O presidente eleito, Jair Bolsonaro.(Foto: Redes Sociais)
O assessor de Assuntos de Segurança Nacional dos Estados Unidos, John Bolton, está reunido neste momento com o presidente eleito, Jair Bolsonaro.
Ele chegou pontualmente, às 7h, acompanhado do diretor de imprensa, Garrett Marquis, do diretor de Negócios do Hemisfério Oeste, Mauricio Claver-Carone, do diretor para o Brasil, David Schnier, e do Encarregado de Negócios, Bill Popp.
Também participam do encontro os futuros ministros das Relações Exteriores, embaixador Ernesto Araújo, da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, e do Gabinete de Segurança, general Augusto Heleno. Além de Flávio Bolsonaro, eleito senador pelo Rio de Janeiro.
Antes da reunião, foi servido um café da manhã informal. A agenda não foi divulgada mas, pelo Twitter, Bolton disse que “compartilhamos muitos interesses bilaterais e trabalharemos de forma próxima para expandir a liberdade e a prosperidade por todo o continente americano”.
Pela rede social, Bolton disse que oficializou o convite do presidente Trump para que Bolsonaro visite os Estados Unidos e que “está ansioso por uma dinâmica parcerias com o Brasil”.
Universidade Luz também encerra atividades da UFGD de 2018, com inauguração das luzes de natal (Divulgação)
A UFGD traz no dia 6 de dezembro, o show do músico e compositor de Renato Teixeira dentro do projeto de extensão Universidade Luz, vinculado à Coordenadoria de Cultura (COC/PROEX/UFGD).
O cantor e compositor, um dos principais nomes da música brasileira, tocará seus maiores sucessos e se apresentará na Unidade II (campus), a partir das 20h. A entrada é gratuita. Ele fará uma apresentação solo e resgatará alguns de seus maiores sucessos, como Romaria, Frete e Tocando em Frente, além de outros sucessos das músicas caipira e folk brasileira.
O Festival Universidade Luz da UFGD foi criado na atual gestão (2015-2019) e tem como proposta fomentar, divulgar e promover a arte e a cultura, como um movimento transformador da realidade social. O Festival propiciará a oportunidade de integração da comunidade universitária e toda comunidade douradense e de municípios vizinhos.
Além disso, o Universidade Luz marca o encerramento das atividades de ensino, pesquisa e extensão do ano de 2018, inaugurando as luzes natalinas nos prédios da Instituição com a participação de uma programação de arte, música e cultura.
Considerando a grande influência que a UFGD tem no âmbito regional, uma vez que atende aproximadamente 8 mil alunos não só do Mato Grosso do sul, como de outros Estados, e considerando a experiência que adquiriu ao longo de sua criação em 2006 no desenvolvimento e realização de atividades culturais e projetos com os diferentes setores da comunidade, o projeto consolida a imagem da Universidade como uma Instituição inclusiva e participativa através do fortalecimento da integração com a comunidade.
Renato Teixeira
Renato Teixeira (1945) é um cantor e compositor brasileiro. É o autor da música Romaria, sucesso na gravação de Elis Regina, em 1977. Nasceu em Santos, São Paulo, no dia 20 de maio de 1945. Passou sua infância em Ubatuba, época em que a música, a poesia e a literatura já fazia parte de vida familiar. Com 14 anos mudou-se pra Taubaté, no interior do estado. No início dos anos 60 trabalhou como radialista na Rádio Difusora de Taubaté, onde entrou em contato com a música sertaneja.
Em 1967 mudou-se para São Paulo, quando uma fita com suas músicas chegaram às mãos de Renato Consorte, divulgador de novos artistas. Nesse mesmo ano, sua música “Dadá Maria” estava no festival da Record, defendida por Gal Costa. No disco do festival, Renato canta junto com Gal Costa. Em 1968, Roberto Carlos grava a música “Madrasta” (parceria de Renato Teixeira com Beto Ruschel).
Seu sucesso veio em 1977, quando Elis Regina gravou a música “Romaria”, que divulgou o estilo pelo qual o compositor continua sendo reverenciado com suas letras bucólicas e melodias que transitam entre o caipira brasileiro e o folk americano. No ano seguinte, Renato regravou a canção. Outra música de destaque do compositor foi “Frete”, composta especialmente para o seriado Carga Pesada da TV Globo.
Renato Teixeira fez parcerias de sucesso com grandes nomes da música, como Almir Sater e Pena Branca e Xavantinho. Em 2010 lançou, em parceria com Sérgio Reis, o disco “Amizade Sincera”, gravado ao vivo com músicas sertanejas de raiz, com a participação de Victor & Leo e Paula Fernandes.
Em 2015, a Sony lançou um pacote com cinco CDs, gravados entre 1978 e 1982, são eles: “Romaria” (1978), “Garapa” (1980), “Uma Doce Canção” (1981), “Um Brasileiro Errante” (1982), e “Amora” (1979), com quatro canções inéditas.
Emendas impositivas de Bebeto garantem recursos aos distritos e área urbana (Foto: Thiago Morais)
O vereador Bebeto (PR) apresentou na semana passada, na Câmara de Dourados, emendas indicativas e impositivas ao orçamento financeiro de 2019. Ao todo foram protocoladas 17 emendas indicativas que contemplam diversos setores, como a Saúde e Educação do município, além de 12 emendas impositivas que garantem e totalizam R$ 60 mil destinados à área urbana e rural.
Na Educação, o vereador encaminhou emendas impositivas garantindo repasse financeiro para aquisição de bens de uso móveis para Escola Municipal Laudemira Coutinho Melo, no Jardim Santa Maria e computadores para a sala de computação da Escola Municipal Armando Campos Belo, no Jardim Santa Brígida.
Na Saúde, Bebeto apresentou emendas para aquisição de bens móveis, nas Unidades de Saúde da Vila Rosa, Jardim Maracanã e Jardim Ouro Verde. Também garantiu repasse financeiro para aquisição de bens móveis ao PAM (Pronto Atendimento Médico).
Distritos
Já aos distritos, Bebeto garantiu recursos provenientes de emendas impositivas ao Orçamento 2019 visando a complementação financeira na aquisição de bens móveis ao Ceim (Centro de Educação Infantil Municipal) de Vila Vargas, que deverá ser concluído e entregue nos próximos meses.
Ainda em Vila Vargas, apresentou emendas para aquisição de uma geladeira, um aparelho de TV, um bebedouro, um fogão e uma cadeira giratória para Unidade Básica de Saúde. Também no mesmo distrito o vereador apresentou emenda impositiva para aquisição de uma motocicleta 125cc, visando o deslocamento dos agentes de saúde nos atendimentos de competência da Unidade, na área rural.
Aos distritos de Vila Macaúba e Vila Formosa, o vereador garantiu repasse financeiro na aquisição de bens móveis às Unidades Básicas de Saúde. Na Linha do Barreirinho, apresentou emenda impositiva para compra de cadeiras aos alunos da pré-ensino, da Escola Muncipal Doutor Camilo Ermelindo da Silva.
Pela segunda vez desde que foi eleito presidente da República, Jair Bolsonaro se reuniu com o embaixador de Israel, Yossi Shelley. O encontro ocorreu na manhã de hoje (28), na residência oficial da Granja do Torto, em Brasília, onde o capitão da reserva passou a noite.
Assessores não divulgaram o teor da conversa, mas a visita do diplomata ocorre poucas horas depois de o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente eleito, ter dito que a embaixada brasileira no país será transferida de Tel Aviv para Jerusalém.
O próprio Jair Bolsonaro havia sinalizado essa intenção, mas adotou um tom mais moderado nas últimas semanas. Eduardo, que está nos Estados Unidos, retomou o assunto depois de participar de um almoço na Câmara de Comércio de Washington.
Agenda
Mais adaptado ao ritmo presidencial, Jair Bolsonaro começa a usar a residência oficial para encontros com aliados e ministros confirmados para seu governo. Ele ofereceu hoje o primeiro café da manhã para tratar de assuntos da transição e definir novos nomes para a equipe que tomará posse no dia 1º de janeiro.
Onyx Lorenzoni (Casa Civil), General Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) e Gustavo Bebbiano (ex-presidente do PSL, partido de Bolsonaro) – e confirmado para a Secretaria Geral da Presidência – juntaram-se aos deputados fluminenses Hélio Lopes e Alana Passos, que vieram com o presidente eleito nesta quarta visita a Brasília desde que foi eleito em segundo turno.
No Rio de Janeiro, a futura primeira-dama, Michelle Bolsonaro, usando a estratégia de comunicação adotada pelo marido, publicou em sua conta no Twitter fotos de um dos preferidos desjejuns de Bolsonaro – pão francês com leite condensado – fazendo uma alusão ao café que ocorria no mesmo momento em Brasília.
Da Granja do Torto, Onyx segue para o Planalto para participar do Conselhão. Bolsonaro vai para o gabinete de transição no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), onde ocorre, todas as quartas-feiras, a reunião ministerial do grupo.
Anitta foi recentemente convidada no programa argentino ‘Podemos Hablar’, onde foi questionada sobre alguns aspetos da esfera íntima, nomeadamente sobre se já tinha experimentado sexo a três.
Descontraída, a artista não se inibiu de responder, afirmando que sim. “Já fiz mais que uma vez e sempre me senti bem. Se confiares na pessoa, que na altura era meu namorado, não acontece nada de mal”, contou.
E acrescentou: “Tem de se conversar com o companheiro para saber se ele gosta ou não, se se vai chatear ou não”.
Anitta revelou ainda que realizou sexo a três quando estava alcoolizada, na companhia do namorado e de outra mulher.
Audiência pública será realizada hoje (Foto: Divulgação)
Uma Audiência Pública a ser realizada às 19h desta terça-feira, dia 27, na Câmara Municipal tem como tema a “Luta e Resistência do Povo Negro”. No ano passado, neste mesmo período, foi realizada uma atividade como esta, com vários encaminhamentos. Um deles era a reativação do Conselho Municipal de Defesa e Desenvolvimento dos Direitos dos Afro-Brasileiros – Comafro, o grande apoiador deste evento.
Com proposição do vereador Elias Ishy (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos, o objetivo é o de compreender a atual conjuntura em que vivemos, fortalecendo as ações enquanto Movimento e também em alusão ao mês da Consciência Negra. “Diante das adversidades e dos muitos desafios que enfrentamos no Brasil, como na luta pela democracia e no combate ao racismo é preciso muita sabedoria e resistência democrática”, afirma.
A palestrante será a Conselheira Estadual dos Direitos do Negro e Coordenadora do Fórum Permanente das Entidades do Movimento Negro de Mato Grosso do Sul, Romilda Neto Pizani. O vereador lembra que são grandes os desafios até hoje, após a abolição da escravatura, como a luta contra o preconceito, a desigualdade e ressalta grandes personagens, como o Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes negro, que lutou pela libertação do seu povo e contra o sistema escravista.
Para ele, não é preciso ir tão longe à história, pois recentemente tivemos o caso do assassinato da vereadora Marielle Franco, no Rio de Janeiro. “Infelizmente o Brasil ainda é um dos países que mais matam negros e onde querem silenciá-los”, diz Ishy. Ele explica que o racismo repercute em muito essa violência.
Dados do Mapa da Violência de 2014, com informações desde 1998, mostram que 63 jovens negros são assassinados por dia no país, um a cada 23 minutos. Mesmo após 130 anos, portanto, eles ainda travam uma luta em prol da igualdade e da justiça social. Para o Comafro, portanto, resistir para o negro às vezes é estar vivo. “É o que vamos fazer aqui hoje: pensar e continuar resistindo. Estarei sempre aberto para a construção de políticas públicas que possam colaborar com o Movimento Negro”, conclui o parlamentar.
Evandro Santo, Catia Paganote e Caique Aguiar(Foto: Reprodução)
Após uma votação cheia de reviravoltas, foi formada na segunda-feira (26) a décima roça de A Fazenda, com Caique Aguiar, Catia Paganote e Evandro Santo. Um deles se tornará o próximo fazendeiro após a prova desta terça (27), e os outros dois disputarão a preferência do público para permanecer na sede.
O atual fazendeiro, João Zoli, foi pego de surpresa pelo poder da chama vermelha, que estava com Catia e que restringiu suas opções de voto para Evandro e Felipe Sertanejo. Assim, Zoli não pôde escolher Caique, como havia previsto, e acabou mandando Evandro para a roça. A partir daí, novos votos surpreenderam os peões, como o de Rafael Ilha em Catia, que acabou sendo indicada para a roça por maioria dos votos.
O terceiro roceiro foi determinado pela dinâmica do “resta um” e, novamente, teve surpresas: Catia salvou Sertanejo, enquanto o lutador optou por salvar Rafael, deixando Caique na berlinda.
A discussão sobre o doce de leite que Evandro escondeu dos companheiros voltou a ser lembrada durante a votação desta segunda, assim como a expulsão da Nadja após ela ter chutado Caique durante uma briga. As recordações foram usadas por Evandro e Caique para atacarem um ao outro.
Caique e Felipe Sertanejo chegaram planejar falar mal do concorrente ao vivo no programa. “Acho que vamos falar da mesma pessoa e coisas bem parecidas. Essa pessoa está pedindo, está sendo muito falsa aqui dentro. Muda de opinião toda hora”, afirmou Caique na tarde desta segunda.
“O Mion vai até pedir para eu dar uma segurada, tenho certeza. Eu sempre falei que não precisava falar tudo o que pensa se fosse magoar uma pessoa, mas quando começa a falar de mim, colocar meu nome no meio das coisas, agora vai ouvir tudo o que eu quero falar”, continuou Sertanejo. Com informações da Folhapress.
O presidente Michel Temer lança hoje (27) o Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Doméstica contra a Mulher, às 15h, no Palácio do Planalto. Os ministros da Justiça, Torquato Jardim, e dos Direitos Humanos, Gustavo Rocha, estarão presentes à cerimônia.
A iniciativa ocorre na semana de enfrentamento da violência contra mulher. Há dois dias, quando se comemorou o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, Temer disse, em sua conta no Twitter, que a sociedade não pode tolerar agressões contra as mulheres.
“Que este [dia] 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, nos alerte ainda mais para essa causa que é de cada um de nós”, escreveu.
Paralelamente, hoje também o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, participa do Seminário Internacional de Gênero e Cooperativismo e assinará a portaria criando o Agro+ Mulher, cujo objetivo é fortalecer o trabalho da mulher no campo.
Em 2016, Temer anunciou a criação de um núcleo federal de enfrentamento à violência de gênero com a inclusão de um cadastro nacional de medidas restritivas contra agressores e repasse de diárias para reforçar o efetivo das polícias estaduais para a prevenção e repressão a crimes de natureza sexual e violência doméstica.
Segundo Temer, o objetivo é combater a violência contra a mulher, adotando medidas concretas em parceria com os estados, passando para “ação e execução”.
Temer se reunirá ainda hoje com a deputada federal Bruna Furlan (PSDB-SP), que é relatora da medida provisória dos fundos patrimoniais (MP 851/18), e o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf. Com informações da Agência Brasil.
O seriado que há mais de 30 anos diverte o público do SBT vai ganhar os palcos em 2019, em forma de musical. (Foto: Divulgação)
Lá vem o Chaves, Chaves, Chaves… E desta vez no teatro. O seriado que há mais de 30 anos diverte o público do SBT vai ganhar os palcos em 2019, em forma de musical.
Além de falar do personagem mais importante criado pelo mexicano Roberto Gómez Bolaños (1929-2014), o espetáculo fará uma homenagem ao humorista. “Será um tributo a ele. Queremos contar como Bolaños conseguiu criar essa multidão de personagens”, conta Adriana Del Claro, que cuida da produção.
Ela diz que conta com o apoio das pessoas que ficaram responsáveis pelo espólio do artista. “Eles já nos mostraram parte do acervo e será possível mostrar algumas peças inéditas”, promete Adriana. O espetáculo ainda tem a ajuda do SBT.
A ideia é que, no teatro onde o musical esteja em cartaz, tenha também um espaço que reproduza os cenários do seriado. “O público poderá sentir a experiência de se sentir na vila”, diz Adriana.
“O Chaves é um personagem que precisa ser colocado no patamar dos palhaços famosos do mundo. Ele era um palhaço melancólico, sem pintura no rosto e que fazia um humor com poucos recursos”, explica Fernanda Maia, que vai escrever o musical.
A peça terá tanto referências a episódios conhecidos quanto novas histórias. As músicas que os fãs gostam estarão lá, bem como composições inéditas. “Não compensa levar ao teatro o que já foi feito na televisão, mas também não podemos trair a memória afetiva das pessoas ligadas à série”, conta Fernanda.
A escritora afirma que o elenco ainda não foi escolhido. “E não basta ser apenas parecido. Tem que ter a essência do personagem.”
Fernanda ainda ressalta a qualidade de criação de Bolaños. “Sou atriz também. Já aconteceu, algumas vezes, de um diretor, em uma peça séria, usar como referência alguma passagem criada para o Chaves”, conta.
Ainda não há data nem local definidos para a estreia. Com informações da Folhapress.
A Operação Lava Jato e seus desdobramentos colocaram 3 dos 5 ex-presidentes vivos do Brasil na condição de réus perante à Justiça. Também estão denunciados um outro ex e o atual ocupante do Palácio do Planalto.
O caso mais recente envolve a ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Ela se tornou ré na sexta-feira (23), ao lado do seu antecessor e padrinho político Luiz Inácio Lula da Silva (PT), acusada de integrar organização criminosa.
Segundo denúncia apresentada em setembro de 2017 pelo então procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e acolhida na Justiça Federal do Distrito Federal na última sexta, Dilma e Lula tiveram participação em um esquema montado para coletar propinas de R$ 1,48 bi entre 2002 e 2016. As vantagens teriam sido pagas em contratos da Petrobras, do BNDES e do Ministério do Planejamento.
A acusação partiu de delações firmadas no âmbito da Lava Jato envolvendo empreiteiras e ex-diretores da Petrobras.
Lula, além de réu na ação ao lado de Dilma, está preso desde abril no caso do tríplex em Guarujá (SP), no qual é acusado de ter recebido propina da construtora OAS.
Ele também responde a outras duas ações na Justiça Federal do Paraná, ambas em estado avançado, e mais três no Distrito Federal. Na ação do sítio de Atibaia, ele é acusado de corrupção e lavagem de dinheiro por meio de reformas e benfeitorias bancadas pelas empreiteiras OAS e Odebrecht na propriedade rural que ele frequentava no interior de São Paulo. Ele também é acusado de ser beneficiado pela Odebrecht mediante a compra de um terreno para o Instituto Lula, em São Paulo. O petista nega todas as acusações.
Outro ex-presidente réu na Justiça é o atual senador Fernando Collor (PTC-AL), acusado na Lava Jato pelos crimes de corrupção passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro, relacionados à BR Distribuidora. A denúncia da PGR foi acolhida em agosto de 2017 por unanimidade pela Segunda Turma do STF (Supremo Tribunal Federal).
À época, o senador afirmou por meio de nota que o resultado do julgamento no STF foi “uma derrota” para a PGR, porque os ministros só receberam uma parte da denúncia. E que, “como já fez no passado, terá oportunidade de comprovar sua inocência” ao longo do processo.
Collor é também investigado em outros inquéritos decorrentes da Lava Jato no Supremo.
Presidente de 1985 a 1990, José Sarney (MDB) foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República em 2017, ao lado de senadores do MDB, acusado de receber recursos desviados de contratos da Transpetro, subsidiária da Petrobras. O caso aguarda análise no Supremo.
Fernando Henrique Cardoso (PSDB) chegou a ser alvo em uma petição, encaminhada à Justiça Federal de São Paulo, derivada da delação da Odebrecht, em 2017, que tratava de um depoimento do empreiteiro Emílio Odebrecht. O empresário havia citado em depoimento o “pagamento de vantagens indevidas” para a campanha do tucano à Presidência, nos anos 1990. No entanto a Justiça arquivou a petição meses depois, considerando que eventuais irregularidades prescreveram.
O grupo dos ex-presidentes que viraram réus pode crescer em 2019. O atual presidente, Michel Temer (MDB), foi denunciado como destinatário de propinas da Odebrecht e do grupo JBS -esta última gerou duas denúncias, ambas barradas pela base aliada do emedebista na Câmara dos Deputados no ano passado.
Os dois casos -acusação de corrupção passiva na primeira e obstrução da Justiça e organização criminosa, na segunda- estão congelados e só voltam a tramitar em 2019, após o fim do mandato de Temer. Ele também é investigado em outro inquérito, que apura se ele beneficiou empresas ligadas ao porto de Santos. Com informações da Folhapress.
André Luíz Nezzi de Carvalho, do PDT, foi eleito prefeito de Caarapó neste domingo (25), em eleição suplementar (Foto: Martim Andrada/TV Morena)
André Luíz Nezzi de Carvalho, do PDT, foi eleito prefeito de Caarapó neste domingo (25), em eleição suplementar. O resultado foi confirmado às 17h40 (horário local), com 94,03% das seções totalizadas.
A apuração foi concluída às 17h51 (de MS)
Com a apuração completa, o candidato do PDT teve 10.554 votos, o que corresponde a 87,95%. O ex-prefeito da cidade, Elzo Cassaro, do Avante, teve 1.446 votos, o que corresponde a 12,05%.
Ao todo, 13.015 eleitores compareceram as urnas e 7.378 (36,18%) se ausentaram. A eleição suplementar registrou ainda 2,91% de votos brancos (379) e 4,89% (636) de votos nulos.
Foi eleito como vice-prefeito Leonidas Ignácio Moreno, o Gordo da Tigre.
André Nezzi era o presidente da Câmara do município. Ocupava interinamente a prefeitura desde agosto deste ano, quando uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou os mandatos do então prefeito, Mário Valério, e do vice, Martim Flores de Araújo.
Biografia
Natural de Marília, São Paulo, o prefeito eleito tem 39 anos, e é jornalista. Antes de entrar na carreira política administrou jornais online no município. Em 2012 foi eleito vereador, sendo o terceiro mais votado do município. Em 2016 foi reeleito, sendo o campeão de votos. Foi escolhido para ser o presidente da Câmara, função que desempenhava até a cassação do prefeito e do vice pelo TSE, quando passou a ocupar interinamente o cargo.
Cirurgia para a retirada da bolsa de colostomia do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) foi adiada após exames apontarem uma inflamação na membrana que recobre a parede abdominal.
Após Bolsonaro passar por série de exames pré-operatórios nesta sexta-feira (23)no hospital Hospital Albert Einstein, em São Paulo, médicos que acompanham seu caso consideraram que ele não está apto para nova cirurgia.
A bolsa de colostomia, que coleta suas fezes e gases, é decorrência do atentado a faca que ele sofreu em Juiz de Fora (MG), no dia 6 de setembro.
O procedimento ocorreria após a diplomação de Bolsonaro como presidente pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), depois do dia 10 de dezembro. No entanto, segundo boletim médico, a cirurgia só será realizada depois de sua posse, em janeiro.
“Encontra-se bem clinicamente e mantém ótima evolução, porém os exames de imagem ainda mostram inflamação do peritônio e processo de aderência entre as alças intestinais. A equipe decidiu em reunião multiprofissional postergar a realização da reconstrução do trânsito intestinal. O paciente será reavaliado em janeiro para definição do momento ideal da cirurgia”, informa o boletim.
O peritônio é uma membrana transparente que recobre toda a parede abdominal, incluindo o intestino grosso, órgão afetado pela facada que o presidente eleito sofreu.
A cirurgia pela qual passará Bolsonaro consiste em abrir o abdome, retirar a bolsa que coleta suas fezes e religar as alças do intestino grosso. É considerada uma intervenção menos arriscada que os procedimentos anteriores aos quais o presidente eleito já foi submetido.
Segundo informações da TV Record, único veículo que teve livre acesso ao interior do hospital, Bolsonaro fez um exame de sangue, para medir a capacidade do seu corpo de cicatrizar, e uma ressonância magnética. A assessoria do hospital não quis especificar quais exames foram feitos.
Bolsonaro foi assistido pelos médicos Antonio Luiz Macedo, cirurgião, e Leandro Echenique, cardiologista. Ambos acompanham o presidente eleito desde setembro, quando ficou internado no hospital por 22 dias.
Desde que obteve alta, no dia 29 de setembro, Bolsonaro carrega a bolsa colada ao abdome, o que fica aparente quando ele usa roupas mais claras. O político tinha a intenção de ser empossado sem o objeto no corpo e chegou a tirar as medidas para um terno, vislumbrando a retirada da bolsa antes da posse.
ESPECIALISTAS
O quadro de saúde do presidente eleito descrito em boletim médico é normal em pacientes que passaram por situações semelhantes, de acordo com médicos ouvidos pela reportagem.
“Adiar esse tipo de cirurgia nunca vai ser visto como imprudente”, diz o cirurgião do aparelho digestivo Diego Adão Fanti Silva. “A recuperação seria mais lenta se ela fosse feita agora.” De acordo com ele, o termo inflamação é usado genericamente para descrever o processo de resposta do sistema imunológico a traumas como os que acometeram o presidente eleito –a facada em si e as duas cirurgias que ele fez depois do ferimento.
A inflamação pode durar mais tempo se houver agravantes como perda de sangue e idade avançada, como no caso de Bolsonaro (63 anos), afirma Silva, que trabalha na Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). “Sempre que possível, não se opera uma pessoa na fase inflamada, que pode durar de dois a seis meses.”
As aderências das alças do intestino (partes que ficam coladas) também são esperadas, na avaliação do cirurgião.
O médico Bruno Zilberstein, cirurgião do aparelho digestivo e professor da USP, também diz que o caso não é grave. “Isso é habitual. Postergar a operação foi uma conduta muito boa. Uma operação precipitada poderia provocar peritonite, uma infecção da cavidade abdominal de alta mortalidade.”
Zilberstein avalia que Bolsonaro deveria ser operado apenas em fevereiro ou março. “Não há pressa, ele não corre risco. Ficar com a bolsa não vai atrapalhar a posse ou suas atividades na Presidência. Mesmo nos casos em que é impossível retirar a bolsa de colostomia, o paciente leva uma vida normal”, diz. Com informações da Folhapress
O presidente eleito, Jair Bolsonaro (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O presidente eleito, Jair Bolsonaro, confirmou hoje (23) a visita do assistente presidencial dos Estados Unidos para assuntos de segurança nacional, John Bolton. O encontro deve ocorrer no Rio de Janeiro, na próxima quinta-feira (29).
“Feliz de receber a visita do Conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Sr. @AmbJohnBolton, na próxima semana. Certamente teremos uma conversa produtiva e positiva em prol de nossas nações. Bom dia a todos!”, escreveu Bolsonaro, em sua conta no Twitter.
Por meio da mesma rede social, Bolton já havia se manifestado na última quarta-feira (21) e disse estar ansioso para o encontro com Bolsonaro. “Compartilhamos muitos interesses bilaterais e trabalharemos de perto para expandir a liberdade e a prosperidade em todo o Hemisfério Ocidental”, escreveu o assistente do presidente Donald Trump.
Bolsonaro disse, em várias ocasiões, que tem admiração por Trump e que pretende conversar com presidente norte-americano sobre acordos na área militar, negociações comerciais e também questões regionais. Ele e Trump conversaram por telefone após o resultado das eleições.
Hoje pela manhã, o presidente eleito viajou de Brasília para São Paulo, onde passa por exames pré-operatórios para a cirurgia de retirada da bolsa de colostomia, no Hospital Albert Einstein. A previsão é que a cirurgia ocorra em 12 de dezembro, 20 dias antes da posse, marcada para 1º de janeiro de 2019.
Em 6 de setembro, durante a campanha eleitoral, Bolsonaro foi agredido com uma facada no abdômen e, desde então, passa por procedimentos para se recuperar da agressão.
Lia Nogueira foi recebida pela Délia Razuk na manhã desta quinta-feira (Foto - A.Frota)
A vereadora recém-empossada Lia Nogueira (PR) foi recebida na manhã desta quinta-feira (22) pela prefeita Délia Razuk. O encontro ocorreu no gabinete da prefeita. Demandas do município na área da educação, saúde e infraestrutura foram debatidas.
A prefeita Délia Razuk encaminhou algumas solicitações da vereadora para as secretarias competentes e destacou que a administração só “se completa” com o trabalho conjunto dos poderes legislativo e executivo.
Lia Nogueira tomou posse no dia 12 passado. A vereadora, que também é jornalista, disse que tem buscado manter “linha direta” com a população. Ela classificou o primeiro encontro com a prefeita Délia Razuk como importante ‘para um trabalho alinhado’.
“Tenho me empenhado para fiscalizar os serviços na cidade, o que é a função de vereador. Estou atenta às necessidades da população, vou trabalhar por Dourados e quero que a prefeita seja parceira nossa neste mandato”, pontuou.
Lia falou da necessidade de melhorias no túnel do Parque das Nações e a prefeita lembrou que esta demanda foi anteriormente apresentada à CCR MSVia, concessionária da BR-163, e à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) para encaminhamentos no local e que novamente solicitaria apoio das mesmas.
Délia agradeceu a visita da parlamentar e destacou que o contato com a população nos bairros é um diferencial no mandato de vereadora, função que ela também exerceu por oito anos em Dourados.
Ana Maria Braga é detona após dar dicas para enfrentar crise financeira do país (Foto - Reprodução/TV Globo)
Nesta quarta-feira (21), Ana Maria Braga apresentou uma pauta sobre economia durante o ‘Mais Você’, na Globo, e acabou criando controvérsia entre os espectadores. A apresentadora decidiu dar dicas de como economizar o gás de cozinha, já que o país enfrenta um crise financeira e o produto está com preço bastante elevado.
Apesar da boa intenção da produção ao apresentar o conteúdo, a pauta foi duramente criticada nas redes sociais, onde os internautas acusaram Ana Maria de estar “ensinando os pobres a serem ainda mais pobres”. O que muitas pessoas alegaram é que ela deveria usar o programa para cobrar uma diminuição nos impostos e no valor absurdo do gás de cozinha, não ensinar as pessoas pouparem.
“O pior é brasileiro ser obrigado a se virar e inventar essas gambiarras e, com a quantidade enorme de gás natural e petróleo que o país possuí, o governo explorar o povo com preços absurdamente caros”, “A que ponto chegamos? Usar dicas para gastar menos gás devido ao preço exorbitante!”, “Ana é rica e no fundo nem liga para isso. Ela deveria cobrar o governo o motivo do botijão estar tão caro assim”, foram alguns comentários nas redes sociais.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.