Mais de 10 toneladas de maconha foram retiradas de dentro da carga de milho, em Nova Andradina. — Foto: Mônica Dau/TV Morena
O DOF (Departamento de Operações de Fronteira) realizou na manhã deste domingo (23) a maior apreensão de maconha do ano de 2018 em Mato Grosso do Sul. Segundo o DOF, a droga ainda está sendo pesada, mas já passa de 10 toneladas, número que supera a maior apreensão do ano até o momento.
A droga estava escondida em meio a uma carga de milho, em uma carreta que passava por Nova Andradina. O caminhão era acompanhado por um veículo com 2 passageiros, que iriam até Três Lagoas e receberiam R$15 mil pelo serviço de “batedor”.
O motorista da carreta, de 44 anos, disse que receberia R$60 mil pelo transporte da droga até Mogi Guaçu (SP). As 3 pessoas foram presas. O DOF deve divulgar a quantidade total da droga até o início da tarde deste domingo (23). Até o momento, só em 2018, o Departamento aprendeu mais de 53 toneladas de maconha no estado.
O corpo do recém-nascido encontrado morto na manhã de ontem (17) boiando em um açude no Assentamento Aliança, ainda está com cordão umbilical. O caso aconteceu em Itaquiraí, distante 410 quilômetros de Campo Grande.
A Polícia Civil do município tenta encontrar os pais do bebê. O corpo da criança foi levado ao Iml (Instituto de Medicina Legal) de Dourados para exame necroscópico.
O corpo do menino foi encontrado por volta das 7h pelo proprietário de um sítio. Ele seguia em direção ao pasto da propriedade para buscar as vacas leiteiras para ordenhar, quando avistou o corpo dentro da represa, usada como bebedouro dos animais.
O trabalhador rural ainda chamou um vizinho para confirmar se o que havia visto no açude era mesmo uma criança e depois acionou Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. O caso é investigado pela delegacia do município.
Um homem de 37 anos teve o carro roubado entre a noite de sábado (15) e a manhã de domingo (16), na Vila Nhanhá, em Campo Grande, e acredita que tenha sido vítima do golpe ‘boa noite cinderela’, que é quando é colocado algo na bebida para a pessoa dormir.
Segundo informações do boletim de ocorrência, a vítima havia recém sentado à mesa, na calçada de um bar, quando um rapaz chegou e lhe pediu um cigarro.
O homem então foi até o carro, pegou o cigarro, deu ao rapaz e continuou a beber cerveja. Depois disso, só se lembra de ter acordado às 10h (de MS) de domingo e não ter encontrado o carro.
Conforme o registro policial, a vítima acredita que o rapaz tenha colocado algum entorpecente na bebida dela para que dormisse e assim pudesse roubar o carro.
O caso foi registrado como roubo e até a publicação desta reportagem nenhum suspeito havia sido identificado.
Carro estava cheio de tabletes de maconha - Foto: DOF/Divulgação
Um homem foi preso na madrugada desta sexta-feira (14), em Ponta Porã, com o carro cheio de maconha.
O veículo foi abordado pelo Departamento de Operações de Fronteira (DOF), na MS-164. Os tabletes da droga estavam no banco traseiro e no porta-malas do carro.
O suspeito disse aos policiais que não sabia que havia maconha no veículo e nem quem tinha colocado a droga lá.
A ocorrência foi registrada e entregue na Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron).
Uma mulher de 48 anos foi presa neste domingo (9) quando tentava entrar no estabelecimento penal feminino Irmã Irma Zorzi, em Campo Grande, com maconha. Ela faria uma visita a filha. A droga foi descoberta por uma agente penitenciária.
Segundo o registro da Polícia Civil, a durante a revista – antes de entrar no presídio, a suspeita carregava uma tolha do rosto nas mãos e tentou esconder alguma coisa nos objetos que trouxe e que já tinham passado por varredura.
Neste momento, ela acabou deixando cair parte da droga. Foi questionada pela agente que fazia a revista sobre o entorpecente e disse que tinha recebido de uma mulher, fora do presídio, para entregar a uma outra pessoa, já dentro da penitenciária e que receberia R$ 200 pelo “favor”.
Pouco depois, policiais militares que auxiliaram na prisão da suspeita, encontraram no compartimento de presos, embaixo de um cone, um pacote com drogas. Essa embalagem tinha o tamanho exato de um buraco encontrado em um maço de cigarros que estava entre os objetos da suspeita.
Presa em flagrante por tráfico, a mulher foi levada para a Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac) Centro.
Um homem de aproximadamente 35 anos, ainda não identificado, foi morto a tiros na madrugada deste domingo (9) na região de fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Marcas no corpo da vítima indicam que ao menos 15 disparos foram efetuados e que ele tenha sido torturado. Ele foi encontrado morto com as mãos e pés amarrados, em Sanga Puitã, município vizinho a Pedro Juan Caballero, a cerda de 10 metros da linha internacional.
A equipe policial foi acionada por meio de uma ligação anônima, segundo informações do site ABC Color. Moradores da região relataram ter visto uma caminhonete, com placas brasileiras, se aproximando do local, na madrugada.
A suspeita é de que o corpo tenha sido abandonado próximo a propriedade e o veículo retornado para o lado brasileiro.
Os disparos provocaram ferimentos por todo o corpo da vítima. A suspeita é de que o homem, que possuí diversas tatuagens e usava bermuda de cor azul, seja brasileiro. O caso está sendo investigado.
Armas apreendidas pela PM após anúncio na web (Foto: PM/Divulgação)
Um rapaz de 25 anos foi preso na noite de sábado (8), em Campo Grande, com diversas armas e munições após anunciar na internet a venda de uma delas. A Polícia Militar (PM) chegou até ele após receber denúncia sobre o anúncio.
Segundo informações do boletim de ocorrência, o rapaz anunciou em um site a venda de uma arma artesanal calibre 22 com silenciador. Os policiais receberam denúncia e flagraram o jovem com o objeto na frente de casa, na Chácara das Mansões.
O jovem confessou que a arma era dele. Em revista à casa, os policiais encontraram ainda 13 munições, cinco cartuchos deflagrados, mais cinco armas, sendo duas delas de outros dois homens. Um deles afirmou à polícia que tem documentação do objeto.
O rapaz foi autuado por porte e posse de arma de fogo de uso restrito.
Dupla em moto se aproxima de tatuador, em Ponta Porã, MS (Foto: Reprodução/TV Morena)
O empresário Vanderlei de Almeida, de 46 anos, e o tatuador Nicanor Garay Ovelar, de 40 anos, foram mortos a tiros quarta-feira (5), em Ponta Porã, na região de fronteira com o Paraguai. Até a publicação desta reportagem nenhum suspeito havia sido preso e a polícia investiga se há ligação entre os dois casos.
Conforme os boletins de ocorrência, Vanderlei foi baleado por volta das 12h30 (de MS) quando estava na calçada ao lado da casa dele, mexendo na parte elétrica do carro. Ele foi socorrido, mas morreu no Hospital Regional.
O tiros que mataram o empresário foram disparados de dentro de uma caminhonete com placas do Paraguai. O caso foi registrado como homicídio simples.
Cerca de seis horas depois, uma dupla em moto matou o tatuador. Ele estava sentado em uma cadeira na frente do estúdio dele quando foi baleado e morreu no local.
Imagens de câmeras de segurança mostram que o passageiro da moto atira no tatuador, que mesmo ferido, corre na calçada. Em seguida, o atirador desce do veículo, se aproxima da vítima e faz disparos à queima roupa.
Segundo o boletim de ocorrência, Nicanor foi atingido no tórax, pernas e cabeça. O caso foi registrado como homicídio qualificado pelo recurso que dificultou a defesa da vítima.
Ação em Piracicaba. Operação cumpre 266 mandados de prisão e 203 de busca e apreensão no país (Foto: GAECO/Divulgação)
O GNOC (Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas), criado para combater o crime organizado no país, coordena uma megaoperação contra integrantes de facções criminosas em 15 unidades da federação nesta terça-feira (4). Dez Grupos de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (GAECOs) do Ministério Público participam da operação.
A ação cumpre 266 mandados de prisão e 203 de busca e apreensão no Acre, Alagoas, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. Até as 9h40, não haviam divulgado o número de pessoas presas.
Os alvos são integrantes das facções criminosas: Primeiro Comando da Capital (PCC), de origem paulista, das cariocas Comando Vermelho (CV), Terceiro Comando Puro (TCP) e Amigo dos Amigos (ADA), da capixaba Primeiro Comando de Vitória (PCV) e da paraibana OKAIDA RB, uma dissidência da OKAIDA.
Em São Paulo, são 59 mandados de prisão e 10 de busca e apreensão contra integrantes do PCC. A ação ocorre em Americana, Arujá, Cerquilho, Guarulhos, Hortolândia, Jaboticabal, Limeira, Moji das Cruzes, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio das Pedras e Santa Bárbara D’Oeste, e contam com o apoio das Polícias Militar e Civil.
De acordo com o subprocurador-geral de Justiça de São Paulo, Mário Luiz Sarrubbo, os mandados de prisão e de busca e apreensão estão sendo cumpridos em imóveis e comércios onde pessoas ligadas ao PCC atuam criminosamente.
“Os detidos serão indiciados por lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e organização criminosa”, falou Sarrubbo. “Eles serão levados depois para unidades prisionais”.
De acordo com o Ministério Público (MP) de São Paulo, a ação desta quarta visa combater a organização criminosa, a lavagem de dinheiro e a corrupção de agentes públicos. “Nossa visão é de combate a tríplice vertente. Combater a organização criminosa prendendo líderes e diretores, desestruturando a empresa do crime. Combater a lavagem de dinheiro indo para cima das atividades comerciais, como postos de combustíveis e transporte de pessoas. E combater a corrupção de agentes públicos, como funcionários do município e do estado”, disse o subprocurador.
Segundo Sarrubbo, como o PCC atua principalmente com o tráfico de drogas e por isso, um dos objetivos da ação é desarticular as finanças da facção. “Objetivo é desarticular a fação principalmente no aspecto financeiro”, falou o subprocurador. “É importante destacar que o Ministério Público, a Polícia Civil e a Polícia Militar [PM] estão organizados nessa guerra contra facções criminosas”.
No Tocantins, ainda é feita inspeção na Casa de Prisão Provisória de Palmas, com o objetivo apreender armas, drogas, explosivos, aparelhos de comunicação móvel e cadastros de faccionados.
Em Alagoas, são cumpridos 13 mandados de prisão e 14 de busca. Segundo o MP, os investigados têm ligação com o PCC, e atuavam principalmente em São Miguel dos Milagres, município localizado no Litoral Norte alagoano.
Durante as buscas em Brasília e em Santo Antônio do Descoberto (GO), foram apreendidos telefones celulares, anotações e cadastros ligados à facção paulista PCC.
Desmatamento ilegal de área protegida foi o motivo da multa (Foto: Divulgação PMA)
Por desmatamento ilegal de vegetação nativa protegida por Lei Policiais Militares Ambientais de Mundo Novo autuaram um fazendeiro durante fiscalização ambiental realizada em sua propriedade localizada no assentamento São José do Jatobá, no município de Paranhos.
A PMA esteve no local ontem (28) ontem à tarde e constatou a supressão de 0,5 hectares de vegetação de Mata Atlântica, que ocorrera com o objetivo para o plantio de soja. No local foi encontrada parte da madeira, produto do desmatamento, que estava sendo transformada em pranchas ilegalmente.
O Infrator (52) foi autuado administrativamente e recebeu multa de R$ 7.000,00.
Ele também responderá por crime ambiental, que prevê pena de um a três anos de detenção. O proprietário rural foi notificado a apresentar um Plano de Recuperação da Área Degradada e Alterada (PRADA) junto ao órgão ambiental estadual.
A Polícia Civil faz buscas neste domingo (25), para encontrar os bandidos que renderam uma família no bairro Mata do Jacinto, em Campo Grande. Pai, mãe e uma criança de 10 anos foram obrigados a deitar no banheiro, enquanto o trio vasculhava o imóvel. Em poucos minutos, eles fugiram levando pertences e o carro, encontrado incendiado após uma hora na rua Elias Catan, Jardim Anache.
A vítima, de 30 anos, saía com o filho de casa, por volta das 2h20 (de MS), quando os homens se aproximaram. Conforme o registro da ocorrência, um deles estava com uma arma e o outro segurava uma faca na mão. Em depoimento, o vítima também comentou que apenas um deles estava sem luva e que pode ter impressões digitais na casa.
Uma hora depois, a Polícia Militar (PM) foi até o bairro, atender uma denúncia de incêndio em carro. Ao chegar, eles ressaltaram que o Corpo de Bombeiros já tinha apagado as chamas e houve perda total. O veículo foi encaminhado para a Delegacia Especializada de Repressão ao Furto e Roubo de Veículos (Defurv).
Conforme o delegado Lucas Caires, plantonista da Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac) Centro, além do carro, os ladrões fugiram levando dois relógios, dois televisores de 32′, uma aliança e três celulares.
O caso foi registrado como roubo majorado por restrição de liberdade da vítima, qualificado pelo concurso de pessoas e ameaça exercida pelo uso de arma de fogo.
Posto de controle migratório da Polícia Federal em Corumbá, o posto Esdras, por onde a quadrilha promovia a entrada ilegal de estrangeiros no Brasil (Foto: Reprodução/TV Morena)
A Polícia Federal deflagou na manhã desta terça-feira (20), em Mato Grosso do Sul, uma operação para desarticular uma quadrilha que promovia a entrada ilegal de estrangeiros no Brasil por meio do posto de controle migratório em Corumbá – o posto Esdras, na fronteira com a Bolívia.
Corumbá, no oeste do estado, está se transformando segundo a polícia, na nova rota de entrada ilegal de estrangeiros no Brasil.
Chamada de operação Caronte, o objetivo da ação desta terça-feira é impedir a ação criminosa feita por “empresas de turismo” que vendiam uma espécie de “pacote” aos estrangeiros que desejavam entrar no país de forma ilegal, sem precisar passar pela fiscalização imigratória, além do transporte de Mato Grosso do Sul até São Paulo.
Segundo a PF, faziam parte do esquema despachantes das “empresas de turismo”, além de um policial federal, um servidor administrativo e um contratado da unidade, que facilitavam a entrada irregular dos estrangeiros.
Os valores cobrados variavam por migrantes, sendo que, inclusive, estrangeiros com impedimento ou com multa vigente tinham seus registros adulterados, de forma a permitir a entrada no território nacional.
A Polícia Federal aponta que o modo de operação da quadrilha consistia no desvio de documentos de imigração (conhecidos como “tarjetas”), os quais eram entregues aos despachantes que vendiam no “pacote” aos estrangeiros que desejavam entrar irregularmente no país. Após essa fase, os documentos eram inseridos nos sistemas de controle, burlando totalmente as regras estabelecidas, permitindo com que indivíduos ingressassem sem qualquer tipo de fiscalização. Migrantes com impedimentos ou multas tinham seus dados alterados para permitir o acesso ao território nacional.
A operação desta terça-feira
Conforme a PF, estão sendo cumpridos cinco mandados de prisão preventiva e seis mandados de busca e apreensão, por cerca de 30 policiais federais. A operação foi batizada de Caronte, pois esse personagem mitológico era um barqueiro que somente atravessava as pessoas para outro plano mediante o pagamento de uma moeda, em alusão à corrupção praticada para permitir acesso ao território nacional.
PRF nas estradas de MS durante Operação Proclamação da República (Foto: PRF/Divulgação)
A Polícia Rodoviária Federal (PRF), divulgou um balanço da Operação Proclamação da República, realizada entre os dias 14 e 18 de novembro.
As fiscalizações foram realizadas em todas as rodovias federais do estado, em um total de 3.652 Km, divididos em 9 delegacias e 22 unidades. Durante a operação, foram abordados 3.226 veículos e 3.543 pessoas.
A PRF registrou 20 acidentes, 4 mortes e 31 pessoas ficaram feridas. 2.086 motoristas foram autuados, 87 não estavam usando o cinto de segurança e 832 estavam acima da velocidade permitida. 35 pessoas foram flagradas após o teste do bafômetro, destas, 13 foram presas em flagrante. 69 motoristas foram multados por ultrapassagem em faixa dupla.
Grupo suspeito de levar o brasileiro, já tinha invadido a fazenda em 2015, onde queimaram o trator da foto e mataram duas pessoas.(Foto: Arquivo)
Sete homens vestidos com roupas camufladas que seriam do EPP (Exército do Povo Paraguaio) invadiram uma fazenda na tarde desta segunda-feira (19) e sequestraram um brasileiro, que seria sobrinho do prefeito de Coronel Sapucaia, Rudy Paetzol. O grupo fez quatro pessoas reféns e três foram liberados.
A fazenda El Ciervo fica em Santa Rosa del Aguaray, no departamento de San Pedro, no Paraguai. A vítima levada seria Valmir De Campos, sobrinho de Rudy Paetzol, que é prefeito de Coronel Sapucaia e empresário na venda de lenha.
No momento do sequestro, a vítima transportava madeira na companhia de mais duas pessoas, quando foi abordada por membros do EPP. Os relatórios da polícia indicam que eles teriam invadido o local para queimar o veículo e um trator.
Luis Apesteguía, porta-voz da Força-Tarefa Conjunta, não confirmou nem descartou a sequestro, mas lembrou que no mesmo local em 2015, membros do Exército do Povo Paraguaio queimaram um trator e mataram duas pessoas.
Ainda de acordo com os investigadores, o incidente foi registrado às 15h dentro da fazenda El Ciervo. Os sete suspeitos estavam vestidos com roupas camufladas e armados.
Eles teriam abordado quatro trabalhadores, que o mantiveram reféns por várias horas, depois libertaram três, enquanto um, o brasileiro, ainda está desaparecido.
Os participantes da força tarefa, segundo o Lá Nacion vão entrar na manhã desta terça-feira (20) para verificar a área, que é considerada uma influência do EPP, uma vez que se teme que uma bomba tenha sido deixada no local.
Droga, dinheiro e celular foi apreendido em bairro de MS, diz Guarda Municipal — Foto: Guarda Municipal/Divulgação
A Guarda Municipal prendeu um jovem de 22 anos, além de outro suspeito de 33 anos, após flagrá-los com 740 gramas de maconha, celular, dinheiro e porção de cocaína. O flagrante ocorreu nessa quinta-feira (15) e, no dia anterior, a mesma ronda apreendeu um pé de maconha no mesmo bairro, o Estrela Porã, em Dourados, na região sul do estado.
Os envolvidos demonstraram atitude suspeita e tentaram fugir ao ver a equipe. Ambos possuem extensa ficha criminal, inclusive reincidentes no tráfico. Eles foram autuados em flagrante e levados para uma das delegacias do município. A pena para este crime varia de 5 a 15 anos de reclusão.
Na tarde de quarta-feira (14), os policiais receberam outra denúncia, ressaltando a existência de um pé de maconha em local onde usuários de drogas frequentam. Quando chegou ao local, a equipe não achou nenhum usuário de droga. Já o pé de maconha, de quase um metro de comprimento, foi apreendido e destruído, ainda conforme a Guarda Municipal.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.