domingo, 21 de junho de 2026

Líder do Simted, Gleice Barbosa é indicada ao “Título de Amiga da Câmara de Dourados”

Foto - Divulgação

 

 

Amiga

 

A atual vice-presidente do Simted (Sindicato (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Dourados), Gleice Jane Barbosa pode receber ainda este mês a homenagem legislativa que concede honraria de “Título de Amiga Honorário da Câmara Municipal de Dourados”.

 

 Mais amiga

 

Até o início de novembro, Gleice ainda ocupava o cargo de presidente do Simted e por eleição em chapa única, transferiu o cargo ao atual presidente Juliano Meneghetti Mazzini, ficando com a vice-presidência. Ela é conhecida por liderar diversos movimentos sociais em prol a classe dos educadores, inclusive em manifestações no próprio Legislativo.

 

‘Muito amiga’

 

Vale lembrar os recentes e acalorados protestos na Câmara Municipal, em torno das votações que adequaram o PCCR dos servidores da Educação, onde, inclusive,  foi necessária a limitação do público e reforço policial nas galerias da Câmara para que os trabalhos dos vereadores fossem concluídos.

 

Indicada

 

A homenagem deve ser feita no próximo dia 12, durante a solenidade de entrega de honrarias às diversas personalidades indicadas pelos edis, como tradicionalmente acontece todo final de ano. A sugestão é do vereador Elias Ishy (PT) e o decreto que concede o Título provavelmente será votado na próxima sessão ordinária, na segunda-feira (4).

 

UFMS

 

Matéria publicada na tarde de ontem (30) no Estado Notícias, sobre uma nova denúncia de contaminação da água consumida no Campus Universitário de Ponta Porã tem repercutido na comunidade acadêmica da fronteira. A suspeita é que o encanamento que antes fornecia água de um antigo poço artesiano esteja contaminado, mesmo após a desativação do tal poço, substituído por água tratada.

 

Ainda UFMS

 

A repercussão em torno da matéria foi tanta que resultou em nota oficial enviada hoje (01) pela Aduems (Associação dos Docentes da Universidade Estadual de MS), confirmando a suspeita levantada pela representante sindical Kesia Ramires.

 

Mais UFMS

 

A nota enviada ao Estado Notícias lamenta que as reitorias da UEMS e da UFMS tenham falhado em oferecer informação tempestiva sobre o caso tão logo foi constatado o problema, mas confia que ambas instituições serão solidárias em contribuir para minimizar os eventuais danos a saúde dos seus colaboradores e estudantes.

 

Sem contaminação

 

Por outro lado a direção da UFMS de Ponta Porã afirma que não existe contaminação na água consumida no Campus, sendo que todas as medidas necessárias para descontaminação do encanamento foram feitas pela instituição, como garantiu a diretora do Campus Universitário, Claudia Carreira da Rosa. Então tá!

 

João Pires

ESTADO NOTÍCIAS

 

Audiência Pública denuncia racismo e mobiliza entidades de Dourados

Assessoria CMD

 

O ato foi realizado na última terça-feira (28), na Câmara de Dourados (Foto: Thiago Morais)

 

A Audiência Pública que debateu o “Racismo Institucional” teve como resultado, importantes posicionamentos quanto ao movimento negro em Dourados. De proposição do vereador Elias Ishy, o ato foi realizado na última terça-feira (28), na Câmara, com uma iniciativa coordenada pela acadêmica Danielle Ferreira, do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Relações Étnico-Raciais e Formação de Professores (GEPRAFE/UFGD).

 

O doutor em história e professor da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), Mario Teixeira de Sá Junior, realizou uma contextualização histórica sobre o tema da audiência, lembrando como se constitui o racismo. “Se não soubermos de onde viemos será difícil construirmos soluções para que o que queremos. Obrigado mãe África e perdoe por não reconhecermos o que você tem nos dado”, afirmou ele.

 

Dando continuidade, na análise do discurso na mídia sobre a violência acerca do corpo negro e o corpo da mulher, a doutora em linguística e professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso Do Sul (IFMS), Elizete Souza Bernardes, fez um relato de experiência emocionante. “Práticas raciais acontecem comigo”, denunciou ela.

 

Para fechar a palestra, o doutor em sociologia e professor da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), Marcelo da Silveira Campos, contribuiu com estatísticas com relação ao racismo institucional, especialmente no sistema carcerário. Segundo ele, a escravidão não foi superada. “Porque há um extermínio de jovens negros”, justifica. Para lembrar, de acordo com a ONU Brasil, um jovem negro morre a cada 23 minutos no país. “Essas práticas não podem ser mais negligenciadas”, completa.

 

A Anistia Internacional aproveitou a oportunidade para recolher assinaturas para a campanha “Jovem Negro Vivo”, chamando atenção para esses homicídios. Ishy destacou a importância dessa ação, bem como também da participação da Comunidade Quilombola, do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab), do Coletivo de Mulheres Negras de MS – Raimunda Luiza de Brito, do Ilê Axé Angola Megemulebaonã de Dourados, do Instituto Cultural Malungo Capoeira. “Parabenizo aos envolvidos e agradeço a todos e a todas pela presença”, finalizou Ishy.

 

Como encaminhamento da Audiência, foi solicitada a criação de uma Coordenadoria de Relações Raciais, para apoiar o enfrentamento ao racismo, promovendo debates, acolhendo pessoas, para que essas tenham orientação quanto às denúncias. Foi pedida também a reativação do Conselho Municipal de Defesa e Desenvolvimento dos Direitos dos Afro-Brasileiros – COMAFRO, desativado há alguns anos, que tem como papel essencial a fiscalização. Além disso, para valorização cultural, o feriado de 20 de novembro, em relação ao “Dia da Consciência Negra”. As entidades presentes se comprometeram a elaborar um documento para encaminhar as autoridades esclarecendo todos os pontos.

PSDB planeja esconder Aécio na convenção do partido

VEJA

Aliados de Alckmin querem evitar que Aécio seja fotografado ao lado do governador (Foto: Cristiano Mariz/VEJA)

Com a imagem desgastada após as denúncias da Operação Lava Jato, o senador Aécio Neves (MG) terá participação reduzida na próxima convenção nacional do PSDB, marcada para 9 de dezembro. O mineiro, afastado da presidência do partido desde maio, nem sequer deve discursar no evento que alçará o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, ao comando nacional da legenda.

 

A intenção é evitar que a imagem desgastada do senador possa, de alguma forma, ser associada a de Alckmin, pré-candidato à Presidência da República. A transmissão do cargo, por exemplo, deve ficar a cargo de Alberto Goldman, presidente interino da legenda. Aliados de Alckmin querem evitar até mesmo que o senador mineiro seja fotografado ao lado do governador paulista.

 

 

“O Alckmin ficará muito feliz em ser o Goldman (que fará a transmissão do cargo). Mais do que isso não posso falar”, disse à reportagem o deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), um dos principais aliados de Aécio.

 

O líder do PSDB na Câmara, Ricardo Tripoli (PSDB-SP), ligado a Alckmin, afirma que caberá ao próprio Goldman definir a participação de Aécio. “Isso não está combinado, precisa ver com o Goldman, ele que vai conduzir o partido na convenção”, disse. Segundo ele, a ideia é que apenas líderes de bancadas na Câmara e no Senado e governadores discursem na convenção.

 

Procurado via assessoria, Aécio ainda não respondeu.

 

Bastidores

 

O Palácio do Planalto atua nos bastidores para evitar que a convenção seja transformada em palco de ataque ao presidente Michel Temer (PMDB). Na tentativa de revestir o desembarque anunciado por Alckmin como uma separação amigável, o Planalto espera que dois dos três ministros do PSDB deixem os cargos nos próximos dias, antes do encontro tucano.

 

A ideia é esvaziar o impacto político da convenção, que, dessa forma, não seria um marco do divórcio litigioso. Além disso, os governistas do PSDB lideram um movimento para que o partido feche questão sobre o apoio à Reforma da Previdência, obrigando os seus deputados a votarem a favor da proposta.

 

 

Dos três ministros do PSDB, apenas o titular das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, permanecerá no governo, na “cota pessoal” de Temer. O chefe da Secretaria de Governo, Antonio Imbassahy, deve ser substituído pelo deputado Carlos Marun (PMDB-MS) e Luislinda Valois, dos Direitos Humanos, também vai entregar o cargo.

 

“O PSDB não indicou os ministros. Quem indicou foi o presidente. Então, esse não é um assunto que diga respeito à convenção do partido. O PSDB vai romper com o governo com qual objetivo? Para fazer o quê?”, perguntou Aloysio. “Minha preocupação é não haver a dispersão das forças que estão agrupadas em torno de um projeto reformista”, completou.

 

A “ala Jaburu” do PSDB, que frequenta a residência oficial de Temer, articula uma estratégia para que a convenção se concentre apenas na eleição de Alckmin como presidente do partido. “Colocar esse tema de rompimento agora na pauta é amesquinhar o PSDB”, disse o chanceler. Aloysio participou nesta quinta-feira do início de um encontro da Executiva da sigla, mas em seguida foi chamado ao Planalto por Temer.

 

Ironia

 

Depois de o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, afirmar que “o PSDB não está mais na base do governo”, o chanceler disse, em tom de ironia, que o colega provavelmente conheceu uma ata “nunca vista” da reunião dos tucanos. “Se o Padilha tiver ata de alguma reunião da qual eu não tenha participado, gostaria de saber. Talvez eu tenha cochilado.”

 

Temer vai conversar com Alckmin neste sábado, dia 2, em Limeira (SP), e espera acertar o roteiro da “saída negociada” do PSDB.

 

 

Na prática, os governistas tucanos fazem de tudo para que o partido não queime pontes com o Planalto e avaliam que Alckmin, pré-candidato à Presidência, só se viabilizará se tiver o apoio e o tempo de TV do PMDB na campanha. Temer está à procura de um concorrente para defender o seu legado em 2018 e quer reunir os aliados em uma frente de centro-direita.

 

Para Alberto Goldman, não há razão para que o partido aprove o desembarque oficial no dia 9. “Não coloquei na pauta da convenção esse debate.”

 

A expectativa entre os tucanos, porém, é de que Alckmin use o encontro para reafirmar sua posição pelo fim do casamento com o PMDB, desta vez como presidente da legenda. “A hora em que o Alckmin subir (no palanque) ele vai dar uma orientação sobre isso”, disse o deputado Bonifácio Andrada.

 

No Planalto, as últimas declarações de Alckmin foram definidas como “um grave erro político”. O que mais contrariou Temer foi o fato de o governador ter dito que, se dependesse dele, o PSDB nem teria entrado na equipe.

Conheça Zabivaka, o mascote da Copa de 2018

VEJA

Zabivaka é um lobinho que foi eleito mascote do Mundial da Rússia (Foto: Placar/VEJA.com)

Se o tatu-bola Fuleco fez sucesso no Brasil em 2014, o “lobo” Zabivaka promete repetir o feito na Copa do Mundo de 2018. Vencedor de uma eleição em outubro de 2016, contra um tigre e um gato, o lobinho usa uma camisa com o termo “Rússia 2018” em azul e branco, um short vermelho, completando as cores da bandeira russa e um óculos esportivo laranja na testa.

 

Criado pela designer Ekaterina Bocharova, Zabivaka, que significa em russo, em tradução livre, “aquele que marca gols”, foi distribuído como brinde aos jornalistas na cobertura do sorteio para a Copa do Mundo.

Rosinha Garotinho é solta e usará tornozeleira eletrônica

VEJA

A ex-governadora do Rio de Janeiro, Rosinha Garotinho (PR), ao deixar a Cadeia de Benfica (Foto: Jose lucena/Folhapress)

A ex-governadora do Rio de Janeiro Rosinha Garotinho (PR) deixou a cadeia Frederico José Marques, no bairro de Benfica, na madrugada desta quinta-feira. Rosinha foi beneficiada por um habeas corpus concedido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), que, no entanto, determinou recolhimento noturno após as 22h e uso de tornozeleira eletrônica.

 

A decisão do TRE veio em consonância com os pedidos do Ministério Público Eleitoral, que considerou que Rosinha “apenas consentiu” com os crimes cometidos pelo marido, o também ex-governador Anthony Garotinho (PR). A relatora do processo, desembargadora Cristiane Frota, corroborou a avaliação: “há evidências concretas de condutas ofensivas às investigações perpetradas por outros membros da organização, mas não há o liame entre tais condutas e alguma ação efetiva da ré”.

 

A ex-governadora também ficou proibida de manter contato com outros investigados no inquérito, sendo a única exceção a permissão para visitas ao marido. Em outro habeas corpus, o TRE também decidiu manter preso Garotinho, acusado de receber uma doação simulada de 3 milhões de reais na sua campanha ao Governo do Estado em 2014.

 

O ex-governador estava detido na ala masculina da mesma cadeia de Benfica, onde também estão Sérgio Cabral (PMDB) e o presidente licenciado da Assembleia Legislativa, Jorge Picciani (PMDB). Depois de relatar agressões — desmentidas por agentes penitenciários e imagens de segurança —, o marido de Rosinha foi transferido para o presídio de Bangu 8 como punição.

 

Na avaliação de Cristiane, outras medidas cautelares se mostraram ineficientes para evitar que Garotinho pudesse influenciar o rumo das investigações. “As medidas cautelares diversas da prisão não se mostram suficientes para resguardar a adequada e necessária instrução criminal”, argumentou.

Fuga de Clara em caixão dá recorde a ‘O Outro Lado do Paraíso’

VEJA

Cena de 'O Outro Lado do Paraíso' em que o caixão onde Clara (Bianca Bin) está é jogado do penhasco (Foto: Reprodução/TV Globo)

A virada de O Outro Lado do Paraíso parece estar chamando de volta o público que a primeira fase, de tão pesada, havia afugentado. Por dois dias seguidos, o folhetim das 9 da Globo, de autoria de Walcyr Carrasco, bateu recorde de audiência ao mostrar a passagem de dez anos na história e a fuga de Clara (Bianca Bin) do hospício em que sua sogra má, Sophia (Marieta Severo), a internou. A fuga marca o início do plano de vingança da mocinha. O capítulo desta terça-feira, em que Clara executa seu plano para escapar – em um caixão – marcou 39 pontos em São Paulo e no Rio de Janeiro.

 

O recorde anterior era de um dia antes apenas, segunda-feira, quando a novela marcou 36 pontos tanto na Grande São Paulo quanto na Grande Rio ao mostrar o início da virada de Clara.

 

O ápice do capítulo de terça foi quando Clara, seguindo uma estratégia forjada por Renato (Rafael Cardoso), foi atirada no mar dentro de um caixão. A ideia do médico era substituir o corpo de Beatriz (Nathalia Timberg), amiga que a mocinha fez no hospício e que morreu ao longo do capítulo, por Clara, para que ela conseguisse escapar dali. O plano, porém, deu errado: em vez de ser levado de barco, o caixão foi atirado do penhasco, como acontece no caso de pacientes que não têm o corpo reclamado pela família.

 

O capítulo terminou quando Clara, percebendo o que aconteceu ao ver água entrar no caixão, entra em desespero. No episódio desta quarta-feira, o caixão vai bater em uma rocha e se quebrar, dando chance a ela de escapar. A mocinha será encontrada no mar por pescadores e levada até a casa de Duda (Gloria Pires), que a ajudará. Aí, então, Clara dará início à execução de seu plano de vingança contra Sophia.

‘Legendários’ sairá do ar após oito anos na Record

VEJA

‘Legendários’ (Foto: Divulgação/Rede Record)

O Legendários, programa apresentado por Marcos Mion desde 2010 na Record, não será renovado para o ano que vem, segundo a emissora confirmou a VEJA nesta quarta-feira. De acordo com a Record, a atração deve continuar no ar até dezembro.

 

Marcos Mion, porém, seguirá contratado pelo canal – e já está escalado para apresentar a segunda temporada do reality show A Casa, que confina 100 pessoas em um imóvel com estrutura e suprimentos apenas para quatro. No ano que vem, o reality deve sofrer mudanças, passando a ser exibido todos os dias, em vez de apenas duas vezes na semana.

 

 

O Legendários estreou sendo transmitido aos sábados e somente em março deste ano mudou para as sextas-feiras. O programa de auditório já teve no elenco nomes como o grupo Hermes e Renato (rebatizado de Banana Mecânica por questões de direitos autorais), Léo Lins, Mauricio Meireles, Miá Mello e Juliana Salimeni.

Henrique Alves e Cunha são denunciados por corrupção

Da AE

 

Os ex-presidentes da Câmara Eduardo Cunha e Henrique Eduardo Alves(Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

A Procuradoria da República no Rio Grande do Norte denunciou o ex-ministro Henrique Eduardo Alves e o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa. A acusação é embasada, entre outras provas, nos acordos de delação do doleiro Lúcio Funaro e do empresário Fred Queiroz.

 

Ligado ao peemedebista, Fred chegou a ser preso na Operação Manus, deflagrada no Rio Grande do Norte para apurar fraudes de R$ 77 milhões na construção da Arena das Dunas.

 

Fred Queiroz confessou ter operado R$ 11 milhões em caixa dois para a campanha de Henrique Alves em 2014, ao governo potiguar.

 

Ele relatou ter buscado R$ 7 milhões, ainda no primeiro turno, das mãos de um emissário, que teria levado, em um avião, o montante em dinheiro vivo.

 

Em delação premiada, Lúcio Funaro disse ser o emissário que levou o dinheiro para a campanha de Henrique Alves.

Em ação da PF no Rio Grande do Norte, o peemedebista foi preso preventivamente no dia 6 de junho – ele é investigado por desvios nas obras do estádio e, em Brasília, é alvo da Operação Sépsis, por supostas irregularidades na Caixa Econômica Federal. A representação também foi protocolada contra Eduardo Cunha, que já estava preso desde outubro de 2016.

 

DEFESAS

 

Em nota, o advogado Délio Lins e Silva Júnior, que defende Eduardo Cunha, afirmou: “A denúncia é aventureira, baseada exclusivamente na palavra de um delator já conhecido por suas inúmeras mentiras, além de já estar abarcada por uma ação penal da décima vara”.

A reportagem entrou em contato com a defesa de Henrique Alves, mas ainda não obteve retorno.

 

 

Presidente municipal de Dois Irmãos do Buriti visita Nelsinho Trad

Assessoria

 

Da esquerda pra direita: Paulo Cezar - filiado PTB Vereadora Prof. Roseli Higor Caxias Vereador Juliano de Palmeiras Antônio Barcelos (Nico) - Presidente do diretório municipal do PTB (Foto - Divulgação)

 

O ex-prefeito e presidente estadual do PTB, Nelsinho Trad recebeu ontem (28) o presidente municipal do PTB de Dois Irmãos do Buriti Antônio Barcelos Correa da Silva, Higor Caxias e o filiado petebista Paulo Cezar. O encontro, que ocorreu na sede do partido, contou com a presença dos vereadores Juliano dos Santos Silva (PSDB) e da professora Roseli da Silva Gomes (PROS).

 

“Estamos trabalhando dobrado para reestruturar o partido no Estado, são 79 municípios que percorremos e hoje estamos colhendo os frutos. Em Dois Irmãos vejo que o PTB está em boas mãos, Antônio é um grande companheiro da família petebista, e seguirá firme na luta conosco”, agradece Nelsinho.

 

Já o presidente do PTB em Dois Irmãos, Antônio, disse que foi um prazer poder contar com o apoio de Nelsinho.

 

“Eu e comissão estamos trabalhando muito para as eleições 2018, Nelsinho tem experiência, sabe como funciona a política municipal e poderá contribuir muito com o nosso Estado, as pesquisas por si só já apontam ele como futuro Senador da República, reflexo do seu trabalho,” comentou Antônio.

 

Junior Rodrigues solicita maior agilidade nos serviços de conserto de vias da Sanesul

Assessoria

 

Junior requereu maior agilidade na manutenção de vias pela Sanesul (Foto - Thiago Morais)

O vereador Junior Rodrigues (PR) solicitou, durante sessão ordinária desta segunda-feira (27), maior agilidade da Sanesul no conserto da malha asfáltica, devido a obras realizadas nas tubulações. Segundo o vereador, moradores relataram que a empresa está demorando muito para realizar os reparos, prejudicando o tráfego.

 

“Dourados tem problemas sérios com buracos e valas abertas pelas empresas concessionárias de serviços públicos e que, depois de terminadas as obras de instalação, manutenção ou conserto de suas instalações, o estrago que causam nas vias atormentam muitas vezes, por meses, a nossa população”, apontou o vereador.

 

Junior ainda apontou que muitos buracos são fechados por empresas terceirizadas, porém são realizados de forma precária, gerando apenas “dor de cabeça” para a população. “Além do aborrecimento que gera na população, também gera exposição da Administração Pública, como se ela não se importasse com os problemas ocasionados”, comentou.

 

A lei estabelece, de acordo com Junior, o conserto total e satisfatório, no prazo de 48 horas, contadas a partir da finalização da obra, de vias onde foram realizadas instalações, manutenção ou conserto da rede de águas, esgoto, fiação elétrica, telefone ou a realização de benfeitorias semelhantes. Conforme a lei, a obrigação é de responsabilidade das empresas concessionárias dos serviços públicos, ainda que as obras que ocasionaram o surgimento de crateras tenham sido realizadas por terceiros contratados por elas.

 

“Por outro lado, enquanto durarem as obras, as empresas responsáveis devem provê-las de adequado isolamento e sinalização, inclusive noturna, se necessário, a fim de permitir o trânsito seguro de pedestres e veículos. Caso não cumpra o disposto da lei, inclusive no tocante a garantia de durabilidade, a empresa concessionária de serviço público responsável pela obra receberá notificação obrigando-a a fazê-la”, explicou J

2° Festival da Educação Infantil é aberto em Dourados

Assecom

 

A secretária de Educação, Denize Portollan, ressaltou e agradeceu o envolvimento de mais de 40 instituições de ensino com apresentações no Festival (Foto - A.Frota)

 

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (29), no auditório Centro Administrativo Municipal, a abertura do 2° Festival da Educação Infantil – Festeid. O evento reuniu profissionais da área, alunos e convidados, com o foco na apresentação dos projetos desenvolvidos em escolas e Centros de Educação Infantil em 2017 que impactaram no desenvolvimento integral das crianças. Dezenas de instituições mantém a agenda do evento que seguirá até a sexta-feira (31).

 

Como a promoção e a interação e o reconhecimento aos profissionais da educação é um dos direcionamentos da gestão Délia Razuk, o Festeid foi estruturado pela Secretaria de Educação por meio do Núcleo Pedagógico e Núcleo de Educação Infantil para fomentar este pensamento, com apresentações diversas de música, teatro e literatura.

 

A secretária de Educação, Denize Portollan, falou em nome da prefeita que está em agenda fora do Estado, ressaltou e agradeceu o envolvimento de mais de 40 instituições de ensino com apresentações no Festival. Ela destacou que a rede municipal tem prezado pelo ensino e também pelo desenvolvimento do caráter do aluno, incentivo a leitura e socialização.

 

Denize destacou o empenho dos educadores para transmitir o aprendizado em atividades diversas “além da sala de aula”, o que dá a Dourados um ensino cada vez mais qualificado. “A Secretaria, com a prefeita Délia Razuk, atuam na construção de uma educação de respeito e com perspectivas positivas já para o próximo ano”, disse.

 

“O prazer da leitura na educação infantil”, “Era uma vez”, “Semeando valores em um mundo encantado”, “Arte em foco: Brincando com artistas plásticos”, foram algumas das apresentações nesta quarta-feira no Cam. O evento contou ainda com a apresentação da banda da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada.

 

O presidente da Academia Douradense de Letras, Marcos Coelho Cardoso, destacou a importância de ações como o Festeid e pontuou que “Dourados tem atuações que são diferenciais na educação”.

 

“Esse festival, esses trabalhos são de muita importância, pois, um dos pontos enfatizados é a literatura que tem papel fundamental na formação do cidadão como um crítico e leva à infinitas possibilidades. Não podemos deixar de trabalhar também a ludicidade, o brincar, não se deve deixar de trabalhar essa essência com as crianças”, disse Marcos.

 

A programação do Festival segue durante todo o dia nesta quarta-feira (28), prossegue com ações na manhã desta quinta-feira (29) e durante a tarde e noite de sexta-feira (1 de dezembro).

Muro em Campo Grande é restaurado pelo artista plástico Guto Naveira

Assessoria

 

O espaço passa pelas mãos talentosas do artista plástico Guto Naveira que, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Foto - Divulgação)

 

O muro do calçadão do bairro Estrela do Sul, em Campo Grande, está de cara nova. O espaço passa pelas mãos talentosas do artista plástico Guto Naveira que, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, tem levado arte e cor para as paredes do corredor.

 

Além de Guto, moradores e outros artistas também ajudam no trabalho de revitalização do local. “Outros artistas conhecidos e também os próprios moradores estão neste trabalho. Faço um convite para todos que se identificam com o grafite, pintura em telas, painel ou outro para que venham somar conosco”, comenta Naveira.

 

Normalmente a área do corredor onde está o muro é utilizada pelos moradores para a prática de passeios e caminhadas. A revitalização artística será concluída em 15 dias. “To achando o máximo participar deste trabalho. Pintar o beco é inédito. Estamos agregando valor cultural no espaço, pois quando você coloca arte, vida e alegria você evita que outras pessoas sejam contra a questão socioeducativa”, observa a conceituada artista visual Marilena Grolli.

 

Laura Miranda, secretária-adjunta da Sectur, analisa, por sua vez, que este projeto se tornará referência para a Cultura e o Turismo de Campo Grande. “A Sectur está empenhada nisto, em ampliar a Cultura e Turismo, é um prazer dar início a este projeto”

 

Guto Naveira

 

Guto Naveira é nascido em Campo Grande, mas reside em São Paulo, onde mantém seu ateliê. O trabalho com as artes plásticas de Guto teve início em 2008 quando passou a criar um trabalho que mistura cartoon com grafite: um pop art contemporâneo.

 

O artista mergulha em seus sentimentos buscando os mais profundos encontros com sua arte. “Abordo de forma genérica e controlada as mais profundas raízes de minha pintura, é entender meu mundo e minha essência; por vezes psicodélico e incompreensível em sua totalidade; mas explorável de forma genérica e fragmentada”, detalha.

 

Com cores vivas e fortes, os temas dos seus quadros buscam o imaginário lúdico, pintando em telas ou painéis que chegam a mais de três metros. Ele mistura suas técnicas de “cartoonismo”, inspirados nos links mais diversos como: Matt Groening (criador de “Os Simpsons”) e dos mais diversos elementos, desde artistas renomados a jogos de vídeo game.

 

Queixa-crime de Temer contra Ciro Gomes é rejeitada no TRF

Migalhas

 

Deputado disse em programa de TV que o presidente seria o "capitão do golpe" (Foto - Divulgação)

 

O direito à crítica não pode ser cerceado sob pena de violação à liberdade de expressão.

 

Com esse entendimento, a 3ª turma do TRF da 1ª região concedeu HC em favor de Ciro Gomes para trancar a ação penal que trata de queixa-crime oferecida pelo presidente da República, Michel Temer, pela suposta prática dos crimes de calúnia, difamação e injúria.

 

Como consta nos autos, as supostas ofensas teriam sido proferidas por Ciro Gomes durante programa televisivo no qual foram feitas referências à sua pessoa como “capitão do golpe”, acusando-o de conspirar para a queda da ex-presidente Dilma, e para o surgimento de potencial crise no país.

 

A relatora, desembargadora Federal Mônica Sifuentes, destacou em seu voto que o trancamento da ação é medida excepcional, admitida somente em hipóteses em que houver “manifesta atipicidade da conduta, causa de extinção de punibilidade apurada de plano ou ausência de indícios mínimos de autoria ou materialidade, a denotar ausência de justa causa para o prosseguimento do processo”.

 

Segundo a magistrada, a situação dos autos traduz-se, “a toda vista, em evidente refrega política”, onde duas figuras de grande visibilidade no cenário político nacional, de um lado o atual presidente da República, ora ofendido, e de outro, o suposto ofensor, que já se candidatou algumas vezes à presidência, e, segundo notícia a imprensa, é provável candidato à vaga nas eleições presidenciais de 2018.

 

A desembargadora salientou que as declarações de Gomes não imputaram ao presidente um fato criminoso específico, e que as declarações foram proferidas no contexto de disputa política, em que os seus atores são figuras públicas que exerçam ou buscam exercer cargos políticos, situação que deve ser examinada nesse contexto.

 

Para a relatora, as manifestações de Temer, no caso concreto, “constituem evidente crítica política, inerente à disputa eleitoral. O direito à crítica não pode ser cerceado, sob pena de violação à liberdade de expressão”.

 

Para concluir, a desembargadora pontuou que os fatos descritos na queixa são “claramente atípicos”, ausente o justo motivo para o prosseguimento da ação penal, a implicar o trancamento do processo.

‘Scooby-Doo’ ganhará live-action com Daphne e Velma

VEJA

As personagens Daphne e Velma do desenho animado Scooby Doo (Foto: Reprodução)

Com Mulher-Maravilha e A Bela e a Fera, as mulheres provaram definitivamente que podem não apenas protagonizar bons filmes, mas atrair um enorme público.

 

De olho nisso, a Warner prepara um spin-off (derivado) de Scooby-Doo, a clássica animação infantojuvenil, com as adolescentes Daphne e Velma à frente da trama. O filme, que será do tipo live-action (carne e osso), contará com as atrizes Sarah Jeffery (Shades of Blue) e Sarah Gilman (Last Man Standing) como a sensual Daphne Blake e a inteligente Velma Dinkley, respectivamente.

 

O longa deve contar as origens das amigas, antes de se juntar ao grupo formado ainda pelo galã Fred, um garoto metido a detetive que no entanto não consegue desvendar nenhum caso sem a sabedoria de Velma, e o comilão Salsicha, melhor amigo do cachorro Scooby. A turma anda para cima e para baixo em um furgão de pintura psicodélica, a “Máquina do Mistério”.

 

No filme, de acordo com a revista americana Variety, as meninas são amigas virtuais, até Daphne se transferir para a escola de Velma, a Ridge Valley High, que é abastecida com gadgets de alta tecnologia pelo benfeitor da escola, o magnata da tecnologia Tobias Bloom. Enquanto seus colegas disputam um estágio cobiçado na empresa da Bloom, Daphne e Velma tentam descobrir o motivo pelo qual os alunos mais brilhantes do colégio estão desaparecendo — e depois reemergindo como zumbis.

 

Daphne e Velma já está sendo rodado em Atlanta e tem previsão de lançamento para 2018, a princípio sem passar pelo cinema.

 

 

Bolsonaro se reúne com ruralistas e é chamado de ‘radical’

VEJA

Para Bolsonaro, deputado que o chamou de radical é 'vaselina' (Foto: Flávio Tavares/Hoje em Dia/Agência o Globo)

Pré-candidato à Presidência da República, o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) foi recebido em almoço fechado na sede da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), no Lago Sul, em Brasília, mas não encantou. “Radical”, “genérico” e “inconsistentes” foram algumas das expressões usadas pelos deputados presentes para se referir ao convidado.

 

O discurso de Bolsonaro contra o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a repetição de uma promessa feita de distribuição de fuzis para fazendeiros enfrentarem “invasores” não foram suficientes para unir o candidato aos ruralistas. “A gente não quer uma pessoa que traga mais insegurança”, afirmou o deputado Domingos Sávio (PSDB-MG).

 

O tucano argumenta que “essa campanha está nascendo como uma guerra de marketing. Estão mais preocupados em dar declarações que comovam a opinião pública do que fazer análises profundas”. “Às vezes somos estigmatizados. O setor agropecuário não pode e não tem o egocentrismo de pensar o Brasil só sob o olhar do campo e da produção. Olhamos questões como saúde, educação e segurança”, completou.

 

Bolsonaro disse que saía do almoço “confiante” e estimou que 90% dos presentes o receberam bem. Em referência a Domingos Sávio, reclamou por ser chamado de radical e rebateu. “Quero ver se esse vaselina vai resolver o problema da violência. Ele que apresente uma solução”, afirmou.

 

Porteira fechada’

 

O deputado disse que, caso seja eleito, entregará o Ministério da Agricultura de “porteira fechada” para o setor indicar técnicos, do ministro aos assessores. O deputado Luiz Nishimori (PR-PR) disse ter gostado do discurso de Bolsonaro, mas reconheceu que não é novidade ministro da Agricultura ser escolhido pelo setor: “Isso é normal”.

 

O pré-candidato divergiu de setores do agronegócio ao se opor a proposta de venda de terras para estrangeiros. “Não sou nacionalista. Sou patriota. Quem quer comprar é a China. Ela que vai decidir o alimento que plantará. O que a gente vai comer amanhã?”, questionou. “Agora, se o setor quer vender, eu obedeço.”

 

O deputado Nilson Leitão (PSDB-MT), líder da FPA, foi questionado sobre as críticas reservadas de parlamentares a Bolsonaro. “Na verdade, o importante para a Frente é que não estamos escolhendo nosso candidato”, disse. Leitão ressaltou que os parlamentares já receberam o governador Geraldo Alckmin (PSDB) e o prefeito João Doria (PSDB). “Nós utilizamos os pré-candidatos para que eles verbalizem e entendam o sentimento do setor. Eu acho que para isso foi muito bom (o encontro com Bolsonaro). Ele disse que compreende o sentimento do setor e é contra o debate ideológico.”