sexta-feira, 26 de junho de 2026

Pupilo de Murilo Zauith pode ser o novo diretor da Sanesul; Mara Caseiro vai para a Cultura

 

Mara na Cultura

 

Mara Caseiro (PSDB) deve assumir a Secretaria de Cultura e Cidadania do Mato Grosso do Sul. Passarinho que andou pelos corredores da Assembleia Legislativa esta semana disse a Rapidinhas! que está praticamente certa a nomeação da ex-deputada tucana na pasta.

 

Mais Mara

 

Apesar de ser a candidata mais votada entre as mulheres na eleição passada, atingindo 23.813 votos no Estado, Mara Caseiro não conseguiu se reeleger, ficando apenas como primeira suplente na coligação. Ela fez parte da base aliada do governador reeleito e assim deve ser ‘acomodada’ pelo governo nos próximos quatro anos.

 

Waltinho

 

Walter Carneiro Junior pode ser o novo diretor presidente da Sanesul na gestão de Reinaldo Azambuja (PSDB), por indicação do vice-governador e secretário de Infraestrutura Murilo Zauith (DEM). O mesmo pássaro que esteve na Capital disse que são fortes os rumores de que a vaga na empresa de saneamento será realmente ocupada por um douradense. Só não confirmou quem será realmente… À conferir.

 

Mais Waltinho

 

A nomeação de Waltinho pode vir como uma retratação da parte do governador Reinaldo, já que no seu primeiro mandato, em 2015, ele não teria atendido o pedido de Murilo Zauith (prefeito de Dourados naquele período) onde tentou emplacar seu fiel escudeiro na empresa de saneamento. Inclusive na época Waltinho ocupava o cargo de secretário de Fazenda do município e foi exonerado na esperança da nomeação.

 

Detran

 

Já Luiz Carlos da Rocha Lima, atual diretor-presidente da Sanesul deve ser o novo diretor do Detran (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), assumindo a vaga deixada por Roberto Hashioka (PSDB), que foi nomeado na SAD (Secretaria de Administração Desburocratização), no lugar de Carlos Alberto Assis, que assume a chefia de gabinete.

 

Morte na Acolhida

 

A Secretaria de Assistência Social em Dourados divulgou ontem (10) que abriu sindicância para apurar a morte do idoso Sebastião Firmino da Silva, 63 anos, encontrado morto na Casa da Acolhida no dia 07 de janeiro. Segundo consta ele havia dado entrada na instituição no dia 29 de dezembro de 2018.

 

Ainda na Acolhida

 

Também na manhã de ontem, o presidente da Câmara de Dourados, Alan Guedes (DEM) esteve no local, acompanhado dos vereadores Sergio Nogueira (PSDB), também presidente da Comissão de Assistência Social, Olavo Sul (Patriotas) e Maurício Lemes (PSB), a Casa da Acolhida. Eles foram até o local para fiscalizar e obter informações sobre o serviço realizado no município, que oferece hospedagem temporária para pessoas.

 

Mais Acolhida

 

O coordenador do abrigo, Eugênio Lins, acompanhou os vereadores pelo local e ressaltou que a Casa da Acolhida atende, em média, 15 pessoas por diariamente e há 15 servidores no local, sendo nove efetivos. Ele ainda apresentou uma versão preliminar sobre o ocorrido, visto que ainda são esperados os resultados da perícia.

 

Rede Estadual

 

Começou ontem e vai até o dia 16 o prazo para matrículas dos alunos designados nas escolas da Rede Estadual de Ensino, porém, quem perder o prazo terá uma nova chance para a inscrição, entre os dias 10 e 16 de janeiro. Para essa segunda chamada, a lista de designação será divulgada no dia 20 e o período das matrículas será entre 21 e 25 de janeiro.

 

Rede Municipal

 

Já em Dourados, o prazo para matrículas dos alunos da Reme (Rede Municipal de Ensino), segue até o próximo domingo (13). O endereço eletrônico para a matrícula digital é o www.dourados.ms.gov.br, na aba “Cidadão”, menu “Matrícula Digital 2019”.

 

Bailarina da Beyoncé anuncia possível parceria com Anitta

Anitta está expandindo cada vez mais sua influência internacional. A cantora posou ao lado de Ashley Everett, bailarina da Beyoncé, na quarta-feira, 9.

 

As duas se deram bem e Anitta brincou, em um story do Instagram, dizendo que vai substituir sua dançarina Arielle Macedo pela norte-americana, que repostou a imagem em seu perfil.

 

Anitta abraçada com Ashley Everett (Foto: Instagram / @anitta / Estadão Conteúdo)

 

Na legenda da publicação, Ashley agradeceu a relação de carinho e deixou no ar uma suposta parceria.

 

“Foi legal conhecer você hoje, mama. Obrigada por ter me mostrado tanto amor e ter feito eu me sentir como a estrela que você é. Todo mundo está ansioso para saber o que estamos preparando. Fiquem ligados”, escreveu.

Alunos e professores da UEMS/CG apresentam espetáculo teatral em fevereiro

Assessoria

 

No próximo mês, Campo Grande sará palco de mais um grande espatáculo produzido pelo professor Fernandes Ferreira, do curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), de Campo Grande. O espetáculo “Lisbela e o Prisioneiro” terá participação de acadêmicos do curso da UEMS. O espetáculo será apresentado nos dias 16, 17, 22, 23 e 24, no Teatro da Mace.

 

Fernades conta que depois de trabalhar com temas pesados em “O Pequeno Príncipe ” e “De Pai para Filhos”, a intenção era abordar algo mais leve, optando por “Lisbela e o Prisioneiro “, escrita em 1961 pelo pernambucano Osman Lins. “Durante as leituras coletivas descobrimos que o texto não era tão leve assim. Abuso de autoridade, um cristão matador e, sobretudo, uma jovem que preferiu enfrentar o mundo a perder a sua liberdade, não são um assunto fácil, mas abordado com sutileza pode provocar risos”, comenta Fernades.

 

A peça traz um pouco do roteiro do Guel Arraes, o que torna a narrativa mais proxima daquilo que o público conhece da obra, e ainda apresenta uma estética circense. “A aposta circense é uma homenagem ao veículo que levou o teatro a tantos lugares, assim como ao nosso Estado de Mato Grosso do Sul”, explica Fernandes.

 

Os ingressos do espetáculo “Lisbela e o Prisioneiro” estão à venda na Livraria Leitura, no Shopping Campo Grande, por 40 reais inteira e 20 reais meia entrada.

 

 

Governador apresenta novos nomes da Secretaria de Segurança Pública

Portal do MS

 

Encontro foi realizado na Governadoria do Estado (Foto - Chico Ribeiro)

 

O governador Reinaldo Azambuja e o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, apresentaram nesta terça-feira (8.01), durante encontro realizado na Governadoria, algumas mudanças que serão feitas na Secretaria.

 

Entre elas está a substituição do secretário-adjunto, cargo que é ocupado atualmente pelo coronel Esli Ricardo de Lima, que passará a atuar como assessor parlamentar desempenhando o papel de interlocutor junto ao Ministério de Justiça e Segurança Pública. Quem assume é o coronel Ary Carlos Barbosa, que já ocupou as funções de chefe de gabinete da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), superintendente de Segurança Pública, diretor do DOF (Departamento de Operações de Fronteira), entre outras funções.

 

A Superintendência de Segurança Pública passará a ser coordenada pelo atual diretor do DOF, coronel Kleber Haddad Lane. Já o novo dirigente do Departamento, conforme o secretário Antonio Carlos Videira, é o tenente-coronel Marcos Paulo Gimenez, que hoje desempenha a função de comandante do Centro de Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar (CFAP) e também foi comandante do Batalhão de Choque (BpChoque).

 

Além dessas mudanças, o governador Reinaldo Azambuja declarou que poderá haver outras mudanças como o pagamento da hora extraordinária para o policial. “Essa medida tem o objetivo de aumentar o efetivo em 30%. Isso significa que na hora de folga do policial ele pode continuar desempenhando sua função”, anunciou. O projeto deve ser encaminhado para a Assembleia logo após o encerramento do recesso parlamentar.

 

 

Onyx usou empresa de amigo para receber verbas de gabinete, diz jornal

Terra

 

Ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (Foto: Matheus Bonomi/Agif / Estadão Conteúdo)

 

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM-RS), usou 80 notas fiscais de uma empresa de consultoria pertencente a um amigo de longa data para receber RS 317 mil em verbas de gabinete da Câmara dos Deputados entre os anos de 2009 e 2018. As informações foram reveladas pelo jornal “Zero Hora” na manhã desta terça-feira, 8. Entre as 80 notas, 29 foram emitidas em sequência, o que indica que Onyx teria sido o único cliente da firma.

 

A empresa chamada Office RS Consultoria Sociedade Simples pertence a Cesar Augusto Ferrão Marques, técnico em contabilidade filiado ao DEM, o partido de Onyx. Marques também trabalhou em campanhas políticas do parlamentar. O jornal informa ainda que Marques não tem registro no Conselho Regional de Contabilidade. Ele é o responsável pela contabilidade do DEM no Rio Grande do Sul.

 

 

A empresa está inapta na Receita Federal por omissão de valores ao fisco e tem R$ 117 mil em dívidas tributárias. Entre janeiro de 2013 e agosto de 2018, não recolheu impostos, apesar de ter emitido 41 notas a Onyx.

 

Ao jornal “Zero Hora”, Marques confirmou que trabalha com Onyx há quase 30 anos como consultor tributário. Segundo ele, o ministro não é o seu único cliente. Marques, que tem outra empresa, disse que emite parte das notas fiscais por uma empresa ou por outra devido a questões tributárias.

 

O que diz Onyx Lorenzoni

 

Em nota oficial, Onyx informou que não há nada irregular. “A empresa sempre prestou os serviços e recebeu por eles, na forma da lei. Trata-se de consultoria tributária – não apenas para projetos meus e sim aconselhamento para todos os projetos em destaque nesta questão”, afirmou, dizendo que a empresa faz o acompanhamento da execução do orçamento geral da União para fins de emendas parlamentares.

 

“Com relação aos recursos da campanha eleitoral, cabe esclarecer que a empresa prestou serviços para o partido e todos os candidatos”. Segundo ele, todas as contas foram aprovadas e há rígido acompanhamento sobre a questão.

Após recesso, Câmara de Dourados retorna atendimento ao público hoje

Assessoria CMD

 

A Câmara Municipal de Dourados reabre ao público a partir de hoje (7), após recesso legislativo, acompanhando calendário municipal. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

 

No mês de janeiro não haverá trabalhos legislativos, como sessões ordinárias, retornando apenas na primeira semana de fevereiro, porém os gabinetes dos vereadores realizam atendimento normal durante este período.

 

Durante o biênio 2019/2020 o vereador Alan Guedes (DEM) presidirá a Mesa Diretora da Casa Leis, acompanhado de Elias Ishy (PT), Sergio Nogueira (PSDB) e Daniela Hall (PSD) que assumem as vagas de vice-presidente, 1º secretário e 2º secretário, respectivamente.

 

Balanço

 

A Casa de Leis encerrou o ano de 2018 com muito trabalho, contabilizando 44 sessões ordinárias e 12 extraordinárias, onde os vereadores votaram, segundo dados da secretaria administrativa da Casa de Leis, 134 projetos de lei ordinária, 28 projetos de lei complementar, 73 projeto de decreto legislativo e seis projetos de resolução.

 

Ainda foram apresentados, durante as sessões, 629 requerimentos e 2587 indicações, além de serem conferidas 268 moções e expedidos 912 ofícios. Os vereadores ainda realizaram 12 audiências públicas durante o ano.

Governo Bolsonaro cogita anular atos de demarcações dos últimos 10 anos

Campo Grande News

 

Indígenas de Caarapó lutam por demarcação de terra (Foto: Helio de Freitas/Arquivo)

O governo federal defende uma revisão dos processos de demarcações de terras indígenas, titulações das áreas quilombolas e desapropriações para a reforma agrária feitas nos últimos dez anos. A informação foi dada pelo secretário especial de Assuntos Fundiários e líder ruralista, Luiz Nabhan Garcia, ao jornal O Globo.

Segundo ele, existe a possibilidade de reversão desses atos caso sejam constatados “falha grave”, “erro inadmissível” ou “fraude processual”.

 

“Será feito um levantamento amplo e geral de tudo que aconteceu em questões fundiárias no Brasil, seja em reforma agrária, demarcação de terras indígenas e quilombolas. Se houve alguma falha e se tiver brecha que mostre para Justiça que houve um erro, tudo é possível anular. Isto é previsto em lei, a possibilidade de abrir um novo processo e rever. Demarcação pode ser revista […] se houve falha”, afirmou Nabhan ao jornal carioca.

 

Ele também afirmou que decisões anteriores foram influenciadas por “processos políticos e ideológicos”. “Houve participação muito grande de processos políticos e ideológicos nessas demarcações, inclusive uma participação indevida de ONGs com interesses escusos. Isto é inaceitável”, completou em entrevista ao O Globo.

 

De acordo com a Funai (Fundação Nacional do Índio), em Mato Grosso do Sul há 16 áreas em estudo envolvendo demarcação de terras, a maioria das etnias Guaraní e Guaraní Kaiowá.

 

Nesta fase são realizados estudos antropológicos, históricos, fundiários, cartográficos e ambientais da área que fundamentam a identificação e delimitação da terra indígena.

 

Outras quatro áreas foram delimitadas, ou seja, são terras que tiveram os estudos aprovados pela Funai com publicação no Diário Oficial da União e do Estado e que estão em fase de análise pelo Ministério da Justiça.

 

O levantamento da Funai aponta que 9 áreas estão autorizadas para serem demarcadas fisicamente e outras 5 homologadas, terras que possuem os seus limites materializados e a demarcação administrativa foi homologada por decreto do presidente da República.

 

Outras 29 áreas no Estado estão regularizadas, fase em que as terras, já com o decreto do presidente, foram registradas em cartório em nome da União e na Secretaria do Patrimônio da União.

Marun vai receber 27 mil por reuniões a cada 2 meses e trabalho a distância

Campo Grande News

 

Usina de Itaipu é administrada por governos do Brasil e Paraguai (Foto:Campo Grande News)

 

No centro de uma nomeação polêmica de conselheiro da Itaipu Binacional, com declarada oposição do vice-presidente do Brasil, o ex-ministro Carlos Marun terá salário de R$ 27 mil para um trabalho que requer reuniões a cada dois meses e, no mais, é feito a distância.

 

Conforme a Itaipu, hidrelétrica administrada por Brasil e Paraguai, que confirmou o valor do salários, os conselheiros não recebem jeton, mas “remuneração como qualquer outro empregado do quadro de pessoal da usina”.

 

Do lado brasileiro, os conselheiros estudam em reuniões semanais, não de forma presencial, os temas de diretoria. Já as reuniões presenciais dos membros do conselho ocorrem a cada dois meses na usina de Itaipu, que tem sede em Foz do Iguaçu (Paraná) no lado brasileiro, e, eventualmente, em Brasília (DF) ou em Curitiba (PR).

 

Eles também participam de reuniões extraordinárias. A Itaipu possui um Conselho de Administração composto por doze conselheiros, seis brasileiros e seis paraguaios, e dois representantes dos Ministérios das Relações Exteriores, um de cada país. Os conselheiros são responsáveis pela análise e aprovação ou rejeição dos atos da Diretoria Executiva.

 

Em 31 de dezembro, último dia do ano e do governo de Michel Temer (MDB), o então presidente exonerou Marun do cargo de ministro e o nomeou para Itaipu, com mandato até 16 de maio de 2020. Segundo Marun, a nova função se molda a três necessidades: ter um representante de Mato Grosso do Sul na empresa, ele vai poder exercer a advocacia após quarentena de seis meses e dará um tempo na politica.

 

Novo vice-presidente do Brasil, o general Hamilton Mourão classificou a nomeação como um prêmio. Até surgiu rumores que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) faria a “desnomeação”, mas, sem intercorrências, Marun ficou com o cargo.

Marun fica: Bolsonaro decide manter ex-deputado no Conselho de Itaipu

Campo Grande News

 

Carlos Marun durante visita a obras na Capital (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

Ex-ministro da Secretaria de Governo e ex-deputado federal, Carlos Marun (MDB-MS) ficará com cargo de conselheiro da Itaipu Binacional. Foi o próprio emedebista que anunciou no início da tarde desta quarta-feira (2) a decisão do presidente Jair Bolsonaro (PSL).

 

“Acabo de receber uma ligação do ministro Onyx [Lorenzoni, chefe da Casa Civil] me informando que despachou com o presidente Bolsonaro e que ele decidiu não rever o ato do presidente Temer que me nomeou para o Conselho de Itaipu”, disse Marun por meio de mensagem disparada pelo WhatsApp.

 

O ex-ministro garantiu que vai se empenhar para fazer o melhor trabalho como conselheiro. “Vou, portanto, exercendo esta função com o mesmo empenho que dediquei a todas as funções que exerci”, completou a nota.

 

Pela manhã, o jornal O Estado de S. Paulo havia publica informação de que a nomeação de Carlos Marun estava por um fio. Bolsonaro não teria gostado da decisão do antecessor, Michel Temer (MDB), no apagar das luzes.

 

Ao Campo Grande News, Marun chegou a declarar que a notícia o desagradou. “Não vou ser hipócrita em dizer que vou gostar, mas é prerrogativa do presidente”, avaliou.

 

O ex-ministro e ex-deputado federal deve receber salário de R$ 27 mil para participar de reuniões bimestrais até 2020. O conselho tem seis representantes brasileiros e seis indicados pelo governo do Paraguai.

 

Em vídeo divulgado no último dia do ano, o ex-ministro disse que a função teria papel importante em Mato Grosso do Sul, já que a empresa vai financiar ponte entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta (Paraguai), fundamental para tirar do papel a rota bioceânica.

 

Currículo – Da “tropa de choque” de Temer, ele foi nomeado ministro chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, pasta responsável pela articulação política, em 15 de dezembro de 2017. Para assumir, se licenciou do cargo de deputado federal.

 

No dia 28 de dezembro, Marun renunciou ao mandato de deputado federal, a qual teria direito até fevereiro de 2019 e também às funções nos diretórios do MDB, tanto estadual quanto nacional.

‘Não me chame de Barbie’, diz Marina Ruy ao tuitar sobre Bolsonaro

Notícias ao Minuto

 

Marina Ruy Barbosa (Foto: Getty Images)

Uma declaração de Marina Ruy Barbosa, 23, nas redes sociais suscitou que a atriz fosse apoiadora do atual presidente Jair Bolsonaro. Na mensagem, ela desejou apenas que o novo governo fosse bem-sucedido e foi criticada por internautas.

 

“Nós temos que desejar e torcer sempre por um país melhor, independente de quem esteja governando. Vamos aguardar os próximos capítulos…”, escreveu Marina, em seu perfil no Twitter.

 

Logo começaram as críticas sobre o possível posicionamento político da atriz, que atualmente está na novela “O Sétimo Guardião” (Globo). “Essa nunca enganou ninguém”; “Sai do muro Marina, no cenário político atual ou é 8 ou 80”, publicaram alguns internautas. Outros optaram por chamá-la de bolsominion: “Não é surpresa pra ninguém que você é ‘bolsominion’, ‘salsicha privilegiada'”.

 

Marina tentou conversar com os seus seguidores e explicar qual o sentido correto da mensagem. “Nunca disse que apoiava ele, ou outra pessoa. Apenas falei isso diante dos comentários desejando que fosse um governo desastroso. Eu espero sempre que seja o melhor possível dentro do possível, para o nosso país.”

 

Enquanto alguns a chamavam de sensata pela declaração, outros continuaram debatendo com a atriz. “Torcer por um racista, machista e homofóbico? Não, obrigada, Barbie”, afirmou uma das internautas que também disse que Marina vive uma vida de privilégios. “Não é torcer pelo presidente, é torcer pelo país… e não me chame de Barbie”, rebateu a atriz.

 

Marina Ruy Barbosa insistiu em rebater os comentários de internautas que a estamparam como eleitora de Bolsonaro. A atriz reclamou que a “internet” está muito agressiva e avisa que ficará de olho no presidente. “Cobrança sempre. Não só de Bolsonaro, mas de qualquer candidato, seja ele de esquerda ou direita que esteja representando o Brasil”, respondeu. Com informações da Folhapress.

Guedes: reforma da Previdência é o primeiro e maior desafio

R7

Paulo Guedes (Foto:Renato Costa/Estadão Conteúdo)

O novo ministro da Economia, Paulo Guedes, recebeu dos ex-ministros Esteves Colnago — do Planejamento — Marcos Jorge— da Indústria — e Eduardo Guardia — da Fazenda, na tarde desta quarta-feira (2), o cargo de comandante do Superministério criado pelo governo de Jair Bolsonaro.

 

Guedes começou o discurso falando que não existe um “superministro”, pois acredita que ninguém sozinho vai resolver os problemas do Brasil.

 

O ministro também destacou que a previdência no Brasil hoje é uma “fábrica de desigualdades” e, por isso, é necessário aprovar a reforma.

 

 

“Quem julga tem as maiores aposentadorias e, o povo brasileiro, as menores”, disse o ministro.

 

“É o primeiro e maior desafio a ser enfrentado. Se for bem-sucedida (…) nós teremos dez anos de crescimento sustentável”, complementou.

 

“Se abrir economia sem reforma (da Previdência), tem que falar ‘corre que o chinês vai te pegar'”, brincou o ministro.

 

Ele afirmou que a “previdência, privatizações e a simplificação do sistema tributário” serão os pilares da gestão da pasta.

 

Excesso de gastos

 

Guedes, por várias vezes, criticou o descontrole dos gastos públicos, o que chegou a chamar de “mal maior”. “O diagnóstico tem que começar pelo controle de gastos. Não precisa cortar dramaticamente, é não deixar crescer no ritmo que crescia”, afirmou.

 

O novo ministro afirmou que a questão fiscal sempre foi o calcanhar de Aquiles do País e reforçou que o teto de gastos é fundamental, mas é necessário fazer as reformas para que ele se sustente. “O teto sem parede de sustentação cai. Temos que aprofundar as reformas que são as paredes”, completou.

 

Guedes alertou que, após experimentar a hiperinflação, o Brasil está agora à sombra de uma “falsa tranquilidade”, com estagnação econômica. “Estamos em momento de calmaria. As expectativas são favoráveis. Mas há uma hora que tem que ser enfrentado o fenômeno fiscal. A hora é agora”, completou.

 

Para ele, a melhor forma de enfrentar a desigualdade social é com o fortalecimento da economia de mercado. Ele reforçou que o Brasil tem uma economia fechada por quatro décadas. “Implementar reformas causa ciclo virtuoso de emprego e renda e arrecadação. Podemos contar com futuro brilhante”, acrescentou.

 

Guedes fez um histórico sobre o problema fiscal brasileiro e lembrou o endividamento excessivo em dólar no governo de Ernesto Geisel. “O Brasil se tornou vulnerável em política cambial. Precisamos hoje de US$ 400 bilhões (em reservas) para acreditarem que vamos nos comportar bem”, completou.

 

O novo ministro lembrou a inflação crônica causada pelo crédito fácil no governo Figueiredo e disse que, com a democratização, foram combatidos os sintomas, com congelamento de gastos e de ativos financeiros.

 

Simplificação da carga tributária

 

Guedes defendeu a criação de um imposto único, ideia já advogada pelo futuro secretário especial da Receita Federal, Marcos Cintra. Segundo Guedes, a criação do imposto único vai simplificar o pagamento de tributos e ainda ajudará na descentralização de recursos para Estados e municípios poderem reforçar suas políticas.

 

Hoje governadores e prefeitos reclamam do excesso de contribuições sociais arrecadadas pelo governo federal. Pela Constituição, essas contribuições não precisam ser partilhadas com os entes subnacionais.

 

“Marcos Cintra vai simplificar impostos para virar um só. se viramos um imposto único, todas aquelas contribuições criadas para não distribuir (com Estados e municípios) vão começar a descer. O Brasil é pirâmide invertida, vamos colocar ela de cabeça para cima”, afirmou Guedes.

 

“Temos que fazer a descentralização de recursos para Estados e municípios, de forma que o Brasil reassuma característica de República Federativa. O dinheiro tem que ir onde o povo está, para saúde, segurança e saneamento”, disse o ministro.

 

Enxurradas de medidas

 

Guedes prometeu uma “enxurrada” de medidas nos próximos dias. “Não faltará notícia”, avisou. Em seu primeiro discurso à frente do cargo, ele afirmou que haverá nos primeiros 30 dias de governo uma série de medidas infraconstitucionais, e as reformas estruturantes serão enviadas após o novo Congresso Nacional tomar posse, em 1º de fevereiro.

 

“Não adianta eu sair falando medida 1, medida 2, medida 3, tem uma enxurrada de medidas, não faltará notícia”, afirmou. “Acho que vamos na direção da liberal democracia, vamos abrir a economia, simplificar impostos, privatizar, descentralizar recursos para Estados e municípios”, indicou.

 

 

Marun troca ministério por cargo de conselheiro de Itaipu até 2020

Campo Grande News

 

Aliado de primeira hora, Carlos Marun foi ministro de Temer por um ano . (Foto: Saul Schramm/Arquivo)

Carlos Marun (MDB) foi exonerado do cargo de ministro e nomeado para conselheiro de Itaipu Binacional, hidrelétrica

no Paraná administrada por Brasil e Paraguai. A mudança acontece no último dia do governo Michel Temer (MDB), presidente que teve em Marun aliado de primeira hora, atuando principalmente no arquivamento de denúncias.

 

A mudança foi publicada na edição de hoje (dia 31) do Diário Oficial da União. Primeiro, Temer exonerou Marun do cargo de ministro chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, pasta responsável pela articulação política. Na sequência, o nomeou para a função de conselheiro da Itaipu Binacional, com mandato até 16 de maio de 2020.

 

Carreira – Nascido em Porto Alegre (RS) em 21 de novembro de 1960, Marun é engenheiro civil formado pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e advogado formado na Unaes (Centro Universitário de Campo Grande), tendo o ex-governador André Puccinelli (MDB) como principal aliado.

 

Iniciou a carreira política ao assumir em 1997 o cargo de secretário municipal de Assuntos Fundiários. No ano seguinte, passou a ocupar o posto de diretor-presidente da Emha (Agência Municipal de Habitação), ficando até 2004. Marun também foi deputado estadual e federal. Ele assumiu o ministério em 15 de dezembro de 2017.

 

A reportagem não conseguiu contato com Marun nesta segunda-feira.

Bolsonaro estuda aumentar validade da CNH de 5 para 10 anos

Agência Brasil

 

O presidente eleito, Jair Bolsonaro (Foto:Valter Campanato/Agência Brasil)

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, avisou hoje (28) via Twitter que pretende aumentar o prazo de validade da carteira nacional de habilitação no Brasil. Ele pretende estender o prazo de validade dos atuais 5 para 10 anos.

 

“Informo que faremos gestões no sentido de passar para 10 anos a validade da carteira nacional de habilitação”, disse Bolsonaro que parabenizou o governo do Rio de Janeiro que anunciou a extinção da vistoria anual de veículos.

 

No início do ano o governo revogou uma resolução do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) que obrigava os motoristas a fazer curso teórico de dez horas e uma prova para renovar a carteira de habilitação. A exigência mantida é a realização de um exame médico.

 

A atribuição sobre as regras de trânsito passará, a partir de janeiro de 2019, para as mãos de Gustavo Canuto, que será o titular do Ministério do Desenvolvimento Regional. A pasta incorporará as atribuições das Cidades e Integração Nacional – dois ministérios que foram suprimidos pelo presidente eleito.

 

A quatro dias para o novo governo assumir, Bolsonaro tem indicado prioridades das 22 pastas que integrarão sua gestão. As orientações atingem vão desde ajustes de gastos a medidas pontuais para cada área.

Corpo de Camata será velado e enterrado hoje em Vitória

Agência Brasil

 

Ex-governador do Espírito Santo e ex-senador Gerson Camata (MDB), de 77 anos (Foto: Agencia Senado/Geraldo Magela)

O corpo do ex-governador do Espírito Santo e ex-senador Gerson Camata (MDB), de 77 anos, assassinado a tiros por um ex-assessor em frente a um restaurante na Praia do Canto em Vitória, será velado e enterrado hoje (27). O velório será de manhã no Palácio Anchieta, sede do governo capixaba, aberto ao público.

 

O sepultamento está previsto para as 15h no Cemitério da Serra, na região metropolitana de Vitória. O governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, decretou ontem (26) luto oficial de sete dias no estado pela morte de Gerson Camata.

 

O secretário de Segurança Pública do Espírito Santo, Nylton Rodrigues, afirmou que Marcos Venício Moreira Andrade, de 66 anos, confessou ser o autor do disparo que matou o ex-governador. O acusado está preso. A arma utilizada no crime, sem registro, também foi apreendida pela Polícia Civil.

 

Segundo o secretário, Marcos Venício foi assessor de Gerson Camata por cerca de 20 anos e, atualmente, o ex-governador movia uma ação judicial contra o ex-auxiliar, na qual a Justiça já havia determinado o bloqueio de R$ 60 mil da conta bancária do autor do crime.

‘La Casa de Papel’ é a série mais buscada no Google pelos brasileiros

Notícias ao Minuto

 

A série ganhou um Emmy Internacional e foi um dos destaques da Comic Con, em São Paulo (Foto: Divulgação)

 

“La Casa de Papel”, da Netflix, foi a série mais buscada pelos brasileiros no Google neste ano e se tornou a produção de língua não inglesa mais assistida da plataforma de streaming. Não à toa, ganhou um Emmy Internacional e foi um dos destaques da Comic Con, em São Paulo – o estande da série foi um dos mais procurados pelo público da feira.

 

A Espanha não parou aí. A série “Elite”, que estreou na Netflix no início de outubro, é a segunda mais buscada. Ela conta a história de três alunos do ensino público que são transferidos para a Las Encinas, a melhor e mais exclusiva escola espanhola, onde os filhos da elite estudam. O choque entre os menos favorecidos e aqueles que têm tudo culmina em um assassinato.

 

Há algum tempo, a Netflix vem mostrando que não há barreiras de língua ou cultura para emplacar uma série. A produção alemã de suspense “Dark” foi bastante comentada nas redes sociais, e a brasileira “3%”-que também aparece na lista das produções mais buscadas no Brasil deste ano- foi bem assistida nos Estados Unidos, segundo a empresa.

 

Na lista do Google aparece a série nacional “O Mecanismo”, com Selton Mello, inspirada no livro “Lava Jato – O Juiz Sérgio Moro e os Bastidores da Operação que Abalou o Brasil”, de Vladimir Netto. A TV paga não ficou de fora. A série adolescente “Riverdale”, da Warner, também aparece entre as mais buscadas pelos brasileiros. A trama gira em torno do assassinato de um adolescente em uma pequena cidade do interior.

 

O humor negro de “Lucifer” conquistou os brasileiros. A série americana teve três temporadas produzidas pela Fox, que desistiu da produção, foi salva pela Netflix. A quarta temporada já foi anunciada para 2019.

 

A lista do Google inclui, na sétima posição, a série americana “The Good Doctor”, com o ator Freddie Highmore, do catálogo da Globoplay. Para atrair os brasileiros para plataforma, a Globo exibiu uma versão reduzida, em forma de filme da série.

 

Futuros distópicos estão estão na moda. A americana “The 100”, produção da CW, que está disponível na Netflix, é a quinta da lista. O futuro que se passa em um parque de diversões em “Westworld”, série da HBO com Rodrigo Santoro no elenco, é a nona da lista. O ranking termina com “Scandal”, produzida pela ABC, e exibida pelo canal Sony e Netflix no Brasil.

 

AS SÉRIES MAIS BUSCADAS NO GOOGLE EM 2018

“La Casa de Papel”2. “Elite”3. “Riverdale”4. “Lucifer”5. “The 100″6. “O Mecanismo”7. “The Good Doctor”8. “3%”9. “Westworld”10. “Scandal”

Com informações da Folhapress.