festão de Neymar em Paris

G1

 

O dia 5 de fevereiro foi de muita festa para o craque Neymar. O jogador, que completou 27 anos, realizou uma megafesta em Paris, onde reuniu diversos famosos e amigos para comemorar. Nomes como Daniel Alves, Mbappé, Gabriel Medina, Cavani, além dos cantores Nego do Borel, Marília Mendonça e Wesley Safadão marcaram presença. Mas em meio às estrelas, duas convidadas cheias de animação chamaram atenção: Erika Schneider e Gabe Cardoso, bailarinas do Domingão do Faustão. Em conversa com o Gshow, as musas abriram o jogo e contaram tudo que rolou na festa, regada a “ousadia e alegria”.

 

“Todo ano ele chama a gente para ir na festa, mas não conseguimos ir. Esse ano conseguimos e, nossa, foi muito legal! O Ney é uma pessoa muito humilde, o conhecemos há muito tempo. Não tinha como não ir prestigiar, foi muito maravilhoso. Só a galera que gosta mesmo dele, só energia boa. Foi demais, aproveitei cada segundo”, explica Gabe.

 

Gabe Cardoso e Erika Schneider no aniversário de Neymar, em Paris — Foto: Arquivo Pessoal

 

Para entrar na comemoração, uma única exigência: usar vermelho. As gatas não decepcionaram e foram vestidas com looks de deixar qualquer um de queixo caído.

 

“Depois da festa oficial ainda fomos para um ‘after’ porque o povo na gringa acaba cedo as festas. Rolou luau, a gente cantando, só a nossa galera, como Ney e Medina. Mas a gente não registra, ficou na memória de cada um. Estou um pouco sem voz, mas é porque valeu muito à pena.”

 

Música e comida fartas não poderiam faltar. Mas em suas redes sociais, Erika protagonizou um dos momentos mais comentados da festa ao brincar sobre o pão de queijo estar duro. A gata se diverte ao relembrar.

 

“No outro dia, ele recebeu os amigos mais chegados na casa dele, daí rolou um parabéns, tinha um bolo, Rodriguinho (ex-vocalista dos Travessos) cantando de novo. Foi uma sequência de comemorações bem especial”, revela Gabe.

 

Mas se engana quem pensa que a comemoração ficou por ali. Mesmo rouca após tanta curtição, Gabe, que estava acompanhada do noivo Felipe Saab, da banda Jeito Moleque, conta que depois da comemoração de gala alguns amigos ser reuniram para um pós.

 

“Tinha um monte de famosos lá, mas a gente se divertiu tanto, eu e a Gabe. Demos muitas risadas, dançamos, cantamos… éramos as mais animadas!”, brinca Erika.

 

E se você acha que as festas terminaram ali, está bem enganado. No dia seguinte, Neymar reuniu dessa vez os amigos mais próximos para uma nova confraternização.

 

Felipe Saab, Neymar e Gabe Cardoso em comemoração no apartamento do craque — Foto: Arquivo Pessoal

 

 

Agentes de saúde e endemias reivindicam melhores condições de trabalho e salário

Assessoria CMD

 

Profissionais foram recebidos na Câmara de Dourados e apresentaram situação atual da categoria (Foto: Thiago Morais)

 

Membros do Sindicato Regional do Agente Comunitário e Agentes de Endemias (Sindracse) participaram nesta quinta-feira (07) de uma reunião na Câmara de Dourados com os vereadores Alan Guedes (DEM) e Elias Ishy (PT), respectivamente, presidente da Casa e da Comissão de Saúde.

 

A presidenta do Sindicato, Silvia Salgueiro, alega que não há respostas oficiais da prefeitura sobre as demandas relacionadas às condições de trabalho e salário, ou seja, estruturais e financeiras da categoria. “Continuamos trabalhando, mas não há avanços. Temos o direito de exigir direitos”, afirma ela.

 

Segundo os relatos, os agentes tem o menor piso salarial do Brasil e esta é a única categoria em Dourados que não teve reajuste desde 2014. Foi aprovada, recentemente, a Lei nº 13.708, já promulgada em Diário Oficial, em que passa a valer o novo piso, de R$ 1.014 para R$ 1.250, neste ano. E alertam ainda para a responsabilidade do município com os profissionais.

 

Isso porque os recursos para os pagamentos são repassados aos Municípios pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde e que a prefeitura pagaria apenas os encargos aos profissionais, como insalubridade, tempo de serviço e progressões (PCCR – Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações).

 

Ishy tem acompanhado as demandas do grupo e lembra a importância da categoria, principalmente na reorganização da atenção básica de saúde, na prevenção e no controle das doenças. Guedes enfatizou que a Câmara está aberta ao diálogo, afirmando que este é um espaço democrático e, como encaminhamento, propôs a uma reunião com o secretário da pasta para dialogar sobre as reivindicações.

MP-MS investiga seis casos de suspeita de “funcionários fantasmas” na Assembleia Legislativa

Maisse Cunha

Do Midiamax

A abertura dos procedimentos foi publicada em Diário Oficial nesta quinta-feira (Foto - Wagner Guimaraes/ALMS)

 

MP-MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) instaurou seis novos procedimentos para apurar o cumprimento de jornada de trabalho de servidores da ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul).

 

A investigação preliminar apura, entre eles, se um servidor da Casa de Leis recebe salário de assessor parlamentar sem exercer qualquer atividade, sendo “funcionário fantasma”. A abertura dos procedimentos foi publicada em Diário Oficial nesta quinta-feira (7).

 

Esse é o segundo caso de suposto funcionário fantasma no Poder Legislativo Estadual investigado pela 31ª Promotoria de Justiça de Campo Grande, em uma semana. As investigações são sigilosas.

 

No primeiro caso, a promotoria investiga caso de uma servidora nomeada em 2011. Em nota, a Casa de Leis havia informado que a servidora desempenhava suas funções regularmente e esteve à disposição do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral), auxiliando no cadastramento biométrico.