domingo, 21 de junho de 2026

Prefeito Alan sanciona lei que inclui mês Abril Laranja no calendário de Dourados

O Prefeito Alan Guedes sancionou a Lei Nº 4832 de 18 de maio, que inclui no calendário de eventos do município, o Abril Laranja, mês de prevenção à crueldade contra os animais, a ser celebrado anualmente no mês de abril. A proposta do vereador e presidente da Câmara Municipal, Laudir Munaretto, foi aprovada na Casa de Leis e assinada durante a Expoagro.

“Ações de conscientização, como o Abril Laranja, são importantes para que a população contribua para a proteção dos animais e, consequentemente, também garantir o bem estar dos animais contra os maus tratos”, defende o prefeito Alan Guedes.

“Abril Laranja é o nome que se dá a esse período em que se busca a conscientização das pessoas sobre maus tratos praticados contra os animais”, reforça Laudir.

Ainda de acordo com a lei, durante o período, sempre que possível, as edificações públicas municipais serão iluminadas com à cor laranja. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

No Brasil, os maus tratos contra os animais é crime previsto em lei. A pena pode chegar a até cinco anos de prisão, pagamento de multa, e inclusão do nome do infrator no registro de antecedentes criminais. Quem comete crueldade contra os animais pode ser preso em flagrante pela autoridade policial.

Para denunciar casos do tipo, basta comparecer a qualquer delegacia de polícia com pelo menos uma prova — que podem ser vídeos e fotos feitos com o aparelho celular.

Fonte: Assecom

Projeto cultural exibirá filmes e desenhos ao ar livre em Campo Grande

Entre os dias 23 a 26 de maio, moradores de Campo Grande poderão apreciar o cinema aberto do projeto itinerante Cine Rodas, instalado em uma carreta com mais de 20 metros. O projeto cultural de classificação livre apresenta filmes e desenhos baseados em temas como inclusão social, sustentabilidade, meio ambiente e tolerância.

No período da tarde acontecem as oficinas de stop motion e as oficinas temáticas com os bolsistas do Programa Cidadania Viva, nas tendas do Mundo Lúdico e Pontes para Cidadania; Mundo dos 17 ODS e Prosa Cidadã e Mundo das Imagens e Vozes Cidadãs, e a partir das 18h30 às sessões gratuitas de cinema.

O Secretário-adjunto de Cidadania e Cultura, Eduardo Romero, destacou a importância do projeto que visa a possibilidade de discutir a cidadania e a participação social.

“A vantagem e proposta desse projeto é primeiro democratizar o acesso à cultura e oportunizar o acesso a todos, porque é o cinema chegando em um bairro bem numeroso, como é a região do Aero Rancho e depois oportunizando gratuitamente que as pessoas possam fazer oficinas, que elas possam assistir a filmes e que elas possam interagir nessa retomada da vida em grupo que a pandemia nos isolou por tanto tempo. Então para nós é um privilégio, é uma honra ter essa parceria, junto com os organizadores do Cine Rodas. Essa experiência sem sombra de dúvidas será um grande divisor, tanto para a comunidade do Aero Rancho, da região, quanto para toda Campo Grande, quanto para as políticas públicas de cidadania e cultura”, pontua.

O primeiro filme a ser exibido na segunda-feira (23), será “A Dama do Rasqueado”, da cineasta sul-mato-grossense e coordenadora do Museu da Imagem e do Som da Fundação de Cultura, Marinete Pinheiro.

Além das sessões de cinema, para as crianças, ainda haverá atividades interativas enquanto aguardam a sessão. Entre elas, livros para colorir, totens de pintura virtual, cruzadinha da prevenção – com o monitoramento de educadores.

“Somos grandes amantes e consumidores de arte. Levar arte e cultura, assim como poder despertar interesse das pessoas pelo processo de criação, é o que nos inspira em todos os nossos projetos”, ressalta Sueli Parisi, produtora responsável pelo projeto Cine Rodas.

Fonte: Portal do MS

PANTANAL: Velho do Rio salvará Muda de tentativa de estupro

Muda (Bella Campos) vai passar por uma situação de risco, nos próximos capítulos de Pantanal. Nos arredores da tapera de Juma (Alanis Guillen), a moça irá se encontrar com Levi (Leandro Lima), que dará investidas nela.

Assim que ele a beijar, Muda começará a afastá-lo e vai deixar claro que não quer nada naquele momento.

“Ocê não disse que queria só conversar?”, pergunta ela.

“(…) Agora que começamos, vamos até o fim”, determina ele, contra a vontade dela.

“Eu disse que não quero!”, grita Muda, se debatendo, tentando se livrar dele.

Os dois caem no chão e ele rola para cima dela, a imobilizando. “Você não tem que querer”, diz o peão.

Nesse momento, com Muda prestes a ser estuprada, os dois são surpreendidos pelo Velho do Rio (Osmar Prado) e Levi é empurrado de cima dela. “Pega suas coisas e some daqui!”, ordena o Velho.

Fonte: G Show

Com pedido de Neno Razuk, Reinaldo garante que duplicação da Coronel Ponciano será iniciada em breve

“A obra de duplicação da Coronel Ponciano será feita”. Isso é o que garantiu o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) durante agenda nesta quarta-feira (18) em Dourados. O deputado estadual Neno Razuk (PL) pontuou o esforço que está sendo feito pelo governo do Estado em concluir a obra.

“Como são várias obras acontecendo no Estado todo, mais a retomada da economia como um todo depois da pandemia falta até empresas para atender a demanda e com isso o governador Reinaldo garantiu que as obras vão ter início ainda neste ano. O projeto técnico foi lançado em 2019 pela prefeita Délia Razuk.

O processo para contratação iniciou em 2021 após pedidos enviados à Seinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura). “A revitalização asfáltica da Rua Coronel Ponciano, em Dourados é a realização de um sonho para os douradenses. O projeto, que já está em fase licitatória e tem um investimento previsto de R$18 milhões”, pontuou o deputado sobre as projeções das obras.

A solicitação feita por meio de indicação do parlamentar pediu também pela duplicação da via desde Cemitério Municipal Santo Antônio de Pádua ao distrito industrial de Dourados, além da construção de um viaduto que cruza o trecho, substituindo o trevo da DOF (Departamento de Operações de Fronteira) que dá acesso a BR-163.

Fonte: Assessoria

Lei de Marçal Filho institui a Semana da Conscientização sobre a Esquizofrenia

De autoria do deputado Marçal Filho (PP), foi sancionada nesta terça-feira (17) a Lei 5.881 que institui em Mato Grosso do Sul, a Semana Estadual da Conscientização sobre a Esquizofrenia. A nova norma foi publicada no Diário Oficial do Estado.

A Semana Estadual foi incluída no anexo do Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso do Sul. Anualmente, na semana em que se inserir o dia 24 de maio, deverão ser desenvolvidas ações para a conscientização da população sobre a esquizofrenia, por meio de procedimentos informativos, educativos, palestras, audiências públicas, seminários, conferências e a produção de material explicativo.

A lei estabelece os seguintes objetivos da Semana Estadual: orientar a população, por meio de profissionais qualificados, sobre a esquizofrenia, suas causas, diagnóstico, fatores desencadeantes e cuidados; conscientizar da importância de procurar o médico para realizar o diagnóstico e o tratamento dos pacientes; divulgar as características do distúrbio, sinais e sintomas pré-mórbidos, que são a depressão, delírios, alucinações, pensamentos desorganizados, comportamento inquieto, irado ou agitado sem motivação, entre outras; combater o preconceito e esclarecer quanto à necessidade de acompanhamento médico permanente.

A esquizofrenia é um dos principais transtornos mentais e acomete 1% da população em idade jovem, entre os 15 e os 35 anos de idade. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é a terceira causa de perda da qualidade de vida entre os 15 e 44 anos, considerando-se todas as doenças. Embora não exista cura para a esquizofrenia, muitas pessoas com essa doença podem levar uma vida produtiva e satisfatória com tratamento adequado.

Para Marçal Filho, além dos desafios causados pelas características próprias da doença, há a necessidade de se superar as barreiras da discriminação no meio social. A sociedade precisa saber que o tratamento envolve medicamentos, psicoterapia, terapias ocupacionais e a conscientização da família, que absorve a maior parte das tensões geradas pela doença.

Fonte: Assessoria

Alan Guedes recebe novo coordenador da Defesa Civil de Dourados

O Prefeito Alan Guedes recebeu nesta segunda-feira (16), o novo coordenador da Defesa Civil de Dourados, o guarda municipal Rodrigo Vitorino da Cruz. Ele foi nomeado no Diário Oficial do dia 11 de maio.

“Nossa expectativa é melhorar a estrutura da defesa civil para melhor atender a população”, afirmou Alan Guedes.

Rodrigo é formado em administração pelo UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), pós-graduado em gestão de pessoas pela Unigran e em gestão de segurança pública pelo IPeMiG (Instituto Pedagógico de Minas Gerais).

“Sou guarda municipal e estou na defesa civil a aproximadamente 15 meses. Nossa proposta é desenvolver o projeto de qualificação para os colaboradores da defesa civil bem como para o corpo de voluntários que sempre apoiam as ações da Defesa Civil”, ressalta o coordenador.

Fonte: Assecom

Zé Neto da dupla com Cristiano ataca Anitta em show e famosos reagem: “Late mais alto”

Na noite da última sexta-feira (12), um vídeo de Zé Neto, da dupla com Cristiano, viralizou na internet. No registro feito durante um show, em Sorrisos, no Mato Grosso, o cantor falou sobre s Lei Rouanet e jogou supostas indiretas para a cantora Anitta.

“Nós somos artistas e não dependemos de Lei Rouanet, nosso cachê quem paga é o povo. A gente não precisa fazer tatuagem no ‘C*’ para mostrar se a gente está bem ou não. A gente simplesmente vem aqui e canta e o Brasil inteiro canta com a gente”, declarou.

Após a repercussão, alguns famosos saíram em defesa da artista. A humorista Gkay, amiga íntima da cantora, deixou uma mensagem em seu Twitter: “late mais alto que de onde a ANITTA tá ela não escuta more”.

O youtuber Felipe Netto também se pronunciou sobre a fala de Zé Neto: “disse o cara que precisa atacar a colega de profissão para ser notado”.

Fonte: MSN

Ao lado de Riedel e Tereza Cristina, Neno Razuk ouve demandas de Naviraí e apresenta resultados

O deputado estadual Neno Razuk (PL) participou de agenda juntamente com o ex-secretário Eduardo Riedel (PSDB) e  a ex-ministra e deputada federal Tereza Cristina na região de Naviraí. O vice-prefeito de Naviraí também participou do encontro onde foram apresentadas demandas da população local, além de um “bate papo” sobre o cenário atual em Mato Grosso do Sul.

“Podemos chegar nos locais hoje e apresentar resultados de um trabalho que fortaleceu o municipalismo em nosso Estado e que fez com que todos os municípios se desenvolvessem em todas as regiões”, destacou Neno Razuk que também apresentou as proposições feitas pelo município de Naviraí.

O parlamentar ainda destacou a importância que Naviraí tem na região. “Aqui é o nosso ‘corredor do Mercosul’, cidade com o traçado urbano mais elogiado do Mato Grosso do Sul e que muito nos honra em estar aqui, mais uma vez. Sempre somos bem recebidos e acolhidos por nossa gente. E para fortalecer o municipalismo, nosso mandato também participa do progresso e desenvolvimento de Naviraí. Já enviamos mais de R $130 mil em emendas parlamentares fundo a fundo para o município com investimentos na área social sendo emenda de R $50 mil para compra de equipamentos para a Patrulha Mirim, emendas para investimentos em saúde da população”, pontuou.

“Apresentamos resultados especialmente em infraestrutura onde sempre contamos com o apoio de primeira hora do Riedel, que quando esteve à frente da pasta sempre nos atendeu com respostas positivas e muito trabalho para a população naviraiense. São pedidos da população como academia ao ar livre, obras de acostamento na MS-141 que é uma importante via até Angélica, e as demandas que são apresentadas toda semana e que em trabalho conjunto com Governo do Estado viabilizamos e tornamos realidade”, enumerou.

O vice-prefeito Márcio Araguaia agradeceu o trabalho desenvolvido que segundo ele “acontece desde o primeiro dia de mandato, isso mostra que nossa Capital do Cone-sul está bem representada e continuará sendo bem cuidada por todos nós, em especial pelo povo”, afirmou.

Fonte: Assessoria

Neno Razuk parabeniza Douradina e destaca ações feitas pelo município que completa 39 anos

Nesta quinta-feira, 12 de maio, o município de Douradina completa 39 anos de emancipação e o deputado estadual Neno Razuk (PL) fez questão de parabenizar os moradores e moradoras que tanto lutam para fortalecer o municipalismo e as lideranças locais.

“Douradina tem uma ligação muito forte com Dourados, que é a cidade do meu coração. Uma cidade que foi fundada em 20 de dezembro de 1956 por bravos homens que além de fundadores tinham terras na região que eram pertencentes ao núcleo colonial de Dourados, fazendo ali um novo povoado e depois a cidade”, contou Neno sobre o município.

E para atender as demandas da população local o deputado já enviou diversas proposições para o município. “As demandas enviadas já foram inclusive atendidas, que foram indicações trazidas pelos líderes populares tais como serviços de patrolamento e cascalhamento da rodovia MS-379 que corresponde ao trecho Gumercindo Pimenta dos Reis, além da pavimentação na rodovia MS-470 no trecho entre o município de Douradina até a Rodovia BR-163.

Todos pedidos atendidos e sempre que preciso estamos de portas abertas para receber as solicitações”, destacou.

Fonte: Assessoria

Deputados aprovam projeto de Marçal que institui Semana da Cidadania em escolas de MS

Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) aprovaram nesta quarta-feira (11), o Projeto de Lei 03/2022, de autoria do deputado Marçal Filho (PP), que cria a “Semana da Cidadania”, a ser realizada, anualmente, na primeira semana do mês de outubro, com palestras sobre cidadania, educação financeira e defesa do consumidor, nas escolas públicas e privadas do Estado. A matéria volta ao plenário para a análise em segunda discussão.

“Cidadania, Educação Financeira e Direitos do Consumidor são temas extremamente importantes que deveriam fazer parte do currículo das escolas públicas e privadas do Estado. Eu apresentei o projeto para que a Educação Financeira fizesse parte do currículo das escolas. Em relação ao exercício da cidadania, nós tínhamos antigamente a Educação Moral e Cívica [EMC] e Organização Social e Política Brasileira [OSPB], e esses valores foram deixados de lado, isso precisa ser resgatado”, destacou Marçal Filho durante apresentação da matéria.

Conforme o projeto, a Semana da Cidadania pode ser desenvolvida, preferencialmente, para os alunos do Ensino Médio. Caberia ao Poder Executivo promover convênios ou parcerias com outros entes públicos ou privados, entidades de classe, bem como designar servidores de órgãos ou autarquias para a organização e coordenação da Semana da Cidadania.

A proposta do projeto é a de que a temática da cidadania possa ser trabalhada nas escolas com abordagem teórica e prática, baseado em experiências já desenvolvidas na sociedade, como forma de envolver os alunos como protagonistas. Entre os assuntos propostos para serem trabalhados estão a formação de rodas de conversa, a criação de ações solidárias, projetos socioambientais, e estudo de casos de exemplos nas comunidades escolares.

Foto: Assessoria

Fabio Luis pede remoção de árvores em degeneração na Hayel Bon Faker

O vereador Fabio Luis (Republicanos) solicitou ao IMAM (Instituto de Meio Ambiente) a supressão de árvores em estado de degeneração na Avenida Hayel Bon Faker. O parlamentar pede para que seja utilizado o contrato emergencial do celebrado para remoção de árvores condenadas.

De acordo com o vereador, após a revitalização da avenida em obra empenhada e executada pelo Governo do Estado, algumas árvores tiveram suas raízes cortadas para melhorias no canteiro central, e outras estão secas em evidente estado de degradação. Populares que residem e empreendem na região, temem a queda e os transtornos provenientes da negligência do Poder Público.

Dourados tem histórico de queda de árvores, especialmente em dias de chuva intensa. No temporal mais recente, mais de cem quedas foram registradas, causando transtorno de iluminação e bloqueio de avenidas de grande fluxo de veículos.

O PDAU (Plano Diretor de Arborização Urbana) desenvolvido em 2019, estima que Dourados tenha mais de 300 árvores condenadas no perímetro urbano, com necessidade de intervenção do poder público.

O contrato emergencial celebrado pelo IMAM neste ano, com a empresa responsável pela supressão preventiva dessas árvores, também contempla a limpeza e o recolhimento de galhos e troncos em caso de quedas provocadas durante tempestades.

FALE COM O VEREADOR

Fabio Luis possui canal de comunicação direta com o cidadão através do WhatsApp. Demandas dos bairros, denúncias ou sugestões de projetos podem ser encaminhadas ao 679 8472-0010.

Árvores condenadas devem ser removidas, defende vereador (Foto: Assessoria)

Fonte: Assessoria

Mostra de Cinema Brasileiro Contemporâneo no MIS exibe o filme “Mataram meu irmão”

Será realizada no próximo dia 11 de maio (quarta-feira), às 19h, em formato presencial, a Mostra de Cinema Brasileiro Contemporâneo, projeto realizado numa parceria entre o Museu da Imagem e Som (MIS), unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) e o Curso de Audiovisual da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Aberto gratuitamente ao público, o evento acontece na Sala de Cinema do MIS. Será exibido o filme “Mataram meu irmão” (2013), de Cristiano Burlan. A classificação indicativa é de 12 anos.

Após a exibição do filme, acontece um debate mediado pelos professores Julio Bezerra e Vitor Zan, do curso de Audiovisual da UFMS. A intenção é propor uma análise técnica das obras dentro de uma linguagem acessível para a sociedade.

Fiel à sua missão de preservar e educar para o futuro, o MIS segue oferecendo à comunidade uma programação diversificada que compreende palestras, oficinas, cursos, seminários, mostras de cinema e exposições. “O MIS é uma unidade da FCMS que tem um papel importante na difusão e formação a partir do cinema, então contribuímos e colaboramos para que ações como essa sejam efetivadas e alcance o maior público possível. ”, destaca Pinheiro, revelando a importância do Museu da Imagem e Som na integração entre cinema e a sociedade nesta nova parceria.

O curso de audiovisual da UFMS tem investido em projetos de extensão, no sentido de beneficiar a formação cinematográfica dos acadêmicos e despertar o interesse de pessoas de fora da universidade para o curso. Segundo o professor Julio Bezerra, a parceria do MIS com a Mostra de Cinema Brasileiro Contemporâneo iniciou a partir de um incômodo. “Os nossos alunos não têm contato com o que de melhor o nosso cinema tem feito hoje. Os filmes não chegam por aqui. E, na minha opinião, é da maior importância que eles tenham esse acesso ao que é contemporâneo a eles”, explica o professor.

Para Marinete Pinheiro, coordenadora do MIS-MS, a Mostra de Cinema Brasileiro Contemporâneo é uma iniciativa que permite a formação de público local para o cinema nacional. “Acessar o cinema que está sendo produzido no Brasil, no momento, é uma necessidade para a construção fílmica local e um processo fundamental para os estudantes”, destacou.

O filme “Mataram meu irmão”, que vai ser exibido na próxima quarta-feira, reconstitui os detalhes da morte do irmão do cineasta e diretor do filme,Rafael Burlan da Silva, ocorrida há 12 anos. O cineasta Cristiano Burlan lança-se em uma jornada pessoal que conduz ao coração de um círculo de violência em torno dos bairros da periferia paulistana.

O Museu da Imagem e Som de MS (MIS -MS) fica em Campo Grande,  na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar. Mais informações podem ser obtidas no telefone 3316-9178.

Fonte: Portal do MS

Marçal entrega ambulância semi-UTI para Nova Andradina

O deputado estadual Marçal Filho (PP) entregou nesta segunda-feira (9) em Nova Andradina uma ambulância semi-UTI. O veículo era uma reivindicação da Secretaria de Saúde do município para transportar pacientes a hospitais com maior suporte da região.

O prefeito Gilberto Garcia destacou a parceria do deputado Marçal com Nova Andradina. “Os políticos comprometidos não se lembram da população apenas quando precisam dele ou na hora da eleição. Eles estabelecem parcerias, viabilizam recursos, articulam melhorias e trabalham em benefício da população. Isso é fundamental para o desenvolvimento do município”, disse o prefeito ao agradecer a parceria de Marçal durante solenidade de entrega da ambulância.

Nova Andradina foi contemplada com dois semi-UTI, sendo um com recursos destinados por Marçal e contrapartida do município e outro com recurso dos vereadores e também contrapartida da administração municipal. O investimento total na aquisição dos veículos foi de R$ 577.473,10.

Parceiro de Nova Andradina, Marçal Filho diz que a administração de Gilberto Garcia é segura quanto à destinação de recursos. “Aquilo que colocamos no papel, se transforma em realidade e hoje estamos aqui, entregando a ambulância, que ajudará a salvar muitas vidas”, disse o parlamentar.

O último investimento de Marçal no município ocorreu em 2020 com a inauguração do Centro de Convenções Silvio Ubaldino de Souza, que conta dois grandes anfiteatros, amplo hall de entrada e moderno salão de exposições e convivência. Com de 2.012,00 m² de área construída, o espaço multiuso oportuniza a realização de grandes eventos e realização de palestras, workshop, audiências públicas e trabalhos culturais como dança, música, artes cênicas.

Marçal Filho já garantiu para Nova Andradina inúmeras obras, como construção de creche e do centro da Juventude e de Atendimento à Criança e ao Adolescente, drenagem de águas pluviais nas ruas Felinto Muller, Rio Brilhante e André Loyer, além de patrulha mecanizada para o assentamento Teijin.

Fonte: Assessoria

Silvio Santos detona Celso Portiolli após atitude no SBT: “Ridículo”

Silvio Santos reprovou uma atitude chamativa de Celso Portiolli no SBT. Durante seu programa deste domingo (08), o comunicador questionou um episódio protagonizado por seu contratado e detonou.

Desde que voltou ao dominical após retornar das férias nos Estados Unidos, Silvio está participando do Jogo das Três Pistas como convidado. O quadro tem sido apresentado por Patricia Abravanel e a cada semana recebe um artista do SBT para disputar o game com o patrão.

O convidado da semana foi Portiolli. Durante a participação, o apresentador acabou sendo questionado pelo dono do baú por conta de um ocorrido no Domingo Legal.

Ocorrido no SBT

Na semana anterior, Portiolli chegou a apresentar o Domingo Legal de roupão e fez rápidas aparições de cueca. Isso aconteceu por causa de uma promessa feita à dupla Simone e Simaria, que participou da atração na ocasião. Silvio, então, questionou a atitude do contratado.

“Precisa um apresentador de televisão de cueca ou de calção durante um programa? Não, não precisa! Isso é apelação. Por algum acaso, você que o pessoal mande cartas para você?”, soltou o dono do SBT, bem-humorado.

Após a bronca, Portiolli tentou se explicar. Ele contou que sua atitude aconteceu por fazer uma aposta de que se Simone e Simaria fossem ao Domingo Legal ele apresentaria o programa apenas de sunga.

“Eu vou explicar! Aquilo ali foi uma promessa… Eu fiz uma brincadeira que acabou virando uma aposta. Eu falei que, se a produção trouxesse Simone e Simaria, eu apresentaria o programa de sunga. Eu nunca imaginei que elas viriam, mas elas vieram! Daí eu tive que ficar de cueca”, argumentou.

Silvio Santos questiona Portiolli

No entanto, Silvio não aceitou muito bem a justificativa. O comunicador então decidiu questionar o titular do Domingo Legal. “Mas você tem essa preferência pela dupla por qual razão?”, perguntou ele.

“Elas estão estouradas em todo o Brasil e quando a dupla está muito estourada, tendo muitos shows, não vem em um programa com muita facilidade. Daí, a produção conseguiu só porque eu falei e eu tive que pagar a promessa. Eu morro de vergonha de mostrar essas perninhas finas aí, mas eu tive que mostrá-las”, se explicou Portiolli.

Para encerrar o assunto, Silvio detonou o contratado. “Você não pode ter vergonha porque você é um rapaz bem abençoado, ficando bem em qualquer posição, mas isso é ridículo. É ridículo um apresentador de televisão aparecer dessa forma“, soltou ele.

Fonte: Terra

ARTE NA PRAÇA: “A vida nos traz presentes inesperados” será apresentado domingo, com entrada gratuita

No próximo domingo, dia 15/05, o Núcleo Cena Viva (Dourados/MS) apresenta o espetáculo “A vida nos traz presentes inesperados” às 19h, no Teatro da Praça da Juventude (Rua Costa Rica, 2-108 – Parque das Nações, Dourados). O trabalho compõe a programação do Projeto de Extensão “Arte na Praça”, promovido pela UFGD. A entrada é gratuita e sujeita à lotação do espaço (60 lugares).

O espetáculo é inspirado nas propostas artísticas do teatro de objetos, uma vertente do teatro contemporâneo cuja principal característica é trazer para a cena objetos comuns do cotidiano, transformando-os em figuras poéticas. O grupo de artistas construiu o trabalho a partir da situação de uma mulher comum, que recebe um presente de seu marido. A imagem desse presente conecta memórias, imaginários, sonhos e alucinações e evoca temas como a violência doméstica, a opressão, o machismo, a passagem do tempo no ambiente privado, as frustrações e a solidão da personagem. O Núcleo Cena Viva atua em Dourados/MS desde 2009 e é formado pelos artistas Vânia Marques e José Parente, que também é professor e pesquisador do curso de Artes Cênicas da UFGD.

O Projeto de Extensão “Arte na Praça” iniciou suas atividades em março, no bairro Parque das Nações, as quais contemplam mostra de espetáculos, rodas de conversa e oficinas artísticas, estas últimas voltadas para mulheres jovens e adultas e para crianças. “A vida nos traz presentes inesperados” é o terceiro espetáculo apresentado de forma gratuita na Praça da Juventude, e para o primeiro semestre ainda está previsto o espetáculo “A pior palhaça do mundo”, no dia 05 de junho, às 17h.

Ainda há vagas para as oficinas artísticas, que são voltadas para mulheres e para crianças, e acontecem todas as quintas-feiras, às 14h30. As oficinas são simultâneas para que mulheres que cuidam de crianças possam participar, deixando suas crianças também numa atividade. Nas oficinas, o foco é a iniciação teatral e também serão promovidas rodas de conversa sobre vários temas. Para as crianças, atividades artísticas e de recreação.

O Projeto é uma realização da UFGD e tem como parceiros a Secretaria Municipal de Cultura de Dourados e os grupos artísticos: Coletivo Clandestino, Núcleo Teatral Isadora, Núcleo Cena Viva e Orendive Teatro Intercultural. Mais informações: artenapracaufgd@gmail.com.

Oficinas para mulheres e oficinas para crianças:

Todas as quintas-feiras, às 14h30, na Praça da Juventude. Participação gratuita.

Espetáculo: A Vida Nos Traz Presentes Inesperados.

Domingo, dia 15/05 – 19h

Teatro da Praça da Juventude.

Entrada gratuita.

Sinopse: Uma mulher comum, anônima, igual a tantas outras, em um espaço praticamente vazio. No dia do seu aniversário de casamento, ela recebe um presente inusitado de seu marido. Sozinha em cena, ela faz um balanço de sua vida enquanto abre o pacote. A partir daí, memória, imaginação, sonhos e alucinações se misturam em uma narrativa não linear, para refletir sobre a condição feminina na sociedade atual. O que é ser mulher no mundo de hoje? Violência doméstica, opressão, machismo, frustrações, solidão e ausência de perspectivas são alguns dos temas visitados pela montagem, que não tem respostas prontas e tampouco apresenta soluções fáceis, mas procura sensibilizar o público em relação a estes temas tão urgentes e preocupantes nos tempos atuais

Produção: Núcleo Cena Viva (Dourados-MS) | Atuação: Vânia Marques | Direção: José Parente | Criação, dramaturgia, figurino e objetos: Vânia Marques e José Parente | Iluminação: Gil Esper | Operação de luz e som: Rodrigo Bento e Bruno Augusto | Fotos: Bruno Augusto e Raique Moura | Edição de vídeo: Cadu Modesto

Fonte: Assessoria UFGD