quinta-feira, 28 de março de 2024

Riobrilhantense é pioneiro na criação de tilápias em tanques elevados

A paixão pela Piscicultura teve início quando o casal Higor e Rose, professores de formação ele de Educação Física e ela de Artes não os impediram de mudar para um sitio em 2019, ao chegar na propriedade se depararam com um terreno não compatível para a plantação foi onde começaram a pesquisar o que ele poderia implantar, como fonte sustentável de produção.

Já em 2021, após um tempo assistindo vídeos de criação de tilápias em caixa d’água surgindo a curiosidade em também criar no seu sitio.

Após alguns meses criando tilápias, os amigos e vizinhos apresentaram interesse em comprar. Foi aí que Higor percebeu uma oportunidade de negócio com pouco investimento, mas com muita vontade de aprender e o desafio seria grande, após uma conversa do casal saiu a decisão de expandir a criação. Começou então uma busca pelo conhecimento deram início as pesquisas e até mesmo de cursos em São Paulo.

Hoje a criação tem três tanques, dois de 15 mil litros e um de 35 mil litros, a previsão é de construir mais sete tanques elevados de 150 metros cúbicos todos para engorda, e os três tanques iniciais devem se tornar berçários.

Hoje a criação tem três tanques, dois de 15 mil litros e um de 35 mil litros

A empresa de criação de tilápias tem o nome de “Do Parque Piscicultura”, que iniciou sua primeira obra a construção do abatedouro de peixes, e a construção do biofiltro que deve gerar a economia da água. A recirculação de água (RAS), deve passar pela decantação, filtragem e o equalização (correção dos parâmetros de água) e retorna limpa para o tanque.

Higor destacou que os tanques tem acompanhamento nutricional “Fazemos toda semana a biometria dos peixes, ou seja, tudo é diagnosticado com relação a saúde do peixe” Oferecemos uma ração especifica para cada tamanho e idade, além de outros aditivos. Lembrando que temos 10 mil unidades de peixes e mantemos em um tanque escavado a criação de pacu e futuramente de tambaqui.

Investimento do Governo Municipal – A piscicultura do Higor está prestes a receber um investimento de R$ 100 mil reais, do Governo Municipal através da Secretaria de Desenvolvimento de Rio Brilhante, a serem investidos na ampliação dos tanques. Para o secretário Adãozinho os investimentos devem trazer um enorme retorno “Destacando que o município possui 48 piscicultores, que recenem toda assistência técnica para criação e manejo, e buscamos cada vez mais formas de incentivar e investir na psicultura’’.

Educação – A empresa Do Parque Piscicultura mantém uma parceria há 2 anos com a Escola agrícola de Rio Brilhante, uma vez ao ano os alunos visitam a criação de tilápias. Onde eles recebem uma aula pratica sobre a criação e os três sistemas existentes extensiva, intensivo e superintensivo. Os alunos tem a oportunidade de estar em contato direto com o manejo dos peixes.

Dados- Com as exportações de filés frescos e congelados focadas para os Estados Unidos e Canadá em 2022, Mato Grosso do Sul se tornou o segundo maior exportador na categoria para os países norte-americanos. Outra conquista significativa para a piscicultura sul-mato-grossense foi o crescimento da verticalização, com toda a cadeia produtiva no mesmo local: cria, engorda, fábrica de ração e frigorífico e o início do sistema de integração com a agroindústria. As informações são do anuário da BR Peixe que destaca o ranking dos municípios do estado 1º Aparecida do Taboado 2º Selvíria 3º Brasilândia 4º Paranaíba 5º mundo novo 6º Itaporã 7º dourados 8º Sidrolândia 9º Ponta Porã 10º Itaquiraí. O estado brasileiro que mais produz peixe de cultivo continua a ser o Paraná. Em 2022, foram 194.100 toneladas, já Mato Grosso do Sul mantem a 8ª posição com 34,450 toneladas. Dados do anuário 2023 da BR Peixes.

Fonte: Assessoria

Sebrae e Prefeitura de Rio Brilhante apresentam novo layout da Feira do Produtor

Em Rio Brilhante, a Feira do Produtor do município, conhecida como “Feirinha do 14”, está de cara nova. Para tornar o espaço mais atrativo para a população local, o programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS, em parceria com o Governo Municipal, possibilitou a implementação de uma nova identidade visual que foi apresentada ao público no sábado (13).

De acordo com o secretário de Desenvolvimento, Adão Evandro Pereira Leite, a iniciativa foi um passo importante para o município. “Entendemos que identidade visual vem reforçar para a população que existe uma feira, antes quem passava por aqui com pouca frequência, não sabia da existência dela. O Sebrae colaborou muito conosco e, mais do que nos ajudar na divulgação, também trouxe a qualificação para os nossos feirantes. Essa é mais uma ação feita em parceria que vem colaborar com o agro que é a bandeira do nosso município”, destacou o secretário.

Juntamente com a venda de alimentos frescos vindo diretamente do campo, a Feira do Produtor também pode ser considerada um ambiente de lazer para a população e oferece ao público outros produtos. Segundo a gerente da Regional Sul do Sebrae/MS, Vanessa Pereira Reis, a implementação da nova identidade visual vem corroborar com o trabalho desenvolvido pelo programa Cidade Empreendedora no município. “Nós já oferecemos consultoria na área de Compras Públicas para que o pequeno produtor conseguisse melhorar a qualidade dos produtos e planejar a produção, agora trazemos a revitalização do espaço, juntamente com mais um trabalho de qualificação para que os feirantes possam otimizar as vendas e se aproximar do cliente”, ressaltou a gerente.

De acordo analista técnico do Sebrae/MS, coordenador de Compras Públicas, Marcus Rodrigo de Faria, antes da reinauguração do espaço foi realizada a oficina ‘Dez passos para uma feira de sucesso’, quando os feirantes puderam saber mais a respeito de como dar mais visibilidade ao negócio e entendessem a importância do trabalho em conjunto. “Mais do que levar conhecimento, a partir desse encontro, elaboramos um plano de ação para que novas capacitações sejam feitas e ajudem os feirantes a melhorarem outros pontos como atendimento ao cliente e elaboração de preço”, esclareceu Marcus.

Para os feirantes que trabalham no local, como Dona Chica, proprietária do Box da Chica, a mudança na identidade visual do espaço e as capacitações têm feito a diferença. “Faço comida nordestina e também vendo hortaliças, depois que o Sebrae chegou as coisas estão melhorando. Nosso espaço está mais bonito e estamos aprendendo formas de aumentar as vendas”, comentou a feirante.

Fonte: Assessoria

Prefeito Lucas Foroni avança com as ações para ligar Avenida Lourival Barbosa até a BR 163

O sonho da população rio-brilhantense começa a se tornar realidade graças ao empenho do prefeito Lucas Foroni. Mais um passo importante foi dado através de uma rápida e eficiente intervenção da equipe da Procuradoria Jurídica.

De acordo com o Procurador e advogado, Ericomar Correia de Oliveira, foi viabilizado junto ao poder judiciário, uma liminar para emissão de posse com medição de 2,8247 hectares, sendo parte da Fazenda Santa Eliza fundos com o Bairro Nery Lima.

Com esta liminar será possível iniciar a pavimentação asfáltica do trecho, onde será construída a extensão da Avenida Lourival Barbosa ligando até a BR 163, tornando-se a principal entrada para cidade. O projeto também inclui a ciclovia e pista de caminhada.

O prefeito Lucas Foroni disse que está empolgado e feliz com a decisão do poder judiciário. “Isso possibilita a continuidade do projeto, que já teve a promessa do Governador do Estado de alocar mais de 5 milhões de reais para que a obra se torne realidade. A nossa população merece essa valorização. O gestor público precisa se preocupar em preparar a nossa cidade para o futuro e certamente este investimento vai trazer mais visibilidade e desenvolvimento para Rio Brilhante”, comentou.

Extensão da Avenida Lourival Barbosa ligando até a BR 163 será a principal entrada para cidade (Foto: Divulgação)

Lucas também enalteceu o trabalho da equipe da Procuradoria Jurídica e a sensibilidade do poder judiciário por meio do Juiz Jorge Tadashi Kuramoto, que com muita agilidade compreendeu o espírito público e a importância dessa desapropriação.

Por fim, o prefeito afirmou que no início do mês de julho, o projeto deverá ser licitado pelo Governo do Estado, para firmar parcerias e convênios.

Fonte: Assessoria

Rio Brilhante implanta “Projeto Bombeiros do Amanhã” em parceria com Governo do Estado

Contribuir com a formação das crianças e adolescentes, desenvolvendo a disciplina, a sensibilidade e o talento. Com este objetivo, o Projeto Bombeiros do Amanhã foi lançado na manhã de domingo (26) em Rio Brilhante.

Com a presença da vice-prefeita, secretários municipais, chefe de gabinete, vereadores, presidente do Sindicato Rural, Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar, autoridades e população em geral, o projeto inédito no município é uma parceria entre Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul (CBM-MS) e Governo Municipal por meio da Secretaria de Assistência Social.

No total, 20 crianças entre 08 e 14 anos participam do projeto desenvolvido no período vespertino e com foco na promoção da cidadania, inclusão social de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, que integram o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

No projeto, os participantes recebem instruções de ordem unida, hierarquia e disciplina, combate a incêndio, primeiros socorros e prevenção de acidentes domésticos que ajudam na formação pessoal, além de transformá-los em multiplicadores nas comunidades.

O Bombeiros do Amanhã também visa aquisição de conhecimentos técnicos e práticos necessários à aprendizagem e ao desenvolvimento de funções e ações, proporcionando ainda meios que possam favorecer comportamentos e convivências harmoniosas na família e na sociedade.

A secretária de Assistência Social, Lívia Dias, relatou a importância do projeto. “A participação garante experiências sociais, cognitivas, culturais e cidadãs para os usuários inseridos como também para toda comunidade ao seu entorno, além de fazer valer os eixos de Convivência Social, Participação e Direito de Ser, que norteiam a prática do SCFV”, disse.

O prefeito enfatizou que esta é uma parceria positiva, que busca priorizar as crianças e as famílias, resgatando valores de disciplina e respeito, além da convivência em grupo, oportunizando um futuro melhor.

“São atividades que vão contribuir com o futuro e como gestor priorizamos oportunidades que possam motivar e fortalecer nossas crianças e adolescentes. Mais uma parceria de sucesso com o Governo do Estado, que através do Corpo de Bombeiros do nosso município vai transformar vidas”, finalizou.

Geyse Suellen de Albuquerque Sampaio é mãe da Crislaine de Albuquerque Sampaio Trajano, uma das alunas do projeto. Emocionada, a mãe relatou sua alegria em vivenciar este momento.

“É um motivo de muita alegria, muita gratidão, quero agradecer todas as pessoas que trabalham com assistência social, ao prefeito e aos bombeiros por estar dando esta oportunidade. Estou muito feliz mesmo, hoje foi um encontro maravilho por estar vendo minha filha fazendo parte desta equipe, muita gratidão mesmo por esse dia maravilhoso”, disse.

O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel Hugo Djan Leite ressaltou o cuidado com os jovens e crianças, e ainda agradeceu ao prefeito, Câmara Municipal e ao Governo do Estado que possibilitou esta estrutura para população.

“É uma satisfação estar aqui na cidade de Rio Brilhante mais uma vez, hoje iniciando o primeiro dia do projeto Bombeiros do Amanhã, um projeto social que busca trazer as crianças para dentro do quartel, aqui elas têm reforço, atividades de primeiro socorro, princípios de noção de prevenção e combate ao incêndio, atividades físicas e disciplinar”, finalizou.

Fonte: Assessoria

 

Prefeitura de Rio Brilhante lança aplicativo ‘Saúde na Palma da Mão’

Em Rio Brilhante, a inovação e agilidade entram em ação para atender as demandas da população. O aplicativo Saúde na Palma da Mão é a grande novidade, que vai revolucionar os serviços ofertados pela Secretaria de Saúde.

O lançamento foi realizado na quarta-feira (20) na Câmara Municipal e contou com a presença do prefeito, vereadores, secretários municipais, demais autoridades e a equipe da secretaria de Saúde.

O aplicativo é a porta de entrada de diversas informações, possibilitando o acompanhamento das atividades e o monitoramento dos resultados. De forma rápida e segura, o mesmo possui uma série de funcionalidades e serviços para otimizar e modernizar a relação com os pacientes.

Uma conquista histórica, que vai auxiliar o acesso das pessoas a cópia da segunda via dos exames e cartão do SUS, agendamentos, vacinação, ouvidoria, entre outras ações desenvolvidas pela secretaria de Saúde.

Online e via whatsapp, o aplicativo proporciona um atendimento automatizado, rápido e dinâmico, visando maior conforto e agilidade para os usuários do SUS.

Para o prefeito é um momento de grande satisfação realizar a entregar da tecnologia, que vai ajudar a saúde do município.

“Batemos muito nessa tecla e conseguimos enxergar a dificuldade que a regulação tinha no agendamento de alguns exames e na busca ativa por informações da saúde, achamos uma solução prática, barata e eficiente. Saúde é prioridade e com isso vamos otimizar o processo”, disse Lucas.

De acordo com a equipe da Secretaria de Saúde, em breve o aplicativo estará disponível para população.

Ainda no evento foi realizado a entrega de 57 tablets com kits de trabalho contendo bolsa, fita métrica, garrada de água e 02 camisetas para auxiliar as atividades laborais dos Agentes Comunitários de Saúde.

Fonte: Assessoria 

Marçal assina convênio de repasse para equipar Clínica da Mulher em Rio Brilhante

O deputado estadual Marçal Filho fez a assinatura de convênio de repasse, nesta quinta-feira (17), para aquisição de equipamentos para a Clínica da Mulher da cidade de Rio Brilhante. Construída com recursos de R$ 1,1 milhão garantidos por Marçal, a Clínica dependia de aparelhos e mobílias para entrar em funcionamento. “Fico feliz que agora irá entrar em atividade”, comemorou Marçal Filho durante ato de assinatura.

A solenidade para aquisição de equipamentos ocorreu na Clínica e contou com a presença do prefeito Lucas Foroni, da secretária municipal de saúde, Alini de Oliveira, vereadores e do secretário estadual de saúde, Geraldo Resende.

Localizada na Rua Lourival Barbosa, a principal da cidade, a Clínica da Mulher terá capacidade para atender pacientes de Rio Brilhante e cidades da região, com serviços clínicos e de imagem, possibilitando a realização de preventivo e de diagnóstico precoce, como os de câncer.

Por ser o autor de recursos para construção da Clínica, Marçal Filho havia garantido ao prefeito Lucas Foroni que buscaria recursos junto ao Governo do Estado para adquirir móveis planejados e equipamentos como mamógrafo. A clínica já conquistou, também, um aparelho para ultrassom. O investimento é de cerca de R$ 1 milhão.

O prefeito Lucas Foroni agradeceu a parceria que Marçal Filho tem com a cidade de Rio Brilhante. “É dessa parceria que precisamos, para garantir qualidade de vida para nossa população e possibilitar com que os atendimentos sejam realizados aqui na cidade”, afirmou o prefeito.  A expectativa é que a Clínica comece a atender os pacientes a partir de abril.

Fonte: Assessoria

Clínica da Mulher de Rio Brilhante recebe R$ 1,1 milhão e funciona em maio

Concluída sete anos depois de começar a ser construída, a Clínica da Mulher de Rio Brilhante  deve começar a atender em maio deste ano. A previsão é da prefeitura.

Nesta quinta-feira (17), foi assinado o convênio liberando R$ 1,1 milhão para a compra dos equipamentos. Assinaram o documento o secretário estadual de Saúde Geraldo Resende, o prefeito Lucas Foroni (MDB) e o deputado estadual Marçal Filho (PSDB), que viabilizou o dinheiro ainda quando era deputado federal.

Localizada na Avenida Lourival Barbosa, a obra começou a ser construída em 2015, na gestão do então prefeito Sidney Foroni (pai do atual). Depois de sete anos inacabada, a construção foi concluída em janeiro deste ano.

O convênio assinado entre o município e o Governo do Estado garante recursos para compra de aparelho de mamografia por R$ 850 mil, mobílias por R$ 105 mil e aparelho de ultrassom através do programa “Bem Nascer”, no valor de R$ 155 mil, já instalado.

Foram liberados também R$ 270 mil em recursos estaduais para compra de ambulância para a Atenção Básica e Especializada em Saúde. O veículo dará suporte aos profissionais da saúde do distrito de Prudêncio Thomaz.

Lucas Foroni aproveitou para entregar a Geraldo Resende projeto de R$ 4,2 milhões para construção do novo centro cirúrgico do hospital da cidade. O projeto inclui ainda sala de parto humanizado, pronto- socorro e reforma dos outros setores.

Fonte: Campo Grande News

Jornada Pedagógica é marcada pelo anúncio de novos investimentos para Educação de Rio Brilhante

Para que o ano letivo aconteça de uma maneira eficaz e produtiva, o prefeito Lucas Foroni investiu em experiências educacionais inovadoras capazes de inspirar práticas eficientes na Rede Municipal de Ensino.

A nova gestão está fortalecendo o protagonismo do educador por meio de capacitações dinâmicas e inéditas. A Jornada Pedagógica que foi realizada nos dias 08, 09 e 10 de fevereiro contemplou cerca de 600 professores e Auxiliares de Desenvolvimento Infantil.

O evento promovido pela Secretaria de Educação em parceria com a Editora Soluções Moderna e Instituto Casagrande teve por objetivo debater estratégias a fim de construir planos de ação a serem executados, monitorados e avaliados ao longo do ano.

Um planejamento escolar bem definido e estruturado se faz através da dedicação e participação da administração pública. O prefeito que fez questão de acompanhar a jornada ressaltou que a educação é o único caminho para as futuras e atuais gerações.

Emocionado com a dimensão do evento, Lucas alegou que cada vez mais entende que Deus une pessoas para propósitos, principalmente quando o assunto é a valorização do servidor público, marca da atual gestão que tem investido em melhores condições de trabalho à classe educadora do município.

Desde o início de seu mandato, o prefeito tem viabilizado conquistas que já entraram para história. A Jornada Pedagógica representa um passo importante para educação.

Pela primeira vez os educadores tem a disposição um sistema dinâmico e informatizado, que somado as capacitações qualificam a educação do ensino no município.

O evento contou com a participação da palestrante Edna Borges, Zita Lago e Célia Godoy, além da parceria do Programa Cidade Empreendedora do Sebrae.

Novas conquistas

Transpor as barreiras é mais que um desafio para nova gestão, mas uma missão que vem sendo realizada com maestria e grandes resultados.

A Jornada Pedagógica foi marcada pelo anúncio de novos investimentos na educação. O objetivo do prefeito é climatizar todas as unidades de ensino até o final de 2023, uma conquista que entra para a história do município e proporcionará mais conforto aos alunos e melhores condições de trabalho aos professores.

No bairro Antônio de Souza Barbosa, a chegada da nova creche traz alívio aos pais. Com investimento de cerca de R$ 2 milhões, a obra será executada pela atual gestão, que está buscando ampliar o número de vagas.

Cursos de capacitação continuada serão realizados constantemente e com investimentos de R$ 1.200.000 os alunos da Rede Municipal receberão kit escolar e uniforme completo para dar mais tranquilidade aos pais com a redução dos gastos.

Com olhar voltado para nova geração, o prefeito está trabalhando para gerar oportunidade e capacitar todos para um futuro melhor.

Fonte: Assessoria

Com gestão moderna, Lucas Foroni garante aumento para servidores

O compromisso com a modernidade na gestão e transparência nos gastos públicos levou Lucas Foroni (MDB), o mais jovem prefeito de Mato Grosso do Sul, a anunciar reajuste salarial de 12,32% para os servidores do setor administrativo da Prefeitura de Rio Brilhante e de 20,52% para os professores da Rede Municipal de Ensino (Reme), já igualando o salário do magistério ao piso nacional da categoria. “Tivemos um primeiro ano de muitos desafios e mesmo em meio à pandemia de Covid-19, que exigiu muito dos gestores, conseguimos sanear as finanças, equilibrar as contas públicas e ingressamos no segundo ano de mandato anunciando a valorização dos nossos servidores”, destaca Lucas Foroni.

O salário já com os reajustes para as categorias será depositado nessa sexta-feira, dia 28 de janeiro. “A transparência no trato da coisa pública, aliada ao rigor nos gastos tem sido a receita do nosso governo e os servidores municipais são engrenagens principais desse modelo de gestão, pois sem o envolvimento de cada um deles não teríamos alcançado os resultados de 2021 e não teríamos uma expectativa ainda maior para 2022”, analisa Lucas Foroni. “A valorização do servidor foi um dos compromissos que anunciei ainda na campanha eleitoral e fico honrado em resgatar isso logo no segundo ano do nosso governo”, completa o prefeito.

O reajuste aos servidores municipais foi anunciado pelo prefeito durante reunião com o funcionalismo na Câmara de Vereadores. Eles ouviram do prefeito a proposta de reajuste e por meio de uma votação simbólica todos se manifestaram favoráveis ao reajuste que será pago de maneira integral. “Penso que ao valorizar o servidor também estamos garantindo que os serviços municipais cheguem ao cidadão com mais qualidade, já que todo trabalhador que é valorizado na sua profissão tem ainda mais satisfação em servir”, ressalta Lucas Foroni.

Com o reajuste, o salário do funcionalismo vai impactar diretamente a economia do município e a vida dos quase 1.300 servidores diretos da administração municipal. Atualmente o município investe aproximadamente R$ 5.6 milhões.

Com os 12,32% gera um aumento de R$ 600 mil por mês, a mais nas contas do município, e R$ 7,8 milhões a mais por ano em despesas fixas. “Estamos preparados para suportar esse aumento de gastos, remunerando melhor nossos servidores e, ao mesmo tempo, levando obras e serviços de qualidade para os moradores de Rio Brilhante”, destaca o prefeito.

Ao conceder o maior reajuste dos últimos anos, Lucas Foroni mantém uma de suas promessas de campanha, que é o de respeitar e valorizar os servidores públicos do município, porque entende a importância e a necessidade de um serviço público forte para garantir um bom atendimento à população. Aos professores, o prefeito informou que a partir de fevereiro todos os integrantes do magistério terão o piso básico da educação, que foi assinado hoje pelo governo federal, e no município o piso será de R$ 3.845,62. “Valorizar os educadores é construir um futuro melhor para nossas crianças e, por consequência, para nosso município”, finaliza Lucas Foroni.

Com equilíbrio fiscal, reduzindo em quase 10% o índice da folha de pagamento logo que assumiu, o Governo Municipal entra para história com maior reajuste dos últimos 15 anos, além de 6% de diferença com o primeiro ano da administração passada, ou seja, isso proporciona maior capacidade de investimento.

Fonte: Assessoria

Deputado Marçal destina recurso para compra de laboratórios móveis de informática em Rio Brilhante

O deputado estadual Marçal Filho destinou recursos para a compra de laboratórios móveis de informática para escolas da cidade de Rio Brilhante. Com computadores e tablets dentro de um armário que além de guardar de forma segura, carrega os equipamentos, o laboratório móvel torna qualquer ambiente em um espaço tecnológico.

A liberação do recurso, de R$ 100 mil, ocorreu na semana passada, para aquisição de cinco laboratórios com capacidade para até 36 tablets, notebooks 11.6 polegadas ou chromebooks. Agora caberá a Prefeitura de Rio Brilhante abrir licitação para compra dos equipamentos.

A aquisição dos computadores foi um pedido do prefeito Lucas Foroni ao deputado Marçal Filho.  “A tecnologia está fortemente presente no nosso dia a dia, e as crianças não podem ficar de fora desse processo, principalmente no ambiente da educação”, disse Marçal Filho.

Outras cidades do Estado também foram contempladas com recurso do deputado para compra de computadores, ares condicionados, lousa digital, equipamentos industriais para a cozinha, além de sistema de segurança.

Cada computador do Laboratório é portátil, permite o acesso à internet e possui softwares educacionais que podem ser utilizados pelos professores para a realização de atividades em diversas disciplinas. Entre elas, matemática, português, ciências e artes.

Na prática, durante as aulas, cada estudante receberá um equipamento para fazer suas atividades, sem a necessidade de compartilhamento com algum colega. O mais interessante é que com o laboratório móvel haverá ganho do tempo de aula, podendo utilizar os computadores em qualquer ambiente da escola.

O prefeito Lucas Foroni destacou o trabalho de Marçal por Rio Brilhante. “É um dos deputados que mais trabalham por nosso município. Além de nos ajudar a equipar a Clínica da Mulher, agora ajuda com tecnologia para as escolas. A desigualdade social só vai acabar com oportunidades, educação e acesso à informação. Meu agradecimento”, disse o prefeito.

O deputado Marçal foi quem garantiu recursos de R$ 1 milhão para construção da Clínica da Mulher e agora buscou recursos junto ao Governo do Estado para equipar a unidade. Licitação para compra de aparelhos de imagem está sendo realizada, para dar início aos atendimentos.

 

Fonte: Assessoria

Prefeitura de Rio Brilhante entrega 200 cestas básicas as famílias descendentes de quilombolas

Com intuito de atender as famílias descendentes de quilombolas, a Prefeitura de Rio Brilhante buscou apoio junto ao Governo do Estado para garantir o direito destas famílias, que residem no município.

Os representantes da Associação dos Quilombos de Palmares, entre eles, Maria Aparecida Jarcem da Silva, conversaram com a vice-prefeita, Juraci Aparecida de Souza Silva para explicar que infelizmente algumas pessoas estavam usufruindo dos direitos dos quilombolas, mas que não pertenciam as famílias descendentes.

A administração municipal juntamente com Associação dos Quilombos de Palmares comprovou através de documentos no Governo do Estado, garantindo assim o reconhecimento dos descendentes da família Jarcem.

Com a comprovação, as famílias estão conquistando os seus direitos, entre eles, 200 cestas básicas que foram distribuídas às 100 famílias quilombolas, sendo 02 para cada.

As cestas básicas foram entregues pela vice-prefeita, Juraci Aparecida de Souza Silva; diretora de Cultura, Marystela Machado; Subsecretária Estadual de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, Ana José Alves e Irinéia Lina e a equipe da Defesa Civil, Tenente Landis Dorneles Pereira, Sargento Lyderson O. Francisco, Sargento Jack Souza Tosta e Subtenente Valter Antunes de Oliveira.

A entrega das cestas básicas representa uma vitória às famílias quilombolas de Rio Brilhante, que há muitos anos lutam pelos seus direitos e com empenho do Governo Municipal está conquistando.

 

Fonte: Assessoria

Caarapó registra 1ª morte por Covid-19

Assessoria

 

O município de Caarapó registrou na manhã desta quarta-feira (5) o primeiro óbito por Covid-19, segundo informou o Comitê Municipal de Prevenção e Combate ao Novo Coronavírus. Trata-se de um idoso de 87 anos residente na cidade, que já apresentava comorbidades: hipertensão, diabetes, cardiopatia e pneumopatia.

 

O ancião deu entrada no hospital de Caarapó no último dia 27 com quadro clínico de dispneia e esforço respiratório, já considerado como SRAG (Síndrome Respiratória Aguda), com nível de saturação de oxigênio abaixo de 93%. O paciente foi estabilizado pela equipe de plantão e, em seguida, foi solicitada vaga para transferência, que ocorreu no mesmo dia para uma unidade hospitalar mais avançada na cidade de Dourados.

 

Ainda em Caarapó, o paciente foi diagnosticado com Covid-19, por meio de teste rápido. Em Dourados, foi realizada coleta de RP PCR, com resultado positivo para a doença.

 

O óbito do cidadão caarapoense ocorreu às 2h40 desta quarta-feira no hospital onde estava internado em Dourados.

 

O médico Silvio Ueda, presidente do Comitê de Combate à Covid-19 de Caarapó, disse que, diante do óbito o idoso, “o nosso maior medo e preocupação aconteceu. Mais uma vida foi ceifada por essa terrível doença. Pedimos que a população aumente os níveis de proteção, pois o vírus está aí e pode fazer muitas vítimas fatais”.

 

O prefeito André Nezzi (PSDB), ao ser informado da morte do caarapoense, lamentou o ocorrido. “Infelizmente, é uma doença perigosa que está ceifando a vida de muita gente mundo afora e sabíamos que poderia ocorrer com gente daqui”, disse o mandatário. “As nossas condolências à família, que Deus conforte o coração de todos”, acrescentou.

 

O dirigente reforça a necessidade da observância das medidas de prevenção preconizadas pelas autoridades sanitárias, como o reforço dos hábitos de higiene, uso constante de máscara para quem sair de casa e isolamento domiciliar. “Precisamos conter essa doença, e isso só será possível se todos tomarem consciência de que a prevenção é absolutamente necessária”, concluiu.