quinta-feira, 25 de junho de 2026

Candidata do partido do Bolsonaro reforça pedido de impeachment de Reinaldo Azambuja

O Jacaré

 

Apesar do PSL se coligar com o PSDB na proporcional, Danny e Soraya não aceitaram apoiar reeleição de Reinaldo e voltaram a pedir o impeachment do tucano nesta quinta-feira (Foto: Divulgação)

 

Com base nas denúncias da Operação Vostok, da Polícia Federal, a candidata a senadora e seu suplente, os advogados Soraya Thronicke e Danny Fabrício Cabral Gomes, do PSL, voltaram a pedir o impeachment do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) . Eles haviam feito o pedido no ano passado, quando estourou o escândalo da JBS,mas a Assembleia Legislativa arquivou os cinco pedidos.

 

Na chapa proporcional, o PSL se coligou com o PSDB. No entanto, Soraya e Danny e o presidenciável Jair Bolsonaro descartaram apoiar a reeleição de Azambuja. Tanto que o tucano apoia outros candidatos a senador, o ex-prefeito da Capital, Nelsinho Trad (PTB) e o ex-secretário Marcelo Miglioli (PSDB).

 

No pedido de cassação do mandato de Reinaldo, os advogados citam trecho do despacho do ministro Felix Fischer, do Superior Tribunal de Justiça, que aponta o tucano como “vértice de organização criminosa que praticava corrupção ativa, passiva e lavagem de dinheiro”.

 

A base do novo pedido é a Operação Vostok, que levou à cadeia o filho do governador, o advogado Rodrigo Souza e Silva, o primeiro secretário da Assembleia, deputado estadual Zé Teixeira (DEM) e o ex-secretário estadual de Fazenda e conselheiro do Tribunal de Contas, Márcio Monteiro. Outras 11 pessoas tiveram a prisão temporária decretada, sendo que três devem se apresentar nesta quinta-feira.

 

Danny e Soraya destacam que não há dúvidas de que o governador cometeu improbidade administrativa. Eles anexaram reportagens dos jornais Correio do Estado (pagamento de R$ 52 milhões para Reinaldo), da Folha de São Paulo (R$ 70 milhões em propinas ao tucano) e de O Jacaré (da acusação de que o filho cogitou matar integrante para evitar delação premiada).

 

No pedido, eles destacam que a lei prevê condenação de dois a 12 anos de prisão por recebimento de vantagens indevidas. “É notório que atentou contra a probidade, devendo o mesmo imediatamente suspenso”, apelam.

 

O ritual do impeachment prevê a abertura de comissão processante e o julgamento ser conduzido por cinco deputados e cinco desembargadores. No caso da renúncia ser recebida pelo legislativo, aprovada por dois terços dos deputados (16 dos 24), o governador é afastado para ser julgado. O pedido foi protocolado na manhã desta quinta-feira.

 

No ano passado, após a homologação da delação premiada da JBS pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, a Assembleia Legislativa recebeu cinco pedidos de impeachment de Reinaldo.

 

Os deputados criaram a CPI para investigar a denúncia. Presidida pelo deputado Paulo Corrêa (PSDB), candidato à reeleição, e relatada por Flávio Kayaht (PSDB), a comissão confirmou que a JBS não cumpriu os termos de incentivos. No entanto, não investigou Reinaldo e os antecessores, citados na delação.

 

Após os trabalhos da CPI, o presidente da Assembleia Legislativa, Junior Mochi (MDB), candidato a governador nas eleições deste ano, arquivou os cinco pedidos de impeachment.

 

Agora, o emedebista voltará a se deparar com o novo pedido de investigação e com novos argumentos. Os deputados estaduais vão sofrer o desgaste de blindar o governador em plena campanha eleitoral?

 

Reprodução

 

 

Cirilo Ramão solicita recursos para construção de museu indígena de Dourados

Assessoria

 

Cirilo Ramão requereu a construção de um museu indígena em Dourados (Foto: Thiago Morais)

O vereador Cirilo Ramão (MDB) requereu, durante a sessão ordinária desta terça-feira (11), a recursos para a construção de um museu indígena em Dourados. O pedido foi encaminhado à secretaria de Governo do município, ao senador Waldemir Moka (MDB) e ao deputado estadual Renato Câmara (MDB).

 

A intenção, de acordo com o vereador, é fortalecer e divulgar a cultura indígena de Dourados, sendo que o município possui a maior aldeia urbana do país, com 16 mil habitantes. “A cultura que envolve os terenas, kaiowas e guaranis é muito forte”, comentou Cirilo, que ainda sugeriu que o museu seja construído na entrada da cidade, para que seja de fácil acesso aos turistas.

 

Cirilo acredita que temos o dever de enobrecer e enaltecer a cultura do índio, já que eles estão em Dourados desde antes de sua criação, passando por várias lutas. “Faz parte da memória da nossa cidade. Este seria um lugar que mostraria tudo o que envolve a cultura, o ensino, a luta por terras dos indígenas, num lugar onde todos pudessem ver e entender, que além de ser um ponto turístico, também serviria para a pesquisa”, completou.

 

O vereador ainda propôs que um centro de comercialização, com artigos feitos pelos próprios indígenas de Dourados, seja construído anexo ao museu. “Isso pode ser feito para gerar ou incrementar a renda de muitas famílias que vivem nas aldeias”, explicou.

 

“Eles são seres humanos, são pessoas como nós, que tem os mesmos desejos, sentimentos que eu e você. Por isso estou pedindo para o vereador e para toda bancada do federal do MDB que viabilize este recurso, para que comecemos este projeto para a construção do museu”, Ressaltou Cirilo Ramão.

Festa das Patroas traz o melhor do sertanejo feminino para Dourados

Assessoria

 

As cantoras mais badaladas da música sertaneja têm data marcada para encantar Dourados (Foto - Divulgação)

As cantoras mais badaladas da música sertaneja têm data marcada para encantar Dourados. No dia 29 de setembro, Marília Mendonça e as gêmeas Maiara e Maraisa vão comandar a festa com sucessos próprios e também de outros sertanejos. Além delas, a DJ Larissa Lahw promete animar o espetáculo, que é mais uma realização da Santo Show – Artes e Entretenimento.

 

As gêmeas Maiara e Maraisa sempre compartilharam do mesmo sonho e talento. Mas foi apenas no ano de 2013, com o lançamento da música “No Dia do Seu Casamento” que as meninas alavancaram a carreira e se tornaram estrelas em todo o país.

 

Atualmente, elas fazem sucesso emplacando hits atrás de hits: “10%”, “Medo Bobo”, “Você faz falta aqui” e “Cruzando os dedos”. Elas prometem um show incrível em Dourados para ficar na memória da nossa cidade.

 

Já Marília Mendonça é a caçulinha do grupo. Com apenas 23 anos, a cantora estourou primeiramente como compositora com as musicas “É Com Ela Que Eu Estou” na voz de Cristiano Araújo, “Até você voltar” e “Cuida Bem Dela”, sucesso nas vozes de Henrique & Juliano.

 

Considerada uma das cantoras mais marcantes do sertanejo, Marília Mendonça é reconhecida por dar voz feminina às canções: “Infiel”, “Eu sei de cor”, “Alô porteiro” e “O que falta em você sou eu”. Seus maiores sucessos!

 

A DJ Larissa Lahw já comprovou seu talento e força à frente das pick-ups. A top DJ já conquistou o prêmio “Destaque DJ EDM Nacional Mulher” pela DJ Sound Awards, a maior premiação da música eletrônica na América Latina, ficou entre as “TOP 100 das Melhores DJs do Mundo”, divulgado pela conceituada revista inglesa Djane Mag.

 

A ‘Festa das Patroas’ é um projeto somente com mulheres e no show as cantoras levam para o palco os seus maiores sucessos, além de canções de outros artistas. A apresentação tem duração aproximada de duas horas.

 

Os ingressos estão à venda na Banca do Jaime e na www.fasttickets.com.br. Há entradas para pista (R$ 50,00), Área Vip (R$ 80,00), Camarote Open Bar (R$ 130,00), Camarote Empresarial (R$2,2 mil para 10 pessoas) e Bangalôs Open Bar (R$ 5 mil para 15 pessoas). Ingressos promocionais esgotados!

Bebeto pede iluminação pública com lâmpadas de LED nos distritos

Assessoria

 

Vereador Bebeto encaminhou solicitações a prefeita Delia e ao diretor da CCR MSVia (Foto: Thiago Morais)

O vereador Bebeto (PR) encaminhou indicação à prefeita Délia Razuk (PR) e ao secretário de Serviços Urbanos, Joaquim Soares, solicitando reposição de lâmpadas queimadas por LED (iluminação branca) nos distritos de Vila Vargas, Vila Formosa, Macaúba, Vila São Pedro, Picadinha, Panambí, Itahum e Indápolis.

 

O documento tem como justificativa a economia gerada pelo consumo das lâmpadas ao município, além do aspecto visual moderno. “A exemplo da via principal de Vila Vargas, onde foi trocada toda a iluminação antiga por lâmpadas LED, estendemos nossa solicitação aos demais distritos, contribuindo para melhor qualidade de vida da comunidade”, justificou o vereador.

 

Em outra indicação, Bebeto também solicita a manutenção e reposição de lâmpadas queimadas na região leste da Avenida Marcelino Pires. Ele justifica o pedido tendo em vista que empresários desta localidade informaram sobre alguns postes de iluminação pública necessitam de reparos.

 

Rotatórias

 

O vereador ainda apontou a necessidade de manutenção na iluminação das rotatórias da BR-163, no trajeto entre Dourados à Vila Vargas. Recentemente ele encaminhou solicitação a administração municipal e ao diretor da CCR MSVia, pedindo providências visando a iluminação das seguintes rotatórias: na 6ª linha, 5ª linha e 4ª linha (próximas a Vila Vargas), no acesso ao distrito de Panambi, no acesso à Fátima do Sul, no acesso ao Barrerinho (próximo à PRF, na rotatória entre a PRF e a BR, no acesso a antiga linha do Potrerito, próxima ao Parque das Nações), no acesso ao início do prolongamento da Avenida Marcelino Pires, na rotatória de acesso a Rua Coronel Ponciano, na rotatória de acesso a Avenida Hayel Bon Faker (Trevo da Bandeira) e no acesso a Laguna Caarapã.

Fachin dá 15 dias para PGR se posicionar sobre Temer e ministros

Notícias ao Minuto

 

O presidente Michel Temer (Foto: Alan Santos/PR)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin concedeu nesta quarta-feira (12) prazo de 15 dias para que a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifeste sobre o relatório da Polícia Federal (PF) que finalizou o inquérito que tem o presidente Michel Temer e os ministros Eliseu Padilha e Moreira Franco como investigados.

 

“Tendo em vista que foi acostado aos autos o relatório conclusivo da autoridade policial dê-se vista dos autos à Procuradoria-Geral da República, para que se manifeste no prazo de 15 dias”, decidiu o ministro.

 

De acordo com depoimento de delação premiada do ex-executivo da Odebrecht Claudio Melo Filho, houve um jantar no Palácio do Jaburu, em maio de 2014, para tratativas de um repasse de R$ 10 milhões como forma de ajuda de campanha para o PMDB, atualmente MDB.

 

O caso envolve o suposto favorecimento da empresa Odebrecht durante o período em que Padilha e Moreira Franco foram ministros da Secretaria da Aviação Civil, entre os anos de 2013 e 2015. Na época, Temer era vice-presidente da República.

 

No prazo de 15 dias, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, deverá decidir se denuncia os acusados ao STF, solicita o arquivamento do inquérito ou aguarda o término do mandato do presidente e envia a investigação para a primeira instância da Justiça.

 

De acordo com a Constituição, o presidente não pode ser responsabilizado por atos fora do mandato. O inquérito trata de fatos investigados quando Temer era vice-presidente.

 

Na semana passada, após a conclusão do inquérito da PF, em nota, o Palácio do Planalto contestou a conclusão do inquérito da Polícia Federal: “É um atentado à lógica e à cronologia dos fatos”. Disse ainda que “a investigação se mostra a mais absoluta perseguição ao presidente, ofendendo os princípios mais elementares da conexão entre causa e efeito”.

 

Segundo a nota, o pedido de apoio à campanha eleitoral do PMDB “ocorreu dentro de todos ditames legais”, e os recursos doados em contas do partido foram declarados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Agora, sem conseguir comprovar irregularidades nas doações, o delegado aponta supostos pagamentos ocorridos em março como prova dos crimes, ou seja, dois meses antes do jantar”, destaca o Planalto, em referência a um encontro, no Palácio do Jaburu, com a participação de Temer, Padilha e Odebrecht, ocorrido em maio de 2014. Com informações da Agência Brasil.

Denize Portolann toma posse na Câmara Municipal de Dourados

Assessoria CMD

 

Denize Portolann durante solenidade de posse (Foto: Thiago Morais)

 

Tomou posse na manhã desta quarta-feira (12) a vereadora Denize Portolann (PR), durante solenidade no Plenário Weimar Torres, localizado na Câmara Municipal de Dourados. Ela substituiu o ex-vereador Braz Melo (PSC) que perdeu o mandato, após decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3).

 

Durante a solenidade, a vereadora realizou o juramento e assinou o termo de posse, junto com a presidente da Casa de Leis, Daniela Hall (PSD), e os vereadores Sergio Nogueira (PSDB), Pedro Pepa (DEM) e Junior Rodrigues (PR).

 

“Agradeço primeiramente a Deus, pois hoje é um dia muito feliz para mim. Agora estou aqui para servir o povo e defender Dourados, buscando os projetos certos e relevantes, sempre com muita análise”, assegurou a vereadora empossada. “Agradeço a todos que nos receberam. E ao meu gabinete, não viemos para trabalhar de faz de conta, viemos para fazer a diferença”, completou.

 

Denize recebeu uma flor da presidente da Casa, que logo após também discursou. “Tudo ocorre no tempo certo, às vezes nos não entendemos porque certas coisas acontecem, mas no tempo de Deus elas acontecem! Até hoje eu falava ‘sou a única mulher na Câmara Municipal’. Seja bem vinda e desejo que venha pra somar com a Casa, somar com os nossos colegas. Estamos muito felizes com a sua chegada, te desejo sabedoria de Deus sobre tua vida”, ressaltou Daniela.

Ação da Polícia Federal faz buscas também na Assembleia Legislativa

Campo Grande News

 

Movimentação no gabinete do deputado Zé Teixeira nesta manhã. (Foto: Leonardo Rocha)

Policiais cumprem mandados de busca e apreensão na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul nesta quarta-feira (dia 12). A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação, que deve emitir uma nota nas próximas horas.

 

Nesta manhã, a PF (Polícia Federal) desencadeou a Operação Vostok para investir esquema de pagamento de propina envolvendo autoridades do Executivo, Legislativo e TCE (Tribunal de Contas do Estado).

 

O deputado estadual Zé Teixeira, uma das principais lideranças do DEM em Mato Grosso do Sul, foi preso nesta manhã. Neste momento, policiais estão recolhendo documentos e mexendo nos computadores no gabinete, que fica na 1ª secretaria do Legislativo estadual.

 

Não há, por enquanto, detalhes se a ação se resumiu apenas à sala do deputado ou quais documentos foram apreendidos.

 

Teixeira foi preso no Hotel Jandaia, em Campo Grande, onde se hospeda nos dias em que participa de sessões da Assembleia Legislativa e outros compromissos políticos. Em seguida foi levado para a Superintendência da PF, na Vila Sobrinho.

 

A reportagem apurou que a ação deflagrada hoje é relativa ao inquérito que tramita no STJ (Superior Tribunal de Justiça) sobre as denúncias da JBS de suposto pagamento de propinas. Também há mandados contra o governador do Estado, Reinaldo Azambuja.

 

São quatro carros descaracterizados da PF em frente ao prédio, no Jardim dos Estados, em Campo Grande.

Reinaldo Azambuja é alvo da PF

Diário Digital

 

Policiais amanheceram realizando buscas na casa do Governador Reinaldo Azambuja (Foto: Elaine Silva - Especial para o Diário Digital)

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã de hoje (12/09), no Estado do Mato Grosso do Sul, a operação Vostok*, com o objetivo de combater um esquema de pagamento de propina a representantes da cúpula do Poder Executivo Estadual.

 

As investigações foram iniciadas no início deste ano, tendo por base os termos de colaboração premiada de executivos de uma grande empresa do ramo frigorifico. Os colaboradores detalharam os procedimentos adotados junto ao governo do Estado para a obtenção de benefícios fiscais – TARE’s.

 

 

O inquérito foi autorizado e tramita perante o Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília, que decretou as medidas em cumprimento.

 

Aproximadamente 220 policiais federais cumprem 41 mandados de busca e apreensão e 14 mandados de prisão temporária, na capital do estado e nos municípios de Aquidauana, Dourados, Maracaju, Guia Lopes de Laguna; e Trairão no Estado do Pará. São alvos das medidas os endereços residenciais e comerciais dos investigados e os seus locais de trabalho. Segundo apurado, do total de créditos tributários auferidos pela empresa dos colaboradores, um percentual de até 30% era revertido em proveito da organização criminosa investigada.

 

Nos autos do inquérito, foram juntadas cópias das notas fiscais falsas utilizadas para dissimulação desses pagamentos e os respectivos comprovantes de transferências bancárias. Apurou-se também que parte da propina acertada teria sido viabilizada antecipadamente na forma de doação eleitoral oficial, ainda durante a campanha para as eleições em 2014; e que alguns pagamentos também teriam ocorridos mediante entregas de valores em espécie, realizadas nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, no ano de 2015.

 

Dentre os alvos da operação, estão pecuaristas locais responsáveis pela emissão das notas fiscais “frias”, inclusive, um deputado estadual e um conselheiro do Tribunal de Contas Estadual. Também emitiram notas fiscais frias para dissimulação do esquema de pagamento de propina outras empresas do ramo agropecuário e frigorifico.

 

 

Em razão dos acordos de benefícios fiscais concedidos pelo governo estadual, somente nos dois primeiros anos da gestão atual, a empresa frigorífica teria deixado de recolher aos cofres públicos, um montante de mais de duzentos milhões de Reais.

 

No bojo da ação de hoje, foram cumpridos, ainda, três mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Estadual do Mato Grosso do Sul, no interesse da Promotoria do Patrimônio, cujo objeto vincula-se aos fatos investigados pela Polícia Federal.

 

Zé Teixeira é preso acusado de emitir notas falsas para legalizar propina

Campo Grande News

 

 

Agentes da PF deixam casa do deputado Zé Teixeira em bairro nobre de Dourados (Foto: Adilson Domingos)

O deputado estadual Zé Teixeira, uma das principais lideranças do DEM em Mato Grosso do Sul, foi preso nesta manhã, na Operação Vostok, desencadeada pela Polícia Federal para investigar esquema de pagamento de propina envolvendo autoridades do Executivo, Legislativo e o TCE (Tribunal de Contas do Estado).

 

O decano da política sul-mato-grossense foi preso no Hotel Jandaia, em Campo Grande, onde se hospeda nos dias em que participa de sessões da Assembleia Legislativa e outros compromissos políticos. Em seguida foi levado para a Superintendência da PF.

 

Em Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande e base eleitoral de “seu Zé”, como é mais conhecido, a Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão no escritório dele localizado na Avenida Weimar Gonçalves Torres e na residência do deputado, em um bairro nobre da área central, perto do Hospital Santa Rita.

 

No sexto mandato de deputado estadual, Zé Teixeira foi citado na delação premiada dos executivos da JBS. Ele seria um dos produtores rurais responsáveis em emitir notas falsas para legalizar o pagamento de propinas.

 

O executivo da JBS Ricardo Saud e dos irmãos Joesley e Wesley Batista afirmaram que Zé Teixeira emitiu duas notas fiscais para “esquentar” o pagamento de R$ 1,6 milhão.

Supremo julga hoje denúncia de racismo contra Bolsonaro

Exame

 

STF retoma na tarde hoje (11) o julgamento da denúncia de racismo feita pela PGR contra Jair Bolsonaro (Foto - Adriano Machado/Reuters)

 

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) retoma na tarde hoje (11) o julgamento da denúncia de racismo feita pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Jair Bolsonaro, candidato do PSL à Presidência. Ele é acusado de promover manifestações discriminatórias contra quilombolas, índios, refugiados, mulheres e lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBTs).

 

O julgamento foi iniciado em 28 de agosto, quando foi interrompido por um pedido de vista do ministro Alexandre de Moraes. O placar ficou em 2 a 2.

 

Bolsonaro é acusado de racismo pela Procuradoria-Geral da República. A denúncia foi protocolada no STF em 13 de abril em decorrência de uma palestra proferida pelo candidato, no ano passado, no Clube Hebraica, no Rio de Janeiro.

 

Na ocasião, o deputado disse que ao visitar um quilombo constatou que “o afrodescendente mais leve lá pesava sete arrobas. Não fazem nada! Eu acho que nem para procriador eles servem mais”.

 

Julgamento

 

Em agosto, votaram pelo recebimento de parte da denúncia os ministros Luís Roberto Barroso e Rosa Weber. Eles consideraram que Bolsonaro deveria se tornar réu e responder a ação penal pelos crimes de discriminação e incitação ao crime, devido a falas em relação aos quilombolas e aos gays.

 

O relator, ministro Marco Aurélio Mello, e o ministro Luiz Fux consideraram que as falas de Bolsonaro se inserem no contexto da liberdade de expressão e rejeitaram a denúncia.

 

Caso seja aceita a denúncia da PGR, Bolsonaro pode se tornar réu pela terceira vez no STF. Ele já responde a outras duas ações penais, nas quais é acusado de injúria e de incitação ao estupro, devido a declarações feitas em relação à deputada Maria do Rosário (PT-RS).

Kim Kardashian diz em programa que não gosta de ter bumbum grande

Notícias ao Minuto

 

A socialite Kim Kardashian (Foto: Getty Images)

Famosa por suas curvas, a socialite Kim Kardashian, 37, surpreendeu os fãs na noite deste domingo (9) ao afirmar durante o programa Keep up With the Kardashians, do canal E!, que não gosta de ter bumbum grande. “Eu choro todos os dias por conta disso”, disse.

 

A afirmação foi feita após um comentário de sua irmã Kourtney de que o bumbum de Kim parece enorme quando ela senta, segundo a revista People. Ao ser repreendida pela mãe, Kris Jenner, 62, Kourtney continuou: “Ela gosta de ter bumbum grande, não estou dizendo nada ofensivo”.

 

Kim então respondeu que a irmã estava enganada: “Não gosto não! Choro todos os dias por conta disso”.

 

A afirmação foi recebida com surpresa e descrença pelos fãs, já que a socialite costuma postar fotos de biquíni e usar roupas que destaca, suas curvas: “Parece mentira! Ela está chorando porque seu bumbum a deixou rica. Lágrimas de felicidade”, comentou uma internauta. “Então tire os implantes”, rebateu outro.

 

Um post do site Futilish mostra duas comparações do bumbum de Kim, levantando a suspeita sobre plástica ou preenchimento:

Fotos: Futilish

Haddad se reúne com Lula; anúncio da troca está previsto para 14h30

Notícias ao Minuto

 

O anúncio, a ser feito em frente à sede da PF, está previsto para as 14h30.(Foto:REUTERS / Rodolfo Buhrer (Foto de arquivo)

Horas antes de ser anunciado o candidato do PT ao Palácio do Planalto, Fernando Haddad foi nesta terça-feira (11) à sede da Polícia Federal, em Curitiba, para, mais uma vez, conversar com o ex-presidente Lula.

 

Após o encontro com o padrinho político, Haddad deve aguardar o fim da reunião da executiva nacional do partido, que vai ocorrer em um hotel na capital paranaense, para só então ser oficializado como substituto de Lula na chapa petista. O anúncio, a ser feito em frente à sede da PF, está previsto para as 14h30.

 

A informação de que o PT promoveria um ato em Curitiba nesta terça para anunciar Haddad como candidato foi antecipado, na semana passada, pela coluna Painel, da Folha de S.Paulo.

 

Nesta segunda (10), após horas de reuniões, Lula bateu o martelo e autorizou que Haddad fosse oficializado candidato.Ladeado pelos dirigentes da sigla, com o objetivo de mostrar união, Haddad fará um pronunciamento à militância e também haverá a leitura de uma carta escrita pelo ex-presidente. Lula pediu a colaboração de diversos aliados, que enviaram mensagens a ele sobre como fazer a substituição no posto.

 

Nesta terça (11), encerra-se o prazo dado pela Justiça Eleitoral para que o PT faça a troca de Lula na cabeça de chapa.

 

A defesa do ex-presidente ainda aguarda recursos no STF (Supremo Tribunal Federal), mas petistas admitem que as ações são apenas formalidades para embasar o discurso de que lutaram até o fim para tentar garantir a candidatura de Lula.Uma ala do PT, ligada à presidente da sigla, Gleisi Hoffmann (PR), insistia em esticar a corda dos prazos até o último minuto, mas a ordem foi não arriscar a viabilidade da chapa. Com informações da Folhapress.

Hospital diz que Bolsonaro terá de fazer nova cirurgia; estado é grave

Notícias ao Minuto

 

Segundo o documento, o estado de saúde do candidato à Presidência da República “ainda é grave”. (Foto:Reuters)

O hospital Albert Einstein divulgou na manhã desta segunda-feira (10) um novo boletim médico sobre as condições clínicas de Jair Bolsonaro. Segundo o documento, o estado de saúde do candidato à Presidência da República “ainda é grave”.

 

Os médicos afirmam que Bolsonaro precisa continuar “em terapia intensiva” e avisam que “será necessária nova cirurgia de grande porte posteriormente, a fim de reconstruir o trânsito intestinal e retirar a bolsa colostomia”.

 

Jair Bolsonaro foi esfaqueado na última quinta-feira (6), durante um ato de campanha na cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais. O ataque foi cometido por Adélio Bispo de Oliveira, que alegou ter “cumprido ordem de Deus”. O candidato teve a região do abdômen perfurada. Já o suspeito foi preso e encaminhado para um presídio no Mato Grosso do Sul.

 

Confira abaixo o boletim médico de Jair Bolsonaro, divulgado na manhã desta segunda pelo Hospital Albert Einstein:

 

“Passados quatro dias após o ferimento abdominal por arma branca, o estado do candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro, internado no Hospital Israelita Albert Einstein, ainda é grave e permanece em terapia intensiva.

 

O paciente tem uma colostomia, que foi feita em função de lesões graves do intestino grosso e delgado.

 

Será necessária nova cirurgia de grande porte posteriormente, a fim de reconstruir o trânsito intestinal e retirar a bolsa colostomia.

 

O paciente permanece ainda com sonda gástrica aberta e em íleo paralítico (paralisia intestinal), que ocorre habitualmente depois de grandes cirurgias e traumas abdominais.

 

Ontem, havia uma movimentação intestinal ainda incipiente e que persiste do mesmo modo hoje.

 

Permanece sem sinais de infecção, recebendo o suporte clínico, cuidado de fisioterapia respiratória e motora, e alimentação exclusivamente parenteral (endovenosa).

 

Dr. Antônio Luiz Macedo, cirurgião

 

Dr. Leandro Echenique, clínico e cardiologista

 

Dr. Miguel Cendoroglo, Diretor Superintendente do Hospital Israelita Albert Einstein

Candidatos têm de prestar contas à Justiça Eleitoral a partir de hoje

Campo Grande News

 

Sede do TRE-MS, no Parque dos Poderes, em Campo Grande. (Foto: Paulo Francis).

Os candidatos que disputam aos cargos nas eleições de 2018 devem, a partir deste domingo (dia 9), prestar contas à Justiça Eleitoral. Em Mato Grosso do Sul, 532 postulantes registraram candidatura.

 

Os dados devem ser enviados SPCE (Sistema de Prestação de Contas Eleitorais), do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) até 13 de setembro, próxima quinta-feira.

 

À Justiça, devem chegar informações pessoais dos candidatos, além de gastos, recursos dos partidos políticos, doações de campanha. Como ainda não acabou o período eleitoral, a prestação de agora é parcial e, a completa, deve ser entregue até 6 de novembro, no caso dos candidatos que não disputarem o segundo turno.

 

Quem for para uma eventual segunda etapa do pleito deve enviar as informações até 17 de novembro. Caso não entreguem as informações, os postulantes podem responder a processos.

 

No total, 535 pessoas em Mato Grosso do Sul pediram registro de candidatura. Conforme o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), 465 candidatos já foram considerados aptos a disputarem, enquanto 30 inaptos e 40 ainda aguardam julgamento.

Alckmin eleva tom contra Bolsonaro e aliados pedem mudança na campanha

Notícias ao Minuto

 

Geraldo Alckmin (Foto: Reuters)

 

 

A estagnação do candidato do PSDB à Presidência nas eleições 2018, Geraldo Alckmin, nas pesquisas de intenção de voto preocupa aliados, que começam a cobrar mudanças na campanha. Ao cumprir agenda nesta quarta-feira, 5, em Goiás, Estado onde enfrenta dificuldades para crescer, Alckmin assistiu à divisão dos partidos do Centrão – bloco que o apoia – e elevou o tom contra o adversário Jair Bolsonaro (PSL).

 

O tucano disse que fará de tudo para evitar a vitória do deputado, que é capitão reformado do Exército. “O Brasil retrocederia. Nós iríamos para o caos”, criticou o presidenciável, em Goiânia. “Em 28 anos como deputado, Bolsonaro não fez nada.”

 

Antes, a uma plateia de 158 prefeitos, Alckmin criticou a “brigalhada infernal” nas redes sociais e disse que se inspirava no ex-presidente Juscelino Kubitschek para pedir a pacificação. “Juscelino dizia que ia percorrer o Brasil de Norte a Sul, pregando a união nacional e deixando de lado os pesadelos do passado”, afirmou.

 

Apesar de ser do DEM – partido integrante do Centrão, que avaliza a candidatura de Alckmin – o senador Ronaldo Caiado não compareceu à reunião de Alckmin com os prefeitos nem acompanhou sua extensa agenda. Candidato ao governo de Goiás e líder nas pesquisas, Caiado foi contra o aval do bloco ao tucano. Ele é rival ferrenho do ex-governador Marconi Perillo (PSDB), que hoje concorre ao Senado e recentemente virou réu, acusado de receber vantagens indevidas da construtora Delta.

 

Caiado avisou à cúpula do DEM que não subirá no palanque de Alckmin e diz fazer uma campanha “solteira”, sem candidato a presidente. Nos bastidores, porém, seus seguidores pedem voto para Bolsonaro. Alckmin contemporizou a divergência. “O DEM é um grande partido e cada Estado tem sua realidade própria”, disse ele. “Não vamos nos importar com isso.”

 

Em Goiás, Bolsonaro aparece na frente em todos os levantamentos quando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que está preso em Curitiba e teve a candidatura impugnada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), fica fora da disputa. Alckmin continua estacionado no Estado, com porcentuais que variam de 1% a 4% das preferências, segundo o Ibope.

 

“A estratégia da campanha do Geraldo está completamente errada”, afirmou o deputado Jovair Arantes (GO), líder do PTB na Câmara. “Dedicar o programa eleitoral na TV para atacar Bolsonaro é uma burrice. Agora é hora de ele chamar os eleitores à razão para tentar ir ao segundo turno, e não de querer desconstruir Bolsonaro ou mesmo o PT. Isso é para outro momento.”

 

Candidata a vice-governadora de Goiás pelo PSDB, a professora Raquel Teixeira também admitiu preocupação com o cenário eleitoral. Raquel disse que Alckmin não deve adotar tom agressivo como o de Bolsonaro. Argumentou, no entanto, que talvez falte “paixão” e “emoção” no discurso tucano.

 

“Assim como às vezes faço com o governador José Eliton (candidato a novo mandato pelo PSDB), dá vontade também de dar uma sacudida nele (Alckmin)”, afirmou Raquel. “É o futuro do País que está em jogo. Não podemos deixar o discurso de ódio vencer. As pessoas estão a fim de um fato novo e o fato novo está sendo movido pelo fundamentalismo, que nem ele (Alckmin) nem o Zé Eliton têm. Talvez seja preciso um pouco de emoção, mostrar mais paixão”, completou.

 

O prefeito de Anápolis, Roberto Naves (PTB), também reconheceu dificuldades nas fileiras do PSDB. “Mas acho que a campanha vai pegar rumo à medida que a propaganda eleitoral avançar e a candidatura de Lula for de fato retirada”, apostou Naves.

 

Ao visitar o Centro de Reabilitação Dr. Henrique Santillo, em Goiânia, Alckmin foi recebido com curiosidade pelos pacientes. “Não sei não, mas estou pensando em votar nele. Estou gostando das propostas que ele está apresentando”, disse o aposentado Antônio Martins Neto, que estava na sala de espera.

 

A cabeleireira Lucinete Barbosa de Lemos, porém, não sabia quem era Alckmin. “Não sei nem me interessa saber”, respondeu ela, quando questionada pela reportagem se conhecia o candidato. “Os políticos só aparecem aqui na época de eleição e, depois que ganham, desaparecem. Está todo mundo grilado com esses políticos. De mim ninguém terá voto”, protestou Lucinete. Com informações do Estadão Conteúdo.