sexta-feira, 26 de junho de 2026

Maurício Lemes destaca serviço de roçada no Parque Antenor Martins

Assessoria

 

Maurício acompanha serviços de roçada no Parque Antenor Martins (Foto - Assessoria)

O vereador Maurício Lemes (PSB) esteve acompanhando na terça-feira (04) pela manhã, os serviços de roçada no Parque Antenor Martins, executados pela Prefeitura de Dourados, através da Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos), em atendimento a sua solicitação à administração municipal.

 

Ele destaca ainda outras frentes de trabalho, como a limpeza nas escolas municipais e Ceims (Centro de Educação Infantil), também determinados pela prefeita Délia Razuk (PR) com o objetivo de receber os alunos que retornam às unidades de ensino, no dia 18. “Nas próximas sessões na Câmara, vamos encaminhar indicações ao Executivo, visando a limpeza dos demais parques públicos, além de reparos na pista de caminhada do Parque Antenor Martins, como manutenção da iluminação e implantação de lixeiras”, afirmou o vereador.

 

Já na primeira sessão ordinária, na segunda-feira, o vereador Maurício encaminhou indicação a prefeita Délia e ao secretário Roberto Pereira da Silva (Semsur), solicitando serviços de roçada na rua Olga de Lima Melgarejo, via de acesso ao bairro Estrela Porã, Altos do Alvorada, Vila Toscana, Roma I e II e Jardim Novo Horizonte. Também solicitou a poda das árvores em toda a extensão da rua Hayel Bon Faker e a conferência da iluminação.

 

TRÂNSITO

 

Em outra indicação encaminhada a prefeita Délia e a secretária Marise Aparecida Bianchi Maciel (Obras), o vereador solicita a implantação de redutor de velocidade (Quebra-molas), na Via Parque ligação do centro aos bairros Cachoeirinha e BNH 4º Plano, Estrela Porã, Roma I e II, Jardim Novo Horizonte, Vila Toscana, Altos do Alvorada I e II, nas imediações do nº 10 Conveniência Ipê.

 

 

Câmara de Dourados recebe curso de capacitação de prevenção a gravidez na adolescência

Assessoria CMD

 

Representando a Casa de Leis, Alan Guedes participou da mesa de autoridades (Foto: Thiago Morais)

 

A Câmara de Dourados recebeu, na manhã desta quarta-feira (6), o 1º Curso de Capacitação sul-mato-grossense de Prevenção da Gravidez na Adolescência, realizado pela Sociedade de Pediatria de Mato Grosso do Sul.

 

O presidente da Câmara de Dourados, Alan Guedes (DEM), junto com a presidente da Sociedade de Pediatria do MS, Carmem Lúcia de Almeida Santos, e o secretário municipal de Saúde, Vagner da Silva da Costa, foi convidado para participar da mesa de autoridades do evento.

 

O curso tem o objetivo de melhorar o acesso dos adolescentes as informações sobre sexualidade, reduzir índices de gravidez precoce e indesejada, sensibilizar os profissionais sobre os problemas da gravidez precoce para o indivíduo, para sua família e para toda comunidade e promover e valorizar as atividades de educação e informação dirigida os adolescentes.

 

“Eu agradeço a oportunidade de receber este evento na Câmara de Vereadores, pois nós tentamos ser facilitadores das demandas da saúde e assim contribuir com a sociedade. Nós sempre estaremos de portas abertas para estes cursos, que deixarão os profissionais de saúde ainda mais preparados para as demandas do município”, comentou o presidente da Casa de Leis.

 

Durante o curso foram ministradas quatro palestras, sendo: Características epidemiológicas da gravidez na adolescência, ministrada pela enfermeira Regina Heloísa Gitti Crivellaro; Momento ideal na indicação de contracepção, realizada pela médica Camem Lúcia De Almeida Santos; Contracepção na adolescência, da médica Carla; e Repercussões emocionais da gestação nas adolescentes, da psicóloga Liane Rossales Dalprá.

 

O curso é multiprofissional, direcionado à saúde, educação, assistência social e a todos os profissionais que se dedicam a assistência ao adolescente, sem fins lucrativos.

Joice Hasselmann faz ‘exorcismo’ em gabinete que já foi utilizado por Lula; Assista

Terra

 

Deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) chama rabino e pastores para 'exorcizar' gabinete 825 do Anexo 4 da Câmara, que já foi de Lula (Foto - Divulgação)

 

Em seu primeiro dia como parlamentar, a deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) promoveu um culto religioso em seu gabinete na Câmara para “exorcizar” o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e colocou o vídeo em seu perfil no YouTube. Ela está no gabinete 825 do Anexo 4 da Câmara, o mesmo usado por Lula quando foi deputado constituinte, entre fevereiro de 1987 e janeiro de 1991. As informações são do ZH.

 

“Tudo o que eu não quero é ranço desse passado em meu gabinete”, disse Hasselmann. Ela afirma que não escolheu a sala de propósito, pois as mulheres da Câmara podem escolher dez locais de preferência e ela ficou com a sala 825 em um sorteio.

 

Os deputados Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ) e Professora Dayane Pimental (PSL-BA) também participaram do exorcismo promovido por Hasselman. Ela chamou uma pastora da Igreja Batista e um rabino. No vídeo, a deputada explica que cresceu na Igreja Batista, mas se descobriu judia nos últimos anos.

 

“Todo cuidado com forças ocultas é pouco, Lula já ocupou o gabinete que agora é meu”, escreveu a deputada em uma rede social. Ela também colocou uma mezuzah, símbolo judaico que lembra o homem da unicidade de Deus, na porta do gabinete.

 

ASSISTA

 

Magno Malta e Lauriete estão se separando, especula site Folha do ES

Gospel +

 

Magno Malta e Lauriete se separam, afirma site do Espírito Santo (Foto - Divulgação)

 

A mídia no estado do Espírito Santo vem especulando sobre a situação do casamento do ex-senador Magno Malta e a deputada federal Lauriete (PR-ES), sugerindo que estariam se separando por ausência de publicações juntos nas redes sociais.

 

O portal Folha do ES chegou a publicar uma matéria dizendo que Malta e Lauriete estão separados e o motivo seria uma traição praticada pelo ex-senador com uma “gaúcha”. Lauriete teria descoberto esse affair e colocado ponto final no casamento. “O ocorrido foi logo após as eleições. Ele, mesmo sendo a causa do rompimento, entrou em depressão e estaria preparando um apartamento para morar. No intervalo, ficou na casa de parentes”, diz a matéria do portal capixaba.

 

A especulação surgiu baseada na interação do casal no Instagram: Malta constantemente marca a esposa em fotos e vídeos, mas o mesmo não estaria acontecendo por parte de Lauriete.

 

No entanto, Lauriete chegou a defender a nomeação de Malta para um ministério no governo Bolsonaro e em dezembro, quando a cantora gospel foi diplomada para o cargo de deputada federal, ela marcou o marido, assim como durante a posse do governador do Espírito Santo e em outras ocasiões posteriores.

 

Em resposta às especulações, Magno Malta usou a mesma rede social na última segunda-feira, 04 de fevereiro, para responder às especulações de forma sutil: “Quando você luta por valores, defesa das crianças e família tradicional, se prepare que vem ataque sujo de gente inescrupulosa de todo lado!”, escreveu Malta na legenda de uma foto no Instagram.

 

Em seguida, o ex-senador publicou um vídeo agradecendo pelas orações enquanto esteve internado por conta de complicações de lesões que tem na medula e nos joelhos em decorrência de um acidente, anos atrás. Ao mesmo tempo, Lauriete publicou um convite para uma vigília em um programa de rádio, marcando Malta.

 

Reprodução/Instagran

Prefeita Délia recebe prefeito de Douradina

Assecom

 

Prefeita Délia Razuk recebeu o prefeito de Douradina na manhã desta terça-feira (Foto - Eduardo Scavassa)

 

A prefeita Délia Razuk recebeu na manhã desta terça-feira (5), no gabinete, o prefeito de Douradina Jean Clavisso Fogaça. O assunto da reunião foi a manutenção de parcerias entre os municípios em ações que têm contemplado a população das duas cidades.

 

“Estamos visitando a prefeita da cidade polo regional com vistas a manter as nossas parcerias e nos colocar à disposição para novas empreitadas”, disse o prefeito Jean. O mandatário douradinense, destacou as ações recentes que melhoraram o acesso para a população rural das regiões como a de Panambi, Barro Preto e travessões do Carlão e do Torto, locais que foram recuperados e tiveram pontes reformadas em parceria.

 

A prefeita Délia agradeceu a visita e conversou com o colega, para alinhar pensamentos em relação ao crescimento da Grande Dourados. “Dourados é um polo e precisamos da cooperação e compreensão dos nossos vizinhos no sentido de melhorar a condição de vida de todos os cidadãos, principalmente no que tange à prestação de serviços essenciais”, disse.

 

Douradina é uma das cidades mais próximas do centro urbano de Dourados, tendo sido distrito douradense há pouco mais de três décadas.

 

Além do prefeito Jean Fogaça, estiveram na reunião o procurador-geral do município Sérgio Henrique Pereira Martins de Araújo e Ana Maria Gonçalves, assessora do deputado Dagoberto Nogueira.

 

 

Gustavo Borges estará em Dourados no dia 13 e fará tarde de autógrafos

Redação

 

O campeão olímpico estará na Tchibum no dia 13, às 15 horas (Foto - Divulgação)

 

O medalhista olímpico Gustavo Borges vem à Dourados no dia 13 de fevereiro (quarta-feira) para visitar uma escola de natação credenciada, onde fará uma tarde de autógrafo e dinâmica com alunos acima de 5 anos.

 

O atleta utiliza de um método de aprendizagem e aprimoramento de nado aplicado por mais de 200 cidades no País, incluindo em Dourados, onde demonstrou interesse em conhecer a escola de natação “Tchibum”, que é uma das escolas do sul do estado credenciada à sua metodologia, desde setembro de 2015.

Divulgação

 

Para a proprietária da escola Tchibum, Andyara Tetila, a parceria com o campeão olímpico Gustavo Borges em 2015 é fundamental, pois oportuniza muitas trocas de conhecimento, com uma pedagogia inovadora e diferenciada, consultores acessíveis e atualização de conteúdo. “Estamos muito felizes com a parceria MGB x Tchibum!” comenta a empresária e também professora há 20 anos no seguimento aquático.

 

“O Gustavo Borges têm uma visão educacional que nos impulsiona. Ensinamos natação com ênfase no desenvolvimento físico e também social. Para ele valores humanos dentro do esporte são o que têm de mais valioso. Estamos de acordo!”, completou.

 

O campeão olímpico estará na Tchibum no dia 13, às 15 horas. “Será um momento único não somente para Tchibum, mas para a Grande Dourados!”, conclui Andyara.

 

BIOGRAFIA

 

Gustavo Borges, considerado um dos principais atletas da história da natação brasileira, foi o porta-bandeira da delegação brasileira na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de 2004 em Atenas.  É também o terceiro atleta brasileiro com maior número de medalhas de ouro em Pans, oito, logo atrás de Hugo Hoyama, que conquistou sua décima medalha nos Jogos Pan-Americanos de 2011 em Guadalajara; e do nadador Thiago Pereira, dono de 12 medalhas de ouro.

 

((atualizado às 10h14 para correção de informações))

 

Dissimulada é o novo clipe da dupla douradense Jullio e Alex

Assessoria

 

Dupla douradense Jullio e Alex (Foto - Divulgação)

 

Quem nunca se arrependeu de desistir de um amor e quem nunca sentiu tanta mágoa que não perdoa jamais? São dessas desavenças do amor que trata o novo clipe da dupla douradense Jullio e Alex, o single “Dissimulada” conta a história de um amor que não deu certo e de uma mulher que não deixa em paz o seu amado, mesmo sabendo que fez tudo errado na relação.

 

Esse é o primeiro single da dupla que se formou em 2018, depois de idas e vindas solo, com covers nas redes sociais, eles atraíram seguidores e fãs, a partir disso começaram as produções autorais, a primeira música da dupla é “Dissimulada”, que está nas plataformas de streaming e em breve será lançado o clipe oficial. A dupla não para por aí, em breve será lançada mais uma nova música, a “Tô Faceiro”, as duas do EP de estreia da dupla.

 

As influências dos músicos: Felipe e Falcão, Tião Carreiro e Pardinho, João Paulo e Daniel, Jads e Jadson e Rick e Renner, as músicas são voltadas mais para o sertanejo clássico, com a primeira voz grave de Jullio, que surpreende a quem ouve.

 

Você pode ouvir a nova música em todas as plataformas de streaming, como o Spotify.

 

 

Marinisa Mizaoguchi toma posse como vereadora neste sábado na Câmara de Dourados

Assessoria CMD

 

Marinisa assume o cargo de vereadora neste sábado (Foto: Gizele Almeida)

Toma posse amanhã (02), na Câmara Municipal de Dourados, a suplente Marinisa Mizoguchi (PSB). Ela substitui Marçal Filho (PSDB), que assume vaga de deputado estadual na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

 

A convocação foi feita pelo presidente da Casa de Leis, Alan Guedes (DEM). A solenidade acontecerá no gabinete da Presidência, onde Marinisa assinará o termo de posse, sendo que o juramento será realizado na segunda-feira (4), durante a 1ª sessão ordinária de 2019.

 

Este é o primeiro mandato de Marinisa como vereadora, porém ela já ocupou o cargo de secretária de Educação e de Administração, durante a gestão do ex-prefeito de Dourados, Murilo Zauith.

 

 

Bebeto destaca troca de lâmpadas queimadas nos distritos

Assessoria

 

Bebeto acompanhou a conclusão dos serviços em Vila Vargas (Foto: Assessoria)

 

O vereador Bebeto (PR) acompanhou na tarde de quinta-feira (01), a conclusão da manutenção da iluminação pública nos distritos de Vila Vargas, Vila São Pedro e Indápolis. Os serviços foram executados pela Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos) por determinação da prefeita Délia Razuk (PR).

 

Somente no distrito de Vila Vargas, foram trocadas mais de 50 lâmpadas queimadas, além dos dispositivos necessários para o funcionamento da iluminação. “Recentemente solicitamos os serviços de troca de lâmpadas queimadas à prefeita Délia, que se comprometeu em atender os demais distritos nos próximos dias”, destacou Bebeto.

 

A Prefeitura de Dourados conta com quatro equipes de trabalho para a manutenção da iluminação pública no município, totalizado a troca de 140 lâmpadas queimadas diariamente na cidade. Os reparos incluem também a substituição de luminárias, soquetes, reatores, incluindo os cabos de energia elétrica que são substituídos na maioria dos postes.

 

O serviço de Disk Lâmpada pode ser acionado pela comunidade no telefone: (67) 99801-2268, onde é feito o cadastro com as informações necessárias para a execução do pedido.

 

Trânsito

 

Recentemente o vereador Bebeto também foi atendido com a implantação de placas de sinalização de trânsito no Jardim Guanabara, no cruzamento das ruas Francisco Luiz Viegas com a Major Capilé. O serviço foi executado pela Agetran (Agência de Trânsito) após ofício encaminhado ao diretor Carlos Fábio.

 

Também em ofício protocolado na Secretária de Obras, o vereador solicitou à secretária Marise Aparecida (Obras) serviços de manutenção de ruas no distrito de Vila Vargas, principalmente nas ruas Joaquim Venceslau de Almeida e Antenor de Carvalho (proximidades da Escola Presidente Getúlio Vargas).

Deputado Neno Razuk fica com segunda vice-presidência da Assembleia Legislativa

Reprodução

 

Deputado Estadual Neno Razuk (PTB)

Confirmada chapa encabeçada por Corrêa e Zé Teixeira na 1ª secretaria Deputados do G-10, Herculano Borges (SD) fica na 2ª secretaria, Neno Razuk (PTB) na 2ª vice-presidência e Antônio Vaz (PRB) na 3ª vice-presidência

 

Os deputados confirmaram a chapa para Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul encabeçada pelo deputado Paulo Corrêa (PSDB), como candidato a presidente, e Zé Teixeira (DEM) na 1ª secretaria, cargo que atualmente ocupa e o segundo mais cobiçado na Casa de Leis.

 

Na 2ª secretaria, ficou definido Herculano Borges (SD). Neno Razuk (PTB) é o nome para ocupar a 2ª vice-presidência e Antônio Vaz (PRB) na 3ª vice-presidência. Os três fazem parte do G-10, grupo criado por deputados, em sua maioria novato, que buscavam espaço na Mesa Diretora.

 

Os parlamentares já haviam conquistado a garantia dos três cargos, mas restava a indicação dos nomes. A definição ocorreu durante reunião entre os parlamentares e Sérgio de Paula, secretário espcial de articulação política do Governo do Estado, na tarde desta quarta-feira (dia 30).

 

Como já havia sido definido, Eduardo Rocha (MDB) como vice-presidente e a 3ª secretaria que ficará com o PT. Segundo o deputado Amarildo Cruz, que não se reelegeu, portanto não permanece na Casa de Leis neste ano, a bancada petista vai decidir ainda quem vai ocupar o cargo, entre os deputados Pedro Kemp e Cabo Almi.

 

Corrêa conversou rapidamente com a imprensa e confirmou alguns nomes ao chegar para a posse da diretoria do TJ (Tribunal de Justiça), que ocorre nesta tarde. A eleição da Mesa Diretora vai ocorrer na sexta-feira (dia 1º), quando os trabalhos da Assembleia Legislativa de MS serão retomados e os deputados eleitos tomam posse dos mandatos.

 

Os nomes de Paulo Corrêa na presidência e Zé Teixeira na 1ª secretaria já estavam praticamente confirmados nos cargos, porque tinham o apoio da maioria dos parlamentares. O grupo denominado G-10 foi formado para tentar se encaixar na diretoria. A princípio, a ideia era conquistar a 1ª secretaria, caro que Teixeira detinha a preferência dos colegas. Em “troca”, os deputados ficaram com três cargos.

Psol processará irmãos Bolsonaro em defesa de Jean Wyllys

Terra

 

O ex-deputado federal Jean Wyllys (Foto: Charles Sholl / Futura Press)

 

O presidente nacional do PSOL, Juliano Medeiros, disse nesta terça-feira, 29, que o partido vai protocolar nesta quarta-feira, 30, queixas crime contra o vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (PSL), o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), o cantor Lobão e o pastor Silas Malafaia por difundirem mentiras nas redes sociais contra o partido e o ex-deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ). Wyllys teve o pedido de renúncia ao mandato formalizado nesta terça-feira.

 

“Quem inventar mentira contra a gente pode preparar o bolso porque vamos processar”, afirmou o presidente do PSOL. Medeiros não explicou quais seriam as mentiras. Malafaia, Lobão, Carlos e Eduardo Bolsonaro não foram encontrador na noite desta terça-feira para falar sobre as acusações do dirigente.

 

Medeiros disse que vai processar os adversários durante um ato em defesa de Jean Wyllys realizado na noite desta terça-feira na Faculdade de Direito da USP, no Largo São Francisco, em São Paulo.

 

Além da direção do PSOL, o ato reuniu os candidatos derrotados à Presidência Guilherme Boulos (PSOL) e Fernando Haddad (PT), a deputada estadual Manuela d’Ávila (PCdoB-RS), vice do petista nas eleições 2018, artistas como a cartunista Laerte, o cantor Criolo e o escritor Fernando Morais, juristas, ativistas da causa LGBT, do movimento negro e da defesa dos direitos humanos, além de centenas de simpatizantes que lotaram a salas dos estudantes da faculdade.

 

Além do apoio a Jean Wyllys, que anunciou que vai renunciar ao mandato de deputado devido a ameaças de morte, os discursos se voltaram contra o governo Jair Bolsonaro, pedidos de punição aos assassinos da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) e em defesa da libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

 

“Estamos aqui para dar um recado: eles podem muito mas não podem tudo”, disse Medeiros.

 

Confusão

 

No ato, houve uma confusão envolvendo o deputado estadual eleito Arthur “Mamãe Falei” do Val (DEM-SP). Acompanhado de quatro aliados, Arthur foi expulso do local aos chutes, empurrões e palavrões enquanto gravava vídeos para o seu canal no YouTube.

 

Minutos depois, acionados por Oliver Delgado, que se identificou como assessor do deputado eleito, cinco carros, duas motos e mais de 20 homens da Polícia Militar, alguns deles exibindo escopetas, fecharam o trânsito na Rua Riachuelo, por onde entravam os participantes do evento.

 

Segundo o tenente Martins, a PM foi acionada via 190 para atender a solicitação de uma pessoa que se dizia impedida de transitar em espaço público. Questionado sobre a nescessidade daquele aparato para atender uma ocorrência simples, o tenente Martins negou que o fato de Arthur ser deputado eleito tenha influenciado.

 

“Enquanto houver risco à integridade física de alguém, qualquer cidadão, a PM estará à disposição”, disse o policial.

 

Militantes do PSOL justificaram a expulsão alegando que Arthur estava provocando os participantes do ato. O deputado eleito negou. “Cheguei quieto, Eles têm um pré-conceito”, disse ele.

Dua Lipa faz ‘pose no lixão’ e transforma distopia em pop de primeira

G1

 

O mundo pode ser destruído, mas nada vai abalar o penteado e a boa música pop de Dua Lipa. Pelo menos é isso que dá a entender o clipe de “Swan song”, trilha do filme “Alita: Anjo de combate”.

 

Distopia cyberpunk

 

A música está na trilha de “Alita: Anjo de combate”. O filme é dirigido por Robert Rodriguez (“Planeta terror”, “Machete mata”, “Sin City”), com produção de James Cameron, baseado no mangá de Yukito Kishiro. A estreia no Brasil será no dia 14 de fevereiro.

 

O filme é uma ficção científica num mundo cyberpunk distópico. A música é sombria, no mesmo tom do longa, mas ela transforma esse grito de desespero em um ótimo refrão de pop arena.

 

Dua Lipa na gravação do clipe 'Swan Song', trilha do filme 'Alita: Anjo de combate' (Foto: Divulgação)

 

Batalhão de Dua

 

O tom da canção é de luta pessoal, mas, como de costume, a composição foi feita por um batalhão. Ele inclui o produtor holandês Junkie XL, craque de trilhas de filmes de ação como “Deadpoool”, “Mad Max: Fury Road”, “Batman vs Superman” e “Mulher Maravilha”.

 

Justin Tranter, que coescreveu nada menos que “Sorry”, de Justin Bieber e “Bad liar”, de Selena Gomez, também ajudou. Os outros coautores são Mattias Larsson, Robin Fredriksson e Kennedi Lykken.

 

No, clipe ela faz pose em um imenso lixão – o que lembra as desastrosas fotos de Nana Gouvêa em Nova York em 2012 após no Furacão Sandy, mas tudo bem, é tudo cenográfico.

 

Na vida real, espera-se que a cantora lance finalmente neste ano o segundo álbum, dois anos após a estreia, com hits como “New rules” e “IDGAF”.

 

 

Não há condição de intervenção na Vale agora, diz Onyx

Exame

 

O ministro de Estado Chefe da Casa Civil da Presidência da República, Onyx Lorenzoni, durante Reunião do Conselho de Governo. (Foto - Romério Cunha/VPR/Agência Brasil)

 

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou nesta terça-feira, 29, que o governo federal vai aguardar a investigação das causas do desastre ocorrido com o rompimento de uma barragem da mineradora Vale, em Brumadinho (MG), para decidir sobre uma eventual intervenção na diretoria da empresa. “Não há condição de haver nenhum grau de intervenção agora. Isso não seria uma boa sinalização para o mercado”, afirmou Onyx em uma entrevista coletiva realizada após a reunião semanal do conselho ministerial do governo.

 

O encontro tratou nesta terça-feira exclusivamente sobre o ocorrido em Minas Gerais.

 

O governo federal possui a chamada golden share, que dá poder especial para o Estado, além de ser representado por outros acionistas. Por isso, ele poderia convocar a reunião do conselho de administração da empresa e pressionar pela saída da atual diretoria. O governo brasileiro possui 12 ações do tipo na Vale.

 

Questionado sobre se o governo pretende fazer tal convocação ou se apoia a cúpula da empresa, o ministro afirmou apenas que “não cabe ao governo ficar atuando diretamente no comando das empresas que não são de sua responsabilidade direta”.

 

“Se as investigações mostrarem que há dolo, que há falha, o governo vai exercer o seu direito (de convocar o conselho de administração. … Mas o governo tem de ter humildade para saber que não pode tudo e prudência para saber que está em jogo um setor muito relevante para o País. Tem de haver equilíbrio”, afirmou Onyx.

 

Futuro da mineradora

 

Privatizada há 20 anos, a Vale sempre foi tida como um exemplo de governança, apesar de reiterados episódios de diferentes governos de interferir nos rumos da companhia. Agora, a sombra da interferência política voltou. Na segunda-feira, o presidente em exercício, Hamilton Mourão, afirmou que o gabinete de crise do governo estava estudando tal possibilidade.

 

A reportagem revelou na noite de ontem, porém, que as 12 golden shares que o governo possui na companhia não lhe dão esse direito. A única opção seria uma pressão sobre o conselho de administração via investidores como a Previ, fundo de pensão do Banco do Brasil, a Petros, da Petrobras, ou o BNDESPar, do BNDES.

 

Uma investida por parte do governo nesse sentido iria contra os discursos de defesa do liberalismo do governo eleito e pode lançar dúvidas sobre a própria capacidade do governo de levar adiante novas privatizações.

 

Outro risco para o futuro da mineradora é relacionado a sua capacidade de crédito. Metade do caixa da Vale, cerca de 12 bilhões de reais, está bloqueado para possíveis contingências ambientais. Na noite de ontem, após o fechamento do mercado, a agência de classificação de risco Fitch rebaixou a nota de crédito da companhia de BBB+ para BBB-, e ainda colocou os ratings da empresa em observação, o que deve levar a novos rebaixamentos.

Neste sábado tem show em Campo Grande de tributo ao Queen

G1/MS

 

Banda irá se apresentar sábado em Campo Grande (Foto: Divulgação)

 

A banda se apresenta em Campo Grande neste sábado (26). O show Queen Reviving será no Arquiteto Rubens Gil de Camilo, a partir das 21h (de MS), e conforme a produção do evento, reúne tecnologia e interatividade.

 

A apresentação tem na playlist as melhores músicas do Queen, levando ao palco um verdadeiro show de rock. A banda é formada por especialistas em Queen, comandada por Elvis Balb, considerado um dos melhores performers de Freddie Mercury do mundo.

 

Os ingressos para o show variam de R$ 100 a R$ 150. Quem tem direito à meia-entrada paga de R$ 50 a R$ 75. Os preços são de acordo com o lugar escolhido no teatro.

 

Os interessados podem comprar os ingressos no estande da organização do evento que fica no segundo piso do Shopping Campo Grande ou pelo site da produção, clicando aqui

 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3326-0105.

Governo não vai interferir em investigações no caso Flávio Bolsonaro, diz Moro

G1

 

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, durante evento em Davos, na Suíça (Foto: Alan Santos/Presidência da República)

 

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, afirmou à Reuters nesta quinta-feira (24) que o governo não irá interferir na investigação sobre transações financeiras atípicas envolvendo o senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) e ex-assessores dele na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

 

Moro disse, em entrevista no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, que a investigação que envolve o filho mais velho do presidente Jair Bolsonaro está em fase preliminar e vem sendo conduzida normalmente pelos promotores do Rio de Janeiro.

 

O Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) identificou 48 depósitos de R$ 2 mil entre junho e julho de 2017 e um pagamento de pouco mais de R$ 1 milhão de um título bancário da Caixa Econômica Federal na conta de Flávio Bolsonaro.

 

Além disso, um ex-assessor de Flávio, o motorista Fabrício Queiroz, também é investigado por movimentações atípicas identificadas pelo Coaf no valor de até R$ 7 milhões em três anos.

 

Flávio Bolsonaro, que assumirá o mandato de senador em fevereiro, afirma não ter cometido qualquer irregularidade. “Essa é uma investigação preliminar, não há nada conclusivo sobre isso e no momento o caso está nas mãos dos promotores estaduais. Então, eles estão fazendo seu trabalho de maneira normal”, disse o ministro.

 

“O governo nunca vai interferir no trabalho dos investigadores ou no trabalho com promotores”, acrescentou o ministro, na entrevista concedida em inglês.

 

Posse de armas

 

Moro também defendeu, na entrevista à Reuters, o decreto sobre posse de armas recém-editado pelo governo, dizendo que a medida “não muda muito” a legislação anterior, uma vez que diz respeito apenas à posse de armas e não ao porte.

 

O ministro reiterou que não há planos em sua pasta no momento de propor qualquer nova mudança no controle de armas.