segunda-feira, 22 de junho de 2026

Bodoquena e Dourados: Governo atende mais indicações de Neno Razuk

Dourados e Bodoquena agora podem contar com mais uma ambulância para atender os pacientes que necessitam de serviços de saúde. Atendendo aos pedidos do deputado estadual Neno Razuk (PL) o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) enviou um veículo para cada uma das cidades, além disso também foram enviadas ambulâncias para Itaporã e Japorã.

As proposições foram enviadas para a Secretaria Estadual de Saúde no ano passado e após todo o trâmite os equipamentos foram comprados com recursos do Fundo Especial da Saúde.

“O atendimento em saúde é primordial, hoje mesmo com a regionalização da saúde promovida pelo Governo do Estado temos alguns serviços que precisam ser prestados em cidades com maior suporte, nesse caso as ambulâncias servem para o transporte seguro desses pacientes. Isso é para salvar vidas”, destacou Neno Razuk.

Azambuja lembrou ainda que já foram entregues dez veículos com suporte no valor de R $390 mil cada, considerando o valor do automóvel e da adaptação para o transporte básico de pacientes.

“Estas ações concretizam a distribuição do pacote de 13 veículos que foram comprados, equipados e adaptados com recursos do Fundo Especial de Saúde, no valor total de R $5 milhões mostrando o compromisso do Governo do Estado com a saúde em Mato Grosso do Sul”, elogiou o parlamentar.

Além destes municípios também receberam ambulâncias as prefeitura de Caarapó, Coxim, Eldorado, Mundo Novo, Porto Murtinho, Sete Quedas, Ribas do Rio Pardo, Naviraí e Rio Verde de Mato Grosso.

Fonte: Assessoria

Neste domingo é dia de preparar churrasco e chimarrão!

Uma tradição que nasceu no sul do país e ganhou o paladar dos sul-mato-grossenses quando os gaúchos migraram para o então sul do estado de Mato Grosso.

O chimarrão e o churrasco foram completamente incorporados à cultura do Mato Grosso do Sul, e não é difícil, por exemplo, encontrar alguém tomando o tradicional chimarrão ao lado de familiares, enquanto prepara o famoso churrasco de domingo.

A força desta tradição é tanta que ganharam até data comemorativa no calendário. O Dia do Churrasco e do Chimarrão é comemorado neste domingo (24).

Para garantir o almoço ou um jantar especial no fim de semana, a nutricionista  Letícia Tizziani, destaca os benefícios da carne vermelha e fala sobre as vantagens da bebida que conquista o coração dos sulistas, especialmente a população que tem os costumes nativistas enraizados.

Churrasco

A carne vermelha tem suas vantagens e desvantagens, mas a nutricionista afirma que pode ser muito benéfica para a saúde se acrescentada na alimentação de uma forma equilibrada. “Ela é extremamente nutritiva, pois possui vitaminas B6 e B12, ferro, zinco e minerais. Também é rica em proteínas, que ajuda no combate da fadiga e da anemia, além de contribuir para a cicatrização dos tecidos”, ressalta Letícia.

Outros benefícios da carne vermelha são a prevenção da diabetes e o combate à depressão.   “Em contrapartida, o consumo excessivo do alimento também pode aumentar o risco de doenças cardíacas, câncer e infecções intestinais, além de intensificar a acidez do sangue”, complementa a nutricionista.

Melhores cortes para o Churrasco

Para um churrasco sem defeitos, a dica é escolher peças como fraldinha, costela e a tradicional picanha. “A fraldinha é uma carne magra e muito macia, com pouca concentração de gordura. Já a costela é um clássico. Por conta de suas fibras longas, precisa de um cozimento mais demorado. A picanha é a queridinha do brasileiro, apetitosa, macia e suculenta”, afirma o coordenador nacional de Operações/Açougue, Elton Martins.

Outra dica é ficar de olho na conservação da carne. Segundo Elton, ela precisa estar com aspecto de produto fresco, ou seja, no tom vermelho brilhoso, com odor agradável e o ambiente com a limpeza em dia, higienizada e com ausência de insetos. É aconselhável, ainda, fazer o cálculo de 400 ou 500 gramas de carne por pessoa para o churrasco.

Chimarrão

Para experienciar  toda a tradição, a nutricionista também afirma que o chimarrão é um excelente aliado para a saúde. “A bebida possui nutrientes, como vitaminas, alcalóides, antioxidantes, polifenóis e minerais, que diminuem o cansaço, combatem o envelhecimento celular, aumentam a energia, protegem o coração e contribuem para o bom funcionamento dos rins e do intestino. Porém, é necessário lembrar que chimarrão não é água”, alerta Letícia.

Fonte: Assessoria/Fort Atacadista

Deputado Marçal entrega em Douradina veículo para transporte de pacientes

O deputado estadual Marçal Filho (PP) entregou na cidade de Douradina, um veículo Yaris Sedan para o transporte de pacientes. A compra ocorreu com emenda estadual liberado pelo deputado e terá como proposta atender a população que precisa de atendimento em saúde em municípios da região.

Com pouco mais de 6 mil moradores, Douradina está entre as cidades com menor população no Estado. Muitos serviços de média e alta complexidade na área da saúde não são oferecidos no município, tendo os pacientes recorrerem a Dourados e Campo Grande, por exemplo.

O prefeito Jean Fogaça comemorou o investimento. “Hoje é dia de alegria, de celebrar o recurso recebido e agradeço muito ao deputado Marçal por encaminhar todos os anos verbas para Douradina. O veículo será de grande valia para transportar nossos pacientes”, disse o administrador municipal durante solenidade de entrega do Yares Sedan zero quilômetro, na quarta-feira.

Ele lembrou do Centro de Educação Infantil Arte e Vida, construído com recursos destinados por Marçal Filho há duas décadas e que é referência na educação de crianças. Ainda destacou outros trabalhos do deputado em Douradina na área de infraestrutura.

Marçal Filho falou da parceria com o município. “Tenho história de trabalho com Douradina há muito tempo, do meu mandato como deputado, destinando a cidade recursos para execução de obras de galerias de águas pluviais em diversas ruas, construção do Centro Infantil, de patrulha mecanizada e de moradias”, recordou.

Levar mais infraestrutura aos bairros da cidade tem sido luta de Marçal na Assembleia Legislativa. Ele pediu ao Governo do Estado a execução de asfalto em ruas dos bairros Parque das Araras I e II, locais onde os moradores sofrem em período de chuva e de estiagem.

Após a solenidade de entrega do veículo, Marçal Filho esteve no Centro de Educação Infantil Arte e Vida, construído com recurso garantido por ele, onde conversou com professores. A escola conta com uma moderna estrutura, salas climatizadas, ambientadas e acolhedoras; parquinho de recreação e um amplo jardim para as crianças se divertirem.

Fonte: Assessoria

“Ações permanentes e diálogos com liderança indígenas fazem a diferença”, diz Neno Razuk

Com atuação direta e dedicada aos povos indígenas, o deputado estadual Neno Razuk (PL) lembrou hoje a importância do dia 19 de abril. Para o parlamentar, que tem diversas ações e proposições para as comunidades e aldeias indígenas em todo o Estado, é preciso debater diariamente com políticas públicas efetivas e voltadas para preservação cultural.

“Desde o início do meu mandato sempre estive muito ligado com as causas dos nossos irmãos indígenas, em especial em Dourados onde temos uma população indígena que precisa de um olhar mais atento. Só que muito mais do que discursos, sempre partimos para as ações tais como destinação de emendas para fomentar a agricultura familiar nas aldeias, o envio de recursos para ações em segurança, educação e saúde e em especial o respeito às tradições”, pontuou ele que já fez quase uma centena de proposições entre indicações, emendas, requerimentos e projetos de leis destinados a atenderem os povos indígenas de Mato Grosso do Sul.

Neno Razuk ainda ressaltou a data de 19 de abril como marco para debates. “Não é só sobre ter uma data, também precisamos dessas fixações de períodos de debates para que o assunto não seja esquecido, sempre atento ao fato que as proposições e diálogo com as lideranças indígenas devem ser permanentes. São as lideranças de cada local que sabem das necessidades”.
Em Mato Grosso do Sul, segundo a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI/MS), a população indígena soma 80.459 habitantes, presentes em 29 municípios. Representados por oito etnias: Guarani, Kaiowá, Terena, Kadwéu, Kinikinaw, Atikun, Ofaié e Guató.

Fonte: Assessoria

Pantanal: Velho do Rio e Juma vão salvar a vida de Jove

Jove (Jesuíta Barbosa) vai ficar com a vida por um fio, após ser picado por uma cobra boca de sapo, durante um passeio sozinho mata adentro no Pantanal. O jovem será socorrido pelo guardião do lugar: o Velho do Rio (Osmar Prado), que, em forma de sucuri, irá resgatar o filho de José Leôncio (Marcos Palmeira).

Até quem não tem a ver com a história vai se juntar. No meio da noite, Juma (Alanis Guillen), irá ouvir uma batida na porta de casa.

“Eu preciso da tua ajuda, Juma… Já lhe ajudei muito, Juma Marruá… Agora, quem precisa da sua ajuda, sô eu”, recorre o Velho.

Mesmo desconfiada, a filha de Maria de Marruá acata ao pedido do guardião do Pantanal. Na tapera do Velho do Rio, ela se depara com Jove à beira da morte.

“Ele tá morrendo, Velho…”, diz a jovem.

Com muito esforço, o Velho faz com que Jove tome as ervas que ele preparou..

“Eu não morri, ele também não vai morrer”, diz ele.

Fonte: Portal G1

Após tumulto em Cras, Liandra pede mutirão de cadastramento do CadÚnico

A vereadora Liandra (PTB) esteve na quarta-feira (13) no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do Jardim Água, atendendo chamado dos usuários que relataram tumulto na fila de atendimento para o cadastro do CadÚnico 2022 (Cadastro Único), que visa identificar famílias que estão em um estado de vulnerabilidade social e aptas para receber os programas sociais dos governos federal, estadual e municipal.

Segundo consta, o local dispõe de dois servidores para realização do cadastro, que são responsáveis pelo cadastramento de 20 pessoas diariamente. Porém, na quarta-feira da semana passada um dos atendentes estaria de atestado e, consequentemente, ocasionou tumulto entre os usuários que aguardavam na fila desde as primeiras horas da manhã.

Outra dificuldade apontada pelas famílias que dependem dos programas sociais é com relação ao horário de abertura e acesso ao CRAS, sendo que por não dispor de entrada própria, os únicos acessos são pelo posto de saúde ou pelo PoupaTempo, às 7h30. “No tempo normal de atendimento, os CRAS não estão conseguindo atender a demanda à procura deste cadastramento e pessoas, até mesmo idosos, aguardam até 7 ou 8 horas e ainda não conseguem ser atendidos devido ao número reduzido de senhas”, ressalta Liandra.

Neste sentido a vereadora protocolou na sessão desta segunda-feira (18), na Câmara, indicação endereçada ao prefeito Alan Guedes (PP) e a secretária municipal de Assistência Social, Ediana Mariza Bach, solicitando um mutirão para a realização de cadastramentos no CadÚnico em todos os CRAS do município. O documento reforça o pedido encaminhado à administração municipal em setembro de 2021.

CadÚnico

Com o CadÚnico os cidadãos podem ter acesso a vários Programas Sociais, garantindo assim o auxílio socioeconômico necessário para si ou para a família, como Programa Bolsa Família (que será substituído pelo Auxílio Brasil); Tarifa Social de Energia Elétrica; Programa Casa Verde e Amarela; Bolsa Verde; Benefício de Prestação Continuada (BPC); ID Jovem; Carteira do Idoso; Auxílio Emergencial; Isenção de taxas em Concursos Públicos. Também é comumente utilizado para a seleção de beneficiários de programas Estaduais e Municipais.

Fonte: Assessoria

Marçal pede ao Governo construção de ciclovia entre Dourados e Itaporã

O deputado estadual Marçal Filho (PP) pediu ao governador Reinaldo Azambuja estudo de viabilidade técnica para construção de ciclovia na MS-156, entre Dourados e Itaporã. O percurso de 16 km é bastante utilizado por ciclistas que colocam a vida em risco ao circularem no acostamento da pista.

Em indicação encaminhada ao governador e ao secretário de Infraestrutura, Renato Marcílio, o deputado justificou que a curta distância entre as duas cidades e as intensas relações comerciais e sociais entre os moradores de cada município faz com que o fluxo na MS-156 seja intenso.

Ciclista esportivo, Marçal Filho destaca o uso da bicicleta como uma importante ferramenta de mobilidade urbana. “A instalação da ciclovia, de forma segura e bem sinalizada, incentiva os moradores locais a se moverem por elas, trazendo benefícios à saúde. Desde que foi duplicada há uma década, a MS-156 passou a ser utilizada principalmente por quem é adepto do esporte, mas os ciclistas se arriscam no acostamento da rodovia, o que é um perigo”, diz o deputado.

A rodovia é duplicada entre os dois municípios e parte do percurso possui o chamado de traffic calming, para passagem de pedestres. Mas como está sem iluminação, o uso da via afugentou os ciclistas, devido à falta de segurança. O Governo do Estado já abriu licitação para contratação de empresa para instalar nova iluminação e a vencedora do certame deve ser conhecida no dia 25 deste mês.

Como o governador Reinaldo tem atendido às reivindicações de Marçal na busca por melhorias nas áreas de infraestrutura, saúde e educação na região sul do Estado, o deputado solicita mais uma benfeitoria que tem como objetivo garantir maior mobilidade urbana para quem mora em Dourados e Itaporã.

Grandes obras realizadas em Dourados como recapeamento da região central e de bairros, construção do Hospital Regional, construção do viaduto na BR-163 e revitalização da avenida Coronel Ponciano são projetos de Marçal atendidos pelo Governo do Estado.

Fonte: Assessoria

Marcelo Mourão quer informações sobre a Ceasa de Dourados anunciada há 6 anos

Desde 2016 que a população de Dourados aguarda com bastante expectativa a implantação da Ceasa (Central de Abastecimento de Alimentos). A construção já estava até com imóvel definido, mas as discussões não avançaram e 6 anos depois, nem o terreno seria mais o mesmo.

O vereador Marcelo Mourão (Podemos), através de requerimento, está solicitando tanto do município quanto do Estado, informações a respeito. “Nós queremos saber como está essa discussão, os encaminhamentos já feitos, a previsão de conclusão da unidade e os responsáveis pelos trabalhos de instalação”, questionou o parlamentar.

Marcelo lembra que em 2016 inúmeras matérias foram veiculadas na mídia sobre a instalação da Ceasa em Dourados, pontuando que até mesmo o local para construção do prédio já estava definido. Foi anunciado um terreno de 41.229,40 m², com localização estratégica de acesso.

Conforme ainda notícias veiculadas na imprensa local, a obra seria uma parceria entre o município e o Estado e a Agraer (Agência Estadual de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) chegou a anunciar, em agosto de 2016, que a Central estaria concluída até abril do ano seguinte, 2017.

Em 2019, o Governo do Estado informou que a obra estaria dependendo da aprovação da CCR, empresa que administra a BR-163, já que o terreno estaria localizado às margens da rodovia e os pontos de acesso teriam que ser autorizados pela empresa.

Ainda em 2019 novas informações divulgadas na imprensa revelaram que havia discussões no sentido de aproveitar para a Ceasa, o espaço destinado ao então Frigorifico do Peixe, que teve as obras paralisadas por falta de recursos. A proposta teria sido encaminhada, mas sem informações sobre avanços.

O vereador ressalta a importância de um empreendimento dessa natureza no município, principalmente para o fortalecimento da agricultura familiar que produz, mas precisa de mais espaço para comercialização. “É a oportunidade que o pequeno produtor tem para exercer a venda direta de seus produtos, tanto individualmente como em grupos”, finalizou Marcelo Mourão.

Fonte: Assessoria

Mauricio Lemes quer mais segurança no trânsito em frente de escola

A segurança de alunos, professores, servidores, pais, enfim, de toda a comunidade escolar do bairro Jardim dos Estados é preocupação do vereador Mauricio Lemes (PSB). Em indicação endereçada ao prefeito Alan Guedes (PP), com cópias ao secretário de Governo Wellington Rocha de Lima e à diretora da Agetran (Agência Municipal de Transportes e Trânsito) Mariana de Souza Neto, ele solicita a construção de uma faixa elevada em frente à Escola Municipal Frei Eucário Schmitt, no bairro Jardim dos Estados.

Mauricio justifica que a indicação tem objetivo de proporcionar mais segurança e acessibilidade aos pedestres. “A faixa é uma garantia de segurança para a passagem em vias de grande circulação de veículos, principalmente próximo às escolas, onde o movimento de pais e alunos é intenso”, explica, pontuando que com a realização da obra, haverá mais segurança aos que ali transitam.

SERVIÇOS

Mauricio Lemes também indicou ao prefeito e à Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos) a realização de operação tapa-buracos na Rua Nilson Vieira de Matos, no bairro Jardim Cuiabá e, também, em todas as vias públicas do bairro BNH 4º Plano.

O vereador explica que a Rua Nilson Vieira está com a malha asfáltica cheia de buracos e, “para evitar acidentes e garantir segurança e tranquilidade aos que transitam diariamente pelo local, é necessário o serviço com urgência”. Já em relação do BNH 4º Plano, ele observa que várias vias do bairro estão com buracos, causando transtorno e possíveis acidentes aos que trafegam pela região diariamente. “Os moradores do bairro estão reivindicando o serviço com urgência”, reforça.

Por fim, Mauricio solicitou da prefeitura, serviços de limpeza e roçada no campo “Zé Tabela”, no Jardim dos Estados. “A ação se faz necessária porque o mato está alto, contribuindo para proliferação de animais peçonhentos, mosquitos e acúmulo de lixos. Com isso, solicito a realização desse pedido, para garantir segurança aos que usufruem do local”, solicitou o vereador.

Fonte: Assessoria

Neno Razuk destaca anúncio de Reinaldo sobre pagamento de emendas parlamentares

O deputado estadual Neno Razuk (PL) comemorou na terça-feira (12) o anúncio de mais R $28 milhões em emendas fundo a fundo que serão liberadas pelo governador Reinaldo Azambuja, entre as quais constam o pagamento de R $1,5 milhões das emendas parlamentares de 2021 indicadas pelo parlamentar.

“Foram anunciados os pagamentos das emendas para os 79 municípios, fizemos algumas delas e só nesta primeira remessa serão R $28 milhões destinados para ações nas áreas de saúde e educação, que caem direto na conta dos projetos contemplados”, destacou.

Reinaldo já garantiu a ordem de pagamento. “As emendas, principalmente da área da saúde, que somam R $26,4 milhões; e da área da Educação, que chegam a R $1,7 milhão já começaram a ser pagas hoje mesmo por meio de transferências financeiras”, afirmou.

“Temos um prazo determinado pela legislação que vai até final de junho. É importante que não façam mais alteração na destinação do restante das emendas, que somam R $8 milhões, e que também olhem se as entidades e prefeituras têm toda a documentação para que o Governo possa fazer o pagamento”, frisou Reinaldo.

Fonte: Assessoria

Shows da 56ª Expoagro vão contemplar sertanejo, pop, eletrofunk e gospel

Os shows da 56ª Expoagro em 2022 vão contemplar sertanejo, pop, eletrofunk e gospel. A maior feira de agronegócio de Mato Grosso do Sul acontecerá entre os dias 13 e 22 de maio, totalmente presencial, no Parque de Exposições João Humberto de Andrade Carvalho, em Dourados.

O evento é uma realização do Sindicato Rural, e os shows são:

13/05: Brutos de Verdade (João Carreiro e Jads & Jadson), com entrada franca para pista;

14/05: Patrícia & Adriana e Bruno & Marrone;

15/05: Enzo Rabelo e Ana Castela;

18/05: Louvor e Adoração com Gabriela Rocha e Casa Worship;

19/05: Zé Neto & Cristiano e Antoniela Bigatão;

20/05: Ícaro & Gilmar e Dj Guga;

21/05: Jeferson Moraes e Pedro Sampaio

Os ingressos estão à venda de forma: online pelo BaladApp (https://baladapp.com.br/a/56-expoagro-2022/2544) ou presencialmente em seis pontos: Boné.com (Praça de Alimentação do Shopping Avenida Center), Unigran (Centro Universitário da Grande Dourados); Red Man (rua Drº Nelson de Araújo, 595); Banca do Jaime (avenida Marcelino Pires); Boliva Conveniência; 67 Planet Cell (av. Marcelino Pires, 2565) e Caminho de Casa Conveniência (rua Ponta Porã, 535).

Além dos shows, a Expoagro terá uma ampla programação com palestras, simpósios, leilões, exposição de maquinários, apresentação das principais tendências e tecnologias para o campo, praça de alimentação e espaço de entretenimento.

Fonte: Assessoria

Lei de Marçal Filho garante identificação de autista no RG

Abril é o mês marcado pela cor azul que aborda o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e uma lei de autoria do deputado Marçal Filho (PP) em vigor há pouco mais de um ano no Mato Grosso do Sul, tem garantido a identificação dos autistas no Registro Geral (RG).

O documento é um importante instrumento na defesa de direitos ao garantir prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial, nas áreas de saúde, educação e assistência social.

Conforme a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o Estado tem 465 pessoas com a carteira de identificação com Transtorno do Espectro do Autista.  Segundo Marçal Filho, a dificuldade em identificar o autismo visualmente cria vários obstáculos para o acesso a atendimentos prioritários e a lei garante a essa população o usufruto dos seus direitos, com maior segurança, agilidade e autonomia.

O documento com a identificação de autismo pode ser solicitado pelo próprio titular ou de seu representante legal, acompanhado de atestado médico ou de documento oficial que comprove o autismo.

A inclusão da informação é feita na forma escrita e por meio do símbolo mundial da conscientização do Transtorno do Espectro Autista. “Fui procurado por associações, pais de filhos autistas e juntos elaboramos a lei, que tem por objetivo facilitar a identificação das pessoas autistas para que tenham assegurados seus direitos, inclusive o atendimento preferencial”, reiterou o deputado.

Fonte: Assessoria

Liandra pede funcionamento do pavilhão da feira livre central

Com o propósito de oferecer aos feirantes um espaço apropriado para a comercialização de seus produtos, o ‘Pavilhão Coronel Francisco Libório Silveira’, localizado anexo a feira livre central está há mais de ano sem nenhuma utilização. Neste sentido, a vereadora Liandra (PTB) encaminhou indicação à administração municipal, solicitando o início do atendimento com a instalação da praça de alimentação no local.

O pavilhão foi entregue em dezembro de 2020 e possui estrutura básica para funcionamento da praça de alimentação, com banheiros, área delimitada para instalação de box individuais, tomadas elétricas e torneiras. “É um local apropriado para a atender os feirantes, incluindo a praça de alimentação, com um amplo espaço disponível para mesas e cadeiras”, considera Liandra.

A vereadora esteve no domingo (10) conversando com os feirantes, que relataram algumas necessidades urgentes, principalmente serviços de limpeza e roçada em toda a área da feira livre.

Também em indicação encaminhada ao Executivo, durante a sessão na Câmara Municipal, a vereadora Liandra solicita a limpeza do local, com roçada, retirada de entulhos e manutenção das barracas danificadas por ventanias. “Em todo o espaço ao redor da feira está tomado pelo mato alto e por galhos de árvores secos que foram depositados por vários pontos da feira e não foram retirados, causando um aspecto de abandono ao ambiente, que é muito frequentada pelos munícipes douradenses e da região. Da mesma forma, algumas lixeiras foram danificadas e necessitam de manutenção, além da colocação de sacos plásticos”, reforça o documento.

As indicações foram encaminhadas ao prefeito Alan Guedes (PP), com cópias aos secretários municipais, Romualdo Diniz (Semsur), Ademar Roque Zanatta (Agricultura Familiar) e Wellington Henrique Rocha de Lima (Governo).

Fonte: Assessoria

Gil do Vigor faz estreia arrasadora na Dança dos Famosos, dá selinho e se emociona

O ex-BBB Gil do Vigor levou o público do Domingão com Huck, ontem (10), à loucura com a sua apresentação na Dança dos Famosos. O famoso fez a sua estreia no quadro e mostrou muita desenvoltura.

O economista foi o último a se apresentar no quadro do Domingão, surgiu soltinho no palco e com um requebrado surpreendente. Gil do Vigor até deu selinho em sua parceira de dança e, em seguida, surgiu visivelmente emocionado.

“Você é um moleque muito corajoso, é o maior barato, você é muito especial. Que bom que você está aqui”, disparou Luciano Huck logo após a apresentação.

Os coreógrafos Ana Botafogo, Carlinhos de Jesus e Zebrinha, que são os responsáveis por dar as notas técnicas aos competidores ao longo de toda a temporada, fizeram elogios. No júri artístico, participaram Chay Suede e Letícia Colin.

Carlinhos de Jesus elogiou que eles inverteram os papeis esperados para homens e mulheres. “Eu queria acrescentar a troca de condutor e conduzido, esse é um novo momento, que a gente está vivendo e já deveria estar vivendo há muito tempo“, afirmou o professor.

Internautas elogiam Gil do Vigor

No Twitter, o ex-BBB foi muito elogiado por sua apresentação. “É apenas impressionante como Gil do Vigor se tornou uma PERSONALIDADE brasileira. Nem só influenciador, nem só ex-bbb, nem só economista. É uma lenda aclamada pelo público”, comentou um internauta.

“Sem sacanagem nenhuma, mas assistir o Gil do Vigor na Dança dos Famosos me deu toda a energia positiva pra começar a semana”, declarou outra. “O carisma do Gil do Vigor é completamente irresistível! Ele apareceu e já mudou total a energia do quadro”, disse mais um.

Fonte: Portal Terra

Neno Razuk solicita ao DSEI a reativação de poço para comunidade indígena em Paranhos

O deputado Neno Razuk (PL) solicitou ao Coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena(DSEI) Luiz Antonio de Oliveira Júnior, a reativação do poço de água da Aldeia Paraguassu em Paranhos. A proposição foi apresentada por meio de indicação via Assembleia Legislativa. A demanda chegou a pedido do vereador do município de Paranhos Milton Rogério da Silva.

“É um anseio da comunidade que há anos vem sofrendo com a escassez e falta de água, pedimos que em caráter de urgência seja feita  a reativação do poço artesiano, que parece ser algo simples mas é vital para todos”, destacou Neno Razuk sobre o atendimento da demanda.

O parlamentar espera a solução do problema o mais breve possível. “Precisamos prezar pela comunidade indígena, levar a eles uma condição de vida melhor e de qualidade. A água potável é um direito. A ação vai proporcionar inclusive a geração de emprego e renda, já que plantar e colher só é possível quando tem como irrigar a terra”, lembrou ainda.

O vereador agradeceu ao atendimento e afirmou que todos da comunidade já estão ansiosos. “Ficamos felizes e temos certeza que as famílias beneficiadas também vão comemorar. Além disso, água é vida”.

Fonte: Assessoria