Chaves (Roberto Bolaños) posa ao lado dos personagens Jaiminho (Raúl Padilla), Dona Clotilde (Angelines Fernández), Chiquinha (Maria Antonieta de Las Nieves), Professor Girafales (Rubén Aguirre) e Dona Florinda (Florinda Meza) (Foto: Divulgação/SBT)
Os programas “Chaves” e “Chapolin” vão estrear em 21 de maio no Multishow com mais de 100 episódios inéditos, anunciou o canal de TV por assinatura. A exibição dos mais de 500 episódios dos dois programas vai acontecer em horário nobre, segundo o Multishow.
O canal anunciou a compra dos direitos de transmissão de “Chaves” e “Chapolin” em janeiro.
“Chaves” foi o programa mais visto da televisão mexicana e foi dublado em 50 idiomas, segundo a Televisa. No Brasil, é exibido há mais de 33 anos pelo SBT e também já fez parte da programação do Cartoon Network, da TV paga.
Ele era um dos personagens e segmentos do programa “Chespirito” que começou a ser exibido no México em 1971. O primeiro capítulo de “El Chavo del Ocho” (como era conhecido o personagem nos outros países de língua espanhola) foi transmitido em 20 de junho de 1971.
Transmitido na China, Japão e Europa
O sucesso das histórias do menino sardento de 8 anos que vive dentro de um barril foi tanto que seu programa era transmitido para quase todos os países da América Latina já em 1973. Chaves foi transmitido também na Tailândia, China, Japão e Grécia.
A série foi produzida originalmente entre 1971 e 1980, como programa independente, e entre 1980 e 1992 como esquete do programa de variedades “Chespirito”, que Bolaños estrelou na rede de TV Televisa. Foram mais de 300 episódios, segundo a rede Televisa.
Dono de frases antológicas como “ninguém tem paciência comigo” e “não contavam com a minha astúcia”, que marcaram gerações de fãs em toda a América Latina, Roberto Gómez Bolaños, criador dos seriados “Chaves” e “Chapolin”, morreu em 2014.
Após o sucesso do Miss Campo Grande 2018, a coordenação da fase estadual anunciou que em maio acontecerá durante evento de gala a edição 2018 do concurso Miss Dourados. O evento será realizado no espaço de eventos Maria Júlia, que é um dos melhores espaços de Dourados.
O evento tem numero limitado de 15 candidatas por categoria, sendo para candidatas e candidatos a partir de 02 anos, até 35 anos. As categorias são; Miss Baby, Mini Miss, Miss Infantil, Miss & Mister Teen, Miss & Mister Oficial, Miss Queen e Miss Plus Size, divididos pelas respectivas idades.
As inscrições são feitas exclusivamente via WhatsApp pelo numero 015 67 9 9641 7783
“Esta edição teremos diversas novidades, como a aula de marketing pessoal e aula de modelo fotográfica, onde vamos explicar sobre as táticas e formas de tornar um trabalho de imagem mais produtivo em suas redes sociais. E de praxe as aulas de postura, passarela e andamento.” Disse o coordenador Angelo Mariano.
Projeto Miss Pelo Bem
Mariano ainda destacou o projeto MISS PELO BEM, que vem se destacando em todo estado, e recentemente foi apresentando no programa Balanço Geral da Tv Record MS “No Miss Dourados vamos aplicar uma nova plataforma de trabalho, onde nossas candidatas e candidatos farão parte do projeto MISS PELO BEM, mostrando a importância de trabalho social em prol a instituições e pessoas carentes. Atualmente nosso time já ajuda a casa de idosos da cidade e um abrigo para dependentes químicos. A ideia é aumentar esse projeto e poder ajudar mais pessoas.”
O concurso acontece em maio e as inscrições podem ser feitas até dia dez de março exclusivamente via WhatsApp 015 67 9 9641 7783 – Informações também podem ser encontradas pela página do evento no FaceBook www.facebook.com/missemisterdourados
Bebeto e Ramim entregaram ofício ao diretor da Agehab, Sérgio Henrique e à secretária de Governo, Patrícia Bulcão (Foto: João Pires)
A Comissão de Habitação da Câmara de Dourados, que tem como presidente o vereador Bebeto (PR), encaminhou ofício na semana passada à Prefeitura de Dourados, solicitando informações com relação à previsão de entrega das moradias do conjunto habitacional Idelfonso Pedroso. O documento foi assinado por todos os membros da Comissão.
Em resposta, o diretor da Agehab (Agência de Habitação), Sergio Henrique Martins de Araújo, esclareceu que não ocorre atraso no processo de entrega das residências. Segundo o documento, encaminhado na segunda-feira (26) à Comissão de Habitação e Patrimônio Público, o programa Minha Casa Minha Vida (Faixa 1), é gerido pela União através da CRF (Caixa Econômica Federal), sendo que essa instituição é quem mantêm o domínio do bem até sua quitação e atendimento dos requisitos do programa.
O documento afirma que cabe a administração municipal através da Agehab, a alocação dos mutuários, verificação do perfil social, implementação dos programas sociais, formação dos condomínios e acompanhamentos do serviço social, reconhecendo que esta etapa já está concluída a algum tempo, com entrega de todos os dossiês já regularizados para a Caixa Econômica Federal. Ressalta ainda que a construtora responsável já concluiu seus trabalhos físicos, faltando apenas algumas questões documentais junto a CEF.
De acordo com o vereador Bebeto, também na semana passada, a Comissão entrou em contato com o gerente responsável do setor de Habitação da Caixa Econômica Federal e aguarda agenda para ouvir explicações da agência bancária, tendo em vista que é a responsável pelas questões burocráticas para efetuar as entregas das unidades.
A Comissão de Habitação e Patrimônio Público da Câmara Municipal de Dourados é composta pelos vereadores Bebeto (presidente), Cirilo Ramão (Vice-presidente), Olavo Sul e Ramim (Membros).
A atriz Fernanda Montenegro, 88 anos, e a maestrina Jocy de Oliveira, 81 anos, foram as escolhidas para fazer a abertura da Festa Literária Internacional de Paraty (25 a 29 de julho).
Contemporâneas de Hilda Hilst (1930-2004), a escritora homenageada desta edição da Flip, elas devem falar da admiração pelo trabalho da poeta ao mesmo tempo em que serão homenageadas pelo evento. As duas têm mais de meio século de palco – Fernanda é uma das principais atrizes brasileiras e Jocy é pioneira da música de vanguarda eletroacústica e da ópera multimídia.
“Hilda Hilst reclamava homenagens em vida – queria ser prestigiada enquanto estivesse aqui – e brincava dizendo que seria homenageada depois de morta. É isso que temos de fazer com nossos autores e autoras em atividade, e são duas mulheres admiráveis”, diz a curadora Josélia Aguilar.
Assim como foi em 2017 na Flip de Lima Barreto, a abertura será mais artística – e não com conferência sobre o autor homenageado, como era no início -, explica a curadora, que não dá mais detalhes sobre o evento. No ano passado, o ator Lázaro Ramos leu trechos de livros de Lima enquanto a antropóloga, historiadora e biógrafa do escritor, Lilia Schwarcz, falou sobre ele.
As duas convidadas vão lançar livros na Flip. Jocy, vencedora do Jabuti em 2015 por Diálogo com Cartas, apresenta, em Paraty, Leituras de Jocy – reunião de textos sobre sua obra a ser lançada pela Sesi-SP Editora.
Já Fernanda Montenegro lança sua fotobiografia pelas Edições Sesc e, pela Companhia das Letras, ainda a confirmar se na Flip, Meus Papéis, livro de memórias escrito com a jornalista e dramaturga Marta Góes.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, e o presidente Michel Temer (MDB) (Foto: @MPF_PGR/Twitter)
A Procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira, 27, que o presidente Michel Temer (MDB) seja incluído em um inquérito aberto no STF para apurar suposto recebimento de propina da Odebrecht. Já são investigados na ação, de número 4462, os ministros da Casa Civil, Eliseu Padilha (MBD), e da Secretaria-Geral da Presidência da República, Moreira Franco (MDB). As vantagens indevidas teriam sido pagas aos emedebistas em troca de benefícios à empreiteira na Secretaria de Aviação, que foi ocupada por Padilha e Moreira durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).
“Requeiro que as investigações em curso apurem a alegada participação do Presidente da República Michel Temer, autorizando-se, por conseguinte, que a autoridade policial realize as diligências necessárias à elucidação dos fatos e de sua eventual participação”, afirma a chefe da Procuradoria-Geral da República (PGR).
Em sua manifestação, enviada ao ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no STF, Dodge diz discordar de seu antecessor, o ex-procurador-geral Rodrigo Janot, que optou por não incluir Temer no inquérito porque, como presidente, ele só poderia ser responsabilizado por crimes cometidos no exercício do mandato. A decisão de acrescentar ou não o emedebista entre os investigados será tomada por Fachin.
“Considero necessário tratar da ampliação do rol de investigados neste inquérito, para incluir o senhor Presidente da República Michel Temer, por considerar que a apuração dos fatos em relação ao Presidente da República não afronta o art. 86-§ 4° da Constituição. Ao contrário, é medida consentânea com o princípio central da Constituição, de que todos são iguais perante a lei, e não há imunidade penal”, afirma a procuradora-geral no documento.
Raquel Dodge interpreta o artigo da Constituição que trata sobre a imunidade do mandatário e alega que “o Presidente da República pode ser investigado por atos estranhos ao exercício de suas funções, mas não poderá ser responsabilizado em ação penal enquanto durar seu mandato”.
Para a procuradora-geral da República, a investigação “deve ser o mais próxima possível do tempo da suposta prática criminosa, sob pena de perecimento das provas”. “Embora traga consigo elevada carga estigmatizante, [a investigação] é meio de coleta de provas que podem desaparecer, de vestígios que podem se extinguir com a ação do tempo, de ouvir testemunhas que podem falecer, de modo que a investigação destina-se a fazer a devida reconstrução dos fatos e a colecionar provas”, enumera Dodge.
A investigação trata da suposta propina de 10 milhões de reais que a empreiteira teria pagado ao grupo político do presidente durante as eleições de 2014. Conforme delatores da Odebrecht, como Marcelo Odebrecht e o ex-diretor de relações institucionais Cláudio Melo Filho, o valor foi combinado em um jantar no Palácio do Jaburu, em maio daquele ano, do qual Temer e Padilha teriam participado.
Do montante, 6 milhões de reais teriam sido destinados à campanha de Paulo Skaf ao governo de São Paulo e os 4 milhões de reais restantes, a Eliseu Padilha. O ministro teria recebido 1 milhão de reais em seu escritório de advocacia, em Porto Alegre, e pedido que a quantia restante fosse entregue ao ex-deputado Eduardo Cunha e a José Yunes, amigo e ex-assessor de Temer.
“Os fatos narrados pelos colaboradores e os elementos de corroboração que trouxeram reclamam investigação imediata”, sustenta Raquel Dodge.
Em sua manifestação ao STF, a procuradora-geral da República também diz concordar com o pedido da Polícia Federal para que o prazo para conclusão do inquérito seja ampliado. Ela discordou, contudo, quanto ao período da extensão. Enquanto a PF pedia 90 dias, Dodge solicitou um prazo extra de 60 dias. A decisão cabe a Edson Fachin.
Vereadores participaram da audiência sobre prestação de contas (Foto: Thiago Morais)
A Câmara Municipal realizou, na manhã desta terça-feira (27), uma audiência pública para prestação de contas do 3º quadrimestre de 2017. O representante da secretaria de Fazenda da Prefeitura Municipal, o contador Rosenildo França, apresentou dados do Relatório de Gestão Fiscal.
Sergio Nogueira (PSDB), vice-presidente da Casa de Leis, presidiu a audiência, que ainda contou com os vereadores Cirilo Ramão (PMDB), Elias Ishy (PT), Junior Rodrigues (PR), Madson Valente (DEM), Pedro Pepa (DEM), Alan Guedes (DEM) e Braz Melo (PSC).
O representante da secretaria de Fazenda apresentou os números do quadrimestre, explanando sobre gastos, arrecadações deste ano e o planejamento para 2018.
“Nos foi detalhado sobre os gastos que o município realizou no último quadrimestre de 2017 e pudemos discutir sobre o que pode ser melhorado. Ainda vamos analisar todos os dados, com calma, mas sabemos que podemos ajudar Dourados a avançar”, comentou o vice-presidente.
Sergio ressaltou que os relatórios foram entregues pela prefeitura e serão analisados, sendo que qualquer esclarecimento será encaminhado à administração municipal.
Em 'O Outro Lado do Paraíso', Sophia dá golpe em Rato, o terceiro assassinado a tesourada pela megera, que já mandou para o beleleu Laerte (Raphael Viana) e Vanessa (Fernanda Nizzato) (Foto: Reprodução/TV Globo)
Sophia está se consolidando mesmo como meme. O terceiro assassinato da vilã-mor de O Outro Lado do Paraíso a tesouradas – nesta segunda-feira, ela mandou o capanga Rato (Cesar Ferrario) para o além – inundou as redes sociais de montagens em que Edward Mãos de Tesoura, o estranho personagem vivido por Johnny Depp no filme de Tom Burton, ganha o rosto da megera interpretada por Marieta Severo. Apesar das risadas da plateia, a cena foi pesada, com requintes de crueldade, e manteve a tensão que vem deixando espectadores colados à TV no horário da novela de Walcyr Carrasco.
Na semana passada, com o desfecho do caso do delegado pedófilo, Vinicius (Flavio Tolezani), condenado no tribunal e assassinado na prisão, o folhetim das 9 da Globo recorde semanal na Grande São Paulo, com 42 pontos de média por capítulo, segundo o Ibope. O índice é 11 pontos percentuais maior que o da semana de estreia da trama. No Rio, a média alcançou dois pontos a mais: 44.
Não tem dia fácil em O Outro Lado do Paraíso. A cada episódio, alguém encara a escuridão do mundo. Nos últimos capítulos, Livia (Grazi Massafera) descobriu que não é filha de Sophia, que a adotou a contragosto, por decisão do marido, e que sequer tem o afeto dela.
Nesta segunda-feira, quando pensava que iria mudar de vida, Rato foi enganado pela patroa. Pediu a ela dinheiro para silenciar sobre todos os crimes que cometeu sob as suas ordens e sobre tudo o que testemunhou, dinheiro que usaria para comprar uma fazenda para viver ao lado de Leandra (Mayana Neiva), que será acusada pelo seu desaparecimento. Sophia prometeu uma grande quantia. Ofereceu uma carona a Rato até a capital, Palmas, onde sacariam a bolada em uma agência bancária, mas, no meio do caminho por uma estrada deserta, inventou um prego no pneu para que Rato saltasse e colocasse a cabeça sob o carro, quando foi atacado a tesouradas.
Sophia, cheia de energia depois de golpear o capataz, ainda teve força para cavar uma sepultura, jogá-lo lá dentro e enterrá-lo. Exceto pela mão direita, que erguida, fora da cova.
Reunião com parlamentares do PT tratou da liberação de recursos para o município de Caarapó (Foto - Dilermano Alves)
O prefeito de Caarapó, Mário Valério (PR), reuniu-se na segunda-feira (26), em Campo Grande, com os deputados federais petistas Vander Loubet e Zeca do PT. A pauta do encontro envolveu a liberação de recursos federais para ações nas áreas de tecnologia, saúde, saneamento e agricultura familiar.
O chefe do Poder Executivo caarapoense explicou que os parlamentares firmaram compromisso de destinar R$ 400 mil reais para aquisição de medicamentos da farmácia básica, que são de entrega gratuita para a população de baixo poder aquisitivo. Também foi discutida a liberação de recursos por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) ao Hospital São Mateus, cujo repasse foi interrompido há mais de um ano. Além disso, serão desenvolvidas ações no setor de tecnologia, beneficiando a zona rural com a disponibilização de internet gratuita.
A comunidade indígena deverá ser beneficiada com a destinação de uma patrulha mecanizada, óleo combustível e sementes para cultivo de lavouras, barracão para processamento de mandioca e ampliação da rede de água. A agricultura familiar indígena também deverá receber R$ 100 mil de incentivo financeiro para fomentar o setor. A comunidade da região do Saiju deverá receber uma calcareadeira.
“São ações importantes para atender a comunidade indígena e os pequenos produtores do Saiju. Esses recursos vão permitir o fomento da agricultura familiar, responsável pela fatia maior dos alimentos que são colocados na mesa das famílias brasileiras”, disse o prefeito de Caarapó, destacando a atuação dos deputados Vander Loubet e Zeca do PT em defesa de Caarapó. “São nossos parceiros em Brasília, com uma atuação sempre em destaque, nos honrando com a sua atenção”, observou.
Além do prefeito Mário Valério, o encontro com os parlamentares petistas teve a participação do vice-presidente do PT de Caarapó, Roberson Luiz Candado, o Bilé, que comemorou o anúncio da aprovação de recursos federais para o município, por meio da ação dos deputados federais Zeca do PT e Vander Loubet.
O prefeito João Doria lidera todos os cenários na corrida pelo governo paulista. (Foto: Reprodução)
Segundo levantamento do Instituto Paraná, o único cenário em que Doria empata é quando concorre com Celso Russomano (PRB). Só que Russomano já declarou que deverá apoiar o prefeito no pleito.
Para 55% dos ouvidos, ele é o candidato tucano com maior chance. José Aníbal tem a preferência de 7,2% e Luiz Felipe D’Ávilla de 7,1%.
A pesquisa foi realizada com 2.000 eleitores do Estado de São Paulo, em 84 municípios, entre os dias 20 e 25 de fevereiro. A amostragem tem uma margem de erro de aproximadamente 2%.
Segundo o parlamentar, é de conhecimento a precariedade com a qual os agentes trabalham (Foto: Assessoria)
O vereador Elias Ishy (PT) propôs uma legislação em Dourados que dispõe sobre a destinação do valor repassado pela União, a título de Incentivo Financeiro Adicional, aos Agentes de Combate ás Endemias – ACE – e outra aos Agentes Comunitários de Saúde – ACS do município. “Temos como objetivo minimizar as dificuldades enfrentadas por esses trabalhadores e trabalhadoras, indispensáveis a prevenção e ao bem-estar social”, afirma.
Segundo o parlamentar, é de conhecimento a precariedade com a qual os agentes trabalham como, por exemplo, a falta de equipamentos de proteção individual, uniformes sem condições de uso, máscara facial, crachás, luvas ou fornecimento de protetor solar. “Vários deles retiram do próprio bolso o valor para comprar o que eles consideram o mínimo para se protegerem”, justifica.
A Lei estabelece a obrigatoriedade de repassar aos agentes ativos uma parcela anual no valor do piso salarial, advindo do recurso para custeio repassado aos Municípios pelo Governo Federal, através do Fundo Nacional de Saúde, previsto ainda no bloco de Vigilância em Saúde. O repasse de tal verba ocorre por dotação orçamentária própria do Ministério da Saúde, portanto, não cria despesa ou onera os cofres públicos municipais sob nenhuma forma.
De acordo com o texto, o referido incentivo já vem sendo pago pelo Poder Executivo, por meio do decreto nº 966 de 25 de março de 2014, sendo publicado no Diário Oficial do Município nº 3.697, de 31 de março de 2014. “Este decreto pode ser revogado a qualquer momento, então estamos regularizando a situação para assegurar o direito independente do Governo vigente”, diz Ishy.
Para o vereador, com a segurança aos trabalhadores, as atividades desses profissionais são cada vez mais fortalecidas e, consequentemente, reforça as atividades de prevenção em saúde, essencial para a melhoria da qualidade de vida dos douradenses.
O senador Pedro Chaves se filia hoje (26) no PRB com a presença do presidente nacional do partido, o ex-Ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços do Brasil e deputado federal, Marcos Pereira (ES), do senador Eduardo Lopes (RJ), dos deputados federais Jony Marcos (SE), João Campos (GO) e Marcelo Squassoni (SP). Além destes, lideranças regionais como o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), também prestigiarão o ato que acontece hoje, às 18h, na sede da Associação Nipo Brasileira.
Após oito anos filiado no PSC, Pedro Chaves escolheu o PRB para buscar a reeleição ao mandato no Senado. “Decidi disputar a continuidade no cargo de senador e essa definição influenciou no meu desejo de seguir no PRB esse projeto. Apesar do carinho e identificação que tive na passagem pelo PSC, aceitei o convite do PRB pela maior capilaridade no Estado e, também, por me identificar com os princípios do partido”, afirmou.
Cerca de mil pessoas são esperadas para o evento. No ato, o PRB terá além de Pedro Chaves, o ingresso de aproximadamente cem filiados. Atualmente, o partido conta com 24 deputados federais e um senador. Em Mato Grosso do Sul, são 16 vereadores, sendo que dois destes são de Campo Grande: Betinho e Gilmar da Cruz. No governo estadual, a legenda tem o comando de duas pastas: a Funtrab (Fundação do Trabalho) e a Defesa Civil.
Presidente regional do PRB, o diretor da Funtrab, Wilton Acosta comentou a importância de ter Pedro Chaves como correligionário. “O senador traz perspectiva real de crescimento para o partido em Mato Grosso do Sul. A candidatura dele numa vaga na chapa majoritária fortalece a proporcional e anima nossos candidatos”, declarou. A pessoa de Pedro Chaves, segundo Wilton, também trará mais valor ao PRB. “Faltava um mandato eletivo. Estamos felizes com a filiação dele que é um homem da educação, um empreendedor nato, com visão de oportunidades na geração de emprego e renda para o país”, completou.
O ator Brendan Fraser (Foto:Rich Fury/Getty Images)
O ator Brendan Fraser revelou em entrevista que foi assediado sexualmente em 2003, pelo então presidente da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (organização responsável pelo Globo de Ouro), Philip Berk. A revelação foi feita em entrevista à revista americana GQ. O ator, que fez sucesso no anos 1990, acredita que o episódio atrapalhou sua carreira, já que ele ficou depressivo e teria entrado para uma “lista negra” de Hollywood. Fraser fez filmes como George: O Rei da Floresta (1997) e A Múmia (1999), que ganhou duas sequências, O Retorno da Múmia (2001) e A Múmia: Tumba do Imperador Dragão (2008).
Segundo Fraser, Berk o tocou de maneira inapropriada. “Eu me senti nauseado. Como uma criança, com um nó na garganta.” O ex-presidente, contudo, afirma que apertou as nádegas do ator como uma “brincadeira”. Na época, Fraser solicitou à associação um pedido de desculpas por escrito, o que foi feito, com a garantia de que Berk e o ator não se encontrariam novamente.
“Eu entrei em depressão”, contou Fraser. “Eu me culpava e me sentia miserável, pois pensava: ‘Não foi nada, esse cara só encostou em mim. Mas, em minha mente, eu sabia que algo tinha sido tirado de mim.” Fraser ainda conta que, após o ocorrido, mal foi convidado para outras edições do Globo de Ouro.
Marun também descartou a possibilidade de criação de impostos para custear gastos com segurança pública.(Foto: Divulgação/Fotos Públicas)
O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, demonstrou não haver urgência do governo na criação do ministério da Segurança Pública. Ele disse que o governo ainda define os detalhes de criação do órgão, inclusive a forma como isso se dará: se por Projeto de Lei, decreto ou Medida Provisória. Marun também descartou a possibilidade de criação de impostos para custear gastos com segurança pública.
“A organização disso [para criar o novo órgão] está sendo estudada. Por isso que esse ministério ainda não foi anunciado e nem foi estabelecida a forma legal para a sua criação”, disse em conversa com jornalistas no fim da tarde desta quinta-feira (22). Ao ser perguntado se o ministério sairia do papel na próxima semana, ele adotou um discurso paciente: “Na semana que vem ou na outra. Não há uma sangria desatada”.
Segundo ele, o governo ainda não definiu um nome para o ministério. Marun, no entanto, negou haver dificuldades para encontrar a pessoa certa para o cargo. “Não existe dificuldade em encontrar um nome. Existe um cuidado de encontrar um nome que o presidente Temer considere adequado para o exercício de funções de tanta responsabilidade”.
Na opinião do ministro, o perfil do chefe do novo ministério deve ter qualidades técnicas e políticas. “Eu entendo que é uma função que é preciso conhecimento técnico e também o traquejo político. É o meu entendimento, mas essa é uma escolha do presidente Temer, que entende muito mais do que eu. Ele foi secretário de Segurança duas vezes”.
O orçamento do novo ministério virá de recursos já previstos. Marun explicou que as entidades já existentes que vão compor o órgão vão trazer consigo seus orçamentos. “Haverá o remanejamento de recursos e a utilização de recursos orçamentários já previstos, de várias organizações que passarão a compor esse ministério, por exemplo, a Polícia Federal. Ela tem seu orçamento e esse orçamento vem. Polícia Rodoviária Federal também”, disse. “São órgãos que têm orçamento e esses orçamentos migrarão para o Ministério da Segurança Pública junto com as responsabilidades pela execução dos trabalhos”, completou.
Novos impostos
O ministro também comentou a criação de impostos para custear a segurança pública no país. O assunto veio à tona ontem (21), quando o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, afirmou que Temer o consultou sobre a possibilidade da criação de um imposto para custear gastos com segurança pública. Maia já havia negado esta possibilidade e Marun foi além: o governo não criará nenhum novo imposto.
“O governo não cogita a criação de nenhum novo imposto e da mesma forma não tem essa intenção com a segurança pública. O governo não cogita a criação de novos impostos e isto eu afirmo de forma peremptória. Até o fim do ano. Isso está absolutamente fora de cogitação”.
Jovem foi morto no Jardim Itamaracá; suspeito foi preso pelo BPCHoque (Foto: BPChoque/ Divulgação)
Um rapaz de 23 anos foi morto a tiros na madrugada desta sexta-feira (23), no Jardim Itamaracá, em Campo Grande. Um suspeito de 19 anos foi preso e confessou o homicídio. O crime pode ter relação com briga ocorrida dias antes.
Segundo informações do boletim de ocorrência, o jovem foi atingido por tiros abaixo da axila direita.
Um morador contou à polícia que ouviu três tiros, viu a vítima pedindo ajuda e foi até um telefone público e ligou para o 190. Ao voltar ao local, se deparou com os policiais.
A vítima ainda estava viva, mas quando o Corpo de Bombeiros chegou, já havia morrido. Porém, antes, o jovem contou que havia se envolvido em uma briga dias antes, em um bar, por causa de mulher.
De acordo com a polícia, o rapaz tem uma passagem por porte ilegal de arma de fogo, no dia 1º de fevereiro deste ano.
O suspeito do crime, de 19 anos, foi preso pelo Batalhão de Choque da Polícia Militar (BPChoque), menos de duas horas depois. Ele estava com a arma usada no homicídio e contou que a vítima havia ‘mexido’ com a namorada de um amigo e por isso a briga no bar e a morte nesta madrugada.
Vereador Romualdo Ramim constata a precariedade da sinalização na entrada do Assaí Atacadista, na Rua Coronel Ponciano (Foto: Gleiber Nascimento)
A cada ano Dourados tem recebido novos empreendimentos e, com isso, o número de veículos que circulam no município tem aumentado significativamente, exigindo do Poder Público políticas de trânsito que garantam a segurança dos condutores. Um desses casos é a Rua Coronel Ponciano que recebeu, em novembro de 2016, a 102ª loja do Assaí Atacadista. Apesar da obra ter recebido investimentos de R$ 55 milhões, nada além de poucos litros de tinta foram gastos para improvisar na via a sinalização do acesso ao empreendimento, que hoje está invisível e negligenciada pelas autoridades.
Preocupado com as futuras consequências da desorganização do tráfego e as constantes imprudências registradas, o vereador Romualdo Ramim (PDT) solicitou à Prefeitura a instalação de semáforo ou rotatória no local. Pouco antes da inauguração, em frente à entrada do empreendimento, foi implantada a sinalização horizontal que confundia, mas direcionava os motoristas. Também foram colocadas as placas de sinalização vertical, porém ambas foram apenas medidas paliativas e de curta duração.
“Milhares de veículos trafegam diariamente pela Rua Coronel Ponciano e cada um está sujeito a uma colisão naquele trecho. Além da sinalização ter sido ineficaz, já foram apagadas pelo sol e chuva. Não precisamos esperar que acidentes aconteçam e que vidas sejam ceifadas para tomarmos providências”, explicou Ramim.
A Rua Coronel Ponciano se tornou um corredor importante que liga vários bairros novos ao centro da cidade, além de dar acesso à BR-163, que é saída para vários estados.
A região localizada no fim da Rua Coronel Ponciano está em constante crescimento recebendo, nos últimos anos, a implantação de diversos loteamentos públicos e privados. Entre os novos bairros estão o Jardim Guaicurus, Green Ville, Esplanada, Vival dos Ipês, Dioclécio Artuzi I, II e III e Harrison de Figueiredo I, II e III.
UPA
Outro trecho da via que possui a sinalização desrespeitada constantemente pelos condutores e que necessita de medidas emergenciais é a localizada no acesso à UPA (Unidade de Pronto Atendimento). No local, a Agetran realizou a instalação de semáforos de dois tempos nos cruzamentos da Rua Coronel Ponciano (onde fica a fachada da UPA) com as ruas José Luiz da Silva e Frei Antônio. Essas duas últimas vias que antes eram de mão dupla foram modificadas e passam a ser mão única.
Ao sair da UPA para o centro, por exemplo, o condutor deve contornar a quadra e virar à direita (sentido BR-163) na Coronel Ponciano e fazer ponto de retorno em frente ao Detran. A conversão à esquerda na Ponciano não é permitida deste então.
Já na Rua José Luiz da Silva é possível apenas seguir partindo da Coronel Ponciano sentido Hayel Bon Faker em trecho próximo à UPA, o contrário não é permitido.
“A sinalização de trânsito deve servir para informar e orientar os usuários das vias. O respeito a ela garante um trânsito mais organizado e seguro para os condutores e pedestres, mas em Dourados, não é o que tem acontecido. O município necessita com urgência de estudo técnico, feito por um engenheiro de tráfego, que corrija diversos problemas trazidos durante décadas por gestores que sempre só pensaram em pontos isolados e não em todo o sistema de trânsito, como deve ser feito”, finalizou o vereador.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.