domingo, 21 de junho de 2026

Presidente do STF quer que tribunais informem holerites de todos os juízes

AE, São Paulo

 

Ministra Cármen Lúcia dá prazo de 48 horas para tribunais de justiça informem quanto ganham seus juízes (Foto: Estadão)

A ministra Cármen Lúcia – presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF) – cobrou dos presidentes dos Tribunais de Justiça o cumprimento da determinação para o envio ao CNJ dos dados referentes à remuneração dos magistrados de todo o país. As informações foram divulgadas na segunda-feira, pela Agência CNJ de Notícias.

 

“Eu entreguei a todos uma planilha no dia 20 de outubro. Até hoje, não recebi as informações de novembro e dezembro”, queixou-se a ministra, durante reunião com os presidentes dos Tribunais estaduais na sede do Supremo, nesta segunda-feira, 4. “Espero que em 48 horas se cumpra essa determinação do CNJ para que eu não tenha que acioná-los oficialmente.”

 

Segundo a ministra, a demora na entrega das informações pode passar para a sociedade a impressão de que os tribunais estão agindo de “má-vontade”.

 

“Quero terminar o ano mostrando para a sociedade que não temos nada para esconder”, afirmou.

 

A ministra disse que testou pessoalmente algumas páginas eletrônicas dos tribunais para verificar o nível de transparência das informações e que ficou “horrorizada” quando teve que passar por 18 cliques em um dos sites. “Tem tribunal dificultando e isso não pode acontecer”, advertiu.

O CNJ colocou à disposição dos Tribunais de Justiça uma planilha para uniformizar as informações. Nela os tribunais devem especificar os valores relativos a subsídio e eventuais verbas especiais de qualquer natureza, para divulgação ampla à cidadania.

 

“Eu preciso desses dados para mostrar que nem todo ‘extrateto’ é uma ilegalidade. Não compactuamos com ilegalidades. Sem isso, fica difícil defender”, completou.

 

A ministra explicou que existem extratetos que são permitidos, como o pagamento de uma diária, de uma verba em atraso ou de uma ajuda de custo, e que essa informação deve ser de conhecimento público.

 

“E não adianta não mandar porque ou se cumpre a lei e não se corre nenhum risco, ou isso vai estourar de forma cada vez pior”, completou.

 

Desde a semana passada, o CNJ passou a disponibilizar, na área de Transparência do portal do conselho, os dados relativos aos salários e benefícios dos magistrados de dezessete tribunais, envolvendo as seguintes esferas do Judiciário: Estadual, Federal, Eleitoral, Trabalhista e Militar.

 

Na Justiça Estadual, dos 27 TJs apenas sete encaminharam, até as 18 horas desta segunda-feira, 4, os dados ao CNJ – Amazonas, Espírito Santo, Minas Gerais, Roraima, Pará, Paraná e Pernambuco.

Na Justiça Federal, apenas o Tribunal Regional Federal da 3.ª Região (São Paulo e Mato Grosso do Sul) mandou informações.

 

Na Justiça Eleitoral, foram encaminhadas ao CNJ as informações de cinco Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) – Alagoas, Piauí, Amapá, Santa Catarina e São Paulo.

 

Em relação à Justiça do Trabalho, apenas os Tribunais Regionais do Trabalho da 11.ª Região (Amazonas e Roraima) e da 13.ª (Paraíba) encaminharam os dados solicitados.

 

O Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo foi o primeiro, do segmento militar, a enviar suas informações.

 

À medida que os demais tribunais enviarem seus dados, de acordo com o modelo unificado e padronizado pelo CNJ, as informações serão também publicadas.

 

As informações solicitadas pelo CNJ estão de acordo com a Lei 12 527, de 18 de novembro de 2011 – Lei de Acesso à Informação – e da Resolução n. 215, de 16 de dezembro de 2015.

 

 

Defesa pede à Justiça para retirar tornozeleira eletrônica de ex-prefeito de Campo Grande

G1 MS

Gilmar Olarte quando prestou depoimento no Gaeco sobre investigação de corrupção e lavagem de dinheiro (Foto: Osvaldo Nóbrega/TV Morena/Arquivo)

A defesa do ex-prefeito de Campo Grande Gilmar Olarte e da mulher dele Andreia Olarte pediu à Justiça a dispensa do uso da tornozeleira eletrônica. O casal está com o equipamento desde setembro de 2016, quando foi preso durante operação que investigou lavagem de dinheiro por meio de compra de imóveis.

 

Segundo o advogado René Siufi, o prazo máximo para o uso do equipamento é de seis meses, prorrogáveis por mais seis, mas já faz mais de um ano que os suspeitos estão com a tornozeleira.

 

Uma decisão da Justiça referente à Operação Pecúnia permitiu que a prisão preventiva dos dois fosse convertida em medidas cautelares. A defesa ainda argumentou que tanto Olarte quanto Andreia têm cumprido todas as medidas nesse período.

 

O juiz da 1ª Vara Criminal recebeu o pedido e encaminhou para o Ministério Público Estadual, que deve se manifestar no processo.

 

Olarte foi condenado neste ano por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso em que ele pedia cheques em branco a fiéis, para ajudar a pagar a campanha eleitoral de 2012, em troca de cargos na prefeitura quando eleito.

 

Depois da cassação do prefeito Alcides Bernal (PP), em março de 2014, Olarte assumiu a prefeitura de Campo Grande e, entre os diversos afastamentos, renunciou ao cargo de prefeito e vice em 6 de setembro de 2016.

Cido Medeiros solicita mutirão para reposição de lâmpadas queimadas em Dourados

Assessoria

 

O vereador Cido Medeiros (DEM) solicitou a administração municipal e também a secretária de Governo, Patrícia Bulcão, a realização de um mutirão para reposição de lâmpadas queimadas e revisão de reatores em todos os bairros de Dourados.

 

De acordo com o vereador a troca trará mais segurança à população, principalmente a estudantes e trabalhadores que transitam pela cidade no período da noite. “A falta de iluminação pública tem facilitado assaltos, tentativas de estupros e acidentes, conforme relatos dos próprios moradores. A escuridão é um problema antigo que se arrasta há muito tempo em nossos bairros, afetando principalmente os estudantes do período noturno”, contou o vereador.

Lula: ‘Não fiquem com essa bobagem de que não serei candidato’

VEJA

Lula prepara nova Carta ao Povo Brasileiro, dessa vez voltada à classe média: "Continuo paz e amor" (Foto: Nelson Antoine/Folhapress)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) minimizou as chances de ser barrado pela Justiça e voltou a dizer que vai ser candidato em 2018.

 

“Não fiquem com essa bobagem de que o Lula não vai ser candidato. Vou ser candidato e vou ganhar as eleições”, disse o ex-presidente nesta segunda-feira em uma praça no centro de Vitória, onde deu início a uma caravana de cinco dias pelos estados do Espírito Santo e do Rio de Janeiro.

 

 

Em seu discurso, Lula ignorou o trâmite do processo no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e fez referência à campanha que o elegeu pela primeira vez.

 

“Em 2002, eu precisei dizer que era ‘Lulinha paz e amor’ para ganhar a eleição. Escrevi uma Carta ao Povo Brasileiro para ganhar a eleição. Quero dizer que continuo ‘Lulinha paz e amor’. Quero voltar sendo ‘Lulinha paz e amor’”, afirmou. O petista está planejando uma nova carta, desta vez voltada para setores da classe média que apoiaram o impeachment da presidente cassada Dilma Rousseff (PT).

Sabrina, a Aprendiz de Feiticeira vai ganhar série na Netflix

EI NERD

 

O contrato prevê duas temporadas, cada uma com dez episódios. (Foto: Reprodução)

Mais um clássico da TV ganhará reboot nas mãos da Netflix: Sabrina, a Aprendiz de Feiticeira. Trata-se de mais uma parceria da gigante do streaming com o canal CW, que já está em ritmo acelerado de produção para garantir que as gravações comecem logo no início de 2018. O contrato prevê duas temporadas, cada uma com dez episódios.

 

 

De acordo com o The Hollywood Reporter, os produtores têm observado atrizes de aparência jovem para interpretar a bruxa protagonista – que na história tem 16 anos de idade.

 

O reboot será baseado na série de quadrinhos Chilling Adventures of Sabrina e terá uma abordagem mais sombria que a versão original – que durou sete temporadas e foi exibida entre 1996 e 2003.

 

 

O site diz que a nova produção beberá nas fontes de O Exorcista e O Bebê de Rosemary, abordando o ocultismo e a feitiçaria. A protagonista lutará contra forças do mal que ameaçam a vida humana na Terra.

 

Sobre Sabrina, a Aprendiz de Feiticeira

Inspirada nos quadrinhos da Archie Comics Sabrina, the Teenage Witch, a série Sabrina, a Aprendiz de Feiticeira tem como personagem principal a adolescente Sabrina, que, aos 16 anos de idade, começou a usar os seus poderes por ser uma bruxa.

 

Interpretada pela atriz Melissa Joan Hart, Sabrina tem que controlar os seus poderes, nomeadamente na escola e com os seus colegas. A jovem é sobrinha de duas irmãs que vivem juntamente com ela e tem um gato preto que fala, chamado Salem.

 

O seriado contém 163 episódios, divididos em 7 temporadas, exibidos nos Estados Unidos pelos canais ABC (de 1996 até 2000) e The WB (de 2000 até 2003). No Brasil, o seriado foi transmitido pela TV Globo, Record e Nickelodeon.

 

Ouvidoria da Câmara já está disponível para população

Assessoria CMD

Câmara disponibiliza Ouvidoria para facilitar comunicação entre instituição e população (Foto: Thiago Morais)

Para melhor atender ao cidadão douradense e agilizar o canal comunicacional da instituição, a Câmara de Dourados criou um sistema de Ouvidoria que já está disponível através do e-mail:  ouvidoria@camaradourados.ms.gov.br.

 

O objetivo principal é disponibilizar um mecanismo de contato entre a população e a Casa de Leis de forma direta, que possibilita encaminhar reclamações, sugestões e ter suas dúvidas sanadas dentro do menor prazo.

 

Segundo a presidente da Casa, Daniela Hall (PSD), a Ouvidoria da Câmara é mais uma ferramenta que proporcionará aos cidadãos, livre acesso para apresentar suas manifestações, sejam reclamações, críticas, sugestões, elogios ou denúncias relativas à qualidade e prestação de serviços exclusivamente no âmbito do Poder Legislativo municipal.

 

“Esse é um canal criado para aperfeiçoar a democracia através da participação popular. Com ele, vamos criar uma via de mão dupla, onde estaremos prontos para acolher a voz dos cidadãos sobre os trabalhos realizados na Casa”, explica.

 

Ainda em fase de implantação, o sistema disponibilizará outros canais de acesso tais como atendimento por telefone e virtual. “Contamos com a participação ativa da sociedade no sentido de fortalecer a cidadania e ainda, contribuir e melhorar a qualidade dos serviços prestados pela Câmara de Dourados”, finaliza.

Titãs entram em estúdio para gravar álbum com a trilha de ópera-rock

G1

A ópera-rock vem sendo desenvolvida pelos três compositores e músicos com os dramaturgos Hugo Possolo e Marcelo Rubens Paiva desde o início deste ano de 2017(Foto: Facebook/Reprodução)

O grupo paulistano Titãs já entrou em estúdio para gravar álbum programado para 2018 com músicas inéditas que compõem o repertório da primeira ópera-rock da discografia da banda. Postada na página oficial da banda no Facebook, a foto acima mostra Sergio Britto (à esquerda), Branco Mello (ao centro) e Tony Bellotto – os três remanescentes de formação original do grupo, que atualmente é um quinteto – no estúdio durante a gravação do disco.

 

A ópera-rock vem sendo desenvolvida pelos três compositores e músicos com os dramaturgos Hugo Possolo e Marcelo Rubens Paiva desde o início deste ano de 2017. O baterista Mario Fabre e o guitarrista Beto Lee – músicos incorporados à banda em 2016 – também fazem parte da equipe de criação da ópera-rock, cuja trilha sonora inclui músicas como 12 flores amarelas (Branco Mello, Sergio Britto, Tony Bellotto e Beto Lee), A festa (Sergio Britto e Branco Mello) e Me estuprem (Sergio Britto e Tony Bellotto).

 

Formato pouco usual no universo pop brasileiro, a ópera-rock geralmente representa passo ambicioso na discografia de um grupo. No caso dos Titãs, pode vir a ser a injeção de ânimo de que a banda precisa para dar continuidade à discografia após a saída amigável de Paulo Miklos em julho de 2016.

 

Dodge denuncia Geddel no caso do bunker dos R$ 51 milhões

VEJA

O ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) deixa o prédio da Justiça Federal, em Brasília, após para prestar depoimento ao juiz Vaslliney de Souza Oliveira - 06/07/2017 -Foto: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou nesta segunda-feira ao Supremo Tribunal Federal (STF) o ex-ministro Geddel Vieira Lima e o irmão dele, o deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), pelos crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa. A investigação está relacionada à apreensão, pela Polícia Federal, de 51 milhões de reais em dinheiro vivo em um apartamento em Salvador. Também foram denunciados pelos mesmos crimes a mãe de Geddel e Lúcio, Marluce Vieira Lima, o ex-assessores do deputado, Job Brandão, o ex-diretor da Defesa Civil da capital baiana Gustavo Ferraz e o empresário Luiz Fernando Costa Filho.

 

A acusação assinada pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, será analisada pelo ministro do STF Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato na Corte. Caso Fachin aceite a denúncia da PGR, uma ação penal será aberta, os acusados se tornam réus e, assim, serão julgados no Supremo. Embora Geddel Vieira Lima não disponha mais de foro privilegiado, a investigação contra ele seguiu no STF porque seu irmão, Lúcio, tem a prerrogativa.

 

A fortuna em espécie, dividida entre 42 milhões de reais e 2,6 milhões de dólares, foi encontrada na Operação Tesouro Perdido, desdobramento da Operação Cui Bono?, que apura se Geddel e outros peemedebistas receberam propina em contratos e empréstimos da Caixa Econômica Federal enquanto ele foi vice-presidente de Pessoa Jurídica do banco estatal. A PF encontrou digitais de Geddel, Brandão e Ferraz em cédulas na montanha de dinheiro. O ex-ministro foi preso no dia 8 de setembro, três dias depois da operação policial.

 

 

O apartamento onde a fortuna foi descoberta fica no bairro da Graça, na capital baiana, e pertence ao empresário Silvio Silveira, amigo de Lúcio Vieira Lima. O imóvel teria sido emprestado aos irmãos Vieira Lima para que armazenassem bens de seu pai, morto em janeiro de 2016. Conforme depoimento de Job Brandão, que busca um acordo de delação premiada com a PGR, os valores costumavam ficar armazenados dentro de um closet na casa de Marluce Vieira Lima.

 

No relatório de conclusão do inquérito contra os peemedebistas, em 36 páginas, os investigadores não indicam a origem dos recursos, mas afirmam ter “inúmeras razões” para não se convencerem de que o dinheiro tinha origem lícita. Entre os cinco motivos listados, a PF afirma não ser “crível” que “uma pessoa dispusesse da absurda quantia de aproximadamente R$ 51.000.000,00 em espécie, inclusive transportá-la de um local para outro, colocando em risco de assalto fortuna” e que Lúcio e Geddel “deixassem de auferir rendas sobre a milionária quantia de aproximadamente R$ 51.000.000,00 se este valor estivesse devidamente declarado e formalmente inserido no sistema financeiro nacional”.

 

05/09/2017- Após investigações decorrentes de dados coletados nas últimas fases da Operação Cui Bono, a PF chegou a um endereço em Salvador/BA, que seria, supostamente, utilizado por Geddel Vieira Lima como ¿bunker¿ para armazenagem de dinheiro em espécie. Foto: Policia Federal

 

Ao atribuir a Geddel e Lúcio o crime de lavagem de dinheiro, a PF afirma que os irmãos tentaram ocultar valores ilícitos “mantendo-os armazenados em locais de difícil acesso, como um closet do quarto de um apartamento da genitora, uma senhora de quase 80 anos, mesmo possuindo residência no mesmo edifício (como no caso de Geddel) ou em edificação contígua (situação de Lúcio Vieira Lima), ou em apartamento com desvinculação da cadeia de propriedade ou posse – como ocorreu com o apartamento tomado por empréstimo de um amigo”.

 

Para a PF, a localização do dinheiro enquanto Geddel Vieira Lima estava em prisão domiciliar mostra que ele manteve “postura tendente ao crime” mesmo depois de o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) revogar a primeira prisão preventiva dele, em julho.

 

(com informações da Agência Brasil)

André assume comando estadual do PMDB 17 dias após ser preso pela Polícia Federal

Humberto Marques

Campo Grande News

 

Puccinelli e as demais lideranças seguiram para o palanque principal (Foto - André Bittar)

A conferência estadual do PMDB, realizada em Campo Grande e que serviu para conduzir André Puccinelli ao cargo de presidente regional do partido, seguiu o script e serviu como palco de desagravos ao ex-governador, que neste ano se tornou alvo direto da operação Lama Asfáltica, bem como de suporte para sua pré-candidatura ao governo do Estado em 2018.

 

Além disso, estabeleceu que a nova direção estadual não tem a pretensão de fazer o partido caminhar sozinho, colocando as alianças com outras agremiações entre suas prioridades.

 

O evento foi oficialmente aberto às 8h30 pelo agora ex-presidente regional e atual tesoureiro do PMDB, o presidente da Assembleia Legislativa, Junior Mochi. Naquele momento, a Associação Nipo-Brasileira, no bairro Cidade Jardim, –sede da conferência– ainda não tinha ocupação máxima. Os militantes lotaram o local já por volta das 10h, quando Puccinelli chegou em seu Fiat Uno vermelho, ao lado de outros dirigentes.

 

Depois de uma breve coletiva, na qual admitiu a possibilidade de concorrer ao governo do Estado em 2018, Puccinelli e as demais lideranças seguiram para o palanque principal. Por cerca de duas horas, deputados estaduais, dirigentes de setores do PMDB, novos filiados, o deputado federal Carlos Marun e os senadores Simone Tebet e Waldemir Moka exaltaram a importância de contar com o ex-governador no comando do partido, ao mesmo tempo em que saíram em sua defesa.

 

Marun destacou os ataques contra o partido e Puccinelli. “Fomos atingidos por mentiras”, afirmou, prevendo na sequência que “aqueles que iam nos enfrentar com calúnias e injúrias deram com os burros n’água. Estamos mais fortes e mais preparados para reorganizar Mato Grosso do Sul”.

 

O parlamentar, antes do evento, há havia defendido a candidatura própria do partido ao governo, e que, se possível, que fosse assumida pelo líder de seu grupo político. “O PMDB quer André Puccinelli como candidato”.

 

Simone Tebet, por sua vez, destacou ter “respeito pelos promotores, procuradores, tribunais da Justiça e auditores”, mas que via “excessos de órgãos de controle e do Judiciário” nos fatos recentes envolvendo Puccinelli, que para ela não teve o devido direito ao contraditório. A senadora reforçara que sua fala “era um desagravo” ao ex-prefeito e ex-governador, de quem se considera “filha política”.

 

Em outros discursos, como dos deputados estaduais Paulo Siufi e Márcio Fernandes, pedidos de “Volta, André” foram entoados pelos militantes. Já Eduardo Rocha reforçou que Waldeli dos Santos Rosa, prefeito de Costa Rica recém-filiado ao PMDB, também é opção para a disputa do Parque dos Poderes –ele, porém, reforça que Puccinelli segue como nome favorito do partido.

 

Alianças

 

Já o ex-governador e novo presidente regional do PMDB estabeleceu algumas metas da agremiação para 2018. Entre elas, “a obrigação de defender o legado” de gestões peemedebistas em Campo Grande e Mato Grosso do Sul, citando números de sua última gestão no Executivo estadual nas áreas de habitação e infraestrutura, entre outros.

 

Outro objetivo envolve as alianças e a formação de bancadas legislativas. Em pelo menos dois momentos de sua fala, Puccinelli reforçou a importância de composições com outros partidos –citando, por exemplo, o PTB de Nelsinho Trad e o PSD do prefeito Marquinhos Trad, além do PSB, ao qual a deputada federal Tereza Cristina era filiada.

 

“Uma andorinha só não faz verão. Precisamos de deputados estaduais de nosso partido, pois esta é uma convenção do PMDB, mas também com partidos aliados para levarmos Mato Grosso do Sul ao desenvolvimento”, declarou Puccinelli, afirmando ainda que “não discriminamos ninguém”.

 

Além disso, o presidente regional salientou que as propostas de parceria eleitoral serão discutidas dentro do PMDB, “e não só com o André”.

 

Ao final do evento, já em lágrimas, Puccinelli recitou trecho da música “Terra Boa”, de Almir Sater –“Nada é impossível/nada nos detém/só vai ser preciso/você querer também”.

Show do Almir Sater que seria em Dourados é transferido para São Gabriel do Oeste

 

 

Com Almir Sater

 

O show de Almir Sater, que seria realizado em Dourados no dia 20, vai acontecer em São Gabriel do Oeste, pequena cidade do interior do Mato Grosso do Sul. A apresentação com data no aniversário da cidade foi cancelada após o tradicional ‘Dourados Brilha’ ser barrado por orientação do MPE (Ministério Público Estadual) e acatada pela Justiça. É triste, mas é verdade.

 

Luzes do Cerrado

 

Distante 362 km de Dourados e com população de um pouco menos de 25 mil habitantes, São Gabriel do Oeste terá uma extensa programação entre os dias 6 a 30 de dezembro. O evento denominado ‘Luzes do Cerrado’,  terá além do show de Almir Sater, previsto para o dia 22, apresentação com dupla sertaneja Paulo Sergio e Santiago, festival gospel, festival estudantil de canções, apresentações culturais e premiações.

 

Parceria

 

A exemplo dos recursos que seriam destinados para o ‘Dourados Brilha’, o ‘Luzes do Cerrado’, em São Gabriel do Oeste, contará o apoio do Governo do Estado, Assembleia Legislativa e Associação Comercial. Tudo isso sem crise e sem riscos de programações barradas pela Justiça.

 

Bíblia

 

Quem desejar ler um trecho da Bíblia Sagrada poderá ir até a área de eventos da Praça Antonio João em Dourados, entre os dias 7 a 10 de dezembro. A iniciativa é do Conped (Conselho de Pastores Evangélicos de Dourados).

 

Mais Bíblia

 

O evento tem como objetivo a leitura completa da Bíblia, com a participação de membros de diversas denominações evangélicas, que se revezarão durante 24 horas até o dia 10. O inicio está previsto na quinta-feira, às 7 horas. Que assim seja!

 

 LEIA TAMBÉM –  ENQUANTO “DOURADOS NÃO BRILHA”, MPE GASTA R$ 13 MIL EM TALHERES, XÍCARAS E PRATOS DE PORCELANA

 

 

 

João Pires

ESTADO NOTÍCIAS

Marçal defende implantação de lâmpadas de LED em Dourados

Assessoria

 

Várias cidades do país têm implantado lâmpadas LED por serem mais eficientes (Foto -Divulgação)

O vereador Marçal Filho (PSDB) defende a substituição das lâmpadas convencionais das vias e dos logradouros públicos de Dourados por lâmpadas de LED. A troca representaria economia aos cofres públicos, pois as lâmpadas de LED duram aproximadamente 25 vezes mais do que as incandescentes e três vezes mais que as fluorescentes, além de proporcionar maior luminosidade e, consequentemente, mais segurança à população.

 

Desde o início do ano, o vereador tem cobrado à prefeitura um projeto de substituição das lâmpadas incandescentes (amarelas) por LED. “Muitas cidades no País e no Mato Grosso do Sul têm adotado o uso de LED. Trata-se de uma tendência que traz inúmeros benefícios aos cofres públicos, à população e ao meio ambiente”, diz Marçal.

 

No dia 15 de dezembro, a secretaria de Serviços Urbanos (Semsur) da Prefeitura de Dourados finalmente vai apresentar, durante audiência pública, um plano para implantar LED na cidade. No entanto, conforme o Executivo, trata-se apenas de um estudo de alternativas.

 

A Capital do Estado, Campo Grande, está em fase de implantação de LED e Corumbá já deu início a um moderno método de implantação. Todo o sistema de gestão da iluminação pública será georreferenciado, com os pontos marcados por GPS. Quando apagar uma lâmpada, por exemplo, será possível identificar que ela não está acesa, e o acesso à manutenção será muito mais rápido.

 

Em Dourados, o sistema de troca funciona através do “Disk lâmpada”. É a população que liga na Semsur e pede a substituição. Mas esse processo não tem sido eficiente, devido à demora da realização do serviço. Diariamente a população tem recorrido a Marçal para questionar sobre a dificuldade da troca de lâmpada. “É preciso se espelhar em cidades onde o sistema de iluminação funciona”, pontua o vereador.

 

Conforme o Portal de Transparência, a Prefeitura arrecadou este ano R$ 12,6 milhões com a taxa de custeio de iluminação pública, a Cosip, imposto que vem embutido na conta de energia elétrica. Para Marçal, com esse recurso a Semsur pode elaborar um projeto que possa atender a cidade com uma iluminação mais eficiente.

 

O vereador explica que além de gerar economia ao município, a LED garante mais segurança à população e mais valorização dos logradouros. Marçal chama a atenção sobre a necessidade de estabelecer no município um projeto ao qual determine que todo novo loteamento a ser implantado na cidade contenha lâmpadas LED.

Concurso de beleza vai aumentar a economia de Campo Grande este mês

Assessoria

 

As candidatas disputarão o concurso de beleza em cinco categorias (Foto - Divulgação)

A movimentação econômica de Campo Grande será impactada com a 10ª edição do Concurso de Beleza Fashion Brasil, que ocorrerá este mês de dezembro na Capital sul-mato-grossense. O evento tem entrada gratuita e será realizado de 14 a 18 de dezembro. A grande final ocorrerá no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo.

 

“Com a vinda de candidatas de todo o Brasil, juntamente com seus familiares, estimamos um impacto positivo na rede hoteleira, no comércio e também na movimentação de táxis. Acreditamos nisto em virtude da importância do concurso”, ressalta a secretária municipal de Cultura e Turismo Nilde Brun.

 

Edenir Vaz, coordenadora do evento, comenta que o concurso é amplo, de dimensão nacional e internacional e trará 94 candidatas de 24 Estados brasileiros. As participantes têm de quatro a 29 anos.

 

“É mais um reforço que propomos visando aquecer o comércio da cidade que está sentindo os reflexos da atual situação econômica. Investir na cultura é preparar nosso povo para o futuro”, diz.

 

As candidatas disputarão o concurso de beleza em cinco categorias: Mini Miss Brasil Universe, Miss Brasil Juvenil Universe, Miss Brasil Pré-Teen Universe, Miss Brasil Teen Universe e Miss Américas Intl. 2017

 

 

Concurso de Beleza Fashion Brasil

 

Em Campo Grande as candidatas vão conhecer a reserva ecológica que fica no Parque dos Poderes e também visitarão a cidade de Bonito. Na cidade de águas transparentes todas farão ensaio fotográfico em meio as paisagens.

 

Programação :

 

Dia 15 de dezembro: visita a paradisíaca cidade de Bonito MS,

Dia 16 dezembro: City tour e fotos oficias na cidade de Campo Grande

Festa “Encantos e Segredos da Floresta” – Local: Valley Tai

Dia 17 de dezembro : workshop com Bladimir Meneghel, diretor da Globo Internacional e irmão da apresentadora Xuxa

18h : Grande final nacional no Centro de Convenções

 

Além da Sectur, também apoiam o evento o governo de Mato Grosso do Sul, Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Laboratório São Gabriel, Clínica Médica Castelo de Sonhos na Cidade de Castelo de Sonhos – PA, Clínica da Mulher na cidade de Novo Progresso – Dra. Cirlei Gomes Campos, Hotel Deville Prime Campo Grande, Valley TAI, Ricardo M Malta, Samaniego, Hotel Vale Verde, Multi Show Eventos, Odonto Centro Fernandópolis- SP e Sebah Vieira.

Ator pede bailarina do ‘Dança dos Famosos’ em namoro ao vivo

VEJA

Lucas Veloso pede dançarina em namoro no 'Faustão' (Foto: TV Globo/Reprodução)

O ator e humorista Lucas Veloso surpreendeu os telespectadores do Faustão neste domingo ao pedir em namoro – ao vivo – sua parceira do Dança dos Famosos, a bailarina Nathália Melo. O pedido foi feito antes da apresentação de tango da dupla.

 

“As pessoas me param na rua e falam: ‘Bicho, eu vi que no ensaio você roubou um beijo dela’. Então, para que eu pare de roubar e passe a ter direito, eu queria pedir Nathália Melo em namoro”, falou Veloso, conhecido por ser o Didico na nova versão dos Trapalhões. Surpresa, Nathália disse “aceito” e foi levantada pelo ator. O público foi ao delírio.

 

“Olha aí, meu!”, exclamou Faustão diante da cena. “Ele veio aqui só para arrumar namorada. E que namorada.” Um dos jurados, Lázaro Ramos comemorou: “E viva o amor”.

 

Lucas Veloso e Nathália Melo já haviam trocado um beijo na apresentação de funk. Nas redes sociais, o ator postou uma declaração à parceira na última sexta. “Cantando na chuva, dançando na rua.. não importa desde que cada um seja metade”, escreveu junto com uma foto em preto e branco dos dois abraçados. O entrosamento está dando certo: a dupla está na final do Dança dos Famosos.

 

ASSISTA: 

Técnicos conseguem invadir urna eletrônica durante teste; TSE diz que falhas serão corrigidas

G1 

Urna eletrônica (Foto: Carlos Santos/G1)

Especialistas em informática participaram nesta sexta-feira (01/12) de teste público de segurança das urnas eletrônicas a serem usadas na eleição de 2018 e conseguiram decifrar arquivos internos do equipamento.

 

Segundo o coordenador de sistemas eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), José de Melo Cruz, é “possível” que os técnicos tenham conseguido identificar como foi o último voto registrado numa urna. A informação foi passada pela manhã, quando os testes ainda estavam sendo feitos. Os resultados só devem ser divulgados no dia 12 de dezembro.

 

“Eles não tiveram acesso a dados do eleitor, tiveram acesso ao ‘log’, que é aquele sistema que vai monitorando a urna e escrevendo tudo que acontece na urna eletrônica, como a caixa preta de um avião, que vai registrando todos os dados do voo. E conseguiram acesso ao RDV, que é o registro digital do voto, mas não de alterar o RDV, mas sim de observá-lo”, disse José de Melo Cruz.

 

“Eles conseguiram essa penetração, mas não tiveram acesso à ordem de votação e todos os votos dados naquela urna. Não conseguiram identificar os votos de todos os presentes. É possível do último voto”, completou depois, quando questionado por jornalistas.

Testes similares já foram feitos em anos anteriores. Em 2016, o TSE testou as urnas antes das eleições municipais.

 

Falhas corrigidas

 

Melo disse que as falhas – decorrentes de uma atualização no sistema realizada recentemente – serão corrigidas. O presidente do TSE, Gilmar Mendes, enalteceu o teste, como forma de colaboração de técnicos com a segurança da urna.

 

“Esse evento mais uma vez mostra a importância da contribuição da sociedade civil na tarefa de identificar possíveis vulnerabilidades e falhas relacionadas à violação à integridade ou do anonimato dos votos de uma eleição”, disse na apresentação parcial dos resultados.

 

Depois, em entrevista, o ministro confirmou que no ano que vem cerca de 30 mil das 500 mil urnas terá o voto impresso, como determinado em lei pelo Congresso para possibilitar eventual necessidade de conferência. “Não será possível ter de forma geral, já informamos ao Parlamento. Não temos condições nem recursos para isso”, disse o ministro.

Taylor Swift chega à idade da razão

VEJA

ADEUS, CINDERELA - Taylor Swift: canções que falam de sexo e fazem piada de sua antiga aura de menina perfeitinha e ingênua (Foto: Divulgação)

“Eu fiz uma coisa má / Por que estou me sentindo tão bem?”, pergunta Taylor Swift em I Did Something Bad. A faixa de reputation (assim mesmo, com letra minúscula), o sexto álbum de estúdio da americana, apresenta uma mudança de comportamento. Pela primeira vez, a pop star deixa a imagem de princesinha — uma postura virginal que lembrava muito a da cantora brasileira Sandy, no início da década passada — para se assumir como uma mulher de 27 anos. Saem as letras com queixumes contra ex-namorados (e contra as lambisgoias que os roubaram) e entra uma postura de franco desafio: “Desculpe, mas a velha Taylor não pode atender o telefone agora. Ela está morta”, canta em Look what You Made Me Do, single que pode ser encarado como um resumo da sua nova fase. Em reputation, Taylor fala palavrão, canta sobre bebedeiras e sexo. E, se sua carreira inicial foi firmada nas raízes da música caipira (ainda que com arranjos modernosos), hoje é puro pop — um passo além do disco anterior, 1989, a primeira tentativa de Taylor no terreno de uma Katy Perry (a quem ela supera com folga).

 

O público aceitou de bom grado a transformação. Lançado em novembro — e conspicuamente ausente de Spo­tify e outras plataformas de streaming —, o novo disco vendeu 1,2 milhão de cópias na primeira semana, o que é mais do que os outros 199 álbuns da parada da revista americana Billboard juntos. Na seguinte, foram mais 232 000 unidades. É o lançamento mais bem-sucedido de 2017. A cantora frequenta essas alturas há tempo: é seu quarto disco a ultrapassar a marca do milhão.