domingo, 21 de junho de 2026

Prefeito Alan entrega maquinários agrícolas para comunidades de pequenos produtores

O Prefeito Alan Guedes entregou nesta sexta-feira (3), maquinários agrícolas para comunidades de pequenos produtores do município. Os recursos no valor de R$ 476.230,00 são de emendas federais dos deputados Vander Loubet e Tereza Cristina, e também do ex-deputado Zeca do PT e contrapartida Estadual.

“É muito importante esse trabalho dos parlamentares que contribuem com o crescimento e desenvolvimento da nossa cidade por meio dos recursos que são investidos aqui. Com esse recurso estamos equipando e dando mais condições para nossos pequenos produtores trabalharem”, ressaltou o prefeito Alan.

Foram entregues dois tratores 85 CV, duas carretas agrícolas, dois distribuidores de insumos e duas calcareadeiras.

“Temos o compromisso com o desenvolvimento da agricultura familiar e sustentável do município de Dourados e com as comunidades dos pequenos produtores da região”, disse o deputado Vander Loubet.

“É uma satisfação enorme retornar a Dourados para participar desta entrega e contribuir mais uma vez para o crescimento da agricultura familiar dessa região tão rica”, afirmou Zeca do PT.

Também estavam presentes, representantes da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), representantes das comunidades dos pequenos produtores, secretários e os vereadores Marcão da Sepriva, Elias Ishy, Marcelo Mourão, Daniel Júnior, Creusimar Barbosa e Odon Anderson Ebenritter, o Tio Bubi.

Fonte: Assecom

Liandra é atendida com troca de lâmpadas na Cohab II e Cachoeirinha

A Prefeitura de Dourados, por meio da Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos), fez a troca de mais de 40 lâmpadas queimadas na região da ViaPark, Cohab II e Vila Cachoeirinha. Os serviços foram realizados na manhã de quinta-feira (02) e atendem solicitações da comunidade que auxiliaram a vereadora Liandra (PTB) na indicação dos postes com necessidade de manutenção.

Ao todo foram substituídas 42 lâmpadas, sendo em 20 postes na Cohab II, 21 na Vila Cachoeirinha e outro na ViaPark. Segundo a administração municipal, maio foi o mês em que o serviço atingiu o seu maior desempenho, totalizando 4,6 mil lâmpadas trocadas. O secretário municipal de Serviços Urbanos, Romualdo Diniz Salgado Júnior, destaca que isso ocorreu pois a empresa ganhadora da licitação, Ilumitech Construtora Ltda, aumentou o número de equipes em campo.

A licitação prevê a cobertura total dos serviços, com oferta de veículos, Os trabalhos começaram em dezembro de 2021 e de lá para cá, já foram mais de 15 mil reparos na iluminação pública.

Para a vereadora Liandra, estes números demonstram o comprometimento da administração municipal em atender as demandas da população, tanto na área urbana como nos distritos. “Quero agradecer o prefeito Alan Guedes, o secretário de Serviços Urbanos, Romualdo Diniz e a assessora Ana Paula que prontamente nos atendeu em nossas solicitações de troca de lâmpadas nos bairros indicados”, disse.

Fonte: Assessoria

Marçal cobra agilidade na duplicação de rodovia de acesso ao Hospital Regional de Dourados

O deputado estadual Marçal Filho (PP) cobra do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) agilidade nas obras de duplicação no trecho urbano da BR-463, a partir do Trevo da Bandeira até o acesso ao Hospital Regional da Grande Dourados. Os serviços estão em ritmo desacelerado.

Recentemente o Governo do Estado informou que deverá entregar até o final deste ano a primeira fase do Hospital Regional da Grande Dourados. A partir desta etapa já será possível iniciar os primeiros atendimentos aos pacientes. “Porém é preciso que esteja adiantado as obras de duplicação da rodovia”, diz o deputado.

Em construção às margens da BR-463, saída para Ponta Porã, o Hospital Regional da Grande Dourados está com mais de 60% das obras finalizadas e segundo informou a engenheira Viviane Macedo Carbonaro, da empresa Engepar, responsável técnica pelo projeto, o hospital encontra-se em fase de acabamento, com toda a parte estrutural e de infraestrutura já concluída.

Por estar localizado às margens de uma rodovia federal foi necessário repensar numa engenharia para melhorar o tráfego até o hospital, já que a atual pista de rolamento até a unidade é simples e apresenta congestionamento de carretas e carros de passeio em diferentes horários.

No final de julho do ano passado o DNIT formalizou a contratação da empresa que será responsável pelas obras de eliminação de pontos críticos no trecho urbano da BR-463, a partir do Trevo da Bandeira até o acesso ao Hospital Regional da Grande Dourados.

Na época foi assinado contrato de prestação de serviço com vigência de 31 de julho de 2021 a 21 de abril de 2023 com a empresa LCM Construção e Comércio S.A. As obras iniciaram com a demarcação de estacas, patrolamento e abertura de vias marginais à pista da BR-463. Acontece que esses serviços estão em ritmo lento, com poucos trabalhadores.

Conforme Marçal Filho é preciso dar celeridade às obras, pois se confirmar a entrega do Hospital Regional até o final deste ano, com início de atendimento aos pacientes, o acesso até a unidade será caótica, dificultando o trânsito para ambulância em casos de urgência e emergência, além de pacientes em geral que vão procurar o hospital.

A região onde está instalado o Hospital Regional tem registrado grande expansão imobiliária e os moradores passaram a utilizar a BR-463 para se deslocar aos demais bairros e região central da cidade. O deputado Marçal encaminhou requerimento cobrando explicações do DNIT sobre o ritmo de obras de duplicação da BR-463.

Fonte: Assessoria

Após show cancelado, Gusttavo Lima diz que pode ‘jogar a toalha’

Após as últimas polêmicas envolvendo o show do cantor Gusttavo Lima em Conceição do Mato Dentro, na Região Central de Minas Gerais, o artista fez uma live, na noite desta segunda-feira (30), afirmando que “não compactua com dinheiro público” e afirmou que “está a ponto de jogar a toalha”.

A transmissão ao vivo, com quase 21 minutos, foi feita pelo Instagram. No começo, o “Embaixador” afirmou que anda “levando tanta pancada, aguentando calado” e afirmou não saber o motivo de tanta “perseguição e inverdades”.

O assunto seguinte foram as apresentações para prefeituras.

“Eu nunca me beneficiei ‘sobre’ dinheiro público (…) Eu não compactuo com dinheiro público, sou um cara que tenho meus impostos em dia (…) Sobre shows de prefeitura, acho que todos os artistas fazem ou já fizeram show de prefeitura e isso, na minha forma de pensar, é sobre valorizar a nossa arte”, afirmou.
Em outro trecho, ele afirma que tudo que tem é fruto de muito suor, muito trabalho e dedicação. Ele ainda destacou que não vai deixar de cobrar o valor dele, mesmo se o show for para prefeitura.

“Se eu custo 1, não é pela prefeitura que vai me pagar meio. Todos nós temos contas para pagar, seja para prefeitura ou para shows privados. Eu sou um cara que faço pouquíssimos shows de prefeitura e, quando a gente às vezes faz algum, a gente é massacrado como se fosse um bandido, como se fosse um ladrão que tivesse roubando dinheiro público. E não é assim, gente. Eu sou um trabalhador normal”, afirmou.

Helicóptero

Gusttavo Lima também citou o caso do helicóptero de um frigorífico plotado com a imagem do presidente Jair Bolsonaro. Ele afirmou que a aeronave pertence ao sócio dele.

“Ele tem a opinião política dele, ele faz a vida dele o que ele quiser (…) Eu sou um cara que, ultimamente, nem falo de política mais”, disse.

Por fim, o cantor se emocionou e disse que é 100% correto com as coisas dele e está à disposição de qualquer órgão para a veracidade dos fatos.

“Eu já trabalho para c**** para ter o meu dinheiro, eu não quero dinheiro do povo (…) De coração, eu juro para vocês que estou cansado, estou a ponto de jogar a toalha”, afirmou.
Relembre o caso

A Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, na Região Central de Minas Gerais, contratou um show do cantor Gusttavo Lima pelo valor de R$ 1,2 milhão. Ele se apresentaria na cidade no dia 20 de junho, durante a 30ª Cavalgada do Jubileu do Senhor Bom Jesus Do Matozinhos.

A apresentação foi cancelada após o g1 revelar que a verba empenhada para o show só poderia ser utilizada com saúde, educação e infraestrutura.
O evento está previsto para os dias 17 a 23 do próximo mês. O show da dupla Bruno e Marrone, que custaria R$ 520 mil, também foi cancelado. No total, os contratos disponíveis no portal da prefeitura ultrapassam a cifra de R$ 2,3 milhões.

Em nota, a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro disse que os processos licitatórios para a contratação de Gusttavo Lima e os outros artistas “foram realizados dentro da legalidade”.

A contratação de show de Gusttavo Lima com uso de recursos públicos já é alvo de investigação do Ministério Público de Roraima (MPRR).

Fonte: Portal G1

Anitta ironiza crítica de Zé Neto que virou debate sobre sertanejos

Anitta comentou a polêmica sobre shows sertanejos bancados por prefeituras que começou com uma crítica do cantor Zé Neto a ela e à Lei Rouanet. “E eu pensando que estava só fazendo uma tatuagem no tororó”, ironizou a cantora na noite de sábado (28).

No dia 13 de maio, Zé Neto falou mal de Anitta e se gabou de não depender da Rouanet.”Nós somos artistas que não dependemos de Lei Rouanet. Nosso cachê quem paga é o povo. A gente não precisa fazer tatuagem no ‘toba’ para mostrar se a gente está bem ou mal”.

O discurso do parceiro de Cristiano aconteceu em um show que custou R$ 400 mil de verbas municipais de Sorriso (MT) e virou uma conversa sobre outra forma de incentivo que era menos discutida que a Rouanet: os shows de prefeituras pelo Brasil.

A indireta sobre a tatuagem de Anitta foi massacrada por seguidores dela. E no meio da briga, os cachês com verbas públicas para eles e outros sertanejos passaram a ser questionados.

A maioria dos shows de prefeituras acontecem sem licitação. Há cachês altos para grandes artistas sertanejos e também de outros estilos, como Wesley Safadão e a própria Anitta.

Após a repercussão, o Ministério Público de Roraima abriu investigação sobre show de Gusttavo Lima de R$ 800 mil em cidade de 8 mil habitantes e outra apresentação do cantor em MG que custaria R$ 1,2 milhão foi cancelada.

Na quinta-feira (26), Gusttavo Lima disse que “não cabe ao artista fiscalizar as contas públicas”.

O g1 procurou Zé Neto e Cristiano e o seu empresário, Wander Oliveira, da Workshow, no dia 19 de mario, mas não teve retorno.

Fonte: Portal G1

Projeto de Marçal cria reeducação ao autor de violência doméstica em MS

O deputado estadual Marçal Filho (PP) apresentou na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei 131/2022, que institui a Política Estadual de Reeducação Reflexiva dos Autores de Violência Doméstica e Familiar no Estado de Mato Grosso do Sul. A matéria segue para análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

Se entrar em vigor, o projeto terá mecanismos de acompanhamento das penas e das decisões proferidas pelo juízo sobre os agressores, conforme previsto na Lei de Execução Penal e na Lei nº 11.340/2006 (Lei Maria da Penha).

A Política tem o objetivo de instituir grupos reflexivos ou de reeducação, com a proposta de promover conscientização dos autores de violência para a prevenção, o combate e a redução dos casos de reincidência de violência doméstica contra as mulheres.

Considera-se autor de violência doméstica e familiar, conforme a Lei Maria da Penha, todo o agente que, por ação ou omissão, cause à mulher sofrimento ou violência física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral, na unidade doméstica, sejam familiares ou qualquer relação íntima de afeto, independentemente de coabitação.

Coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Mulher na Assembleia, Marçal Filho justifica que o trabalho nos centros de educação e de reabilitação para os autores de violência doméstica e familiar possibilita a reeducação dos homens e potencializará a diminuição dos índices da violência de gênero.

“A demanda existe, tem que ser trabalhada, as articulações são necessárias e o Estado tem de investir em políticas públicas para essa prevenção, fortalecer os grupos já existentes e promover de diversas formas a desconstrução desse ciclo”, justifica o deputado. A execução da lei deve observar as políticas conexas já existentes no âmbito estadual, promovendo a integração entre iniciativas similares.

Defensor das mulheres

O deputado estadual Marçal Filho é o que mais aprovou leis na atual legislatura em favor das mulheres. Uma das leis é a 5.437/19, que restringe o porte ou posse de arma de fogo ao agressor da mulher. Outra lei é a 5.591/20, que obriga síndicos de condomínio a denunciar casos de violência doméstica. O síndico ou administrador deve avisar à polícia dados que permitam identificar tanto a vítima como o agressor.

Marçal Filho também é autor da lei 5.610/20. Ela estabelece que a mulher vítima de violência doméstica tenha prioridade no cadastro de habitação popular no Estado. Outra lei é a 5.363/19, que estabelece que o filho de mulher violentada tenha preferência na matrícula em qualquer escola do Estado. Já a Lei 154/20 garante à gestante ou parturiente o direito ao uso de analgesia para diminuir a dor do parto.

Tramitam na Assembleia Legislativa outras leis que poderão beneficiar as mulheres, a exemplo do projeto 040/21, que obriga as unidades de saúde da rede pública e privada a garantir os direitos de mulheres que sofrem perda gestacional. A medida tem como objetivo preservar a saúde física e psicológica das mulheres.

Outro grande projeto de Marçal Filho que tramita no Congresso Nacional é o Projeto de Lei 130/2011 que estabelece equiparação salarial entre homens e mulheres que desempenham a mesma função. A proposta chegou a ser aprovada na Câmara Federal em 2011 e somente em 2020 passou pelo Senado. Como teve alteração no texto da lei, voltou para a Câmara e está parado.

“Vamos trabalhar para tentar reverter essa situação. Há mais de uma década essa matéria tramita no Congresso Nacional. É uma lei muito aguardada por todas as mulheres, pois tenta corrigir a tremenda injustiça que é o fato de homens e mulheres desempenharem a mesma função e receberem remuneração diferente”, afirma Marçal Filho.

Fonte: Assessoria

Proposta do Governo muda legislação sobre uso, produção e comércio de agrotóxico

Tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) o Projeto de Lei 138/2022, que muda a legislação acerca do uso, produção, comercialização e armazenamento de agrotóxicos. A proposta, encaminhada pelo Governo, altera a redação e acrescenta dispositivos à à Lei 2.951/2014.

De acordo com o Governo, entre outras mudanças, o projeto altera a validade do cadastro na Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), que passa a ser de cinco anos. Outra alteração busca “orientar a respeito do registro de operações e de estoques, em bancos de dados integrados ou similar, integrado para envio eletrônico das informações à Iagro”.

A nova redação também disciplina que “as empresas estabelecidas fora do território sul-mato-grossense, que comercializarem agrotóxicos diretamente ao usuário residente no Estado deverão enviar à Iagro informações do quantitativo comercializado, da recomendação técnica, da destinação final, do usuário, do estabelecimento rural e do produto adquirido, conforme modelo e procedimentos definidos aos estabelecimentos comerciantes e armazenadores em Mato Grosso do Sul.”

Entre as alterações, também está a inclusão de parágrafo único ao artigo sexto da lei para “definir que o técnico legalmente habilitado é o profissional com formação em nível médio ou superior e com registro do Conselho de Fiscalização Profissional para a prescrição de receitas agronômicas”.

A previsão é que o projeto seja apresentado na próxima sessão plenária, que será na terça-feira (31). Depois seguirá para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Caso receba parecer favorável, continua tramitando na Casa de Leis, com votações nas comissões de mérito e no plenário.

Fonte: Assessoria ALMS

Neno Razuk Solicita Centro de atendimento ao Trabalhador em Sete Quedas

O deputado Estadual Neno Razuk (PL) enviou ao governador Reinaldo Azambuja proposição solicitando a implantação da Casa do Trabalhador no município de Sete-Quedas.

A indicação foi enviada com cópia ao Diretor-presidente da Fundação do Trabalho Marcos Henrique Derzi Wasilewski.

O Deputado recebeu pedido do vereador Ismael Luiz de Almeida, mais conhecido como Ismael da Taquarussu, que enviou ofício solicitando a construção para atendimento no município. “Esse Centro Integrado  de Atendimento ao trabalhador é para atender a região que necessita de intermediação de mão de obra, qualificação profissional, trabalho e renda, seguro desemprego e emissão de carteira de trabalho, visando assim melhorias no município”, destacou o vereador.

Para Neno Razuk o local é de grande importância em especial nos tempos pós pandemia em que o desemprego é uma das principais preocupações dos trabalhadores.

“Quando se tem qualificação as oportunidades de emprego crescem. O município precisa de pessoas qualificadas para que o mercado possa também empregar a mão de obra. O Casa do Trabalhador também é uma esperança para os jovens, muitos buscam o primeiro emprego e não conseguem devido a falta de qualificação”, pontuou.

Fonte: Assessoria

Rebecca Loise lança ‘Engordei o sol noturno’ em dois eventos em Dourados

Depois de lançar o livro “Engordei o sol noturno” durante o Circuito Livronews de São Paulo-SP, em 23 de abril, a escritora douradense Rebecca Loise lança agora a obra em Dourados em dois eventos neste final de maio.

Nesta sexta-feira (27) será na Companhia dos Livros, a partir das 18h30, com um bate-papo sobre o livro com a psicanalista Pricila Souza e a professora Daura Del Vigna Galvão.

No sábado, 28 de maio, o livro será lançado durante Sarau no Sucata Cultural, cujo evento contará também com a apresentação da Banda D2 @bandaddois, participação de artistas locais, como Áurea Novaes, Tayná Campos, Cyntia Letícia Batistetti, Fernanda Ebling, Luciano Serafim, Negah Carolina, Fabiano Manica, Carolina Nogueira Queder, Antonio Netto, Giani Torres, Camila Faca, Kaio Ramos, Júnia Pereira, Gina Tocchetto e música na pista com Dj Julim. Quem assina a produção dos eventos é Raquel Stainer.

Além de escritora, Rebecca Loise De Lucia é graduada em Psicologia e mestra em Psicologia Social pela PUC-SP e tem trabalhos como artista em Dourados, São Paulo e no Rio de Janeiro. Atende atualmente apenas de forma on-line – em razão da pandemia. Trabalha na área de pesquisa e criação artística em Arte & Psicanálise. Pós-graduanda em Corpo: Dança, Teatro e Performance pelo Centro de Artes e Educação Célia Helena. Escritora, poeta e colunista no Jornal Folha de Dourados.

Sobre o livro

“Rebecca Loise nos oferece, brilhantemente, em sua obra inaugural, a possibilidade de acompanhar múltiplas dores, lutas, alegrias e desejos de tal forma que poderíamos estar ali, nos desvãos, auscultando. Aliás, a fragmentação de uma personagem tão completa é contraditória como é a nossa própria existência e, por isso, a sensação de identificação se dê de modo tão imediato.”  Maisa Barbosa – trecho da orelha@tramaliteraria

“A escritora sabe manejar com muita destreza esse lusco-fusco feminino-feminista, de tal modo que ela sabe o que ainda cabe em sua dose de conhaque e em seu sentimento do universo. De tal modo que ela mantém enigma, silêncio, mistério e histeria como matérias-primas para a sua força motriz e nutrição, portanto.” Christine Gryschek – trecho do prefácio. @externopessoal

Fonte: Folha de Dourados

Deputado Marçal repudia pedido de reajuste de pedágio na BR-163

O deputado estadual Marçal Filho (PP) repudia a solicitação de reajuste de pedágio da empresa CCR MSVia para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A concessionária é responsável pela BR-163 em Mato Grosso do Sul e quer aumento de 13,53% a partir de 10 de junho.

“A empresa não tem conseguido atender as metas estabelecidas em contrato, como a duplicação da rodovia, diminuiu o número de atendentes nas praças de pedágio e agora quer um reajuste de um valor que já é caro para o contribuinte. Não podemos aceitar e esperamos que a ANTT não compactue com essa medida”, diz o deputado.

A concessionária pede o reajuste no Índice de Reajuste Tarifário (IRT), um dos componentes da cesta de cálculo da nova tarifa que leva em consideração o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). São 9 pontos de pedágio no Estado e atualmente os valores vão de R$ 5,10 a R$ 7,80. Com o reajuste passariam para R$ 5,80 a R$ 8,85.

A CCR MSVia, entre outras metas, não conseguiu duplicar a rodovia nos prazos estabelecidos pela ANTT. Em oito anos de concessão, duplicou apenas 17,7% dos 845 quilômetros, pouco menos de 200 quilômetros.

A concessionária assumiu a rodovia em 2014, com o compromisso de duplicar quase toda a rodovia, até 2019. No entanto, alegou falta de condições e pediu revisão contratual, ainda em 2017. Em seguida pediu prazo maior para concluir o prometido, mas depois desistiu de duplicar a rodovia.

Fonte: Assessoria

Simone Tebet diz não ter dúvidas de que PSDB vai apoiá-la

A pré-candidata do MDB à Presidência da República, Simone Tebet, afirmou nesta quarta-feira (25) não ter dúvidas de que contará com o apoio do PSDB na disputa pelo Palácio do Planalto.

A declaração foi dada durante entrevista a jornalistas em Brasília, um dia após o MDB e o Cidadania terem decidido reiterar o nome da senadora como indicação do grupo ao Palácio do Planalto.

O PSDB também compõe o grupo, mas ainda não decidiu se irá aderir à campanha de Simone Tebet ou se lançará uma candidatura própria. A legenda deve se reunir na próxima semana para tomar uma decisão.

“Não tenho dúvidas de que, na semana que vem, nós estaremos com aqueles que sempre foram nossos aliados de primeira hora: homens e mulheres de bem do PSDB. Não tenho dúvida de que essa construção está sendo muito bem feita pelo nosso presidente Baleia Rossi [MDB] junto com o presidente [do PSDB] Bruno Araújo”, declarou Simone Tebet nesta quarta.
Na última segunda (23), o ex-governador de São Paulo João Doria anunciou ter desistido de concorrer ao Palácio do Planalto.

Apesar de ter vencido as prévias tucanas, Doria enfrentava resistências dentro do próprio partido e nas demais siglas que negociam uma candidatura única.

O colunista do g1 Valdo Cruz informou que, com a desistência de Doria, o grupo político do deputado e ex-presidente do PSDB Aécio Neves passou a defender uma candidatura própria tucana e que o nome seja o do ex-governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite.

Pesquisa Datafolha divulgada em março mostrou Simone Tebet com 1% das intenções de voto. A mesma pesquisa mostrou Lula (PT) com 43% das intenções de voto e o presidente Jair Bolsonaro (PL) com 26%.
Questionada se falou com o ex-governador de São Paulo após a desistência, Tebet afirmou que “sempre” conversa com o PSDB e com Doria. Disse, ainda, que mandou mensagem para Doria e que foi “rapidamente respondida”.

“A minha relação com o PSDB é da mais profunda amizade. Tenho nos grandes líderes do PSDB hoje, que eu faço agora uma homenagem em nome do meu amigo pessoal, meu querido e particular amigo, que é alguém com quem me aconselho, senador Tasso Jereissati, e de um grande amigo que também conquistei ao longo do tempo, que é o presidente Bruno Araújo, eu faço uma homenagem à história do PSDB. Foi pela estabilidade da moeda, que lutou conosco por democracia, e está conosco dentro desse processo do centro democrático”, afirmou.

Na entrevista desta quarta, Simone Tebet disse que o Brasil “clama pelo centro democrático”. “E a esse clamor o MDB também grita: ‘presente’. Tendo ao lado o Cidadania e, em breve, não tenho dúvidas, o PSDB. A esse clamo,r eu também respondo ‘sim, eu estou presente’. É um clamor da urgência de um país que é dito celeiro do mundo, mas não tem a capacidade de alimentar seus filhos”, afirmou.

Fonte: Portal G1

Projeto de Daniel Jr. institui campanha de orientação a idosos sobre golpes na Internet

A Câmara de Dourados aprovou na sessão desta segunda-feira (23), projeto de lei de autoria do vereador Daniel Junior (Patriota) que institui a campanha municipal de orientação aos idosos contra fraudes e golpes no âmbito do comércio eletrônico e na internet. Pela lei, a campanha realizar-se-á preferencialmente a partir do dia 1º de outubro de cada ano (Dia Internacional dos Idosos) e terá caráter permanente.

O projeto prevê que a campanha terá duas frentes: uma educativa e outra preventiva. A frente educativa prestar-se-á a orientar o público idoso quanto aos riscos inerentes a navegação na internet e aquisição de bens, produtos e serviços por meio do comércio eletrônico. Já a frente preventiva prestar-se-á a orientar o público idoso quanto aos métodos aptos a evitar golpes e fraudes no âmbito do comércio eletrônico e garantir a segurança do tráfego de dados durante a navegação na internet.

Daniel Junior observa que desde a declaração de pandemia do novo coronavírus, em março de 2020, o volume de transações no comércio digital cresceu 80% e, a reboque, as operações bancárias feitas por pessoas físicas pelos canais digitais (internet e mobile banking) somaram 74% das movimentações em abril, um mês após o início da quarentena e das medidas de isolamento social.

“Os idosos, durante a pandemia de Covid-19, passaram a fazer uso das plataformas digitais e foram responsáveis por uma parcela significativa desse incremento no e-commerce e nas operações bancárias eletrônicas. Muitos idosos, não estavam – e ainda não estão – habituados a utilizar as plataformas digitais, acabaram por se tornar vítimas fáceis de golpistas”, salienta o vereador.

Levantamento da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) revela que durante o período da pandemia houve um aumento de 60% em tentativas de golpes financeiros contra idosos. “Dessa forma, uma campanha municipal de orientação aos idosos contra fraudes e golpes no comércio eletrônico e na internet, objetivo deste projeto, é uma forma de, a um só tempo, dar concretude a letra da Constituição (art. 230, CR), implementar uma política pública social (arts. 2º, 3º e 9º, Estatuto do Idoso) e também assistir ao público da terceira idade”, pontua Daniel Jr.

Fonte: Assessoria

Bazar da Poesia será reinaugurado na próxima quinta-feira em Dourados

Com o propósito de valorizar a cultura regional, há treze anos atrás, o Poeta Emmanuel Marinho, criou o BAZAR DE POESIA, um espaço cultural de encontros, trocas e saberes. Divulgando e comercializando a arte indígena, trabalhos de artesanatos da região, obras de artistas visuais de Mato Grosso do Sul, assim como obras literárias e outras histórias.

Com o desmantelamento da cultura, ciência e educação no país, o mesmo aconteceu com os aparelhos de cultura, agravado com a chegada da pandemia, o que nos levou a fechar as portas do Bazar de Poesia. A Lei Aldir Blanc, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Dourados, trouxe um respiro para aqueles que vivem da arte e vimos no edital de 2021 a possibilidade de revitalizar esse espaço tão importante para a comunidade douradense, assim como para aqueles que visitam nossa cidade.

A CUIDADORA DE SEMENTES

A reinauguração do Bazar acontece na próxima quinta-feira (26) e contará com uma belíssima exposição de Sonia Giraldi Marinho. Este mais recente trabalho de mãe Sônia (como é carinhosamente chamada), composto de suas mandalas, vem coroar seu extenso e produtivo trabalho artístico. Alia-se à eloquente simbologia das sementes, a simbologia da mandala (que significa “círculo”, em sânscrito, e cuja forma evoca harmonia).

É o fluxo incessante de renascimento através dos mundos, o ciclo da vida que nunca termina. Deste modo, mãe Sônia instaura-se, com este trabalho, como um ser atemporal. Em sua busca incessante (sempre à frente de seu tempo em cada tempo), ela nos ensina que, mesmo na espontânea semeadura da natureza é preciso estar atento, pois, embora pareça, “nada acontece por acaso”…

 

Fonte: Assessoria

Para atender indígenas de Sidrolândia, Neno Razuk solicita doação de caminhonete para Fundação

Atendendo solicitação do presidente da Fundação Municipal Indígena de Sidrolândia, Josimar Gabriel Clementino, o deputado estadual Neno Razuk (PL) enviou solicitação ao governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e para o secretário de Estado de justiça e Segurança Pública (SEJUSP) Antônio Carlos Videira, pedindo a doação de um veículo utilitário, tipo caminhonete, para uso da entidade.

“Pedimos que seja feita a cedência ou doação da caminhonete que vai ampliar as condições de mobilidade e transporte dos moradores indígenas da região e com isso atender um maior número de pessoas que precisam sair da aldeia”, explicou o parlamentar que justificou a solicitação na indicação apresentada.

Liderança local, Josimar ressaltou ainda que a doação do utilitário vai auxiliar bastante nas atividades diárias. “Para nós faz muita diferença, podemos atender as demandas indígenas e com isso resolver vários problemas rotineiros que ficam mais difíceis devido a falta de transporte”, pontuou.

Fonte: Assessoria

Aprovado projeto de Marçal que cria atenção à saúde mental das vítimas da covid-19

Os deputados estaduais de Mato Grosso do Sul aprovaram nesta terça-feira (24), Projeto de Lei 2018/2020 de autoria de Marçal Filho (PP), que cria a Política Estadual de Atenção à Saúde Mental das Vítimas da covid-19. O projeto vai à redação final por receber emenda.

A pandemia registrou muitas perdas de vidas e provocou prejuízos econômicos, causando impacto na saúde mental da população, com agravamento de casos de síndrome do pânico e transtornos de ansiedade.

Conforme Marçal Filho, muitas pessoas perderam o emprego e tiveram a renda reduzida, contribuindo ainda mais para piorar a saúde mental. “Embora o mundo esteja retornando a sua normalidade, precisamos oferecer assistência para essas pessoas e aos familiares daqueles que tiverem entes perdidos pela doença”, diz o deputado.

Conforme o projeto, para a execução das ações e serviços oferecidos pela política à saúde mental das vítimas da covid serão utilizados os recursos humanos e materiais que estejam à disposição do Sistema Único de Saúde (SUS), além de outros que poderão ser contratados para a finalidade.

As ações e os serviços serão executados por meio de equipes multidisciplinares e pautados pelos princípios e diretrizes do SUS. Já o atendimento será realizado a partir de estratégias embasadas em evidências científicas que garantam a abordagem ética e eficaz das questões relacionadas às consequências da covid-19 para aqueles que procurarem auxílio profissional.

Os familiares que perderam seus entes vítimas da doença também poderão receber atendimento. Ainda é parte integrante do Projeto de Lei a realização de campanhas de conscientização acerca da importância da assistência à saúde mental das vítimas da covid-19 que necessitem de atendimento.

Fonte: Assessoria