segunda-feira, 22 de junho de 2026

Neno Razuk reforça necessidade de ações afirmativas para autistas

O mês de abril é voltado à conscientização mundial sobre o autismo. Na Assembleia Legislativa o deputado estadual Neno Razuk (PL) reforçou mais uma vez a necessidade de ações afirmativas para autistas em Mato Grosso do Sul e o cumprimento da legislação vigente para que as políticas públicas em prol das pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) sejam realmente eficazes.

“Estamos em 2022 e Mato Grosso do Sul ainda não tem dados específicos de crianças e adolescentes com autismo. Um novo estudo internacional apontou que no mundo, uma em cada 44 crianças aos 8 anos de idade é diagnosticada com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)”, pontuou.

Esses são números com dados de 2018 e representam mais um aumento de 22% em relação ao estudo anterior (1 para 54 — divulgado em 2020). Numa transposição dessa prevalência (de 2,3% da população) para o Brasil, teríamos hoje cerca de 4,84 milhões de autistas no país. “Porém, ainda não temos números de prevalência de autismo no Brasil nem em Mato Grosso do Sul. E precisamos continuar agindo. Em 2018 foi sancionada pelo Governador Reinaldo Azambuja a lei nº 5.192, que cria o Cadastro Estadual da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), um cadastro de grande importância para que sejam desenvolvidas políticas públicas para os autistas. Por isso é importante o debate”, afirmou.

“Desde 2020 as pessoas com Transtorno do Espectro Autista podem obter a inclusão dessa condição no Registro Geral (RG) da carteira de identidade para garantir prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial, nas áreas de saúde, educação e assistência social. O documento pode ser feito nos CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) de cada cidade”, explicou sobre algo que parece simples mas é muito importante para a mensuração dos dados.

Sobre o autismo

O TEA envolve um grupo de doenças do neurodesenvolvimento, de início precoce (antes dos 2 ou 3 anos de idade), e que se caracteriza por dois aspectos principais, que são a dificuldade de interação social e a dificuldade de comunicação. Uma criança neurotípica, ao contrário, que não possui problemas de desenvolvimento neurológico, começa a interagir com outras pessoas em torno dos 4 a 6 meses de idade.

A avaliação de pessoas com suspeita de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) deve ser ampla e, sempre que possível, multiprofissional. Isso é necessário, pois o TEA afeta diversas áreas e, portanto, abrange a atuação profissional de especialistas de inúmeros campos da área da saúde e educação. Com o objetivo de uma unificação dos dados e a promoção de uma avaliação rigorosa e sistemática, sugere-se a utilização de instrumentos padronizados para a avaliação do comprometimento e nível funcional do indivíduo que possibilitem a formulação de um Projeto Terapêutico Singular (PTS). É de responsabilidade do profissional a escolha dos instrumentos que melhor se adequem a cada caso, no entanto, cada instrumento tem a sua especificidade.

“Por isso, durante nosso mandato, em conjunto com as entidades como a AMA (Associação de Pais e Amigos dos Autistas), a AAGD que é de Dourados, também as entidades de Naviraí e outros locais, apresentamos diversas leis que criam políticas públicas para atendimento que vão desde a aplicação de questionário M-Chat (Modified Checklist for Autism in Toddlers) nas unidades de saúde do Estado, que é um dispositivo usado para que, durante esse período de um ano e seis meses até os dois anos, onde o bebê começa a apresentar mudanças na rotina e pequenos sinais que podem ser identificados com TEA (Transtorno de Espectro Autista), sendo instrumento muito importante para o diagnóstico precoce. E ampliando todo esse trabalho, conquistamos a aprovação da lei que cria o Projeto de Programa de Diagnóstico Precoce de Autismo aprovada na Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Reinaldo Azambuja.

Com a sanção da lei será obrigatório o atendimento multiprofissional às famílias, a fim de garantir o tratamento de forma antecipada para as pessoas com TEA. Além disso, há a proposição de campanhas de conscientização nas unidades de saúde, levando em consideração que muitos pais e responsáveis demoram a identificar TEA nas crianças e os programas serão feitos de forma acolhedora, primeiro o entendimento, depois direcionando ao tratamento específico para pessoas com autismo.   E são essas ações que contribuem para que as políticas públicas alcancem o maior número de pessoas possíveis e num futuro próximo usaremos essa tribuna para finalmente falarmos que Mato Grosso do Sul tem números sobre o autismo e que todos são atendidos dentro das ações e diretrizes existentes por meio desses programas”, finalizou.

Fonte: Assessoria

Projeto de Marçal que cria campanha para incentivar doações de órgãos é aprovado

Os deputados estaduais aprovaram em segunda votação nesta quarta-feira (6), o Projeto de Lei 240/2020 do deputado estadual Marçal Filho (PP) que cria campanha para sensibilizar a população sobre a importância da doação de órgãos, reduzindo a fila de espera por um transplante em Mato Grosso do Sul. A proposta segue para sanção do governador Reinaldo Azambuja.

Denominada “Setembro Verde”, a campanha terá o mês de setembro dedicado à conscientização sobre a importância da doação de órgãos. Mais de 400 pessoas aguardam na fila por transplante em todo o Estado.

Conforme o Projeto, todos os anos do dia 1º ao dia 30 de setembro, será realizada ações de conscientização sobre a importância da doação de órgãos. A justificativa do projeto de Marçal Filho prevê que o Poder Executivo, em conjunto com as entidades afins, realize debates, palestras, seminários, audiências públicas, campanhas educativas e de conscientização, entre outras iniciativas, no intuito de esclarecer e alertar a população sobre a importância da doação de órgãos.

“Crendices somadas à falta de informações e oposição da família são os maiores responsáveis pelo insuficiente número de doadores”, alerta Marçal Filho. Em Mato Grosso do Sul a negativa de famílias para a doação de órgãos e tecidos de seus parentes depois da comprovação da morte encefálica comprovada chega a 70%, segundo a Central Estadual de Transplantes.

A pandemia fez diminuir o número de cirurgias e as doações de órgãos. Só para transplante renal, são cerca de 150 pessoas aguardando na fila, outras 248 esperam por uma doação de córnea e pelo menos 4 buscam por um novo coração.

De acordo com a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) 67% dos brasileiros têm o desejo de doar órgãos, mas apenas metade já avisou a família. A campanha Setembro Verde vem para reforçar a importância de avisar a família sobre a decisão.

Fonte: Assessoria

Mauricio Lemes pede melhorias no Parque Antenor Martins

O vereador Mauricio Lemes (PSB) está solicitando da Prefeitura de Dourados que providencie melhorias no interior do Parque Antenor Martins, na região da Cohab I/Jardim Flórida. Em indicação ao prefeito Alan Guedes (PP), com cópia ao secretário de Governo Wellington Rocha e ao secretário de Serviços Urbanos Romualdo Diniz, ele solicita conserto das pontes e a troca da areia do parque infantil.

Mauricio justifica que as pontes no interior do parque estão com algumas madeiras soltas, podendo ocasionar acidentes aos frequentadores do local. Já o parque infantil, diz, precisa de reposição da areia para que as crianças possam usufruir melhor do parquinho. A indicação atende a pedidos da população da frequentadora do parque, explica o vereador.

Também ao prefeito e secretários, Mauricio Lemes solicitou a instalação de grade de proteção no bueiro localizado na Alamedas dos Brilhantes, próximo ao número 35, no Residencial Campo Dourado.

Alerta que o bueiro sem a grade de proteção oferece risco de acidentes devido ao fluxo de moradores que utilizam a via diariamente. “Conforme informações, já ocorreu acidente envolvendo crianças e, para evitar novos acidentes e garantir segurança aos moradores, solicito a realização do serviço com urgência”, pede.

TAPA-BURACOS

Mauricio Lemes solicitou ainda da Semsur que realize operação tapa-buracos em toda a extensão da Rua General Osório. Explica que trata-se de uma via bastante movimentada e que está cheia de buracos, causando transtornos aos condutores de veículos.

Pediu operação tapa-buracos também para a Rua Napoleão Laureano, em toda sua extensão, no Jardim Londrina, que também está repleta de buracos e oferecendo risco de acidentes.

Fonte: Assessoria

Últimos dias para inscrição de artistas interessados em participar do Festival América do Sul

Atenção artistas das áreas de Artes Cênicas, Música e Audiovisual: estes são os últimos dias para inscrição para apresentação de shows, espetáculos e exibição de filmes no XVI Festival América do Sul Pantanal – XVI FASP, a ser realizado de 26 a 29 de maio de 2022 na cidade de Corumbá, em Mato Grosso do Sul (MS).

As inscrições vão até o dia 10 de abril, e podem participar artistas, produtores audiovisuais, grupos ou coletivos residentes no Estado de Mato Grosso do Sul e com atuação artística comprovada de, no mínimo, (02) dois anos nas áreas de Artes Cênicas, Música e Audiovisual. Cada artista poderá inscrever somente 01 (uma) proposta de apresentação.

Serão selecionados 03 (três) espetáculos de Circo; 03 (três) espetáculos de Teatro; 03 (três) espetáculos de Dança, para se apresentar ao ar livre ou em espaços alternativos; 03 (três) shows musicais para o Palco da Integração; 02 (dois) shows musicais instrumentais para o Palco do Moinho Cultural; 05 (cinco) shows musicais para apresentação no Circuito Comunidade (apresentações em bairros); 04 (quatro) shows musicais para o Palco Rio Paraguai; 05 (cinco) filmes de curta metragem, com tempo de duração de até 25 minutos cada, Nos gêneros: ficção, documentário, animação ou experimental e 04 (quatro) filmes de média ou longa metragem a partir de 25 minutos, nos gêneros: ficção, documentário, animação ou experimental.

As inscrições deverão ser realizadas, por meio do formulário Google nos seguintes endereços:

Artes cênicas: https://forms.gle/Qg4kbgtzRvfZiyHC6
Música: https://forms.gle/Vg2FgthriAqzL2vS9
Audiovisual: https://forms.gle/JKY48ALU18cnQTke7

No ato de inscrição os proponentes deverão inserir as informações exigidas no formulário e encaminhar juntamente a documentação exigida, não sendo admitidas alterações ou complementações na proposta, após o envio da inscrição, sob pena de desclassificação.

As propostas serão analisadas por Comissão Especial de Seleção específica para cada área artística, nomeadas por ato do Diretor Presidente da FCMS, por delegação de competência do Secretário de Estado de Cidadania e Cultura, composta por, no mínimo, seis membros, sendo 3 (três) titulares e 3 (três) suplentes, Só serão classificadas as propostas que atingirem no mínimo 70 pontos.

Serão pagos a título de cachê os seguintes valores brutos, após a execução dos serviços:

ARTES CÊNICAS

(circo, teatro e dança): R$ 7.000,00 (sete mil reais);

1) R$ 12.000,00 (doze mil reais) para show no Palco da Integração;

2) R$ 4.000,00 (quatro mil reais) para o show no Circuito Comunidade;

3) R$ 4.000,00 (quatro mil reais) para as apresentações no Palco Moinho Cultural e;

4) R$ 7.000,00 (sete mil reais) para o Palco Rio Paraguai.

AUDIOVISUAL:

1) R$ 2.500,00 (Dois mil e quinhentos reais) para curta metragem e

2) R$ 3.500,00 (Três mil e quinhentos reais) para média ou longa metragem.

O cronograma das atividades decorrentes deste Regulamento de Seleção é o que segue abaixo, podendo ser alterado conforme interesse/ou necessidade da FCMS, sem prévio aviso, mas que será publicado no Diário Oficial de MS:

ATIVIDADE/DATA

Publicação e divulgação do Edital no DOEMS

25/02/2022- Recebimento das Inscrições

10/04/2022 – Publicação do Resultado Prévio da Seleção

02/05/2022 – Previsão para publicação do resultado final da seleção e despacho da Diretor Presidente convocando para entrega da documentação complementar para contratação

05/05/2022 – Prazo para entrega de documentos para contratação

11/05/2022 – Publicação do despacho de homologação e adjudicação da licitação e resultado

13/05/2022 – Ficará sob a responsabilidade da FCMS o transporte no trecho Campo Grande/Corumbá/Campo Grande do artista/grupo/coletivo, assim como da equipe técnica que constar na ficha de inscrição, assim como pela hospedagem e alimentação em Corumbá/MS, e pelo transporte até o local da apresentação no XVI FASP e designar equipe de produção para acompanhamento de todas as apresentações a serem realizadas.

Quaisquer esclarecimentos e informações complementares sobre este Edital poderão ser obtidas pelos telefones (67) 3316-9110, 3316-9171,3316-9169 e 3316-9173, das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min.

Fonte: Portal do MS

Neno Razuk solicita pavimentação de ciclovia na MS-485

O Deputado Neno Razuk (PL) sopitou ao Governador Reinaldo Azambuja (PSDB) recursos para implantação de pavimentação asfáltica com ciclovia na MS-485, trecho que liga Amambai a Aral Moreira.

A indicação foi enviada após um pedido da vereadora Janete Córdoba, que tem recebido inúmeras solicitações de agricultores,pecuaristas e moradores de chácaras na região, onde tem dificuldades em trafegar pela estrada por falta de  pavimentação.

“Solicitamos por meio de ofício que seja feita a pavimentação em cerca de 35 quilômetros de estrada de chão , abrangendo os municípios  de Amambai a Aral Moreira e somos prontamente atendidos pelo deputado”, destacou Janete que visitou o gabinete do parlamentar na Assembleia Legislativa.

Para Neno Razuk o pedido vai receber a devida importância. “A pavimentação desse trecho da ciclovia na MS-485 é importante porque é via de acesso a Escola Lina do Amaral Cardial, sediando hoje o Centro de Pesquisa pela Fundação de Mato Grosso do Sul, que também se beneficiará com a pavimentação  solicitada, trazendo um melhor acesso aos alunos que ali frequentam, vale lembrar que também beneficiará o agronegócio e os moradores da região com deslocamento destes ate a sede do município, facilitará também  o transporte escolar e representará um grande avanço para o desenvolvimento socioeconômico de Amambai e Aral Moreira, alem disso fortalece o municipalismo, fortalece o agronegócio e atende as necessidades da nossa população”.

A justificativa dos moradores é que a MS-485 é bastante utilizada também para o ciclismo. “A via é utilizada diariamente por mais de trezentos ciclistas entre profissionais e amadores, sem contar muitos outros que tem a bicicleta como único transporte. É de suma importância que seja atendida a necessidade de todos”, complementou.

Fonte: Assessoria

A importância dos partidos políticos para o exercício da democracia, por Paulo Rogério da Mota

Paulo Rogério da Mota (*)

Na democracia, o cidadão tem uma participação ativa na sociedade e desse modo auxilia nas decisões políticas de seu país, bem como é capaz de interagir com os mecanismos que desenvolvem mudanças efetivas. É o Estado que estabelece a participação dos seus membros nas decisões que lhes afetem direta e indiretamente, sob pena de tais obrigações tornarem-se ilegítimas ou arbitrárias.

Nesse contexto, os partidos políticos se tornam de suma importância para que haja democracia no Estado de Direito, pois visam resguardar o direito do cidadão em ser ouvido e de dar voz ativa ao povo, bem como promover a representatividade e acessibilidade de todos ao meio político.

Assim, fazendo uma observação da história, nos permite ver que o voto em um primeiro momento, era extremamente resguardado a uma parcela da população, sendo um exemplo disto, o voto sectário no Brasil, período correspondente entre 1822 e 1881, no qual o cidadão precisava comprovar renda para votar. Isso significa que só os mais ricos podiam votar e ser votados.

Com o surgimento dos partidos políticos, os demais cidadãos começaram a ter representatividade, condição em que os indivíduos participam da formação da vontade do Estado. Assim, dentro desse sistema representativo de candidatos, está diretamente ligado ao exercício dos partidos.

Entretanto, a democracia é o meio por onde os indivíduos exercem seu direito de escolha ou de ser escolhido, seja por meio do direito de escolher seus representantes ou de ser escolhido para representar da sociedade, atribuindo a esse instrumento o dever de amenizar a luta dos interesses individuais.

Desse modo, reforçamos os argumentos apresentados de que os partidos políticos são os principais esteios da ideia de representação, tendo papel primordial nas atuais circunstâncias de representatividade social que refuta a política personalíssima, além de debater os interesses e conflitos sociais inerentes à democracia, e revigorar o espaço no interior das relações entre sociedade civil e Estado.

Portanto, a discussão sobre o futuro dos partidos políticos confunde-se com o do futuro da democracia, existindo uma ligação entre ambos, de forma que não se tem como falar no exercício da democracia sem estar falando em organizações políticas, sendo que estas estruturas democráticas abrirão novos caminhos para a revitalização e legitimação da democracia na sociedade.

(*) Advogado formado na Unigran – Dourados e pós-graduado em Direito Eleitoral pela Universidade Cândido Mendes – Rio de Janeiro. Sócio proprietário do escritório Medeiros & Mota Advogados

UFGD leva peça de teatro à Praça da Juventude nesse domingo

No próximo domingo, 3 de abril, às 19h, acontece a apresentação da peça curta “Cães”, com o Núcleo Teatral Isadora (NUTIS), no Teatro da Praça da Juventude. O evento faz parte do projeto de extensão “Arte na Praça: vivências artísticas com mulheres” e é gratuito, para toda a comunidade. A programação não para por aí: no mês seguinte se apresenta o espetáculo “A vida nos traz presentes inesperados”, do Núcleo Cena Viva, às 19h do dia 15 de maio.

O “Arte na Praça”, além da mostra de espetáculos, oferece, ainda, rodas de conversa sobre diversos temas e oficinas artísticas, estas últimas voltadas para mulheres jovens e adultas e para crianças. Todas as atividades são desenvolvidas de forma gratuita na Praça da Juventude – Estação Cidadania, que fica na R. Costa Rica, 2-108 – Parque das Nações, Dourados – MS.

As ações tiveram início em março e ainda há vagas para as oficinas, que acontecem todas as quintas-feiras, às 14h30. As atividades são simultâneas para que mulheres que cuidam de crianças possam participar. Nas oficinas para mulheres, o foco será a iniciação teatral e para as crianças, haverá atividades artísticas e de recreação.

Todo o projeto é uma realização da UFGD e tem como parceiros a Secretaria Municipal de Cultura de Dourados e os grupos artísticos: Coletivo Clandestino, Núcleo Teatral Isadora, Núcleo Cena Viva e Orendive Teatro Intercultural.

Mais informações: artenapracaufgd@gmail.com

 Oficinas para mulheres e oficinas para crianças

Todas as quintas-feiras, às 14h30, na Praça da Juventude. Participação gratuita.

→ Peça curta: “Cães” com o Núcleo Teatral Isadora

Domingo, dia 03/04, às 19h no Teatro da Praça da Juventude. Entrada gratuita.

Sinopse: Quando Cristóvão Colombo chegou ao Novo Mundo, escreveu, maravilhado, a seus financiadores — os Reis da Espanha — que aquele lugar deveria ser o Paraíso na Terra. Árvores majestosas, frutos saborosos, fontes de água límpida e habitado por uma gente nua e inocente. Colombo pede aos reis que “não permitam que aqui venha ou ponha pé nenhum estrangeiro — salvo católicos cristãos.” Ironias à parte, da beleza da arara restou o nome do execrável pau de arara, e a gente inocente assumiu a função dos cães que guardam o que ainda é possível extrair deste Paraíso Perdido.

Produção: Núcleo Teatral Isadora | Direção e Dramaturgia: Beto Mônaco | Atuação: Gina Tocchetto | Criação de Luz: Gil Esper | Direção Musical: Willian Grando | Provocação Artística: Roberta Ninin | Fotografia de cena: Raique Moura | Fontes utilizadas na dramaturgia: Excertos de Carta de Cristóvão Colombo, Poesia “Espanha e Holanda”, de Leila Diniz, Poema Fábula “Ossos” e Canção “Vento”, de Gina Tocchetto.

→ Espetáculo: A Vida Nos Traz Presentes Inesperados

Domingo, dia 15/05, às 19h no Teatro da Praça da Juventude. Entrada gratuita.

Sinopse: Uma mulher comum, anônima, igual a tantas outras, em um espaço praticamente vazio. No dia do seu aniversário de casamento, ela recebe um presente inusitado de seu marido. Sozinha em cena, ela faz um balanço de sua vida enquanto abre o pacote. A partir daí, memória, imaginação, sonhos e alucinações se misturam em uma narrativa não linear, para refletir sobre a condição feminina na sociedade atual. O que é ser mulher no mundo de hoje? Violência doméstica, opressão, machismo, frustrações, solidão e ausência de perspectivas são alguns dos temas visitados pela montagem, que não tem respostas prontas e tampouco apresenta soluções fáceis, mas procura sensibilizar o público em relação a estes temas tão urgentes e preocupantes nos tempos atuais.

Produção: Núcleo Cena Viva (Dourados-MS) | Atuação: Vânia Marques | Direção: José Parente | Criação, dramaturgia, figurino e objetos: Vânia Marques e José Parente | Iluminação: Gil Esper | Operação de luz e som: Rodrigo Bento e Bruno Augusto | Fotos: Bruno Augusto e Raique Moura | Edição de vídeo: Cadu Modesto

Fonte: Assessoria

Investimentos em Saúde em Dourados dobram e Neno Razuk celebra conquista

O deputado estadual Neno Razuk (PL) participou na manhã de ontem  (31) do evento em que o Governo do Estado aumentou os valores de repasses para a área de saúde em Dourados, chegando agora a R $3,3 milhões por mês. A formalização dos repasses foi autorizada pelo governador Reinaldo Azambuja e os valores serão utilizados para custeio de assistência médico-hospitalar.

“O governador mais que dobrou os valores passando de R $1,6 milhões para R $3,3 milhões para Dourados que é um dos mais importantes centros de atendimento em saúde do Estado, sendo pólo referência para pelo menos 34 municípios da região. Esse reconhecimento é muito importante para nós”, destacou o deputado que já havia enviado diversas solicitações de aumento de repasses para custeio.

O governador reiterou seu compromisso com a cidade. “Saúde é algo prioritário. Nós aumentamos muito os recursos e transferências para a saúde de Dourados nos últimos sete anos. Hoje estamos dobrando os valores existentes dos recursos para custeio de saúde da macrorregião. A população ganha com isso, pois vamos conseguir atender melhor as pessoas e remunerar melhor os profissionais”, afirmou Reinaldo.
Os recursos serão empregados da nas reformas de cinco unidades de saúde (Clínica da Mulher, UBS Vila São Pedro, UBS Indápolis, Jardim Maracanã e Hemocentro de Dourados), no aumento da oferta de 10 leitos no Hospital Porta da Esperança, da missão evangélica Caiuá para saúde mental de indígenas, na ativação de uma unidade do SAMU Indígena, construção do Centro de Diagnóstico e Especialidades Médicas e apoio emergencial de R$ 10 milhões para ações em saúde, dividido em quatro parcelas de R$ 2,5 milhões.

Fonte: Assessoria

”MS terá orgulho do Bioparque”, elogia Neno Razuk

O deputado estadual Neno Razuk (PL) participou na segunda-feira (28) da inauguração do Bioparque Pantanal. Ele fez questão de prestigiar a cerimônia que contou com a presença do governador Reinaldo Azambuja e do secretário Eduardo Riedel.

“Muito mais do que um aquário, o local traz para a sociedade sul-mato-grossense e para todos um local de estudos, de entretenimento e muita cultura da nossa gente. O investimento no futuro é tão importante, que os primeiros a visitarem serão os estudantes da rede pública com visitas guiadas”, destacou Neno que conversou com Reinaldo sobre a importância de trazer os estudantes do interior para participarem das visitas.

O parlamentar demonstrou encantamento com os tanques de peixes e toda a estrutura do local. “E quem está curioso pode se preparar, a partir de maio serão disponibilizados ingressos gratuitos para a população conhecer, se encantar e sentir orgulho do nosso Bioparque Pantanal. Aproveito para parabenizar o nosso governador Reinaldo Azambuja e o secretário Eduardo Riedel pelo empenho em entregar para o povo de MS tão importante obra. Nosso Pantanal merece um local que faça jus a sua grandiosidade”, explicou.

Grande obra

O principal atrativo do Bioparque Pantanal é o circuito que forma o maior aquário de água doce do mundo, onde o visitante terá contato com as principais espécies de peixes do Pantanal e dos 5 continentes. A cenografia dos tanques é de autoria do artista plástico, cenógrafo e ambientalista, Roberto Alves Gallo, reproduzindo cada ambiente conforme pode ser visto abaixo.

O local oferece um novo conceito que une educação, pesquisa e conservação, promovendo projetos de pesquisa e conservação de espécies, valorizando o bem-estar dos animais e orientando seus visitantes pela educação ambiental.

O museu, laboratórios de educação ambiental e pesquisa científica e centro de convenções, proporcionam um conjunto de atividades e experiências, de maneira inovadora, dinâmica e viva.

A visitação guiada será gratuita até o último dia do ano e a capacidade diária será de 300 pessoas, 150 pela manhã e 150 à tarde.

Fonte: Assessoria

‘Pantanal’ estreia na Globo nesta segunda-feira

Trinta e dois anos após a exibição original, a novela “Pantanal” ganha um remake. A história que foi ao ar em 1990 na TV Manchete vai ocupar o horário das 9h na TV Globo e estreia nesta segunda-feira (28).

Baseada na novela original escrita por Benedito Ruy Barbosa, o remake de “Pantanal” é escrito por Bruno Luper. A novela é uma saga familiar que tem o amor como fio condutor e a natureza como protagonista.

No centro da trama está a história do velho Joventino (Irandhir Santos) e seu filho, José Leôncio (Renato Góes / Marcos Palmeira). A vida como peão de comitiva os levou para o Pantanal, onde Joventino aprendeu a lição mais importante de sua vida: que a natureza pode mais do que o homem.

Anos após o desaparecimento misterioso do pai, José Leôncio se apaixona e casa com Madeleine (Bruna Linzmeyer / Karine Teles). Os dois se mudam para o Pantanal onde nasce Jove (Jesuíta Barbosa).

Com saudade da vida urbana e da mordomia da mansão de seus pais no Rio de Janeiro, Madeleine tem problemas de adaptação e convivência e foge do Pantanal levando Jove, ainda bebê. O menino cresce longe das vistas do pai, que se viu incapaz de brigar pela guarda do filho e encontra em Tadeu um herdeiro, mais do que para as suas terras, para os valores e tradições de sua família.

Segunda fase

Uma segunda fase da novela se passa vinte anos depois, no momento em que Jove, que sempre acreditou que o pai estava morto, vai atrás de José Leôncio ao descobrir que ele está vivo.

Apesar da alegria do reencontro, pai e filho são confrontados por um abismo de diferenças comportamentais e culturais, inaceitáveis aos olhos um do outro.

O ciúme de Tadeu e a chegada de um terceiro filho de Zé – José Lucas de Nada (Irandhir Santos) – completam a confusão familiar.

Fonte: Portal G1

Damares Alves confirma que deixará ministério para disputar as eleições

A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos Damares Alves afirmou que deixará a pasta para se candidatar nas próximas eleições. A declaração foi feita na última quinta-feira, 24 de março, durante a live do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Damares Alves confirmou que já decidiu disputar as eleições e anunciou que fará a filiação partidária na próxima segunda-feira, 28 de março.

O Republicanos divulgou nota oficial informando que a ministra assinará a ficha, assim como o ministro Tarcísio Gomes de Freitas, que disputará o governo de São Paulo.

Questionada pelo jornalista José Maria Trindade, da Jovem Pan News, sobre a decisão de disputar as eleições, Damares fez suspense em relação ao cargo: “Tem gente tão preocupada comigo no Amapá… tem gente que eu soube que já até perdeu alguns quilos”, disse a ministra.

A brincadeira foi uma referência ao senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), que deverá disputar a reeleição, já que seu mandato está no último ano. Ele é presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, e atraiu para si toda a antipatia das lideranças evangélicas ao obstruir, por meses, a sabatina do pastor André Mendonça, indicado ao STF por Bolsonaro.

“Já está definido que eu tenho um partido agora. Minha filiação é segunda-feira. Já está definido que eu não serei mais ministra a partir da semana que vem. Mas a gente só vai anunciar depois a que serei candidata e onde. E eu vou anunciar isso […] dia 31 lá no Amapá”, declarou a Damares Alves.

“Olha, Amapá: amo esse estado. Nós vamos mostrar para o Brasil como é que se cuida de um estado. Mas eu vou anunciar só no dia 31”, acrescentou a ministra, deixando em aberto a possibilidade de sair candidata ao governo do estado.

São Paulo

Antes de definir que seria candidata a algum cargo eleitoral, a ministra cogitou atender um pedido do presidente Bolsonaro para disputar a vaga paulista no Senado, que será aberta com o fim do mandato de José Serra (PSDB).

Na ocasião, Damares declarou que iria orar a respeito do convite: “A minha vida é dirigida por Deus. Mas eu confesso que amo o Amapá. Eu amo meus indiozinhos do Amapá”, declarou na ocasião, através das redes sociais, já evidenciando sua preferência pelo estado da região norte.

Na última segunda-feira, 21 de março, Bolsonaro concedeu entrevista à Jovem Pan News e afirmou que gostaria de contar com o ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, como candidato por São Paulo, seja como postulante ao Senado, seja como vice na chapa de Tarcísio Gomes de Freitas, que será candidato a governador.

Se Salles aceitar o convite para disputar a vaga no Senado, terá como adversária a deputada estadual Janaína Paschoal (União Brasil), que em 2018 teve mais de 2 milhões de votos.

Fonte: Gospel +

Liandra pede substituição de rede elétrica na Escola Joaquim Murtinho

A vereadora Liandra (PTB) encaminhou durante a sessão de segunda-feira (21), indicação à administração municipal solicitando providencias visando revisão e, caso necessário, a substituição completa da rede elétrica da Escola Municipal Joaquim Murtinho.

Segundo consta, a rede elétrica da unidade de ensino é antiga e com a modernização de equipamentos eletrônicos, principalmente com as instalações de novos aparelhos de ar-condicionado, ocorre maior aquecimento de fios, onde ocorre frequente quedas de energia, sendo necessária assim a sua substituição por outra fiação adequada.

Liandra ressalta que a queda de energia é um problema antigo no local e que somente a troca da fiação resolveria o problema. “Estamos encaminhado esta solicitação ao Executivo, sugerindo a execução de uma revisão completa na rede elétrica em período de feriado prolongado ou férias escolares”, reforçou.

Em contato com a coordenação da escola, a vereadora foi informada ainda da necessidade de outras benfeitorias, como a ampliação dos banheiros, construção de uma sala de aula apropriada aos alunos com necessidades especiais e a substituição da cobertura de telha de amianto no refeitório.

O documento foi encaminhado ao prefeito Alan Guedes (PP), com cópias aos secretários municipais, Romualdo Diniz (Planejamento), Ana Paula Benitez (Educação) e Henrique Sartori (Governo).

PRESIDENTE VARGAS

Em outra indicação encaminhada ao prefeito Alan Guedes e ao deputado estadual Neno Razuk, a vereadora solicitou a viabilização junto à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Secretaria de Estado de Educação,  recursos para a instalação de um elevador ou proporcionar infraestrutura adequada para estudantes portadores de necessidades especiais (PNE), na Escola Estadual Presidente Vargas, onde inclusive já existe um espaço reservado para a instalação do equipamento destinado aos alunos com mobilidade reduzida.

Fonte: Assessoria

 

“UEMS é uma instituição que nos enche de orgulho”, diz Neno Razuk após Governo anunciar recursos

Após o Governo do Estado anunciar diversos recursos para serem investidos na UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) o Deputado Estadual Neno Razuk (sem partido) fez questão de parabenizar a ressaltar a importância do investimento na entidade que sempre teve atenção especial em seu mandato e foi uma luta de Dourados, desde quando o pai dele, o ex-deputado Roberto Razuk era parlamentar na Assembleia Legislativa.

“A UEMS já formou e vem formando pessoas de todo o Brasil cumprindo um papel importante em Dourados e toda a região, e lembro o quanto sempre participei ativamente de toda essa construção ainda quando meu pai era deputado e depois, aqui na Assembleia quando presidi uma comissão especial para a Universidade”, relembrou.

Ontem (21) em Dourados foi inaugurado o novo auditório. “Uma obra de 1.100,99 metros quadrados de área construída, com espaço para cerca de 700 lugares, com custo de R $3,5 milhões e que representa muito para a comunidade acadêmica e para a população douradense e sul-mato-grossense. Também oficializada a entrega de novos equipamentos e veículos, e foi assinada a autorização de licitação para a construção do restaurante universitário na unidade, mostrando o compromisso que o Governo tem com a UEMS”, contabilizou o parlamentar fazendo questão de agradecer ao secretário Eduardo Riedel pela atenção dispensada.

“Desde que assumi o mandato foram várias tratativas, e hoje algumas delas viraram realidade como a assinatura do termo de autorização para chamada de técnicos, do termo de cooperação e elaboração de plano de coleta seletiva e plano de educação ambiental em 16 municípios de Mato Grosso do Sul. Com a assinatura do termo de autorização de licitação, a UEMS ganhará um restaurante universitário da unidade universitária de Dourados, além de concretizar a abertura de edital Acelera UEMS”, continuou.

E para relembrar a história de amor que ele tem com a Universidade, Neno contou um pouco sobre a participação do pai. “Em 1988 meu pai foi presidente da comissão de sistematização da constituição estadual, onde reafirmou nas disposições gerais a normativa prevendo a Instituição de Ensino Superior com sua sede em Dourados e sempre foi um entusiasta da pró-implantação da Uems.  E nessa época ele falou com o então governador Pedro Pedrossian e perguntou porque ele não criava a Uems, com isso, ele seria o único governador do país a implantar três universidades. A ideia colou e assim nasceu essa importante instituição que tanto nos orgulha”.

Fonte: Assessoria

Shows da Expogrande serão em estacionamento de shopping

Apesar do adiamento da feira agropecuária na Expogrande, os shows do evento foram mantidos e serão realizados na área externa do Shopping Bosque dos Ipês. Confirmados pela Dut’s Entretenimento, as atrações irão se apresentar nas datas já divulgadas anteriormente, entre os dias 20 e 30 de abril.

A princípio, estão confirmados os shows de Alok, Henrique e Juliano, Jorge e Mateus, Thiaguinho e Zé Neto e Cristiano. As vendas para os ingressos serão iniciadas amanhã (22), com informações a serem divulgadas pela empresa responsável pela Expogrande através da página no Instagram @dutsentretenimento.

Todas as atrações divulgadas até agora foram exibidas durante os shows da Expo MS, que ocorreu nas noites de 10 e 11 de dezembro, também organizados pela Dut’s Entretenimento.

Já sobre a feira agropecuária, a Acrissul (Associação dos Criadores do Mato Grosso do Sul) ainda não se posicionou sobre novas datas. As alterações ocorreram devido a um impasse na Justiça envolvendo projeto acústico do Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande.

Fonte: Campo Grande News

Recurso conquistado por Marçal Filho garante construção de auditório da UEMS

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) irá inaugurar na segunda-feira (21) em Dourados, um auditório para 825 lugares. O projeto que deu origem a obra é uma conquista de Marçal Filho, quando exerceu mandato de deputado federal.

O novo auditório conta com 1.100,99 metros quadrados de área construída e fica localizado ao lado do Bloco A da UEMS, unidade Dourados. Com início em 2018, a obra teve atraso por conta da pandemia.

O valor investido é R$ 3,5 milhões, dos quais 1,2 milhão foi garantido por Marçal Filho, por meio de emenda federal. O restante é investimento do Governo do Estado e da UEMS.

Moderno e amplo, o auditório conta com ambiente climatizado, som ambiente, poltronas, mesas, cadeiras. O reitor da UEMS, Laércio de Carvalho, diz que a entrega da obra é um sonho concretizado e que a partir de agora a universidade vai poder realizar eventos de grande porte.

Com sede em Dourados, a UEMS se destaca pela qualidade dos serviços prestados à comunidade acadêmica e por interiorizar o ensino superior no Estado. Atende 28 cidades com unidades universitárias e polos de Ensino a Distância. São 60 cursos de graduação presencial, três na modalidade EaD e 30 cursos de Pós-Graduação entre especializações, mestrados e doutorados.

Fonte: Assessoria