domingo, 28 de junho de 2026

Rebecca Loise lança ‘Engordei o sol noturno’ em dois eventos em Dourados

Depois de lançar o livro “Engordei o sol noturno” durante o Circuito Livronews de São Paulo-SP, em 23 de abril, a escritora douradense Rebecca Loise lança agora a obra em Dourados em dois eventos neste final de maio.

Nesta sexta-feira (27) será na Companhia dos Livros, a partir das 18h30, com um bate-papo sobre o livro com a psicanalista Pricila Souza e a professora Daura Del Vigna Galvão.

No sábado, 28 de maio, o livro será lançado durante Sarau no Sucata Cultural, cujo evento contará também com a apresentação da Banda D2 @bandaddois, participação de artistas locais, como Áurea Novaes, Tayná Campos, Cyntia Letícia Batistetti, Fernanda Ebling, Luciano Serafim, Negah Carolina, Fabiano Manica, Carolina Nogueira Queder, Antonio Netto, Giani Torres, Camila Faca, Kaio Ramos, Júnia Pereira, Gina Tocchetto e música na pista com Dj Julim. Quem assina a produção dos eventos é Raquel Stainer.

Além de escritora, Rebecca Loise De Lucia é graduada em Psicologia e mestra em Psicologia Social pela PUC-SP e tem trabalhos como artista em Dourados, São Paulo e no Rio de Janeiro. Atende atualmente apenas de forma on-line – em razão da pandemia. Trabalha na área de pesquisa e criação artística em Arte & Psicanálise. Pós-graduanda em Corpo: Dança, Teatro e Performance pelo Centro de Artes e Educação Célia Helena. Escritora, poeta e colunista no Jornal Folha de Dourados.

Sobre o livro

“Rebecca Loise nos oferece, brilhantemente, em sua obra inaugural, a possibilidade de acompanhar múltiplas dores, lutas, alegrias e desejos de tal forma que poderíamos estar ali, nos desvãos, auscultando. Aliás, a fragmentação de uma personagem tão completa é contraditória como é a nossa própria existência e, por isso, a sensação de identificação se dê de modo tão imediato.”  Maisa Barbosa – trecho da orelha@tramaliteraria

“A escritora sabe manejar com muita destreza esse lusco-fusco feminino-feminista, de tal modo que ela sabe o que ainda cabe em sua dose de conhaque e em seu sentimento do universo. De tal modo que ela mantém enigma, silêncio, mistério e histeria como matérias-primas para a sua força motriz e nutrição, portanto.” Christine Gryschek – trecho do prefácio. @externopessoal

Fonte: Folha de Dourados

Bazar da Poesia será reinaugurado na próxima quinta-feira em Dourados

Com o propósito de valorizar a cultura regional, há treze anos atrás, o Poeta Emmanuel Marinho, criou o BAZAR DE POESIA, um espaço cultural de encontros, trocas e saberes. Divulgando e comercializando a arte indígena, trabalhos de artesanatos da região, obras de artistas visuais de Mato Grosso do Sul, assim como obras literárias e outras histórias.

Com o desmantelamento da cultura, ciência e educação no país, o mesmo aconteceu com os aparelhos de cultura, agravado com a chegada da pandemia, o que nos levou a fechar as portas do Bazar de Poesia. A Lei Aldir Blanc, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Dourados, trouxe um respiro para aqueles que vivem da arte e vimos no edital de 2021 a possibilidade de revitalizar esse espaço tão importante para a comunidade douradense, assim como para aqueles que visitam nossa cidade.

A CUIDADORA DE SEMENTES

A reinauguração do Bazar acontece na próxima quinta-feira (26) e contará com uma belíssima exposição de Sonia Giraldi Marinho. Este mais recente trabalho de mãe Sônia (como é carinhosamente chamada), composto de suas mandalas, vem coroar seu extenso e produtivo trabalho artístico. Alia-se à eloquente simbologia das sementes, a simbologia da mandala (que significa “círculo”, em sânscrito, e cuja forma evoca harmonia).

É o fluxo incessante de renascimento através dos mundos, o ciclo da vida que nunca termina. Deste modo, mãe Sônia instaura-se, com este trabalho, como um ser atemporal. Em sua busca incessante (sempre à frente de seu tempo em cada tempo), ela nos ensina que, mesmo na espontânea semeadura da natureza é preciso estar atento, pois, embora pareça, “nada acontece por acaso”…

 

Fonte: Assessoria

Projeto cultural exibirá filmes e desenhos ao ar livre em Campo Grande

Entre os dias 23 a 26 de maio, moradores de Campo Grande poderão apreciar o cinema aberto do projeto itinerante Cine Rodas, instalado em uma carreta com mais de 20 metros. O projeto cultural de classificação livre apresenta filmes e desenhos baseados em temas como inclusão social, sustentabilidade, meio ambiente e tolerância.

No período da tarde acontecem as oficinas de stop motion e as oficinas temáticas com os bolsistas do Programa Cidadania Viva, nas tendas do Mundo Lúdico e Pontes para Cidadania; Mundo dos 17 ODS e Prosa Cidadã e Mundo das Imagens e Vozes Cidadãs, e a partir das 18h30 às sessões gratuitas de cinema.

O Secretário-adjunto de Cidadania e Cultura, Eduardo Romero, destacou a importância do projeto que visa a possibilidade de discutir a cidadania e a participação social.

“A vantagem e proposta desse projeto é primeiro democratizar o acesso à cultura e oportunizar o acesso a todos, porque é o cinema chegando em um bairro bem numeroso, como é a região do Aero Rancho e depois oportunizando gratuitamente que as pessoas possam fazer oficinas, que elas possam assistir a filmes e que elas possam interagir nessa retomada da vida em grupo que a pandemia nos isolou por tanto tempo. Então para nós é um privilégio, é uma honra ter essa parceria, junto com os organizadores do Cine Rodas. Essa experiência sem sombra de dúvidas será um grande divisor, tanto para a comunidade do Aero Rancho, da região, quanto para toda Campo Grande, quanto para as políticas públicas de cidadania e cultura”, pontua.

O primeiro filme a ser exibido na segunda-feira (23), será “A Dama do Rasqueado”, da cineasta sul-mato-grossense e coordenadora do Museu da Imagem e do Som da Fundação de Cultura, Marinete Pinheiro.

Além das sessões de cinema, para as crianças, ainda haverá atividades interativas enquanto aguardam a sessão. Entre elas, livros para colorir, totens de pintura virtual, cruzadinha da prevenção – com o monitoramento de educadores.

“Somos grandes amantes e consumidores de arte. Levar arte e cultura, assim como poder despertar interesse das pessoas pelo processo de criação, é o que nos inspira em todos os nossos projetos”, ressalta Sueli Parisi, produtora responsável pelo projeto Cine Rodas.

Fonte: Portal do MS

PANTANAL: Velho do Rio salvará Muda de tentativa de estupro

Muda (Bella Campos) vai passar por uma situação de risco, nos próximos capítulos de Pantanal. Nos arredores da tapera de Juma (Alanis Guillen), a moça irá se encontrar com Levi (Leandro Lima), que dará investidas nela.

Assim que ele a beijar, Muda começará a afastá-lo e vai deixar claro que não quer nada naquele momento.

“Ocê não disse que queria só conversar?”, pergunta ela.

“(…) Agora que começamos, vamos até o fim”, determina ele, contra a vontade dela.

“Eu disse que não quero!”, grita Muda, se debatendo, tentando se livrar dele.

Os dois caem no chão e ele rola para cima dela, a imobilizando. “Você não tem que querer”, diz o peão.

Nesse momento, com Muda prestes a ser estuprada, os dois são surpreendidos pelo Velho do Rio (Osmar Prado) e Levi é empurrado de cima dela. “Pega suas coisas e some daqui!”, ordena o Velho.

Fonte: G Show

Zé Neto da dupla com Cristiano ataca Anitta em show e famosos reagem: “Late mais alto”

Na noite da última sexta-feira (12), um vídeo de Zé Neto, da dupla com Cristiano, viralizou na internet. No registro feito durante um show, em Sorrisos, no Mato Grosso, o cantor falou sobre s Lei Rouanet e jogou supostas indiretas para a cantora Anitta.

“Nós somos artistas e não dependemos de Lei Rouanet, nosso cachê quem paga é o povo. A gente não precisa fazer tatuagem no ‘C*’ para mostrar se a gente está bem ou não. A gente simplesmente vem aqui e canta e o Brasil inteiro canta com a gente”, declarou.

Após a repercussão, alguns famosos saíram em defesa da artista. A humorista Gkay, amiga íntima da cantora, deixou uma mensagem em seu Twitter: “late mais alto que de onde a ANITTA tá ela não escuta more”.

O youtuber Felipe Netto também se pronunciou sobre a fala de Zé Neto: “disse o cara que precisa atacar a colega de profissão para ser notado”.

Fonte: MSN

Mostra de Cinema Brasileiro Contemporâneo no MIS exibe o filme “Mataram meu irmão”

Será realizada no próximo dia 11 de maio (quarta-feira), às 19h, em formato presencial, a Mostra de Cinema Brasileiro Contemporâneo, projeto realizado numa parceria entre o Museu da Imagem e Som (MIS), unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) e o Curso de Audiovisual da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Aberto gratuitamente ao público, o evento acontece na Sala de Cinema do MIS. Será exibido o filme “Mataram meu irmão” (2013), de Cristiano Burlan. A classificação indicativa é de 12 anos.

Após a exibição do filme, acontece um debate mediado pelos professores Julio Bezerra e Vitor Zan, do curso de Audiovisual da UFMS. A intenção é propor uma análise técnica das obras dentro de uma linguagem acessível para a sociedade.

Fiel à sua missão de preservar e educar para o futuro, o MIS segue oferecendo à comunidade uma programação diversificada que compreende palestras, oficinas, cursos, seminários, mostras de cinema e exposições. “O MIS é uma unidade da FCMS que tem um papel importante na difusão e formação a partir do cinema, então contribuímos e colaboramos para que ações como essa sejam efetivadas e alcance o maior público possível. ”, destaca Pinheiro, revelando a importância do Museu da Imagem e Som na integração entre cinema e a sociedade nesta nova parceria.

O curso de audiovisual da UFMS tem investido em projetos de extensão, no sentido de beneficiar a formação cinematográfica dos acadêmicos e despertar o interesse de pessoas de fora da universidade para o curso. Segundo o professor Julio Bezerra, a parceria do MIS com a Mostra de Cinema Brasileiro Contemporâneo iniciou a partir de um incômodo. “Os nossos alunos não têm contato com o que de melhor o nosso cinema tem feito hoje. Os filmes não chegam por aqui. E, na minha opinião, é da maior importância que eles tenham esse acesso ao que é contemporâneo a eles”, explica o professor.

Para Marinete Pinheiro, coordenadora do MIS-MS, a Mostra de Cinema Brasileiro Contemporâneo é uma iniciativa que permite a formação de público local para o cinema nacional. “Acessar o cinema que está sendo produzido no Brasil, no momento, é uma necessidade para a construção fílmica local e um processo fundamental para os estudantes”, destacou.

O filme “Mataram meu irmão”, que vai ser exibido na próxima quarta-feira, reconstitui os detalhes da morte do irmão do cineasta e diretor do filme,Rafael Burlan da Silva, ocorrida há 12 anos. O cineasta Cristiano Burlan lança-se em uma jornada pessoal que conduz ao coração de um círculo de violência em torno dos bairros da periferia paulistana.

O Museu da Imagem e Som de MS (MIS -MS) fica em Campo Grande,  na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar. Mais informações podem ser obtidas no telefone 3316-9178.

Fonte: Portal do MS

Silvio Santos detona Celso Portiolli após atitude no SBT: “Ridículo”

Silvio Santos reprovou uma atitude chamativa de Celso Portiolli no SBT. Durante seu programa deste domingo (08), o comunicador questionou um episódio protagonizado por seu contratado e detonou.

Desde que voltou ao dominical após retornar das férias nos Estados Unidos, Silvio está participando do Jogo das Três Pistas como convidado. O quadro tem sido apresentado por Patricia Abravanel e a cada semana recebe um artista do SBT para disputar o game com o patrão.

O convidado da semana foi Portiolli. Durante a participação, o apresentador acabou sendo questionado pelo dono do baú por conta de um ocorrido no Domingo Legal.

Ocorrido no SBT

Na semana anterior, Portiolli chegou a apresentar o Domingo Legal de roupão e fez rápidas aparições de cueca. Isso aconteceu por causa de uma promessa feita à dupla Simone e Simaria, que participou da atração na ocasião. Silvio, então, questionou a atitude do contratado.

“Precisa um apresentador de televisão de cueca ou de calção durante um programa? Não, não precisa! Isso é apelação. Por algum acaso, você que o pessoal mande cartas para você?”, soltou o dono do SBT, bem-humorado.

Após a bronca, Portiolli tentou se explicar. Ele contou que sua atitude aconteceu por fazer uma aposta de que se Simone e Simaria fossem ao Domingo Legal ele apresentaria o programa apenas de sunga.

“Eu vou explicar! Aquilo ali foi uma promessa… Eu fiz uma brincadeira que acabou virando uma aposta. Eu falei que, se a produção trouxesse Simone e Simaria, eu apresentaria o programa de sunga. Eu nunca imaginei que elas viriam, mas elas vieram! Daí eu tive que ficar de cueca”, argumentou.

Silvio Santos questiona Portiolli

No entanto, Silvio não aceitou muito bem a justificativa. O comunicador então decidiu questionar o titular do Domingo Legal. “Mas você tem essa preferência pela dupla por qual razão?”, perguntou ele.

“Elas estão estouradas em todo o Brasil e quando a dupla está muito estourada, tendo muitos shows, não vem em um programa com muita facilidade. Daí, a produção conseguiu só porque eu falei e eu tive que pagar a promessa. Eu morro de vergonha de mostrar essas perninhas finas aí, mas eu tive que mostrá-las”, se explicou Portiolli.

Para encerrar o assunto, Silvio detonou o contratado. “Você não pode ter vergonha porque você é um rapaz bem abençoado, ficando bem em qualquer posição, mas isso é ridículo. É ridículo um apresentador de televisão aparecer dessa forma“, soltou ele.

Fonte: Terra

ARTE NA PRAÇA: “A vida nos traz presentes inesperados” será apresentado domingo, com entrada gratuita

No próximo domingo, dia 15/05, o Núcleo Cena Viva (Dourados/MS) apresenta o espetáculo “A vida nos traz presentes inesperados” às 19h, no Teatro da Praça da Juventude (Rua Costa Rica, 2-108 – Parque das Nações, Dourados). O trabalho compõe a programação do Projeto de Extensão “Arte na Praça”, promovido pela UFGD. A entrada é gratuita e sujeita à lotação do espaço (60 lugares).

O espetáculo é inspirado nas propostas artísticas do teatro de objetos, uma vertente do teatro contemporâneo cuja principal característica é trazer para a cena objetos comuns do cotidiano, transformando-os em figuras poéticas. O grupo de artistas construiu o trabalho a partir da situação de uma mulher comum, que recebe um presente de seu marido. A imagem desse presente conecta memórias, imaginários, sonhos e alucinações e evoca temas como a violência doméstica, a opressão, o machismo, a passagem do tempo no ambiente privado, as frustrações e a solidão da personagem. O Núcleo Cena Viva atua em Dourados/MS desde 2009 e é formado pelos artistas Vânia Marques e José Parente, que também é professor e pesquisador do curso de Artes Cênicas da UFGD.

O Projeto de Extensão “Arte na Praça” iniciou suas atividades em março, no bairro Parque das Nações, as quais contemplam mostra de espetáculos, rodas de conversa e oficinas artísticas, estas últimas voltadas para mulheres jovens e adultas e para crianças. “A vida nos traz presentes inesperados” é o terceiro espetáculo apresentado de forma gratuita na Praça da Juventude, e para o primeiro semestre ainda está previsto o espetáculo “A pior palhaça do mundo”, no dia 05 de junho, às 17h.

Ainda há vagas para as oficinas artísticas, que são voltadas para mulheres e para crianças, e acontecem todas as quintas-feiras, às 14h30. As oficinas são simultâneas para que mulheres que cuidam de crianças possam participar, deixando suas crianças também numa atividade. Nas oficinas, o foco é a iniciação teatral e também serão promovidas rodas de conversa sobre vários temas. Para as crianças, atividades artísticas e de recreação.

O Projeto é uma realização da UFGD e tem como parceiros a Secretaria Municipal de Cultura de Dourados e os grupos artísticos: Coletivo Clandestino, Núcleo Teatral Isadora, Núcleo Cena Viva e Orendive Teatro Intercultural. Mais informações: artenapracaufgd@gmail.com.

Oficinas para mulheres e oficinas para crianças:

Todas as quintas-feiras, às 14h30, na Praça da Juventude. Participação gratuita.

Espetáculo: A Vida Nos Traz Presentes Inesperados.

Domingo, dia 15/05 – 19h

Teatro da Praça da Juventude.

Entrada gratuita.

Sinopse: Uma mulher comum, anônima, igual a tantas outras, em um espaço praticamente vazio. No dia do seu aniversário de casamento, ela recebe um presente inusitado de seu marido. Sozinha em cena, ela faz um balanço de sua vida enquanto abre o pacote. A partir daí, memória, imaginação, sonhos e alucinações se misturam em uma narrativa não linear, para refletir sobre a condição feminina na sociedade atual. O que é ser mulher no mundo de hoje? Violência doméstica, opressão, machismo, frustrações, solidão e ausência de perspectivas são alguns dos temas visitados pela montagem, que não tem respostas prontas e tampouco apresenta soluções fáceis, mas procura sensibilizar o público em relação a estes temas tão urgentes e preocupantes nos tempos atuais

Produção: Núcleo Cena Viva (Dourados-MS) | Atuação: Vânia Marques | Direção: José Parente | Criação, dramaturgia, figurino e objetos: Vânia Marques e José Parente | Iluminação: Gil Esper | Operação de luz e som: Rodrigo Bento e Bruno Augusto | Fotos: Bruno Augusto e Raique Moura | Edição de vídeo: Cadu Modesto

Fonte: Assessoria UFGD

Projeto LibertArte em parceria com CRAS Indígena realiza oficina e incentiva jovens por meio da Cultura

O artista e professor Henrique Silveira de Sousa, idealizador do projeto LibertArte, em parceria com o CRAS Indígena Semas (Secretaria Municipal de Assistência Social), está promovendo aulas de oficina de muralismo (grafitti e aerografia) para jovens entre 12 e 24 anos.

Segundo a coordenadora do CRAS Indígena, Marisa Gomes, por meio da proposta, os jovens pintaram as paredes do CRAS. “Essa parceria trouxe ânimo para os jovens que ganharam autonomia e ganho social. Esses projetos são de suma importância para a comunidade indígena, pois envolve os jovens em atividades e ainda profissionaliza”, acredita.

A primeira fase do Projeto LibertArte foi viabilizada pela Semc (Secretaria Municipal de Cultura), por meio da Lei Aldir Blanc. Nesta segunda fase, a parceria é entre o CRAS Indígena, o artista Henrique e o Projeto Ânimo, que foi parceiro na viabilização das tintas para as atividades.

“A ação é graças ao empenho do professor e artista que disponibiliza seu tempo para ensinar os jovens que participam da proposta”, afirma Marisa.

Fonte: Assecom

‘Pantanal’: Jove ficará cara a cara com Maria Marruá como onça!

A vida não está nada fácil para Jove (Jesuíta Barbosa) em “Pantanal”. Nos próximos capítulos, depois de mais uma discussão pesada com pai, que vai dizer para ele voltar para o Rio, o fotógrafo foge da fazenda e vai para onde? Claro que para a tapera de Juma (Alanis Guillen).

Ele vai pedir para ficar lá e a nossa oncinha 🐆 vai permitir que ele fique num quartinho nos fundos da tapera.

Mas se a Juma e a Muda (Bella Campos) já sabem que o filho de José Leôncio (Marcos Palmeira) é uma pessoa do bem, tem alguém que ainda desconfia dele: trata-se de Maria Marruá (Juliana Paes), ou melhor, a onça que tem que espírito dela (como disse o Velho do Rio).

Jove está nos fundos da tapera quando ouve um barulho. Ele pensa que pode ser o Velho , mas se apavora quando percebe que é uma onça, e que ela está muito perto dele!

Em ‘Pantanal’, onça aparece na tapera e assusta Jove (Jesuíta Barbosa) — Foto: Globo

Medooooo!

A filha de Maria Marruá explica para ela que a onça não quer o mal dele, mas Jove pede para Juma pegar a arma.

“Se ela quisesse lhe matá, ocê tava morto”, diz a garota.

Passado o susto, Juma o leva para o quarto e explica:

“A onça é minha mãe, Maria Marruá.”

“O Velho do Rio que falo. Diz que o espírito da minha mãe encantô nela. E ela ronda a casa des’que ela se foi… Já tô até acostumada.”

Quem ficaria acostumado com uma onça rodando sua casa? Só a Juma e o Velho do Rio mesmo. Se ela pensava que esta explicação fosse acalmar Jove, se enganou:

“Mas eu não estou. E você também não deveria estar!”

Mas não tem jeito, Jove. Se você quiser ficar na tapera, são estas as condições. Maria Marruá agora sabe que você não fará mal à sua filha. E tem mais alguns detalhes que Juma conta:

“E se aparece morcego, se assuste, não. Esses num faz nada pra gente, só come fruto do mato…”

Tá bom ou quer mais? Não perca as emoções de ‘Pantanal’!

Fonte: GShow

Marcos Assunção inicia turnê no “Viola para o Mundo”

Um dos principais artistas do Mato Grosso do Sul, o multi-instrumentista Marcos Assunção, inicia nesta terça-feira (26) na cidade de Coxim (MS), sua turnê intitulada “Viola para o Mundo”. O projeto envolve concertos de músicas autorais, lançamentos de livros de sua autoria “Viola Brasileira Volume I, II e III” e  realização de curso on-line. Serão 11 (onze) shows nos campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul nas cidades de Coxim, Chapadão do Sul, Aquidauana, Nova Andradina, Corumbá, Paranaíba, Naviraí, Ponta Porã, Três Lagoas, Aparecida do Taboado e Campo Grande.

O projeto “Viola para o Mundo” está sendo realizado através do incentivo do Fundo de Investimentos Culturais (FIC), da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), do Governo do Estado de MS e apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Em Coxim a apresentação começa às 19 horas, no campus da universidade e terá a participação dos músicos Felipe de Castro e Jonathan Marques. Na quarta-feira (27) será a vez da cidade de Chapadão do Sul que receberá o projeto também dentro do campus da universidade.

A turnê de Marcos Assunção seguirá posteriormente para as cidades de Ponta Porã (dia 3 de maio), Naviraí (4), Nova Andradina (5), Paranaíba (10), Três Lagoas (11), Aparecida do Taboado (13), Corumbá (19), Aquidauana (20) e encerrará no dia 31 em Campo Grande. A apresentação na Capital será no Teatro Glauce Rocha e contará com as participações de um dos principais percussionistas do país, o baiano Marco Lobo e o baterista já conhecido por todos  sul-mato-grossenses, Sandro Moreno.

Foto: Valentim Manieri

Marcos Assunção – Multi-instrumentista e compositor, Marcos Assunção é campo-grandense e nasceu em 1977. Aos 7 anos começou a tocar na banda marcial da escola e  aos 13 iniciou seus estudos com violão e guitarra. O encontro com a viola caipira foi por influências de seu avô Duarte Assunção, motivo pelo qual adotou o sobrenome artístico em homenagem a ele. Jazz, Choro, Bossa Nova, Erudita, Caipira e Regional são suas principais influências musicais. É graduado em música pela UFMS e tem pós-graduação em Educação Musical.

O músico já dividiu palco com grandes nomes, como Gary Willis (USA), banda espanhola nipônica ST Fusion (Espanha), Arthur Maia, Roberto Correia e Ivan Vilela. Recebeu o Prêmio Nacional do Projeto Pixinguinha e Prêmio Produção (Funarte) ao lado do violeiro Gabriel Sater. Lançou seu primeiro CD no ano de 2009, chamado Tô Chegando e em 2011 gravou seu segundo intitulado Eu, Viola e Eles. Já esteve no Chile e Espanha, destacando-se no Festival na Universidad de Antofagasta, Festival Tensamba em Madri e Barcelona, Festival de Jazz em La Laguna – Tenerife Norte e no  II Ciclo  de Guitarras nas Ilhas Canárias, em Gran Canária. Foi convidado para participar do Brazilian Songbook Internation, pela Funarte, além de ter participado do programa “Revoredo” da USP (Universidade de São Paulo). Ele criou através da Luthier Gustavo Crespe, um instrumento singular no qual fez a união da viola brasileira  e o violão sete cordas inspirado  nos modelos de guitarras double neck.

Programação – O show Viola para o Mundo o músico tocará 11 canções, sendo 9 (nove) de sua autoria, uma em parceria com Fernando D’ Andrea e outra de Paulo Simões e Almir Sater. Prelúdio Pantaneiro, Nostalgia, Caos e Harmonia, Polca do Sucuriú, Sonata Pantaneira, Um dia a Gente se Vê, Pantanal em Cinzas, O Oleiro, Ipês ao Vento (todas do artista), Viola para o Mundo (em parceria com Fernando D’Andrea) e Comitiva Esperança (Paulo Simões e Almir Sater)

O professor, escritor, poeta, compositor e músico, Fernando D’Andréa disse: “ao expandir a viola para inusitados horizontes sonoros e oportunizar o conhecimento resultante de um trabalho de mais de 20 anos com a música autoral, o projeto “Viola para o Mundo” insere-se na concepção estética que enaltece autenticidade,  singularidade e contemporaneidade, revelando luminosos rumos para a música produzida no Mato Grosso do Sul. Assim  “Viola para o Mundo” tem os pés na cultura regional, e a cabeça no mundo”.

Fonte: Assessoria

Após três anos sem shows presenciais, UFGD realiza “Ana Cañas Canta Belchior”, em 26 de maio

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) realiza, em 26 de maio, às 20 horas o show “Ana Cañas Canta Belchior”, no Auditório Central da Unidade 2 (Rodovia Dourados Itahum, Km 12, Cidade Universitária). Com patrocínio do Sistema de Crédito Cooperativo Sicredi, a entrada é gratuita, mas os ingressos serão limitados para manter as medidas de biossegurança contra covid-19.

Ana Cañas é cantora e compositora paulista de 41 anos e esse show tem o mesmo nome do sexto álbum de estúdio e primeiro dela exclusivamente como intérprete, fazendo um tributo ao compositor cearense Belchior. Antônio Carlos Belchior (1946-2017) foi um dos primeiros cantores de MPB do nordeste brasileiro a fazer sucesso internacional, em meados da década de 1970. Entre os seus grandes sucessos estão “Apenas um Rapaz Latino-Americano”, “Como Nossos Pais”, “Sujeito de Sorte”, “Coração Selvagem”, “Paralelas”, “Hora do Almoço” e “Divina Comédia Humana”.

De acordo com o site oficial da cantora, a homenagem nasceu a partir de uma live feita durante a pandemia de covid-19 e, o que era para ser um evento único, acabou se tornando um dos maiores mergulhos artísticos da carreira da artista.

A repercussão do público sobre a interpretação de Ana Cañas, aliada ao mergulho profundo que ela fez na obra de Belchior, foram fundamentais para que a iniciativa seguisse e se tornasse o novo trabalho da artista.

Organizado pela Coordenadoria de Cultura da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFGD, o objetivo da iniciativa é celebrar a retomada das atividades presenciais na universidade, principalmente na área da extensão e cultura. Entre as medidas de biossegurança  necessárias para o evento estarão o uso de máscara de proteção, álcool em gel e apresentação da carteira de vacinação com as doses de imunização contra a covid-19. Além disso, o Auditório Central não pode estar com lotação máxima e para isso os ingressos serão limitados. A forma de retirada dos ingressos será divulgada em breve.

Uma das principais instituições públicas promotoras de cultura em Dourados, a UFGD fez o último show presencial há 3 anos, em 26 de maio de 2019, com o cantor Almir Sater marcando o encerramento da 7ª Mostra Audiovisual de Dourados (MAD-UFGD), no campus da UFGD (Unidade 2). Durante a pandemia, dentro do projeto Celebração, foram promovidos os shows pela internet das bandas Vokalika (25/06/21) e Misbehaviour (26/07/21); e como encerramento da oitava edição da MAD, show da compositora Iara Rennó (25/11/21), todos transmitidos ao vivo pelo canal do YouTube da Universidade.


Atualmente a artista está lançando o sexto álbum, “Ana Cañas Canta Belchior”, produzido pela própria Ana Cañas em parceria com Fabá Jimenez – Foto: Fernanda Carvalho

 SOBRE A CANTORA

Ana Cañas estreia no mercado fonográfico em 2007 com o álbum “Amor e Caos”. Em 2009 lança seu segundo álbum, “Hein?”, que traz as primeiras parceiras com Arnaldo Antunes e também a balada “Esconderijo”. No mesmo ano, grava com Nando Reis a música “Pra Você Guardei o Amor” – dueto que se tornou um grande sucesso nacional.

Em 2012, Ana lança o álbum “Volta”, que apresenta uma versão para “Rock And Roll” do Led Zeppelin e as autorais “Será que Você Me Ama?” e “Urubu Rei”. O disco transformou-se, posteriormente, no show e DVD “Coração Inevitável” e contou com a direção e iluminação de Ney Matogrosso.

Em 2015 lança “Tô Na Vida”, o quarto álbum de estúdio e o primeiro totalmente autoral. Dois anos depois, em 2017, Ana lança o single “Respeita” – música que aborda diretamente a violência de gênero e o assédio. A música ganhou clipe que conta com a participação de 86 mulheres que estão na linha de frente da resistência feminista do país, como Elza Soares e Maria da Penha.

Em 2018 Ana Cañas lança o quinto disco de estúdio, “Todxs”. Empoderado, feminista, com beats eletrônicos pesados e grooves sensuais, o álbum foi indicado ao Grammy Latino 2019 como Melhor Álbum de Pop Contemporâneo.

Atualmente a artista está lançando o sexto álbum, “Ana Cañas Canta Belchior”, produzido pela própria Ana Cañas em parceria com Fabá Jimenez. Além das 14 faixas disponíveis em todas as plataformas de streaming, o projeto também ganhou um álbum visual no YouTube, com vídeos inéditos e cenas dos bastidores das gravações.

Fonte: Assessoria

Neste domingo é dia de preparar churrasco e chimarrão!

Uma tradição que nasceu no sul do país e ganhou o paladar dos sul-mato-grossenses quando os gaúchos migraram para o então sul do estado de Mato Grosso.

O chimarrão e o churrasco foram completamente incorporados à cultura do Mato Grosso do Sul, e não é difícil, por exemplo, encontrar alguém tomando o tradicional chimarrão ao lado de familiares, enquanto prepara o famoso churrasco de domingo.

A força desta tradição é tanta que ganharam até data comemorativa no calendário. O Dia do Churrasco e do Chimarrão é comemorado neste domingo (24).

Para garantir o almoço ou um jantar especial no fim de semana, a nutricionista  Letícia Tizziani, destaca os benefícios da carne vermelha e fala sobre as vantagens da bebida que conquista o coração dos sulistas, especialmente a população que tem os costumes nativistas enraizados.

Churrasco

A carne vermelha tem suas vantagens e desvantagens, mas a nutricionista afirma que pode ser muito benéfica para a saúde se acrescentada na alimentação de uma forma equilibrada. “Ela é extremamente nutritiva, pois possui vitaminas B6 e B12, ferro, zinco e minerais. Também é rica em proteínas, que ajuda no combate da fadiga e da anemia, além de contribuir para a cicatrização dos tecidos”, ressalta Letícia.

Outros benefícios da carne vermelha são a prevenção da diabetes e o combate à depressão.   “Em contrapartida, o consumo excessivo do alimento também pode aumentar o risco de doenças cardíacas, câncer e infecções intestinais, além de intensificar a acidez do sangue”, complementa a nutricionista.

Melhores cortes para o Churrasco

Para um churrasco sem defeitos, a dica é escolher peças como fraldinha, costela e a tradicional picanha. “A fraldinha é uma carne magra e muito macia, com pouca concentração de gordura. Já a costela é um clássico. Por conta de suas fibras longas, precisa de um cozimento mais demorado. A picanha é a queridinha do brasileiro, apetitosa, macia e suculenta”, afirma o coordenador nacional de Operações/Açougue, Elton Martins.

Outra dica é ficar de olho na conservação da carne. Segundo Elton, ela precisa estar com aspecto de produto fresco, ou seja, no tom vermelho brilhoso, com odor agradável e o ambiente com a limpeza em dia, higienizada e com ausência de insetos. É aconselhável, ainda, fazer o cálculo de 400 ou 500 gramas de carne por pessoa para o churrasco.

Chimarrão

Para experienciar  toda a tradição, a nutricionista também afirma que o chimarrão é um excelente aliado para a saúde. “A bebida possui nutrientes, como vitaminas, alcalóides, antioxidantes, polifenóis e minerais, que diminuem o cansaço, combatem o envelhecimento celular, aumentam a energia, protegem o coração e contribuem para o bom funcionamento dos rins e do intestino. Porém, é necessário lembrar que chimarrão não é água”, alerta Letícia.

Fonte: Assessoria/Fort Atacadista

Pantanal: Velho do Rio e Juma vão salvar a vida de Jove

Jove (Jesuíta Barbosa) vai ficar com a vida por um fio, após ser picado por uma cobra boca de sapo, durante um passeio sozinho mata adentro no Pantanal. O jovem será socorrido pelo guardião do lugar: o Velho do Rio (Osmar Prado), que, em forma de sucuri, irá resgatar o filho de José Leôncio (Marcos Palmeira).

Até quem não tem a ver com a história vai se juntar. No meio da noite, Juma (Alanis Guillen), irá ouvir uma batida na porta de casa.

“Eu preciso da tua ajuda, Juma… Já lhe ajudei muito, Juma Marruá… Agora, quem precisa da sua ajuda, sô eu”, recorre o Velho.

Mesmo desconfiada, a filha de Maria de Marruá acata ao pedido do guardião do Pantanal. Na tapera do Velho do Rio, ela se depara com Jove à beira da morte.

“Ele tá morrendo, Velho…”, diz a jovem.

Com muito esforço, o Velho faz com que Jove tome as ervas que ele preparou..

“Eu não morri, ele também não vai morrer”, diz ele.

Fonte: Portal G1

Shows da 56ª Expoagro vão contemplar sertanejo, pop, eletrofunk e gospel

Os shows da 56ª Expoagro em 2022 vão contemplar sertanejo, pop, eletrofunk e gospel. A maior feira de agronegócio de Mato Grosso do Sul acontecerá entre os dias 13 e 22 de maio, totalmente presencial, no Parque de Exposições João Humberto de Andrade Carvalho, em Dourados.

O evento é uma realização do Sindicato Rural, e os shows são:

13/05: Brutos de Verdade (João Carreiro e Jads & Jadson), com entrada franca para pista;

14/05: Patrícia & Adriana e Bruno & Marrone;

15/05: Enzo Rabelo e Ana Castela;

18/05: Louvor e Adoração com Gabriela Rocha e Casa Worship;

19/05: Zé Neto & Cristiano e Antoniela Bigatão;

20/05: Ícaro & Gilmar e Dj Guga;

21/05: Jeferson Moraes e Pedro Sampaio

Os ingressos estão à venda de forma: online pelo BaladApp (https://baladapp.com.br/a/56-expoagro-2022/2544) ou presencialmente em seis pontos: Boné.com (Praça de Alimentação do Shopping Avenida Center), Unigran (Centro Universitário da Grande Dourados); Red Man (rua Drº Nelson de Araújo, 595); Banca do Jaime (avenida Marcelino Pires); Boliva Conveniência; 67 Planet Cell (av. Marcelino Pires, 2565) e Caminho de Casa Conveniência (rua Ponta Porã, 535).

Além dos shows, a Expoagro terá uma ampla programação com palestras, simpósios, leilões, exposição de maquinários, apresentação das principais tendências e tecnologias para o campo, praça de alimentação e espaço de entretenimento.

Fonte: Assessoria