Moradores de um assentamento em Itaquiraí solicitaram ao deputado Estadual Neno Razuk(PL) a construção de um barracão de 200 m2 para atender aos assentados. A solicitação foi intermediada pelo vereador Antonio Francisco da Silva, o Zuza, que trouxe a demanda até o gabinete parlamentar na Assembleia Legislativa. Neno enviou o pedido por meio de indicação ao governador Reinaldo Azambuja com cópia para o Secretário de infraestrutura Renato Marcílio da Silva.
“O barracão será utilizado para desenvolver atividades de organizações associativas em defesa dos direitos sociais e culturais no Assentamento Santa Rosa, e são esses pedidos que temos que dar maior atenção. A comunidade local sabe das necessidades e um espaço como este faz bastante diferença para quem vive na região”, destacou o parlamentar que lembrou ainda da importância de ouvir as lideranças locais.
Zuza elogiou o atendimento do deputado e fez questão de frisar que quando “um deputado fortalece o municipalismo, fortalece a união entre os poderes, além de beneficiar a comunidade, mostra que o trabalho conjunto é possível. Esse é um pedido dos agricultores que trabalham com a agricultura familiar em Itaquiraí e o barracão permitirá vários eventos inclusivos além de atender aos que precisam”.
O artista e professor Henrique Silveira de Sousa, idealizador do projeto LibertArte, em parceria com o CRAS Indígena Semas (Secretaria Municipal de Assistência Social), está promovendo aulas de oficina de muralismo (grafitti e aerografia) para jovens entre 12 e 24 anos.
Segundo a coordenadora do CRAS Indígena, Marisa Gomes, por meio da proposta, os jovens pintaram as paredes do CRAS. “Essa parceria trouxe ânimo para os jovens que ganharam autonomia e ganho social. Esses projetos são de suma importância para a comunidade indígena, pois envolve os jovens em atividades e ainda profissionaliza”, acredita.
A primeira fase do Projeto LibertArte foi viabilizada pela Semc (Secretaria Municipal de Cultura), por meio da Lei Aldir Blanc. Nesta segunda fase, a parceria é entre o CRAS Indígena, o artista Henrique e o Projeto Ânimo, que foi parceiro na viabilização das tintas para as atividades.
“A ação é graças ao empenho do professor e artista que disponibiliza seu tempo para ensinar os jovens que participam da proposta”, afirma Marisa.
Proposto pelo vereador Marcelo Mourão (Podemos), acontece nesta sexta-feira (06), a partir das 19h, no plenário da Câmara Municipal de Dourados, um evento voltado para o autismo. Trata-se do “1º Autista também pode”, que vai reunir diversos segmentos para uma palestra e reflexões em torno do assunto e homenagens.
O tema é uma das bandeiras do mandato do vereador Marcelo Mourão que tem atuado com muito empenho na busca de meios que possam melhorar a qualidade de vida de pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista), que somam mais de 2 milhões no Brasil.
Marcelo disse que a finalidade do evento é “despertar a sociedade para importância do acolhimento, do respeito, da empatia do entendimento sobre o autismo e, acima de tudo reconhecer e aceitar que o autista realiza, faz, transforma, é talentoso, criativo, inteligente e que o mundo dele é o nosso mundo também”.
Para Isabelle Oliveira que é mãe de autista e uma das organizadoras do encontro, “é tempo de exercermos o respeito, reconhecimento, empatia e promover o debate acerca da plena inserção do autista na sociedade”. O evento é uma parceria com pais de autistas e é aberto ao público em geral, principalmente a quem tem interesse e quer saber mais sobre o tema.
Para incentivar a doação de parte do imposto de renda para entidades que atendem as crianças e adolescentes com espectro autista em Mato Grosso do Sul o deputado estadual Neno Razuk (PL) lançou o projeto “Colabora com Amor MAS” que vai estimular os contribuintes a fazerem a doação por meio do IR conforme preconiza a legislação que permite a doação da receita de 3% a 6% aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente direcionando para a AMA-CG (Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Campo Grande), AAGD (Associação de Pais e Amigos dos Autistas da Grande Dourados) e também a Juliana Varela, que atende pessoas com espectro autista, microcefalia e outras deficiências intelectuais.
“Muitos contribuintes não sabem, mas é possível fazer essa doação por meio do programa do IR 2022 e o imposto devido é calculado pelo próprio programa da Receita Federal com base nos rendimentos tributáveis e nas deduções informadas na declaração. Nesse caso, quando for preencher a declaração do imposto de renda pessoa física o contribuinte que optar pela tributação por deduções legais, consegue destinar até 3% do imposto devido para os fundos da criança e do adolescente e até mais 3% para os fundos do idoso. Além disso, também podem destinar tanto quem tem saldo de imposto a pagar quanto quem tem saldo de imposto a restituir, e muitas pessoas não sabem disso, por isso nossa campanha para desmistificar o IR e as doações”, explicou Neno sobre a campanha que foi idealizada inclusive para mostrar a importância das entidades. O parlamentar lembra que tudo que for arrecadado não passa por intermediários.
Sobre as entidades
AMA – Associação De Pais E Amigos Do Autista foi fundada em 26 de abril de 1990, quando um grupo de acadêmicos do curso de Psicologia da FUCMT, juntamente com pais de crianças autistas e profissionais fundou a Associação de Pais e Amigos do Autista de Campo Grande/MS – AMA. São 30 anos de história de lutas e conquistas. Por se tratar de uma organização não governamental e sem fins lucrativos, oferece gratuitamente assistência à crianças, adolescentes e adultos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), cujo objetivo é proporcionar atendimento terapêutico e educacional especializado, em conformidade com as necessidades da pessoa com TEA, viabilizando sua integração na sociedade.
AAGD – Associação de Pais e Amigos dos Autistas da Grande Dourados, foi fundada em 24 de junho de 2010, por um grupo de mães, pais e familiares que se viram na situação de um diagnóstico de autismo para seus filhos, sem encontrarem respaldo de terapias especializadas ou amparo social e legal na cidade de Dourados-MS. É uma organização constituída sob forma de associação, de pessoa jurídica, de direito privado, sem fins lucrativos, desenvolvendo suas ações em sede própria, visando promover o apoio psicossocial, o bem-estar e melhoria da qualidade de vida das pessoas com autismo e suas famílias. Para isso oferece atendimento em psicoterapia individual ao público alvo mediado por psicólogos na área comportamental, atendimentos às famílias com a equipe técnica (assistente social e psicóloga), bem como os projetos complementares, sendo eles: Equoterapia, Ginástica, Musicalização e Apoio pedagógico.
ASSOCIAÇÃO JULIANO VARELA – trabalha com o desenvolvimento de pessoas com Síndrome de Down, foi fundada em 28 de janeiro de 1994, com o objetivo de promover programas para o pleno desenvolvimento de pessoas com Síndrome de Down. Hoje, após 27 anos de experiência no cuidado de pessoas especiais, atendemos usuários com espectro autista, microcefalia e outras deficiências intelectuais.
Atendendo pedido de atletas amadores que utilizam o Parque dos Ipês, a vereadora Liandra (PTB) encaminhou indicação a administração municipal solicitando manutenção urgente dos refletores de iluminação da quadra de esportes, como troca de lâmpadas queimadas e reposição de reatores danificados.
O local é frequentemente utilizado no período noturno por equipes amadoras de basquete, que relatam dificuldade nos treinamentos por conta de muitos refletores que não estão funcionando por falta de manutenção. A vereadora também solicita serviço de limpeza e podas das árvores em toda a extensão do Parque, incluindo próximo a quadra de esportes, onde galhos já atravessam as telas de proteção atrás das tabelas de basquete.
O documento foi encaminhado aos prefeito Alan Guedes (PP), com cópias ao secretários municipais Romualdo Diniz (Semsur) e Wellington Henrique Rocha (Governo).
ESPORTE
Em indicação protocolada na Câmara durante sessão ordinária de segunda-feira (02), Liandra solicita ao prefeito Alan e secretarias competentes, estudos visando à criação de incentivos fiscais à empresas locais patrocinadoras de atletas do município. A vereadora cita o exemplo de incentivos do governo federal, como o Bolsa Atleta e Bolsa Pódio. “Porém, nem um dos programas atendem todos os atletas, que muitas vezes deixam de participar de importantes eventos pelo fato de não terem uma verba que atenda suas necessidades financeiras”, justifica.
A vida não está nada fácil para Jove (Jesuíta Barbosa) em “Pantanal”. Nos próximos capítulos, depois de mais uma discussão pesada com pai, que vai dizer para ele voltar para o Rio, o fotógrafo foge da fazenda e vai para onde? Claro que para a tapera de Juma (Alanis Guillen).
Ele vai pedir para ficar lá e a nossa oncinha 🐆 vai permitir que ele fique num quartinho nos fundos da tapera.
Mas se a Juma e a Muda (Bella Campos) já sabem que o filho de José Leôncio (Marcos Palmeira) é uma pessoa do bem, tem alguém que ainda desconfia dele: trata-se de Maria Marruá (Juliana Paes), ou melhor, a onça que tem que espírito dela (como disse o Velho do Rio).
Jove está nos fundos da tapera quando ouve um barulho. Ele pensa que pode ser o Velho , mas se apavora quando percebe que é uma onça, e que ela está muito perto dele!
Em ‘Pantanal’, onça aparece na tapera e assusta Jove (Jesuíta Barbosa) — Foto: Globo
Medooooo!
A filha de Maria Marruá explica para ela que a onça não quer o mal dele, mas Jove pede para Juma pegar a arma.
“Se ela quisesse lhe matá, ocê tava morto”, diz a garota.
Passado o susto, Juma o leva para o quarto e explica:
“A onça é minha mãe, Maria Marruá.”
“O Velho do Rio que falo. Diz que o espírito da minha mãe encantô nela. E ela ronda a casa des’que ela se foi… Já tô até acostumada.”
Quem ficaria acostumado com uma onça rodando sua casa? Só a Juma e o Velho do Rio mesmo. Se ela pensava que esta explicação fosse acalmar Jove, se enganou:
“Mas eu não estou. E você também não deveria estar!”
Mas não tem jeito, Jove. Se você quiser ficar na tapera, são estas as condições. Maria Marruá agora sabe que você não fará mal à sua filha. E tem mais alguns detalhes que Juma conta:
“E se aparece morcego, se assuste, não. Esses num faz nada pra gente, só come fruto do mato…”
Tá bom ou quer mais? Não perca as emoções de ‘Pantanal’!
Os primeiros sinais do desenvolvimento aparecem até os cinco anos, como a fala e a coordenação motora das crianças. Mas os pais precisam ficar atentos nesse processo, pois o que parece um simples atraso, na verdade, pode ser um diagnóstico de apraxia — disfunção neurológica que atinge o planejamento e a programação das sequências de movimentos necessários para produzir a fala. Por ser pouco conhecido, o deputado estadual Marçal Filho (PP) apresentou o Projeto de Lei 105/2022 que institui, no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul, a “Semana de Informação e Conscientização sobre a Apraxia de Fala na Infância”.
Na sessão desta terça-feira (3) na Assembleia Legislativa, o deputado justificou que é preciso incentivar campanhas informativas para ampliar o conhecimento da população acerca do diagnóstico precoce e do tratamento da Apraxia de Fala na Infância e outros tipos de transtornos que afetam a aquisição dos sons, especialmente, os detectáveis na primeira infância.
Conforme o Projeto de Lei, a semana de conscientização e informação deverá ser incluída no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Mato Grosso do Sul, de forma a divulgar os principais sinais e características da Apraxia de Fala na Infância, que são produções inconsistentes de consoantes e vogais na repetição de sílabas ou de palavras, apresentando dificuldade para pronunciar as letras; entonação e ritmo da fala afetadas; pausas inadequadas entre os sons e as sílabas; demora para começar a falar as primeiras palavras, quietude e pouca comunicação; instabilidade na fala, alteração na sonoridade das palavras, fala monótona, entre outros.
Ainda conforme o Projeto de Lei, durante a semana de conscientização poderão ser desenvolvidas ações para informar a população, por meio de procedimentos educativos, palestras, audiências públicas, seminários, conferências e a produção de material explicativo, digital ou impresso.
“Quanto mais cedo for identificado e diagnosticado, com o suporte da família e de toda a comunidade, mais rápido o tratamento será direcionado à criança que, com certeza, terá progresso na habilidade de falar. Nesse sentido, a semana de informação e conscientização, certamente, contribuirá para alertar a população sobre os sinais, os sintomas e a importância do diagnóstico precoce do distúrbio, favorecendo, como consequência, o sucesso nos tratamentos”, defendeu Marçal Filho.
O distúrbio
A Apraxia é uma dificuldade motora perceptível que pode ser observada no momento em que a criança não consegue planejar voluntariamente a sequência dos movimentos musculares necessários para a fala. Ela recebe de forma incorreta informações do cérebro para planejar e executar essas ações, o que reduz a capacidade de produzir clara e corretamente as sílabas e as palavras. São crianças que têm o raciocínio preservado, pensam no que querem comunicar, mas não conseguem converter esse pensamento em palavras. É como se a comunicação entre o cérebro e a boca fosse interrompida.
Elas não sabem quais palavras (semântica) e em qual sequência (sintaxe) devem ser usadas para expressar uma ideia. Também não sabem quais os sons e em qual ordem devem ser colocados para formar uma palavra, e muito menos quais músculos e estruturas devem ser movimentados para produzir esses sons. Assim, a Apraxia não se caracteriza como um atraso na fala, mas como um distúrbio motor, neurológico-funcional, que prejudica a produção dos sons da fala.
Os vereadores Laudir Munaretto (MDB) e Jânio Miguel (PTB) apresentaram requerimento solicitando informações relativas as taxas cobradas pelo serviço funerário de sepultamento prestado pelo município às pessoas em estado de vulnerabilidade social (auxílio mortalidade) e proprietárias de jazigo no cemitério público municipal Santo Antônio de Pádua.
O requerimento apresentado na 13ª Sessão Ordinária, nesta segunda-feira (3), tem o objetivo de esclarecer algumas informações sobre a cobrança desse serviço, visto que o Legislativo recebeu denúncias de que algumas famílias carentes tiveram que arcar com taxas, variando entre R$ 150,00 a R$ 1.500,00.
Além disso, populares informaram que proprietários de túmulos, com ou sem jazigo, também tiverem que pagar entre R$ 600,00 e R$ 2.000,00. A cobrança teria sido feita por servidores da prefeitura com a justificativa de cobrir as despesas com materiais para os sepultamentos, mas sem a emissão de recibos.
Com isso, os vereadores solicitaram as seguintes informações ao Executivo Municipal: 1) Se existe uma taxa a ser cobrada no sepultamento de pessoas beneficiadas pelo auxílio funeral; 2) Se a taxa sofre uma variação e os critérios de cobrança.
Também foi requerida informações sobre a cobrança da taxa para proprietários de túmulos ou jazigos no cemitério Santo Antônio de Pádua, e como isso é aplicado. E quanto aos eventuais recursos auferidos por essas taxas, para onde estão destinados.
“Precisamos dessas informações para poder fiscalizar com afinco essa situação que nos foi apresentada, uma vez que esse auxílio visa garantir o direito social e assistencial às pessoas em estado de vulnerabilidade”, enfatizou Laudir.
O documento foi endereçado ao prefeito Alan Aquino Guedes de Mendonça, ao secretário de Governo e Gestão Estratégica, Wellington Henrique Rocha Lima, e a secretária de Assistência Social Elizete Ferreira Gomes de Souza.
O deputado estadual Neno Razuk (PL) solicitou por meio de indicação que seja disponibilizado um local para servir de Casa de Apoio para os pacientes oriundos do município de Juti em Dourados. A solicitação enviada por meio de ofício pelos vereadores Carlos Antonio Tomazeli, Edimauro da Cruz Libert, Deunizar da Silva Dias, Vando Adão Claudino e pela vereadora Luzia Aparecida Araújo, todos do município que é atendido pelo pólo da grande Dourados.
“Solicitamos ao deputado Neno que interceda por nós junto ao Governo do Estado, Governo Municipal ou entidades para firmarmos uma parceria e essa Casa de Apoio seja instalada no município de Dourados e que vão para tratamentos médicos no município vizinho. Estamos cientes das dificuldades dos pacientes que nos pediram para juntar forças e conseguir esse atendimento”, destacou a vereadora Luzia.
Segundo os representantes municipais são muitas as dificuldades que os pacientes passam durante a viagem. “Muitos deles têm que ir várias vezes ao mês por ser um tratamento contínuo. Nossa sugestão é que seja criado em Dourados uma casa de apoio que os pacientes possam ir até lá descansar, fazer suas refeições e até estadia se necessário enquanto aguardam suas consultas e o término dos atendimentos dos demais; caso não seja possível esta casa de apoio que seja oferecido o café da manhã, almoço e café da tarde se necessário aos usuários”, pontuaram em ofício.
Para Neno Razuk é importante receber esse tipo de demanda. “Conversamos e entendemos o quanto uma casa de apoio pode fazer a diferença para quem necessita do atendimento, já tinha conversado com os vereadores em Juti e vamos trabalhar junto ao Governo do Estado e a Secretaria Estadual de Saúde para que isso aconteça”, destacou Neno.
As proposições solicitadas pelos vereadores que visitaram o gabinete do deputado serão encaminhadas para as respectivas secretarias. “Com atenção especial a criação desse ponto de apoio para as pessoas, que num momento de fragilidade vão ter onde receber atendimento digno e merecido”, finalizou.
O vereador Mauricio Lemes (PSB) solicitou para a prefeitura de Dourados, através da Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos), serviço de limpeza e roçada para o Parque Victelio De Pellegrin, na região do bairro Jardim Novo Horizonte e também para a Avenida Joaquim Teixeira Alves no cruzamento com a Avenida Aziz Rasselen, na região do Centro.
As duas indicações do vereador foram apresentadas na 12ª Sessão Ordinária da Câmara de Dourados, direcionadas ao prefeito Alan Guedes (PP) e também ao secretário municipal de Serviços Urbanos, Romualdo Diniz.
Conforme destacado por Mauricio, os trabalhos se fazem necessários com urgência em ambas as regiões, já que o mato está muito alto e causando transtornos.
No Jardim Novo Horizonte, o momento de lazer da população no parque está comprometido pelo mato e sujeira, que também oferece riscos de proliferação do mosquito Aedes aegypti e animais peçonhentos. Para garantir a segurança e tranquilidade dos frequentadores, moradores da região solicitaram a ajuda do vereador para o encaminhamento de um pedido de urgência. O mesmo aconteceu com relação ao mato alto e lixo no cruzamento das Avenidas Joaquim Teixeira Alves e Aziz Rasselen.
Demais indicações
Ainda na 12ª sessão do ano, Mauricio encaminhou indicação para o prefeito, com cópia ao secretário municipal de Governo, Wellington Henrique Rocha de Lima, além do secretário da Semsur, Romualdo Diniz, para que seja feita a manutenção do ponto de ônibus localizado na Rua Manoel Santiago, próximo à Unigran (Centro Universitário da Grande Dourados), com a troca de lâmpadas do poste que fica em frente.
Isso porque o banco do ponto de ônibus que acolhe os universitários que utilizam o transporte público está quebrado, fazendo com que os usuários tenham que aguardar em pé até a chegada do coletivo. E a falta da iluminação faz com que os acadêmicos que estão aguardando fiquem no escuro, o que traz riscos à segurança deles.
Por fim, também foi apresentada uma indicação para o prefeito e os secretários de Governo e Serviços Urbanos para que seja realizado um serviço de tapa buracos na Rua Maria da Glória, esquina com a Rua Major Capilé.
Esse local tem buracos no asfalto e a situação tem causado muitos acidentes. Com o objetivo de evitar essas ocorrências e garantir segurança aos douradenses que transitam diariamente por essa rua, o vereador encaminhou o pedido em caráter de urgência.
Nesta sexta-feira (29) a Prefeitura de Dourados, por meio da Semas (Secretaria Municipal de Assistência Social), realiza mais um mutirão para regularização do CadÚnico 2022 (Cadastro Único). O cadastramento acontece nos bairros Jardim Guaicurus, das 7h às 16h (com pausa para almoço) e no Cras do Jardim Canaã I, com atendimento das 7h às 13horas.
Os mutirões de CadÚnico são realizados desde o final do mês de março e já contemplaram os bairros Jóquei Clube, Parque do Lago II, aldeias indígenas, Vila Cachoeirinha e os distritos de Vila Vargas e Itahum. A atualização é exigência do Ministério da Cidadania e tem como objetivo averiguar e revisar os cadastros para evitar que pessoas percam benefícios do governo federal.
A iniciativa atende diversas proposições da vereadora Liandra, encaminhadas ao Executivo, entre elas, indicação nº 2302/21, protocolada no mês de novembro de 2021, solicitando a realização de mutirões em todos os Cras (Centros de Referência de Assistência Social do Município).
Recentemente a vereadora também reforçou pedido na Câmara Municipal, considerando o aumento de famílias que procuram os Centros de Referência para regularização do cadastro, como ocorreu no início do mês de abril, no Cras do Jardim Água Boa, onde alguns usuários relataram tumulto na distribuição de senhas, devido ao número insuficiente de atendentes no local. “Estes mutirões são muito importantes devido ao aumento da demanda por este atendimento nos Cras”, destaca Liandra.
CadÚnico
Com o CadÚnico os cidadãos podem ter acesso a vários Programas Sociais, garantindo assim o auxílio socioeconômico necessário para si ou para a família, como Programa Bolsa Família (que será substituído pelo Auxílio Brasil); Tarifa Social de Energia Elétrica; Programa Casa Verde e Amarela; Bolsa Verde; Benefício de Prestação Continuada (BPC); ID Jovem; Carteira do Idoso; Auxílio Emergencial; Isenção de taxas em Concursos Públicos. Também é comumente utilizado para a seleção de beneficiários de programas Estaduais e Municipais.
Quem tem um animal de estimação sofre ao vê-lo doente e muitas vezes é possível salvar. E assim como os seres humanos, os animais também podem receber doação de sangue. Pensando nisso, o deputado estadual Neno Razuk (PL) apresentou o Projeto de Lei 99/2022 que institui a “Campanha Vida Animal” para estimular a doação de sangue de animais e com isso, salvar vidas.
“Nosso objetivo é estimular a criação e manutenção de bancos de sangue veterinários para animais domésticos. Nesse sentido, a promoção da doação segura de sangue animal, especialmente por meio da instalação e manutenção de bancos de sangue veterinários é muito importante. Também temos que trabalhar na questão da divulgação para conscientizar os tutores de animais domésticos sobre a importância do ato de doação de sangue animal”, destaca o parlamentar que acredita na sensibilidade dos outros deputados para aprovação da matéria que vai passar pela CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final).
Neno acredita que com a difusão das informações sobre o tema, muitos animais podem ser salvos. “A doação de sangue animal ainda é uma prática relativamente desconhecida e conta com poucos adeptos. Precisamos realizar boas campanhas como forma de política pública a ser implementada para estimular a conscientização e instrumentalizar a doação segura de sangue animal. É uma questão de saúde pública também”, defendeu.
Para doar, os animais precisam passar por uma série de testes clínicos, que vão verificar se eles estão em boas condições de saúde. A doação é realizada por meio da veia jugular e o sangue é coletado em uma bolsa (como é feito com os humanos). Os cães podem doar até 450 ml de sangue, enquanto os gatos, até 40 ml.
Um dos principais artistas do Mato Grosso do Sul, o multi-instrumentista Marcos Assunção, inicia nesta terça-feira (26) na cidade de Coxim (MS), sua turnê intitulada “Viola para o Mundo”. O projeto envolve concertos de músicas autorais, lançamentos de livros de sua autoria “Viola Brasileira Volume I, II e III” e realização de curso on-line. Serão 11 (onze) shows nos campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul nas cidades de Coxim, Chapadão do Sul, Aquidauana, Nova Andradina, Corumbá, Paranaíba, Naviraí, Ponta Porã, Três Lagoas, Aparecida do Taboado e Campo Grande.
O projeto “Viola para o Mundo” está sendo realizado através do incentivo do Fundo de Investimentos Culturais (FIC), da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), do Governo do Estado de MS e apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Em Coxim a apresentação começa às 19 horas, no campus da universidade e terá a participação dos músicos Felipe de Castro e Jonathan Marques. Na quarta-feira (27) será a vez da cidade de Chapadão do Sul que receberá o projeto também dentro do campus da universidade.
A turnê de Marcos Assunção seguirá posteriormente para as cidades de Ponta Porã (dia 3 de maio), Naviraí (4), Nova Andradina (5), Paranaíba (10), Três Lagoas (11), Aparecida do Taboado (13), Corumbá (19), Aquidauana (20) e encerrará no dia 31 em Campo Grande. A apresentação na Capital será no Teatro Glauce Rocha e contará com as participações de um dos principais percussionistas do país, o baiano Marco Lobo e o baterista já conhecido por todos sul-mato-grossenses, Sandro Moreno.
Foto: Valentim Manieri
Marcos Assunção – Multi-instrumentista e compositor, Marcos Assunção é campo-grandense e nasceu em 1977. Aos 7 anos começou a tocar na banda marcial da escola e aos 13 iniciou seus estudos com violão e guitarra. O encontro com a viola caipira foi por influências de seu avô Duarte Assunção, motivo pelo qual adotou o sobrenome artístico em homenagem a ele. Jazz, Choro, Bossa Nova, Erudita, Caipira e Regional são suas principais influências musicais. É graduado em música pela UFMS e tem pós-graduação em Educação Musical.
O músico já dividiu palco com grandes nomes, como Gary Willis (USA), banda espanhola nipônica ST Fusion (Espanha), Arthur Maia, Roberto Correia e Ivan Vilela. Recebeu o Prêmio Nacional do Projeto Pixinguinha e Prêmio Produção (Funarte) ao lado do violeiro Gabriel Sater. Lançou seu primeiro CD no ano de 2009, chamado Tô Chegando e em 2011 gravou seu segundo intitulado Eu, Viola e Eles. Já esteve no Chile e Espanha, destacando-se no Festival na Universidad de Antofagasta, Festival Tensamba em Madri e Barcelona, Festival de Jazz em La Laguna – Tenerife Norte e no II Ciclo de Guitarras nas Ilhas Canárias, em Gran Canária. Foi convidado para participar do Brazilian Songbook Internation, pela Funarte, além de ter participado do programa “Revoredo” da USP (Universidade de São Paulo). Ele criou através da Luthier Gustavo Crespe, um instrumento singular no qual fez a união da viola brasileira e o violão sete cordas inspirado nos modelos de guitarras double neck.
Programação – O show Viola para o Mundo o músico tocará 11 canções, sendo 9 (nove) de sua autoria, uma em parceria com Fernando D’ Andrea e outra de Paulo Simões e Almir Sater. Prelúdio Pantaneiro, Nostalgia, Caos e Harmonia, Polca do Sucuriú, Sonata Pantaneira, Um dia a Gente se Vê, Pantanal em Cinzas, O Oleiro, Ipês ao Vento (todas do artista), Viola para o Mundo (em parceria com Fernando D’Andrea) e Comitiva Esperança (Paulo Simões e Almir Sater)
O professor, escritor, poeta, compositor e músico, Fernando D’Andréa disse: “ao expandir a viola para inusitados horizontes sonoros e oportunizar o conhecimento resultante de um trabalho de mais de 20 anos com a música autoral, o projeto “Viola para o Mundo” insere-se na concepção estética que enaltece autenticidade, singularidade e contemporaneidade, revelando luminosos rumos para a música produzida no Mato Grosso do Sul. Assim “Viola para o Mundo” tem os pés na cultura regional, e a cabeça no mundo”.
Foi sancionada nesta segunda-feira (25), a Lei Nº 5.862, de autoria do deputado estadual Marçal Filho (PP), que cria campanha para sensibilizar a população sobre a importância da doação de órgãos, reduzindo a fila de espera por um transplante em Mato Grosso do Sul.
Publicada no Diário Oficial do Estado, a Lei denomina “Setembro Verde” a campanha que terá o mês de setembro dedicado à conscientização sobre a importância da doação de órgãos. Mais de 400 pessoas aguardam na fila por transplante em todo o Estado.
Conforme a Lei, todos os anos do dia 1º ao dia 30 de setembro, serão realizadas ações de conscientização sobre a importância da doação de órgãos. A justificativa do projeto de Marçal Filho prevê que o Poder Executivo, em conjunto com as entidades afins, realize debates, palestras, seminários, audiências públicas, campanhas educativas e de conscientização, entre outras iniciativas, no intuito de esclarecer e alertar a população sobre a importância da doação de órgãos.
Em Mato Grosso do Sul a negativa de famílias para a doação de órgãos e tecidos de seus parentes depois da comprovação da morte encefálica comprovada chega a 70%, segundo a Central Estadual de Transplantes.
A pandemia fez diminuir o número de cirurgias e as doações de órgãos. Só para transplante renal, são cerca de 150 pessoas aguardando na fila, outras 248 esperam por uma doação de córnea e pelo menos 4 buscam por um novo coração.
De acordo com a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), 67% dos brasileiros têm o desejo de doar órgãos, mas apenas metade expressou para família a vontade de fazer a doação. A campanha Setembro Verde vem para reforçar a importância de falar sobre o assunto e informar a família sobre a decisão.
A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) realiza, em 26 de maio, às 20 horas o show “Ana Cañas Canta Belchior”, no Auditório Central da Unidade 2 (Rodovia Dourados Itahum, Km 12, Cidade Universitária). Com patrocínio do Sistema de Crédito Cooperativo Sicredi, a entrada é gratuita, mas os ingressos serão limitados para manter as medidas de biossegurança contra covid-19.
Ana Cañas é cantora e compositora paulista de 41 anos e esse show tem o mesmo nome do sexto álbum de estúdio e primeiro dela exclusivamente como intérprete, fazendo um tributo ao compositor cearense Belchior. Antônio Carlos Belchior (1946-2017) foi um dos primeiros cantores de MPB do nordeste brasileiro a fazer sucesso internacional, em meados da década de 1970. Entre os seus grandes sucessos estão “Apenas um Rapaz Latino-Americano”, “Como Nossos Pais”, “Sujeito de Sorte”, “Coração Selvagem”, “Paralelas”, “Hora do Almoço” e “Divina Comédia Humana”.
De acordo com o site oficial da cantora, a homenagem nasceu a partir de uma live feita durante a pandemia de covid-19 e, o que era para ser um evento único, acabou se tornando um dos maiores mergulhos artísticos da carreira da artista.
A repercussão do público sobre a interpretação de Ana Cañas, aliada ao mergulho profundo que ela fez na obra de Belchior, foram fundamentais para que a iniciativa seguisse e se tornasse o novo trabalho da artista.
Organizado pela Coordenadoria de Cultura da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFGD, o objetivo da iniciativa é celebrar a retomada das atividades presenciais na universidade, principalmente na área da extensão e cultura. Entre as medidas de biossegurança necessárias para o evento estarão o uso de máscara de proteção, álcool em gel e apresentação da carteira de vacinação com as doses de imunização contra a covid-19. Além disso, o Auditório Central não pode estar com lotação máxima e para isso os ingressos serão limitados. A forma de retirada dos ingressos será divulgada em breve.
Uma das principais instituições públicas promotoras de cultura em Dourados, a UFGD fez o último show presencial há 3 anos, em 26 de maio de 2019, com o cantor Almir Sater marcando o encerramento da 7ª Mostra Audiovisual de Dourados (MAD-UFGD), no campus da UFGD (Unidade 2). Durante a pandemia, dentro do projeto Celebração, foram promovidos os shows pela internet das bandas Vokalika (25/06/21) e Misbehaviour (26/07/21); e como encerramento da oitava edição da MAD, show da compositora Iara Rennó (25/11/21), todos transmitidos ao vivo pelo canal do YouTube da Universidade.
Atualmente a artista está lançando o sexto álbum, “Ana Cañas Canta Belchior”, produzido pela própria Ana Cañas em parceria com Fabá Jimenez – Foto: Fernanda Carvalho
SOBRE A CANTORA
Ana Cañas estreia no mercado fonográfico em 2007 com o álbum “Amor e Caos”. Em 2009 lança seu segundo álbum, “Hein?”, que traz as primeiras parceiras com Arnaldo Antunes e também a balada “Esconderijo”. No mesmo ano, grava com Nando Reis a música “Pra Você Guardei o Amor” – dueto que se tornou um grande sucesso nacional.
Em 2012, Ana lança o álbum “Volta”, que apresenta uma versão para “Rock And Roll” do Led Zeppelin e as autorais “Será que Você Me Ama?” e “Urubu Rei”. O disco transformou-se, posteriormente, no show e DVD “Coração Inevitável” e contou com a direção e iluminação de Ney Matogrosso.
Em 2015 lança “Tô Na Vida”, o quarto álbum de estúdio e o primeiro totalmente autoral. Dois anos depois, em 2017, Ana lança o single “Respeita” – música que aborda diretamente a violência de gênero e o assédio. A música ganhou clipe que conta com a participação de 86 mulheres que estão na linha de frente da resistência feminista do país, como Elza Soares e Maria da Penha.
Em 2018 Ana Cañas lança o quinto disco de estúdio, “Todxs”. Empoderado, feminista, com beats eletrônicos pesados e grooves sensuais, o álbum foi indicado ao Grammy Latino 2019 como Melhor Álbum de Pop Contemporâneo.
Atualmente a artista está lançando o sexto álbum, “Ana Cañas Canta Belchior”, produzido pela própria Ana Cañas em parceria com Fabá Jimenez. Além das 14 faixas disponíveis em todas as plataformas de streaming, o projeto também ganhou um álbum visual no YouTube, com vídeos inéditos e cenas dos bastidores das gravações.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.