segunda-feira, 22 de junho de 2026

PF fecha empresa de turismo religioso que transportava drogas junto com fiéis

Hélio de Freitas

Do Campo Grande News

 

Policiais na garagem da Euro Tur, no Jardim Santo André, em Dourados (Foto: Adilson Domingos)

Dez mandados de prisão e 14 de busca e apreensão estão sendo cumpridos pela Polícia Federal e Receita Federal nesta quinta-feira (21) em Dourados, a 233 km de Campo Grande, na Operação Viagem Santa. O objetivo é desmantelar quadrilha de traficantes de drogas.

 

Os alvos são proprietários e funcionários da empresas de viagens de turismo, uma delas a Euro Tur, que transporta fiéis para visitas ao santuário de Aparecida (SP) e turistas para compras na capital paulista. Ônibus usados para carregar essas pessoas serviam também para envio de cocaína e maconha.

 

O Campo Grande News apurou que a investigação que culminou com operação de hoje começou em dezembro de 2018, após a delegacia da PRF (Polícia Rodoviária Federal) em Dourados receber informação sobre o esquema de transporte de droga nos ônibus e lavagem de dinheiro ilícito através das viagens de turismo. A delegacia da PF foi comunicada e detalhes do esquema que já tinham sido apurados pela PRF foram compartilhados com a Polícia Federal.

 

Conforme a Polícia Federal, pelo menos 86 policiais federais e servidores da Receita Federal cumprem os mandados nesta quinta. Em Dourados, as equipes estão em vários locais, entre eles a garagem da empresa, localizada na Rua Araguaia, no Jardim Santo André, e em outro endereço da Euro Tur na Rua Onofre Pereira de Matos. Mandados também estão sendo cumpridos em Deodápolis.

 

Além das prisões e buscas, a PF faz o sequestro e bloqueio de R$ 10 milhões em bens móveis, imóveis da organização criminosa e de valores depositados em contas bancárias dos investigados. Também estão sendo confiscados 12 ônibus avaliados em R$ 11 milhões. As 44 ordens judiciais foram expedidas pela 2ª Vara Criminal de Durados.

 

Em 2019, ação conjunta da Polícia Federal e da PRF apreendeu meia tonelada de cocaína transportada em compartimento oculto de um ônibus de turismo da empresa. Ao longo das investigações ocorreram outras duas apreensões com quase 400 quilos de maconha, também em veículos de transporte de passageiros, todos com destino a São Paulo.

 

Segundo a PF, todas as empresas envolvidas nas apreensões são sediadas em Dourados. Durante as apreensões, apenas os motoristas dos veículos foram responsabilizados pelo transporte da droga.

 

Entretanto, com o aprofundamento das investigações, a polícia descobriu a existência da organização criminosa especializada no transporte de Dourados para São Paulo, onde a droga era descarregada.

 

“A organização criminosa montou rede de empresas de fachada, para lavar o dinheiro oriundo do tráfico de drogas, além de empresas de transporte de passageiros, cujos veículos eram utilizados para transportar a droga”, afirma a PF.

Deputado Trutis é investigado por simular atentado para se promove

G1/MS

 

Carro do deputado federal com marcas de tiros, segundo publicação dele — Foto: Loester Trutis/ Redes Sociais

O deputado federal Loester Trutis (PSL-MS) é investigado pela Polícia Federal por forjar um atentado contra ele e um assessor, em fevereiro deste ano, para se promover politicamente. A informação consta no processo que autorizou uma operação que tinha como alvo o parlamentar. Ele acabou preso nesta quinta (12) em flagrante por porte ilegal de arma de uso restrito, mas foi solto no mesmo dia por meio de um habeas corpus.

 

No processo consta que as investigações da polícia apontam que há indícios de que o ataque ocorreu, mas a principal suspeita é que Trutis utilizou o episódio para se beneficiar.

 

Conforme a apuração, o deputado federal queria, na época, se lançar candidato a prefeito de Campo Grande e o fato poderia trazer visibilidade política. A candidatura, no entanto, não foi lançada a pedido da direção estadual do PSL e acabou indeferida pela Justiça Eleitoral.

 

Ainda na tarde desta quinta-feira (12), após a prisão em flagrante pelo porte de arma, a defesa de Trutis conseguiu um habeas corpus concedido pela minisitra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), e ele foi solto. Até a última atualização da matéria a defesa do deputado ainda não havia se pronunciado sobre o caso.

 

Contradições e inconsistências

 

De acordo com o relatório da Procuradoria Geral da República (PGR), a investigação excluiu a linha inicial de que o deputado teria sido vítima de um ataque e aponta contrariedades e inconsistências da versão informada à polícia pelo próprio deputado.

 

Foram essas divergências, não detalhadas no processo que o G1 teve acesso, que levaram à suspeita de que o atentado contra a vida do parlamentar teria sido simulada, a “fim de promover a capitalização política dos acontecimentos”, com o fomento de “pautas” de interesse de seu mandato parlamentar.

 

O documento ainda autoriza a abertura de inquérito contra Trutis, e também contra o assessor que estaria com ele no momento do crime, o irmão do parlamentar e um outro integrante do PSL

 

Todos são investigados pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo, disparo de arma de fogo e comunicação falsa de crime.

 

A Operação em que o deputado é investigado cumpriu 10 mandados de busca e apreensão na tarde desta quinta, 9 em Mato Grosso do Sul e um em Brasília. Trutis só foi preso por causa do flagrante.

 

Investigação

 

Segundo o deputado relatou à polícia na época, o carro em que estava com o assessor foi alvejado na manhã do dia 16 de fevereiro, na BR-060, entre Campo Grande e Sidrolândia. Na época, Trutis usou as redes sociais para divulgar o ocorrido e também disse que não daria entrevistas.

 

Ele contou que seguia, com o seu motorista, de Campo Grande para Sidrolândia, quando ambos foram alvos de disparos. Eles identificaram ao menos cinco marcas de tiros no carro. Não houve feridos.

 

Trutis contou que, para se defender, revidou aos disparos e os suspeitos fugiram. O parlamentar e o motorista foram retirados da rodovia com apoio do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope) de Mato Grosso do Sul.

Polícia busca suspeitos de abuso e exploração sexual contra crianças em Campo Grande

G1/MS

 

Polícia vistoria 4 alvos em Campo Grande — Foto: Polícia Civil/Divulgação

A Polícia Civil, desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (29), em Campo Grande, cumpre 4 mandados de busca e apreensão e também procura suspeitos de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. Os crimes seriam praticados na internet.

 

A ação chamada Deep Caught 3 é coordenada pela Delegacia Especializada de Proteção à Criança e o Adolescente (Depca) e faz parte de uma investigação na Deep Web, como é chamada a área obscura da internet, em que não é possível ser acessada pelo Google ou digitando um endereço em um navegador comum.

 

Até o momento, a investigação ressalta que possui “indícios suficientes de autoria e materialidade delitiva”.

 

No Estatuto da Criança e o Adolescente (ECA), a pena prevista para quem armazena este tipo de conteúdo varia de 1 a 4 anos de prisão. Já o compartilhamento varia de 3 a 6 anos, além da produção de conteúdo relacionado aos crimes de exploração sexual, cuja pena varia de 4 a 8 anos de prisão.

Ação conjunta apreende 6 toneladas de maconha e prende ‘batedor’ e motorista

G1/MS

 

Policiais apreenderam carga ilícita em Brasilândia, MS — Foto: DOF/Divulgação

O DOF (Departamento de Operações da Fronteira), em ação conjunta com a Polícia Civil de Brasilândia, na região leste do estado, apreendeu um caminhão com 6 toneladas de maconha.

 

A investigação obteve informações e conseguiu identificar o batedor da carga. Ele foi preso em flagrante, bem como o motorista do caminhão, que fugiu logo após a abordagem policial e abandonou o veículo em movimento.

 

Os policiais continuaram com as buscas e o flagraram às margens da MS-040. Ambos foram autuados por tráfico de drogas, com pena que varia de 5 a 15 anos de reclusão.

PCC tinha até laboratório de drogas em presídio fechado por ministra no Paraguai

Thatiana Melo

Do Midiamax

 

Foi apreendido muito dinheiro e muitas drogas (Foto: Fernando Romero/ ABC Color)

Durante a varredura feita dentro do presídio de Tacambú, em Assunção no Paraguai, agentes da unidade de crimes organizados e antimotim da polícia paraguaia encontraram pães de cocaína, um laboratório de drogas e cerca de R$ 200 mil. A penitenciária foi fechada temporariamente pela ministra da Justiça do Paraguai Cecília Pérez Rivas.

 

A ministra disse que quando mais pressionarem, mais coisas iriam sair da penitenciária. Em entrevista ao site ABC Color, Cecília afirmou que não há outra forma de trabalhar para conter a corrupção dentro da penitenciária. Existe a suspeita de que funcionários estejam envolvidos no esquema de introdução de drogas, no presídio que abriga lideranças da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital).

 

Ainda segundo a ministra foi apreendido muito dinheiro e muitas drogas. Cecília ainda concluiu que a ação feita pelo Ministério afetou vários ‘setores’ e que possivelmente irão sofrer represálias. A ministra ainda lembrou que a ações visam combater o que aconteceu no presídio de Pedro Juan Caballero, quando em janeiro 75 membros do PCC fugiram, e apenas, 10 foram recapturados até agora.

 

Na segunda-feira, a filha de um servidor da Justiça paraguaia foi presa entrando com o explosivo em gel na unidade. A encomenda seria entregue a um preso chamado Carlos Duarte que, conforme a ministra, não tem histórico de envolvimento com o crime organizado. O caso é investigado com apoio do Ministério Público e Polícia Nacional.

Casal é preso com 65 quilos de folhas de coca que seriam entregues em SP

Campo Grande News

 

Fardos onde estavam as folhas de coca. (Foto: PRF)

Um casal de traficantes foi preso ao ser flagrado com 65 quilos de folha de coca prensadas, neste domingo (04), em Nova Andradina.

 

A planta é a matéria prima da cocaína e foi encontrada escondida dentro de sacolas de milho e batata, que eram tranpostados em veículo I/Hafei Minivan, abordado pela equipe de policiais rodoviários federais, na BR-267.

 

Diante do flagrante a dupla confessou que buscou o veículo já preparado com as folhas de coca em Corumbá (MS) e que receberiam R$ 1,5 mil para transportar a carga até São Paulo (SP). O casal foi preso e encaminhado para a Polícia Civil de Nova Andradina, juntamente com o veículo e a carga.

 

 

DOF apreende mais de 1,2 tonelada de maconha em Dourados

Portal do MS

 

A apreensão ocorreu durante as ações da Operação Hórus (Foto - Divulgação)

Policiais do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) apreenderam na rodovia MS-379, na região de Dourados, na manhã de ontem (22), um veículo Pajero Sport, cor preta e com placas falsas de Cassilândia (MS), carregado com mais de 1,2 tonelada de maconha.

 

A apreensão ocorreu durante as ações da Operação Hórus, que em Mato Grosso do Sul é realizada por meio de parceria entre a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), via Secretaria de Operações Integradas (Seopi).

 

Conforme os policiais, o veículo foi localizado após capotar e ser abandonado às margens da rodovia por traficantes que realizavam o transporte de 64 fardos prensados de maconha. Buscas foram realizadas na região, mas o condutor da Pajero não foi localizado.

 

Em checagens aos sistemas de segurança da Sejusp os policiais do DOF constataram que as placas afixadas no veículo são falsas e que as verdadeiras são de Cascavel (PR). O veículo e a droga que totalizou 1 tonelada e 269 quilos foram entregues na Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron) que vai investigar o caso.

 

Mais 95 Kg de maconha

 

Nas ações da Operação Hórus foram apreendidos ontem pelos policiais do DOF, outros 95,5 quilos de maconha, na MS-289, na região de Coronel Sapucaia. A droga estava em um carro popular, cor branca, que seguia em direção à Amambai e foi abordado no bloqueio montado pelo DOF na rodovia estadual.

 

Durante entrevistas os ocupantes do veículo, o motorista e duas passageiras, entram em contradição sobre o que faziam na região. Os policiais resolveram vistoriar o carro e localizaram diversos tabletes de maconha, escondidos em compartimentos ocultos. Os acusados acabaram dizendo que foram contratados para pegar a droga em uma residência de Coronel Sapucaia e entregar em Santa Cecília do Pavão (PR).

 

A ocorrência do DOF foi entregue na Delegacia da Polícia Civil em Coronel Sapucaia, onde os acusados foram autuados em flagrante por tráfico de drogas, sendo em seguida colocados à disposição da Justiça.

 

Denúncia

 

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não é preciso se identificar e a ligação é mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Ao refazer trajeto, polícia consegue pistas de grupo que roubou agência bancária

G1/MS

 

Agência do Banco do Brasil é alvo de bandidos, em Nova Alvorada do Sul (MS). — Foto: Alvorada Informa

Ao refazer o trajeto dos bandidos que roubaram uma agência do Banco do Brasil, em Nova Alvorada do Sul, a polícia conseguiu pistas do crime e também pediu a quebra de sigilo telefônico dos envolvidos, segundo afirmou ao G1 o delegado Rômulo Teixeira, um dos responsáveis pelas investigações.

 

“Ainda estamos aguardando o retorno judicial sobre estes pedidos, entre eles a quebra de sigilo telefônico. Assim que tivermos estas respostas, o inquérito será encaminhado ao Garras [Delegacia Especializada em Repressão à Roubos a Bancos, Assaltos e Sequestros]. Tivemos uma investigação conjunta e agora será tocado somente por eles o inquérito”, explicou Teixeira.

 

Logo no início das buscas, a polícia apontou que o grupo “é especializado neste tipo de crime e sabia da vulnerabilidade do local”. Ainda conforme a polícia, foi feita a análise de câmeras, o que apontou o modus operandi e o fato deles levarem os equipamentos usados neste tipo de ocorrência. Um boné também foi apreendido e encaminhado para perícia.

 

Entenda o caso

 

Quatro bandidos chegaram em um veículo e renderam funcionários da agência, na manhã do dia 29 de julho, em Nova Alvorada do Sul.

 

Os criminosos chegaram ao local por volta das 7h30 (de MS) e aproveitaram o momento para render o tesoureiro e outros seguranças. Eles também obrigaram funcionários a ficarem deitados enquanto permaneciam dentro da agência.

 

Em nota, o Banco do Brasil disse que não informará o valor levado pelos suspeitos, mas, que está colaborando com as investigações. Parte dos recursos que teria sido levado pelos suspeitos, seria de um depósito que uma grande empresa da região fez, no dia anterior, para pagar o salário de funcionários.

Caminhão com 21 mil pacotes de cigarros contrabandeados é apreendido pelo DOF em Itaquiraí

G1/MS

 

Cigarro apreendido pelo DOF em Itaquiraí — Foto: DOF/Divulgação

Policiais Militares do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) apreenderam na tarde desta terça-feira (25) um caminhão carregado com 21 mil pacotes de cigarros contrabandeados do Paraguai.

 

A ação ocorreu em virtude da Operação Hórus, parceria da secretaria estadual de Justiça e Segurança Pública com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, durante um patrulhamento ostensivo próximo a um assentamento rural, na região de Itaquiraí.

 

Os militares visualizaram o caminhão, com placas de Curitiba (PR), abandonado em uma estrada vicinal próximo a uma mata. Durante a vistoria localizou-se a carga de cigarros de origem estrangeira.

 

A ocorrência foi registrada e entregue na Receita Federal de Mundo Novo.

Vigilância e PM encerram festa de 15 anos em Nova Alvorada do Sul

Campo Grande News

 

Caso foi registrado na delegacia local como infração de medida sanitária preventiva (Foto - Divulgação)

Festa de 15 anos que estava acontecendo em residência foi encerrada após “batida” da Vigilância Sanitária e Polícia Militar. O caso ocorreu na noite de ontem (23) em Nova Alvorada do Sul.

 

Segundo informações do boletim de ocorrência, a Vigilância Sanitária acionou a Polícia Militar para dar apoio numa fiscalização a uma residência na região central da cidade, onde estava ocorrendo uma festa.

 

As equipes foram ao local e flagraram aproximadamente 20 pessoas participando da festa. A reunião era em comemoração a um aniversário de 15 anos.

 

A festa foi encerrada e os convidados dispersados. O dono da casa, de 41 anos, responderá por infração de medida sanitária preventiva.

Três são presos com 810 quilos de maconha Amambai e Coronel Sapucaia

G1/MS

 

Tabletes de maconha apreendidos na região de fronteira — Foto: PMR/Divulgação

Três homens foram presos na manhã deste domingo (19), no trecho entre Amambai e Coronel Sapucaia, região de fronteira com o Paraguai, transportando quase uma tonelada de maconha.

 

O flagrante foi feito pela Polícia Militar Rodoviária (PMR) durante policiamento ostensivo na MS-289. O patrulhamento fazia parte das fiscalizações de rotina da Operação Hórus.

 

Conforme a PMR, a primeira abordagem foi a um Peugeot 206, que seguia sentido Amambai. O condutor, um homem de 36 anos, se mostrou bastante nervoso com a presença policial, o que levantou suspeitas.

 

Na sequência, ainda segundo a PMR, um Chevrolet Cruze, além de não obedecer a ordem de parada, tentou atropelar os policiais. Os militares então atiraram em direção ao veículo e houve perseguição.

 

O carro foi abordado alguns quilômetros depois, sendo verificado que era conduzido por um rapaz de 19 anos, e tinha um paraguaio de 20 anos como passageiro. No veículo foram encontrados os 810 quilos de maconha e 55 de shank.

 

No Cruze encontrado ainda um rádio transceptor, que estava na mesma frequência de outro equipamento que havia no Peugeot 206. O motorista deste servia como batedor, repassando informações sobre fiscalizações na rodovia, e também foi preso.

 

Os três abordados confessaram o tráfico de drogas e disseram que a carga foi seria levada de Coronel Sapucaia até Dourados. Eles foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Amambai, juntamente com a droga.

Traficantes abandonam bicicletas carregadas com meia tonelada de maconha

Campo Grande News

 

ao perceberem a presença dos militares, os traficantes abandonaram as bicicletas (Foto - Divulgação)

Nove ciclistas trafegavam pela rodovia MS-379, no município de Laguna Caarapã, distante 287 quilômetros de Campo Grande, quando foram flagrados por policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) quase meia tonelada de maconha.

 

Segundo registro policial, ao perceberem a presença dos militares, os traficantes abandonaram as bicicletas e entrarem em canavial às margens da rodovia. Eles não foram localizados.

 

Os nove transportavam, no total, 440 quilos de maconha. A ocorrência foi registrada na Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira) em Dourados, onde a carga apreendida foi entregue.

 

Operação hórus – A ação ocorreu em virtude da Operação Hórus, que é parceria entre Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) e MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública).

Operação do GAECO cumpre mandados de prisão na Capital, Dourados e outras cidades

MS em Foco

 

A operação “Ponto Cego”, realizada hoje contra a facção criminosa PCC (Foto - Adilson Domingos)

O GAECO (Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado) com o apoio de outros organismos policiais, realiza na manhã desta terça-feira (7) investiga crimes de tráfico de drogas e organização criminosa. A operação “Ponto Cego”, realizada hoje contra a facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital), tem 13 alvos. Os mandados de prisões são cumpridos em quatro cidades: Campo Grande, Dourados, São Gabriel do Oeste e Sidrolândia.

 

Consta que alvo principal sejam indivíduos ligados principalmente no narcotráfico. Em Campo Grande foram cumpridos mandados nos bairros Santa Emília e São Conrado entre outros. Antes das 6h equipes policiais estavam posicionadas em pontos onde existiam alvos a serem capturados.

 

Presos estão sendo levados para Delegacias da Polícia Civil no interior e em Campo Grande para a Depac-Centro e CEPOL. Posteriormente serão transferidos para presídios.

 

Em Dourados com o apoio do DOF e da Polícia Militar um homem identificado apenas como Gabriel de 23 anos foi preso no Jardim Independência e levado para o Primeiro Distrito Policial. Já na rua Palmeira no Grande Água Boa foi cumprido um mandado de busca.

 

Ainda nesta terça-feira o GAECO deve dar mais detalhes da operação que ainda está em andamento.

PRF apreende maconha identificada com foto do Bolsonaro no Posto Capey em Ponta Porã

João Pires

 

Maconha tinha como identificação foto do presidente da República (Foto - PRF)

 

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) apreendeu na manhã de hoje (03) no Posto Capey, na BR-163, próximo a Ponta Porã, uma carga de maconha transportada em uma camionete Fiat Toro.

 

Durante a abordagem foi preso um jovem de 22 anos, estudante de Direito, natural de Uberaba (MG). Segundo ele teria relatado à PRF, o trafico foi motivado por um agiota que pretendia receber uma dívida de R$ 15 mil, sendo que ele pegaria a maconha em Ponta Porã e levaria até Minas Gerais para quitar o compromisso.

 

A droga tinha como identificação, foto do presidente Jair Bolsonaro. A prática é comum entre os traficantes como simples forma de marcação, geralmente utilizando um personagem ou uma personalidade para identificar a mercadoria.

 

Ainda de acordo com os policiais rodoviários, o estudante não tinha nenhuma passagem pela polícia registrada.

 

A mercadoria era transportada em uma camionete Fiat Toro (Foto - PRF)

 

 

PF faz operação contra quadrilha que transportava cocaína por rios e rodovias

G1/MS

 

Cocaína, armas e rádios apreendidos com a quadrilha — Foto: PF/Divulgação

A Polícia Federal (PF) faz nesta quinta-feira (02), operação para desarticular uma quadrilha que usava rios e rodovias para o tráfico de drogas. Estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão em Ladário, Ponta Porã, Campo Grande, Anápolis (GO), Taguatinga (DF), Parnamirim (RN) e Natal (RN).

 

Conforme a PF, o grupo pegava cocaína na fronteira Brasil – Bolívia, na região de Mato Grosso do Sul, e seguia com a droga pelos rios Paraguai e Taquari até Coxim. A partir daí, o entorpecente era transportado por rodovias até estados do Nordeste.

 

A quadrilha já teve R$ 2,9 milhões em bens e imóveis apreendidos e duas empresas suspensas. No decorrer das investigações, foram apreendidos aproximadamente 257 kg de cocaína.

 

A operação leva o nome de Paralelos 18/5, em referência às latitudes que separam a origem e o destino da droga, em um trajeto que ultrapassava 3,7 mil quilômetros.