segunda-feira, 22 de junho de 2026

Neno Razuk solicita construção de ciclovia na MS-289 em Amambai

Para atender as solicitações de mobilidade urbana e também das associações de ciclistas de Amambai o deputado estadual Neno Razuk (sem partido) solicitou ao secretário de Obras Eduardo Riedel e ao governador Reinaldo Azambuja (PSDB) que seja construída a pavimentação da ciclovia no trecho entre Amambai e Juti na rodovia MS-289. A solicitação foi apresentada pela vereadora Janete Córdoba (PSDB) de Amambai.

“Esta foi uma das solicitações que a Associação Trilhas e Milhas e também a Associação de Ciclismo Amambaiense apresentaram junto com a vereadora que é uma grande companheira política na região. Temos certeza que o governador Reinaldo e o secretário Riedel terão um olhar sensível para essa demanda”, destacou Neno lembrando ainda que já há uma tomada de preços para o projeto de execução de pavimentação na MS-289 no trecho próximo também a MS-180 e MS-156 que são rodovias estaduais e estão recebendo aporte de recursos para diversas obras.

“Um pedido que à primeira vista parece simples, mas que  será muito importante para os ciclistas da região e as associações de ciclismo, porque versa tanto sobre esporte quanto sobre mobilidade”, justificou o parlamentar. A vereadora agradeceu ao apoio do deputado e pontuou que a obra vai beneficiar diversas famílias.

“É uma reivindicação dos ciclistas de Amambai e são vários grupos de pedais como o AMG Adventurese, o Pedal de Prata, Bike Girls dentre outros que são formados por apaixonados pelo pedal e seus familiares. Essa é uma das rodovias muito utilizada por todas as categorias desse esporte, são mais de trezentos ciclistas entre profissionais e amadores e muitos outros que tem a bicicleta como único meio de transporte”, afirmou a vereadora.

Fonte: Assessoria

Membros da Academia de Letras do Brasil Seccional Dourados tomam posse dia 9, na Câmara

Os 21 membros fundadores da Academia de Letras do Brasil Seccional Dourados (ALBD) tomarão posse às 19 horas da próxima quarta-feira (09), em solenidade que acontecerá no Plenário Weimar Gonçalves Torres da Câmara Municipal.

Fundada em 24 de novembro de 2021, a ALBD visa incentivar e promover a produção literária, artística e cultural de Dourados e regional de Mato Grosso do Sul, através de seus membros associados, como elementos da cidadania e do desenvolvimento local sustentável, sempre visando o bem-estar social e a qualidade de vida da população.

Desde então, a entidade vem sendo conduzida por uma diretoria provisória com mandato até o final deste ano e tem a seguinte composição: presidente, Odila Schwingel Lange; vice-presidente, Ilson Venâncio; 1ª-secretária, Ilsyane do Rocio Kmitta; 2ª-secretária, Maria de Lourdes da Costa; 1º-tesoureiro, Erminio Guedes dos Santos; e 2º-tesoureiro, Lourdes Lago Stefanelo.

A ALBD será composta por 40 associados efetivos e por até 40 membros correspondentes, nas seguintes definições: serão membros efetivos pessoas físicas, associados fundadores e outros aprovados na associação, ocupando cadeiras de número 1 até 40, todos residentes em Dourados; serão membros correspondentes, pessoas físicas, brasileiras ou estrangeiras, que não residem em Dourados e ocuparão até 40 cadeiras, numeradas de 41 a 80;

Relação de acadêmicos/as, respectivas cadeiras e patronos/patronesses:

·         Odila Schwingel Lange – Cadeira 1 – Patrono: Nicanor Coelho

·         Ilson Venancio – Cadeira 2 – Patrono: Manoel Lourenço Gonçalves

·         Lourdes Lago Stefanello – Cadeira 3 – Patrono: Claudio Xavier

·         Marizete de Souza Lima Basalia – Cadeira 4 – Patronesse: Glorinha de Sá Rosa

·         Zélia Nolasco – Cadeira 5 – Patrono: Ulisses Serra

·         Ermínio Guedes – Cadeira 6 – Patrono: José Carlos Cardoso

·         Suzana Arakaki – Cadeira 7 – Patronesse: Conceição dos Bugres

·         Ilsyane do Rocio Kmitta – Cadeira 8 – Patronesse: Helena Meireles

·         Denise Caramori – Cadeira 9 – Patrono: Manoel de Barros

·         Maria de Lourdes da Costa – Cadeira 10 – Patronesse: Marta Guarani

·         André Martins Barbosa – Cadeira 11 – Patrono: Hélio Serejo

·         José Henrique Marques – Cadeira 12 – Patrono: Wilson Valentin Biasotto

·         Fernando de Castro Além – Cadeira 13 – Patrono: José Geraldo Rodrigues (Zé Pretin)

·         Enéas Ferreira Lima – Cadeira 14 – Patronesse: Ruth Hellmann

·         Leonardo Ferreira Mendes – Cadeira 15 – Patrono: Geraldo Roca

·         Jorge Luiz Baldasso – Cadeira 16 – Patrono: José Alberto Vasconcellos

·         Moisés Crestani – Cadeira 17 – Patrono: Elpídio Reis

·         Lucio Flávio Joichi Sunakozawa – Cadeira 18 – Patrono:  Luiz Antonio Alvares Gonçalves

·         Janice Linhares – Cadeira 19 – Patronesse: Lidia Baís

·         João Linhares – Cadeira 20 – Patronesse: Maria do Barro

·         Margarida Stefane Pedroso – Cadeira 21 – Patronesse: Flora Egídio Thomé

O evento tem apoio da Câmara Municipal de Dourados, da 2mil Marketing Digital e da imprensa local e regional.

Fonte: Assessoria               

Dos 24 deputados estaduais, Marçal Filho é considerado o 2º mais atuante do MS

Pesquisa do Instituto Ranking Brasil apurou que o deputado estadual Marçal Filho (PSDB) é considerado pela população sul-mato-grossense o segundo mais atuante entre os 24 parlamentares que compõem a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

O levantamento foi elaborado a partir de 3 mil entrevistas com pessoas maiores de 16 anos em 30 municípios de Mato Grosso do Sul entre os dias 21 e 26 de fevereiro de 2022.

Registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob os números MS-01590/2022 e BR-05274/2022, essa pesquisa tem 95% de índice de confiança e a margem de erro máxima estimada de 1.8 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Além disso, os pesquisadores apuraram a avaliação do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), aprovado por 65.20% dos entrevistados e desaprovado por 32.80%. Outros 2.00% não souberam ou não quiseram responder.

Para 41.50%, o governador de Mato Grosso do Sul é Bom/Ótimo, enquanto 30.40% assinalaram a opção Regular, e 26.10% Ruim/Péssimo. Apenas 2.00% não souberam ou não quiseram responder.

Fonte: Assessoria

Globo erra ao tratar desistentes do ‘BBB’ como descartáveis

Boninho ficou irritado com a desistência de Tiago Abravanel do ‘BBB22’. O cantor e ator era a grande aposta do todo-poderoso diretor. Os dois se tornaram próximos nos bastidores do ‘Show dos Famosos’, do ‘Domingão do Faustão’, em 2018.

Alguém precisa avisá-lo que o botão que ele mesmo criou não está lá como enfeite daquela decoração cafona. É um elemento que passa a influenciar o estado emocional dos participantes e torna tangível a possibilidade de desistir do reality show. Tocou, saiu.

A decepção é compreensível, já que Tiago entrou como um dos favoritos em razão da personalidade dinâmica demonstrada nos palcos e na TV. Mas há uma diferença entre o artista e a pessoa física. Boninho, sua produção e o público descobriram isso tarde demais.

No entanto, nada justifica ‘se vingar’ de Abravanel, como parte da imprensa ventila que a Globo faria. Ele seria impedido de participar de programas da casa. Antes de ser um ex-BBB, Tiago já era um cantor respeitado e um ator com trabalhos no canal.

Impedí-lo de ter visibilidade na emissora seria mesquinho. Já excluir sua imagem da vinheta de abertura faz parte do jogo. Aconteceu com outros desistentes. Uma atitude errada, pois quem pediu para sair também deu alguma contribuição ao reality e não merece ser simplesmente apagado. No fim, a desistência do artista fez bem ao reality. Movimentou a edição prejudicada pela monotonia e a previsibilidade.

Se a produção do ‘BBB’ fosse esperta, levaria Tiago Abravanel para fazer um show em uma festa na casa. Sua presença mexeria com os competidores remanescentes, atrairia mais telespectadores e geraria espaço extra na mídia.

Ao agir com revanchismo, a Globo parece tratar os desistentes como produtos descartáveis ou com validade vencida. Burrice. Deveria explorar suas histórias no ar para conseguir mais audiência. Todo mundo quer saber detalhes do que passa na cabeça de quem abre mão de oportunidade tão sonhada.

Em discurso, Tadeu Schmidt usou a desistência de Tiago Abravanel para enaltecer “a coragem de quem fica” e destacou que a “possibilidade de rejeição, dor, derrota e incompreensão” era “o combinado” com quem topou entrar no programa.

Não está errado, porém, esqueceu de dizer que a motivação de quem sai pode ser mais profunda e pungente do que a gente imagina. Concluir que o neto de Silvio Santos saiu porque é mimado, imaturo e não precisa se sujeitar a nada pelo prêmio reduz a questão. Certamente há mais camadas nessa decisão extrema.

Nas redes sociais, o agora ex-BBB22 foi chamado de covarde, fraco e arregão. O tribunal da internet delira ao julgar e condenar alguém fragilizado. Com sua postura arrogante e excludente, a Globo colabora com essa política do desprezo. Não se trata de defender Tiago, e sim de cobrar uma postura mais solidária da emissora que ganha milhões produzindo esse zoológico humano na TV.

Fonte: Portal Terra

Prefeito Alan recebe lideranças indígenas das aldeias Jaguapiru, Bororó e Panambizinho

O Prefeito Alan Guedes recebeu nesta quinta-feira (24), na prefeitura, representantes das lideranças indígenas das aldeias Jaguapiru, Bororó e Panambizinho para tratar de projetos e demandas para 2022.

Estavam presentes na reunião, o Capitão da aldeia Jaguapiru, Ramão Fernandes; o Capitão da aldeia Bororó, Reinaldo Arevalo; Valdomiro Osvaldo Aquino, da Panambizinho, Leomar Mariano, o Trovão, da Coordenadoria Especial de Assuntos Indígenas (Ceaid) e a líder das Mulheres da aldeia Bororó, Priscila Maciel Duarte Lopes.

“Recebemos as lideranças indígenas para uma importante reunião sobre as demandas das aldeias e os projetos para o ano de 2022. Temos muitos desafios, mas juntos vamos encontrando o caminho para solucionar as necessidades da comunidade das aldeias indígenas”, disse o prefeito.

Dentre as solicitações estão: o patrolamento de algumas vias específicas com o objetivo de ter a volta da linha de transporte público circulando nas aldeias para facilitar o acesso dos trabalhadores e estudantes, que precisam vir para a cidade, e kits com computadores para pontos de atendimento das lideranças .

“Agradecemos ao prefeito Alan por nos receber, nos ouvir e atender as demandas da nossa comunidade. E vamos continuar com esse dialogo para que as próximas demandas continuem sendo apresentadas a nossa liderança”, afirmou Trovão.

Fonte: Assecom

Marçal quer implantação de delegacias de combate a crimes de maus-tratos contra animais em MS

O deputado estadual Marçal Filho (PSDB), solicitou ao governo do estado, a implantação de delegacia de combate a crimes de maus-tratos contra animais nos municípios mais populosos de Mato Grosso do Sul. A iniciativa vai ao encontro dos anseios da população, que tem visto este tipo de infração crescer nos últimos anos.

O caso mais recente chocou os moradores de Dourados. Na manhã da última segunda-feira (21), o Serviço de Investigação Geral (SIG), da Polícia Civil, deteve um jovem de 18 anos, acusado de espancar com chutes, pisar, arrastar, rodar e jogar um gato para cima até a morte do animal. O caso aconteceu no bairro Jardim Europa e foi filmado. A crueldade do ato cometido pelo detido causou grande comoção.

“A implantação de delegacias com esta finalidade é fundamental, pois amplia as condições para fiscalizar e condenar atos deste tipo cometidos contra animais”, defende Marçal.

As punições para pessoas que cometem maus-tratos contra animais está prevista na Lei de Crimes Ambientais, que prevê para quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, pena de detenção, que varia entre três meses a um ano, além de multa.

“Precisamos criar mecanismos para que ações de maus-tratos de animais sejam severamente punidas e a implantação de delegacias de combate a crimes de maus-tratos contra animais nos municípios mais populosos de Mato Grosso do Sul é um grande passo para que os agressores sejam punidos”, finalizou Marçal Filho.

Fonte: Assessoria 

Liandra solicita melhorias no trânsito próximo à UPA

Em reunião com a diretora da Agetran, Mariana de Souza, a vereadora Liandra (PTB) solicitou diversas melhorias no trânsito próximo ao acesso da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), como pintura de faixa de pedestres, implantação de placas de sinalização vertical e demarcação de entrada de ambulâncias.

De acordo com a vereadora, o pedido visa ordenar o trânsito de veículos visando oferecer maior segurança aos usuários, facilitando o acesso de viaturas de ambulâncias que buscam atendimento diariamente no local. “Em alguns pontos é necessário que sejam feitos adequações exigidas inclusive para uma melhor qualificação desta importante unidade”, reforçou.

Já em indicação ao prefeito Alan Guedes (PP) e ao secretário municipal de Saúde, Wadno Lucena, a vereadora solicita estudos visando a atualização do cadastro de pacientes do município nos sistemas SISREG e CORE.

No documento encaminhado durante sessão desta segunda-feira (23), relata a dificuldade no contato aos pacientes que aguardam atendimento na Saúde pelo fato de muitos usuários mudarem de endereço e não comunicarem às unidades básicas de saúde. “Recentemente 33 pacientes não foram localizados para o devido procedimento, e desta forma solicito que sejam realizados periodicamente a atualização dos cadastros dos pacientes nos sistemas SISREG e CORE, para que reduzam esse quadro de ocorrências e se possa melhor aproveitar os agendamentos de consultas e exames”, justifica o pedido.

Fonte: Assessoria 

BBB22: Web repercute paredão: “ninguém sabe combinar voto”

Mais um paredão está formado no BBB22! Brunna Gonçalves, Gustavo e Paulo André estão na quinta berlinda do reality show após uma votação diferente.

Os participantes foram separados em grupos, e precisavam indicar, em consenso, um brother ou uma sister de um dos outros dois grupos. Antes disso, Arthur Aguiar, que venceu a prova do anjo, imunizou Natália.

Já o líder, Lucas, indicou Brunna para a berlinda. Gustavo, que entrou no programa através da Casa de Vidro, foi parar no paredão após a dançarina atender ao Big Fone na última sexta-feira, 18.

Os grupos foram:

Lollipop: Laís, Jade, Eliezer, Larissa, Brunna, Eslovênia. Eles votaram em Jessilane.

Grunge: Paulo André, Arthur Aguiar, Pedro Scooby, Douglas Silva e Gustavo. Eles votaram em Eliezer.

Confessionário: Linn da Quebrada, Jessilane, Natália e Tiago Abravanel. Eles votaram em Paulo André.

Prova Bate e Volta

Eliezer, Gustavo, Jessi e Paulo André disputaram a prova Bate e Volta. Para escapar do paredão, os brothers precisavam encontrar alguns itens da marca patrocinadora, assim que encontrassem, eles avançavam de fase.

Os dois primeiros participantes que achassem os três itens estava livre da berlinda. Após algumas rodadas, Eliezer e Jessi encontraram as peças e se livraram do paredão. Assim, Brunna, Gustavo e Paulo André estão na berlinda e disputam a preferência do público para seguirem no programa.

Repercussão do paredão

A formação do quinto paredão do BBB22 repercutiu na web. Muitos internautas ficaram inconformados com as escolhas dos participantes, principalmente do quarto Grunge e do Confessionário, que tiveram a chance de mandar Laís para a berlinda, mas preferiram votar em outra pessoa.

Os meninos do quarto Grunge ficaram entre Laís e Eliezer, e após muita discussão, preferiram votar no brother. Já os participantes que estavam no confessionário ficaram entre a médica e Paulo André.

Jessi, que durante a conversa do grupo afirmou preferir votar no atleta, foi criticada por “proteger” o quarto que a mandou para a berlinda.

Fonte: MSN

Deputado Neno Razuk e vereadora Liandra solicitam recursos para construção de escola em Dourados

O deputado estadual Neno Razuk (PTB) junto com a vereadora Liandra (PTB), de Dourados, enviou uma indicação ao governador do Estado Reinaldo Azambuja, com cópia à secretária de Estado de Educação, Maria Cecília Amendola da Motta, solicitando a construção de uma nova escola próximo a região do Jardim Canaã 3, em Dourados.

Com necessidades de atender demandas reprimidas, Neno Razuk solicitou recursos para construção de mais uma unidade de ensino, sendo que a mesma atenderá a 7 bairros do município: conjunto habitacional Izidro Pedroso, Jardim Flamboyant, Terra Roxa, Parque dos Coqueiros, Canaã III, Jardim Água Boa e Jardim Santo André, tendo em vista que é um investimento na educação.

” A escola é de suma importância para a população, atenderá a famílias, trará conforto às crianças da região, suprirá a falta de vagas existente nessas localidades e fortalecerá o que mais prezo, o municipalismo” ressalta o parlamentar.

Vale lembrar que atender a pedidos e buscar melhorias para a região conforme a necessidade, fortalece o municipalismo e  faz parte do trabalho em conjunto com o Governo do Estado e liderança locais.

Fonte: Assessoria

Marçal cobra aquisição de unidade móvel odontológica em Dourados

O deputado estadual Marçal Filho (PSDB) cobra da prefeitura de Dourados a compra de unidade móvel odontológica. O deputado encaminhou recurso de R$ 330 mil para aquisição de automóvel equipado, mas até agora a administração municipal não adquiriu o veículo.

O recurso contempla emendas da Assembleia Legislativa de 2020. Naquele mesmo ano, Marçal destinou recursos para escolas municipais e estaduais e todas já foram utilizadas – a maioria para reforma ou aquisição de bens materiais, como computadores, ares-condicionados e mobílias.

Como o recurso para compra do consultório odontológico móvel foi encaminhado à prefeitura, cabe exclusivamente à gestão municipal adquirir o veículo para atender a população.

O consultório móvel tem como proposta facilitar e ampliar o acesso dos douradenses ao tratamento odontológico gratuito por meio do SUS (Sistema Único de Saúde), principalmente da população que está mais distante de postos de saúde.

“A aquisição deste veículo permite descentralizar a assistência à saúde e dar atendimento à população dentro da região onde as pessoas moram. Trata-se de uma medida estratégica para garantir o acesso aos serviços da rede pública pela população”, destaca Marçal Filho, que cobra urgência na aquisição do veículo.

Outro recurso também garantido por Marçal, no valor de R$ 150 mil, destinado à prefeitura de Dourados e não utilizado, é a aquisição de um castramóvel para cães e gatos.

Com a proposta de promover o controle populacional dos animais em situação de rua e os que convivem com pessoas de baixa renda, a castração, além de ser importante para combater a reprodução descontrolada, diminui os casos de violência e maus-tratos.

Fonte: Assessoria 

Lei da vereadora Liandra denomina Dora Corrêa Machado prédio do Conselho Tutelar

Projeto de Lei 167/2021 de autoria da vereadora Liandra (PTB), que denomina Dora Corrêa Machado o prédio do Conselho Tutelar de Dourados, foi aprovado por unanimidade pelos vereadores durante a sessão ordinária de segunda-feira (14).

Atuante como servidora municipal, ‘dona Dora’, como era conhecida, foi fundadora da ‘Creche Raio de Sol’, prestando relevantes serviços junto ao Conselho Tutelar no munícipio. Também serviu ao ministério da Igreja Presbiteriana Independente de Londrina, e, em 1985 na IPI de Dourados, onde se destacou em suas ações voluntárias como diaconisa.

Para a vereadora Liandra, a denominação do prédio do Conselho Tutelar reconhece a trajetória de Dora Corrêa Machado, como coordenadora de creche, conselheira tutelar e contadora. “A dona Dora sempre foi muito zelosa, intensa e incansável naquilo que fazia e a comunidade douradense reconhece sua atuação no município de Dourados através desta lei aprovada por todos os colegas vereadores”, considera Liandra.

O Conselho Tutelar de Dourados está localizado na rua João Rosa Góes, 395, centro de Dourados.

Fonte: Assessoria

Mauricio Lemes pede suspensão de multas aplicadas pela empresa de parquímetro

O vereador Mauricio Lemes, do PSB, está pleiteando junto à Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) a suspensão das multas lançadas através das notificações realizadas pela empresa EXP Parking – que explora o serviço de parquímetro -, até o período de aquisição de aparelhos (tags) e funcionários para melhor prestação de serviço. Ele justifica que tem recebido muitas reclamações de multas aplicadas pela Agetran.

“O sistema via aplicativo para fazer o check-in nas vagas do estacionamento rotativo nem sempre é de fácil acesso aos usuários, muitos não sabem utilizar e optam pela aquisição de aparelhos (tags), porém, este aparelho está em falta na empresa há um tempo, e são poucos os funcionários nas ruas para a venda de crédito, prejudicando os usuários que precisam dos estacionamentos”, justifica o vereador.

Mauricio sugere que a suspensão das multas ocorra até a empresa se adequar para a compra de mais aparelhos e/ou a contratação de mais funcionários para melhor atender a população, “haja vista que a multa é grave, no valor de R$ 195,23, e o condutor ainda perde 5 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação)”. Ele pede que as notificações da EXP Parking não sejam transformadas em multas pela Agetran.

SERVIÇOS

Mauricio também indicou à prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos e da Agetran, a implantação de redutores de velocidade na Rua Bertoldo Miranda de Barros, entre a Avenida Indaiá e Rua Manoel Alves dos Santos, no Jardim Flórida. A medida visa conter a alta velocidade imprimida por motoristas naquela via, principalmente nos finais de semana, colocando em risco outros condutores, pedestres e moradores.

O vereador solicitou ainda que seja feita a limpeza e roçada na Praça do Cinquentenário, “pois o mato está alto, acumulando sujeira e favorecendo a proliferação de insetos e animais peçonhentos”.

Por fim, Mauricio solicitou da Semsur a troca de lâmpadas na Avenida José Roberto Teixeira, entre a rotatória da Avenida Indaiá até a Rua Ivo Alves da Rocha. Ele justifica que na avenida mencionada existem vários postes de iluminação com lâmpadas queimadas e “a iluminação pública é necessária para garantir a segurança e tranquilidade dos pedestres, moradores e motoristas”.

Fonte: Assessoria

Liandra pede revitalização do Parque Arnulpho Fioravante

A vereadora Liandra (PTB) encaminhou indicação ao prefeito Alan Guedes (PP) e ao secretário de Serviços Urbanos, Romualdo Diniz, solicitando reforma e revitalização do Parque Arnulpho Fioravante, localizado próximo ao terminal rodoviário de Dourados.

O pedido atende solicitação da comunidade que aponta a necessidade de reforma nos banheiros, bancos para descanso de visitantes e atletas, adequação da pista de caminhada para treinamentos, implantação de bebedouros e iluminação adequada para a utilização no período noturno.

Liandra ressalta que assim como o Parque Antenor Martins, localizado na região do Grande Flórida, o Parque Arnulpho Fioravante também é considerado um dos principais espaços para o esporte e lazer da população douradense, sendo assim necessário que a administração pública tenha o mesmo cuidado. “Segundo consta, alguns atletas que utilizam diariamente a pista de caminhada em seus treinos, muitas vezes se deslocam até o shopping center em frente ao Parque para utilizar os banheiros, por falta de manutenção e implantação de vestiários”, enfatiza a vereadora.

ZÉ TABELA

Em outra indicação encaminhada ao prefeito Alan Guedes e secretarias competentes, a vereadora Liandra solicitou a inclusão no cronograma de serviços da Semsur (Secretaria de Serviços Urbanos), a execução de limpeza e roçada do conhecido “Campo do Zé Tabela”, localizado no Jardim dos Estados. “O local é um dos principais espaços comunitários para prática esportiva na cidade, como treinos e campeonatos interbairros, sendo assim necessário melhorias e manutenção frequente, assim valorizando ainda mais o futebol amador no município”, justifica.

Fonte: Assessoria

Projeto de Marçal Filho institui política estadual de busca de pessoas desaparecidas em MS

Mato Grosso do Sul poderá contar com política estadual de busca de pessoas desaparecidas. É o que prevê o Projeto de Lei 026/2022 apresentado nesta quarta-feira (16) pelo deputado Marçal Filho (PSDB), na Assembleia Legislativa. A proposta tem como objetivo a procura e a localização de todas as pessoas que, por qualquer circunstância anormal, tenham seu paradeiro considerado desconhecido, encontrando-se em lugar incerto e não sabido.

Para a efetivação do projeto, será necessário desenvolver programas e ações de inteligência e articulação entre órgãos públicos e unidades policiais na investigação das circunstâncias do desaparecimento, até a definitiva solução; o apoio e empenho do poder público à pesquisa e ao desenvolvimento científico e tecnológico voltados às análises que auxiliem e contribuam para a elucidação de todos os fatos do desaparecimento, até a localização da pessoa; a participação dos órgãos públicos, assim como da sociedade civil, na formulação, definição e controle das ações da política, com participação do Poder Legislativo Estadual; dos direitos humanos, da defesa da cidadania, de proteção à pessoa; os institutos de identificação, de medicina social e legal e de criminologia; do Ministério Público; da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); dos Conselhos Tutelares; e da Defensoria Pública.

O texto consta que, o Cadastro Único de Pessoas Desaparecidas, criado pela Lei Estadual n° 3.572, de 30 de outubro de 2008, integrará e dará suporte à política de que trata o Projeto de Lei, consubstanciando-se em um banco de dados composto por informações públicas, de livre acesso por meio da rede mundial de computadores, que conterá a imagem (fotografia) das pessoas desaparecidas, quando possível, além das informações acerca das características físicas, como cor dos olhos e da pele, altura, peso e outras; e de um banco de informações não públicas, de caráter sigiloso e interno, destinado aos órgãos de perícia, que conterá informações genéticas e não genéticas das pessoas desaparecidas ou não identificadas e de seus familiares.

Ainda conforme o Projeto, a autoridade pública responsável pelo órgão local de segurança, ao ser informada ou notificada do desaparecimento de uma pessoa, adotará de imediato todas as providências visando à comunicação dos fatos às demais autoridades competentes, assim como fará a inclusão das informações no Cadastro Único de Pessoas Desaparecidas. A investigação e busca só serão interrompidas após o encontro.

Já em hipótese de ser encontrado o corpo ou restos mortais, só serão sepultados como indigentes após a adoção das cautelas de cruzamento de dados e de coleta e inserção de informações acerca de suas características físicas, inclusive do código genético, contidas no DNA, no banco de dados.

O Projeto de Lei ainda propõe que os casos de desaparecimento deverão ser informados pela autoridade pública à imprensa e a todos os hospitais, clínicas e albergues. Toda e qualquer entidade que admita pessoas são obrigadas a informar às autoridades públicas, principalmente as policiais, sob pena de responsabilização criminal, o ingresso ou cadastro de pessoas sem a devida identificação em suas dependências.

Já os cadastros de crianças e adolescentes desaparecidos devem ser consultados antes de se concluir a matrícula de aluno na rede pública estadual de ensino, viabilizando a confrontação de informações com os dados mencionados nos cadastros.

Ocorrendo o encontro e a devida identificação da pessoa tida como desaparecida, serão adotadas providências no sentido de divulgação dessas informações nos meios de comunicação, inclusive no Cadastro Único de Pessoas Desaparecidas. Em caso de encontro sem a intervenção dos órgãos públicos, os parentes e familiares, principalmente os responsáveis pela informação ou notificação do desaparecimento, ficam obrigados a comunicar o fato às autoridades responsáveis pela busca.

Quanto aos órgãos e empresas de telefonia com atuação no Estado, deverão disponibilizar de forma ágil e imediata às autoridades as informações acerca do uso do sistema de telefonia fixa ou móvel que levam ao paradeiro e à localização. O projeto agora segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa.

Fonte: Assessoria

Todos somos importantes!, por Wilson Aquino

Wilson Aquino (*)

Se as igrejas Cristãs, que são maioria absoluta em todo o mundo, são unânimes na afirmação de que “o fim do mundo” está mais próximo do que nunca e de que os “sinais” (terremotos, inundações, grandes catástrofes…) – profecias estabelecidas há milênios nas Escrituras Sagradas, prevendo que surgiriam nos últimos tempos – estão todas sendo cumpridos agora, implica concluir então o quanto todos nós, que nascemos e vivemos nesses últimos tempos, somos sim muito importantes e especiais aos olhos de Deus para o êxito de Seu Plano de Salvação  da humanidade.

Ele nos escolheu para essa etapa final e a simples conscientização disso deveria servir a cada um, a cada indivíduo (crianças, jovens, adultos e idosos) de consolo e estímulo a permanecer firme e forte no Caminho que Ele nos deixou e que são alicerçados em bons princípios morais e espirituais.

Por intermédio das Escrituras Sagradas o Senhor demonstra o quanto ama cada um de seus filhos. Ele nos deixou muitos ensinamentos e lições sobre isso, como a “Parábola do Filho Pródigo”, que conta a história de um jovem que quis sair de casa para conhecer o mundo e que acabou percorrendo caminhos tortos, sofreu demasiadamente as consequências de suas escolhas até que um dia, depois de relutar muito, voltou para casa, onde foi recebido pelo pai com grande festa. Deus espera que todos façamos exatamente isso, que nos voltemos a Ele com fé e alegria, conscientes de que esse sim é o melhor caminho para que sejamos merecedores de viver a eternidade ao Seu lado.

O Senhor também enviou seu filho amado, Jesus Cristo, para nos ensinar pessoalmente como é possível viver aqui uma vida reta, honrada e digna, respeitando e amando nosso próximo.

Tudo o que precisamos fazer é recorrermos a Ele para que tenhamos orientação e força para sobrepujar todos os obstáculos externos e internos que surgirem em nossas vidas. Com Ele na mente e no coração somos lapidados e vivemos muito melhor.

As grandes enchentes, deslizamentos de terra, seca, incêndio e o aumento da violência entre as pessoas, são indícios dos últimos tempos de vida na Terra, previstos por profetas antigos e modernos.

É por isso que somos, todos, mais importantes do que nunca para ajudarmos no êxito do Plano do Senhor, de salvar almas.

Quando o Senhor nos dá mandamentos de amar ao próximo como a nós mesmos e de pregarmos Seu Evangelho a todo povo, em todos os lugares, devemos obedecer. Essa divulgação foi facilitada por Ele, que nos deu capacidade para alavancar as tecnologias de uma maneira incrível.  Com um simples aparelho celular, qualquer pessoa fala com qualquer indivíduo em qualquer lugar do mundo.

E se nós e tantos outros à nossa volta somos capazes de mantermos milhares e até milhões de “seguidores” por intermédio das mídias sociais, por que não usamos ao menos parte disso para cumprir com esse mandamento? De pregarmos o Evangelho? De levarmos a boa informação às pessoas? De levarmos mensagens de esperança a famílias inteiras que estão perdidas, vivendo em aflição?

Penso nos ídolos das diversas áreas como esportiva, musical e cultural, que são “seguidos” por milhares de fãs capazes de copiar até seus estilos de vestir, falar e pensar. Penso no quanto poderiam contribuir para influenciar especialmente os jovens a seguirem o bom caminho. Em vez disso, lamentavelmente o que vemos, na maioria dos casos, é uma influência negativa, de coisas fúteis e banais, quando não nocivas à saúde física, mental e emocional de uma legião de fãs.

As pessoas têm o livre arbítrio para escolher como pensar e agir enquanto aqui estiverem. Porém, elas não se livrarão das consequências de suas escolhas, agora e/ou depois. Daí a importância de refletir e ponderar sobre o que estamos fazendo com a vida e a liberdade que Ele nos deu para que com o Seu Plano de Salvação, pudéssemos encontrar e permanecer no bom caminho, o único que leva a todos, agora, à verdadeira e duradoura felicidade e no futuro, à salvação.

(*) Jornalista e Professor