segunda-feira, 22 de junho de 2026

Dirceu passa a ganhar quase R$ 10 mil de aposentadoria da Câmara

VEJA

José Dirceu e a confortável aposentadoria de R$ 9,6 mil (Foto: Rodolfo Buhrer/Reuters)

Prestes a voltar para a cadeia, o ex-ministro e ex-deputado José Dirceu recebeu um presente de Natal antecipado: nesta semana, a Câmara dos Deputados autorizou que ele receba uma aposentadoria mensal de R$ 9,6 mil reais – quase o dobro do valor pago pelo teto do INSS.

 

 

Dirceu cumpriu o mandato de deputado federal por dez anos, até ter a carreira parlamentar interrompida. Em 2005, o plenário da Câmara cassou o petista, à época o homem forte do governo Lula, por quebra de decoro no envolvimento no esquema do mensalão. Ele foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal a sete anos e 11 meses por corrupção passiva.

 

Livre das punições do mensalão, Dirceu deve acabar de volta à cadeia após ser pilhado no escândalo do petrolão. Ele é apontado como destinatário de propinas pagas por empresas que o contratavam como “consultor” para ampliar seus negócios na Petrobras e em outras áreas do governo. Ele recorre de duas condenações que somam mais de 30 anos de prisão.

 

Em abril deste ano, José Dirceu formalizou o pedido de aposentadoria à cúpula da Câmara. Os técnicos compreenderam que era cabível o pagamento do benefício referente aos dez anos trabalhados na Casa. O valor de R$ 9,6 mil reais corresponde a dez trinta e cinco avos da remuneração de um deputado federal, hoje fixada em R$ 33,7 mil reais.

 

Rodrigo Maia, presidente da Câmara, afirmou a VEJA que o pagamento começará a ser realizado a partir da data da publicação do ato – ou seja, já nesta quinta-feira. Em janeiro, a Câmara vai analisar como será feito o parcelamento do valor retroativo referente ao mês de abril, quando Dirceu ingressou com o pedido de aposentadoria. Maia disse ainda que, apesar de ter sido cassado, não há impeditivos legais para a concessão do benefício.

Cantor Belo deixa mansão alugada com dívida de mais de R$ 500 mil

VEJA

O cantor Belo (Foto: Felipe Souto Maior/AgNews)

O cantor Belo deixou a mansão em que morava no Jardim Paulista, bairro nobre de São Paulo, junto com a mulher, Gracyanne Barbosa. De acordo com a advogada Elinei Brito, representante da proprietária da residência, Márcia Gomes, a mudança foi realizada na madrugada do último sábado, meses depois da abertura do processo, instaurado em maio por Márcia, que cobra uma dívida de 500.000 reais, de aluguel e IPTU.

 

Elinei afirma que o casal não pagou o aluguel mensal de 30.000 reais, nem o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), desde que se mudou para o local, em maio de 2016. A ação aberta neste ano, com o valor de 360.000 reais, continua correndo na 33ª Vara Cível de São Paulo contra a Yannes Produções Artísticas, empresa de Belo.

 

Segundo a advogada, apesar do casal ter deixado a mansão de três suítes, as chaves ainda não foram devolvidas. Um encontro para discutir o valor total devido foi agendado para a próxima semana. Ainda será necessária uma vistoria no local para garantir que não houve nenhum dano que deva entrar na conta.

 

A  assessoria do cantor confirmou a saída do casal da casa no último sábado, mas não quis comentar o caso.

PSL descarta Bolsonaro para disputar a Presidência em 2018

Congresso em Foco

 

Nesse vai-e-vem partidário, Bolsonaro é um dos candidatos mais citados em pesquisas de intenção de voto (Foto: Divulgação)

Deputado pelo PSC (Partido Social Cristão), o pré-candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (RJ) foi recusado pelo PSL (Partido Social Liberal) como eventual cabeça de chapa para as eleições presidenciais de 2018. O PSL divulgou nota por meio da qual classificou Bolsonaro como “incompatível” com seus ideais. Não é a primeira vez que o deputado é recusado. Como este site mostrou em julho, o PSDC já o havia feito.

 

À procura de uma legenda que acomode suas ideias, Bolsonaro tem conversado com legendas como o Patriotas, antigo PEN (Partido Ecológico Nacional). O deputado chegou a assinar ficha de filiação ao Patriotas há cerca de um mês, mas disse em entrevista ao site Crítica Nacional que seu “noivado” com a legenda esfriou.

 

“Estamos noivos e voltamos à situação de namorados, porque eu não tenho uma garantia [de candidatura à Presidência]. Eu não quero desqualificar quem quer que seja no Patriotas, mas é questão de garantia. E, quando se fala em política, isso tem que estar no papel, e não tínhamos essa garantia no papel. Recuamos. Não está sepultada a ideia de estar lá, ainda, mas recuamos bastante”, explicou Bolsonaro.

 

Em uma dessas conversas com dirigentes de partido, Bolsonaro se reuniu justamente com o presidente nacional do PSL, o deputado federal Luciano Bivar (PE), e depois recebeu o “não” oficial do partido. Mas Bolsonaro, em entrevista àquele site, chegou a manifestar otimismo em relação ao “casamento” depois da reunião “excepcional” com Bivar, e falou até mudança de estatuto.

 

“Ele sabia de nossos interesses. Foi um primeiro encontro excepcional e, ao que tudo indica, nós poderemos ir para o PSL, que mudaria de nome, mudaria estatuto. E o que é mais importante: eu teria 100% de chance de disputar as eleições do ano que vem como candidato a presidente da República”, disse o parlamentar.

 

Apesar de estar crescendo nas pesquisas eleitorais, em uma das mais recentes, divulgada na quarta-feira pelo Barômetro Político Estadão-Ipsos, o deputado registrou queda de desempenho quando os números são comparados a trabalhos anteriores, dos grupos Ibope e DataFolha, que posicionam Bolsonaro como segundo colocado na preferência do eleitorado, atrás apenas do ex-presidente Lula (PT).

 

 

Deputados evangélicos ‘marcam bobeira’ em votação da Padroeira do MS

 

Com atraso

 

O atraso no décimo terceiro salário dos servidores municipais de Dourados evidencia que a prefeita Délia Razuk (PR) herdou uma Prefeitura falida. O ano todo o governo municipal expôs para toda a  população o caos financeiro herdado e a necessidade de aprovar na Câmara Municipal algumas medidas para conter a crise.

 

Vai pagar

 

Em nota divulgada no final da manhã desta quinta-feira (21), a assessoria de comunicação da Prefeitura de Dourados, anunciou o pagamento da maioria do funcionalismo. Com os recursos do Fundeb será pago o 13º de 2.655 professores e, com recursos do Governo Federal, será possível pagar os profissionais da área da saúde, num total de 1.072, que recebem até R$ 3.400,00 líquidos.

 

Torcida contra

 

Por fim, mesmo que gradativo, os pagamentos devem ocorrer nos próximos dias, apesar de alguns insistirem em não acreditar no caos financeiro herdado e optaram para o “quanto pior melhor”, seja por oposição irresponsável ou mesmo distribuindo inverdades pela cidade.

 

À favor

 

Que esse caos financeiro  e as inúmeras tentativas de inviabilizar uma administração legitimamente eleita sirva como um momento pedagógico para começarmos um ano novo diferente.

 

União

 

Vale ressaltar, que centenas de municípios e diversos estados brasileiros ainda não conseguiram pagar o décimo terceiro salário, isso prova que não somos uma ilha de crise, e que o caminho é a união de todos os poderes, todos os servidores, toda a população por uma cidade melhor e a superação da crise financeira.

 

Só um

 

Somente o deputado estadual Maurício Picarelli (PSDB), evangélico, votou contra ao projeto de Lei, de autoria do deputado Paulo Siufi (PMDB), que instituí a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro como padroeira de Mato Grosso do Sul. O resultado final ocorreu em  2ª votação, ontem (20) a tarde, durante sessão extraordinária, na Assembleia Legislativa do Estado.

 

Desprevenidos

 

Já os demais deputados evangélicos que representam o MS, Herculano Borges (SD), Lídio Lopes (PEN) e Rinaldo Modesto (PSDB), ficaram fora da última votação devido, ao, digamos, “descuido parlamentar”. Segundo passarinho com pouca penugem, os três estavam em seus gabinetes enquanto ocorria a sessão extraordinária e foram surpreendidos pela repentina reunião.

Já Picarelli não!

 

Polêmica

 

A proposta aprovada gerou muita polêmica nos últimos dias, no plenário da Assembleia Legislativa. Uma verdadeira “guerra” entre deputados católicos e evangélicos, já que os protestantes (crentes) são contra a devoção aos santos, tendo Jesus Cristo como único intercessor entre Deus e os homens. Amém.

 

Sem polêmica

 

Enfim, com ou sem manobra política, com o resultado da votação no inicio da tarde de ontem, o dia 27 de junho será incluído no Calendário Oficial de Eventos do Estado, como a data de comemoração à mais nova Padroeira do Mato Grosso do Sul, faltando apenas a Lei ser sancionada pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB). Então tá…

 

A coluna Rapidinhas! deseja a todos um feliz e abençoado Natal e um 2018 repleto de realizações!

 

LEIA TAMBÉM – INICIATIVA DO BRAZ DEVE QUEBRAR A “MALDIÇÃO DO DOURADOS BRILHA”

 

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Foto - Reprodução)

 

João Pires

ESTADO NOTÍCIAS

Após trombose, Susana Vieira é transferida do CTI para o quarto

VEJA

Susana Vieira (Foto: Globo/Ramón Vasconcelos/Divulgação)

A atriz Susana Vieira, internada na segunda-feira no Hospital Vitória, no Rio, vítima de uma trombose, foi transferida na noite desta terça do CTI (Centro de Terapia Intensiva) para um quarto comum, onde passa por uma série de exames que podem definir sua alta.

 

Susana Vieira foi hospitalizada depois de sentir uma dor na perna ao voltar de viagem de Miami. A atriz também sofreu um choque térmico “devido a uma variação grande de temperatura em 24 horas” e estava muito debilitada por estar com uma forte gripe, segundo a sua assessoria de imprensa. No hospital teve o diagnóstico do TEV (tromboembolismo venoso) e foi internada para dissolver o trombo. inda não há previsão de alta.

 

A atriz de 75 anos tem longa carreira no teatro, cinema e televisão. Fez dezenas de novelas na Globo, como A Próxima Vítima (1995), Por Amor (1997), Senhora do Destino (2004) e Duas Caras (2007). Seu último trabalho na TV foi na novela Os Dias Eram Assim, no papel de Cora.

 

Nesta terça, ela usou o Instagram para agradecer as mensagens de apoio que tem recebido nesta semana. “Aproveito para tranquilizar a todos e dizer que estou no hospital como procedimento de segurança e para me recuperar mais rápido, mas muito em breve estarei em casa, se Deus quiser”, escreveu.

 

 

 

Um dos jogos do ano foi lançado ‘oficialmente’ hoje

Notícias ao Minuto

O conceito do jogo é simples. (Foto: DR)

Depois de muita ansiedade e espera, ‘PlayerUnknown’s Battlegrounds’ foi finalmente lançado no mercado nesta quinta-feira (21), estando agora disponível tanto para PC como para Xbox One, console que manterá o título da Bluehole Studio como exclusivo por tempo indeterminado.

 

De notar que ‘PlayerUnknown’s Battlegrounds’ começou por chegar ao mercado em março, altura em que ficou disponível para jogar através do programa Early Access da Steam enquanto os produtos ainda estavam a desenvolver o título.

 

Foi desde então que ‘PlayerUnknown’s Battlegrounds’ ganhou uma autêntica legião de fãs entre os apreciadores de shooters online. O conceito é simples. Começam 100 jogadores num mapa com veículos e armas espalhados, com o último jogador (ou equipe) chegando ao fim e sendo o vencedor.

Após decisão de Gilmar Mendes, Garotinho deve deixar a prisão hoje

Último Segundo/IG

O ex-governador Anthony Garotinho deve sair do Complexo Penitenciário de Gericinó, nesta quinta-feira – (Foto:Severino Silva / Agência O Dia)

O ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho deve sair do Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, na zona oeste do Rio, nesta quinta-feira (21). Também é prevista para hoje a libertação do ex-ministro e presidente nacional do PR, Antônio Carlos Rodrigues, que está detido na Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, na zona norte do Rio.

 

Ambas as saídas foram concedidas por decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), divulgada nesta quarta-feira (20) . A decisão de Gilmar foi favorável ao pedido de habeas corpus apresentado pela defesa de Anthony Garotinho .

 

O ministro avaliou “não haver requisitos” para a prisão preventiva do ex-governador. A decisão atinge ainda Rodrigues e seu genro, Fabiano Rosas Alonso, que também foi libertado.

 

No caso de Antônio Carlos Rodrigues e seu genro, Gilmar Mendes considerou a situação semelhante à do ex-governador do Rio e afirmou que não foi indicada concretamente nenhuma conduta dos dois em afrontar a garantia da ordem pública, a instrução criminal ou a aplicação da lei penal, o que justificaria a prisão preventiva.

 

Operação Chequinho

Garotinho foi preso no dia 22 de novembro, junto a sua mulher, a também ex-governadora Rosinha Garotinho, acusado da prática dos crimes de corrupção, concussão, participação em organização criminosa e falsidade na prestação das contas eleitorais.

 

De acordo com o Ministério Público do Rio de Janeiro , a investigação é um desdobramento da “Operação Chequinho”. Os pedidos de prisão foram feitos pelo Ministério Público Eleitoral.

 

Segundo a assessoria de imprensa, Garotinho foi preso em seu apartamento na Praia do Flamengo, na zona sul da cidade, enquanto a ex-governadora foi detida em sua casa em Campos dos Goytacazes, no norte fluminense.

 

Anthony Garotinho e o presidente do PR são acusados de receber caixa 2 do grupo JBS. Rosinha foi solta no dia 29 de novembro com medidas cautelares, como o uso de tornozeleira. Rodrigues só se apresentou à polícia dia 28, após ser considerado foragido.

Marquezine usa blusinha de R$ 1.500 em festa de famosos no Rio

Notícias ao minuto

A atriz, que em janeiro estará na novela "Deus Salve o Rei", usou um conjuntinho de saia de couro de cintura alta, top preto e uma regata da Gucci que custa cerca de 460 dólares (R$ 1.500).(Foto: J Humberto/AgNews)

Bruna Marquezine foi a uma festa simples na noite desta terça-feira (19), no restaurante Capim Santo, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

 

 

A atriz, que em janeiro estará na novela “Deus Salve o Rei”, usou um conjuntinho de saia de couro de cintura alta, top preto e uma regata da Gucci que custa cerca de 460 dólares (R$ 1.500).

 

 

 

Além dela, foram ao evento o casal de atores Camila Queiroz e Klebber Toledo, a atriz Suzana Pires e a promoter Carol Sampaio.

Filha mais velha de Edir Macedo também teria adotado de forma suspeita

Notícias ao Minuto

Cristiane Cardoso, também teria adotado uma criança portuguesa de forma suspeita, há cerca de 20 anos. (Foto:Reprodução)

A série de reportagens “O Segredo dos Deuses”, produzida pela TVI, fez mais uma grave acusação contra a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) nesta terça-feira (19). Desta vez, a produção que denuncia ao mundo a existência de uma rede de internacional de tráfico de crianças ligada à IURD afirmou que a filha mais velha do bispo Edir Macedo, Cristiane Cardoso, também adotou uma criança portuguesa de forma suspeita, há cerca de 20 anos.

 

 

 

Nas reportagens anteriores, a filha mais nova do líder da Universal, Viviane Freitas, já havia sido acusada de “raptar” duas crianças de Portugal e levá-las de forma suspeita para os Estados Unidos. Louis Carlos de Andrade e Vera de Andrade, que viviam no lar de crianças cuidado pela IURD em Lisboa, teriam sido escolhidos por fotografia pela filha caçula do bispo e adotados ilegalmente por uma terceira pessoa, uma espécie de “laranja” de Viviane e do seu marido Júlio Freitas, de modo irregular.

 

 

No programa desta noite, Clara (nome fictício), mãe dos garotos Luis Filipe e Pedro Alexandre declarou não ter desistido da guarda dos filhos e não ter sido consultada ao longo do processo de adoção. Outra mãe que teve o filhos colocados “temporariamente” no lar de crianças, duas décadas atrás, só veio a ter notícias dos filhos após a investigação jornalística.

 

Segundo a mulher, seus filhos teriam sido deixados no lar de crianças por sua mãe, que era seguidora da Igreja Universal. A promessa era de que as crianças receberiam assistência até que Clara retomasse a sua vida, após a separação de um marido violento e abusivo – que a mantinha como refém em casa, obrigando-a a se drogar e a se prostituir.

 

A mulher teria chegado a visitar os filhos três vezes, até as crianças desaparecerem definitivamente. Três meses após a filha de Edir Macedo escolher o filho adotivo por fotografia, o caçula de Clara, Luis Filipe, foi levado para Londres sem qualquer consentimento da sua parte. O filho mais velho, Pedro Alexandre, teria sido encaminhado para outro bispo e para a ex-diretora do lar de crianças, também a mando do bispo Edir Macedo.

 

“A IURD, a Igreja, os bispos, os pastores, aquela seita toda que pertence a IURD roubaram os meus filhos”, disse a entrevistada. Ela conta que deixou os filhos na casa dos seus pais enquanto tentava passar por um período de desintoxicação, mas a mãe, muito ligada à Igreja, é suspeita de ajudar a fraudar a adoção ilegal. “Era um bebê que todo mundo queria: lindo, de olho azul, loirinho, muito mimoso e dengoso”, completou uma ex-funcionária do lar, que teria cuidado das crianças tratadas nas reportagens.

 

A versão contada no blog da filha de Edir Macedo, Cristiane Cardoso, já mostra a irregularidade da “escolha” da criança para adoção – quando a regra seria exatamente o contrário. Em suas palavras, ela lembra que recebeu a foto da criança no final de 1996 e que, “coincidentemente”, pouco tempo depois foi procurada pelo seu pai, o bispo, que lhe falou sobre a mesma criança.

 

“Em janeiro meu pais me ligaram para falar de um menino sério, que não falava com ninguém (…). Acreditem se quiser, era o mesmo menininho da foto”, conta Cristiane Cardoso em seu blog. A filha de Edir Macedo, que trabalha na Rede Record de Comunicação – parte do patrimônio do bispo – em março do ano seguinte já estaria vivendo com a criança em Londres. Um processo recorde, de três meses, incomum aos trâmites de adoção, sobretudo de crianças com menos de três anos, que costuma demandar até cinco anos de espera aos casais interessados.

 

A reportagem ainda acusa da IURD, com base em documentos pesquisados ao longo de sete meses, de montar um esquema aparentemente legal para facilitar a adoção de Luis Filipe por Cristiane Cardoso, inclusive com uma assinatura “forjada” da mãe da criança em documento referente ao consentimento da adoção. A suposta mãe biológica garante que nunca assinou nada e que sequer foi ouvida em tribunal

 

“Nunca na minha vida estive sentada no tribunal, nem perante juiz, advogados… Nunca assinei nada, nunca ninguém pre procurou para assinar um papel, fosse o que fosse”, disse a suposta mãe de Luis Filipe e Pedro Alexandre. “Alguém o fez por mim”, acrescentou a mulher, que desconfia que a própria mãe, avó das crianças e fiel à Igreja Universal, esteve envolvida no processo de falsificação.

 

Rejeitado pela filha do bispo, o irmão mais velho de Filipe, Pedro Alexandre, na época com seis anos, teria sido adotado por outro casal da Igreja, o bispo Sidney e Jaqueline, ex-diretora do lar de crianças. Uma ex-funcionária do lar declarou que o casal, que já tinha filho, foi praticamente “forçado” a adotar o garoto a mando de Edir Macedo.

Cantora reúne amigos de Dourados para Cantada de Natal no HE

 

Izabel se apresentaria sozinha, mas teve a ideia de compartilhar o convite e juntar músicos e amigos de Dourados em um ato solidário.(Foto: Rafael Wisley)

Na tarde desta terça-feira (19), acontece a ‘Cantada de Natal’ no Hospital Evangélico de Dourados, a partir das 14h.

 

A cantora Izabel Souza, convidada pela Pastoral dos Enfermos para coordenar a ação, se reunirá com amigos a fim de levar um pouco da alegria e emoção do Natal para pessoas que se encontram em momento de vulnerabilidade.

 

Izabel se apresentaria sozinha, mas teve a ideia de compartilhar o convite e juntar músicos e amigos de Dourados em um ato solidário.

 

“Um convite como esse não pode ficar somente em minha responsabilidade social, é por isso que resolvi compartilhar com meus amigos, apaixonados por música,” disse a cantora sertaneja.

 

A expectativa é que a ação também seja estendida a outros locais, que devem ser planejados posteriormente.

Marcelo Odebrecht mira ex-aliados ao deixar presídio nesta terça

Notícias ao Minuto

Marcelo não se conforma, ainda de acordo com esses interlocutores, que o ex-presidente do grupo Newton de Souza e que o vice-presidente jurídico, Maurício Ferro, não tenham sido incluídos no rol de 78 delatores da empresa.(Foto: Rodolfo Buhrer/Reuters)

O empresário Marcelo Odebrecht deixa a prisão nesta terça (19), após ficar dois anos e meio detido em Curitiba, com três ideias fixas, segundo interlocutores dele ouvidos pela Folha: acha que faltam delatores no acordo que o grupo assinou, avalia que seu pai, Emilio Odebrecht, e aliados foram beneficiados nas negociações e está convencido de que foi injustiçado.

 

 

Ele deve vir de jato para São Paulo, de onde seguirá para sua casa num condomínio de luxo no Morumbi. Lá, ficará dois anos e meio em prisão domiciliar, usando tornozeleira.

 

Marcelo não se conforma, ainda de acordo com esses interlocutores, que o ex-presidente do grupo Newton de Souza e que o vice-presidente jurídico, Maurício Ferro, não tenham sido incluídos no rol de 78 delatores da empresa.

 

Souza e Ferro, que é cunhado de Marcelo, são ligados a Emilio, hoje presidente do conselho de administração do grupo. Marcelo brigou com os três, além de ter se indisposto com sua irmã, a advogada Mônica Bahia Odebrecht (casada com Ferro), e até com a mãe.

 

 

Segundo relatos de Marcelo, Souza sabia que a empresa recorria a propina e doações via caixa dois para corromper governos com quem fazia negócios.

 

Ainda segundo pessoas que estiveram com ele na carceragem da Polícia Federal em Curitiba, Marcelo acusa Souza de ter se beneficiado com bônus pagos fora do Brasil por meio de caixa dois, o que seria crime fiscal.

 

Outros delatores que receberam bônus fora do Brasil tiveram que devolver o dinheiro, como estabelecia uma das cláusulas do acordo de delação que assinaram com a Procuradoria Geral da República.

 

Marcelo tem dito que não é justo que os outros tenham devolvido esses valores e Souza, não.

 

Souza assumiu a presidência da Odebrecht S/A em dezembro de 2015, quando Marcelo renunciou ao cargo após seis meses de prisão, e deixou o posto em maio deste ano. Foi alçado à vice-presidência do conselho de administração da companhia.

 

Com a decisão de Emilio de deixar a presidência do conselho em abril de 2018, e não mais em dezembro do ano que vem, como estava previsto, Souza é um dos mais cotados para substituí-lo.

 

ACUSAÇÕES

 

Marcelo tem feito acusações pesadas ao cunhado. Segundo ele, Ferro participou de negociações para tentar parar a Operação Lava Jato e atuou em negociatas com ministros do STJ (Superior Tribunal de Justiça) com o objetivo de obter decisões favoráveis para a Odebrecht.

 

Num depoimento que prestou ao juiz federal Sergio Moro em abril deste ano, Marcelo contou que havia procurado a então presidente, Dilma Rousseff, para tratar de questões da Lava Jato no início de 2015. Dilma teria indicado o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, para ser o interlocutor da empresa.

 

Na mesma audiência, Marcelo disse que Ferro procurou o advogado Márcio Thomaz Bastos (1935-2014) para que ele ajudasse a Odebrecht a obter informações sigilosas sobre a Lava Jato com o então ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Dilma, Mercadante e Cardozo sempre negaram que tenham atuado para ajudar a empresa.

 

O plano da Odebrecht, segundo Marcelo, era usar o fato de um aparelho que gravava conversas ter sido encontrado na cela do doleiro Alberto Youssef para anular a operação na Justiça.

 

A estratégia deu errado. O aparelho encontrado na cela de Youssef estava inativo, segundo perícia da PF.Interlocutores de Marcelo dizem que ele não tem sentimento de vingança, mas que considera o acordo injusto para ele e outros executivos.

 

Não se sabe bem o que ele fará com as informações sigilosas que detém sobre delatores, mas há um terreno fértil dentro da Odebrecht para qualquer pregação que contenha o binômio injustiça e a ideia de que faltam outros delatores no acordo.

 

Muito delatores sentem-se pressionados para confirmar crimes que eles julgam não terem cometido. Eles também se sentem abandonados pela companhia.

 

Segundo três delatores ouvidos pela reportagem, há risco de que eventuais revelações de Marcelo funcionem como colocar gasolina na fogueira.outro lado

 

A Odebrecht não quis comentar as questões levantadas pela reportagem da Folha. Em outras ocasiões, a empresa disse que fez uma colaboração robusta e sem omissões e que irá continuar a colaborar com a Justiça. Com informações da Folhapress.

Bruna Marquezine revela que não se sentia capaz de interpretar vilã

Notícias ao Minuto

A estreia da novela está prevista para o dia 9 de janeiro.(Foto: AgNews)

Bruna Marquezine revelou, em entrevista ao G1, que por um momento não se achou capaz de interpretar a vilã Catarina, na novela “Deus Salve o Rei”.

 

“Em alguns momentos, dividi com o Fabricio Mamberti (diretor artístico) e com outros diretores que quase não me sentia capaz de dar vida à Catarina, porque ela é papel muito difícil para mim, muito desafiador”, afirmou.

 

“Catarina transita em diversos ambientes, é muito dissimulada, e com cada um ela tem um comportamento diferente. Então crio várias facetas para ela e isso é muito trabalhoso, preciso estudar muito, acaba sendo exaustivo”, disse Bruna.

 

A estreia da novela está prevista para o dia 9 de janeiro.

Juventude petebista realiza última reunião do ano

Assessoria

 

O presidente estadual do PTB Juventude, José Eduardo - Zé Du considerou a reunião positiva (Foto - Divulgação)

Na quinta-feira (13), foi realizada a última reunião do PTB Jovem do Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, onde estiveram presentes cerca de 20 militantes. O objetivo foi debater ideias com vistas a construir uma agenda de propostas, ações e projetos ao longo do ano de 2018 para que, nas eleições, a juventude petebista possa ser decisiva na hora de escolher os próximos representantes.

 

A juventude petebista junto com a Comissão Executiva foi apresentada aos membros no segundo semestre de 2017 e será oficializada com a posse em 2018.

 

O presidente estadual do PTB Juventude, José Eduardo – Zé Du considerou a reunião positiva. “O encontro foi muito produtivo. Vamos traçar metas para 2018 e debater temas importantes como investimento para o segmento jovem. É muito bom saber que a nossa juventude está construindo um novo caminho”, disse.

 

Para o presidente estadual Nelsinho Trad, a força jovem será de extrema importância dentro do partido. “Na reunião, ficou claro a percepção de que a juventude quer falar, se expor, desenvolver e realizar projetos. Ver esta juventude tão participativa como esteve na reunião, debatendo, falando, correndo atrás dos seus direitos é muito bom”, finaliza.

Temer dá posse a Carlos Marun como ministro da articulação política

G1

Os ministros Carlos Marun (à esquerda) e Eliseu Padilha (à direita) conversam com o presidente Michel Temer durante cerimônia de posse no Palácio do Planalto (Foto: Alan Santos/Presidência da República)

O presidente Michel Temer deu posse na tarde desta sexta-feira (15) ao deputado Carlos Marun (PMDB-MS) como novo ministro da Secretaria de Governo. À frente da pasta, o peemedebista do responderá pela articulação do Planalto junto ao Congresso Nacional.

 

Marun substitui na Secretaria de Governo o tucano Antonio Imbassahy (PSDB-BA), que retomou o mandado de deputado federal.

 

A mudança na articulação política contempla os partidos do chamado ‘centrão’ e o PMDB, que estavam insatisfeitos com o tucano e a postura do PSDB em relação aos temas prioritários do governo.

 

Entre os desafios do novo ministro está auxiliar o Planalto a conquistar os 308 votos necessários para aprovar a reforma da Previdência na Câmara dos Deputados, a partir de fevereiro do ano que vem.

 

O governo tentou viabilizar a votação na próxima semana, porém não conseguiu a garantia de vitória na votação.

 

Ao discursar na cerimônia, o presidente pediu a Marun que se dedique “18 horas por dia, se possível 20 [horas]” à reforma da Previdência.

 

Temer admitiu ainda que o governo não conseguiu reunir todos os votos para aprovar o texto e, por isso, decidiram adiar a votação para “não constranger” os apoiadores da proposta.

 

No discurso de posse, Marun apontou a aprovação da reforma da Previdência como o “maior dos desafios”. Ele afirmou que assumiu o cargo consciente da importância do tema para o governo e voltou a falar no combate aos privilégios das aposentadorias dos servidores públicos.

 

“Não é possível que aceitemos continuar vivendo e convivendo com um sistema previdenciário que tira dos mais humildes e destina recursos aos mais aquinhoados”, disse o novo ministro.

 

Marun também destacou o impacto na retomada da economia que a aprovação da reforma terá, repetindo o discurso dos últimos dias no primeiro escalão do governo.

 

“Ao tornarmos a previdência mais justa, mais igual e com menos privilégios, estaremos viabilizando economicamente o país e permitindo que no ano de 2018 venhamos viver um momento histórico de crescimento”, afirmou.

 

 

No discurso, o deputado afirmou que está disposto à desistir de buscar um novo mandato de deputado em 2018 para continuar à frente da articulação política do governo. “Abro mão da minha reeleição, para estar ao seu lado, se for o seu desejo, até que esta grande tarefa se conclua.”

 

Agenda de Temer

A cerimônia no Palácio do Planalto foi o primeiro compromisso da agenda de Temer após ele passar por um procedimento de desobstrução da uretra no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

 

A cirurgia do presidente foi realizada na quarta (13) e ele teve alta na manhã desta sexta. Temer desembarcou em Brasília por volta das 12h50 e seguiu para o Palácio do Jaburu, residência oficial da vice-presidência da República. Ele chegou ao Planalto às 14h.

 

A posse de Marun, inclusive, foi adiada devido à internação de Temer: a cerimônia estava prevista para ocorrer nesta quinta (14), mas como o presidente não teve alta médica, o evento foi adiado.

 

Carlos Marun

Natural de Porto Alegre (RS), Carlos Marun, 57 anos, fez carreira política no Mato Grosso do Sul. Advogado e engenheiro civil, ele foi vereador em Campo Grande, deputado estadual e secretário de Habitação e Cidades. Em 2014, elegeu-se deputado federal pela primeira vez, com 91,8 mil votos.

 

 

Marun ganhou destaque na Câmara como um dos mais ferrenhos defensores do então presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O deputado foi um dos raros apoiadores que ficou ao lado de Cunha até a sua cassação, em setembro de 2016.

 

Favorável ao impeachment da presidente Dilma Rousseff e integrante da “tropa de choque” do Planalto com a chegada de Temer ao poder, Marun esteve entre os deputados que mais se empenharam na defesa pública do presidente a partir do escândalo da delação da JBS.

 

O parlamentar também auxiliou na articulação para garantir os votos que barraram as duas denúncias apresentadas pela Procuradoria-Geral da República contra Temer.

Sandy revela que foi ela quem pediu Lucas Lima em namoro: ‘De joelhos’

Notícias ao Minuto

Sandy falou sobre a vida profissional e pessoal com o marido, Lucas Lima, com quem é casada desde 2008, e com quem tem um filho, Theo, de 3 anos. (Foto: Divulgação)

Preparando-se para mais um disco e mais uma turnê, Sandy falou com a equipe do TV Fama sobre a vida profissional e pessoal com o marido, Lucas Lima, com quem é casada desde 2008, e com quem tem um filho, Theo, de 3 anos.

 

 

“2018 tem disco novo e turnê nova. Espero antes do fim do 1º semestre já estar com tudo pronto”, disse a cantora, enfatizando que o trabalho não lhe permitirá tirar férias longas.

 

 

“Nas férias eu vou ficar no Brasil porque vou começar a preparar o disco. Não tenho muitos planos de viagem. O Lucas também não consegue ficar muitos dias de férias, e o Theo já tem escola em fevereiro”, enfatizou.

 

Sandy comentou, ainda, a declaração dada a Angélica de que foi ela quem pediu Lucas em namoro, após dois términos. “Esse negócio de só homem poder fazer isso ou aquilo… direitos iguais em tudo, tudo! Inclusive nisso, pra gente ter atitude e ir atrás de quem a gente ama”, pontuou a artista.