sábado, 20 de junho de 2026

Operação contra pedófilos cumpre 9 mandados de busca em 4 cidades

Campo Grande News

 

Movimentação em frente Depca na manhã desta quinta-feira; presos estão sendo levado para a delegacia (Foto: Saul Schramm)

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quinta-feira (17), a segunda fase de uma das maiores operações de combate à pornografia infantil do país. Cerca de 578 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em 24 Estados brasileiros e no Distrito Federal.

 

Em Mato Grosso do Sul são 9 mandados, sendo ao menos 5 deles em Campo Grande e os outros em Naviraí, Dourados e Glória de Dourados, segundo a delegada Marília de Brito, da Depca (Delegacia Especializada de Proteção a Criança ao Adolescente), que coordena a operação. Pelo menos uma pessoa foi presa em flagrante, até o momento.

 

A prisão aconteceu no bairro Coophavila 2, na região sul da Capital, por policiais do Garras (Grupo Armado de Resgate e Repressão a Assaltos e Sequestros), que dão apoio à força-tarefa.

 

Denominada Luz da Infância 2, a ação é coordenada pelo Ministério Extraordinário da Segurança Pública. De acordo com informações do G1 do Rio de Janeiro, cerca de 2,6 mil policiais civis participam da ação.

 

As equipes estão atrás de recolher materiais e arquivos com conteúdos relacionados a crimes de exploração sexual contra crianças e adolescentes. Quem for pego com posse desses materiais é preso em flagrante.

 

Primeira fase – A operação havia sido deflagrada pela primeira vez no dia 22 de outubro do ano passado, também em 24 Estados e no Distrito Federal, incluindo Mato Grosso do Sul.

 

A Operação havia sido coordenada pela Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) e prendeu ao menos 90 pessoas no país.

 

Em Campo Grande, a força-tarefa cumpriu três mandados de busca e apreensão em endereços residenciais no Jardim Noroeste e Guanandi e em um escritório de advocacia na Vila Rosa Piras, região do Itanhangá, um bairro nobre da Capital.

 

Os dois homens acabaram presos em flagrante diante das circunstâncias encontradas nos locais das varreduras.

 

“Trata-se de uma rede de compartilhamento de imagens. E para entrar nessa rede, a pessoa já tem que ter um material a disponibilizar”, explicou na época Paulo Sérgio Lauretto, que era o delegado titular da Depca em coletiva no dia 20 de outubro.

TJ descarta latrocínio e assassino de Mayara será julgado no Tribunal do Júri

Campo Grande News

 

Luís está preso desde 27 de julho de 2017 pelo crime que confessou; ele responderá por homicídio ao Tribunal do Júri. (Foto: Arquivo)

Assassino confesso da musicista Mayara Amaral, Luis Alberto Bastos Barbosa será julgado por homicídio pelo Tribunal do Júri de Campo Grande. A decisão foi tomada na tarde desta terça-feira (15), por unanimidade, pela 1ª Câmara Criminal do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), rejeitando a tese do Ministério Público Estadual de que ele deveria responder por latrocínio –roubo seguido de morte, cuja pena é maior.

 

“É como se o processo estivesse nascendo de novo”, comparou o advogado Conrado de Sousa Passos, defensor de Luis Alberto. Segundo ele, os desembargadores acataram argumentos da defesa, deixando o Tribunal do Júri responsável por julgar o caso. “Como um jeito pratica um homicídio e vai ser julgado por roubo seguido de morte?”, questionou ele.

 

Nesta terça, a Câmara Criminal julgou dois processos sobre o caso: um conflito de competência sobre a Vara responsável por analisar o caso e um recurso do MPMS, no qual se pleiteava enquadrar Luis no crime de latrocínio –que prevê pena de até 30 anos de prisão, ante os 20 estipulados no homicídio. “Essa era uma das preocupações da defesa”, reconheceu Passos, segundo quem a análise na 4ª Vara Criminal da Capital, na qual o juiz Wilton Corrêa havia afastado a ocorrência de latrocínio, pesou na decisão.

 

Corrêa, com tal avaliação, remeteu o caso para a 2ª Vara do Tribunal do Júri, onde o juiz Aluísio Pereira dos Santos manteve a interpretação do inquérito policial de que houve latrocínio –Mayara teria sido morta para ter pertences roubados, segundo a Polícia Civil. O advogado destacou que Luis confessou o assassinato. “Houve uma discussão monumental no motel que resultou na morta da moça”, disse, reiterando a tese da defesa.

 

Reinício – Conrado Passos avalia que, agora, a ação penal deverá ser reiniciada, inclusive com uma nova denúncia da Promotoria de Justiça “para que o juiz realize as audiências, receba a denúncia e faça a instrução do processo”. O advogado afirma que a Procuradoria-Geral de Justiça também deve designar um novo promotor para o caso. “Zera tudo, vai começar tudo de novo”.

 

Ainda segundo a defesa, o próximo passo será discutir com Luís estratégias que garantam sua soltura. “Ele está há muito tempo preso irregularmente, há excesso de prazo por conta da discussão da acusação. Tenho para mim que cabe liberdade”, destacou.

 

Mayara foi morta em 25 de julho de 2017 em um motel de Campo Grande a golpes de martelo.Seu corpo, carbonizado, foi abandonado em uma estrada vicinal na região do Inferninho, na saída para Rochedo.

 

Luís foi preso dois dias depois do crime com vários objetos roubados da vítima, como um notebook, telefone celular e instrumentos musicais. O VW Gol de Mayara teria sido negociado por ele por R$ 1 mil. Dois suspeitos chegaram a ser presos, mas foram inocentados pelo réu, que assumiu a autoria –motivada, segundo Luís, pela combinação de uso de drogas e um acesso de raiva.

 

 

 

Sertanejo Thiago Brava era levado de MS para show no Paraguai em carro roubado, diz polícia

G1 MS

 

 

PRF abordou o veículo onde estava o cantor em Dourados, MS (Foto: PRF/Divulgação)

O carro em que o cantor Thiago Brava viajava para um show no Paraguai foi abordado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na noite de segunda-feira (14), na BR-463, em Dourados. Durante a fiscalização os policiais descobriram que o veículo era roubado. O sertanejo não tem relação com o crime e o motorista foi encaminhado à Polícia Federal.

 

De acordo com a PRF, no carro estavam o cantor, o empresário dele e o motorista e dono do veículo, um brasileiro de Goiás que estuda medicina no Paraguai.

 

O universitário tinha ido buscar o sertanejo no aeroporto de Dourados e o levava para fazer um show em Pedro Juan Caballero quando foi parado na rodovia que dá acesso à fronteira.

 

Os policiais constataram que o veículo havia sido roubado em 5 de fevereiro em Porto Alegre. O documento era falso.

 

Conforme a PRF, o universitário disse que trocou o veículo que tinha anteriormente pelo atual com um colega também estudante de medicina em Pedro Juan Caballero.

 

O universitário, que foi quem contratou o sertanejo, foi encaminhado com o veículo para a Polícia Federal, em Dourados, prestou depoimento e foi liberado. O cantor e o empresário seguiram para o show em uma Van locada.

Casal é preso com fuzil e maconha que seriam entregues em MG

G1 MS

 

Fuzil e munições apreendidos em MS com casal (Foto: PMR/ Divulgação)

Um casal foi preso quinta-feira (10), em Mato Grosso do Sul, com um fuzil 7,62, munições e maconha que, segundo a polícia, seriam levados para Minas Gerais.

 

O casal estava em um carro que foi parado pela Polícia Militar Rodoviária na MS-289, entre Amambai e Coronel Sapucaia, região de fronteira com o Paraguai.

 

Conforme a polícia, no veículo foram encontrados o fuzil, 18 munições e 107 quilos de maconha.

 

Ainda segundo a polícia, os suspeitos contaram que pegaram a droga, as armas e as munições no Paraguai.

Ação conjunta da polícia prende 1 e apreende 2 caminhões com cigarro contrabandeado

G1 MS

 

Cigarro contrabandeado está sendo encaminhado para PF em Dourados (Foto: DOF/Divulgação)

Dois caminhões de cigarro foram apreendidos na tarde desta quarta-feira (9), em ação conjunta do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) e a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), em Maracaju. O condutor de um dos veículos foi preso em flagrante e o outro, conforme a investigação, fugiu com a chave do veículo, que será guinchado.

 

Os caminhões foram encaminhados para a sede da Polícia Federal (PF) em Dourados, na região sul do estado. A carga ainda não foi contabilizada e os envolvidos devem responder por contrabando.

Professor da capital é investigado por estupro de 7 alunos

Campo Grande News

Professor de 59 anos, da rede municipal de ensino é suspeito de estuprar pelo menos sete crianças entre 11 e 13 anos. As denúncias chegaram a Polícia Civil em março deste ano e nesta segunda-feira (07) ele foi ouvido na Depca (Delegacia Especializada de Proteção a Criança e Adolescente). Porém, como não estava em situação de flagrante acabou sendo liberado.

 

O caso é investigado pelo delegado Fabio Sampaio. Segundo ele, as famílias de dois meninos com 12 e 13 anos, além da de uma menina de 13 anos denunciaram o professor na delegacia.

 

As vítimas estudam numa escola do bairro Piratininga e contaram a polícia que os abusos aconteciam quando pediam algum tipo de orientação ao professor. “Ele passava a mão nos alunos ou fazia com que elas apalpassem as partes íntimas dele. Os abusos também aconteciam quando as crianças ficavam de recuperação. Para isso, o professor esperava o momento que ficavam sozinhas na sala para abusar delas”, detalha o delegado.

 

 

O suspeito ainda morava perto da casa do menino de 13 anos, oportunidade usada para estupra-lo. “Ele construiu uma relação de amizade com o aluno. Em depoimento a vítima ainda disse que o último “encontro” com o professor foi em fevereiro deste ano”, conta.

 

Mais vítimas – Para a polícia, as vítimas contaram que em conversa na escola descobriram que o professor também abusava de outras quatro meninas com idades entre 11 e 12 anos.

 

O investigado dá aulas de ciências entre outras disciplinas. Ele se apresentou nesta tarde na delegacia onde negou tudo. “Como não era uma situação de flagrante acabou sendo liberado”, explica Fábio.

 

O professor já foi indiciado por estupro de vulnerável nos casos dos três primeiros alunos. Agora a Polícia Civil abrirá outro inquérito para as novas denúncias.

 

A reportagem entrou em contato com a prefeitura sobre as medidas que serão adotadas e aguarda retorno.

Brasileiros são presos com 38 mil dólares na fronteira com o Paraguai

Campo Grande News

 

Dinheiro não declarado estava guardado no bolso de dois ocupantes de um SUV (Foto: Assecom/DOF)

Dois homens foram presos, no sábado (28), ao tentar ingressar no país com dólares não declarados em Ponta Porã. Ambos foram alvo de fiscalização do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) em trecho da MS-164.

 

 

Policiais realizaram abordagem, por volta das 15h30, a um veículo CR-V com placas da Capital. Nele estavam dois homens, com idades de 27 e 34 anos, que transportavam no bolso, respectivamente, US$ 18.670 e US$ 20 mil. A quantia convertida soma R$ 130 mil.

 

 

Sem documentos para comprovar a origem dos dólares, que tinham por destino Campo Grande, a dupla foi presa por evasão de divisas, uma vez que o limite de transporte de moeda estrangeira não declarada é de US$ 10 mil. A ocorrência foi registrada na Delegacia de Polícia Federal de Ponta Porã, onde o dinheiro e os ocupantes do veículo foram levados.

Adolescente de apenas 15 anos levaria maconha e armas de MS para MG

Do Campo Grande News

 

O garoto jovem estava em um ônibus que fazia o itinerário Ponta Porã/Campo Grande.(Foto: Dourados News)

Adolescente, de apenas 15 anos, foi apreendido, na noite desta quinta-feira (26), ao ser flagrado com 15 tabletes de maconha e dois revólveres calibre 38, na rodoviária de Dourados.

 

Conforme agentes do Canil, do 3º Batalhão de Polícia Militar da cidade, jovem estava em um ônibus que fazia o itinerário Ponta Porã/Campo Grande. Ele era morador em Montes Claros, MG, mas disse que foi até Ponta Porã visitar um familiar e durante a estadia, um homem o propôs de levar a droga e as armas até a cidade de Uberlândia, em Minas Gerais.

 

Ainda segundo o Dourados News, pelo transporte ele receberia R$ 500,00 caso chegasse ao destino. A droga pesava pouco mais de 19 quilos. O adolescente foi encaminhado para a delegacia de Dourados, onde foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e contrabando e deverá ser transferido para a Unei (Unidade Educacional de Internação).

Indústria de tráfico é desarticulada em Dourados

Diário Digital

 

A maconha apreendida na manhã desta terça-feira (Foto: Divulgação/Dourados News)

 

A maconha apreendida na manhã desta terça-feira (24) em depósito localizado na avenida Weimar Torres, em Dourados, era colocada em maio a fardos de produtos recicláveis.

 

O caminhão flagrado na madrugada com aproximadamente 3 toneladas da droga foi carregado no mesmo local.

 

No estabelecimento, Celso Berti e Rubens Saldivar, advogados do proprietário, acompanham as ações da polícia.  Conforme relatado à polícia por um dos funcionários do local, parte dos produtos recicláveis era adquirido fora de Dourados e chegavam a empresa embalados já. Outros eram preparados no estabelecimento, porém, ele alega não saber da existência dos entorpecentes.

 

Três pessoas foram detidas na empresa, porém, ainda não é investigada a participação deles no esquema.

 

O flagrante

 

O flagrante ocorreu no Jardim Guanabara e resultou na prisão de um homem. Valter Marcelo Deneu, 41, morador no mesmo bairro e motorista do Mercedes Benz 1113 azul, placas HQG-8367, acabou levado pelas equipes.

 

A abordagem ocorreu no cruzamento das ruas Monte Alegre e Maipú por volta de 3h30.

 

Durante a conversa, Valter foi questionado sobre o destino e o que levava na carroceria. Aos policiais ele afirmou seguir viagem até São Paulo (SP) com garrafas pet para reciclagem. Com a ajuda do cão farejador da PM, vários tabletes de maconha acabaram apreendidos.

 

Perguntado sobre o entorpecente, ele negou saber da existência. Levado ao 3º Batalhão de Polícia Militar de Dourados, a expectativa é que a droga ultrapasse as 3 toneladas após pesagem. A ocorrência deve ser encaminhada posteriormente até a Polícia Federal. Com informações do site Dourados News)

Morador de SP aciona polícia de MS para salvar irmã mantida em cárcere por grupo criminoso

G1 MS

 

Submetralhadora apreendida na casa do suspeito de 47 anos, em Rio Brilhante (MS) (Foto: PM/Divulgação)

Um morador de Lençóis Paulista (SP) acionou a Polícia Militar de Rio Brilhante (MS) na noite de domingo (22) para salvar a irmã que estaria sido mantida em cárcere privado por integrantes de uma facção criminosa, após a saída do marido dela da da cadeia pública de Dourados, na região sul de Mato Grosso do Sul.

 

Segundo a PM, por meio de mensagens no celular, o morador na cidade paulista foi informando a polícia. Primeiro passou da endereço residência da irmã, mas não havia ninguém no local. Depois disse ter recebido outra mensagem dizendo que ela estava sendo levada para um lugar ermo em um veículo sedan, possivelmente para assassiná-la.

 

Os policiais localizaram o veículo na rua Lourival Barbosa. Ao fazerem a abordagem, prenderam um homem de 30 e outro de 47 anos e encontraram no interior do carro duas pistolas calibre 380 mm, com dois carregadores ambos municiados e uma pistola calibre 380 com um carregador devidamente municiado. Além disso, havia uma de meia de tecido com varias munições do mesmo calibre. Ao todo, foram apreendidos 63 cartuchos intactos.

 

Durante a produção do boletim de ocorrência, a vítima entrou em contato com a equipe policial dizendo que estava fora de perigo. Ela também informou que na casa do suspeito de 47 anos havia uma submetralhadora.

 

Os policiais foram até o endereço e encontraram a arma calibre 9 mm em cima do sofá com o carregador municiado e cinco cartuchos do mesmo calibre intactos, além de duas munições de fuzil calibre 556 mm.

 

Os suspeitos e todo o aparato bélico foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Rio Negro.

Armas e munições de uso restrito são apreendidos em comércio de MS

 

G1 MS

 

Armas, munições, pneus e medicamentos apreendidos pelo DOF em MS (Foto: DOF/Divulgação)

Diversas armas, munições – entre eles de uso restrito -, pneus e medicamentos proibidos no Brasil, foram apreendidos na quinta-feira (19), em um comércio do distrito de Presidente Castelo Branco, em Deodápolis.

 

O Departamento de Operações da Fronteira (DOF) recebeu denúncia sobre venda de munições e armas, foi ao local e lá encontrou os materiais de acordo com as informações recebidas. O dono, de 53 anos, confessou aos policiais que comprava os produtos no Paraguai para revender ali e foi preso.

 

Conforme o DOF, foram apreendidas quatro espingardas; uma pistola; 600 pacotes de cigarros; 132 pneus de vários tamanho e marcas, sendo 42 de motocicletas; 26 cartelas de comprimidos de venda proibida no Brasil e 919 munições de vários calibres, inclusive de 9mm, que é de uso restrito.

 

O comerciante não estava no local quando os policiais chegaram. A irmã dele estava lá, o avisou sobre a presença dos militares e ele compareceu com a presença de advogado. Ele disse ainda ao DOF que vendia armas e munições para caçadores da região.

 

O caso foi encaminhado à Polícia Federal, em Dourados, e o homem preso por tráfico internacional de armas.

Idoso é morto a tiros e outro fica ferido em fazenda de Ponta Porã

G1 MS

 

Um idoso de 62 anos foi morto a tiros e outro, de 64, ficou gravemente ferido, em atentado ocorrido na noite de quinta-feira (19), em uma fazenda de Ponta Porã, localizada nas proximidades da BR-463.

 

De acordo com informações do boletim de ocorrência, o idoso ferido havia ido à fazenda para receber do homem que morreu. Em um determinado momento o suspeito entrou na cozinha atirando e fugiu.

 

O corpo do idoso estava no chão da cozinha. O ferido foi socorrido para um hospital de Dourados em estado grave.

 

O caso foi registrado como homicídio e até a publicação desta resportagem nenhum suspeito havia sido preso.

Policial de MS é flagrado na fronteira com R$ 94 mil escondidos em câmbio de carro

G1 MS

Cédulas apreendidas pela Polícia Federal com policial de MS (Foto: PF/Divulgação)

Um policial militar de Mato Grosso do Sul foi flagrado em Ponta Porã, com dinheiro escondido no câmbio do carro dirigido por ele, que prestou depoimento e foi liberado.

 

Conforme a Polícia Federal (PF), as cédulas, que somaram R$ 94.067, estavam em um compartimento oculto do câmbio. O flagrante foi na BR-463, rodovia que fica na região de fronteira com o Paraguai.

 

Segundo a PF, o militar disse que foi contratado por um amigo para levar o dinheiro de Pedro Juan Caballero até Dourados. O dinheiro foi apreendido porque não foi comprovada origem licíta.

Jovem é preso com pacotes à vácuo de maconha que seriam entregues na Capital

 

Campo Grande News

 

Droga em ramos foi embalada à vácuo. (Foto: Divulgação)

Jovem de 24 anos, foi preso neste domingo (08), depois de ser flagrado com 50 quilos de maconha embalada à vácuo na MS-384 em Ponta Porã. A abordagem ocorreu durante fiscalização de rotina dos oficiais da PMR (Polícia Militar Rodoviária) na rodovia.

 

No trecho que liga os municípios de Antônio João à Bela Vista, os policiais deram ordem de parada ao veiculo Fox, prata, com placas de Santos/SP. No entanto, o condutor desobedeceu a referida ordem, houve perseguição por cerca de três quilômetros, até que o condutor parou o veiculo, e tentou fugir a pé mas foi contido e preso.

 

A droga estava divida em 126 pacotes embalados a vácuo e dentro de três bolsas de viagem. Ele confessou que traria a droga até a Capital, onde receberia certa quantia em dinheiro que não foi informada. Autor, veículo e drogas foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Ponta Porã.

“Skank” buscado por jovem de 19 anos na fronteira seria entregue em Brasília

Campo Grande News

 

Os 5,95 quilos da droga estavam divididos em um total de sete pacotes. (Foto: Osvaldo Duarte)

Eduarda Rodrigues Souza, de 19 anos, foi presa depois de ser flagrada com quase 6 quilos de Skank – conhecida como supermaconha -, na rodoviária de Dourados.

 

O Guardas Municipais da cidade vistoriavam o ônibus do itinerário Ponta Porã/Brasília, quando desconfiaram sobre o que havia dentro da mochila levada sobre os pés da jovem. Os 5,95 quilos da droga estavam divididos em um total de sete pacotes.

 

Conforme o Dourados News, Eduarda disse que foi contratada via celular e que ganharia R$ 2.500, para levar a droga até Brasília. Ela era moradora na cidade de Sobradinho, no Distrito Federal. Ela foi encaminhada para a delegacia do 1º Distrito Policial de Dourados, onde foi autuada em flagrante pelo crime de tráfico de drogas.

 

A droga – O Skank é uma substância cinco vezes mais forte que a maconha e que pode chegar a custar R$ 100 por grama.