segunda-feira, 22 de junho de 2026

Pepa e Mandetta viabilizam R$ 6 mi para ampliação de escolas em Dourados

 

 

Verba

 

As Rapidinhas! ficou sabendo hoje (23) pela manhã  que o vereador Pedro Pepa via deputado federal Luiz Henrique Mandetta (os dois do DEM) e outras lideranças políticas, viabilizaram o valor de R$ 6 milhões para construção e ampliação de duas unidades de ensino em Dourados. O recurso é proveniente do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

 

Mais verba

 

A verba do FNDE foi liberada pelo Ministro de Educação, José Mendonça Bezerra Filho que também é do Democratas e deve ser aplicada em duas localidades, uma parte na região do Campina Verde, que ainda não tem escola e outra na região do Jardim dos Estados, mas especificamente na Escola Frei Eucario Schmitt.

 

Sem Ceasa

 

Matéria publicada ontem (22) no Diário MS e repercutida aqui no Estado Notícias abordou a ilusão vendida pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) na construção da Ceasa (Central de distribuição de hortifruti) em Dourados. O tal início da obra vem se arrastando desde 2015, quando o foi aprovada a cedência ao Estado de uma área de quatro hectares para construção da obra.

 

Local

 

Ainda no final de 2015 foi apresentada durante a Festa do Peixe, a documentação oficial da área destinada à implantação da Ceasa em Dourados, onde, inclusive, o ato de entrega do documento foi acompanhada pelo diretor presidente da Agraer Enelvo Felini, pelo secretário estadual de Agricultura, Fernando Lamas e do secretário de agricultura familiar, Landmark Rios.

 

Cobrança

 

Com uma área de 41.229 metros quadrados, localizada próximo ao trevo de acesso a Fátima do Sul, a construção da Ceasa ainda não saiu do papel. Diversas cobranças foram feitas, incluindo ofícios do vereador Bebeto (PR), que é presidente da Comissão de Agricultura, na Câmara. Entre eles, documento ao ministro de Agricultura Pecuária e Abastecimento, solicitando recursos e ao governador Reinaldo Azambuja pedindo maior agilidade no início da obra.

 

Com vagas

 

Divulgada a designação dos alunos matriculados na Reme (Rede Municipal de Ensino), os pais e responsáveis podem a partir de amanhã até o dia 26, conferir no site da Prefeitura de Dourados e efetuar a matrícula dos alunos nas respectivas unidades de ensino onde tenham ganhado a vaga.

 

Sem vagas

 

No entanto, alguns pais não satisfeitos na localidade que seus filhos foram designados devem aguardar o dia 29 de janeiro, quando o sistema retornará a fazer cadastro de pré-matrícula para tentar outra unidade de ensino, segundo release distribuído pela Prefeitura.

 

Números

 

Segundo o Núcleo de Estatística e Supervisão Técnica da Semed, nos 36 Centros de Educação Infantil em Dourados, entre Berçário I e II, Maternal I e II e Pré-escola I e II, eram 5.132 alunos matriculados. Nas escolas municipais, entre Pré, 1° ao 9° ano do ensino fundamental e EJA, eram 22.260 alunos matriculados em 45 unidades escolares em todo o município.

 

Prefeita Délia Razuk e deputado Mandetta (Foto - A.Frota)

 

João Pires

ESTADO NOTÍCIAS

 

LEIA MAIS –  CARLITO DO GÁS PODE ASSUMIR A AGETRAN EM DOURADOS

 

Atriz mais velha de Hollywood, Connie Sawyer, morre aos 105 anos

VEJA

A atriz Connie Sawyer durante o almoço Gypsy Awards da Professional Dancers Society em Beverly Hills, na Califórnia (Foto:David Livingston/Getty Images)

A atriz Connie Sawyer morreu aos 105 anos na segunda feira, em sua casa, na Califórnia. Connie era o membro ativo mais velho a integrar o Sindicato dos Atores de Hollywood e a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pelo Oscar. Durante os seus 97 anos de carreira, foi creditada em mais de 140 filmes e programas de TV, de acordo com o site americano Deadline.

 

Natural da cidade Pueblo, no Colorado, Connie começou a trabalhar com apenas oito anos, após ganhar um concurso de talentos. Foi quando a atriz e cantora Sophie Tucker virou sua mentora que Connie começou a atuar na Broadway no espetáculo Os Viúvos Também Sonham. Depois, ela também participaria da adaptação da peça para o filme estrelado por Frank Sinatra.

 

 

Connie atuou em diversas comédias, entre elas Debi & Lóide: Dois Idiotas em Apuros (1994) e Segurando as Pontas (2008). Além disso, participou de séries como The Office, How I Met Your Mother, Seinfeld, Will & Grace, New Girl e Hawaii Five-O.

 

 

Em novembro de 2017, ela afirmou à revista americana People: “Não há muitas pessoas ao meu redor com 105 anos. Sempre digo que você deve se mover, tem que sair do sofá. Eu costumava nadar, jogar golfe, sapatear e dançar. Sempre estava me mexendo e eu tive muita sorte”. A atriz deixa duas filhas, Lisa Dudley e Julie Watkins, quatro netos e três bisnetos.

Processo contra Lula correu ‘em cumprimento à lei’, diz embaixador

Notícias ao Minuto

 

 

"O direito de defesa foi totalmente assegurado", afirmou Amaral, que ainda destacou que a investigação puniu "algumas dúzias" de empresários e políticos de diversos partidos.(Foto: Divulgação)

Em resposta à carta de deputados americanos que criticaram “violações flagrantes” no processo contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que irá a julgamento nesta quarta (24), o embaixador do Brasil em Washington, Sérgio Amaral, afirmou que as investigações da Lava Jato foram realizadas “em estrito cumprimento da lei brasileira”.

 

 

 

“O direito de defesa foi totalmente assegurado”, afirmou Amaral, que ainda destacou que a investigação puniu “algumas dúzias” de empresários e políticos de diversos partidos.

 

A resposta foi encaminhada nesta segunda (22) ao deputado democrata Mark Pocan, um dos signatários da carta em apoio a Lula.

 

O embaixador destacou que se abstém de comentar qualquer decisão da Justiça, em respeito à independência dos poderes, mas disse que o governo brasileiro está comprometido em assegurar todos os direitos de recurso ao ex-presidente Lula, e agradeceu pelo interesse do congressista no tema.

 

Ao detalhar o histórico da investigação, Amaral ainda afirmou que a Lava Jato “foi conduzida com total autonomia” pela Polícia Federal e pelo Ministério Público.

 

A carta encabeçada por Pocan foi assinada por 12 congressistas da bancada de centro-esquerda da Câmara dos EUA, que tem um total de 435 deputados.

 

Segundo afirmou Pocan à reportagem, sindicatos, centros de pesquisas que estudam a América Latina e brasileiros vivendo nos Estados Unidos o alertaram para o caso de Lula. A AFL-CIO, maior central sindical dos EUA, tem uma ligação histórica com o PT.

 

O manifesto dos congressistas afirma que a acusação contra Lula é baseada em provas “altamente questionáveis que seriam rejeitadas na maioria dos tribunais ao redor do mundo”. Eles ainda sustentam que o juiz Sergio Moro, que conduz os processos da Lava Jato em primeira instância, se portou de forma antiética e, muitas vezes, ilegal contra o petista.

Meghan Markle revela que príncipe Harry é feminista

VEJA

 

Príncipe Harry e sua noiva Meghan Markle (Foto: Toby Melville/Reuters)

Meghan Markle revelou que o seu noivo, o príncipe Harry, também é feminista, durante um compromisso real. A atriz conversava com admiradores da família real que aguardavam o novo casal no Castelo de Cardiff, quando Meghan afirmou a uma jovem no local: “Ele é feminista também”.

 

 

A afirmação de Meghan foi feita na última quinta-feira, enquanto ela e Harry visitavam o País de Gales. A jovem Jessica Phillips, de 23, estava no meio da multidão que esperava o casal e contou para a atriz americana que adorava o fato de ter uma feminista na família real. Logo, Meghan revelou que o noivo também fazia parte desse grupo.

 

Com o casamento marcado para o dia 19 de março, Meghan Markle já é conhecida pelo seu ativismo contra a desigualdade de gênero. Ao longo da sua carreira, a atriz já foi embaixadora da ONG de ajuda humanitária World Vision, porta-voz da ONU Mulheres e conselheira da instituição de caridade One Young World.

Namorado de Fátima Bernardes é exonerado do cargo

MSN

 

Túlio Gadêlha não pertence mais à presidência do Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado do Pernambuco (Foto - Reprodução/Instagran)

 

Túlio Gadêlha não pertence mais à presidência do Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado do Pernambuco, o Iterpe. O rapaz foi exonerado do cargo.

 

Túlio Gadêlha é advogado e pernambucano. Natural de Recife, o jovem é formado em Direito pela UniCAP (Universidade Católica de Pernambuco). Aos 29 anos – 26 a menos que Fátima Bernardes -, o moreno já se candidatou ao cargo de Deputado Federal de seu Estado, em 2014, mas não obteve sucesso.

 

De acordo com o “Uol”, a decisão partiu do PDT, o partido do namorado de Fátima Bernardes, que é quem controla a Secretaria.

 

A justificativa dada para a mudança foi uma eventual estratégia política.

 

A exoneração, vale destacar, já foi oficializada na última sexta-feira (19), no Diário Oficial do Pernambuco.

Cármen Lúcia suspende posse de Cristiane Brasil no Ministério do Trabalho

Migalhas

 

Deputada Cristiane Brasil teve posse suspensa pela ministra do supremo (Foto - Divulgação)

 

A presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, suspendeu a posse da deputada Cristiane Brasil no MTE, marcada para esta segunda-feira.

 

A medida cautelar foi parcialmente deferida em reclamação contra decisão do vice-presidente do STJ, ministro Humberto Martins, que havia concluído que no “inexiste norma que vede a nomeação de qualquer cidadão para exercer o cargo de ministro do Trabalho em razão de ter sofrido condenação trabalhista”.

 

Competência

 

Sem analisar o mérito da discussão, a ministra Cármen Lúcia tratou da seguinte questão: se ao ser acionado pela União e ter decidido, o STJ teria usurpado competência do Supremo.

 

Para a presidente da Corte, o ato reclamado não foi dado a público em sua inteireza, conquanto, ainda assim, com base nele se tenha marcado – para menos de quarenta e oito horas depois e sem qualquer dia útil a medear entre a publicidade do ato e a providência por ele determinada – a posse da indicada.

 

“Não se tem conhecimento, como observado antes, da matéria cuidada no Superior Tribunal de Justiça, para exame e decisão sobre o respeito, ou não, às regras constitucionais de competência do Supremo Tribunal Federal, sendo temerário manter-se a posse agendada antes da análise do ato reclamado. Assim se garante o princípio da segurança jurídica e resguarda-se o respeito à Constituição da República.”

 

Assim, Cármen Lúcia defiriu parcialmente a providência liminar para a suspensão do ato de posse até que, juntadas as informações, incluído o inteiro teor do ato reclamado, seja possível a análise dos pedidos formulados na presente reclamação.

Délia recebe deputado Mandetta e discute novos projetos para Dourados

Assecom

 

Prefeita Délia tratou com deputado Mandetta sobre destinação de recursos para obras de infraestrutura urbana (Foto - A.Frota)

 

A prefeita Délia Razuk recebeu, na manhã desta quinta-feira (18), no gabinete, a visita do deputado Luiz Henrique Mandetta, acompanhado de assessores e do ex-vereador de Campo Grande, Airton Saraiva. Durante o encontro, o parlamentar do DEM apresentou um relatório das ações realizadas em Brasília em favor do Município e dos compromissos assumidos com a prefeita.

 

Mandetta relatou os recursos, já assegurados para Dourados, da ordem de R$ 1,1 milhão para a Atenção Especializada em Saúde, de R$ 750 para obras de infraestrutura (drenagem e pavimentação asfáltica) e de R$ 250 mil para revitalização de campos de futebol na periferia e distritos.

 

A prefeita recebeu o deputado acompanhada do secretário municipal de Saúde, Renato Vidigal, e do vereador Jânio Miguel, e aproveitou para pedir a intercessão de Mandetta junto ao Ministério das Cidades, por onde tramitam projetos de captação de recursos da ordem de R$ 30 milhões, pleiteados por Dourados para a implementar o programa Avançar Cidades, que vai permitir a realização de ações de drenagem e pavimentação asfáltica nas ruas do Parque dos Jequitibás, Jardim das Primaveras, Karisma, Jardim Vitória I e II, Parque do Córrego Paragem, e ainda o recapeamento nas ruas Firmino Vieira de Matos, General Osório, João Cândido Câmara, João Vicente Ferreira, Monte Alegre e Oliveira Marques.

 

Ao acolher novas reivindicações do Município, por exemplo, para a área de Saúde, o deputado disse que Dourados merece ser tratada “com a importância de uma cidade cosmopolita, um centro regional de grande significado, pela prestação de serviços e a responsabilidade que tem com os demais municípios da região”, e prometeu empenho, junto aos órgãos do Governo, no sentido de ampliar as parcerias com a Prefeitura.

 

POLÍTICA

 

Délia e Mandetta também conversaram, reservadamente, sobre política. A prefeita revelou a preocupação com os entendimentos que começam a ser feitos em torno da sucessão estadual e reivindicou a participação de Dourados nesse processo. “Entendo que não podemos mais continuar sendo tratados como um município que tem perto de 230 mil habitantes, mas, vamos reivindicar a condição de polo regional, responsável por um universo de quase 1 milhão de pessoas, nessa negociação”.

 

O deputado federal concordou que, pela força política regional que concentra, Dourados deve, mesmo, estar presente no debate da formação de chapas majoritárias para as eleições de outubro. “Embora, por enquanto, seja quase impossível definir quem serão os candidatos ao Governo, por exemplo, diante do clima de incertezas que predomina, não podemos ignorar a força dos bons quadros políticos que esta região oferece para essa composição”, observou Mandetta.

Cultura apoia nova temporada da peça “Três vírgula quatro graus na escala Richter”

Assecom

 

A peça conta com texto inédito de autoria do dramaturgo Éder Rodrigues e direção de Nill Amaral (Foto - Divulgação)

 

Dourados recebe no dia 01 e 02 de fevereiro, às 20h, o espetáculo “Três vírgula quatro graus na escala Richter”, no teatro municipal. A apresentação é da Companhia Teatral OFIT e conta com a parceria da Secretaria de Cultura.

 

A peça conta com texto inédito de autoria do dramaturgo Éder Rodrigues e direção de Nill Amaral. Com o intuito de levantar reflexão sobre os “silêncios contemporâneos”, a direção destaca que a peça conta com um jogo metafórico/poético e a distância colocada na trama entre o real e o ficcional e o teatral impõe ares surrealistas ao espetáculo.

 

Outro destaque da direção é o forte apelo visual que o espetáculo contém tanto na estética proposta para os elementos de cena, quanto pela direção precisa.

 

Para a diretora de Cultura da secretaria municipal de Cultura, Rosemara Osório, trazer o espetáculo é um diferencial para os amantes do teatro em Dourados. Ela cita que a administração Délia Razuk visa incentivar exibições de peças no município e ações culturais diversas.

 

“É gratificante essa parceria para trazer uma peça excelente e premiada ao público. Temos atuado para trazer novidades para o município e nesse foco seguiremos com apoio a projetos diversos em cultura”, cita.

 

A realização dessa temporada é incentivada ainda pela Secretaria de Cultura e Cidadania do Estado de Mato Grosso do Sul. Em Dourados, além da Secretaria de Cultura, o apoio é da Coordenação de Cultura da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).

 

O diretor Nill Amaral destaca que os apoios para exibição da peça são de fundamental importância para a continuidade da produção da Companhia, uma vez que promove uma zona de troca mais ampla com a arte teatral produzida no Estado ao aproximar a produção do público douradense.

 

A classificação da peça é idade mínima de 12 anos. Os ingressos tem custo de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia entrada) e de R$ 5,00 (estudantes do curso de artes cênicas).

 

Não será permitida a entrada após o início do espetáculo.

 

SINOPSE

 

A senhora Madona toma uma decisão importante que irá mudar o curso das relações estabelecidas no seio familiar. Para não recuar da secular decisão, ela contrata um serviço especializado em despedidas. O que parecia simples e instantâneo, acaba revelando um jogo de representações, papéis e coisas nunca ditas que ameaçam abalar sensivelmente as tradicionais estruturas de nossas certezas. Cada passo dentro dessa casa é um pouco de nossas fragilidades e esquecimentos que desaba.

‘Machika’: Anitta e J Balvin estão no mundo de ‘Mad Max’ em clipe

VEJA

 

Cena do clipe 'Machika' de J Balvin e Anitta (Foto: Divulgação)

O colombiano J Balvin divulgou nesta sexta-feira o clipe de Machika, nova parceria com Anitta e o rapper Jeon. A produção é envolta em um cenário de fim de mudo, com referências aos filmes da franquia Mad Max. A produção foi gravada em dezembro, em Medellín, na Colômbia.

 

Entre as cenas de dança em um deserto, o novo clipe apresenta as bandeiras de diversos países e pessoas jogando futebol. Os fãs especulam que as referências ao esporte sejam para tentar emplacar a canção na trilha sonora da Copa do Mundo de 2018, que acontecerá na Rússia.

 

Machika é a terceira colaboração de Anitta com J Balvin. Antes disso, os dois já cantaram juntos nas músicas Ginza e Downtown. No último ano, o colombiano ganhou maior reconhecimento mundial com a repercussão da música Mi Gente, que chegou a ganhar um remix com os vocais de Beyoncé.


CONFIRA AQUI!

‘Se não for candidato, serei cabo eleitoral’, diz Lula em ato

VEJA

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa de ato com artistas, intelectuais e políticos em São Paulo (Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reafirmou em ato na noite desta quinta-feira, em São Paulo, sua intenção de ser candidato à Presidência da República este ano “aconteça o que acontecer”. O discurso foi feito a seis dias do julgamento do recurso do petista no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), que pode torná-lo inelegível.

 

“Quero que o PT me indique à Presidência. Se não for como candidato, serei como cabo eleitoral. Se o PT quiser, estarei como candidato à Presidência, aconteça o que acontecer”, disse. O processo diz respeito ao apartamento tríplex no Guarujá (SP), que teria sido reformado pela empreiteira OAS a pedido de Lula e em troca de vantagens indevidas.

 

 

Sobre o julgamento, o ex-presidente afirmou estar “tranquilo” e com a “consciência limpa”. “Mesmo se acontecer a condenação, vocês verão que eu continuarei tranquilo. A minha tranquilidade vai infernizar a vida deles”.

 

Argumentando de que os governos não petistas dilapidaram o patrimônio estatal, Lula avaliou que seu julgamento se transformou em uma questão de “soberania nacional”. “O que está em jogo neste instante é algo mais forte que eu, é a soberania nacional. Eles querem fazer com que esse país volte a ter complexo de vira-lata”.

 

Ele também voltou a dizer que os servidores envolvidos na Operação Lava Jato estão presos em uma mentira e não sabem como inocentá-lo agora: “Os delegados da Lava Jato mentiram. Mentiu o Ministério Público quando fez a acusação e mentiu o juiz Sergio Moro quando me condenou”. “Como eles vão dizer agora que eu não tenho um tríplex?”, questionou.

 

Ato

 

Participaram do ato, que aconteceu na Casa de Portugal, na Liberdade, região central da capital paulista, um grupo de artistas e intelectuais simpáticos ao PT. Na lista, os músicos Odair José, Thaide, Ana Cañas, Raquel Virginia, Assucena Assucena e Edgar Scandurra, os atores Celso Frateschi e Aílton Graça, a cineasta Laís Bodansky, a urbanista Raquel Rolnik, o jurista Fábio Konder Comparato e o escritor Raduan Nassar.

 

 

 

Já entre os políticos, a plateia foi composta quase que exclusivamente por petistas. Estiveram lá a presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, o ex-senador Aloizio Mercadante e os ex-ministros Celso Amorim, Alexandre Padilha, Eleonora Menicucci e Paulo Vannucchi. Constantemente falado como um possível “plano B” a Lula para os petistas, Haddad negou em entrevista a VEJA que será candidato a algum cargo no pleito de outubro.

 

A exceção ficou para Guilherme Boulos, líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). Boulos, que é cotado para disputar a Presidência da República pelo PSOL, afirmou que “neste momento, não há dúvidas que defender Lula é defender a democracia no Brasil”. “O papel de quem é de esquerda, concorde ou não com o presidente Lula, é defender seu direito de participar dessa eleição”.

 

(com Estadão Conteúdo)

Inquérito da 5ª fase da ‘Lama’ indicia ex-governador André Puccinelli, seu filho e ex-secretária de Educação

G1 MS

 

Ex-governador André Puccinelli no momento em que saiu na viatura da Polícia Federal, preso, na quinta fase da Operação Lama Asfáltica em novembro de 2017 (Foto: Domingos Lacerda/ TV Morena)

A Polícia Federal concluiu o inquérito da quinta fase da operação Lama Asfáltica, a Papiros de Lama, e indiciou 25 pessoas por lavagem de dinheiro, entre as quais o ex-governador André Puccinelli, seu filho, André Puccinelli Júnior e a ex-secretária de Educação, Maria Nilene Badeca da Costa.

 

O inquérito foi encaminhado para a 3ª Vara da Justiça Federal em Campo Grande e seguiu para análise do Ministério Público Federal, que definirá com base na documentação apresentada pelo inquérito se vai pedir mais informações ou se apresenta ou não denúncia contra os indiciados à Justiça Federal.

 

O advogado do ex-governador e do seu filho, Renê Siufi, disse ao G1 que vai aguardar o posicionamento do MPF para se manifestar. Já o advogado André Borges, que representa outros dois indicados, Jodascil Gonçalves Lopes e João Paulo Calves, disse que o procedimento é equivocado e que não deve ser acolhido pelo MPF.

 

“O indiciamento é equivocado, representando apenas o entendimento da autoridade policial, que chegou a pedir prisão que foi considerada ilegal 48 horas após; acredita a defesa que o trabalho da PF não será acolhido pelo MPF (que pode denunciar ou não). Se for acolhido, será rejeitado pela Justiça Federal, pela fragilidade e não caracterização de qualquer crime”, afirmou ao G1.

 

A reportagem também entrou em contato com a ex-secretaria de Educação, no Instituto Educatores, em Brasília, mas ela disse que estava em uma reunião e que não poderia atender a reportagem no momento, mas que ligaria depois. Entretanto, até a publicação da matéria não houve o retorno.

 

Prisões

 

No dia em que foi deflagrada a quinta fase da Lama Asfaltica – Papiros de Lama, em 14 de novembro de 2017, o ex-governador e seu filho foram presos. Os dois chegaram a passar a noite no Centro de Triagem, no Complexo Penitenciário de Campo Grande, mas no dia seguinte, conseguiram um habeas corpus e foram soltos. Na ação também foram presos Jodascil Gonçalves Lopes e João Paulo Calves.

 

 

Na época que a ação foi desencadeada, o ex-governador André Puccinelli foi apontado como chefe de um esquema de propina existente há mais de 10 anos em Mato Grosso do Sul. O montante de desvio comprovado, até aquele momento pelas investigações era de R$ 235 milhões, conforme divulgou o delegado da Polícia Federal, Cléo Mazzotti.

 

O delegado explicou na apresentação dos resultados da operação que o ex-governador mantinha as operações com empresas envolvidas na lavagem de dinheiro. Durante o período de varredura dos documentos, o pecuarista Ivanildo da Cunha Miranda teria entrado em contato com a Polícia Federal para obter o benefício da delação premiada.

 

O chefe da Controladoria-Geral da União (CGU) em Mato Grosso do Sul, José Paulo Barbiere, disse na época que os suspeitos deverão devolver cerca de R$ 22 milhões na forma de GRU [Guia de Recolhimento da União]. Segundo ele, o valor é mais um prejuízo que foi causado ao funcionalismo público.

 

Fases da Lama Asfáltica

 

A primeira operação da PF sobre desvio de dinheiro público em gestões anteriores do governo do estado foi deflagrada em 9 de julho de 2015. A ação apurava fraude em obras públicas –em uma delas, a grama que deveria ser plantada ao longo de três rodovias era substituída por capim. Todos os investigados negaram as acusações.

 

Segunda fase da investigação, a operação Fazendas de Lama ocorreu em 10 de maio de 2016. Foi a primeira vez que a PF esteve na casa do ex-governador André Puccinelli. Investigação da PF, CGU e Receita indicaram que o dinheiro obtido com corrupção foi usado para a compra de fazendas, daí o nome da ação.

 

Em julho de 2016, CGU, Receita e PF deflagraram a terceira fase da operação: a Aviões de Lama. Apurações apontaram que os investigados sobre corrupção estavam revendendo bens de alto valor e dividindo o dinheiro com diversas pessoas, com o objetivo de ocultar a origem.

 

 

A quarta fase, Máquinas de Lama, foi deflagrada em maio de 2017. Conforme a PF, os alvos direcionavam licitações públicas, superfaturavam obras, faziam aquisição fictícia ou ilícita de produtos e corrompiam agentes públicos. Os recursos desviados resultaram em lavagem de dinheiro.

Temer perde ação por dano moral e não será indenizado por Joesley Batista

Migalhas

 

O presidente alegou que Joesley desfiou mentiras e inverdades em entrevista para imprensa (Foto - Divulgação)

 

O presidente Michel Temer teve seu pedido de indenização contra o empresário Joesley Batista negado pela 10ª vara Cível de Brasília. O juiz titular ainda condenou Temer ao pagamento de R$ 60 mil, referente às custas processuais e aos honorários advocatícios, valor equivalente a 10% da ação, que cobrava indenização de R$ 600 mil por danos morais.

 

Dentre as afirmações de Temer na ação, o presidente destacou a entrevista que o empresário concedeu à revista Época em uma das edições de junho de 2017. Segundo Michel Temer, nesta entrevista, Joesley Batista desfiou mentiras e inverdades, maculando sua honra com afirmações absolutamente difamatórias, caluniosas e injuriantes.

 

O presidente alegou também que lhe foi atribuída a chefia de uma organização criminosa que praticava atos de corrupção e de obstrução à Justiça. Citou a afirmação do empresário da JBS a qual afirmou que, desde 2009, mantinha relação institucional com Temer objetivando o financiamento de campanha eleitoral. Entre outras afirmações, Temer pediu o julgamento de procedência do pedido para condenar Joesley Batista ao pagamento de R$ 600 mil a título de indenização por danos morais.

 

Em defesa o empresário alegou que sua entrevista corresponde aos fatos narrados em depoimento para formalização da colaboração premiada, que foi homologada em maio de 2017 pelo ministro Edson Fachin. Também afirmou que a sua fala teve como objetivo o exercício regular do seu direito à defesa perante a opinião pública.

 

Após análise dos autos, o magistrado não acolheu o pedido de Temer. O juiz entendeu que os fatos já eram de conhecimento público, não havendo como se considerar que a entrevista teve o propósito de denegrir a imagem do requerente:

 

“Importante destacar, também, que a entrevista publicada na revista apresenta narrativa clara e objetiva, sem a utilização de adjetivações pejorativas ou discriminatórias de natureza pessoal que revelem o desejo de ofender a honra do autor. Pelo contrário, os fatos foram descritos com palavras sopesadas a ponto de não ultrapassar o limite da informação e, dessa forma, não causaram maior repercussão junto ao público do que aquelas que já havia causado o levantamento do sigilo das declarações contidas na delação premiada”.

De olho do Governo do Estado, PDT inicia articulações em Dourados

Gleiber Nascimento

 

Cúpula do PDT se reuniu na tarde da terça-feira, na casa do vereador Romualdo Ramim, que assumiu o partido em Dourados (Foto - Gleiber Nascimento)

 

A Executiva municipal do PDT (Partido Democrático Trabalhista) de Dourados se reuniu na tarde de terça-feira para iniciar as articulações para as eleições deste ano. A sigla tem como pré-candidato ao Governo de MS o juiz federal aposentado Odilon de Oliveira, que segue liderando as pesquisas de intenção de voto.

 

Participaram do encontro o secretário estadual da sigla, Sergio Castilho, e o vereador Odilon Oliveira Junior, que também preside o partido na capital.

 

Para o vereador Romualdo Ramim, presidente do partido em Dourados, os correligionários terão uma campanha sem dificuldades pela frente. “O doutor Odilon dispensa apresentações, todos o conhecem e sabem da sua honestidade e do seu trabalho frente ao Judiciário e isso o coloca como o melhor nome para governar nosso Estado”.

 

Filho de lavradores, Odilon trabalhou na roça até os 17 anos de idade. Após ser alfabetizado em casa, se formou em Direito aos 29 anos. Antes de ser juiz federal foi promotor de justiça e procurador federal.

 

A aposentadoria aconteceu no dia cinco de outubro do ano passado, depois de 55 anos de serviço, sendo 31 só na magistratura federal, e seis dias depois, se filiou ao PDT confirmando sua participação na disputa. “Aceito sim disputar o governo do Estado”, disse.

 

O anúncio foi feito durante a convenção estadual do partido ao lado dos presidentes nacional e estadual da legenda, Carlos Lupi, e deputado federal Dagoberto Nogueira. O ex-ministro e presidenciável Ciro Gomes também marcou presença no ato.

 

“Para mim é um momento de muita emoção. Principalmente pelo clamor público. As pessoas que estão aqui representam não só os filiados, mas toda a população. Estão simbolizando uma insônia insuportável que a população que o Brasil está tendo”, disse.

 

Afirmou que escolheu o PDT por se tratar de um partido sem envolvimento com escândalos de corrupção “de um modo geral”, citando as operações Lama Asfáltica, Lava Jato e a JBS.

 

Também esclareceu que não tem medo de entrar na política, nem de sujar sua carreira. “Eu sempre soube com grande maturidade separar as coisas. Sempre procurei andar não como um piolho na cabeça dos outros, mas andar com minhas próprias pernas. Então não tenho receio”.

 

Durante a reunião na terça-feira, Odilon Junior se anunciou como coordenador da campanha do pai e adiantou que uma das prioridades será a área da Saúde e que vai garantir a pontualidade dos repasses. “Vamos dar todo o apoio e o suporte necessário para a Saúde de Dourados que atende cerca de 800 mil sul-mato-grossenses, oriundos de 33 Municípios da região, quase a metade de Mato Grosso do Sul”, finalizou.

 

EXECUTIVA

 

Sob nova direção em Dourados, além do presidente, vereador Romualdo Ramim, também compõem a direção do partido Vera Lucia de Lima, tesoureira, Ana Maria Gonçalves dos Santos, Jussara Espindola Barros, Luciano Rodrigues da Silva, o secretário Municipal de Saúde Renato Oliveira Garcez Vidigal e o médico ortopedista Tenir Miranda Junior, membros.

 

Ellen Pompeo, de ‘Grey’s Anatomy’, a atriz mais poderosa da TV

VEJA

Ellen Pompeo, na série 'Grey's Anatomy' (Foto: ABC/Divulgação)

Ellen Pompeo, 48 anos, pode não ser a personalidade mais perseguida por paparazzi ou indicada entre as premiações, mas ela ostenta o posto de protagonista de uma das séries mais bem-sucedidas dos Estados Unidos, a longeva Grey’s Anatomy. Apesar do papel principal, a atriz conta que por anos tentou negociar seu salário na série e teve problemas por causa da força de seu par homem no programa, o ator Patrick Dempsey.

 

Com a saída de Dempsey, tudo mudou. Ellen renovou o contrato com a série por mais duas temporadas, até a 16ª — oficialmente, a ABC, canal que transmite Grey’s nos Estados Unidos, ainda não anunciou que o programa terá mais dois anos. Ellen vai ganhar 550.000 dólares por episódio, valor que somado a uma nova posição como produtora do programa vai lhe render 20 milhões por ano, fazendo dela a atriz mais bem paga da TV.

 

Capa da revista The Hollywood Reporter, Ellen conta que diversas vezes tentou conseguir aumentos, mas o fantasma de Patrick Dempsey, seu par romântico até a 11ª temporada, a atrapalhou. “Sentia que toda vez que eu podia pedir por um aumento, eles usariam o fato de que tinham Patrick no elenco e poderiam me dispensar. Talvez falassem a mesma coisa para ele. Tentei fazer com que nós dois negociássemos nossos salários juntos, mas ele não quis. Em determinado ponto, pedi por 5.000 dólares a mais no salário que ele, afinal, a série é Grey’s Anatomy e eu sou a Meredith Grey. Mesmo assim, não me deram o aumento”, conta.

 

Eu quis largar tudo. Mas não fui. Pois é a minha série. Sou a protagonista. Por que eu deixaria um grande trabalho por causa de um homem? Me senti confusa, mas depois pensei: ‘não vou deixar um homem me tirar da minha própria casa’”.

 

Ellen Pompeo sobre Patrick Dempsey, em ‘Grey’s Anatomy’

 

“Eu quis largar tudo. Mas não fui. Pois é a minha série. Sou a protagonista. Claro que me senti como muitas atrizes: Por que eu deixaria um grande trabalho por causa de um homem? Me senti confusa, mas depois pensei: ‘não vou deixar um homem me tirar da minha própria casa’”.

 

Atualmente, o programa criado por Shonda Rhimes está em sua 14ª temporada, e continua como uma das melhores audiências da televisão americana. Além de produtora do programa, Ellen também vai ser produtora-executiva do próximo derivado de Grey’s Anatomy.

 

Ao ser questionada se os dois próximos anos serão os últimos para sua personagem, Ellen responde: “Desde a primeira temporada eu digo, ‘teremos mais dois anos’. Esta série ganhou vida própria, então quem sabe. Veremos temporada por temporada o que acontece.”

“Sinalização salva vidas”, ressalta Carlito do Gás

Assessoria

 

Vereador Carlito na Rua Joaquim Alves Taveira, recém sinalizada (Foto: Assessoria)

 

Membro da Comissão Permanente de Segurança e Trânsito da Câmara Municipal, o vereador Carlito do Gás (PEN) tem mobilizado a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) para que proceda a implantação de placas de sinalização vertical (placas de “Pare” indicativas de ruas preferenciais) e horizontal (faixas de pedestres) nas ruas pavimentadas há pouco tempo, bem como a substituição de placas deterioradas. Nos documentos enviados ao órgão, Carlito tem ponderado que com a pavimentação os motoristas imprimem maior velocidade e o tráfego flui com mais rapidez, sendo necessários mecanismos que garantam a segurança tanto dos condutores como dos pedestres, argumento que tem sensibilizado os gestores e propiciado a execução de “mutirões” como o executado em bairros da região conhecida como Grande Parque das Nações.

 

Lá, os serviços de sinalização foram realizados depois que o vereador percorreu os bairros e constatou que diversas ruas internas que dão acesso a ruas e avenidas de grande fluxo, como a Rua Honduras e a Avenida Gelcy Teixeira Marcondes (antiga “Potreirito”) não possuíam sinalização de “Pare” e faixas de pedestres e levou o problema até a Agetran, que entendeu a necessidade do serviço e atendeu a solicitação de Carlito de que fosse realizado um mutirão para sinalizar as ruas dos bairros. A mesma situação foi verificada por Carlito na Rua Joaquim Alves Taveira, que também por solicitação do vereador está recebendo obras de implantação de sinalização vertical e horizontal.

 

“Além das ruas internas e recém pavimentadas dos bairros, temos nos empenhado para que locais de grande fluxo de pessoas, como Postos de Saúde, escolas e Ceims recebam sinalização adequada, pois esse é um meio de salvar vidas”, assinalou Carlito, citando como exemplo o Ceim Professora Lúcia Light Martins, no bairro Jockey Club.

 

Atendendo reivindicação de moradores do local, notadamente pais de alunos, preocupados com a segurança das 50 crianças atendidas no estabelecimento educacional e dos funcionários, além dos demais usuários da Rua Alício Igínio Martins, onde está localizado, Carlito acionou a Agetran, que sinalizou o local e resolveu o problema. “Penso que a população quer resultados, quer que o seu representante “pegue no pé” dos órgãos públicos para que sejam executadas obras e realizados serviços que melhorem o seu dia a dia. É isso que estamos fazendo”, finalizou o vereador do PEN.