Cigarros que estavam sendo contrabandeados foram apreendidos (Foto: Divulgação)
Batizada de Contorno Norte uma operação que combate ao contrabando de cigarros e envolve aproximadamente 80 policiais federais estão nas ruas cumprindo os mandados judiciais em cinco cidades do paraná e em Mundo Novo no Mato Grosso do Sul.
Há 20 mandados de prisão preventiva, que é por tempo indeterminado, e 17 de busca e apreensão, de acordo com a PF. As ordens judiciais são cumpridas nessas cidades: Nova Esperança (norte do Paraná); Guaíra (oeste do Paraná); Umuarama (noroeste do Paraná); Alto Paraíso (noroeste do Paraná).
O sequestro de bens imóveis, o bloqueio de contas bancárias, e a apreensão de veículos relacionados a investigados também foram determinados pela Justiça. Em maio de 2016 começaram as investigações, depois de uma carreta carregada com cigarros contrabandeados bater contra um veículo ocupado por um casal e uma criança no Contorno Norte de Maringá, na região norte do Paraná. Conforme informações da PF, a mulher morreu nesse acidente.
A PF, então, identificou a organização criminosa que era responsável pela carga. Os cigarros eram contrabandeados de Salto Del Guairá, no Paraguai.
Caminhão tombado e carga na pista em trecho de rodovia (Foto:Robertinho/Maracaju Speed)
O caminhoneiro Paulo Rondon da Costa, de 54 anos, morreu após o veículo que conduzia tombar na região do minianel de Maracaju, no fim da tarde de ontem (27). O acidente com o caminhão Mercedes Bens, modelo L1513, aconteceu no trecho que liga as rodovias MS-162 e BR-267.
De acordo com informações do site Maracaju Speed, a vítima seguia de Campo Grande para Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai, quando o caminhão tombou. Com o acidente, Paulo foi arremessado para fora do veículo e arrastado por alguns metros.
O corpo da vítima acabou ficando preso embaixo da carroceria do caminhão. Por conta dos ferimentos, o motorista não resistiu e morreu no local. Militares do Corpo de Bombeiros foram acionados e constataram o óbito.
A retirada do corpo do caminhoneiro só foi possível por volta das 21h, quando foi encaminhado para o IML (Instituto Médico Legal) de Dourados. Peritos foram acionados para apurar as causas do acidente.
Entre a mercadoria transportada, estavam caixas de leite, bolachas e óleo de cozinha. O veículo ficou destruído.
Policiais do Batalhão de Choque da PM entraram na Penitenciária de Dourados, às 6h56 de hoje (Foto: Adilson Domingos)
Homens do Batalhão de Choque da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul entraram na PED (Penitenciária Estadual de Dourados), onde presos ligados ao PCC (Primeiro Comando da Capital) iniciaram motim nesta terça-feira (21) para impedir os agentes penitenciários de vistoriarem as celas. Há suspeita de um plano de fuga nos blocos 2 e 4. Até um túnel estaria sendo escavado, segundo fontes de dentro do presídio.
O reforço na segurança foi determinado na tarde de ontem pelo secretário estadual de Justiça e Segurança Pública Antonio Carlos Videira para auxiliar os agentes penitenciários em um pente-fino que será feito nesta manhã nos dois blocos para tentar descobrir o suposto túnel e apreender armas.
Os policiais chegaram por volta de 6h40 ao presídio, em um ônibus da PRF (Polícia Rodoviária Federal). Em seguida entraram na unidade, levando equipamentos e cães farejadores.
A reportagem apurou que o clima de tensão começou logo na manhã de ontem, após os agentes identificarem o plano de fuga. A equipe tentou entrar nas celas para fazer o chamado “confere”, mas foi impedida pelos presos. Com pedras, facas artesanais e jogando água quente eles impediram a entrada dos agentes.
Por medida de segurança, os agentes deixaram o local e todo o bloco 4 foi trancado. No fim da tarde, foi interrompido o fornecimento de água e energia para esse bloco, onde estão pelo menos 140 presos.
Inicialmente havia informação de que os presos estavam fora das celas, mas a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) negou o motim e disse que a situação estava sob controle.
“A Agepen não confirma a informação de motim na Penitenciária Estadual de Dourados e destaca que a situação no local está sob controle no momento, com os internos trancados em suas celas”, informou, em nota.
Já a Secretaria de Justiça e Segurança Pública confirmou ao Campo Grande News que medidas estavam sendo adotadas para reforçar a segurança da penitenciária e também das imediações.
Maior presídio de Mato Grosso do Sul, a PED – localizada na margem da BR-163, na saída para Campo Grande – tem pelo menos 2.500 internos.
Polícia diz que arsenal foi encontrado em casa com sinais de abandono, em área nobre da cidade — Foto: Eduardo Almeida/TV Morena
A Justiça de Mato Grosso do Sul decretou a prisão preventiva do guarda municipal preso com 18 fuzis e outras armas no domingo (19), em Campo Grande. Ele passou por audiência de custódia nesta terça-feira (21), sendo convertido o flagrante.
O arsenal estava escondido em um imóvel do guarda no bairro Monte Líbano, área nobre da capital sul-mato-grossense. A polícia vistoriou 3 endereços até chegar ao local. O trabalho foi resultado de ação conjunta entre o Garras e o Batalhão de Choque, após recebimento de denúncia.
Foram apreendidos 18 fuzis de calibre 762 e 556, espingarda de calibre 12, carabina de calibre 22, além de 33 carregadores e quase 700 munições. “São todas armas sem registro, ilegais e o destino será investigado agora. Provavelmente, elas tem origem no Paraguai. Além das armas, nós achamos um carro com registro de roubo/furto e ele então vai responder pelo artigo 16, que é a posse ilegal e também receptação”, explicou o delegado João Paulo Sartori, adjunto do Garras.
O suspeito passou por interrogatório e não quis responder as perguntas. Ele tinha um antecedente criminal, porém, já havia cumprido pena. Ele era concursado na Guarda Municipal e havia sido aprovado recentemente em concurso da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen).
A Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (SESDES) informou que instaurou sindicância e processo administrativo para investigar a conduta do servidor.
Após pesagem totalizaram 120 quilos da droga. (Foto: Divulgação)
A PRF (Polícia Rodoviária Federal) apreendeu nesta quinta-feira, 09 de maio, 120 kg de cocaína sendo transportados em fundo falso de uma SUV, no km 212 da BR-060 em Camapuã.
Durante fiscalização foi abordado um Renault/Duster com placas de Uberaba (MG), sendo conduzido por um homem de 51 anos, que levava como passageira uma mulher de 20. Os dois se mostraram muito nervosos com a abordagem e se contradiziam ao responder as perguntas dos policiais.
Com isso foi realizada uma vistoria no veículo, sendo encontrado um fundo falso no porta malas com 116 tabletes de cocaína em seu interior.
Após pesagem totalizaram 120 quilos da droga. O motorista revelou aos agentes ter saído de Uberaba (MG) e viajado até Ponta Porã onde o carro foi carregado por uma pessoa desconhecida, logo após ele voltaria para a cidade mineira. Ele não informou quanto receberia pelo transporte do ilícito.
Os dois ocupantes foram presos e encaminhados, juntamente com a droga e o automóvel, para a Delegacia de Polícia Civil em Camapuã.
Polícia Militar Rodoviária apreendeu 614 munições na região de Ponta Porã. (Foto: PMR/Divulgação)
A PMR (Polícia Militar Rodoviária) apreendeu mais de 614 munições na MS-164, região de Ponta Porã (MS) neste sábado (4).
É a terceira ocorrência dessa natureza em 9 dias. As 600 munições calibre .22, dez munições calibre .38 e quatro munições calibre .36. foram encontradas em um veículo com três homens, moradores de Maracaju, que vinham de Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai, sentido Maracaju.
Os autores, de 36, 39 e 41 anos, disseram que adquiriam as munições no Paraguai e usariam os cartuchos para caçar. As munições e os autores foram apresentados à Polícia Federal pela prática do delito de tráfico internacional de arma de fogo ou munições.
No dia 26 de abril, um homem do interior de São Paulo foi preso com 400 munições. No dia seguinte, 27, um morador de Campo Grande seguia com 1.000 munições para a capital, e também foi preso pela PMR.
Droga estava escondida dentro de botijões de gás (Foto: Divulgação/PRF)
Um homem de 37 anos foi preso na noite de quarta-feira (1°) transportando 250 quilos de maconha dentro de botijões de gás. O flagrante ocorreu na BR-463, em Ponta Porã.
Segundo informações da PRF (Polícia Rodoviária Federal), um caminhão de transporte de gás foi abordado por volta das 20h no quilômetro 67 da rodovia. Durante vistoria na carga, os policiais localizaram em alguns botijões vários tabletes de maconha. A droga pesou 252 quilos.
À polícia, o motorista do veículo revelou que pegou a droga em Ponta Porã e levaria até Presidente Prudente, no interior de São Paulo. Pelo transporte da carga ele recebeu R$ 6 mil. Ainda segundo o traficante, ele já teria feito o mesmo serviço em outra ocasião.
O motorista foi preso e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil em Ponta Porã.
Nas primeiras horas já foram cumpridos vários mandados de prisões e de busca e apreensão (Foto: Divulgação)
Foi deflagrada hoje (26) a Operaçaõ Divisa Segura VI, com apoio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras e Divisas (GGIFRON/DIV).
As ações estão sendo realizadas simultaneamente em nove municípios da região de divisa de Mato Grosso do Sul com os estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e São Paulo. A Operação Divisa Segura está em sua sexta edição e faz parte das ações do Pacto Integrador de Segurança Pública Interestadual.
Estão realizadas atividades de policiamento ostensivo, preventivo e repressivo, cumprimento de mandados de prisão contra foragidos da Justiça, mandados de busca e apreensão em residências denunciadas como pontos de distribuição de entorpecentes, fiscalização de trânsito urbano, bem como pontos de bloqueios nas rodovias estaduais e federais das regiões de divisas, tudo com o objetivo de reduzir os índices criminais dessas localidades e promover uma maior sensação de segurança para a população.
A ações contam com a participação Grupamento Aéreo (GPA), da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar Ambiental, entre outras forças de segurança de outros estados. Nas primeiras horas já foram cumpridos vários mandados de prisões e de busca e apreensão.
Ao todo foram cumpridos ainda seis mandados de busca e apreensão (Foto - Divulgação)
A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul (PCMS), por meio da Delegacia Geral apresentou o balanço final da Operação PC27, que foi desencadeada pelas polícias civis de todo Brasil. A ação visou prender foragidos da Justiça por terem praticado crimes graves como homicídios, latrocínios e estupros. Mato Grosso do Sul figura como o terceiro Estado com a melhor desempenho, ficando atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro, conforme balanço final.
De acordo com o levantamento foram presas 193 pessoas, sendo 121 por sentença condenatória, 23 presos por prisão preventiva e 49 presos em flagrante. Vinte e dois adolescentes foram apreendidos sendo três por decisão definitiva, dez por decisão provisória e nove em flagrante, totalizando 215 pessoas presas e apreendidas.
Ao todo foram cumpridos ainda seis mandados de busca e apreensão, além da apreensão de 8 armas de fogo. Os policiais conseguiram apreender também 3,271 quilos de maconha, 211,3 gramas de cocaína e 14,2 gramas de crack.
Participaram da operação em MS, 583 policiais e 184 viaturas para o cumprimento dos mandados de prisão.
PRF registrou 1.298 multas em MS nos dois primeiros dias da operação Semana Santa. — Foto: Claudia Gaigher/TV Morena
A operação Semana Santa da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que começou na última quinta-feira (18) registrou, em dois dias, 1.298 multas por infrações em rodovias de Mato Grosso do Sul. Dessas, 925 foram por excesso de velocidade, 58 por ultrapassagens indevidas, 18 por transporte de passageiros sem cinto de segurança e 6 porque o próprio condutor trafegava sem cinto.
De acordo com o balanço parcial da PRF divulgado na noite desta sexta-feira (19), 1.062 testes de alcoolemia foram realizados. Seis motoristas foram autuados e um deles foi preso. Ao todo foram registrados seis acidentes, oito feridos no total.
Dois atropelamentos foram registrados entre quinta e sexta-feira nas rodovias de MS. Um homem de 33 nos, foi atropelado na quinta-feira (18), próximo a São Gabriel do Oeste. Ele chegou a ser socorrido por uma ambulância da concessionária que administra a rodovia, mas não resistiu e morreu no hospital da cidade. Na noite desta sexta-feira (19), uma indígena morreu atropelada na rodovia entre Dourados e Itaporã. O motorista da caminhonete, que estava com a esposa, disse que a vítima “surgiu de repente”.
Chefe da Delegacia de Combate aos Crimes Fazendários (Delefaz), Kelly Bernardo Trindade, deu coletiva para falar sobre a operação (Foto: Luciano Muta)
Com Operação “Container” da Receita Federal e Polícia Federal a empresa de fachada HB Engenharia e Segurança é descoberta. O estabelecimento servia como importadora de equipamentos eletrônicos, câmeras, sistemas de monitoramento e contrabandeava as mercadorias. Além disso, a empresa fazia negociações com órgãos públicos, que, segundo afirmou a delegada responsável pelas investigações não sabiam da ilegalidade, como o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), porque o proprietário participava das licitações.
O inquérito é de 2017 e o contrato encontrado com TRE-MS é de outubro de 2018. As buscas ocorreram na empresa HB Engenharia e Segurança, localizada na Avenida Eduardo Elias Zahran e na residência do proprietário localizada a rua Renato Vinholes Ferreira, bairro Jardim Auxiliadora.
De acordo com informações da chefe da Delegacia de Combate aos Crimes Fazendários (Delefaz), Kelly Bernardo Trindade, foram encontrados documentos, uma quantidade de maconha, que o homem afirmou ser de uso próprio, uma pistola calibre 380 e munições, compradas no Paraguai.
A investigação iniciou por meio de uma denúncia e o homem proprietário do estabelecimento, foi preso em flagrante também por tráfico internacional de arma. Foram realizadas duas buscas de mandado e uma de apreensão pela polícia. A delegada Kelly Bernardo Trindade, também afirmou que a empresa tinha CNPJ, localização, mas não possuía nota de entrada, apenas de saída. Dessa forma, os equipamentos entravam sem declaração.
A operação foi chamada de “Container”, porque a residência foi construída com o intuito de armazenar e depositar os objetos que o proprietário contrabandeava. Os documentos e equipamentos foram encaminhados para a Receita Federal para serem contabilizados e analisado se mais empresas estavam envolvidas.
Tabletes de maconha estavam espalhados sob os tapetes e no porta-malas do carro (Foto: Divulgação/PMR)
Após ser perseguido pela polícia e colidir às margens da rodovia MS-156, um traficante abandou um veículo Fiat Palio, carregado com 320 quilos de maconha entre os municípios de Amambai e Caarapó.
Os agentes da PMR (Polícia Militar Rodoviária) realizavam abordagens de rotina na rodovia, durante a noite deste sábado (06) quando o suspeito desobedeceu a ordem de parada, iniciando a fuga. Ele foi perseguido por cerca de um quilômetro até o trecho em que perdeu o controle da direção ao bater no meio fio da rodovia.
Em seguida ele abandou o veículo e desapareceu em meio a um milharal. O Palio tinha placas de Ibirité/MG e estava com dezenas de tabletes de maconha, espalhados sob os tapetes e dentro do porta-malas. O carro também tinha sinais de adulteração e foi encaminhado junto com a droga para a delegacia de Caarapó.
Porta de vidro da agência do Sicredi em Coronel Sapucaia arrebentada a tiros durante assalto (Foto: Direto das Ruas)
Tiros de pistola semiautomática. Um breve silêncio. Em seguida, disparos sequenciais de fuzil e gritaria em vários pontos. Foi assim que acordaram na madrugada de hoje (5) os moradores de Coronel Sapucaia, cidade de 14 mil habitantes localizada a 400 km de Campo Grande.
Atirando para todos os lados, pelo menos 20 bandidos fortemente armados e ocupando várias caminhonetes invadiram a cidade localizada ao lado do território paraguaio.
Um grupo fechou a saída para Amambai, outro foi para frente da delegacia de Polícia Civil onde apenas um agente estava de plantão e outro ficou em frente ao batalhão da PM para impedir a saída dos dois policiais de serviço.
Um carro da prefeitura que deixava a cidade levando pacientes para atendimento médico em Dourados foi alvejado pelos tiros, mas ninguém ficou ferido.
O quarto grupo foi para a agência do Sicredi, localizada na Rua José Guiomar, a 150 metros do Paraguai. A tiros, eles arrombaram as portas de vidro, estouraram janelas de blindex e invadiram a agência. Reviraram gavetas e salas e usaram um maçarico para arrombar o cofre. O valor levado ainda não é conhecido.
Em áudios enviados pelo aplicativo WhatsApp, os moradores narraram os momentos de pânico. Também gravaram o som dos tiros, que assustaram até a cidade acostumada com a guerra travada pelas quadrilhas da fronteira.
Há vários anos, Coronel Sapucaia é apontada em relatórios de organismos nacionais como a cidade mais violenta de Mato Grosso do Sul.
Depois de consumado o assalto, quadrilha fugiu para o lado paraguaio. Os bandidos deixaram a cidade sul-mato-grossense gritando e disparando tiros para o alto, comemorando o sucesso da “missão”.
Policiais do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) chegaram logo cedo à cidade. O delegado regional adjunto da Polícia Civil em Ponta Porã Mikail Faria também foi para Coronel Sapucaia, para acompanhar as investigações.
Peritos e equipes do Garras (Delegacia Especializa de Repressão a Roubos a Bancos, Assaltos e Sequestro) são esperadas na cidade para tentar identificar pistas deixadas pela quadrilha.
O assalto desta sexta-feira ocorre em plena Operação Ágata de Aço, iniciada nesta semana pelo Exército. A assessoria do Exército anunciou que a operação envolve 1.900 militares e membros de outras agências da segurança pública.
Carro com os tabletes de cocaína apreendidos (Foto: PF/Divulgação)
A Polícia Federal (PF) prendeu quatro pessoas e apreendeu 84 quilos de cocaína terça-feira (19), na BR-359, perto do município de Costa Rica, a 338 quilômetros de Campo Grande. A apreensão foi feita após denúncia e investigação.
A PF, na capital, recebeu denúncia de tráfico na região de Coxim, investigou as informações e conseguiram prender os suspeitos e apreender a droga na rodovia.
Os presos estavam em dois carros com placas de Mato Grosso do Sul. No veículo dirigido por um homem de 34 anos foram encontrados três sacos com tabletes de cocaína no porta-malas.
No outro carro estavam outros três homens, de 32,34 e 35 anos. Eles eram batedores do primeiro veículo. O suspeito preso no carro com a droga e o mais novo dos quatro moram em Coxim e os outros dois, em Ladário.
O caso foi encaminhado à Superintendência da Polícia Federal, em Campo Grande.
Carro da família ficou completamente destruído (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)
Um homem de 46 anos, a esposa dele, de 44 e a filha do casal, de 25, morreram em acidente na noite de domingo (18), na BR-060, entre Campo Grande e Sidrolândia.
De acordo com informações da Polícia Civil, um dos pneus traseiros do carro da família teria estourado e o motorista teria perdido o controle da direção, invadido a pista contrária e batido de frente com o caminhão frigorífico.
Mãe e filha morreram no local. O pai foi socorrido para a Santa Casa, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no início da madrugada. Quatro cães e um gato que viajavam com a família também morreram.
O motorista do caminhão não teve ferimentos. O caso foi registrado pela Polícia Civil como homicídio culposo na direção de veículo automotor.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.