segunda-feira, 22 de junho de 2026

PT organiza protestos pelo Brasil em caso de condenação de Lula

Notícias ao Minuto

O julgamento será realizado no próximo dia 24. (Foto: Reuters)

Comitês estaduais criados pelo PT estão organizando protestos em todo o país caso o ex-presidente Lula seja condenado. O julgamento será realizado no próximo dia 24.

 

De acordo com a coluna da Mônica Bergamo, da ‘Folha de S. Paulo’, a eventual detenção do petista seria vista como “declaração de guerra”. Dirigentes do partido, contudo, acreditam que as cortes superiores não manteriam o ex-presidente preso, concedendo um habeas corpus.

 

A condenação tornaria a candidatura do ex-presidente praticamente inviável. No entanto, o partido acredita que o candidato que for apontado por Lula, mesmo que em cima da votação, tem condições de chegar ao segundo turno da corrida presidencial.

Marun nega chantagem e diz que representação no Conselho de Ética não o preocupa

G1

Carlos Marun afirmou em entrevista à rádio que não é 'chantagista' (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom, Agência Brasil)

O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, afirmou nesta quarta-feira (3), em entrevista à rádio Jovem Pan, que a representação apresentada contra ele por uma entidade de servidores na Comissão de Ética Pública da Presidência “não faz parte do rol de coisas” que o preocupam.

 

O articulador político do Palácio do Planalto também voltou a negar que tenha feito uma “chantagem” com governadores, ao declarar que o governo espera que a liberação de financiamento de bancos públicos tenha uma contrapartida por parte dos governantes estaduais por meio de apoio à reforma da Previdência.

 

A declaração polêmica gerou protesto por parte de alguns governadores. Eles decidiram enviar na última quarta (27) uma carta pública ao presidente Michel Temer com críticas ao que consideraram ser uma pressão por parte de Marun.

 

“Eu teria exagerado [na fala] se eu efetivamente tivesse condicionado. Não condicionei. Mantenho a posição que vou buscar apoio de todos os agentes públicos, em especial aqueles que tem parcerias com o governo federal, já que com esses temos um diálogo”, justificou o ministro à rádio.

 

“Eu não sou chantagista. Eu continuo conversando e mantenho essa visão. O diálogo na política é a base de tudo e nós vamos sim nos empenhar no sentido de que a Previdência seja aprovada conversando, sim, com esses agentes políticos, sejam eles parlamentares, que é o foco principal” (Carlos Marun)

 

Na manhã desta quarta (3), o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Tipícas de Estado (Fonacate) – entidade que representa diversas carreiras de servidores públicos – protocolou na Comissão de Ética uma representação contra o ministro da Secretaria de Governo com base na declaração de Marun sobre a reforma da Previdência.

 

“Eu considero essa atitude, dessa entidade que eu nem sabia que existia… Para proteger privilégios, não falta associação, agora, para trabalhar para o Brasil, são poucos, para cuidar do umbigo surge associação a todo tempo. Essa representação, ou seja, o que for, não faz parte do rol de coisas que me preocupam”, enfatizou o articulador político do Planalto à Jovem Pan.

 

 

A Comissão de Ética é responsável por apurar a conduta de integrantes da administração pública federal. Órgão consultivo da Presidência, a comissão não tem poder para punir servidores e ministros, mas pode recomendar ao presidente da República exonerações ou sanções administrativas a integrantes do governo, entre as quais a censura ética, uma espécie de “mancha” no currículo do servidor.

 

Representação do PT

Na última quinta-feira (28), a bancada do PT na Câmara informou que apresentou representação criminal contra Marun por conta da declaração sobre a liberação de crédito vinculada ao apoio à reforma previdenciária.

 

Na representação, o PT pede que a Procuradoria Geral da República (PGR) apure se o ministro cometeu crime de corrupção e improbidade administrativa.

 

“A conduta do ministro incide em delitos inscritos na legislação penal e devem ser coibidas por se tratarem de liberação de dinheiro público em troca de um favor, que seria o apoio na aprovação da impopular reforma da Previdência”, diz trecho da ação protocolada na PGR pelo PT.

 

No documento, o partido pede a abertura de procedimentos civis e administrativos para que a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, tome as medidas necessárias para evitar que as “ameaças do ministro se cumpram”.

 

Além da representação na PGR, a bancada do PT também apresentou representação ao Banco Central solicitando ao presidente do órgão, Ilan Goldfajn, atue para impedir o que o partido oposicionista considera “uso político” dos bancos públicos.

Com Pabllo e Larissa Manoela, ‘Altas Horas’ tem recorde histórico

VEJA

'Altas Horas' recebe Pabllo Vittar, Larissa Manoela, Carol Duarte e Nego do Borel (Foto: Júlia Rodrigues/TV Globo)

O Altas Horas terminou 2017 muito bem, obrigado. O programa de Serginho Groisman na Globo bateu seu recorde histórico de audiência na última edição do ano, que teve participação de Pabllo Vittar, Carol Duarte, Larissa Manoela e Nego do Borel. A atração registrou 18 pontos na Grande São Paulo no último sábado, o melhor índice até agora desde a estreia, em 2000.

 

No Rio de Janeiro, o programa marcou 21 pontos e igualou pela segunda vez o recorde do programa, que também era de 2017.

 

Na edição, os quatro convidados cantaram e falaram sobre o início de suas carreiras. Pabllo também falou sobre representatividade LGBT, Larissa disse não ter problemas em falar sobre seus relacionamentos – ela assumiu namoro recentemente com o ator Leonardo Cidade – e Carol Duarte comentou a repercussão em torno da trama do transexual Ivan na novela A Força do Querer.

‘Hit do Carnaval vai ser gravidez da Ivete’, brinca Daniela Mercury

Notícias ao Minuto

 

Mercury aproveitou, ainda, para tranquilizar os fãs: "Ivete volta ano que vem, fiquem tranquilos. É só uma mulher que coincidiu a gravidez com a festa". (Foto: Reuters)

Uma das tradições do Carnaval no Brasil é o lançamento de hits específicos para essa época do ano, quando artistas disputam pelo título de música que mais tocou. Aproveitando o assunto, Daniela Mercury brincou com a colega Ivete Sangalo: . “Não tenho nenhum plano para sair do Carnaval. É engraçado, pois a ausência de Ivete vai ser tão presente. Capaz dessas meninas nascerem no Carnaval. Vai dar mais assunto a gravidez dela do que o resto; o hit do Carnaval vai ser essa gravidez”, disse a cantora, segundo o Bahia Notícias.

 

 

“Ela tá numa folia nesse banzeiro. Ter esse trio elétrico (ela e as gêmeas) torcendo é muito especial. Agradeço muito a ela, pois é uma baiana genial. Ivetinha é danada para fazer brincadeira. Sabia que essa música seria especial também. Quando escutei achei minha cara”, declarou Daniela, sobre o hit ‘Banzeiro’.

 

 

Mercury aproveitou, ainda, para tranquilizar os fãs: “Ivete volta ano que vem, fiquem tranquilos. É só uma mulher que coincidiu a gravidez com a festa”.

Doria cancela inauguração de viaduto com nome de Dona Marisa

Estadão

O prefeito de São Paulo, João Doria, (Foto: Adriano Machado/Reuters)

O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), cancelou o evento de inauguração do viaduto que será batizado com o nome da ex-primeira-dama Marisa Letícia, na zona sul da capital paulista. A Prefeitura ainda classificou a homenagem à mulher do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva como “injusta”.

 

O projeto que dá ao viaduto do M’Boi Mirim o nome de Dona Marisa Letícia foi sancionado na última sexta-feira, 29, pelo prefeito em exercício de São Paulo, Milton Leite (DEM), depois de ter sido aprovado pela Câmara de Vereadores. A previsão era que a obra fosse inaugurada na próxima quarta-feira, 3.

 

Em nota, a prefeitura afirma que, “por determinação do prefeito João Doria”, cancelou o evento de inauguração do viaduto, mas que a via será aberta ao trânsito no dia previsto.

 

A nota afirma ainda que “a escolha do nome do viaduto é prerrogativa da Câmara Municipal e fruto de um acordo entre a maioria dos vereadores – e apenas por isso respeitado pela administração municipal, apesar da discordância do prefeito em relação à injusta homenagem prestada a alguém envolvido no maior escândalo de corrupção já registrado no país e que nunca morou na cidade nem jamais lhe trouxe qualquer benefício.”

 

O prefeito João Doria (PSDB) e o vice-prefeito Bruno Covas (PSDB) estão em viagem.

 

A ex-primeira dama Marisa Letícia Lula da Silva morreu no dia 3 de fevereiro do ano passado, devido a complicações de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). No mesmo mês o PL 81/2017, de autoria do vereador Reis (PT), foi proposto pela bancada do PT e contou com o apoio de Arselino Tatto, Eduardo Suplicy, Antonio Donato, Senival Moura, Alfredinho, Juliana Cardoso, Alessandro Guedes e Jair Tatto.

Xuxa fala sobre medo de plásticas: ‘Não quero ter a cara de todo mundo’

Notícias ao Minuto

Você já viu que fica todo mundo parecido quando faz plástica? Meio cara de tamanco", brincou. (Foto: TV Record)

Em conversa com Fernanda Souza para o Youtube, Xuxa abriu seu coração sobre beleza, vida familiar e amorosa, que divide com Junno Andrade. Com 54 anos, a apresentadora entregou que tem medo de fazer intervenções cirúrgicas.

 

“Uma coisa que me incomoda são essas rugas [disse apontando para os olhos], mas eu não queria puxar porque eu não quero ficar com a cara de todo mundo. Você já viu que fica todo mundo parecido quando faz plástica? Meio cara de tamanco”, brincou.

 

A apresentadora se considera caseira e agradece ao namorado por ter o mesmo ritmo. “Ainda bem que o Junno também é caseiro porque senão não ia dar certo”, disse.

 

A eterna rainha dos baixinhos também analisou se considera a si mesma uma pessoa feliz. “Sou muito feliz. Sou grata à mãe que eu tenho, à filha que eu tenho. Às vezes quando tem alguma coisa que deixa um pouco triste, me permito ficar alguns minutos. Não me dou essa possibilidade porque eu tenho tudo”, declarou Xuxa.

Vereador reivindica emendas parlamentares para a cultura em Batayporã

Assessoria

Requerimento foi apresentado pelo vereador Germino Roz - (Foto: Jeferson Souza/Assessoria)

O vereador Germino Roz apresentou requerimento durante a última sessão da Câmara Municipal em que solicita recursos destinados a projetos culturais em Batayporã.

 

Conforme Germino, o requerimento se dirige ao deputado federal Elizeu Dionísio por reconhecer sua atuação ligada ao campo da Cultura.

 

Ao todo, o vereador solicita a destinação de R$ 500 mil a serem aplicados da seguinte maneira: R$ 350 mil para a reforma e ampliação do Centro Cultural de Batayporã, R$ 100 mil para aquisição de novos equipamentos e manutenção de equipamentos antigos da Banda Marcial Municipal e R$ 50 mil para a construção de uma pista de skate.

 

A intenção é fortalecer projetos já desenvolvidos no município e que tem enfrentado desgaste devido à ausência de recursos e locais apropriados, além de atender demandas da adolescência e juventude, a exemplo da pista de skate.

Temer diz que resistência contra reforma da Previdência será superada

Agência Brasil

São João da Barra/RJ - Cerimônia de Criação da Zona de Processamento de Exportação do Porto do Açu ( Foto: Alan Santos/PR/Alan Santos/PR)

O presidente Michel Temer disse nesta quarta-feira (27) que, a exemplo da reforma trabalhista, a resistência contra a reforma da Previdência será superada. “Se Deus quiser, vamos aprová-la em fevereiro”, afirmou, durante a cerimônia de assinatura do decreto que cria a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) Porto do Açu, no Rio de Janeiro. Segundo o presidente, as críticas às mudanças na legislação trabalhista estão sendo superadas na medida em que novas vagas são geradas no mercado de trabalho.

 

Em seu discurso, Temer elogiou o perfil reformista de seu governo. “Se não tivéssemos autoridade no governo federal não teríamos feito pelo Brasil o que fizemos. Enfrentamos temas fundamentais para o país”, disse, ao citar como exemplo o estabelecimento do teto para os gastos públicos e a reforma do ensino médio que, segundo ele, teria hoje “mais de 90% de aprovação”.

 

“De igual madeira, foi o caso da modernização das leis trabalhistas. As pessoas insurgiram, gritaram e protestaram dizendo que ela tiraria direito de todo mundo. E o que aconteceu ao longo desses quatro meses foi a ocupação de 1,2 milhão de postos de trabalho. Exata e precisamente em função da confiança que se estabeleceu ao longo do tempo. De igual maneira vem agora a história da Previdência”, acrescentou.

 

Ao defender a reforma previdenciária, Temer voltou a sugerir, àqueles que desejam se aposentar recebendo valores superiores ao teto do INSS, que façam uma previdência complementar. “Privilégio é quem ganha mais do que é R$ 5.330, que é o teto do INSS. Quem ganha mais do que isso vai ter de fazer uma previdência complementar. Se eu ganho R$ 30 ou R$ 32 mil [de salário], eu tenho de fazer uma previdência complementar [para continuar ganhando isso após a aposentadoria]. Vou contribuir com R$ 300, R$ 400, R$ 500, R$ 800 por mês e, mais adiante, vou me aposentar com os R$ 32 mil. Portanto, em tese ninguém sofrerá prejuízo, a não ser que tenha, como prejuízo, a ideia de que não quer desembolsar esses valores para fazer uma previdência complementar”, argumentou o presidente.

 

Temer disse que após a aprovação da previdência, seu governo promoverá uma simplificação tributária no país. “Eu converso com empresários que dizem ter de manter 30 pessoas para cumprir burocracia tributária. Vamos desburocratizar fazendo uma simplificação tributária. Com isso vamos fechar o ciclo reformista no país.”

 

O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, também defendeu a reforma previdenciária. “É impossível atravessar essa crise sem discutirmos a reforma da Previdência, principalmente para os estados. Ela é a balizadora para o Brasil sair da crise. Nenhum candidato vai passar as eleições sem discutir esse tema que é o grande problema do país”, disse.

 

Caged

 

Números divulgados hoje pelo Caged apontam que o saldo de empregos formais no Brasil em novembro ficou negativo 0,03%, na comparação com outubro, o que representa uma redução de 12.292 vagas, no saldo de empregos formais. Os dados já consideram as novas formas de contratação estabelecidas na reforma trabalhista. No acumulado do ano, o saldo é de 299.635 empregos, com expansão de 0,78% em relação a dezembro de 2016.

 

ZPE Porto do Açu

 

A criação da ZPE Porto do Açu foi recomendada no início de dezembro pelo Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE) – grupo que é presidido pelo ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, acatando proposta feita pelo governo do Rio de Janeiro.

 

A unidade está localizada no distrito industrial de São João da Barra. Com 182,2 hectares, a administração dessa Zona de Processamento deverá ser concedida à iniciativa privada, por meio de processo de licitação.

 

De acordo com o ministério, a empresa vencedora da licitação ficará responsável por implantar o empreendimento, orçado em aproximadamente R$ 40,6 milhões. A empresa que opera o porto é a Prumo Logística.

 

Pereira disse, durante o evento, que a criação desta ZPE foi a mais rápida de toda a história. “Em menos de 1 ano e 3 meses, prometi que iríamos processar e criar essa zona, por causa da importância desse porto para o futuro econômico do Brasil”.

 

Segundo Pereira, o empreendimento vai resultar em aproximadamente R$ 40 milhões em investimentos na infraestrutura local já na primeira etapa de implantação. “Serão R$ 42 milhões em investimentos apenas nas rochas do Açu, que terão como alvo o mercado dos EUA. Além disso serão R$ 31 milhões [a serem movimentados] na cadeia de fornecedores, impactando na região. Os benefícios não serão só para exportações. A ZPE vai estimular também segmentos produtivos locais e regionais”.

 

O ministro da Secretaria-Geral, Moreira Franco, disse que já estão sendo feitas negociações com a empresa Vale do Rio Doce, visando a construção de uma ferrovia que ligará o porto ao Rio de Janeiro e Vitória (ES). “O objetivo é esse. Depois de muitas conversas com a Vale, creio que no próximo ano estaremos com esse problema resolvido. Para nós, ferrovia é irmã siamesa de porto”.

 

Moreira Franco lembrou que a região da ZPE é “uma das regiões mais ricas do Rio e, talvez, do país, mas que, com o tempo, foi perdendo vitalidade”. “Esse empreendimento encontra ambiente cultural e social muito apropriado e alinhado com o que estamos vendo hoje aqui. Sem dúvida, este será um dos maiores portos do Brasil”, acrescentou, destacando a criação de empregos que deverá ser gerada com as indústrias que vão se instalar na região.

 

Segundo o presidente da Prumo Logística, José Magela, o porto está pronto para operar todos os tipos de cargas existentes. “Este será o maior polo logístico industrial do Brasil e um dos maiores do mundo”, disse, referindo-se à transformação do porto em polo industrial.

 

“Essa ZPE dá as condições de seguranças jurídica e fiscal para que tenhamos competitividade por meio desse polo”, afirmou. A prefeita de São João da Barra, Carla Machado, disse que em pouco mais de um ano o empreendimento se tornou o quarto maior porto do país. “Agora a ZPE vai alavancar a entrada de indústria, gerando mais emprego para nossa gente”, disse ela.

 

Zonas de Processamento de Exportação

 

As ZPEs são áreas de livre comércio com o exterior destinadas à instalação de empresas com produção voltada à exportação, instituídas com o objetivo de fortalecer a balança de pagamentos, atrair investimentos estrangeiros, fortalecer a competitividade das exportações brasileiras, gerar emprego e difundir novas tecnologias no país.

 

É oferecido às empresas que lá se instalarem, acesso a tratamento tributário, cambial e administrativo específicos. Em alguns casos, como a aquisição de bens e serviços no mercado interno, são suspensas cobrança de tributos como IPI, Cofins e PIS/Pasep.

 

No caso das exportações, por exemplo, há a previsão de suspensão do adicional de frete para renovação da Marinha Mercante e do imposto de importação. De acordo com o governo, um dos principais diferenciais do regime das ZPEs é o de dar maior segurança jurídica às empresas.

Irmã de Britney Spears está grávida do segundo filho

Notícias ao Minuto

Jamie Lynn Spears, 26 anos, anunciou a grande novidade através das redes sociais (Foto: Getty Images)

A irmã mais nova de Britney Spears, Jamie Lynn Spears, está grávida pela segunda vez.

 

 

A grande novidade foi anunciada pela atriz através do Instagram. “Parece que começaremos 2018 com outro grande marco. Estou muito feliz de anunciar que Maddie [filha de Jamie] finalmente será irmã mais velha”, escreveu a artista.

 

 

Jamie, de 26 anos, é mãe de Maddie Briann, de nove anos, fruto de uma relação anterior. Atualmente, a irmã de Britney mantém uma relação com Jamie Watson e o bebê que vem a caminho é o primeiro filho do casal.

 

Laudo conclui que Maluf, embora debilitado, pode continuar na Papuda

Notícias ao Minuto

O documento, divulgado pelo jornal O Estado de São Paulo, atesta que o ex-prefeito de São Paulo apresenta "alterações degenerativas da coluna lombar" e um câncer, ou "adenocarcinoma metastático de próstata".(Foto: Reuters)

Laudo do Instituto Médico Legal (IML) de Brasília realizado na sexta-feira (22) confirma problemas na saúde do deputado Paulo Maluf (PP-SP), mas conclui que ele tem condições de permanecer preso no Complexo Penitenciário da Papuda, na Capital Federal, desde que com acompanhamento ambulatorial especializado.

 

O documento, divulgado pelo jornal O Estado de São Paulo, atesta que o ex-prefeito de São Paulo apresenta “alterações degenerativas da coluna lombar” e um câncer, ou “adenocarcinoma metastático de próstata”.

 

“Apesar de apresentar-se clinicamente bem no presente momento, existe a possibilidade de deterioração progressiva e até mesmo rápida do quadro clínico a depender do comportamento evolutivo do câncer de próstata”, diz o laudo.

 

A defesa de Paulo Maluf pede que ele seja transferido para prisão domiciliar devido aos problemas de saúde.

Após agressão, Moranguinho dá nova chance a Naldo: ‘Não julguem’

VEJA

O cantor Naldo e sua mulher, Ellen Cardoso (Foto: Reprodução/Instagram)

Ellen Cardoso, a Mulher Moranguinho, publicou em sua página do Facebook, no último sábado (23), um texto emocionado em que diz querer reatar com o funkeiro Naldo, seu marido e pai da sua filha.

 

O cantor foi preso no início do mês por porte de arma após denúncia de Ellen, além de acusado de agressão. Naldo publicou um pedido de desculpas em que aparecia chorando após o ocorrido que repercutiu muito mal.

 

No desabafo, a dançarina diz querer o marido de épocas mais simples de volta e rememora seu início de carreira. Pede também que fãs respeitem sua decisão: “É fácil julgar o problema do outro, difícil é quando ele acontece dentro da sua casa e só você conhece a real história.“

 

A Moranguinho também coloca em dúvida as histórias de agressão que se espalharam, ao questionar: “Alguém aí já parou para pensar que a história que foi contada todos esses anos e que não foi desmentida por mim pode não ser a verdade, e que eu não sou obrigada a me justificar?”

 

Veja o texto completo abaixo:

 

Ministro do STF quer caso de Lula resolvido ‘o mais cedo possível’

Notícias ao Minuto

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), quer resolvido com a maior celeridade possível o caso do ex-presidente Lula (Foto:Carlos Humberto/ SCO/ STF)

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), quer resolvido com a maior celeridade possível o caso do ex-presidente Lula, cuja intenção de se candidatar à Presidência da República em 2018 pode naufragar – ou não – diante do julgamento do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), marcado para 24 de janeiro.

 

 

“Eu não sou comentarista político, portanto, não cabe a mim analisar as implicações da candidatura de A ou de B. Mas, se há uma indefinição jurídica, eu acho que quanto mais célere puder ser o esclarecimento dessa situação, melhor. Portanto, acho que, em nome da segurança jurídica e da estabilidade do jogo democrático, é melhor que se defina o mais cedo possível quais vão ser as regras, quem vai poder ser candidato. Eu não acho que isso seja problema, nem indício de perseguição, acho que é um momento de prudência”, afirmou o magistrado em entrevista à BBC Brasil.

 

 

Mesmo condenado, Lula teria possibilidade de se candidatar diante de eventuais decisões do STF e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

TV Cultura prepara especial de Natal para a criançada

VEJA

Turma da Mônica protagoniza o especial natalino preparado pela Cultura para as crianças (Foto: Reprodução/Divulgação)

Se pais ou mães precisam entreter um pouco a cria para assar o peru da ceia natalina, a TV Cultura oferece uma ajudinha neste fim de semana. No domingo, o canal preparou um menu recheado de atrações para a cria, com episódios especiais da Patrulha Canina e da Turma da Mônica. No sábado, serão exibidos também episódios de Dora e Seus Amigos e de Blaze and the Monster Machines. Confira:

 

 

 

 

 

Sábado, 23

Natal Monster Machine, às 11h45: Com duração de 30 minutos, o episódio especial de Natal de Blaze and the Monster Machines traz Blaze e AJ como ajudantes de Papai Noel: eles colaboram para que o Bom Velhinho encha seu saco mágico de presentes. Mas um probleminha desponta quando o Esmagador, ansioso, leva todos os os presentes a se perder na neve.

 

Calafrio, o Boneco de Neve, às 14h: Também com 30 minutos de duração, o desenho mostra a turma de Dora tentando ajudar o corajoso, porém perdido, boneco de neve Calafrio na missão de cumprir a promessa de voltar para a amiga Carolina.

 

 

 

Domingo, 24

Os Filhotes Salvam o Natal, às 14h15: Filme de 69 minutos da Patrulha Canina, em que os cachorrinhos se equipam para consertar o trenó do Papai Noel e salvar o Natal.

 

Maratona Turma da Mônica, a partir das 16h45: À tarde, vai ao ar um compilado de canções natalinas da Turma da Mônica, de 2 minutos cada, como É Natal, O Natal Legal do Cebolinha, O Papai Noel que Existe Dentro de Você, Quando Chega Dezembro e Um Plano Infalível de Natal.

 

À noite, a partir das 22h, a emissora exibe dois episódios inéditos, cada um de 25 minutos. No primeiro, por ser véspera de Natal, a Mônica conta a Magali que não brigará com ninguém, com medo de ficar sem presente.

 

Mas Cebolinha e Cascão tomam conhecimento disso — e passam a provocá-la até que perca a paciência. Como todos, no fim das contas, ficam mal diante da imagem do Papai Noel, procuram se redimir e garantir seus presentes, doando brinquedos velhos para as crianças carentes do bairro. No outro episódio, o criador da turminha, Mauricio de Sousa navega pela internet pesquisando imagens e significados do Natal, quando se dá conta de que seus convidados, os espectadores, estão chegando. Ele, então, chama os personagens da Turma da Mônica a falar sobre a noite de Natal. Um a um, os personagens conectam a webcam de seus computadores e contam suas historinhas.

 

 

 

Segunda, 25

As Doze Badaladas do Sino de Natal, às 21h45: Mais Turma da Mônica. Nesse episódio especial de 25 minutos, o Cebolinha aguarda a chegada do pai com os presentes de Natal, mas a espera não é calma e tranquila: diversas trapalhadas acontecem e ele se vê na função de ajudar os amigos. A confusão é interrompida pelos sinos de Natal e as badaladas mágicas, que encantam a todos.

 

 

Anitta celebra promoção americana: ‘Vai Malandra em Nova York’

VEJA

 

Propaganda da música 'Vai Malandra' de Anitta, em Nova York (Foto: Reprodução/Facebook)

Depois de quebrar recordes no Brasil, a nova música de Anitta agora busca conquistar novas paisagens. Nesta sexta-feira, em uma esquina da Sétima Avenida, em Nova York, dois enormes telões na fachada de um edifício divulgavam o single Vai Malandra. Foi a própria cantora, em suas contas nas redes sociais, que fez questão de registrar o momento. “Vai Malandra em Nova York”, vibrou no post.

 

A propaganda foi uma ação do Spotify para divulgar o single nos Estados Unidos. Na última segunda-feira, quando lançou a faixa, Anitta bateu vários recordes nacionais no serviço de streaming. Em poucas horas, o funk ultrapassou Look What You Made Me Do, de Taylor Swift, como a canção mais ouvida no país logo na estreia. Ainda foi a primeira faixa a quebrar a marca de 1 milhão de execuções no Brasil nas primeiras 24 horas. Para completar, Vai Malandra alcançou a 49ª posição do ranking mundial, um feito e tanto para uma música com boa parte da letra em português.

 

 

 

MIS encerra atividades do ano com exposição e entrega de certificados do curso de documentário

Portal do MS

LP lançado por Délio e Delinha em 1960. Acervo Carlos Luz (Foto : Divulgação)

Encerrando as atividades do ano, o Museu da Imagem e do Som (MIS) realiza a exposição Memória da Música MS 40 Anos, bem como a entrega de certificados do curso de documentário MS 40 Anos em Histórias Cinematográficas. Ainda na ocasião será lançada a nova programação da TV Educativa (TVE). O evento acontece nesta sexta-feira (22.12), às 9h, no MIS.

 

A exposição Memória da Música MS 40 Anos é em parceria com o pesquisador Carlos Luz. O MIS tem em seu acervo cerca de 200 discos de vinil e vão estar expostos 100.

 

São raridades de 1950 a 1990. Dentre elas é possível encontrar os LPs de Frankin e Martin, Jangão e Angelino, Canto da Terra, Alzira Espíndola, Rondon Figar, Amambai e Tony Mendes, Los Celestiales, João Fígar, Jandira e Benites, Zé Corrêa e ainda Franquito que nasceu em Aquidauana e que segundo o pesquisador Carlos Luz, teria sido o primeiro artista a gravar um vinil em Mato Grosso do Sul, e tantos outros que poderão aguçar a curiosidade dos visitantes, principalmente, da geração jovem que não conhece um LP (Long Play).

 

Este acervo é fruto de doações feitas pela população e pelo projeto Memória Fonográfica, do pesquisador Carlos Luz que há 17 anos faz pesquisas com fonogramas. O projeto foi financiado pelo Fundo de Investimentos Culturais (FIC), que possibilitou os recursos para a busca em sebos e também com os próprios artistas. Posterior a sua aquisição, os discos foram digitalizados, os áudios tratados, recuperadas as capas e entregues em formato físico e digital para o acervo do MIS.

 

LP lançado por Délio e Delinha em 1960. Acervo Carlos Luz

 

A exposição promove uma viagem pelos mais variados ritmos musicais, do instrumental ao sertanejo, passando pelo folclore, samba e erudito, com muitas peças raras, dignas de um acervo rico que atualmente se encontra no MIS. “Estamos homenageando a trajetória musical de nossos artistas”, frisa Carlos Luz.

 

Ainda durante a exposição haverá a entrega de certificados para os 22 participantes do curso de documentário realizado pelo Museu em parceria com a TV Educativa. O resultado do curso foi a produção de cinco documentários que serão exibidos durante o evento. Com duração de oito meses o curso foi pensado para valorizar a memória audiovisual, explica a coordenadora do MIS, Marinete Pinheiro que destaca ainda que a temática do curso foi voltada para os 40 anos do Estado e que um dos itens obrigatórios do curso era que se utilizasse material de arquivo.

 

“O Museu deu uma contribuição muito importante no processo de formação bem como na integração das pessoas que receberam instruções e estrutura, tendo a TV Educativa entrado com os equipamentos e a ilhas de edição”, ressalta Pinheiro.

 

O MIS teve um ano intenso de atividades, com exposições de fotografias, exibição de filmes e documentários, cursos, palestras, visitas mediadas, promovendo e difundindo a produção audiovisual sul-mato-grossense, bem como proporcionando aos seus frequentadores produções que geralmente não entram no circuito comercial.

 

 

SERVIÇO

A exposição Memória da Música MS 40 Anos, a entrega dos certificados do curso de documentário e o lançamento da nova programação da TV Educativa (Canal 4 da TV aberta e Canal 15 da NET) acontecem nesta sexta-feira (22.12) no MIS localizado no Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho, na avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, no 3º andar.