domingo, 28 de junho de 2026

Live Solidária em Maracajú terá participação do cantor gospel Fernandinho

Acontece no próximo dia 5 de julho a Live Solidária com a participação do cantor Fernandinho, um dos maiores destaques da música gospel brasileira e dono de grandes sucessos das últimas décadas. A live inicia às 19 horas (horário de MS) e será transmitida através do canal da Copasul no Youtube e na fanpage da cooperativa. O intuito da live é angariar fundos para o Hospital Soriano Corrêa da Silva, de Maracaju. A realização da Live é da Associação Beneficente de Maracaju – ABM, que administra o único hospital da cidade, e o evento está inserido na agenda do Dia de Cooperar.

A participação de Fernandinho faz parte de uma ação de caráter filantrópico conjunto, que terá também a participação da Copasul que cedeu o local para a live e os canais de divulgação. Além disso, a empresa de internet Disk Sistemas e a Prefeitura de Maracaju disponibilizarão suporte para a live, como o sinal de internet e os exames de Covid para quem for trabalhar no evento, respectivamente. A apresentação da live será feita pela jornalista Vanessa Bordin, de Maracaju.

Como é o único hospital de Maracaju, a expectativa de participação do público é muito grande. Conforme a presidente da ABM, advogada Teliane Alves Bisognin, o hospital tem uma estrutura bastante competente, tanto do corpo de funcionários quanto das instalações, e a melhoria dos enxovais e vestimentas para o hospital é uma demanda importante.

“A instituição não investiu nos últimos anos na aquisição de novos enxovais e vestimentas e a necessidade é que se tenha roupas de cama e para pacientes em quantidade que assegure que, após a lavagem, o tecido descanse por aproximadamente 48 horas. Isto alonga a vida útil do material e ainda contribui para a higiene do hospital, o bem-estar do paciente, a autoestima e muitos outros pontos importantes”, destaca.

Teliane destaca que a ABM está aberta à contribuição da sociedade uma vez que é um hospital que atende a população maracajuense e tem desempenhado um importante papel no contexto da pandemia. “Este é mais um motivo para que tenhamos os enxovais renovados e em quantidade que nos possibilite um atendimento ainda melhor”, disse.

Valdemir Cargnin Tonelli, gerente da Unidade Copasul em Maracaju, falou da importância da contribuição para o hospital local. “Neste ano, a ABM solicitou à Copasul a doação de tecidos para melhoria do enxoval do hospital, composto por roupa de cama, roupas hospitalares para pacientes e para o corpo de funcionários. Foi quando surgiu a ideia de fazer a live. O contato com Fernandinho partiu da ABM e o cantor aceitou. Pra gente é uma honra contribuir de alguma forma e o que pedimos é que nossos colaboradores, cooperados e todos de Maracaju contribuam. O pouco de cada um vai ser muito no final”, disse.

Os interessados em fazer a doação já podem contribuir através de PIX. A chave é o CNPJ da ABM: 24.644.494/0001-05. O banco é o Sicredi e a conta está em nome da Associação Beneficente de Maracaju.

Fonte: Assessoria

Chamamé recebe registro de bem imaterial de Mato Grosso do Sul

Enraizado na cultura e na história do povo sul-mato-grossense, o gênero musical chamamé recebeu o registro de bem de natureza imaterial de Mato Grosso do Sul.

O bem imaterial “Chamamé” será registrado no Livro de Registro dos Saberes onde são inscritos conhecimentos e modos de fazer arraigados no cotidiano das comunidades. O registro é um instrumento legal de preservação, reconhecimento e valorização do patrimônio imaterial de Mato Grosso do Sul.

Desse modo, o “Chamamé” oficialmente passa a integrar a lista de bens do Estado, estando em conformidade com a Lei n° 3.522 de 2008 que dispõe sobre a proteção do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Estado.

O titular da Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura (Secic), João César Mattogrosso destaca que o chamamé possui grande representatividade para a cultura local e é digno de tal reconhecimento.

“O chamamé faz parte da nossa história e das raízes sul-mato-grossense. O registro reconhece a expressão cultural e a importância do gênero musical como patrimônio imaterial, preservando a identidade e singularidades”.

Integrante do Centro Cultural Chamamé de Campo Grande, Jânio Fagundes lembra conquistas importantes como o Dia Estadual do Chamamé – 19 de setembro – e afirma que o ato fortalece o movimento chamamezeiro em todo Estado.

“Representa a consolidação, a formalização daquilo que já faz parte do nosso dia a dia. Para nós que temos o chamamé na veia, que dormimos e acordamos com chamamé é extremamente representativo e motivo de orgulho”.

Assinado pelo governador Reinaldo Azambuja e o secretário de Cidadania e Cultura, João César Mattogrosso, o decreto n. 15.708 pode ser conferido no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (30).

 

Fonte: Portal do MS

Médica tem beleza elogiada por Padre Fábio de Melo durante o ‘Encontro’

O padre Fábio de Melo foi o convidado desta terça-feira, 29/6, do Encontro. O religioso ficou atento às informações sobre vacinação passadas pela médica Luana Araújo, a quem elogiou, e se lembrou da perda da mãe, Ana Maria, em março, vítima da Covid-19.

Padre Fábio comentou também sobre o novo livro, o romance “A Hora da Essência”, que propõe uma reflexão:

“Nós nos perdemos com facilidade, nos tornamos outros diante da expectativa das pessoas. Para sermos aceitos, nós nos adaptamos, mas ninguém é feliz longe de sua essência. O caminho interior é difícil de ser trilhado, mas é possível e pode ser encontrado por meio de meditação, religião e amizades”, pontuou ele.

Luana Araujo, médica infectologista (Foto: Divulgação)

Ao repercutir o vídeo da ex-jogadora de vôlei Fernanda Venturini sobre ter escolhido a vacina “menos pior”, a infectologista Luana Araujo ressaltou que não existe uma vacina melhor do que a outra e que os imunizantes têm por obrigação proteger contra os casos moderados e graves da Covid-19.

“Todas as vacinas são eficazes, nenhuma deve ser escolhida ou preterida e quanto mais pessoas vacinadas, maior é a imunização coletiva. A vacina é a forma mais inteligente de se proteger a si e aos outros”, explicou ela, que falou ainda sobre o tempo em que o imunizante começa a fazer efeito e da importância de se evitar aglomerações, de se manter a higienização das mãos e do uso de máscara:

“Existe um tempo para a vacina ensinar o corpo a fazer a defesa contra a doença, que é de 14 dias, em média. E é importante voltar para a segunda dose para complementar a imunização, além de manter os cuidados usando máscara, evitando aglomeração e lavando as mãos.”

Fonte: G Show

Ciclista pedala 365 km de Sorocaba a Aparecida em homenagem à mãe que morreu

Um ciclista de Sorocaba (SP) pedalou 365 quilômetros até Aparecida (SP) em 24 horas para prestar uma homenagem à mãe Antônia, que morreu de complicações de uma doença em dezembro de 2019.

O treinador de ciclismo Bruno Goia, de 31 anos, contou ao G1 que se preparou durante três semanas para o desafio e, na véspera do aniversário da mãe, se lançou ao ‘caminho da Toninha’, nome que ele deu ao percurso.

“Foi difícil. É um pouco complicado se preparar, porque é muito mais psicológico. Tem que estar preparado fisicamente, mas administrar a cabeça é muito maior. Eu parti com um sentimento de tristeza por homenagear alguém que não está mais entre nós”, comenta.

Segundo Bruno, Antônia já havia se curado de um câncer de mama em 2005 e tratava uma outra doença há alguns anos. Ela tinha uma complicação intestinal inflamatória e crônica que afeta o revestimento do trato digestivo, chamada de doença de Crohn. No fim de agosto de 2019, a mãe teve uma infecção urinária e isso fez com que ela ficasse muito fraca.

“Ela estava muito fraca, voltou do hospital com quase 10 quilos a menos e piorou. Eu cuidei dela por uns dois ou três meses em casa, mas ela não aguentou, foi internada de novo e não voltou mais”, explica Bruno.

Na mesma época da morte de Antônia, o ciclista também realizou um pedal e, neste ano, queria fazer uma homenagem com algo que era importante para a mãe. “Somos católicos e ela sempre foi devota de Nossa Senhora”, comenta.

A poucos quilômetros de Monte Verde (MG), Bruno seguiu sozinho (Foto – Arquivo Pessoal)

Superação

Com o objetivo de completar os 365 quilômetros em 24 horas, Bruno saiu de Sorocaba no dia 11 de junho, às 6h, rumo a Aparecida.

Um amigo do ciclista o incentivou a registrar o momento com fotos e vídeos. Por isso, junto com ele foram quatro pessoas, divididas em dois carros, para capturar imagens. A cada duas horas, a equipe e o ciclista faziam uma pausa para as refeições.

“Eu fiz o percurso com tempo, foi algo de performance e a gente parava para comer a cada duas horas. A competição mesmo era comigo, me superar a cada hora”.

A poucos quilômetros de Monte Verde (MG), na região de Joanópolis (SP), depois das 18h, a equipe teve que se separar e Bruno seguiu sozinho. Foram estes momentos que o ciclista relatou como os mais difíceis.

Fonte: G1

UFGD promove show virtual com a banda Vokalika, nesta sexta

Nesta sexta-feira, a partir das 20 horas, o canal da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) na plataforma Youtube irá transmitir o show da banda douradense Vokalika. O show faz parte do projeto Celebração, que neste ano está programado para acontecer em versão digital, em função das medidas de distanciamento social necessárias para a contenção da pandemia de covid-19.

Composta pelo trio Eliezer Rosa (violão), Kleberson dos Santos (tajon) e Kleber dos Santos (violão), a banda realizou um show gravado em estúdio, especialmente para o projeto Celebração.

Tanto a comunidade universitária como a sociedade douradense estão convidadas a aproveitar a noite de sexta-feira desfrutando dessa apresentação gratuita, com uma variedade de estilos musicais para agradar pessoas de todas as idades. O link para o show é: https://youtu.be/mzkiwx7u11I.

O conceito da iniciativa Celebração, realizada pela Coordenadoria de Cultura, órgão vinculado à Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFGD, é selecionar, por meio de edital, artistas regionais e nacionais para shows musicais, espetáculos teatrais e de dança para apresentações em Dourados, mais especificamente em datas importantes do calendário acadêmico da Universidade ao longo do ano.

Em 2021, pela primeira vez, o formato dos shows teve que ser adaptado para o on-line, seguindo a tendência dos eventos que já vêm sendo realizados pela UFGD e por outras instituições e artistas. Além da banda Vokalika, se apresentarão, ainda, Misbehavior e Tiemy.

VOKALIKA

O conjunto começou em 2017, com a reunião dos ecléticos músicos e intérpretes douradenses Eliezer, Kleberson e Kleber.

Surgiu como um projeto paralelo, já que os três têm suas carreiras artísticas consolidadas, e veio com um repertório de clássicos da MPB, do pop, do reggae e do rock nacional e internacional, com um estilo único de interpretação pautada nos vocais. Os músicos prometem uma sonoridade inovadora para todos os públicos.

No canal do Vokalika no YouTube, é possível encontrar seus dois singles, além de vídeos com covers de grandes sucessos. Este ano, a banda promete o lançamento de mais uma música inédita.

 

Fonte: Assessoria

Ex-BBB Sarah Andrade festeja 30 anos com biquíni de onça 3 semanas após lipo

A ex-BBB Sarah Andrade apostou em um look praia para curtir a chegada dos 30 anos: 3 semanas após fazer lipo LAD, a brasiliense escolheu um biquíni animal print de onça e saída de praia com transparência da mesma padronagem durante viagem a Trancoso, na Bahia, com amigos. “Mesmo com todos os sonhos e planejamentos, nunca imaginei como ele realmente chegaria”, indicou a consultora de Marketing, satisfeita com o resultado do procedimento estético.

Cotada para apresentar uma atração no SBT, a publicitária apontou as mudanças que percebeu em si mesma na terceira década de vida. “Essa data veio como um furacão, invadindo e reconstruindo tudo por aqui. Me fazendo ainda mais forte, mais grata e pronta para o que a vida tem a oferecer”, afirmou nesta terça-feira (22).

“A comemoração foi em equipe, distante de muitos outros que eu amo e são essenciais pra mim, mas especial e honrada por tudo que a vida tem me permitido. 30 anos de uma trajetória de aprendizado e muita vontade de fazer acontecer. Obrigada a todos que estão celebrando esse dia comigo”, acrescentou ainda a ex-BBB, também adepta da harmonização facial.

Reprodução/Instagram

MSN

O que levou Faustão e Globo a romperem de forma tão repentina?

Desde o anúncio da saída imediata de Faustão da Globo na última quinta-feira (17), muita gente se pergunta os motivos que levaram o apresentador e a emissora a romper o vínculo de forma tão abrupta. Fausto Silva saiu do hospital na terça-feira (15) após tratar uma infecção urinária e chegou a marcar reunião com sua equipe, mas não mais vai poder se despedir do público do programa.

Nos bastidores da Globo, funcionários especulam que algo grave tenha acontecido na reunião entre Faustão e os principais executivos da emissora na quarta-feira (16). De acordo com Daniel Castro, do Notícias da TV, a alta cúpula teria sugerido a saída do apresentador no final de agosto, ao final da Super Dança dos Famosos, porque estariam descontentes com seu comportamento. Faustão, no entanto, não teria gostado da proposta e teria sugerido a imediata rescisão, que foi aceita e replicada na curta nota emitida pelo canal.

Ainda segundo o colunista, Faustão estava descontente com a redução de tempo que o programa sofreu recentemente, além do fato de não ser mais ‘gravado’ ao vivo (para ser exibido em poucos minutos), o que teria rendido censuras ao modo com o qual ele apresenta. Anteriormente, ele decidiu não renovar seu contrato com a Globo quando ficou sabendo que seu programa e ele perderiam espaço na grade a partir de 2022.

Corre a informação de que a Globo julga que a decisão de Faustão de assinar contrato com a Bandeirantes e anunciar a novidade em abril, oito meses antes do término de seu contrato, tenha sido revanchismo. Também há a avaliação de que Faustão estava comandando o Domingão com falta de entusiasmo ultimamente por conta de todos os acontecimentos.

Aliado ao descontentamento de ambas as partes, há o bom desempenho de Tiago Leifert na substituição do titular dos domingos, que, além de trazer público jovem, é mais barato e “queridinho das marcas”.

 

Fonte: MSN

Sikêra Jr. confirma cachê de R$ 120 mil do governo Bolsonaro

O apresentador Sikêra Jr. confirmou receber o cachê de R$ 120 mil do governo para realização de ações publicitárias. No programa ‘Alerta Nacional‘ da última quinta-feira (17), ele comentou sobre os rendimentos após informações publicadas pelo jornal Folha de S. Paulo.

“Ganhei os R$ 120 mil e estou esperando mais. Foi trabalhando honestamente. Esse dinheiro antes ia para a Folha (de S. Paulo), para a TV Globo. Mas agora não vai mais. Distribuem para outras empresas. E esse ainda é um dos menores cachês”, afirmou o apresentador.

Na sequência, o apresentador ainda disse que o seu cachê é um dos menores pagos pelo governo. “Eu exijo um aumento, Bolsonaro. Só deu isso de dezembro até agora? Como eu só recebo 120 mil do Governo?”, questionou.

“Pode dizer que por esse valor eu não quero mais. Eu pago mais do que isso só de imposto”, continuou o apresentador após pontuar que recebe R$ 60 mil de duas empresas diferentes para realizar propagandas.

“Meu faturamento é muito bom. Com fé em Deus, até dezembro eu estarei faturando mais de R$ 1 milhão por mês. Só da RedeTV! eu ganho mais de R$ 500 mil. Vocês estão com inveja”, finalizou.

 

Fonte: Portal Terra

Âncora dá bronca em jornalista na GloboNews: “Pare de falar”

Um momento tenso em coletiva de imprensa do presidente dos Estados Unidos em Genebra gerou um ruído entre colegas do ‘Em Pauta’, da GloboNews, na noite de quarta-feira (16).

O comentarista Guga Chacra, baseado em Nova York, falava a respeito do embate de Joe Biden com uma jornalista que o confrontou a respeito do pouco efeito prático da conversa dele com o presidente russo Vladimir Putin.

“Explica e chama pra gente, Guga”, pediu o âncora Marcelo Cosme, no estúdio do Rio. “Explica o que aconteceu e chama esse pedacinho (de imagem) pra gente, por favor.”

Guga então detalhou o quase bate-boca entre Biden e a repórter, conforme o colega pediu. “Tem a imagem ou não, Marcelo?”, questionou.

Nesse momento, o âncora se mostrou um tanto impaciente. “Eu preciso que você pare de falar para rodar esse trechinho aí, então. Calma aí, Guga, vamos assistir.”

Guga ainda balbuciou “eu não entendi” antes de ser cortado pela exibição da imagem de Biden sendo indelicado com a repórter diante das câmeras, na Suíça.

Ficou evidente que a comunicação entre o correspondente nos Estados Unidos e o apresentador na sede carioca da GloboNews foi prejudicada pelo ‘delay’, o atraso do áudio entre os dois.

Especialista em geopolítica internacional, Guga Chacra às vezes se mostra afobado por conta do entusiasmo em comentar determinados temas.

Seu jeito descontraído e a emoção à flor da pele o tornaram um dos jornalistas mais populares da GloboNews. É alvo frequente de brincadeiras dos colegas de emissora.

Repórter experiente, com relevante trabalho nos bastidores do poder, em Brasília, Marcelo Cosme ganha cada vez mais destaque como âncora e está entre os cotados para comandar futuramente algum telejornal na Globo.

 

Fonte: Terra

Justiça arquiva processo contra Felipe Neto por suspeita de corrupção de menores

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) arquivou o processo contra o youtuber Felipe Neto, que era investigado por suspeita de corrupção de menores.

A juíza Daniella Alvarez Prado, da 35ª Vara Criminal do Rio de Janeiro, aceitou o pedido do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e decidiu pelo arquivamento do caso.
Felipe comemorou a decisão em suas redes sociais. Ele classificou a investigação como “um golpe baixo, sujo, horrível”.

“A alegação dos acusadores era de que eu teria cometido esse crime nojento apenas porque não colocava classificação indicativa de idade nos meus vídeos do passado. Ora, até hoje praticamente nenhum youtuber no planeta coloca classificação em seus vídeos. Foi um golpe baixo, sujo, horrível. Muitas pessoas acreditaram e acham que eu sou um corruptor de menores. Por isso, preciso de ajuda de vocês. Espalhem essa matéria, espalhem a verdade, eu peço do fundo do meu coração. Nós sempre vamos vencer!”, concluiu o influenciador.

A investigação contra Felipe partiu da Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI), que deu início ao caso em novembro de 2020.

Os investigadores afirmaram na ocasião que o influenciador digital seria suspeito de divulgar material impróprio para crianças e adolescentes em seu canal do Youtube.

Segundo a polícia, Felipe Neto não teria limitado a classificação etária dos vídeos que teriam “conteúdo e linguajar inapropriado para menores”.

Mais uma vitória

Há menos de um mês, Felipe Neto também viu a Justiça arquivar outro inquérito contra ele. Na ocasião, a investigação contra o youtuber foi por ele ter chamado o presidente Jair Bolsonaro de genocida.

Em março, a Justiça do Rio já havia suspendido, através de liminar, o inquérito que investigava o caso, aberto após pedido do filho de Jair, o vereador Carlos Bolsonaro.
Assim como o último processo, essa investigação também estava por conta da Delegacia de Repressão a Crimes de Informática, com base na Lei de Segurança Nacional.
Em sua decisão, a juíza Gisele Guida Faria, da 38ª Vara Criminal, afirmou:

“A conduta do paciente expressou, apenas, ácida crítica ao Presidente da República, sem objetivar ou colocar em risco o Estado ou suas instituições.”

 

Fonte: Portal G1

Viih Tube compra carro de luxo avaliado em quase R$ 900 mil

A ex-BBB e influenciadora digital Viih Tube ostentou na terça-feira (01) nas redes sociais. Ela compartilhou com os seguidores seu novo carro, um modelo Porsche Cayenne, avaliado em R$ 890 mil.

“Eu sou o velho da lancha”, escreveu a youtuber na legenda. Os seguidores elogiaram Viih, e Ariadna Antunes até brincou com a jovem. “Ai que luxo, tá precisando de uma sugar baby?”, escreveu. “Não cansa de ser patroa?”, perguntou uma fã.

“Eu sou o velho da lancha”, escreveu a youtuber na legenda

 

Fonte: Portal MSN

 

Kelly Key é vacinada contra a Covid-19 e desabafa

Na última segunda-feira (24), a cantora Kelly Key recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19, e aproveitou o momento para justificar aos fãs, o motivo da imunização aos 38 anos. No desabafo, ela contou ter psoríase, uma doença autoimune.

Na sequência, ela revelou se sentir muito feliz com o que esperava há um bom tempo. “Estava muito ansiosa para o dia de hoje. Ainda falta a próxima dose. Para quem já tomou as duas, é muito importante lembrarmos que mesmo vacinados, devemos manter as mesmas regras de proteção, uso de máscaras, lavar as mãos e usar álcool em gel… Desejo vacina para todos. Precisamos dela para resistir, reconstruir esse país, frear essa tragédia e espantarmos de vez o coronavírus de nossas vidas”, contou a gata.

Ao verem o momento da vacinação, os fãs da loira a cercaram de carinho na legenda da publicação. “Uau, parabéns minha musa, você merece demais, saiba disso”, disse um rapaz. “Feliz da vida”, revelou a segunda pessoa. “Amém, assim ficamos mais aliviados”, afirmou mais uma.

Maternidade

Mãe de Suzanna Freitas, Vitor e Artur, Kelly Key recentemente divulgou uma foto em que aparece coladinha nos três, e aproveitou o momento em família para comemorar a data voltada à essa data.

Segundo ela, ser mãe é algo que não transforma do dia para noite, já que sempre os sentimentos são intensos e mudam. “E continua me transformando! É mágico, delicioso e vale cada aperto no coração ( quem é mãe sabe q vivemos c ele nas mãos ) Minha escadinha ( na verdade “dona” ) mais preciosa me completa e da sentindo a minha vida! Tudo por eles! ETERNAMENTE”, finalizou.

 

Fonte: Portal Terra

Professor da UFGD lança livro sobre a importância da História Oral como valorização da memória

Inaugurando no Brasil o conceito que dá nome à obra, o livro “Memórias e Narrativas: História Oral Aplicada” foi lançado em 2020 com o objetivo de favorecer a discussão sobre memória de expressão oral em diferenciação de memória de expressão escrita, revendo a metodologia da História Oral adotada até o presente momento no país.

Como coautor, o docente da Faculdade de Ciências Humanas (FCH) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Leandro Seawright, atua junto a um dos pioneiros da moderna História Oral no Brasil, o professor José Carlos Sebe Bom Meihy, atual coordenador do Núcleo de Estudos em História Oral da Universidade de São Paulo (NEHO-USP).

“Chegamos em um momento de devolver ao público uma história oral que possa produzir, na medida da memória desse público, uma narrativa efetiva, de mobilização da sociedade, então, revimos toda a metodologia que ele construiu, inaugurando, assim, no Brasil, o que estamos chamando de História Oral Aplicada”, diz Leandro, referindo-se aos métodos desenvolvidos pelo professor José Carlos.

Em sua apresentação, o livro traz um pouco do conceito presente na História Oral que é o de “memória de expressão oral”: “é mais que reportagem, mais do que geração de novas pautas de debate e muito mais do que diagnóstico social. É sempre sondagem profunda, reflexão sobre o que é retido e reelaborado na intimidade da memória, substância que se projeta no diálogo entre partes interessadas na busca por entendimentos […]”.

Leandro, que é doutor em História Social pela USP e, atualmente, ministra aulas nos cursos de graduação e pós-graduação em História da UFGD, explica que há poucas décadas seria inusitado, no Brasil, se falar em analisar as histórias das pessoas, ou seja, a oitiva, a transcrição e a transcriação de relatos pessoais não eram levadas em conta quando da construção da história, em si.

“Mas, e se pudéssemos ouvir e analisar as histórias por meio de quem vivenciou experiências traumáticas como catástrofes naturais, ditaduras, pandemias, entre outros eventos ou fenômenos sociais? Interessam as memórias de todas as pessoas, desde os idosos até os jovens ou as crianças, além das mais variadas comunidades. História Oral é terreno comum, democrático, e, por isso, desde que bem tratada, volta-se para um estatuto próprio de operações e motivações sociais que instruem a proposta”, esclarece.

capa do livro

HISTÓRIA ORAL APLICADA

De acordo com o docente, fala-se em História Oral Aplicada em função de sua inclinação para o refinamento teórico-metodológico, ao mesmo tempo em que prioriza a linguagem em sentido amplo e, por conseguinte, a língua das pessoas comuns, seus modos de vida, seus pensamentos ou expressões autônomas. “História Oral Aplicada não é matéria exclusiva de historiadores, mas de pedagogos, sociólogos, filósofos, juristas, psicólogos, profissionais de saúde, entre outros públicos acadêmicos e não acadêmicos”, sugere.

Por meio de entrevistas específicas, a História Oral Aplicada qualifica a função dos trabalhos nos quais é empregada. O professor ilustra: “atualmente, as pesquisas em História Oral são as mais diversas. Dois de meus orientandos, por exemplo, estudam as questões indígenas. Um deles se propôs a ouvir as narrativas de famílias afetadas com o fenômeno do suicídio entre os povos originários e, o outro, que é da etnia Guarani, estuda as memórias de Porto Lindo. Há, ainda, pesquisas sobre as várias formas de violência, xenofobia, ditaduras e outras feições antidemocráticas. Destacam-se estudos com quilombos e pessoas atingidas por catástrofes naturais”, cita.

Leandro enfatiza que a memória “por escrito” percorre caminhos próprios paralelos, diferentes da “pronunciada verbalmente”. Ou seja, não se tratam de duas memórias distintas, mas que possuem autonomias expressivas próprias. Com a nova obra, portanto, o que os autores buscam é argumentar em favor de uma forma de produção de documentos, indicando critérios para formulações da expressão da memória falada, gravada, materializada do oral para o escrito e disposta ao público.

Gostou da temática? O livro foi lançado pela Editora Contexto e pode ser adquirido pelo link https://www.editoracontexto.com.br/produto/memorias-e-narrativas-historia-oral-aplicada/3210268.

 

Fonte: Assessoria

‘Fiz muito sexo, fui muito julgada e sofri horrores’, diz Deborah Secco

A atriz Deborah Secco contou no podcast ‘Prazer, Renata’ como foi julgada e sofreu preconceito, dentro e fora de casa, por falar de sexo, posar nua e atuar no filme ‘Bruna Surfistinha’ em que interpretou uma garota de programa. Segundo ela, a própria família e as empresárias da época achavam que o filme seria ruim para a carreira dela. Deborah participou do episódio ‘Sexo: Aqui Não É Tabu’ ao lado das atrizes Maria Bopp e Claudia Ohana.

“A minha irmã, quando fiz a capa da Playboy, eu lembro, ela fazia faculdade e escondia as revistas e botava outras revistas por cima para não ver a irmã dela na capa da Playboy. Talvez meus irmãos sejam muito diferentes de mim. Eu sempre fui muito julgada em casa e fora de casa”, disse.

Deborah Secco, que tem hoje 41 anos, é casada com Hugo Moura e mãe da Maria Flor, de 5 anos, também revelou no podcast que sofreu muito por ser tão julgada. “O que podia ser ferida nessa vida por ter esse comportamento, eu já fui. Comecei a ser pública muito jovem. Queria muito ter uma família, então me apaixonava perdidamente. Me apaixonei muito. Vivi muitas paixões. Fiz muito sexo, fui muito julgada e sofri horrores por causa disso. Fui capa de revista como a destruidora de lares sem nunca ter feito nada com aquele casal específico. Sofri muito por causa disso”, disse.

A dificuldade de muitas mulheres de falar sobre sexo com amigas, parceiros, filhos e até médicos conduziu a conversa no episódio. Deborah também alertou como a opressão acaba silenciando muitas mulheres sobre esse assunto. “Sexo é um coisa que todo mundo faz. Depois que minha filha nasceu, isso ficou muito claro. A coisa mais incrível que eu fiz na minha vida foi sexo, que gerou um ser que nasceu, cresceu dentro de mim. Todo mundo que nasceu é fruto de sexo”, opinou Deborah.

 

Com máscara no queixo, Neymar é vacinado na França

Neymar foi vacinado contra o coronavírus nesta quinta-feira, 20, na França. O atacante divulgou um vídeo em que aparece recebendo o imuzinante. No momento da vacinação, o jogador não fazia uso correto da máscara, que estava no queixo.

“Depois de tanta espera, chegou a minha vez. Que felicidade…Espero que tudo volte ao normal o mais rápido possível e que não só o meu país BRASIL mas o mundo inteiro possa estar vacinado”, escreveu Neymar nas redes sociais.

Na semana passada, Gil Cebola e Jô Amâncio, que vivem com o jogador em Paris, divulgaram que receberam a Pfizer e comemoraram a vacinação. 

Durante a pandemia, Neymar se envolveu em polêmicas. O atacante promoveu uma grande festa de Ano-Novo em sua mansão em Mangaritiba, no Rio de Janeiro. Na época, ele disse que o evento contou com poucos convidados e que todos os presentes realizaram testes PCR para covid.