quarta-feira, 24 de abril de 2024

Ainda sonhando em ser prefeito, Barbosinha se filia no PSD na próxima quinta-feira

Sonho meu

Em release distribuído à imprensa, o vice governador do MS, Barbosinha anunciou sua filiação ao PSD (Partido Social Democrático), prevista na quinta-feira (28), em São Paulo, com aval do presidente do Diretório Nacional, Gilberto Kassab e do senador Nelsinho Trad, presidente do partido no Estado, alimentando assim, o sonho de ser prefeito de Dourados.

Sem tucanos

Apesar de não ser o “escolhido” dos tucanos para “revanche” com o atual prefeito Alan Guedes (PP), o texto afirma que a filiação de José Carlos (Barbosinha) no PSD, conta com o “total apoio” do governador Eduardo Riedel  e do ex-governador Reinaldo Azambuja, presidente estadual do PSDB. Será?

Com Nelsinho

Já Nelsinho Trad disse que o PSD passa por um processo de revitalização orgânica e política em todo o Estado. Depois de perder lideranças importantes e espaços que detinha nos diferentes cenários de representação política, em consequência da frustrada candidatura do ex-prefeito Marquinhos Trad ao governo, o partido já está se recompondo plenamente.

Ainda Nelsinho

O importante, segundo o senador é que “passamos a construir um mosaico pré-eleitoral com dois alicerces principais: fortalecimento orgânico e alinhamento estratégico, que passa pelos entendimentos no ambiente em que estão o PSDB e o governo estadual. Estamos somando forças, não só internas, mas com as demais parcerias do nosso bloco de ação política”. Então tá bom…

Assessor de Riedel empurra repórter e tenta impedir trabalho da imprensa em Dourados

Empurrão

A repórter Lilian Rech, da TV Rit, levou um baita empurrão de um dos assessores que acompanharam o governador Eduardo Riedel (PSDB) e o vice-governador Barbosinha (PP), na tarde de hoje (23), durante evento na Colônia Paraguaia de Dourados.

Mais empurrão

O fato ocorreu quando a repórter tentou se aproximar do governador para gravar uma fala (sonora) sobre o convênio que será feito na construção da sede da Casa Paraguaia, quando surgiu o assessor e a empurrou, segurando pelo microfone da jornalista na tentativa de impedir a entrevista.

Ainda empurrão

Assim que o triste episódio aconteceu, uma outra assessora se desculpou pela atitude do colega, alegando que Eduardo Riedel é sempre acessível à imprensa. Coisa feia!

Repúdio

A coluna Rapidinhas! se solidariza com a colega Lilian Rech e repudia toda forma de censura e agressão à imprensa.

Riedel ainda não cumpriu promessa aos administrativos da Educação; Servidores intensificam protestos em escolas estaduais

Crédito: João Pires

Sem reajuste

Servidores administrativos da Educação, no Mato Grosso do Sul, ‘esperam sentados’ pela promessa de campanha do governador Eduardo Riedel (PSDB), que previa o aumento do auxílio-alimentação para a categoria, que hoje é de apenas R$ 100.

Prometeu e não cumpriu

De acordo com os servidores, o compromisso do governador, inclusive assinado durante campanha eleitoral na Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação do MS), seria o reajuste do vale-alimentação para 400 reais, porém, até agora não foi cumprido.

Proposta retirada

O fato é que há menos de dois meses para o recesso parlamentar, a proposta foi simplesmente ignorada pelo Governo do Estado, que não fez questão de colocar nas pautas de votações o reajuste, prejudicando toda uma categoria que envolve profissionais da recepção, secretaria, cozinha, portaria, limpeza e inspeção de estudantes nas escolas.

Protesto ampliado

Enquanto isso a Fetems junto com os sindicatos dos municípios intensificam os protestos, com diversas faixas fixadas nas escolas estaduais, na tentativa de sensibilizar e fortalecer a cobrança da proposta assumida e depois negada, pelo governador Eduardo Corrêa Riedel.

Boicote no “Regionalzinho”

Passarinho rosa contou que diversos exames realizados no Hospital Regional de Dourados (antigo Hospital São Luiz) estão sendo boicotados para atender outros municípios do estado, ou seja, a prioridade que deveria ser para aos pacientes de Dourados não existe.

Mais boicote

O pássaro rosado contou que, por exemplo, de 15 exames de colonoscopia agendados em Dourados, através da Central de Regulamentação do Estado (CORE), mais da metade destes pacientes são encaminhados para outros municípios. Fica pergunta: “Por qual motivo não estão sendo atendidos os pacientes de Dourados?”.

Com boicote e sem UTI

O mesmo passarinho comentou a Rapidinhas, sobre as cirurgias eletivas realizadas no conhecido “Regionalzinho”.  Ele questiona o caso daquele paciente que necessite de atendimento de UTI em eventual complicação cirúrgica, sendo que não existe nenhuma sala de tratamento intensivo ou semi-intensivo na unidade.

Enquanto isso as obras do Hospital Regional….

Crédito: João Pires

LEIA MAIS: CONVIDADO DE HONRA EM REUNIÃO DO PSDB, MARÇAL PODE SER “O UNGIDO” NAS ELEIÇÕES 2024

Convidado de honra em reunião do PSDB, Marçal pode ser “o ungido” nas eleições 2024

 

Ex-deputado Marçal Filho foi o convidado de honra em reunião do PSDB, em Dourados (Foto: Reprodução/Instagram)

Ninho orquestrado

Caciques da capital se articulam para as eleições 2024 em Dourados. Tucanos liderados pelo deputado estadual Zé Teixeira, orquestrado por Sérgio de Paula, se reuniram ontem (23), num conhecido hotel da cidade, com o propósito de definir o nome do PSDB para encarar o prefeito Alan Guedes (PP), nas urnas no próximo ano.

Marçal no ninho

Passarinho que sobrevoa os corredores do poder, contou que Marçal Filho (ainda no PP) foi o convidado de honra do seu Zé para participar do encontro, e, deve ser o “ungido” para encabeçar a chapa do PSDB à prefeitura. Resta saber se o carismático radialista irá aceitar o convite e ingressar no partido.

Canto da Sereia

Só esqueceram de lembrar Marçal, sobre o evento que aconteceu no final de semana passado, em Campo Grande, onde o presidente da legenda, o ex-governador Reinaldo Azambuja, citou os nomes dos deputados, Geraldo Resende, Lia Nogueira e o próprio Zé Teixeira, como possíveis nomes do PSDB para disputar as eleições na terrinha do seu Marcelino.

Barbosinha voltou

Após uma semana nos Emirados Árabes, o vice-governador Barbosinha (PP), deu o ar da graça em entrevista coletiva à imprensa, na tarde desta segunda-feira, no escritório de Governo do Estado, em Dourados. A coletiva foi uma espécie de prestação de contas da viagem à Dubai, onde esteve a convite do Sebrae, com o propósito de apresentar as potencialidades do MS em solo árabe.

Mohamed apareceu

Amigo de longa data do vice-governador, o comediante Mohamed, que estava sumido das redes sociais há mais de um ano, apareceu após notinhas da Rapidinhas!, para justificar a viagem do amigo. Em sua aparição, considera que a ida de Barbosinha à Dubai se deu num momento em que o estado do MS está “voando” e que “todo mundo lá em Dubai gostou dele”. Então tá….

LEIA TAMBÉM: Barbosinha em Dubai e o sumiço do comediante “Mohamed”

Barbosinha em Dubai e o sumiço do comediante “Mohamed”

Montagem/Instagram

Cadê Mohamed?

Famoso nas redes sociais por suas intervenções políticas em Dourados, o personagem “Mohamed”, está sumido desde abril de 2022 quando constantemente surgia em eventos da Prefeitura vestido com roupas árabes, em referência a viagem do prefeito Alan Guedes, quando esteve na época em viagem à Dubai, a convite do Sebrae, onde apresentou as potencialidades de Dourados.

Alan com Mohamed

Habib Mohamed era frequentemente visto aos arredores dos eventos públicos da Prefeitura, onde buscava de qualquer forma a atenção do prefeito Alan Guedes, que sempre o ignorava. Como exemplo, na solenidade realizada em junho de 2022, na Praça Antônio João, que marcou o início dos trabalhos da empresa Litucera, responsável pela limpeza pública no município.

Barbosinha sem Mohamed

Estranhamente o comediante parece que não ficou sabendo ou simplesmente ignorou a viagem do vice-governador Barbosinha, onde tem participado esta semana do Future Urbanism Smart City Summit e Expo Dubai, em solo árabe.

Enquanto isso em Brasília

O prefeito Alan Guedes (PP), acompanhado pelos deputados federais Luiz Ovando (PP) e Rodolfo Nogueira (PL) esteve em Brasília ontem (17), mais especificamente no gabinete do senador Nelsinho Trad (PSD), onde apresentou demandas. Também esteve no encontro o ex-presidente Bolsonaro, além de lideranças do Progressistas, entre eles a senadora Tereza Cristina (PP) e Ciro Nogueira (PP).

Dedo pobre

Ainda colhendo frutos pela infeliz frase, onde afirmou que os votos dos douradenses são oriundos de dedo podre (menção as urnas eletrônicas), a postura do deputado Geraldo vem “gerando” revolta.  Passarinho cor de rosa, comentou a coluna que boa parte da classe política no Estado está com um pé atrás com as atitudes do nobre . Fogo amigo?

Crédito: João Pires

Tereza grava vídeo e reitera voto à Bolsonaro mesmo após candidato pedir votos ao Contar e romper aliança com o PSDB

O pedido de votos de Jair Bolsonaro ao Capitão Contar (PRTB), durante o debate da Rede Globo, tirou o sono de muitos de eleitores bolsonaristas decididos ao voto em Eduardo Riedel (PSDB). Com isso a coordenação do candidato tucano vai ter muito trabalho para tentar reverter o ato inconsequente do presidente da República, que até ontem antes do debate se declarava neutro na eleição majoritária do Mato Grosso do Sul.

TRAIDOR DA PÁTRIA

Acusado pela candidata a presidente do União Brasil (partido da candidata Rose Modesto), Soraya Thronicke ativou o modo “pressão” em Bolsonaro, que acabou revelando o desejo de ter Capitão Contar como governador do MS. “A partir desse momento, da forma como a senhora se dirigiu a minha pessoa, eu quero apelar a todos de Mato Grosso do Sul. Votem no Capitão Contar para Governador. É a melhor opção para esse Estado”, disse Bolsonaro.

TRAIDOR MESMO

Se por um lado aliados de Contar comemoram o feito (ou o mal feito), por outro, boa parte dos eleitores de Eduardo Riedel, principalmente os candidatos bolsonaristas se sente traídos pela declaração irresponsável e inconsequente de Jair Bolsonaro, já que mesmo sem o “mito” gravar um único vídeo de apoio ao candidato tucano, foram confeccionados diversos materiais de campanha com foto casada Riedel/Tereza/Bolsonaro.

E A TEREZA?

E a candidata ao senado, Tereza Cristina (PP), que cumpre agenda hoje em Três Lagoas, preferiu gravar um vídeo em sua página do Instagram, para reiterar seu compromisso a campanha de Eduardo Riedel, porém não reconheceu que errou ao ser a principal personagem que levou a figura de Bolsonaro para dentro da campanha de Riedel e consequentemente implodir a aliança entre o PL e PSDB no Mato Grosso do Sul.

AINDA COM BOLSONARO

Acuada e visivelmente constrangida, resumiu sua fala em reafirmar seu voto a Bolsonaro, mesmo depois do estrago causado na campanha tucana, muito pela sua articulação política. “Nossa aliança foi construída pensando no melhor projeto para o MS e para o Brasil. Por isso no dia 2 de outubro vote 111 Tereza Cristina para o Senado, 45 Eduardo Riedel governador e 22 Bolsonaro para presidente”, postou em sua página do Instagram.

SEM TEREZA

Passarinho arrependido disse a Rapidinhas!, que até ontem antes da novela Pantanal seu voto estava definido para o presidente da República e ao Senado Federal, porém após ao debate seu voto virou para Simone Tebet (MDB) e ao senado dependeria do posicionamento de Tereza Cristina. Que coisa!

Crédito: João Pires

Decreto do Governo do Estado não é lockdown nem aqui e ‘nem na China’

Confusão

O Decreto nº 15.693/2021 publicado hoje (10) pelo Governo do Estado tem gerado confusão nas redes sociais com relação ao que pode ou não funcionar até o dia 24, quando encerra o período de vigência da normativa. Em apenas uma página publicada no Diário Oficial desta quinta-feira, sugere apenas que os 43 municípios considerados em situação extrema da Covid-19, adotem as medidas previstas no sistema Prosseguir.

E o que prevê?

De acordo com a bandeira cinza do Prosseguir, os municípios que se enquadrarem nesta modalidade devem adotar o toque de recolher às 20 horas e o funcionamento de apenas atividades essenciais, ou seja, “quase tudo”, pois a lista contém pelo menos 45 segmentos que permite a abertura.

Não é lockdown

Para ficar bem claro que o novo decreto no Estado não pode ser considerado lockdowm nem aqui, ‘nem na ‘China’ e nem em lugar algum, a Rapidinhas divulga a lista do que pode abrir até o dia 24 de junho, valendo a partir de amanhã, dia 11.

 

SEGUE A LISTA:

1.1. Serviços públicos prestados no âmbito dos órgãos, autarquias e das fundações do Poder Executivo Estadual, exclusivamente de forma remota ou a distância, podendo ser exercidos presencialmente os de: saúde; segurança pública; defesa civil; assistência social nas residências inclusivas e na casa abrigo; infraestrutura; controle de  serviços públicos delegados; compras e contratações de bens e serviços; fiscalizações tributária, sanitária, agropecuária, ambiental e metrológica e outros serviços indispensáveis mediante determinação do dirigente máximo do órgão ou entidade;

1.2. Assistência à saúde:

1.2.1. Serviços médicos, de enfermagem e hospitalares não eletivos;

1.2.2. Cirurgias eletivas restritas às cardíacas, oncológicas e aquelas que possam causar danos permanentes ao paciente caso não sejam realizadas durante o período de suspensão;

1.2.3. Serviços prestados por odontólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos e fonoaudiólogos, de forma remota ou à distância, podendo o atendimento ser presencial somente em casos de urgência, emergência ou de pessoas que necessitem de acompanhamento especial e contínuo;

1.3. Assistência Social a vulneráveis e a pessoas que necessitem de cuidados especiais, tais como portadores de deficiência, idosos e incapazes;

1.4. Serviços de segurança;

1.5. Transporte e entrega de cargas, incluídos materiais perecíveis, produtos de limpeza, sanitizantes, materiais de construção e afins;

1.6. Transporte coletivo de passageiros, incluído o intermunicipal;

1.7. Transporte de passageiros por táxi ou aplicativo;

1.8. Coleta de lixo;

1.9. Telecomunicações e internet;

1.10. Abastecimento de água;

1.11. Esgoto e resíduos;

1.12. Geração, transmissão e distribuição de energia elétrica;

1.13. Produção, transporte e distribuição de gás natural;

1.14. Iluminação pública;

1.15. Serviços funerários;

1.16. Atividades com substâncias radioativas e materiais nucleares;

1.17. Prevenção, controle e erradicação de pragas dos vegetais e de doença dos animais;

1.18. Serviços bancários, de pagamento, crédito e saque, exclusivamente na modalidade de autoatendimento para o público em geral, ficando permitido o atendimento presencial para:

1.18.1. Atividades administrativas internas nessas unidades;

1.18.2. Pagamentos exclusivos de benefícios da seguridade social (assistência social, previdência e saúde), tais como: vale renda, bolsa família, pensões e aposentadorias, observados os calendários oficiais;

1.19. Tecnologia da informação, call center e data center;

1.20. Transporte de numerários;

1.21. Geologia (alerta de riscos naturais e de cheias e inundações);

1.22. Atividades agropecuárias, incluindo serviços de produção pecuária e cultivos de lavouras temporárias e permanentes;

1.23. Serviços mecânicos;

1.24. Comércio de peças para máquinas e veículos, exclusivamente sob a modalidade delivery;

1.25. Serviços editoriais, jornalísticos, publicitários e de comunicação em geral;

1.26. Manutenção, instalação e reparos de máquinas, equipamentos, aparelhos e objetos;

1.27. Centrais de abastecimentos de alimentos;

1.28. Construção civil, montagens metálicas e serviços de infraestrutura em geral;

1.29. Serviços de delivery e drive thru em geral;

1.30. Produção, distribuição e comercialização de combustíveis e derivados;

1.31. Frigoríficos, curtumes e produção de artefatos de couro;

1.32. Extração mineral;

1.33. Indústria e comércio de produtos de saúde, higiene e alimentos, para seres humanos e animais, e de bebidas, vedado o consumo de alimentos e bebidas nos locais;

1.34. Indústrias: têxtil e de confecção; de produtos à base de petróleo, inclusive a distribuição; produção de papel e celulose; do segmento de plástico e embalagens; de produção de cimento, cerâmica e artefatos de concreto, metalúrgica e química;

1.35. Serrarias e marcenarias;

1.36. Atividades em escritórios nas áreas administrativa, contábil, jurídica, imobiliária, entre outras, de forma remota ou a distância;

1.37. Serviços de engenharia, agronomia e atividades científicas e técnicas;

1.38. Usinas e destilarias de álcool e açúcar;

1.39. Serviços cartoriais;

1.40. Serviços de higienização, sanitização, lavanderia e dedetização;

1.41. Educação dos níveis fundamental, médio, técnico-profissionalizante, superior e pós graduação, em formato remoto ou a distância;

1.42. Serviços postais;

1.43. Serviços de hotelaria e de hospedagem em geral;

1.44. Parques Estaduais, observado disposto no § 2º do art. 1º deste Decreto;

1.45. Atividades religiosas, vedada a aglomeração e desde que realizadas mediante a adoção das medidas de biossegurança recomendadas pela Organização Mundial de Saúde, nos termos da Lei nº 5.502, de 7 de maio de 2020.

 

Colunista: João Pires 

 

A quem interessa a cadeira de prefeito de Dourados?

Inferno astral

Segundo o calendário zodíaco, o ‘inferno astral’ é aquele momento que antecede a data do aniversário de alguém onde acontece tudo de negativo, onde nada é tão ruim que não possa ser pior. Comparação perfeita para o cargo de prefeito de Dourados, só que em período reverso, ou seja, pós eleição.

Passado

Prova disto, foram os primeiros meses do mandato do excêntrico ex-prefeito Ari Artuzi, eleito em 2008 e que acabou falecendo em um hospital público, após ser preso e ter o mandato cassado por denúncia de corrupção e posteriormente absolvido dias antes de morrer. Triste sina.

Mais passado

Exemplo mais recente também foram os primeiros meses da ex-prefeita Délia Razuk, após seis anos de “calmaria” pelo seu antecessor, passou por maus bocados com uma folha de pagamento inchada, tendo em vista a necessidade de adequações no PCCR (Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações). E assim foi…

E hoje

E hoje, nada de novidade considerando as recentes denúncias de supostos favorecimentos de mídias publicitárias, apresentadas durante sessão da Câmara Municipal pela vereadora Lia Nogueira contra o atual prefeito Alan Guedes, eleitos pelo mesmo partido (PP).

Até quando?

Fica a pergunta: Chegaremos ao dia em que Dourados terá uma governabilidade plena, sem ‘ruídos’ de denúncias, CPI’s e perdas de mandato, incluindo no Legislativo?.

A Cadeira

Se você chegou até aqui certamente foi atraído pelo título e assim como a coluna Rapidinhas, quer saber a quem pertence a cadeira de prefeito de Dourados? Em tese, pertence ao povo douradense que busca sua independência política demonstrada nas urnas há quase 20 anos. Que Deus nos abençoe!

(Colunista: João Pires)

 

5 mil adesivos e milhares de santinhos com CNPJ errado atrasa campanha de candidato a prefeito

 

ATRASO

 

Pouca gente percebeu, mas ainda ninguém viu nenhum material da campanha do candidato Barbosinha (DEM) que disputa eleição a prefeito de Dourados. O motivo seria o atraso na entrega por conta de um erro no CNPJ que acabou sendo impressos, mesmo errados, pelo menos 5 mil adesivos e milhares de santinhos.

 

MAIS ATRASO

 

Segundo passarinho que andou piando por ai, o erro ocorreu por conta da troca do CNPJ entre os candidatos Barbosinha, que disputa eleição em Dourados e Hélio Peluffo (PSDB) que tenta ser reeleito em Ponta Porã.

 

RECICLAGEM

 

O material, que foi impresso em Campo Grande, agora deve ter como destino final uma das empresas de reciclagem da capital do Estado, ou caso contrário, pode ser cortado um por um, com ajuda de uma tesoura a numeração errada dos santinhos, como alguém sugeriu à coluna De Olho, do colega Alfredo Barbara Neto. Eita pega!

 

100% DOURADENSE

 

Por outro lado, a chapa ‘Respeito por Dourados”, parece mesmo estar fazendo justiça ao slogan de campanha. Tendo como candidato na majoritária o vereador Alan Guedes (PP), todo o seu material, desde impressos à ferramentas on-line estão sendo confeccionados por empresas e mão de obra douradense.

 

DOURADENSE MESMO

 

A Rapidinhas! apurou que parte dos materiais impressos do candidato a preifeito de Dourados Alan Guedes, estão sendo feitos na gráfica Stilus, localizada na rua Mato Grosso e na gráfica Akatsuca, localizada na Rua dos Missionários. Já na Emplac, localizada no Jardim Santo André, estão sendo feitos os adesivos perfurados. Ai sim!

 

CONSELHO

 

Fora da disputa por um novo mandato, a prefeita Delia Razuk (sem partido) procura manter postura isenta diante da eleição do sucessor, mas tem orientado candidatos a vereador de seu grupo político, caso eleito ou reeleito, que nunca vote contra os servidores público municipal.

 

PCCR

 

Segundo pássaro que voa em lugares altos, chegou à chefe do executivo municipal a informação de que determinado candidato a prefeito de Dourados estaria disposto a rever o PCCR (Plano de Cargos, Carreira e Remuneração) do funcionalismo municipal. Que coisa heim!

 

RECORDAÇÃO

 

Vale lembrar que o atual PCCR dos servidores municipais de Dourados foi aprovado no apagar das luzes do mandato anterior (Murilo) e passou a valer no início do atual mandato. Ou seja, Delia assumiu a prefeitura com o impacto do novo plano de cargos e teve que se desdobrar para pagar os salários dos servidores, que resultou em um forte impacto na folha salarial do funcionalismo público.

 

 

Projeto ‘oportunista e eleitoreiro’ criava lei já existente em Dourados

VETO

 

Leitor comentou à coluna Rapidinhas! sobre a aprovação do veto do Executivo municipal, na Câmara de Vereadores, na segunda-feira (01). O veto ao Projeto de Lei 50/2020 que “institui medidas de transparência ativa no Município de Dourados, referentes às ações de enfrentamento da Covid-19”, ainda repercute, principalmente nas redes sociais, e expõe o confronto, natural em período eleitoral.

 

JÁ EXISTE

 

O veto, conforme argumentam vereadores da base aliada, não se dá pura e simplesmente por desejo da gestão municipal e, sim, por não se tratar de uma novidade ou necessidade jurídica, pois a disponibilização de informações visando aumentar a transparência e a participação do cidadão já está amplamente disponível e acessível, na forma de leis federais aplicáveis ao caso, dispensando a edição de lei local, repetitiva, para estabelecer conteúdo já existente em leis de abrangência nacional. Assim, ponderam, é dispensável a repetição de normativa local, em super abundância de texto legal.

 

LINK

 

O projeto vetado pretendia que o Município criasse um portal de transparência sobre ações de enfrentamento ao Covid-19, todavia, o Município já dispõe, no seu Portal de Transparência, de link específico (CLIQUE AQUI) e devidamente identificado com todas as informações relativas à matéria, conforme exigência de legislação federal. Sem contar, ainda, que o mundo jurídico administrativo dispõe da Lei da Transparência (Lei Complementar 131/2009) e também da Lei de Acesso à Informação (12.527/2011).

 

PORTAL TRANSPARÊNCIA

 

No Portal da Transparência do Município de Dourados o cidadão pode acompanhar a administração pública, em todas as formas de gestão do Executivo. É completo e detalhado e atende a legislação federal, tendo sido inclusive objeto de acompanhamento pelo Ministério Público Federal. Existe, inclusive, no portal do Município um filtro especial denominado Covid-19, no qual é possível encontrar todas as informações relativas aos recursos recebidos das esferas públicas e as despesas efetuadas com estes, bem como as medidas de enfrentamento realizadas pelo Município.

 

MAIS TRANSPARÊNCIA

 

Há que se considerar que a transparência específica buscada pelo projeto de lei foi objeto de recomendação do Tribunal de Contas do Estado, bem como do Ministério Público Estadual. Tanto que o Município criou instrumentos que possibilitam aos usuários que façam cruzamentos e análises específicas dos registros relativos às medidas de enfrentamento da pandemia”.

 

OPINIÃO

 

Assim sendo, na opinião do leitor, parece ser “oportunista e eleitoreira” a proposta, principalmente levando-se em conta estarmos em período que antecede às eleições municipais.

 

 

Pagou, passou! Instituição de ensino cobra R$ 450 para fazer TCC de alunos em Dourados

 

Daí é fácil

 

Passarinho vermelho contou à coluna Rapidinhas! hoje (25) pela manhã, que uma instituição de ensino particular (EAD e semipresencial) em Dourados estaria facilitando a vida dos estudantes que estão no último ano da graduação. O objetivo é muito simples, garantir a aprovação do aluno, sem que ele precise se preocupar em fazer o conhecido TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

 

Fácil, fácil….

 

Segundo o canto do pássaro, o combinado funciona mais ou menos assim, o aluno paga o valor de R$ 450 ao professor contratado para ‘orientar’ o formando, só que quem acaba fazendo todo o TCC é o próprio docente, que tem inclusive uma salinha disponível só para isso na unidade de ensino. Que coisa…

 

Bolão pé quente!

 

Grupo de Dourados com 100 participantes acertou a quadra da Quina de São João, no sorteio realizado ontem (24) a noite em Campina Grande, na Paraíba. Como nenhum apostador acertou as cinco dezenas, o valor pago aos 1577 apostadores que acertaram a quadra, incluindo o bolão em Dourados, receberam o valor de R$ 97.451,78 cada.

 

Mais bolão

 

O Bolão douradense tem como administrador o repórter fotográfico Ademir Almeida, idealizador do grupo que existe desde o ano de 2013. Com o resultado do sorteio da Quina de São João, cada integrante do grupo receberá o valor de R$ 10.999,00, somados os duques e ternos de outras apostas.. As dezenas sorteadas foram 17 – 27 – 53 – 78 – 79.

 

Ainda bolão

 

O ‘bolão do Ademir’, como é conhecido existe há 7 anos e participa todo fim de ano na Mega da Virada, com a aposta máxima de 15 números e ainda em três grandes sorteios durante o ano. Em 2016 o grupo faturou a quadra da Mega da Virada, onde rendeu R$ 230 para cada integrante. “Muitos desistiram e transferiram sua cota para outra pessoas durante esses 7 anos. Agora com esse prêmio de 11 mil para cada um, quero ver quem vai abandonar o grupo!”, comemorou Ademir.

 

Zap Zap

 

Assim que o administrador do grupo do WhatsApp informou o resultado do sorteio aos participantes do bolão, não faltaram comemorações. Teve gente que nem dormiu tamanha emoção pelo prêmio, como prova as mensagens na madrugada desta terça-feira! A Rapidinhas! parabeniza os ganhadores e torce por valores mais altos nos próximos sorteios.


CLIQUE AQUI E CURTA A PÁGINA DO ESTADO NOTÍCIAS NO FACEBOOK

 

Ademir Almeida, administrador do bolão douradente após a retirada do prêmio na Caixa Econômica Federal (Foto - Facebook)

 

Geraldo ameniza cortes do Governo, mas não garante início da 2ª fase da obra no Hospital Universitário

 

Com cortes

 

O secretário de Estado de Saúde Geraldo Resende amenizou os efeitos do corte de R$ 20 milhões, oriundos de emendas parlamentares destinados ao Hospital Universitário de Dourados. Em release distribuído à imprensa ele confirma o bloqueio das verbas federais executadas pelo governo Bolsonaro e qualifica o corte financeiro como ‘contingenciamento’.

 

Mais cortes

 

Na matéria, o secretário justifica que o ‘contingenciamento’ ocorre quando verificada a frustração na arrecadação da receita prevista ou o aumento das despesas obrigatórias que venham a comprometer o alcance das metas fiscais. “Com isso, torna-se necessária a adoção de mecanismos de ajuste entre receita e despesa”, citou.

 

Obra no HU

 

Com relação à construção da Unidade da Mulher e da Criança em andamento no terreno anexo ao Hospital Universitário, o secretário Geraldo Resende ressalta que o corte de R$ 20 milhões não afetou a conclusão da primeira etapa da obra, mas também não garantiu a execução da segunda fase, já que na mesma matéria, ele afirma somente “que os recursos já empenhados garantem a execução da primeira etapa em sua totalidade”.

 

Mais obra no HU

 

Por outro lado o secretário de Estado afirmou que “gestões políticas serão feitas em conjunto pelo Governo Estadual e a bancada federal de Mato Grosso do Sul com a Presidência da República, com vistas ao desbloqueio da emenda e posterior empenho do valor integral de R$ 20 milhões”. Então tá…

 

Ainda obra no HU

 

Na tarde de ontem (06) o Estado Notícias conversou com assessoria de imprensa do HU que confirmou que a emenda da bancada federal do MS, de fato garante somente a primeira etapa da construção da Unidade da Mulher e da Criança. No entanto, já para o início da segunda etapa não existe previsão de liberação da verba, segundo a assessoria.

 

Protestos

 

Durante todo o dia desta terça-feira, acontece protestos em Brasília contra os cortes no orçamento destinados as universidades e escolas federais no País. As manifestações são uma reação de reitores e representantes de mais de 60 instituições públicas federais que foram impactadas pela medida adota pelo MEC (Ministério da Educação).

 

UFPI

 

Para ter ideia dos efeitos dos cortes nas instituições públicas de ensino superior, na Universidade Federal do Piauí (UFPI), o bloqueio de mais de R$ 33 milhões de reais na instituição representa quase 50% do orçamento para o período entre maio e dezembro de 2019. Segundo o reitor Arimateia Dantas Lopes, caso seja mantido o bloqueio, a Universidade em Piaí pode fechar as portas até o mês de setembro.

 

LEIA TAMBÉM – GOVERNO BOLSONARO BLOQUEIA R$ 20 MI EM RECURSOS E OBRA DO HOSPITAL DA MULHER E DA CRIANÇA PODE PARAR NA 2ª FASE

 

Universidade Federal da Grande Dourados foi alvo de bloqueio equivalente a 62% dos recursos federais (Foto - Divulgação)

 

Presidente do Sete de Dourados diz que clube não joga no Douradão; “nossa Casa é o Chavinha”

 

Desabafo

 

O presidente do Sete de Dourados compartilhou suas mágoas em sua página do Facebook, na tarde desta quarta-feira (27). Em uma postagem direcionada “aos torcedores e amigos do 7 de Setembro”, o gestor do Clube, Tony Montalvão, afirmou que até agora não existe nada que sinalize alguma possibilidade que os jogos aconteçam no Estádio Douradão.

 

Chavinha

 

Frustrado com classe política e empresários, Montalvão reafirmou no Facebook que o Clube do Sete de Dourados mandou seus jogos no Estádio Chavinha, em Itaporã. Afirmou ainda que só está escutando um ‘zum zum zum’ e que muitos estariam buscando interesses próprios, e  “ninguém está correndo para arrumar um patrimônio”, segundo ele.

 

Mais Chavinha

 

E pelo visto no que depender do presidente do Sete os jogos que ainda restam não serão jogados no Douradão. Ele foi bem categórico “Então nossa casa é o Chavinha”. Que coisa!

 

Ainda Chavinha

 

E para não deixar dúvidas do seu posicionamento quanto aos jogos em Casa (leia-se em Dourados), passarinho bem próximo ao Clube disse que mesmo que se os laudos técnicos liberem os jogos da semi-final e final do campeonato sul-mato-grossense no Douradão, o presidente Tony Montalvão não irá aceitar, ou seja, os jogos permanecem no Estádio Chavinha.

 

Público

 

O mesmo pássaro comentou a coluna que apesar da indignação do gestor do Sete, é improvável que os jogos da final do campeonato aconteçam no Chavinha, tendo em vista a capacidade do estádio de 1.800 pessoas não atenderem as exigências da Federação de Futebol do MS, que exige capacidade acima de 5 mil, nisto inclui-se o Estádio Douradão.

 

Choque na escola

 

Aluno do período vespertino, matriculado no 6º ano, na Escola Estadual Presidente Vargas, levou um baita choque em um dos bebedores instalados no pátio do local. O fato teria ocorrido ontem (26), no intervalo da aula de educação física e assustou a direção da escola.

 

Mais choque

 

A Rapidinhas! ficou sabendo, que inclusive uma viatura do Samu foi chamada para atender o pequeno aluno. Que fique o alerta aos diretores da unidade de ensino e ao Governo do Estado quanto a manutenção dos bebedores refrigerados e outros equipamentos elétricos instalados nas escolas públicas estaduais.

 

LEI TAMBÉM – REINALDO REPASSA R$ 125 MILHÕES NA SAÚDE, MAS FICA DEVENDO 4 MILHÕES A DOURADOS

 

Tony Montalvão, presidente do Clube Desportivo Sete de Dourados (Foto - João Pires/arquivo)

 

João Pires

ESTADO NOTÍCIAS

Reinaldo repassa R$ 125 milhões na Saúde, mas fica devendo 4 milhões a Dourados

 

No Portal do MS

 

Matéria publicada no portal do Governo do Estado divulgou o repasse de mais de R$ 125 milhões destinados ao setor da Saúde de Mato Grosso do Sul. O valor seria do período desde o dia 1º de janeiro de 2019 e foi repassado aos 79 municípios.

 

Em Dourados

 

Já  na segunda maior cidade do Estado, até a semana passada, segundo consta, o Governo do Estado tinha um déficit de mais de R$ 5 milhões, sendo que foi depositado aos cofres do município, no final de semana, somente R$ 1,138 milhões. Ou seja, ficou para trás o valor exato de 4.314.607,87 em atraso. Que coisa!

 

Mais Dourados

 

Vale ressaltar que Dourados aplicou no ano de 2018 aproximadamente 25% da sua receita em Saúde, o que equivale a quase R$ 100 milhões em recursos próprios, enquanto o pacto federativo obriga o município investir o percentual de 15% e ao Estado o repasse de 12%.

 

E o Geraldo?

 

Ainda voltando na matéria divulgada no portal do Estado, o repasse totalizando R$ 125 milhões aos 79 municípios “cumpre determinação do governador Reinaldo Azambuja ao secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, com o objetivo de colocar em dia e regularizar os repasses de recursos em todas as parcerias com as administrações municipais”.

 

Esperança

 

Como só resta aos douradenses esperar por dias melhores, incluindo recursos destinados à Saúde, agora é torcer que a determinação do governador Reinaldo se cumpra no mais breve possível e ao secretário de Estado e Saúde, Geraldo Rezende, que também é douradense, continue olhando com carinho para a terrinha do seu Marcelino. Aguardemos.

 

Buraco

 

E por falar em esperar, na tarde de ontem (18) o fotógrafo Eliel Oliveira registrou e postou no grupo do WhatsApp do Estado Notícias, o congestionamento na rua Hayel Bon Faker, por conta de uma buraco que já se transformou em cratera, bem no centrão de Dourados. A coluna faz um alerta à Semsur para que pelo menos faça um serviço emergencial no local, como colocação de pedras brita até que se inicie a operação tapa-buracos.

 

Outro buraco

 

Aproveitando, seria bom que a mesma medida seja tomada no cruzamento da rua Toshinobu Hatayama com a rua Joaquim Alves Taveira. No local também surgiu outro buracão, onde inclusive os motoristas já são obrigados a desviar parte dos seus veículos no canteiro central.

 

Sem buracos

 

Nesta semana a prefeita Délia Razuk divulgou a abertura de processo licitatório para a aplicação de R$ 5 milhões nas operações de tapa-buraco na cidade. Conforme a prefeita, os recursos são próprios e devem ser empregados na ampliação da recuperação das vias asfaltadas, uma vez que este serviço tem sido feito apenas com o material de massa fria produzido na usina do município. Ufa!

 

LEIA TAMBÉM – PARTE DO PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE DOURADOS PODE SER INTERDITADA PARA EXPOAGRO 2019

 

Buraco tem causado congestionamento no centro de Dourados (Foto - Eliel Oliveira)

 João Pires

ESTADO NOTÍCIAS

Parte do Parque de Exposições de Dourados pode ser interditada para Expoagro 2019

 

Sem Pavilhão

 

Nada é tão ruim que não possa ficar pior! Não é novidade para ninguém que a ‘festa agropecuária’, a Expoagro, realizada todos os anos em Dourados já não tem agradado o público por falta de atrações. E para ficar ainda pior o pavilhão comercial, conhecido Pavilhão da Aced, pode ser interditado ainda antes do início do evento previsto entre os dias 10 a 19 de maio.

 

Chuva no Pavilhão

 

Passarinho corneteiro de plantão, disse a Rapidinhas! no início da tarde de hoje (28) que em dias de chuvas prolongadas o pavilhão de eventos mais parece um verdadeiro dilúvio, diante das goteiras e vazamentos nas telhas e calhas do prédio e, por isso mesmo deve ser interditado para o uso de qualquer atividade.

 

Mais chuva no Pavilhão

 

O mesmo pássaro plantonista afirmou ainda que para acabar com os alagamentos no pavilhão comercial, será necessário trocar todas as telhas, levando em consideração que o telhado é antigo, aproximadamente 50 anos. Ainda segundo os cálculos da ave o serviço não sairia por menos de R$ 200 mil.

 

Aced presente

 

Por outro lado, pelo visto no que depender da presidente da Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), Elizabeth Rocha Salomão, a parceria com o Sindicato Rural de Dourados deve continuar firme e forte. Em contato com a coluna, ela disse que as atividades dentro do Parque de Exposições João Humberto de Carvalho serão mantidas.

 

Sem Exposhopping

 

A diretora da Aced, confirmou à Rapidinhas! que a presença dos estandes comerciais no pavilhão comercial não deve acontecer na Expoagro 2019, porém, as atividades serão diferenciadas, com foco em palestras e cursos de capacitações que serão realizados em um outro espaço dentro do Parque.

 

Cota Zero

 

O deputado estadual Neno Razuk (PTB) sugeriu recentemente na Assembleia Legislativa, o manejo sustentável do jacaré como alternativa à cota zero para pesca amadora e desportiva em Mato Grosso do Sul a partir de 2020.

 

Mais Cota Zero

 

Para o deputado Neno, o manejo sustentável do jacaré também pode proporcionar uma rede de trabalho em torno de atividade, envolvendo empresas de diferentes portes, além da população ribeirinha, com possibilidade de injeção na economia de até R$ 1 bilhão anualmente, com a industrialização da carne, couro e ossos com o abate de 600 mil exemplares por ano.

 

Buraco

 

A Secretaria de Serviços Urbanos de Dourados precisa agir rápido com relação a manutenção das ruas, já que em praticamente toda a cidade aumentou em muito a buraqueira. Para se ter ideia, na rua Cuiabá, próximo ao 1º DP da Polícia Civil, moradores utilizaram carcaças de eletrodomésticos para sinalizar um dos buracos da via. (Foto abaixo)

 

Mais Buraco

 

Em release distribuído a imprensa, a Prefeitura de Dourados afirmou que foram entregues na manhã de ontem (27) os materiais necessários para a retomada da produção de massa fria na usina do município. Conforme o secretário Fabiano Costa (Semsur), a prioridade será para as ruas que compõem o quadrilátero central e as linhas de ônibus.

 

 LEIA TAMBÉM – RENATO CÂMARA VAI ASSUMIR A PRESIDÊNCIA DO MDB JÁ PENSANDO NA PREFEITURA DE DOURADOS

 

Moradores improvisaram sinalização de buraco com sucata de eletrodomésticos na rua Cuiabá (Foto - João Pires)

 

João Pires

ESTADO NOTÍCIAS